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Joana Miguel is a Speech and Language Therapist (SLT) with a specialization in Special Education and a PhD candidate in Psycholinguistics at NOVA University of Lisbon. She completed the doctoral coursework in 2022 and is currently developing her dissertation on predictors of reading acquisition. She is Clinical Director of CAIDI – Centro de Apoio e Intervenção no Desenvolvimento Infantil, where she coordinates a nationwide multidisciplinary team and leads the Research and Development Department. Joana is the Principal Investigator of NEXTHIE – Next Step Therapy AI (Portugal 2030, 2025–2028), a digital innovation project integrating artificial intelligence for personalized assessment and intervention in language and learning disorders, finalist at the Sonae Education Awards. She is also an Invited Lecturer at Escola Superior de Saúde do Alcoitão and Escola Superior de Educação João de Deus, teaching undergraduate and postgraduate courses on language development and language disorders. Her work combines clinical expertise with advanced training in statistical analysis and data processing. She contributes regularly to international conferences, develops innovative assessment tools, and supervises graduate research projects.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Beatriz Moreira Fontes Miguel

Nomes de citação

  • Miguel, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
B216-11CE-BD3A
ORCID iD
0000-0003-3445-9488

Endereços de correio eletrónico

  • joana.miguel@caidi.pt (Profissional)
  • a2021114819@campus.fcsh.unl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Ciências Médicas e da Saúde

