???global.info.a_carregar???
Pedro Quintino de Sousa (PhD 20016), professor auxiliar convidade na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Docente de da área de Ciências da Linguagem e da Literatura, subárea de ensino de línguas e culturas inglesa, literaturas de língua inglesa e comunicação de ciência. Outras áreas de docência incluem Português Língua Estrangeira. Membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e colaborador do British Council (exames IELTS e Aptis ESOL).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Emanuel Quintino de Sousa

Nomes de citação

  • Quintino de Sousa, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
B510-5398-6392
ORCID iD
0009-0005-6077-8441

Endereços de correio eletrónico

  • peqsousa@ualg.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Literatura
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês
Francês
Italiano
Formação
Grau Classificação
2016/02/08
Concluído
Doutoramento em Literatura (Doutoramento)
Especialização em Literatura
Universidade do Algarve, Portugal
"Poética da Superação. A propósito da obra de Gonçalo M. Tavares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2008/02/15
Concluído
Mestrado em Literatura (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
"O Reino Desencantado. Literatura e Filosofia nos romances de Gonçalo M. Tavares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2005/07/29
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade do Algarve, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/02/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01/02 - Atual Professor de Linguas CIAL - Centro de Linguas, Portugal
2008/09/01 - 2011/07/31 Professor de Linguas Escola Profissional Agostinho Roseta, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2023 APATCHE - Adding Plurilingual Approaches to language Teacher Competences in Higher Education
KA203-A5AF31-D0-EN
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal

Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Concluído
2020/10/01 - 2021/04/30 TE-CON3
2020-PL01-KA203-081894
Desenvolvimento técnico
Universidade do Algarve, Portugal

Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Narodowa Agencja Wymiany Akademickiej
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2023 - Atual Projetct SEA-EU 2.0
ERASMUS-EDU-2022-EUR-UNIV-1
Outra
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Gallego, Almudena Muñoz; Quintino de Sousa, Pedro. "A Negotiation with Reality: The Discursive Elements of the Dramatised Dissemination Documentary My Octopus Teacher: a Case Study". Human Review (2022):
Capítulo de livro
  1. Quintino de Sousa, Pedro. "O Equívoco de Steiner. Sobre a Representação do Holocausto em Literatura e Cinema". In Literatura e Cinema: Diálogos Possíveis, editado por P. Petrov. Lisboa, 2020.
    No prelo
  2. Quintino de Sousa, Pedro. "O Labirinto do Fauno e os Monstros Historicos de Guillermo del Toro". In O Monstruoso na Literaturas e Outras Artes, editado por Carvalho, João Carlos Firmino; Carvalho, Ana Alexandra Firmino, 135-148. Lisboa: CLEPUL, 2018.
    Publicado
  3. Martins, Maria Cristina. "Uma Viagem a India e Sabedoria". In O Romance Português Pos-25 de Abril. O Grande Premio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (2003-2014), editado por P. Petrov, 77-90. Lisboa: CLEPUL, 2017.
    Publicado
  4. Quintino de Sousa, Pedro. "Isto não e uma critica". In Grande Premio do Conto Camilo Castelo Branco (1991 - 2009). 2012.
  5. Quintino de Sousa, Pedro. "Gonçalo M. Tavares por Hannah Arendt: uma leitura de Aprender a Rezar na Era da Tecnica". In Avanços em literatura e cultura portuguesas. Século XX, vol. 2, editado por P. Petrov; Pedro Quintino de Sousa; Roberto Samartim, 259-274. Santiago de Compostela: Atraves Editora, 2012.
    Publicado
  6. Quintino de Sousa, Pedro. "Entre dois mundos: alem e aqui - Notas sobre a poesia de Pedro Afonso". In Algarve - 12 Poetas a Sul do Seculo XXI. 2011.
Documento de trabalho
  1. Quintino de Sousa, Pedro; Costa, Neuza; Noronha, Fátima; Conceição, Manuel Célio. 2023. "Teaching English as a Content Subject at the Tertiary Level (TE-Con3). IO1 – A Report on the Approaches to EHE (English for Higher Education) in Europe". https://tecon3.wn.uw.edu.pl/wp-content/uploads/2021/04/Portugal_Country_Report.pdf.
  2. Quintino de Sousa, Pedro; Costa, Neuza; Noronha, Fátima; Conceição, Manuel Célio. 2023. "Teaching English as a Content Subject at the Tertiary Level (TE-Con3). IO2 – TE-Con3 Framework. Guidelines for Teaching English as Modular Content. Chapter 3 – Theoretical Underpinnings of the TE-Con3 Framework". https://tecon3.wn.uw.edu.pl/wp-content/uploads/2022/05/TE-CON3_FINAL.pdf.
  3. Conceição, Manuel Célio; Costa, Neuza; Quintino de Sousa, Pedro. 2023. "Teaching English as a Content Subject at the Tertiary Level (TE-Con3). Biomedical Sciences and Health Communication – Lesson Unit 1 – “Vaccination – Ethics and Childhood – A Contemporary Glocal Issue”".
Edição de livro
  1. Quintino de Sousa, Pedro, ed. Atas do X Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas. Atraves Editora. 2012.
    Editor
Edição de número de revista
  1. Silva, Ana Cláudia Salgueiro da; Santos, Isabel Dâmaso; Marques, Maria José; Almeida, Maria Mota ; Quintino de Sousa, Pedro; Quinteiro, Sílvia. "Special Issue: Literature, Tourism and Waterscapes". Lit&Tour: International Journal of Literature and Tourism Research (IJLTR) (2023): https://publicacoes.ciac.pt/index.php/litntour/issue/view/30/5.
    Publicado
Livro
  1. Quintino de Sousa, Pedro. O Reino Desencantado. Literatura e Filosofia nos Romances de Gonçalo M. Tavares. 2010.

Artística / Interpretação

Conto de ficção
  1. Quintino de Sousa, Pedro. 2007. "Revista Sulscrito".
  2. Quintino de Sousa, Pedro. 2006. "Revista Minguante". In Revista Minguante.
  3. Quintino de Sousa, Pedro. 2005. "Do Solo ao Sul - Antologia de Novos Poetas Algarvios".
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 The importance of being plurilingual and pluricultural. Findings from ECML Summer Academy 2023 – Inspiring Innovation in European Language Teacher Education APATCHE
Universidade do Algarve
2023 Why? Module. Why do I have to be aware of plurilingual approaches in language teaching? APATCHE Multiplier Event and Transnational Meeting
2023 Literatura Portuguesa no Século XXI. O Futuro é Europeu? Uma leitura de Meio Homem Metade Baleia de José Gardeazabal “Literatura Portuguesa no Século XXI. O Futuro é Europeu? Uma leitura de Meio Homem Metade Baleia de José Gardeazabal
Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos e Instituto Camões
2022 Multilingualism: Language Policy and Strategies in the EU rasmus+ National Agency for Education and Training, International Encounter on Multilingualism: Language Policy and Strategies in the EU
Erasmus+ National Agency

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/10/01 - 2021/04/30 Projeto TE-CON3 - Teaching English as a Content Subject at the Tertiary Level - A Modular Approach (Number 2020-PL01-KA203-081894)
Outro
TE-CON3 - Teaching English as a Content Subject at the Tertiary Level - A Modular Approach
Universidade do Algarve, Portugal

Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011 - 2014 The Institute of Ideas - The Academy of Ideas - Battle of Ideas - produção, moderação e orador de debates.

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - Atual Why do we need a plurilingual approach in HE? Milão
2023 - Atual WHY? Module 2. Why Do Teachers Need Plurilingual Approaches? – project results, work in progress Kaunas
2023 - Atual Methodologies in English Language Teaching in Higher Education
2023 - Atual "Plurilingual Language Teaching in Higher Education: Portuguese Case
2021 - Atual A cidade concentracionária e o turismo ético em Georges Didi-Huberman
2021 - Atual Lessons from America – Multilingualism, translingualism and empathy in Cynthia Ozick, Aleksandar Hemon and Viet Thanh Nguyen

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual LIT&TOUR - International Journal of Literature and Tourism Research
2021 - Atual Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2025 - Atual Parecer referente a edição de obras
Distinções

Prémio

2025 Prémio Ensino e Aprendizagem UAlg – Professor do Ano distinguido pelos Estudantes pelo desempenho no ano letivo de 2024-2025
Universidade do Algarve, Portugal
2022 Prémio Ensino e Aprendizagem UAlg – Professor do Ano distinguido pelos Estudantes pelo desempenho no ano letivo de 2021-2022
Universidade do Algarve, Portugal
2020 Prémio Ensino e Aprendizagem UAlg – Professor do Ano distinguido pelos Estudantes pelo desempenho no ano letivo de 2019-2020

Outra distinção

2011 Louvor atribuído pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve pelas atividades desenvolvidas na Comissão Executiva para o X Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas