Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro Emanuel Quintino de Sousa
Nomes de citação
- Quintino de Sousa, Pedro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B510-5398-6392
- ORCID iD
- 0009-0005-6077-8441
Endereços de correio eletrónico
- peqsousa@ualg.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Literatura
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | |||||
| Francês | |||||
| Italiano |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2016/02/08
Concluído
|
Doutoramento em Literatura (Doutoramento)
Especialização em Literatura
Universidade do Algarve, Portugal
"Poética da Superação. A propósito da obra de Gonçalo M. Tavares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
|
2008/02/15
Concluído
|
Mestrado em Literatura (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
"O Reino Desencantado. Literatura e Filosofia nos romances de Gonçalo M. Tavares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
|
2005/07/29
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade do Algarve, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2015/02/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Algarve, Portugal |
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2015/01/02 - Atual | Professor de Linguas | CIAL - Centro de Linguas, Portugal |
| 2008/09/01 - 2011/07/31 | Professor de Linguas | Escola Profissional Agostinho Roseta, Portugal |
Projetos
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2021 - 2023 | APATCHE - Adding Plurilingual Approaches to language Teacher Competences in Higher Education
KA203-A5AF31-D0-EN
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal |
Concluído
|
| 2020/10/01 - 2021/04/30 | TE-CON3
2020-PL01-KA203-081894
Desenvolvimento técnico
Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Narodowa Agencja Wymiany Akademickiej
Em curso
|
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2023 - Atual | Projetct SEA-EU 2.0
ERASMUS-EDU-2022-EUR-UNIV-1
Outra
|
Em curso
|
Produções
Publicações
| Artigo em revista |
|
| Capítulo de livro |
|
| Documento de trabalho |
|
| Edição de livro |
|
| Edição de número de revista |
|
| Livro |
|
Artística / Interpretação
| Conto de ficção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2023 | The importance of being plurilingual and pluricultural. Findings from ECML Summer Academy 2023 – Inspiring Innovation in European Language Teacher Education | APATCHE
Universidade do Algarve
|
| 2023 | Why? Module. Why do I have to be aware of plurilingual approaches in language teaching? | APATCHE Multiplier Event and Transnational Meeting |
| 2023 | Literatura Portuguesa no Século XXI. O Futuro é Europeu? Uma leitura de Meio Homem Metade Baleia de José Gardeazabal | “Literatura Portuguesa no Século XXI. O Futuro é Europeu? Uma leitura de Meio Homem Metade Baleia de José Gardeazabal
Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos e Instituto Camões
|
| 2022 | Multilingualism: Language Policy and Strategies in the EU | rasmus+ National Agency for Education and Training, International Encounter on Multilingualism: Language Policy and Strategies
in the EU
Erasmus+ National Agency
|
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2020/10/01 - 2021/04/30 | Projeto TE-CON3 - Teaching English as a Content Subject at the Tertiary Level - A Modular Approach (Number 2020-PL01-KA203-081894)
Outro
|
TE-CON3 - Teaching English as a Content Subject at the Tertiary Level - A Modular Approach
Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
| 2011 - 2014 | The Institute of Ideas - The Academy of Ideas - Battle of Ideas - produção, moderação e orador de debates. |
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2023 - Atual | Why do we need a plurilingual approach in HE? | Milão |
| 2023 - Atual | WHY? Module 2. Why Do Teachers Need Plurilingual Approaches? – project results, work in progress | Kaunas |
| 2023 - Atual | Methodologies in English Language Teaching in Higher Education | |
| 2023 - Atual | "Plurilingual Language Teaching in Higher Education: Portuguese Case | |
| 2021 - Atual | A cidade concentracionária e o turismo ético em Georges Didi-Huberman | |
| 2021 - Atual | Lessons from America – Multilingualism, translingualism and empathy in Cynthia Ozick, Aleksandar Hemon and Viet Thanh Nguyen |
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2023 - Atual | LIT&TOUR - International Journal of Literature and Tourism Research | |
| 2021 - Atual | Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes |
Consultoria / Parecer
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025 - Atual | Parecer referente a edição de obras |
Distinções
Prémio
| 2025 | Prémio Ensino e Aprendizagem UAlg – Professor do Ano distinguido pelos Estudantes pelo desempenho no ano letivo de 2024-2025
Universidade do Algarve, Portugal
|
| 2022 | Prémio Ensino e Aprendizagem UAlg – Professor do Ano distinguido pelos Estudantes pelo desempenho no ano letivo de 2021-2022
Universidade do Algarve, Portugal
|
| 2020 | Prémio Ensino e Aprendizagem UAlg – Professor do Ano distinguido pelos Estudantes pelo desempenho no ano letivo de 2019-2020 |
Outra distinção
| 2011 | Louvor atribuído pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve pelas atividades desenvolvidas na Comissão Executiva para o X Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas |