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022/11 - 2026
Em curso
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicolinguística
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Identificação de preditores cognitivos e linguísticos para a aprendizagem da leitura: estudo longitudinal a partir da idade pré-escolar " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2025/08/24 - 2025/08/29
Concluído
Statistical Methods for Linguistics and Psychology - Advanced methods in frequentist statistics with Julia (Outros)
Universität Potsdam Department Linguistik, Alemanha
2025/03/31 - 2025/04/14
Concluído
Data Processing Automation (Python) (Outros)
NOVA Doctoral School, Portugal
2024/09/09 - 2024/09/13
Concluído
Statistical Methods for Linguistics and Psychology - Foundational Methods in Frequentist Statistics (Outros)
Universität Potsdam Department Linguistik, Alemanha
2023/06/05 - 2023/07/10
Concluído
Project Management Course II - From standards to practice (Outros)
NOVA Doctoral School, Portugal
19
2023/01/16 - 2023/02/06
Concluído
Project Management Course (Outros)
NOVA Doctoral School, Portugal
18
2021/09/01 - 2022/11/24
Concluído
Linguística (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Psicolinguística
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
18
2009
Concluído
Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
18
2006
Concluído
Terapia da Fala (Licenciatura)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/05 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/09/01 - Atual Terapeuta Fala Director (Técnico de Diagnóstico e Terapêutica - Terapeuta da Fala) CAIDI - Centro de Apoio e Intervenção no Desenvolvimento Infantil, Portugal
2009 - 2015 Terapeuta Fala Director (Técnico de Diagnóstico e Terapêutica - Terapeuta da Fala) Associação Para a Educação de Crianças Inadaptadas - APECI, Portugal
2007 - 2009 Terapeuta Fala Director (Técnico de Diagnóstico e Terapêutica - Terapeuta da Fala) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2025/05 - 2028/04 Next Step Therapy AI - NEXTHIE
CENTRO2030-FSE+-02336600
Investigador responsável
CAIDI - Centro de Apoio e Intervenção no Desenvolvimento Infantil, Portugal
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
Em curso
2025/10/01 - 2027/03/31 Plataforma Inteligente para a Análise Linguística de Perturbações da Fala e Linguagem
2024.14958.PEX
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Não financiado
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ramos, Joana; Silva, Filomena; Neves, Lara; Miguel, Joana. "Programa de estimulação psicomotora infantil (ProEPI) – Análise de eficácia". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Práticas Educativas da Escola Superior de Educação João de Deus, LISBOA, 2024.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ramos, Joana; Silva, Filomena; Miguel, Joana. "Programa de estimulação psicomotora infantil (ProEPI) – Análise de eficácia". Revista Científica Educação para o Desenvolvimento 10 (2024): 87-108. https://joaodedeus.pt/wp-content/uploads/Revista_ED_10.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Ramos, Joana; Silva, Filomena; Correia, Ricardina; Batista, Elsa; Miguel, Joana. "O impacto de um Programa de Estimulação Psicomotora Infantil (ProEPI) no desenvolvimento global das crianças após confinamentos - A importância dos pré-requisitos para as aprendizagens académicas.". Educação para o desenvolvimento 9 (2022): 63-74.
Capítulo de livro
  1. Miguel, Joana. "Processamento Morfológico: da questão à «inresposta»?". In Múltiplos olhares sobre a DIS.lexia, editado por Ferreira, P.C.; Mangas, C.; Pinto, C.; Fonseca, M.; Tavares, D., 22-44. Papa-Letras, 2023.
Livro
  1. CLUNL-NOVA FCSH. XVIII Fórum de Partilha Linguística: Livro de Resumos. Lisboa: CLUNL-NOVA FCSH. 2024.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Miguel, Joana; Veríssimo, João; Barbosa, Catarina; Cardoso, Susana. "Learning morphological rules across typical and atypical development.". Trabalho apresentado em 31st AMLaP – Architectures and Mechanisms for Language Processing, 2025.
  2. Pinto, Carina; Villalva, A.; Silva, Cândida G.; Abrantes, Eduarda; Lima, Etelvina; Miguel, Joana; Minussi, Rafael Dias. "MorphoPlay: morphological awareness assessment with a game mobile app". Trabalho apresentado em AMLaP 29 conference, Architectures and Mechanisms for Language Processing, 2023.
Resumo em conferência
  1. Miguel, Joana; Barbosa, Catarina; Veríssimo, João. "Testing the Tolerance Principle: Children with Developmental Language Disorder". Trabalho apresentado em 12th ESLA Congress of Speech and Language Therapy, Bruges, 2024.
    Publicado
  2. Miguel, Joana; Pinto, Carina; Lobo, Maria. "Discovering Words: Morphological Knowledge in Preschool.". Trabalho apresentado em IX Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, 2024.
  3. Pinto, Carina; Villalva, Alina; Silva, Cândida G.; Abrantes, Eduarda; Lima, Etelvina; Miguel, Joana; Souza, Sydelle; et al. "MorphoPlay: Prova de avaliação da consciência morfológica para crianças do 1º ciclo.". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Lisboa, 2023.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/09/11 Morphological productivity in the acquisition of plural inflection in European Portuguese. 17th Generative Approaches to Language Acquisition (GALA)
Université de Tours (Tours, França)
2024/11/25 Artificial language learning of morphological rules in children with developmental language disorders 6th Students Meeting of Mind-Brain College of ULisboa
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024/09/27 Testing the Tolerance Principle: Children with Developmental Language Disorder 12th European Congress of Speech and Language Therapy
European Speech and Language Therapy Association (ESLA) (Bruges, Bélgica)
2024/05/17 Teste de Conhecimento Morfológico - Pré-escolar (Morphological Knowledge Test - Preschool) IV Encontro em Linguística Aplicada
Aveiro University
2023/07/27 Avaliação do conhecimento morfológico de crianças em idade pré-escolar: resultados de um estudo piloto X Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment : X LLDI
2023/05/26 MorphoPlay – Prova de avaliação da consciência morfológica para crianças do 1º ciclo Event titleIII Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala: Avaliação e intervenção: (re)pensar, (re)considerar e (re)construir
2023/05/05 The impact of a Child Psychomotor Stimulation Program (ProEPI) on global development - The importance of prerequisites for academic learning European OMEP Conference “Quality and Equality in Early Childhood Education and Care”
National Committee OMEP (Organisation Mondiale pour l'Education Prescolaire) de Cyprus (Limassol, Chipre)
2022/05/03 Processamento Morfológico: Da questão à inresposta? Ciclo multidisciplinar sobre Perturbações de Aprendizagem Específicas
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/05/01 - Atual Artificial language learning of morphological rules in children with developmental language disorder
Coorientador de Catarina Barbosa
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/04/19 - 2024/04/20 XVIII Fórum de Partilha Linguística (2024/04 - 2024/04)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2023/06/30 - 2023/07/01 XVII Fórum de Partilha Linguística / 17th Forum for Linguistic Sharing (2023/06/30 - 2023/07/01)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/09/09 - 2024/09/13 Eighth Summer School on Statistical Methods for Linguistics and Psychology - Foundational Methods in Frequentist Statistics
Outro
Eighth Summer School on Statistical Methods for Linguistics and Psychology
Universität Potsdam Department Linguistik, Alemanha
2024/03/26 - 2024/03/27 Ordinal Models Hands-On Workshop (Professor João Veríssimo)
Oficina (workshop)
Ordinal Models Hands-On Workshop
Universität Potsdam Department Linguistik, Alemanha
2024/01/10 - 2024/01/12 Bayesian Workshop (by Prof. Mark Andrews and Prof. João Veríssimo)
Oficina (workshop)
Bayesian Workshop
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2023/07/06 - 2023/07/07 Mixed Effects Models in Language Research (by Prof. George Pontikas)
Oficina (workshop)
Mixed Effects Models in Language Research workshop
University of Reading Centre for Literacy and Multilingualism, Reino Unido
2023/07/03 - 2023/07/07 L2 speech perception and production in instructed SLA: tasks, measures and cognitive individual differences (by Prof. Joan Carles Mora) Lisbon Summer School in Linguistics
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/07/04 - 2022/07/08 Bilingual children’s syntactic knowledge: Ways of assessing its multifaceted dimensions (by Prof. Jacopo Torregrossa)
Outro
Lisbon Summer School in Linguistics
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/07/04 - 2022/07/08 L2 speech learning: The effects of phonetic training (by Prof. Anabela Rato)
Outro
Lisbon Summer School in Linguistics
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/07/04 - 2022/07/08 Experimental and computational approaches to lexicon and morphology (by Prof. João Veríssimo) Lisbon Summer School in Linguistics
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/03/28 - 2021/03/28 Focus Group - Comitê de especialistas para revisão, análise e validação do conteúdo do documento "Good Practice Guidelines For Transcription Of Children's Speech Samples In Clinical Practice And Research", desenvolvido pelo Child Speech Disorder Research Network, para o Português Europeu. Em âmbito de projeto de investigação, sob orientação da Professora Sónia Pós de Mina. Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2025/04/04 - 2025/04/04 Seminário no curso de Mestrado em Terapia da Fala - Preditores cognitivos e linguísticos para a aprendizagem da leitura (Master) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2024/09 - 2025/02 Pós-graduação em a Cartilha Maternal e o Método de leitura João de Deus – um método intemporal (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação João de Deus, Portugal
2022/10/03 - 2023/03/20 Pós-Graduação em Mediação da Aprendizagem em crianças com Perturbação da Linguagem oral/escrita (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação João de Deus, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024/02 - Atual Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala Departamento de Linguagem da Criança
Distinções

Outra distinção

2022 Prémio Empresa Gazela
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Portugal
2021 Prémio Empresa Gazela
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Portugal