Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Paula Vale
Nomes de citação
- Vale, Ana Paula
- Vale, A.P.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B510-BA47-FA39
- ORCID iD
- 0000-0003-4392-8637
Websites
- http://www.utad.pt/vPT/Area2/OutrasUnidades/unidade_dislexia/Paginas/unidade-dislexia.aspx (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014
Concluído
|
Internship carried out at the Unité de Recherche en Neurosciences Cognitives-UNESCO (Curso médio)
Especialização em speech perception in dyslexia
Université Libre de Bruxelles, Bélgica
|
|
2014
Concluído
|
Internship at Centre for Reading and Language (Curso médio)
University of Oxford, Reino Unido
|
|
2011 - 2011
Concluído
|
Internship at Centre for Reading and Language (CRL) (Outros)
University of York, Reino Unido
|
|
2011
Concluído
|
"Temporal information processing in music and speech during early development: Exploring parallels and possible interactions.
At the Lab talking with... Inês Salselas, da Pompeu Fabra, Barcelona (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2011
Concluído
|
Lisbon BabyLab: studing language perception and comprehension in the first years of life At the lab talking with... Sónia
Frota do Centro de Linguística da UL (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2011
Concluído
|
FreP - Frequency patterns of Portuguese phonology. - At the Lab talking with...Marina Vigário do Centro de Linguística UL
(Outros)
Especialização em Language
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2011
Concluído
|
..." Challenged by writing: Text generation in children with specific language impairment. At the Lab talking with Vincent
Connelly da Oxford Brookes University (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2011
Concluído
|
Implicit Learning, Artificial Grammar Learning, and Dyslexia. At the Lab talking with Christian Forkstam da Universidade do
Algarve (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2001
Concluído
|
Literacy acquisition: The Role of Phonology, Morphology and Orthography (Curso médio)
NATO Advanced Study Institute, Estados Unidos
|
|
1996 - 2000
Concluído
|
Psychology (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Correlatos metafonológicos e estratégias iniciais de leitura-escrita de palavras no português: uma contribuição experimental" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor |
1998
Concluído
|
Speaking and listening: Its role in learning how to read and spell (Curso médio)
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica
|
|
1998
Concluído
|
Reading and writing acquisition: beyond the phonological deficit (Curso médio)
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica
|
|
1997
Concluído
|
Contribution of theories and experimental data to understanding dyslexia (Curso médio)
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica
|
|
1997
Concluído
|
Reading disorders: associated clinical syndromes and routine assessment (Curso médio)
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica
|
|
1996
Concluído
|
Cross-linguistic studies of dyslexia and early language development (Curso médio)
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica
|
|
1994
Concluído
|
Cognitive and Linguistic bases of Reading, Writing and spelling (Curso médio)
NATO Advanced Study Institute, Estados Unidos
|
|
1991
Concluído
|
Psychology (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Very Good |
1991
Concluído
|
Differential Diagnosis and Treatments of Reading and Writing Disorders (Curso médio)
NATO Advanced Study Institute, Estados Unidos
|
|
1977 - 1983
Concluído
|
Psychology (Licenciatura)
Especialização em Counseling and short therapies (CCP Models)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
15/20 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2013/09 - 2014 | Investigador (Investigação) | Canadian Research Institute for Social Policy - University of Brunswick, Canadá |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005/07 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2000/05/10 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2000/06 - 2005/06 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1991/07 - 2000/05 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1987/12 - 1991/06 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1986/05 - 1987/11 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Vila Real, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1981/10 - 1985/09 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Cooperativa de Ensino Especial, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/04 - 2015/10 | vice-diretora dos 2.º Ciclos de Psicologia, Especializações em Psicologia Clínica e Psicologia da Educação | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2011/04 - 2013/04 | Diretora dos Cursos de Psicologia (Licenciatura e Mestrados). | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2009/04 - 2011/03 | Vice-diretora do 1.º Ciclo de Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2009/04 - 2011/03 | Vice-diretora do Mestrado em Psicologia Clínica (2.º Ciclo) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2005/03 - 2007/07 | Criação, organização e Direção do Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1999/04 - 2001/06 | Vice-coordenadora da Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | Word reading strategies in children with ASD: an Eye-tracking study
2022.06136.PTDC
Investigador responsável
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Não financiado
|
2024/02/01 - 2027/01/31 | LINEup - Longitudinal data for INequalities in Education
Project Number: 101132455
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2018/11/15 - 2024/05 | Extending the Multilanguage Assessment Battery of Early Literacy; a free web-based tool for nine European languages
SRG21\211510
Investigador
Bangor University, Reino Unido
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
The British Academy |
2017/09 - 2020/07 | ECOS - The school build the success: Promoting the teaching and learning of early reading in a Multilevel Framework.
Without reference
Investigador responsável
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Research Centre of Child Studies
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015/09 - 2017/07 | Project LínguaLer - Promoting language development for reading in kindergarten
Without reference
Investigador responsável
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Strategic Project - UI 317 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI0317/2011
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/04/01 - 2013/09/30 | Reading research and assessment in elementary education: Development of reading assessment inventories
PTDC/PSI-PED/098592/2008
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal Universidade Federal de Pernambuco, Brasil Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008/01/01 - 2010/04/30 | Vowel decoding in polyssylabic words by the Portuguese dyslexic children.
PPCDT/PSI/58995/2004
Investigador responsável
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006/11/01 - 2008/10/31 | Vowel decoding in polyssylabic words by Portuguese dyslexic children
POCI/PSI/58995/2004
Investigador responsável
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal Universidade do Minho, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2003/09/08 - 2006/07/31 | A comparison of children's use of analogy in learning to read new words in Portuguese and Bilingually (Portuguese - English).
POCTI/PSI/49274/2002
Investigador responsável
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Propriedade Intelectual
Patente |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2014 | A influência diferenciada da leitura na aprendizagem da escrita alfabética e da escrita ortográfica em língua Portuguesa | 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014 | Os marcadores cognitivos e as manifestações alfabéticas no diagnóstico da dislexia em língua portuguesa: estudos de caso. | "Dislexia em Debate: Tendência Nacionais e Internacionais".
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014 | O efeito de lexicalidade na escrita de padrões ortográficos sublexicais em adultos. | 9.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (Covilhã, Portugal)
|
2012 | Consciência morfológica e desempenho em leitura. Um estudo exploratório. | II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
CIEd - Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. (Braga, Portugal)
|
2012 | What kind of words are more difficult for Portuguese dyslexic children to spell when compared with same reading-level younger children? | 13th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing (SIG Writing)
EARLI Special Interest Group on Writing (SIG Writing) (Porto, Portugal)
|
2012 | PCM- Prova de Consciência Morfológica. | 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Evaluation of word recognition in elementar education. | 21st Annual World Congress on Learning Disabilities.
(Oviedo, Espanha)
|
2012 | Word recognition in students with and without learning disabilities. | 21st Annual World Congress on Learning Disabilities.
(Oviedo, Espanha)
|
2012 | Reconhecimento de Palavras no 1º Ciclo de Ensino Básico: impacto das características psicolinguísticas das palavras, do ano escolar e sexo dos alunos. |
(Portugal)
|
2012 | O ensino da leitura na dislexia: perspetiva pessoal. | “Dificuldades de Aprendizagem da Leitura, da Escrita e do Cálculo”
Diferenças – Centro de Desenvolvimento Infantil. (Évora, Portugal)
|
2011 | Descobrir os sons da fala. Programa de ensino da consciência fonológica/fonémica. | Comunicação por convite da Associação Nacional de Intervenção Precoce - Departamento de Formação.
Associação Nacional de Intervenção Precoce - Departamento de Formação. (Coimbra, Portugal)
|
2011 | Sinergias entre Investigação e Extensão. | Sinergias entre Investigação e Extensão do I Congresso de Investigadores em Psicologia – Spin-Offs e Desafios Profissionais
em tempo de crise.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2011 | Instrumentos para detetar precocemente a dislexia. | Sinergias entre Investigação e Extensão do I Congresso de Investigadores em Psicologia – Spin-Offs e Desafios Profissionais
em tempo de crise.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2011 | Trajetória de desenvolvimento da dislexia em crianças portuguesas. | Sinergias entre Investigação e Extensão do I Congresso de Investigadores em Psicologia – Spin-Offs e Desafios Profissionais
em tempo de crise.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2011 | A comorbilidade entre Dislexia e os défices de raciocínio matemático. | Sinergias entre Investigação e Extensão do I Congresso de Investigadores em Psicologia – Spin-Offs e Desafios Profissionais
em tempo de crise.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2011 | Comparison of Portuguese dyslexic children cognitive and alphabetic improvements over two years with that of same age typical readers and with performances of younger children of same reading level. | International Conference on Reading, Spelling and Writing Development - Enhancing Literacy Development in European Languages.
International Conference on Reading, Spelling and Writing Development (Praga, República Checa)
|
2011 | Prevalência da dislexia em crianças falantes de português europeu. | "No laboratório à conversa com..."
Laboratório de Fala da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2011 | O efeito da consistência e da complexidade das estruturas vocálicas na precisão de leitura de palavras em crianças com dislexia e com progressão normal na leitura. | "No laboratório à conversa com..."
Laboratório de Fala da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010 | Comparação entre as Estratégias de Leitura Usadas por Crianças com Dislexia e por Crianças com Progressão Normal | Colóquio Leitura: Investigação e Ensino.
Faculdade de Letras de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Avaliação da Dislexia em Português Europeu. Resultados de um estudo no 1.º ciclo do ensino básico. | 8.º Encontro Nacional/6.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2010 | Relação entre Consciência Fonémica, Aprendizagem da Leitura e Dislexia no Contexto da Ortografia Portuguesa | Congresso da Associação Portuguesa de Dislexia - DISLEX
Associação Portuguesa de Dislexia - DISLEX (Porto, Portugal)
|
2009 | Manifestações de Dislexia em Língua Portuguesa. | IV Jornadas Luso – Espanholas de Linguagem Infantil.
Centro de Reabilitação da Linguagem e Psicologia Educativa (CERELPE) (Corunha , Portugal)
|
2008 | Desenvolvimento do processo de descodificação de grafemas vocálicos em português europeu. | 3.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (Faro, Portugal)
|
2007 | A análise de erros de leitura como estratégia de avaliação. | XIII Seminário de Desenvolvimento: diagnóstico, avaliação neuropsicológica e intervenção nas dificuldades escolares.
ASIC – Hospital pediátrico de Coimbra. (Coimbra, Portugal)
|
2005 | Da Linguagem Oral à Leitura: Identificação Precoce da Dislexia. | XI Seminário de Desenvolvimento: A criança disléxica – a linguagem, a aprendizagem da leitura e a dislexia.
ASIC – Hospital pediátrico de Coimbra. (Coimbra, Portugal)
|
2005 | A avaliação do risco de insucesso na aprendizagem da leitura em crianças pré-leitoras portuguesas. | XI Seminário de Desenvolvimento: A criança disléxica – a linguagem, a aprendizagem da leitura e a dislexia.
ASIC – Hospital pediátrico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2004 | O papel da analogia no reconhecimento de palavras novas antes da aprendizagem formal da leitura e da escrita. | Encontro Espassos da Psicologia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2002 | Os erros na leitura e na escrita de palavras no Português Europeu: comparação entre vogais e consoantes. | VII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - As Linguagens da Lusofonia
(Rio de Janeiro, Brasil)
|
2002 | Descobrindo os sons da fala – Um jogo que desenvolve competências para ler e escrever. | 1.º Congresso Nacional do Educador de Infância – Educação de Infância e Literacia
(Lisboa, Portugal)
|
2001 | Brincar com rimas no jardim de infância é divertido, mas... | 1.º Encontro de Educadores de Infância
(Ponta Delgada, Portugal)
|
1997 | Predicting Portuguese First Graders Reading Ability From Sensitivity To Subsyllabic Units Assessed in kindergarten. | 4th European Conference on Psychological Assessment.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
1991 | Significações da Prática Educativa. | Colóquio Internacional - Perspetivas da Educação para o Ano 2000
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 - 2014 | Orientação de Estágios Profissionais para a Ordem dos Psicólogos Portugueses
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2014 | Orientação de Estágios Profissionais para a Ordem dos Psicólogos Portugueses
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2014 | Orientação de Estágios Profissionais para a Ordem dos Psicólogos Portugueses
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2014 | Orientação de Estágios Profissionais para a Ordem dos Psicólogos Portugueses
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Perceção da fala em crianças com dislexia de desenvolvimento.
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Relações entre memória e desenvolvimento em leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Dislexia: Atraso ou Desvio no Desenvolvimento?
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2011 | Iniciação à Aprendizagem da Escrita.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2010 | Conhecimento de Letras de Crianças Portuguesas em Idade Pré-escolar e a sua Utilização na Aprendizagem da Escrita.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2010 | Preditores Da Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Comparação Entre Dois Testes de Consciência Fonológica Utilizados em Fase
Pré-Escolar.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2010 | Um Estudo Longitudinal dos Perfis Cognitivo e Comportamental da Dislexia em Crianças Falantes de Português Europeu.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2010 | Comparação dos Desempenhos de Crianças com Dislexia e Crianças com Progressão Normal em Leitura em Diferentes Domínios do
Conhecimento Aritmético.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2006 - 2006 | Variáveis associadas ao risco de insucesso na aprendizagem da leitura e da escrita avaliadas antes do início do ensino formal.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação – Organização e Avaliação do Ensino (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2005 - 2005 | Estratégias de leitura em Português antes do ensino Formal.
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação – Organização e Avaliação do Ensino (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2005 - 2005 | Avaliação da Homogeneidade de Nomeação de Imagens pelas crianças de Jardim de Infância com vista à construção de jogos de
Desenvolvimento Metafonológico
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação – Organização e Avaliação do Ensino (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2001 - 2001 | Evolução da Representação da Escrita Enquanto Sistema Notacional Diferenciado do Desenho e do Número: Um Estudo Comparativo
entre Idades e Classes sociais.
Orientador
|
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2001 - 2001 | Influência dos Aspetos Formais da Escrita nas Conceções Precoces sobre Leitura: Um Estudo Comparativo entre Idades e Classes
Sociais.
Orientador
|
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2001 - 2001 | As Capacidades Grafomotoras de Crianças com Cinco Anos.
Orientador
|
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2001 - 2001 | Registo em Vídeo de Comportamentos Pré-linguísticos de Crianças desde Quatro Semanas aos Sete Meses.
Orientador
|
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2001 - 2001 | Avaliar no Jardim de Infância a Possibilidade de Uma Criança Poder Ser Disléxica: Um Estudo de Caso.
Orientador
|
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2001 - 2001 | O Desenvolvimento da Sensibilidade Fonémica no Jardim de Infância – Testagem de um Programa de Atividades com Cariz Lúdico.
Orientador
|
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
1997 - 1997 | Aprender a ler: estudo das estratégias utilizadas pelas crianças no início da aquisição.
Orientador
|
Diploma de Estudos Superiores Especializados (DESE) (Outra)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012 - 2012 | 7.º Internacional (9.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Dislexia e Literacia. O que podem os iletrados dizer-nos sobre o impacto da literacia na cognição visual? Apresentada pela
Professora Doutora Tânia Fernandes do Laboratório da Fala, Faculdade de Psicologia e de Ciências da educação da Universidade
do Porto.
Conferência (Outra)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2010 - 2010 | 6.º Internacional (8.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2010 - 2010 | Desenvolvimento Fonológico e Ritmo da Fala. Apresentada pela Professora Doutora São Luís Castro do Laboratório da Fala, Faculdade
de Psicologia e de Ciências da educação da Universidade do Porto.
Conferência (Outra)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2008 - 2008 | 5.º Internacional (7.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2006 - 2006 | IV Internacional (VI Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2006 - 2006 | Reading Intervention: Theory and Evidence-Based Practice. Apresentada pelo Professor Doutor Charles Hulme da Universidade
de York, Reino Unido.
Conferência (Outra)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006 - 2006 | Language skills, Reading Development and Dyslexia. Apresentada pela Professora Doutora Margaret Snowling da Universidade de
York, Reino Unido.
Conferência (Outra)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006 - 2006 | Como é que as crianças aprendem matemática. Apresentada pela Professora Doutora Darlinda Moreira da Universidade Aberta, Lisboa
Conferência (Outra)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006 - 2006 | Investigação-ação. Apresentada pela Professora Doutora Maria Isabel Lopes da Silva do Instituto de Inovação Educacional.
Conferência (Outra)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006 - 2006 | Compreensão Leitora. Apresentada pela Professora Doutora Fernanda Leopoldina Viana da Universidade do Minho.
Conferência (Outra)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006 - 2006 | Descobrir as crianças a partir do que elas nos contam…Importância de realizar estudos etnográficos com crianças. Apresentada
pela Professora Doutora Manuela Ferreira da Universidade do Porto.
Conferência (Outra)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006 - 2006 | Orientação Curricular de Trabalho de Projeto. Apresentada pela Professora Doutora Teresa Vasconcelos.
Conferência (Outra)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006 - 2006 | Articulação de Fala: Idade pré-escolar e início de escolaridade. Apresentada pela Professora Doutora Selene Vicente da Universidade
do Porto
Conferência (Outra)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - 2015 | XVII Congresso da European Association of Developmental Psychology (EADP)
Congresso
|
XVII Congresso da European Association of Developmental Psychology (EADP)
European Association of Developmental Psychology (EADP), Portugal
|
2014 - 2014 | 8.º Internacional (10.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Encontro
|
8.º Internacional (10.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | 3.º Internacional (5.º Encontro Nacional) de Investigação em Leitura, Literatura infantil e Ilustração.
Congresso
|
3.º Internacional (5.º Encontro Nacional) de Investigação em Leitura, Literatura infantil e Ilustração.
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | I Congresso de Investigadores em Psicologia.
Congresso
|
I Congresso de Investigadores em Psicologia.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2010 | 6.º Internacional (8.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Encontro
|
6.º Internacional (8.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
Simpósio
|
VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | I International Congress on Family, School and Society _ Special Education.
Congresso
|
I International Congress on Family, School and Society _ Special Education.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 - 2008 | 5.º Internacional (7.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Encontro
|
5.º Internacional (7.º Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2006 | IV Internacional (VI Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Encontro
|
IV Internacional (VI Encontro Nacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 - 2004 | Congresso Internacional de Educação.
Congresso
|
Congresso Internacional de Educação.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 | Indicadores Precoces da Dislexia de Desenvolvimento. | Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2014 | Impacto da Literacia e da Informação sensoriomotora na Discriminação da Orientação. Evidência em Crianças Letradas e Pré-letrada. | Bárbara Rafaela Ferreira Coelho (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2012 | Trajetórias na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Um estudo Longitudinal com alunos do 1.º ciclo do ensino básico. | Marta Flora Almeida Dias Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 | As conceções de alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico sobre a avaliação das aprendizagens. | Ana Maria Ferreira Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | Dessensibilização Emocional a Estímulos Violentos e Julgamentos de Gravidade Criminal. | André Manuel Marques Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | Avaliação de sintomas de demência e possível demência com corpos de Lewy (DCL) | Joana Filipe Bernardo Salgueiro Rebelo Ramalho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | Iniciação à Aprendizagem da Escrita. | Tânia Vanessa De Magalhães Félix (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | Relação entre perceção das atitudes parentais, a auto estima e a maturidade vocacional em alunos do ensino básico e secundário. | Maria José Paulino Moura Lebreiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | Dislexia: Atraso ou Desvio no Desenvolvimento? | José Manuel Ferreira de Sousa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | A doença crónica e implicações no desenvolvimento do adolescente. | Dina Sofia Pereira da Fonte (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | Versão Portuguesa do teste de vocabulário PEABODY – 4: Impacto da escolaridade na extensão do vocabulário recetivo. | Ana Sofia Pinto Marinho Teixeira de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2011 | Relação entre atividade física, autoeficácia e rendimento escolar em adolescentes | Dina Lopes Moura (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | Procrastinação para o estudo, autoeficácia e perceção das atitudes parentais em alunos do 3.º ciclo: relação com o rendimento escolar e efeito do género. | Andreia dos Santos Alves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | Efeito do rendimento escolar e do ano de escolaridade na maturidade vocacional | Ana Isabel Pires Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | Alexitimia e psicopatia: um estudo correlacional. | Sara Cristina Soares Correia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | Memórias de violência na infância: impacto da exposição de menores à violência interparental. | Sónia Manuela da Silva Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | Correlação entre hospitalização e capacidade funcional da memória de trabalho. | Fátima Maria Cardoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | Desenvolvimento da atitude científica no 1.º CEB através do ensino experimental das ciências. | Olga Carvalho Alves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | Conhecimento de Letras de Crianças Portuguesas em Idade Pré-escolar e a sua Utilização na Aprendizagem Da Escrita | Ana Rita Oliveira Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | Um Estudo Longitudinal dos Perfis Cognitivo e Comportamental da Dislexia dm Crianças Falantes de Português Europeu. | Rosana Vanessa da Silva Nóbrega (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | Preditores Da Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Comparação Entre Dois Testes de Consciência Fonológica Utilizados em Fase Pré-Escolar | Bruno Dias Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | Comparação dos Desempenhos de Crianças com Dislexia e Crianças com Progressão Normal em Leitura em Diferentes Domínios do Conhecimento Aritmético | Ana Rita Correia da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | Comunicação matemática e atividades de natureza investigativa no 1.º CEB | Margarida Assunção (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | Intervenção Terapêutico Pedagógica em Dislexia e Disortografia – Potencialidades do Instant Messaging | Renato Tadeu da Rocha Paiva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | Organização do Espaço no Jardim de Infância: Quais os Aspetos a Considerar | Letícia Monteiro Esteves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2008 | Dissertação intitulada Escrita Espontânea: Desenvolvimento das Capacidades de composição escrita em Crianças do 1.º ao 4.º Ano de escolaridade. | Sandra Beatriz Pereira Rodrigues (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 | O Bem-Estar Psicológico em Adolescentes. Uma Abordagem Centrada no Florescimento Humano. | Hélder Miguel Graça Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2007 | Os Recreios dos Jardins de Infância do Concelho de Tarouca | Maria Isabel Correia de Albuquerque (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2007 | A Calculadora e as Estruturas Multiplicativas em Crianças com Dificuldades no Algoritmo da Multiplicação. | Carla Marina Alves Lopes Alexandre (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2007 | Desenvolvimento da Autonomia em Crianças de Idade Pré-Escolar | Carla Paula da Silva Cardoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2007 | O Desenvolvimento da Compreensão da Linguagem em Português Europeu: Estudo Empírico com Crianças de 5 e 6 Anos de Idade | Maria Fernanda Coelho Sousa (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2006 | O Desenvolvimento da Linguagem Expressiva em Crianças Portuguesas de 5 e 6 Anos de Idade | Ana Bernardete Lopes Pereira Necho (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2006 | Variáveis associadas ao risco de insucesso na aprendizagem da leitura e da escrita avaliadas antes do início do ensino formal | Filomena Maria Clemente Lopes Pinto Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2005 | Estratégias de leitura em Português antes do ensino Formal | Ilda Maria Pinto Monteiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2005 | Avaliação da Homogeneidade de Nomeação de Imagens pelas crianças de Jardim de Infância com vista à construção de jogos de Desenvolvimento Metafonológico | Marília Augusta Ribeiro Teixeira Gomes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2005 | The influences of teachers and peers on young children’s self-concept as learners | Maria Isabel Covas Pontes Santos Cruz (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2005 | Reading Development in Primary School | Isabel Cipriano Cruz (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2004 | The Relation between phonological awareness and children’s writing conceptualisations | Cláudia Miranda Ramos. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2001 | Fratria e Personalidade – Semelhanças e Diferenças Entre Irmãos. | Maria Otília Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2001 | Evolução da Representação da Escrita Enquanto Sistema Notacional Diferenciado do Desenho e do Número: Um Estudo Comparativo entre Idades e Classes sociais | Sónia Marina Carvalho Delgado (Outro)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2001 | Influência dos Aspetos Formais da Escrita nas Conceções Precoces sobre Leitura: Um Estudo Comparativo entre Idades e Classes Sociais. | Susana Maria Martins dos Santos (Outro)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2001 | As Capacidades Grafomotoras de Crianças com Cinco Anos. | Ana Elisa Valentim de Carvalho (Outro)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2001 | Registo em Vídeo de Comportamentos Pré-linguísticos de Crianças de Quatro Semanas aos Sete Meses | Célia Cristina Teixeira de Sousa (Outro)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2001 | Avaliar no Jardim de Infância a Possibilidade de Uma Criança Poder Ser Disléxica: Um Estudo de Caso | Sara Manuela Carneiro de Sousa (Outro)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2001 | O Desenvolvimento da Sensibilidade Fonémica no Jardim de Infância – Testagem de um Programa de Atividades com Cariz Lúdico | Sílvia José Pogeira Coutinho (Outro)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
1997 | Aprender a ler: estudo das estratégias utilizadas pelas crianças no início da aquisição. | Ana Maria Bastos (Outro)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2015/03/18 - Atual | Journal of Experimental Child Psychology | ELSEVIER |
Atual | Reading and Writing – An interdisciplinary Journal | Springer |
Atual | Journal of Research in Reading | Wiley Online Library |
Atual | Journal of Universal Computer Science | |
Atual | Revista Portuguesa de Dificuldades de Aprendizagem | Learning Disabilities Worldwide Association |
2015/11/27 - 2017/08/27 | Número especial: Conhecimento ortográfico na escrita de palavras |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2014 - Atual | Membro do Painel de Psicologia - Concurso para Atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento e de Pós-Doutoramento | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2006/07 - Atual | Teorias da Inteligência | Psicologia (Doutoramento) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/07 - Atual | Linguagem e Cognição | Psicologia (Doutoramento) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/07 - Atual | Avaliação Psicológica | Psicologia (Doutoramento) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/07 - Atual | Psicologia da Leitura e da Escrita | Psicologia (Doutoramento) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/07 - Atual | Supervisão de Estágios | Psicologia (Doutoramento) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/07 - Atual | Seminário de Especialização I | Psicologia (Doutoramento) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2014 - 2014 | Desenvolvimento da escrita de palavras no 1.º ciclo do ensino básico. VII Curso de Atualização de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013 - 2013 | Leitura de palavras – relação com a compreensão da leitura. VI Curso de Atualização de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2012 - 2012 | O que é a dislexia. V Curso de Atualização de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2012 - 2012 | O Diagnóstico da Dislexia no Contexto Português: instrumentos e protocolos. | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Equipa Multidisciplinar da Consulta de Desenvolvimento do Hospital Infante D. Pedro, Portugal |
2012 - 2012 | Dislexia - Conhecer para Intervir. | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, Portugal |
2011 - 2011 | Deteção da Dislexia e Estratégias de Intervenção | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, Portugal |
2010 - 2010 | Prevalência da dislexia em crianças falantes de português europeu. | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Laboratório da Fala da FPCUP, Portugal |
2010 - 2010 | O efeito da consistência e da complexidade das estruturas vocálicas na precisão de leitura de palavras em crianças com dislexia e com progressão normal na leitura. | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Laboratório da Fala da FPCUP, Portugal |
2010 - 2010 | Prevalência da dislexia em crianças falantes de português europeu: Comparação entre avaliação dos professores e resultados da investigação | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Organização conjunta dos Agrupamentos de Escolas participantes e da equipa do projeto., Portugal |
2009 - 2009 | Dislexia | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Agrupamento de Escolas de Campia, Portugal |
2008 - 2008 | Dislexia, Avaliação, Reeducação | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Agrupamentos Verticais de Escola Diogo Cão e Monsenhor Jerónimo do Amaral, Portugal |
2005/07 - 2006/07 | Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e da Escrita | Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança (Mestrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2005/07 - 2006/07 | Desenvolvimento da Linguagem | Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança (Mestrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006 - 2006 | Unidade de Dislexia – Um recurso pioneiro na relação entre investigação e práticas. | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | I Encontro Concelhio de Educação Especial. UTAD, Portugal |
2000/06 - 2005/06 | Teorias da Aprendizagem | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2000/06 - 2005/06 | Aquisição da Leitura e da Escrita | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2000/06 - 2005/06 | Propedêutica da Leitura e da Escrita | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2000/06 - 2005/06 | Teorias da Aprendizagem | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2005 - 2005 | Manifestações da dislexia em diferentes níveis de aprendizagem. | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Secundária Morgado Mateus, Portugal |
2004 - 2004 | A dislexia resulta de um défice fonológico – pistas para uma avaliação eficaz. | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | ECAE de Bragança, Portugal |
2004 - 2004 | Dislexia: deteção precoce – pistas para uma intervenção eficaz. | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Associação Nacional de Professores e ECAE de Vila Real, Portugal |
1991/07 - 2000/05 | Psicologia da Educação | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1991/07 - 2000/05 | Psicologia da Aprendizagem | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1991/07 - 2000/05 | Psicologia do Desenvolvimento II | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1991/07 - 2000/05 | Seminário de Psicologia da Educação | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1991/07 - 2000/05 | Aquisição da Leitura e da Escrita | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1991/07 - 2000/05 | Propedêutica da Leitura e da Escrita | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1991/07 - 2000/05 | Teorias da aprendizagem | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1998 - 1998 | Atividades metafonológicas no Jardim de Infância - relação com a aprendizagem da leitura e da escrita. | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1997 - 1997 | Propedêutica da leitura e da escrita no Jardim de Infância: Um processo de racionalização da cultura | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1987/12 - 1991/06 | Psicologia do Desenvolvimento | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1987/12 - 1991/06 | Psicologia da Educação | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1987/12 - 1991/06 | Prática Pedagógica III (Observação das Atividades Educativas) | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1987/12 - 1991/06 | Psicologia da Aprendizagem | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1986/05 - 1987/11 | Psicologia do Desenvolvimento | (Outros) | Escola Superior de Educação de Vila Real, Portugal |
1986/05 - 1987/11 | Psicologia da Educação | (Outros) | Escola Superior de Educação de Vila Real, Portugal |
1986/05 - 1987/11 | Psicologia da Aprendizagem | (Outros) | Escola Superior de Educação de Vila Real, Portugal |
1987 - 1987 | Linguagem Oral no Jardim de Infância. | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Direção Geral do Ensino Básico (D.G.E.B.), Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2014/09/17 - 2014 | Sociedade Civil da RTP 2 | Dislexia |
2012/10/24 - 2012 | Jornal Universitário | Unidade de Dislexia |
2011/10/12 - 2011 | Porto Alive | Dislexia |
2011/05/12 - 2011 | Mais cedo ou mais tarde | Dislexia |
2010/11/30 - 2010 | Entrevista Antena 1 | Dislexia |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2010 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses | |
Atual | EARLI - European Association for Research on Learning and Instruction | |
Atual | ELDEL - Enhancing Literacy Development in European Languages | |
Atual | Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, APPE | |
Atual | Society for the Scientific Study of Reading, SSSR |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014/07 - Atual | Membro de Conselho Directivo
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2014/03 - Atual | Membro da equipa responsável pela reestruturação dos 1.º e 2.º ciclos de estudos de psicologia
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013/09 - Atual | Consultora Especialista em Desenvolvimento da Leitura no projeto Confident Learners Initiative
Consultor
|
Canadian Research Institute for Social Policy - University of Brunswick, Canadá |
2011/02 - Atual | Membro eleito do Conselho Pedagógico
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2010/12 - Atual | Membro eleito da Assembleia de Escola
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2012/04 - 2012/12 | Coordenação do processo de avaliação externa dos Cursos de Psicologia da UTAD e acompanhamento da Comissão de Avaliação Externa,
realizado pela A3ES
Outro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2012/09 - 2012/09 | Presidente do júri de seleção dos candidatos ao Mestrado de Psicologia Clínica. UTAD
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2012/09 - 2012/09 | Presidente do júri de seleção dos candidatos ao Mestrado de Psicologia da Educação. UTAD
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2012/09 - 2012/09 | Presidente do júri de seleção dos candidatos ao Mestrado de Psicologia do Exercício e Saúde. UTAD
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2012/02 - 2012/04 | Responsável (PEP) pelo processo de autoavaliação dos 1.º e 2.º ciclos de Psicologia e pela elaboração dos relatórios a enviar
à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
Outro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2012/02 - 2012/04 | Membro do grupo de reestruturação dos planos curriculares do 1.º e dos 2.ºs Ciclos de formação em Psicologia.
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2011/09 - 2011/09 | Presidente do júri de seleção dos candidatos ao Mestrado de Psicologia Clínica. UTAD
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2011/09 - 2011/09 | Presidente do júri de seleção dos candidatos ao Mestrado de Psicologia da Educação. UTAD
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1986/05 - 1987/11 | Membro da Comissão Coordenadora da Formação em Serviço de Professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Membro
|
Escola Superior de Educação de Vila Real, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012 - Atual | Membro do júri de seleção dos candidatos à Bolsa de Investigação para a Unidade de Dislexia. | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2007 - Atual | Presidente do júri de seleção dos candidatos ao concurso de bolsa de investigação BIC do projeto POCI/PSI/5895/2004: A descodificação de vogais em palavras polissilábicas no caso da dislexia em português europeu. UTAD | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2003 - Atual | Presidente do júri de seleção dos candidatos ao concurso de bolsa de investigação BIC do projeto POCTI/PSI/49274/2002: O uso de analogia na leitura de palavras em português e em contexto bilinguístico (português-inglês). UTAD | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Distinções
Prémio
2013 | 9th CEGOC Award - BAL - Reading Assessment Battery Team
CEGOC, Portugal
|
2011 | Seeds of Science 2011 Award. Social Sciences category
Ciência Hoje, Portugal
|