???global.info.a_carregar???
Ph.D. in Educational Sciences in 2019 by the University of Minho, Master in Educational Sciences in 2013 by the University of Minho, Licenciated Degree in Kindergarten Teacher by Escola Superior de Educação de Santa Maria (2008), and Graduated in Multicultural Identity in a Global World by Oslo Metropolitan University (2007). Was Project Coordinator, Ph.D., at the Higher Education Assessment and Accreditation Agency (A3ES), and it is an integrated researcher at the Research Centre in Education (University of Minho). Published 17 articles in journals. Has 12 section(s) of books. Organized 34 event(s). Participated in 52 event(s). Supervise 2 Ph.D. thesis(es). Has received 4 awards and/or honors. Participated in 2 project(s), Ph.D. Student Fellow in 1 project(s) and Researcher in 2 project(s). Works in the field of Educational Sciences. In their professional activities interacted with 31 collaborators and co-authorship of scientific papers. Ciência Vitae's most frequent terms: Evaluation; External evaluation of schools; Schools' self-evaluation; School inspections; Institutional evaluation; Curriculum; Knowledge; Curriculum studies; Curriculum development.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Raquel Faria de Sousa

Nomes de citação

  • Sousa, Joana
  • Sousa, Joana Raquel Faria
  • Sousa, Joana Raquel

Identificadores de autor

Ciência ID
B214-CC74-A817
ORCID iD
0000-0002-6911-7413
Researcher Id
E-8806-2015
Scopus Author Id
56783632100

Endereços de correio eletrónico

  • jsousa@ie.uminho.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 253604686 (Profissional)

Moradas

  • Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação (CIEd), Campus de Gualtar, 4710-057 , Braga , Braga, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Galego Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Norueguês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2014/09/01 - 2019/02/04
Concluído
Ph.D in Educational Sciences [Ciências da Educação] (Doutoramento)
Especialização em Curriculum Development [Desenvolvimento Curricular]
Universidade do Minho, Portugal
"Conceptualising the kindergarten curriculum in the context of the Schools' External Evaluation in Portugal [Conceptualizar o currículo da educação pré-escolar no contexto da Avaliação Externa das Escolas em Portugal] " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good by unanimity - highest grade [Muito Bom por unanimidade -nota máxima]]
2015/10/06 - 2016/02/16
Concluído
English C1 [Inglês C1 ] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2014/10/14 - 2015/02/10
Concluído
English B2 [Inglês B2] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2013/05 - 2014/01/31
Concluído
Pos-graduate Studies in Quality, Management and Evaluation in Rehabilitation Entities [Qualidade, Gestão e Avaliação em Entidades de Reabilitação] (Pós-Graduação)
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal
16
2011/09 - 2013/12/19
Concluído
Master in Educational Sciences [Ciências da Educação] (Mestrado)
Especialização em Desenvolvimento Curricular [Curriculum Development]
Universidade do Minho, Portugal
"Impacto de um dispositivo de avaliação externa na avaliação da qualidade em creche: um estudo sobre as perspetivas de desenvolvimento profissional nos educadores de infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2004/09 - 2008/07/04
Concluído
Degree in Early Childhood Education [Educação de Infância] (Licenciatura)
Escola Superior de Educação de Santa Maria, Portugal
16
2007/02/01 - 2007/05/04
Concluído
Graduate Studies in Multicultural Identity in a Global World (Postgraduate Certificate)
OsloMet - storbyuniversitetet, Noruega
B
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/07/01 - 2021/09/30 Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/09/01 - 2019/06/30 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade do Minho, Portugal
Gabinete de Apoio a Projetos (GAP) da Universidade do Minho [Project Support Office (GAP) of the University of Minho], Portugal
2014/09/01 - 2018/08/31 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2012/09/01 - 2014/08/31 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - 2021 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - 2014/08/31 Educador de infância (Educador de Infância) Jardim de Infância Mais Plural, Portugal
2009/09/01 - 2012/07/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
2008/09/01 - 2009/08/31 Educador de infância (Educador de Infância) Jardim de Infância Pedra Branca, Portugal
Jardim de Infância Pedra Branca, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/01 - 2022/09/30 Project Coordinator, PhD Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ], Portugal
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ], Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2025/04/01 - 2025/09/30 Schools’ Self-Evaluation processes in the context of institutional evaluation: an analysis of feedback from External Evaluation of Schools reports
NA
Orientador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho
Em curso
2021/09 - 2025/08 Teaching professionalization: Discourses, policies and practices. New approaches and proposals [Profesionalización docente: Discursos, políticas y prácticas. Nuevos enfoques y propuestas]
Investigador
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
Agencia Estatal de Investigación
Em curso
2023/04/01 - 2023/09/30 Trends in contemporary perspectives on school development: a longitudinal analysis of the External Evaluation of Schools reports published by the Inspectorate-General for Education and Science
N/A
Orientador
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho
Concluído
2014/09/01 - 2018/08/31 Conceptualising the early childhood education curriculum in the context of the External Evaluation of Schools in Portugal [Conceptualizar o Currículo da Educação Pré-Escolar no contexto da Avaliação Externa das Escolas em Portugal]
SFRH/BD/93389/2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
National Foundation for Science and Technology Development
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/10/01 - 2028/09/30 Schools internal improvement mechanisms in Portugal: a comprehensive approach to Schools Self-Evaluation in the External Evaluation of Schools context
2021.03265.CEECIND/CP1664/CT0025
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/07/01 - 2021/09/30 Mechanisms of schools and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools in Portugal [Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal]
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/04 - 2018/12 CROSSCUT: Cross-Curricular Teaching
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Centre international d’études pédagogiques, França

Institut français de l'Education, Ecole Normale Supérieure de Lyon, França

Laboratory for Coherent Education and Learning, University College Lillebaelt, Dinamarca

Educational Research Institute, Polónia

Universidade Aberta, Portugal

Utdanningsdirektoratet, Noruega

CICERO Learning, Faculty of Educational Sciences, University of Helsinki, Finlândia

Association for Teacher Education in Europe, Bélgica

Centro de Formação Franscisco de Holanda, Portugal

Consortium of Institutions for Development and Research in Education in Europe, Irlanda

Ecole supérieure de l'éducation nationale, de l’enseignement supérieur et de la recherche, França

European Federation for intercultural learning, Bélgica

Ministère de l'éducation nationale, de l’enseignement supérieur et de la recherche, França

Pädagogische Hochschule Weingarten, Alemanha

Réseau national des Écoles supérieures du professorat et de l’éducation (Réseau des INSPÉ), França
European Commission
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015/09 - Atual Schools Self-Evaluation Observatory [Observatório de Autoavaliação de Escolas]
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Em curso
2012/09 - 2015/07 Impact and effects of External Evaluation of Schools in Non-Higher Education [Impacto e efeitos da Avaliação Externa das Escolas no Ensino não Superior]
PTDC/CPE-CED/116674/2010
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal

Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "Trajectories of External Evaluation of Schools in Portugal: impacts of institutional evaluation on Schools’ Self-Evaluation [Trajetórias da Avaliação Externa das Escolas em Portugal: impactos da avaliação institucional na autoavaliação]". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, 2025.
    Aceite para publicação
  2. Paulo Leite; Sousa, Joana; Barreto de Seabra, Filipa. "Schools’ Self-Evaluation in the Angolan Higher Education Subsystem: Perspectives of the self evaluation coordinators [Autoavaliação no subsistema de Ensino Superior Angolano: perspetivas de coordenadores de autoavaliação]". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, 2025.
    Aceite para publicação
  3. Morgado, N'Cak; Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "Curricular Policy in Basic Education Teacher Training in Guinea-Bissau: Challenges and Perspectives for (Re)Construction [Política Curricular na Formação de Professores do Ensino Básico na Guiné-Bissau: Desafios e Perspectivas de (Re)Construção]". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, 2025.
    Aceite para publicação
  4. Morgado, N'Cak; Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "Teacher training and working conditions in developing countries: the case of Guinea-Bissau [A formação e as condições de trabalho dos professores nos países em desenvolvimento: o caso da Guiné-Bissau]". Trabalho apresentado em Bienal da Educação, 2025.
    Aceite para publicação
  5. Sofia Nunes; Barreto de Seabra, Filipa; Sousa, Joana. "Pedagogical Supervision: a tool for inclusive and equitable early childhood education [Supervisão Pedagógica: uma ferramenta para uma educação de infância inclusiva e equitativa]". Trabalho apresentado em VIII Seminário Luso Brasileiro de Educação de Infância e o IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, 2025.
    Aceite para publicação
  6. Maria João Batista; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana; Dimitrios Andriokopoulos. "Learning to study: pedagogical intervention in instrumental teaching [Aprender a estudar: intervenção pedagógica no ensino instrumental]". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, 2025.
    Aceite para publicação
  7. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "External Evaluation of Schools and Preschool Education: Implications for Early Childhood Educators' Curricular Decisions[Avaliação Externa das Escolas e educação pré-escolar: implicações para as decisões curriculares dos educadores de infância]". Trabalho apresentado em XXVIII Colóquio Internacional AFIRSE 2021 “Educação e idades da vida – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea”, 2021.
    Publicado
  8. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "International and national perspectives on External Evaluation of Schools in Portugal: intentions regarding improving the quality of education[Perspetivas internacionais e nacionais sobre a avaliação das escolas em Portugal: intencionalidades relativas à melhoria da qualidade do ensino]". Trabalho apresentado em XXVIII Colóquio Internacional AFIRSE 2021 “Educação e idades da vida – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea”, 2021.
    Publicado
  9. Sousa, Joana; Ila Beatriz Maia; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "External Evaluation of Schools in Portugal: What curricular contributions can be made to the well-being of children and students during the pandemic?[Avaliação Externa das Escolas em Portugal: que contributos curriculares para o bem-estar das crianças e dos alunos em tempos de pandemia?]". Trabalho apresentado em XXVIII Colóquio Internacional AFIRSE 2021 “Educação e idades da vida – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea”, 2021.
    Publicado
  10. José Augusto Pacheco; Sousa, Joana; Ila Beatriz Maia. "External Evaluation of Schools: a framework for studying policies, processes and practices [Avaliação externa das escolas: para um quadro de estudo das políticas, dos processos e das práticas]". Trabalho apresentado em XXVI Colóquio AFIRSE “Tempos, espaços e artefactos em educação”, Lisboa, 2019.
    Publicado
  11. Sousa, Joana. "Global trends in school evaluation [Tendências globais na avaliação das escolas]". Trabalho apresentado em CROSSCUT 2018 International Congress of Cross-Curricular Teaching: Curriculum Flexibility and Innovation, 2018.
    Publicado
  12. Sousa, Joana Raquel Faria. "External Evaluation of Schools: a reading of the European context to a meaningful schools' self-evaluation [Avaliação externa das escolas: uma leitura do contexto europeu à autoavaliação significativa]". Trabalho apresentado em III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares “Educação, Formação e Crioulidade", 2017.
    Publicado
  13. Sousa, Joana. "School evaluation: theoretical and conceptual framework [Avaliação das escolas: enquadramento teórico e conceptual]". Trabalho apresentado em dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Recife, 2016.
    Publicado
  14. Sousa, Joana Raquel Faria; Costa, Natália; Pacheco, José Augusto. "External evaluation of schools and self-evaluation in a TEIP school cluster [Avaliação externa e autoavaliação num agrupamento de escolas TEIP]". Trabalho apresentado em Conferência Internacional "A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais", Lisboa, 2016.
    Publicado
  15. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "External School Evaluation: perspectives on implementing the model in the Portuguese education system [Avaliação Externa de Escolas: perspetivas da implementação do modelo no sistema educativo português]". Trabalho apresentado em XIII Congresso SPCE “Fronteiras, diálogos e transições na Educação”, 2016.
    Publicado
  16. Sousa, Joana; Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa; Pacheco, José Augusto. "The discourses of the external evaluators and the school principal: what coherence? [O discurso dos avaliadores externos e do diretor de escola: que coerência?]". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional "Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano", Porto, 2015.
    Publicado
  17. Sousa, Joana. "External Evaluation of Schools: The conceptual theoretical perspective at the national and international level [Avaliação Externa de Escolas: A perspetiva teórica concetual ao nível nacional e internacional]". Trabalho apresentado em XXII Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa, 2015.
    Publicado
  18. Sousa, Joana. "What are the effects of globalization on the external evaluation of schools? [Quais os efeitos da globalização na avaliação externa de escolas?]". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação "O Governo das Escolas: Atores, políticas e práticas", Braga, 2015.
    Publicado
  19. Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa; Sousa, Joana. "External evaluation of schools in the perspective of department coordinators". Trabalho apresentado em ECCS 2015 - European Conference on Curriculum Studies "Curriculum Studies: policies, perspectives and practices", Porto, 2015.
    Publicado
  20. Sousa, Joana. "Contextualizing the external evaluation of schools in the non-higher education in Portugal [Contextualizando a Avaliação Externa de Escolas no ensino não superior em Portugal]". Trabalho apresentado em XI Colóquio sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Braga, 2014.
    Publicado
  21. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco. "The Curriculum practical construction: A local perspective from the research in external evaluation of schools". Trabalho apresentado em International Conference on Curriculum Consciousness “Curriculum construction and curriculum capacity building”, Hangzhou, 2014.
  22. Rodrigues, Eduarda; Sousa, Joana; Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa; Helena Queirós. "External Evaluation of Schools in Portugal: from the referential to the empirical studies [Avaliação externa de escolas em Portugal: do referencial aos estudos empíricos]". Trabalho apresentado em XII SPCE - Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vila Real, 2014.
    Publicado
  23. Sousa, Joana. "The external evaluation of schools from the perspective of early childhood educators: from the intended quality to the perceived quality [A avaliação externa de escolas na perspetiva dos educadores de infância: da qualidade pretendida à qualidade apreendida ]". Trabalho apresentado em XI Colóquio sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Braga, 2014.
    Publicado
  24. Sousa, Joana. "The impact of the external evaluation of schools in the professional identity of the early childhood education teachers based on a quality evaluation model". Trabalho apresentado em ECCS - European Conference on Curriculum Studies "Future Directions: Uncertainty and Possibility", Braga, 2013.
    Publicado
  25. Sousa, Joana Raquel Faria; Pacheco, José Augusto. "External school evaluation: The indirect effects of public education on private education [Avaliação externa de escolas: os efeitos indiretos do ensino público no ensino privado]". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); José Carlos Morgado; Sousa, Joana; Ila Beatriz da Silva Maia. "Basic education and pandemic. A study on teachers perceptions in the Portuguese reality [Educação básica e pandemia. Um estudo sobre as perceções dos professores na realidade portuguesa]". Revista Iberoamericana de Educación 86 1 (2021): 187-204. https://doi.org/10.35362/rie8614346.
    Acesso aberto • Publicado • 10.35362/rie8614346
  2. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana; Ila Beatriz da Silva Maia. "Knowledge and learning in higher education: curricular and pedagogical challenges in the 21st century [Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI]". Revista Diálogo Educacional 20 65 (2020): http://dx.doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds02.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7213/1981-416x.20.065.ds02
  3. Sousa, Joana. "External Evaluation of Schools in Portugal: essay on rationality and meaning [Avaliação externa das escolas em Portugal: Ensaio sobre racionalidade e significado]". Revista Educación, Política y Sociedad 5 2 (2020): 155-170. http://dx.doi.org/10.15366/reps2020.5.2.008.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15366/reps2020.5.2.008
  4. José Carlos Morgado; Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "Educational transformations in pandemic times: From social confinement to curriculum isolation [Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular]". Praxis Educativa 15 (2020): 1-10. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16197.062.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5212/PraxEduc.v.15.16197.062
  5. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "External Evaluation of Schools: policy rationale of institutional evaluation [Avaliação externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional]". Estudos em Avaliação Educacional 30 74 (2019): 536-556. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v30i74.5860.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18222/eae.v30i74.5860
  6. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "The ambivalence of the effects of External Evaluation of Schools on school practices [A ambivalência dos efeitos da avaliação externa das escolas nas práticas escolares]". Revista Educação Especial 31 63 (2018): 833-848. http://hdl.handle.net/1822/57000.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5902/1984686X33039
  7. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Lunardi Mendes, Geovana Mendonça; Sousa, Joana. "School knowledge in times of a plurality of knowledge and new forms of learning [O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem]". Educação Unisinos 22 4 (2018): 268-277. http://dx.doi.org/10.4013/edu.2018.224.04.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4013/edu.2018.224.04
  8. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "Teachers' perceptions of the External Evaluation of Schools in Portugal [Perceções dos docentes sobre a avaliação externa das escolas em Portugal]". Roteiro 43 1 (2018): 237-258. http://dx.doi.org/10.18593/r.v43i1.15852.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18593/r.v43i1.15852
  9. Sousa, Joana. "Significant Schools’ Self-Evaluation practices: essay on a case in a TEIP school [Práticas significativas de autoavaliação de escolas: ensaio sobre um caso em um agrupamento de escolas TEIP]". Revista de Estudos Curriculares 9 1 (2018): 62-84. www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/53/37.
    Acesso aberto • Publicado
  10. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana. "Basic Law of the Educational System: from the past to a future curricular perspective [Lei de Bases do Sistema Educativo: do passado a um futuro olhar curricular]". Revista ELO 23 (2016): 89-98. http://hdl.handle.net/1822/44094.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Sousa, Joana; Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa. "Intermediate Leadership perceptions on External Evaluation of Schools [Percepções das lideranças intermédias sobre a avaliação externa das escolas]". European Journal of Curriculum Studies 3 1 (2016): 418-425. http://pages.ie.uminho.pt/ejcs/index.php/ejcs/article/view/128.
    Acesso aberto • Publicado
  12. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana. "The (post)critical theory in the curricular deconstruction [O pós-crítico na desconstrução dos Estudos Curriculares]". Revista Tempos e Espaços em Educação 9 18 (2016): 65-74. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4971.
    Acesso aberto • Publicado • doi:10.20952/revtee.2016vl9iss17
  13. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana. "Pedagogy as a complex and deliberative conversation in Higher Education [Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no Ensino Superior]". Revista em Aberto 29 97 (2016): 119-130. https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3174/2909.
    Acesso aberto • Publicado • http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%25p
  14. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa; Marques, Maria Micaela. "External Evaluation of Schools . A meta-study [Avaliação externa de escolas. Um metaestudo]". Revista Educação, Sociedade & Culturas. Dossier Temático “A avaliação das escolas: políticas, perspetivas e práticas” 47 (2016): 53-72. http://hdl.handle.net/1822/42760.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Sousa, Joana; Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa. "The External Evaluation of Schools from the perspective of schools' self-evaluation team coordinators [A Avaliação Externa de Escolas na perspetiva dos Coordenadores de Autoavaliação]". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Extra 10 (2015): 10-15. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.10.137.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17979/reipe.2015.0.10.137
  16. Marques, Maria Micaela; Sousa, Joana; Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "Effects of External Assessment of Learning on the Professional Development of Elementary School Mathematics Teachers in Portugal [Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática do Ensino Básico em Portugal]". Revista Meta: Avaliação 7 19 (2015): 58-84. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v7i19.781.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22347/2175-2753v7i19.781
  17. Sousa, Joana; Helena Queirós. "Specialized music teaching in the face of the External Evaluation of Schools [O ensino especializado da música face à avaliação externa de escolas]". Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança 2 2 (2013): 98-103. revistas.ua.pt/index.php/postip/article/view/3415.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Sousa, Joana. "Research portraits in times of pandemic [Retratos da investigação em tempos de pandemia]", Boletim CIEd , 2020, https://cied.uminho.pt/wp-content/uploads/2023/10/Boletim-CIEd-6.pdf.
Capítulo de livro
  1. Sousa, Joana. "Teaching professionalization and school self-evaluation: Trends from contemporary international perspectives [Profissionalização docente e autoavaliação das escolas: Tendências das perspetivas contemporâneas internacionais]". In Teaching professionalization: Discourses, policies and practices [Profesionalización docente: Discursos, políticas y prácticas], editado por Hector Amadeo Monarca. Espanha, 2024.
    No prelo
  2. Fialho, Isabel; Pacheco, José Augusto; Sousa, Joana Raquel. "Model of the 3rd cycle of external evaluation of schools [Modelo do 3.º ciclo da avaliação externa das escolas ]". In Avaliação externa das escolas: Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção., editado por Fialho, Isabel; Saragoça, José; Gomes, Sónia; Silvestre, Maria José; Correia, Ana Paula, 15-43. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2023.
    Publicado
  3. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana; Ila Beatriz Maia; Sofia Rodrigues. "Curriculum Studies: a european note on non-epistemological crisis in an era of accountability policies". In Curriculum Autonomy Policies: international trends, tensions and transformations, editado por SÍLVIA MARIA CÂNDIDO DE ALMEIDA; Francisco Sousa; Maria Figueiredo, 59-75. Lisbon CICS.NOVA – Interdisciplinary Centre of Social Sciences of NOVA University of Lisbon, School of Social Sciences and Humanities (NOVA FCSH), 2022.
    Publicado
  4. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Ila Beatriz Maia. "Institutional evaluation of schools in the context of globalization, internationalization and accountability [Avaliação institucional de escolas no quadro da globalização, internacionalização e accountability]". In Currículo e avaliação externa. Entre políticas internacionais e práticas nacionais [Curriculum and external evaluation. Between international policies and national practices], editado por Deise Aparecida Peralta; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365), 15-40. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Editora Húmus, 2021.
    Publicado
  5. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); José Carlos Morgado; Sousa, Joana; Ila Beatriz Maia. "External evaluation of schools: theoretical-conceptual framework in the methodological context of a national study [Avaliação externa de escolas: quadro teórico-conceptual no contexto metodológico de um estudo nacional]". In Avaliação institucional de escolas e Inspeção: perspetivas teórico-conceptuais [Institutional evaluation of schools and Inspection: theoretical-conceptual perspectives]], 13-62. Porto, Portugal: Porto Editora, 2020.
    Publicado
  6. Sousa, Joana. "The circumstance of the External Evaluation of Schools and the General Inspection of Education and Science in Portugal [A circunstância da Avaliação Externa das Escolas e da Inspeção-Geral da Educação e Ciência em Portugal]". In Avaliação institucional de escolas e Inspeção: perspetivas teórico-conceptuais [Institutional evaluation of schools and Inspection: theoretical-conceptual perspectives], 165-174. Porto, Portugal: Porto Editora, 2020.
    Publicado
  7. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana; Ila Beatriz Maia. "Higher Education: challenges for the 21st century (curricular, pedagogical and evaluative) [Ensino superior: desafios para o século XXI (curricular, pedagógico e avaliativo)]". In 31 challenges for higher education. Essays, editado por Liliana Rodrigues, 131-137. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2020.
    Publicado
  8. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "Curriculum policies in the post-LBSE period (1986-2017). Cycles of change in pre-school education and basic and secondary education [Políticas curriculares no período pós-LBSE (1986-2017). Ciclos de mudança na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário]". In Estudos de Currículo, editado por José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Maria do Céu Roldão; Maria Teresa Estrela, 130-176. Porto, Portugal: Porto Editora, 2018.
    Publicado
  9. Sousa, Joana; José Carlos Morgado; FILIPA ISABEL BARRETO DE SEABRA BORGES (991A-6004-246D); Helena Queirós. "External evaluation of schools and its effects: The perspective of school actors [Avaliação externa e seus efeitos: A perspetiva dos atores escolares]". In Estudos sobre Avaliação Externa de Escolas, editado por Carlos Barreira; Maria da Graça Bidarra; Maria Vaz-Rebelo, 221-254. Porto, Portugal: Porto Editora, 2016.
    Publicado
  10. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco. "Impact of transnational policies on school, teacher training and teaching [Impacto de políticas transnacionais na escola, na formação de professores e no trabalho docente]". In Intersecções entre pesquisas/pesquisadores experientes e pesquisas/pesquisadores iniciantes, 61-77. São Carlos, Brasil: Pedro & João Editores, 2016.
    Publicado
  11. Sousa, Joana; Helena Queirós. "External Evaluation of Schools: From the framework to the empirical studies [Avaliação Externa de Escolas: Do referencial aos estudos empíricos]". In Avaliação Externa de Escolas: Quadro Teórico/Conceptual, editado por José Augusto Pacheco, 89-118. Porto, Portugal: Porto Editora, 2014.
    Publicado
  12. Sousa, Joana; Helena Queirós. "The impact and the effects of external evaluation of schools: Empirical studies in pre-school and daycare, in basic education and in specialized music schools [Impacto e efeitos da avaliação externa: Estudos empíricos na educação pré-escolar e creche, no ensino básico e em escolas de ensino especializado da música]". In Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação, editado por Ana Mouraz; Sandra Valadas; José Augusto Pacheco, 301-313. Porto, Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); José Carlos Morgado; Isabel Carvalho Viana. Curriculum, Innovation and Flexibility in Education [Currículo, Inovação e Flexibilização em Educação]. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação. 2020.
    Publicado • Editor
  2. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); José Carlos Mogado; Sousa, Joana. Institutional evaluation: theoretical-conceptual perspectives [Avaliação institucional: perspetivas teórico-conceptuais]. Porto, Portugal: Porto Editora. 2020.
    Publicado • Editor
  3. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco; José Carlos Morgado. Flexibility and Curriculum Innovation to change and improve the school [Flexibilizar e Inovar o Currículo para mudar e melhorar a escola]. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação. 2019.
    Publicado • Editor
  4. Sousa, Joana; José Carlos Morgado; António Flávio Moreira; Arlindo Vieira. Curriculum, Training and Internationalization: contemporary challenges [Currículo, Formação e Internacionalização: desafios contemporâneos]. Braga: Centro de Investigação em Educação. 2018.
    Publicado • Editor
  5. Sousa, Joana; Isabel Carvalho Viana; Ana Maria Serrano; Carlos Silva; Isabel Candeias; José Carlos Morgado; Teresa Vilaça. CROSSCUT 2018 - International Congress of Cross-Curricular Teaching, Curriculum Flexibility and innovation. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança. 2018.
    Publicado • Editor
  6. Sousa, Joana; Isabel Carvalho Viana; Ana Maria Serrano; Carlos Silva; José Carlos Morgado; Teresa Vilaça. Cross-cutting education: curriculum flexibility and innovation [Ensino transversal: flexibilidade curricular e inovação]. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança. 2018.
    Publicado • Editor
  7. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco; Márcia Aguiar. Curriculum, social history of subjects, School knowledge, School management and technologies [Currículo, história social das disciplinas, Conhecimento escolar, Gestão da escola e tecnologias]. Recife, Brasil: ANPAE. 2017.
    Publicado • Editor
  8. Sousa, Joana; José Carlos Morgado; Hipólito Norberto. Curriculum, ideology, theories and educational policies [Currículo, ideologia, teorias e políticas educacionais]. Recife, Brasil: ANPAE. 2017.
    Publicado • Editor
  9. Sousa, Joana; Giovana Mendes; José Carlos Morgado; Arlindo Vieira; Márcio Azevedo; Isabel Carvalho Viana. Education, Training and Creoleness [Educação, Formação e Crioulidade]. Brasil. 2017.
    Publicado • Editor
  10. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco. International Seminar External Evaluation of Schools [Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas]. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação. 2015.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Sofia Rodrigues; Sousa, Joana; Morgado, José Carlos. "Enhancing Educational Quality by Inclusive Education in Portugal: An Analysis of External Evaluation Reports". Trabalho apresentado em 2024 AERA Virtual Annual Meeting, 2024.
  2. Sousa, Joana. "Effects of the External Evaluation of Schools on the curricular restructuring of early childhood education [Efeitos da Avaliação externa de Escolas na reestruturação curricular da educação de infância]". Trabalho apresentado em Seminário “Avaliação Externa de Escolas: Contributos da investigação”, 2014.
  3. Sousa, Joana. "The impact of an external evaluation device on daycare quality assessment. A study on the perspectives of professional development in early childhood educators[O impacto de um dispositivo de avaliação externa na avaliação da qualidade em creche. Um estudo sobre as perspetivas de desenvolvimento profissional nos educadores de infância]". Trabalho apresentado em Seminário “Avaliação Externa de Escolas: Princípios, processos e efeitos”, 2012.
Resumo em conferência
  1. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "Trajectories of External Evaluation of Schools in Portugal: impacts of institutional evaluation on self-evaluation [Trajetórias da Avaliação Externa das Escolas em Portugal: impactos da avaliação institucional na autoavaliação]". Trabalho apresentado em 42.ª Reunião Nacional ANPED & WERA Focal Meeting 2025, 2025.
    Aceite para publicação
  2. Ana Sofia Costa Rodrigues; Sousa, Joana; Morgado, José Carlos. "School Evaluation as a Driver of Change: Effects on Articulation, Innovation, and Curricular Autonomy". Trabalho apresentado em 42.ª Reunião Nacional ANPED & WERA Focal Meeting 2025, 2025.
    Aceite para publicação
  3. Ana Sofia Costa Rodrigues; Sousa, Joana; Morgado, José Carlos. "Exploring the Extremes of the Evaluation Continuum: A Study on the Portuguese External Evaluation of Schools". Trabalho apresentado em ERAS International Conference and WERA Focal Meeting 2023, 2023.
    Publicado
  4. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "External Evaluation of Schools in Portugal and the Global Agenda. European Conference on Educational Research". Trabalho apresentado em ECER 2021 “Education and Society: expectations, prescriptions, reconciliations”, 2021.
  5. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "External Evaluation of Schools in Portugal and the perceptions of the Kindergarten Teachers". Trabalho apresentado em ECER 2021 “Education and Society: expectations, prescriptions, reconciliations”, 2021.
  6. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "Following Evaluation of Schools Glocal Actors: The case of the Schools’ External Evaluation in Portugal". Trabalho apresentado em WERA 2020 Focal Meeting, 2021.
  7. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana; Ila Beatriz da Silva Maia. "Institutional evaluation of higher education and non-higher education contexts. A global perspective from the Portuguese reality". Trabalho apresentado em WERA 2020 Focal Meeting, 2021.
  8. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Barreira, Carlos Manuel Folgado; Fialho, Isabel; FILIPA ISABEL BARRETO DE SEABRA BORGES (991A-6004-246D); Sousa, Joana; Ila Beatriz Maia. "Mechanisms of Change in Schools and Inspection: A Study of the Third Cycle of External Evaluation of Non-Higher Education Schools in Portugal [Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas do ensino não superior, em Portugal]". Trabalho apresentado em Ciência 2021: Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia, 2021.
    Publicado
  9. Ana Sofia Costa Rodrigues; Morgado, José Carlos; Sousa, Joana. "Effects of External Evaluation os Schools [Efeitos da Avaliação Externa]". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional MAEE: Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção “Olhares sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas: Fundamentos, Impactos e Contextos”, 2021.
    Publicado
  10. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana; Ila Beatriz Maia; Ana Sofia Costa Rodrigues. "Curriculum Studies: a note on non-epistemological crisis in an era of accountability policies". Trabalho apresentado em 4th EuroACS Conference on Curriculum Studies. Curriculum: origins, trajectories and practices, 2019.
    Publicado
  11. Sousa, Joana. "For a perspective about the schools' evaluations [Para uma perspetiva sobre a avaliação das escolas]". Trabalho apresentado em CROSSCUT 2018 - International Congress of Cross-Curricular Teaching, Curriculum Flexibility and innovation, Guimarães, 2018.
    Publicado
  12. Sousa, Joana. "Conceptualising kindergarten curriculum in the Schools’ External Evaluation context". Trabalho apresentado em EERA Summer School 2018, 2018.
    Publicado
  13. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco. "External evaluation of schools and schools' self-evaluation: an empirical study in the context of a Schools’ Self-Evaluation Observatory [Avaliação Externa e Autoavaliação de Escolas: um estudo empírico no contexto de um Observatório de Autoavaliação de Escolas]". Trabalho apresentado em XXIV Colóquio AFIRSE “Escola: dinâmicas e atores”, Lisboa, 2017.
  14. Sousa, Joana; Natália Costa; José Augusto Pacheco. "External Evaluation of Schools and Schools’ Self-Evaluation in a Group of Schools identified as the Educational Territory of Priority Intervention - TEIP [Avaliação Externa e Autoavaliação num Agrupamento de Escolas identificado como Território Educativo de Intervenção Prioritária TEIP]". Trabalho apresentado em XXIV Colóquio AFIRSE “Escola: dinâmicas e atores”, Lisboa, 2017.
    Publicado
  15. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco. "External Evaluation of Schools: What is changing in the early childhood curriculum practices?". Trabalho apresentado em 3rd European Conference on Curriculum Studies, Stirling, 2017.
    Publicado
  16. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco. "External evaluation of schools: An analysis through national and international evaluation reports". Trabalho apresentado em ECER 2017 - European Conference on Educational Research, Copenhagen, 2017.
    Publicado
  17. Sousa, Joana; Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "External Evaluation of Schools and Schools’ Self-Evaluation in a TEIP school cluster [Avaliação Externa e Autoavaliação num Agrupamento de Escolas TEIP]". Trabalho apresentado em 1ª Conferência Internacional da Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação (SPCE-SEC), 2017.
    Publicado
  18. Sousa, Joana. "Performativity practices in the Portuguese educational system". Trabalho apresentado em WERA 2017 Focal Meeting e Hong Kong Educational Research Association (HKERA) International Conference, 2017.
    Publicado
  19. Sousa, Joana Raquel Faria; Pacheco, José Augusto. "External Evaluation of Schools: perspectives on the implementation of the model in the Portuguese educational system [Avaliação externa das escolas: perspetivas da implementação do modelo no sistema educativo português]". Trabalho apresentado em XIII SPCE - Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2016.
    Publicado
  20. José Augusto Pacheco; Sousa, Joana. "A curricular perspective of the Basic Law of the Educational System [Uma visão curricular da Lei de Bases do Sistema Educativo]". 2016.
    Publicado
  21. Sousa, Joana. "Schools’ external evaluation effects in the kindergarten curriculum in Portugal". Trabalho apresentado em EERA Summer School 2016, 2016.
    Publicado
  22. Sousa, Joana. "The discourse of external evaluators and the school principal: what coherence? [O discurso dos avaliadores externos e do diretor de escola: que coerência?]". Trabalho apresentado em XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2015.
    Publicado
  23. Sousa, Joana; Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa. "External Evaluation of Schools from the Perspective of School Principals in the North Zone [A Avaliação Externa de Escolas na perspetiva dos Diretores de escolas da zona Norte]". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Avaliação Externa de Escolas, 2015.
    Publicado
  24. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "Schools’ External Evaluation and Curriculum: The effects of the globalized discourses". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research - ECER 2015, 2015.
    Publicado
  25. Sousa, Joana. "Schools’ external evaluation effects on the restructure of early childhood education curriculum in Portugal". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research - ECER 2015, 2015.
    Publicado
  26. Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa; Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "The internationalization of schools’ external evaluation: the global and the Portuguese perspective". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research - ECER 2015, 2015.
    Aceite para publicação
Tese / Dissertação
  1. Sousa, Joana Raquel Faria. "Conceptualizing the pre-school education curriculum in the context of the External Evaluation of Schools in Portugal [Conceptualizar o currículo da educação pré-escolar no contexto da avaliação externa das escolas em Portugal]". Doutoramento, Universidade do Minho, 2019. http://hdl.handle.net/1822/60319.
  2. Sousa, Joana Raquel Faria. "Impact of an external evaluation device on quality assessment in daycare centers: a study on the professional development perspectives of early childhood educators [Impacto de um dispositivo de avaliação externa na avaliação da qualidade em creche: um estudo sobre as perspetivas de desenvolvimento profissional nos educadores de infância]". Mestrado, Universidade do Minho, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28917.

Outros

Outra produção
  1. Project-Based Learning. Pedagogical Text Prepared for a Workshop [Aprendizagem baseada em projeto. Texto pedagógico elaborado para uma Oficina de Formação]. 2018. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana; Conceição Lamela.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/06 Curriculum Studies: a note on the non-epistemological crisis in an era of accountability policies [Estudos Curriculares: uma nota sobre a crise não epistemológica numa era de políticas de responsabilização] 4th Euro ACS Conference on Curriculum Studies. "Curriculum: origins, trajectories and practices"
University of Maynooth (Maynooth, Irlanda)
2019/02/22 O currículo da educação pré-escolar no contexto da Avaliação Externa das Escolas [The kindergarten curriculum in the context of the Schools’ External Evaluation] I MAEE - Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção; IV SOAAE - Observatório de Autoavaliação de Escolas “Currículo, Avaliação e Práticas escolares”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/11 Perceções sobre o currículo da educação pré-escolar no contexto da Avaliação Externa das Escolas em Portugal [Perceptions about the pre-school education curriculum in the context of Schools’ External Evaluation in Portugal] VI CLBSE- Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/07 Research project: Conceptualising kindergarten curriculum in the Schools’ External Evaluation context [Projeto de investigação: conceptualizar o currículo da educação pré-escolar no contexto de Avaliação Externa das Escolas] EERA Summer School 2018: Qualitative and Mixed Methods Research Designs: From designing to publishing
Masaryk University (Brno, República Checa)
2018/06 For a perspective about the Schools’ External Evaluation [Para uma perspectiva sobre a Avaliação Externa das Escolas] CROSSCUT 2018 - International Congress of Cross-Curricular Teaching “Curriculum Flexibility and innovation”
Univerisidade do Minho (Guimarães, Portugal)
2017/11 Performativity practices and the curricular changes WERA Focal Meeting 2017
The Education University of Hong Kong (Hong Kong, Hong Kong)
2017/07 External Evaluation of Schools and curriculum [Avaliação Externa das Escolas e currículo] III CLABQC - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares - Educação, Formação e Crioulidade
University of Cabo Verde (Praia, Cabo Verde)
2017/05 External Evaluation of Schools and its effects on the early childhood education curriculum in Portugal [A Avaliação Externa de Escolas e os seus efeitos no currículo da educação pré-escolar em Portugal] Observatório de Práticas Escolares (OPE)
Santa Catarina State University (UDESC) (Florianópolis, Brasil)
2017/05 The influence of the External Evaluation of Schools on the curriculum [A influência da Avaliação Externa das Escolas no currículo] Seminário Internacional de políticas públicas em educação: avaliação educacional, prestação de contas e responsabilização (accountability) em contextos ibero e latino-americanos
University of West Santa Catarina (UNOESC) (Joaçaba, Brasil)
2017/03 An analysis of the school practices in the context of the curriculum theories [Uma leitura das práticas escolares no contexto das teorias curriculares] Curso de formação: Das salas de aula aos contextos sociais - políticas de regulação local
Centro de Formação Beatriz Serpa (Montemor-o-Novo, Portugal)
2017/02 The External Evaluation of Schools and teacher professional development [A Avaliação Externa das Escolas e o desenvolvimento profissional docente] Seminário Internacional Currículo e Desenvolvimento Profissional Docente
University of Minho (Braga, Portugal)
2016/11 Early childhood educators training: what challenges? [Formação de Educadores de Infância: que desafios?] Seminário da Rede para o Desenvolvimento de Novos Paradigmas da Educação: Que Educação para Portugal?
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2016/10 The influence of the External Evaluation of Schools on curriculum [A influência da Avaliação Externa das Escolas no currículo] Seminário Luso-Brasileiro - Gestão, Currículo e Qualidade em Educação: Experiências em diferentes contextos
University of Minho (Braga, Portugal)
2016/06 Collaborative education research with stakeholders: the Schools Self-evaluation Observatory [Investigação colaborativa em educação com os stakeholders: o Observatório de Autoavaliação de Escolas]
University of Évora (Évora, Portugal)
2016/06 The effects of the External Evaluation of Schools on the early childhood curriculum EERA Summer School 2016: Methods and Methodology in Educational Research
Johannes Kepler University (Linz, Áustria)
2016/05 Schools Internal Evaluation: theoretical and conceptual framework [Avaliação Interna de Escolas: Quadro teórico e conceptual]
Agrupamento de Escolas de Gondifelos (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2015/09 External Evaluation of Schools effects on the restructuring of the early childhood curriculum in Portugal ECER 2015 - European Conference on Educational Research
University of Budapest (Budapest, Hungria)
2015/09 External evaluators and school principals' speeches: what coherence? [Os avaliadores externos e os discursos dos diretores de escola: que coerência?] XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
University of A Coruña (Coruña, Espanha)
2015/09 The internationalization of the External Evaluation of Schools: the global and the Portuguese perspective European Conference on Educational Research - ECER 2015
University of Budapest (Budapest, Hungria)
2015/05 External Evaluation of Schools: findings from a Case Study [Avaliação Externa das Escolas: Resultados de um Estudo de Caso]
University of Minho (Braga, Portugal)
2014/10 External Evaluation of Schools: a Case Study [Avaliação Externa das Escolas: Análise de um Estudo de Caso]
Lisbon University (Lisbon, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/07 - Atual Efeitos da Avaliação da Escola na mudança das práticas curriculares [Effects of School Evaluation on changing curricular practices] (FCT/CIEd UI/BD/1554491/2022)
Orientador
Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019/12 - Atual Self-evaluation in the context of the External Evaluation of Schools: from the process development to the impact on curricular and pedagogical decisions [A autoavaliação no contexto da Avaliação Externa das Escolas: do desenvolvimento do processo ao impacto nas decisões curriculares e pedagógicas]
Coorientador
Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2023/04 - 2023/09 Trends in contemporary perspectives on the development of schools: a longitudinal analysis of External Evaluation of Schools reports, published by the General Inspectorate of Education and Science [Tendências das perspetivas contemporâneas sobre o desenvolvimento das escolas: uma análise longitudinal dos relatórios de Avaliação Externa das Escolas, publicados pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência] - UMinho Research Initiation Award [Prémio de Iniciação à Investigação UMinho]
Orientador
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/03/07 - Atual II MAEE - Seminário “Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção” [II MAEE - Seminar Mechanisms of school and inspectorate change] (2020/03/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2020/02/07 - 2020/02/07 Sessão de esclarecimento do Observatório de Autoavaliação de Escolas [Self-Evaluation Observatory of Schools Meeting] (2020/02/07 - 2020/02/07)
Encontro (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/09/20 - 2019/09/21 II SCIF – Seminário de Currículo, Inovação e Flexibilização [Seminar on Curriculum, Innovation and Flexibility] (2019/09/20 - 2019/09/21)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/09/20 - 2019/09/20 II SCIF – Seminário de Currículo, Inovação e Flexibilização [Seminar on Curriculum, Innovation and Flexibility] - Moderadora da Conferência “Inovação Curricular e Pedagógica: contributos para uma reflexão” de Rui Trindade [Moderator of the Conference “Curricular and Pedagogical Innovation: contributions to a reflection” by Rui Trindade] (2019/09/20 - 2019/09/21)
Seminário (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/07/05 - 2019/07/05 Sessão de esclarecimento do Observatório de Autoavaliação de Escolas [Self-Evaluation Observatory of Schools Meeting] (2019/07/05 - 2019/07/05)
Encontro (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/02/21 - 2019/02/23 V SOAAE - Seminário do Observatório de Autoavaliação de Escolas e o I Seminário do Projeto MAEE “Currículo, Avaliação e Práticas escolares” [Seminar of the Self-Evaluation Observatory of Schools and the 1st Seminar of the MAEE Project “Curriculum, Evaluation and School Practices”] - Coordenadora do secretariado do evento [Coordination of the secretariat] (2019/02/21 - 2019/02/23)
Seminário (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/09/10 - 2018/09/12 IV CLABQC - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares “Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade” [IV CLABQC - Luso-Afro-Brazilian Colloquium on Curricular Issues “Curricular Decisions: Teaching and Learning at School and in Society”] (2018/09/10 - 2018/09/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/07 - 2018/09 Oficina de Formação “Práticas de inovação curricular em contexto escolar”, Agrupamento de Escolas de Freixo ["Practices of curricular innovation in the school context", Freixo School Cluster] (2017/07 - 2018/09)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/07/06 - 2018/07/07 I SCIF – Seminário de Currículo, Inovação e Flexibilização [Seminar on Curriculum, Innovation and Flexibility] (2018/07/06 - 2018/07/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/06/28 - 2018/06/29 CROSSCUT - International Congress of Cross-Curricular Teaching “Curriculum Flexibility and innovation”, organized by the CROSSCUT network. [Congresso Internacional de Ensino Transversal Currícular “Flexibilidade Curricular e Inovação”, organizado pela rede CROSSCUT]. (2018/06/28 - 2018/06/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2018/06/28 - 2018/06/29 CROSSCUT 2018 - International Congress of Cross-Curricular Teaching “Curriculum Flexibility and innovation” - Coordenadora do Simpósio Avaliação, Currículo e Ensino Transversal [Coordinator of the Symposium Evaluation, Curriculum and Cross-Curricular Teaching] (2018/06/28 - 2018/06/29)
Simpósio (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2018/01/24 - 2018/01/25 IV COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação e II CIEE - Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar “Currículo e Inclusão em Tempos de Internacionalização” [IV COLBEDUCA - Luso-Brazilian Colloquium on Education and II CIEE - Seminar on Curriculum, Inclusion and School Education “Curriculum and Inclusion in Times of Internationalization”] (2018/01/24 - 2018/01/25)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
2018/01/24 - 2018/01/25 IV COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação e II CIEE - Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar “Currículo e Inclusão em Tempos de Internacionalização” [Luso-Brazilian Colloquium on Education and II CIEE - Seminar on Curriculum, Inclusion and School Education “Curriculum and Inclusion in Times of Internationalization”] - Moderadora da Mesa-Redonda Currículo, internacionalização e educação inclusiva [Moderator of the Roundtable: Curriculum, internationalization and inclusive education] (2018/01/24 - 2018/01/25)
Congresso (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2017/07 - 2017/09 Oficina de Formação "Práticas de inovação curricular em contexto escolar", Agrupamento de Escolas de Pedome ["Pedagogical supervision in the context of the Schools’ External Evaluation", Pedome School Cluster] (2017/07 - 2017/09)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017/07/06 - 2017/07/07 III CLABQC - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares “Educação, Formação e Crioulidade” [III Luso-Afro-Brazilian Colloquium on Curricular Issues “Education, training and Creolity”] (2017/07/06 - 2017/07/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde

Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
2017/03 - 2017/05 Oficina de Formação "Supervisão pedagógica no contexto de Avaliação Externa de Escolas", Observatório de Autoavaliação de Escolas ["Pedagogical supervision in the context of the Schools’ External Evaluation", Self-Evaluation Observatory of Schools] (2017/03 - 2017/05)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017/03/27 - 2017/03/27 VII ICCS - International Conference on Curriculum Studies “Concerning Curriculum Studies in Educational Experience” [Conferência Internacional sobre Estudos Curriculares “Considerando os Estudos Curriculares na Experiência Educacional”] (2017/03/27 - 2017/03/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/03/27 - 2017/03/27 VII ICCS - International Conference on Curriculum Studies “Concerning Curriculum Studies in Educational Experience” [International Conference on Curriculum Studies “Concerning Curriculum Studies in Educational Experience”] - Moderadora da Conferência “Curriculum and Post-Colonial Studies” de Jesus Maria Sousa [Moderator of the Conference “Curriculum and Post-Colonial Studies” by Professor Jesus Maria Sousa ] (2017/03/27 - 2017/03/27)
Congresso (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017/03 - 2017/03 Curso de Formação "Das salas de aula aos contextos sociais – políticas de regulação local", Escola Secundária de Montemor-o-Novo e Centro de Formação Beatriz Serpa Branco ["From classrooms to social contexts: local regulation policies", Montemor-o-Novo School Cluster and Beatriz Serpa Branco Schools Association Training Centers (CFAE)] (2017/03 - 2017/03)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017/02/06 - 2017/02/06 Seminário Internacional “Currículo e Desenvolvimento Profissional Docente” ["Curriculum and Teachers Professional Development"] (2017/02/06 - 2017/02/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/02/04 - 2017/02/04 III SOAAE - Seminário do Observatório de Autoavaliação das Escolas “Supervisão Pedagógica no contexto de Avaliação Externa de Escolas” [III SOAAE - Seminar of the Self-Evaluation Observatory of Schools "Pedagogical Supervision in the context of the Schools’ External Evaluation"] (2017/02/04 - 2017/02/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017/02 - 2017/02 XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal “A escola: dinâmicas e Atores” [AFIRSE Portugal Colloquium “The School: Dynamics and Actors”] - Moderadora de um painel de comunicações [Moderator of a communications panel] (2017/02/02 - 2017/02/04)
Congresso (Outra)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/11/19 - 2016/11/19 II SOAAE - Seminário do Observatório de Autoavaliação de Escolas “Autoavaliação de Escolas: Perspetivas sobre o novo ciclo de avaliação” [II SOAAE - Seminar of the School Self- Evaluation Observatory “School Self-Evaluation: Perspectives about the new external evaluation cycle”] (2016/11/19 - 2016/11/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2016/10 - 2016/10 Seminário “Escola: Aprendizagens, Indisciplina e Avaliação” [“School: Learning, Indiscipline and Evaluation”] - ¿ Moderadora da Conferência “Escalando o pódio. A excelência académica na escola pública” de Leonor Lima Torres [Conference Moderator “Climbing the podium. Academic excellence in public schools” by Leonor Lima Torres] (2016/10/21 - 2016/10/22)
Seminário (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2016/10 - 2016/10 Curso de formação “Seminário Outono - Escola: Aprendizagens, Indisciplina e Avaliação” ["School: Learning, Indiscipline and Evaluation"] (2016/10 - 2016/10)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2016/08/31 - 2016/09/02 II CLABQC - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo, XII Colóquio sobre Questões Curriculares [II Luso-Afro-Brazilian Curriculum Colloquium, VIII Luso-Brazilian Curriculum Colloquium and XII Colloquium on Curricular Issues “Between the common and the singular”] (2016/08/31 - 2016/09/02)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2016/07/11 - 2016/07/12 I CIEE - Seminário “Currículo, Inclusão e Educação Escolar” [Curriculum, Inclusion and School Education] (2016/07/11 - 2016/07/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade Federal do Pará, Brasil
2016/06/13 - 2016/06/14 Seminário “Cooperação, Educação e Desenvolvimento: Contextos, atores e práticas" [“Cooperation, Education and Development: Contexts, actors and practices"] - Coordenadora do Secretariado do evento [Coordinator of the event's Secretariat] (2016/06/13 - 2016/06/14)
Seminário (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2016/02/26 - 2016/02/27 I SOAAE - I Seminário do Observatório de Autoavaliação de Escolas “Contextos e Práticas de Autoavaliação” [I Seminar of the Self-Evaluation Observatory of Schools “Contexts and Practices of Self-Evaluation”] (2016/02/26 - 2016/02/27)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2016/02 - 2016/02 Oficina de formação “Organização e gestão: monotorização e autoavaliação” ["Organization and management: monitoring and self-evaluation"] (2016/02 - 2016/02)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2016/02 - 2016/02 I SOAAE - Curso de formação “Seminário do Observatório de Autoavaliação de Escolas” ["Seminar of the School Self-Evaluation Observatory"] (2016/02 - 2016/02)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2015/03 - 2016/01 Oficina de formação “Organização e gestão: monotorização e autoavaliação” ["Organization and management: monitoring and self-evaluation"] (2015/03 - 2016/01)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2015/05/08 - 2015/05/09 Seminário Internacional "Avaliação Externa de Escolas" ["Schools’ External Evaluation"], realizado no âmbito do projeto de investigação "Impacto e Efeitos da Avaliação Externa de Escolas do Ensino Não Superior" [Impact and Effects of External Evaluation of Schools of Non-Higher Education] (FCT -PTDC/CPE-CED/116674/2010) (2015/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2015/02 - 2015/02 II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação “O Governo das Escolas: Atores, políticas e práticas” [II International Colloquium on Social Sciences of Education “The Government of Schools: Actors, policies and practices”] - Moderadora de um painel de comunicações [Moderator of a communications panel] (2015/02/01 - 2015/02/03)
Congresso (Outra)
Universidade do Minho, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/07/17 - 2020/07/17 A docência e o desafio da inclusão: práticas na UAveiro e na UMinho [Teaching and the challenge of inclusion: practices at UAveiro and UMinho]
Conferência
Docência +
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/06 - 2020/07/17 Docência +: Transformação [Teaching +: Transformation]
Simpósio
Docência +
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/06 - 2020/07/10 VoxVote e Mentimeter
Oficina (workshop)
Docência +
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/06 - 2020/07/10 Ted Ed
Oficina (workshop)
Docência +
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/06 - 2020/07/10 Perusall
Oficina (workshop)
Docência +
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/08 - 2020/07/08 Students as partners: empowering students to actively improve their university experience
Conferência
Docência +
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2020/06/26 - 2020/06/26 Tudo o que precisa de saber para publicar em acesso aberto: Think. Check. Submit [Everything you need to know to publish in open access: Think. Check. Submit]
Oficina (workshop)
Tudo o que precisa de saber para publicar em acesso aberto: Think. Check. Submit [Everything you need to know to publish in open access: Think. Check. Submit]
Universidade do Minho, Portugal
2020/06/25 - 2020/06/25 Plagiarism
Oficina (workshop)
Elsevier Inc, Estados Unidos
2020/06/25 - 2020/06/25 Disciplines and interdisciplinarity in doctoral education
Congresso
2020 EUA-CDE Annual Meeting online series
European University Association Council for Doctoral Education (EUA-CDE), Bélgica
2020/06/16 - 2020/06/16 Ins and Outs of MathSciNet
Oficina (workshop)
Ins and Outs of MathSciNet
Universidade do Minho, Portugal
2020/06/15 - 2020/06/15 ProQuest Business Premium Collection: from ABI/INFORM to Hoovers, economy resources for your research
Oficina (workshop)
ProQuest Business Premium Collection: from ABI/INFORM to Hoovers, economy resources for your research
Universidade do Minho, Portugal
2020/06/12 - 2020/06/12 Authorship
Oficina (workshop)
Authorship
Elsevier Inc, Estados Unidos
2020/06/08 - 2020/06/08 Academic search complete: pesquisas básicas e avançadas [Academic search complete: basic and advanced searches]
Oficina (workshop)
Academic search complete: pesquisas básicas e avançadas [Academic search complete: basic and advanced searches]
Universidade do Minho, Portugal
2020/06/04 - 2020/06/04 Fontes de Informação Europeia na Internet [European Information Sources on the Internet]
Oficina (workshop)
Fontes de Informação Europeia na Internet [European Information Sources on the Internet]
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
2020/05/07 - 2020/05/07 Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena [Take advantage of education by the digital media during quarantine]
Oficina (workshop)
Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena [Take advantage of education by the digital media during quarantine]
2020/04/24 - 2020/04/24 Impacto do RepositóriUM no mundo: factos, números e testemunhos [Impact of RepositóriUM in the world: facts, figures and testimonies]
Oficina (workshop)
Impacto do RepositóriUM no mundo: factos, números e testemunhos [Impact of RepositóriUM in the world: facts, figures and testimonies]
Universidade do Minho, Portugal
2020/03/27 - 2020/03/27 Publicar dados: garantir que os meus dados assumem um papel mais proeminente [Publish data: ensure that my data takes on a more prominent role]
Oficina (workshop)
Publicar dados: garantir que os meus dados assumem um papel mais proeminente [Publish data: ensure that my data takes on a more prominent role]
Universidade do Minho, Portugal
2020/03/27 - 2020/03/27 Publicar dados: garantir que os meus dados assumem um papel mais proeminente [Publish data: ensure that my data takes on a more prominent role]
Oficina (workshop)
Publicar dados: garantir que os meus dados assumem um papel mais proeminente [Publish data: ensure that my data takes on a more prominent role]
Universidade do Minho, Portugal
2020/01/30 - 2020/01/30 Do mapa mental à narrativa digital: metodologia ativa para a construção e comunicação do saber [From the mind map to the digital narrative: active methodology for the construction and communication of knowledge]
Oficina (workshop)
Do mapa mental à narrativa digital: metodologia ativa para a construção e comunicação do saber [From the mind map to the digital narrative: active methodology for the construction and communication of knowledge]
Universidade do Minho, Portugal
2020/01/29 - 2020/01/29 O jogo da aula: estratégias para a promoção da participação na sala de aula [The classroom game: strategies for promoting participation in the classroom]
Oficina (workshop)
O jogo da aula: estratégias para a promoção da participação na sala de aula
Universidade do Minho, Portugal
2020/01/29 - 2020/01/29 Provocar o Pensamento Crítico, a Empatia e a Imaginação dos estudantes com abordagens baseadas em artes e no diálogo [To provoke critical thinking, empathy and imagination of students with approaches based on arts and dialogue]
Oficina (workshop)
Provocar o Pensamento Crítico, a Empatia e a Imaginação dos estudantes com abordagens baseadas em artes e no diálogo
Universidade do Minho, Portugal
2020/01/28 - 2020/01/28 Media Training: como estabelecer relação com os média [Media Training: how to establish a relationship with the media]
Oficina (workshop)
Media Training: como estabelecer relação com os média
Universidade do Minho, Portugal
2020/01/27 - 2020/01/27 Challenge Based Learning - A New Role for Universities to Contribute to Social Transformation and Public Good.
Oficina (workshop)
Challenge Based Learning - A New Role for Universities to Contribute to Social Transformation and Public Good
Universidade do Minho, Portugal
2020/01/16 - 2020/01/17 Winter School "Data analysis in quantitative studies" Winter School "Data analysis in quantitative studies"
Universidade do Minho, Portugal
2019/11/04 - 2019/11/29 Microsoft Office Excel (formação avançada) [Microsoft Office Excel (advanced training)]
Oficina (workshop)
Microsoft Office Excel (formação avançada) [Microsoft Office Excel (advanced training)]
Universidade do Minho, Portugal
2019/10/23 - 2019/10/23 Colégio Doutoral [Doctoral College]: “Doctoral education in the 21st century: aims, challenges and ways forward”
Seminário
Doctoral education in the 21st century: aims, challenges and ways forward
Universidade do Minho, Portugal
2019/10/18 - 2019/10/18 Avaliação ética de projetos de investigação em educação [Ethical evaluation of educational research projects]
Seminário
2.º Seminário de Formação CIEd – Avaliação ética de projetos de investigação em educação: normas e procedimentos
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/05/30 - 2019/05/30 H2020 e Horizonte Europa - Estratégias para Construir Propostas Sólidas [H2020 and Horizon Europe - Strategies to Build Solid Proposals]
Oficina (workshop)
Universidade do Minho, Portugal
2019/05/27 - 2019/05/27 Infoday MSCA: Horizonte 2020 e transição para o Horizonte Europa [Infoday MSCA: Horizon 2020 and transition to Horizon Europe]
Simpósio
Jornadas PERIN 2019 "+Ciência, +Europa"
Agência Nacional de Inovação SA, Portugal
2019/04/09 - 2019/04/09 Horizonte Europa - Investigação e inovação na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável [Horizon Europe - Research and innovation in the 2030 Agenda for Sustainable Development]
Oficina (workshop)
Horizonte Europa - Investigação e inovação na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável [Europe Horizon - Research and innovation in the 2030 Agenda for Sustainable Development]
Agência Nacional de Inovação SA, Portugal
2019/03/15 - 2019/03/15 Gestão Documental (DocUM) - Novo interface da plataforma [Document Management (DocUM) - New platform interface]
Oficina (workshop)
Gestão Documental (DocUM) - Novo interface da plataforma
Universidade do Minho, Portugal
2018/11 - 2018/11 Preparação de Propostas em Colaboração para Estruturas de Apoio a Projetos [Preparation of Collaborative Proposals for Project Support Structures]
Oficina (workshop)
Preparação de Propostas em Colaboração para Estruturas de Apoio a Projetos [Preparation of Collaborative Proposals for Project Support Structures]
Agência Nacional de Inovação SA, Portugal
2018/07/09 - 2018/07/13 EERA Summer School "Qualitative and Mixed Methods Research Designs: From designing to publishing"
Oficina (workshop)
EERA Summer School "Qualitative and Mixed Methods Research Designs: From designing to publishing"
Masarykova univerzita, República Checa
2018/04/20 - 2018/04/20 Formação de Estudantes-avaliadores para as Comissões de Avaliação Externa no Ensino Superior (CAE) [Training of Student-Evaluators for External Evaluation Committees (CAE) in Portuguese Higher Education]
Oficina (workshop)
Formação de Estudantes-avaliadores para as Comissões de Avaliação Externa no Ensino Superior - CAE [Training of Student-Evaluators for External Evaluation Committees (CAE) in Portuguese Higher Education]
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ], Portugal
2018/03/21 - 2018/03/21 SCOPUS: Base de dados de referência e citação [SCOPUS: Reference and citation database]
Oficina (workshop)
SCOPUS: Base de dados de referência e citação [SCOPUS: Reference and citation database]
Universidade do Minho, Portugal
2018/03/07 - 2018/03/07 Fontes de Informação Europeia na Internet e Carreiras Internacionais [European Information Sources on the Internet and International Careers]
Oficina (workshop)
Fontes de Informação Europeia na Internet e Carreiras Internacionais [European Information Sources on the Internet and International Careers]
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
2018/02/28 - 2018/02/28 Fontes e Pesquisa de Informação Científica Online [Sources and Research of Scientific Information Online]
Oficina (workshop)
Fontes e Pesquisa de Informação Científica Online [Sources and Research of Scientific Information Online]
Universidade do Minho, Portugal
2018/02/15 - 2018/02/15 How to prepare your manuscript
Oficina (workshop)
How to prepare your manuscript
Elsevier Ltd, Reino Unido
2017/11/22 - 2017/12/15 Iniciação ao SPSS™ [Getting Started with SPSS™]
Oficina (workshop)
Iniciação ao SPSS™ [Getting Started with SPSS™]
Universidade do Minho, Portugal
2017/08/29 - 2017/08/29 Make career in research
Oficina (workshop)
Make career in research
Elsevier Ltd, Reino Unido
2017/03/22 - 2017/03/22 How to became a reviewer and what do editors expect?
Oficina (workshop)
How to became a reviewer and what do editors expect?
Elsevier Ltd, Reino Unido
2016/07/11 - 2016/07/15 EERA Summer School "Methods and Methodology in Educational Research"
Oficina (workshop)
EERA Summer School "Methods and Methodology in Educational Research"
Johannes Kepler Universität Linz, Áustria
2015/11/02 - 2015/12/09 Formação em voz e comunicação [Voice and communication training]
Oficina (workshop)
Formação em voz e comunicação [Voice and communication training]
Universidade do Minho, Portugal
2015/11/11 - 2015/11/11 How to respond to reviewers' comments
Oficina (workshop)
How to respond to reviewers' comments
Elsevier Ltd, Reino Unido
2015/10/25 - 2015/10/25 Portal do Eurostat: Estatísticas da União Europeia [Eurostat Portal: European Union Statistics]
Oficina (workshop)
Portal do Eurostat: Estatísticas da União Europeia [Eurostat Portal: European Union Statistics]
Universidade do Minho, Portugal
2015/10/01 - 2015/10/03 II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação [II International Colloquium on Social Sciences of Education]
Oficina (workshop)
Universidade do Minho, Portugal
2015/07/16 - 2015/07/18 Educação de Infância: Políticas e práticas [Early Childhood Education: Pratices and Policies]
Oficina (workshop)
Educação de Infância: Políticas e práticas [Early Childhood Education: Pratices and Policies]
Universidade do Minho, Portugal
2015/04/16 - 2015/04/16 EndNote Basic - Gestor de referências bibliográficas [Bibliographic reference manager]
Oficina (workshop)
EndNote Basic - Gestor de referências bibliográficas [Bibliographic reference manager]
Universidade do Minho, Portugal
2015/04/15 - 2015/04/15 Mendeley - Gestor de referências bibliográficas [Mendeley - Bibliographic reference manager]
Oficina (workshop)
Mendeley - Gestor de referências bibliográficas [Mendeley - Bibliographic reference manager]
Universidade do Minho, Portugal
2015/03/23 - 2015/03/23 InCities. Benchmarking & Analytics
Oficina (workshop)
InCities. Benchmarking & Analytics
Clarivate Analytics UK Limited, Reino Unido
2015/03/23 - 2015/03/23 Web of Science, including new version of JCR and ESI
Oficina (workshop)
Web of Science, including new version of JCR and ESI
Universidade do Minho, Portugal
2007/02 - 2007/04 Norwegian
Oficina (workshop)
Norwegian
OsloMet - storbyuniversitetet, Noruega

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/06/30 Teacher Evaluation Process and Practices: A Case Study in the Context of Higher Education in Angola [Processo e Práticas de Avaliação do Desempenho Docente: Um Estudo de Caso no Contexto do Ensino Superior em Angola]
Arguente
Angélica Nachiungue Marta Vidal Celestino (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2024/11/28 The action of the General Inspectorate of Education and Science within the scope of the External Evaluation of Schools [A ação da Inspeção-Geral da Educação e Ciência no âmbito da Avaliação Externa das Escolas]
Arguente principal
Cláudia Regina Simões Marques (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2024/06/13 Pedagogical Supervision: Mapping the Future(s) of Education: A Periodic Table of Competencies for the 21st Century [Supervisão pedagógica: Mapeando o(s) Futuro(s) da Educação: Uma Tabela Periódica de Competências para o Século XXI]
Arguente principal
Irina Romina Gomes Borges (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2022/09/26 Pedagogical supervision: contributions to its analysis in the context of the initial training of kindergarten teachers and primary school teachers [Supervisão pedagógica: contributos para a sua análise no contexto da formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico]
Arguente principal
Paulo Jorge Natal dos Santos Viana (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2021/06/16 Pedagogical supervision in preschool education and its role in the pedagogical practices of career kindergarten teachers [A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira]
Arguente principal
Osvaldo Filipe da Silva Moreira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2021/06/08 Teacher training in preschool education in Timor-Leste. Curricular practices and guidelines [Formação de educadores no contexto da educação pré-escolar em Timor-Leste. Práticas e orientações curriculares]
Arguente principal
Mariazinha Ferreira da Conceição (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021/02/25 Orientações curriculares do ensino pré-escolar em Timor-Leste: um estudo exploratório sobre as perspetivas dos educadores [Curricular guidelines for pre-school education in Timor-Leste: an exploratory study on educators' perspectives]
Arguente principal
Natália Ximenes Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/09/01 - 2021 WERA 2020+1 World Congress; 17th Spanish & 9th Ibero-American Education Conference, "Networking Education: Diverse Realities, Common Horizons" (SP) University of Santiago de Compostela
2020/08 - 2021 AERA 2021 Annual Meeting “Accepting Educational Responsibility” (EUA) Orlando, FL, EUA
2019/06/01 - 2020/01/31 II SCIF – Seminário de Currículo, Inovação e Flexibilização [Seminar of Curriculum, Innovation and Flexibility] (PT) Braga, Portugal
2019/11/02 - 2020/01/19 WERA 2020 World Congress; 17th Spanish & 9th Ibero-American Education Conference, "Networking Education: Diverse Realities, Common Horizons" (SP) Santiago de Compostela, Spain
2019/08/01 - 2019/12/02 V COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação "Entre currículos nacionais e avaliações internacionais: os desafios de uma educação global" [Luso-Brazilian Conference on Education "Between national curricula and international assessments: the challenges of global education"] (BR) Santa Catarina State University (UDESC) & University of Minho (UMinho), Joinville, Brazil
2019/01/01 - 2019/05/01 WERA 2019 World Congress "Future of Democracy and Education: Realizing Equity and Social Justice Worldwide" (JPN) The University of Tokyo & Gakushuin University
2018/03/01 - 2018/06/01 WERA 2018 World Congress (RSA) Cape Town, South Africa
2017/11/01 - 2018/02/28 IV COLBEDUCA e II CIEE - Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar “Currículo e Inclusão em Tempos de Internacionalização" [Seminar of Curriculum, Inclusion and Education "Curriculum and Inclusion in Times of Internationalization"] (PT) University of Minho
2017/03/01 - 2017/12/22 III CLABQC - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares "Educação, Formação e Crioulidade" [Luso-Afro-Brazilian Colloquium on Curricular Issues "Education, Training and Creolity"] (CPV) Universidade de Cabo Verde, Praia

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/07/24 - Atual Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (2176-6681) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira
2020/06/27 - Atual Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (0104-4036)
2020/05/01 - Atual European Journal of Curriculum Studies European Association of Curriculum Studies (Euro-ACS); Portuguese Association of Curriculum Studies
2019/06/01 - Atual Education Policy Analysis Archives (1068-2341) Education Policy Analysis Archives
2019/02 - Atual Em Aberto (2176-6673) INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
2018/02/01 - Atual SAGE Open (2158-2440) SAGE Publications
2016/02/01 - Atual Revista Educación, Política y Sociedad (2445-4109)
2015/12/01 - Atual Revista de Estudos Curriculares (2183-8755)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020/02/01 - Atual External expert at Schools External Evaluation (IGEC) evaluation committee in Portugal [Perita externa nas visitas de Avaliação Externa das Escolas da IGEC]
Avaliador
Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) [General-Inspection of Education and Science ], Portugal Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) [General-Inspection of Education and Science ]
2018/09/01 - Atual External expert at External Evaluation Committees in Portuguese Higher Education institutions (CAE) as a student-evaluator of Higher Education and Internal Quality Assurance Systems of A3ES [Membro de Comissões de Avaliação Externa no Ensino Superior (CAE) como estudante-avaliadora do Ensino Superior e Sistemas Internos de Garantia da Qualidade da A3ES]
Avaliador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ], Portugal Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ]

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015/03 - Atual Technical-scientific consultancy at the Schools Self-Evaluation Observatory [Consultoria técnico-científica no Observatório de Autoavaliação de Escolas] Universidade do Minho, Portugal
2018/04/01 - 2019/09/30 External Evaluation of School Association Training Centres (CFAE) [Avaliação Externa dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE)] Universidade do Minho, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/09 - 2021/02 Introduction to Professional Practice III - Analysis of Training Projects [Iniciação à Prática Profissional III - Análise de Projetos de Formação] (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2020/02/05 - 2020/06/17 Curricular Theory and Development II [Teoria e Desenvolvimento Curricular II] Educação (Licenciatura) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020/02/15 - 2020/06/06 Advanced Themes on Curriculum Studies [Temas Avançados em Estudos Curriculares ] (Doutoramento) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/09/27 - 2020/01/17 Thesis Project on Curricular Studies and Educational Technology [Projeto de Tese em Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa] (Doutoramento) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/09/27 - 2020/01/17 Advanced Themes on Curriculum Studies and Educational Technology [Temas Avançados em Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa] (Doutoramento) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/02 - 2019/06 Advanced Themes on Curriculum Studies [Temas Avançados em Estudos Curriculares ] (Doutoramento) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/02 - 2019/06 Curriculum Development Research [Investigação em Desenvolvimento do Curricular] (Mestrado) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/02 - 2017/06 Research Seminar on Curriculum Development and Educational Innovation [Seminário de Investigação em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa] (Mestrado) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016/10 - 2017/02 Curriculum Theory and Development [Teoria e Desenvolvimento Curricular] (Mestrado) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015/10 - 2016/02 Research Seminar on Curriculum Development and Educational Innovation [Seminário de Investigação em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa] (Mestrado) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/01/01 - Atual American Educational Research Association (AERA) [Associação Americana de Investigação Educacional] Member
2017/01/01 - Atual European Educational Research Association (EERA)
2014/01/01 - Atual Portuguese Society of Educational Sciences [Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)] Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2025 - Atual Coordinator of the Schools’ Self-Evaluation Observatory (CIEd/University of Minho) [Coordenadora do Observatório de Autoavaliação das Escolas (CIEd/UMinho)]
Diretor
Universidade do Minho, Portugal
2020 - Atual External Expert of the Inspectorate-General for Education and Science (IGEC) in the External Evaluation of Schools Process [Perita externa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) no processo Avaliação Externa das Escolas]
Membro
Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) [General-Inspection of Education and Science ], Portugal
2018 - 2021 Expert of the Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education (A3ES) [Perita da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)]
Membro
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ], Portugal
2016/09/01 - 2019/08/31 Advisory Council of the Institute of Education. Internal full member, Student Representative of the Postgraduate Courses [Conselho Consultivo do Instituto de Educação. Membro efetivo interno, representante dos alunos dos Cursos de Pós-Graduação]
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016/01/01 - 2018/08/31 Doctoral Programme Board in Educational Sciences. Student Representative of the Postgraduate Courses [Comissão Diretiva do Doutoramento em Ciências da Educação. Representante dos alunos dos Cursos de Pós-Graduação ]
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015/09/01 - 2017/08/31 Council of the Institute of Education. Student Representative of the Postgraduate Courses. [Conselho do Instituto de Educação. Representante dos alunos dos Cursos de Pós-Graduação]
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015/09/01 - 2016/08/31 Pedagogical Council of the Institute of Education. Student Representative of the Postgraduate Courses [Conselho Pedagógico do Instituto de Educação. Representante dos alunos dos Cursos de Pós-Graduação]
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2020/02/18 - 2020/02/18 Conceito(s) de currículo [Curriculum concept(s)]. Inês Martins
Distinções

Prémio

2023 UMinho Research Initiation Prize [Prémio de Iniciação à Investigação UMinho]
Universidade do Minho, Portugal
2021 Postdoctoral Fellowship - Bolsa Ayudas María Zambrano
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
2021 Individual Call to Scientific Employment Stimulus - 4th Edition
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2015 EERA Emerging Researcher Research Award
European Educational Research Association (EERA, Alemanha

Outra distinção

2014 Ph.D. Scholarship [Bolsa de Doutoramento ]
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal