Artigo em revista |
- Ângela Balça. "What happens when the family reads to the children?". Letrônica (2023): https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44179.
10.15448/1984-4301.2023.1.44179
- Ana Maria Esteves Bortolanza; Ângela Maria Franco Martins Coelho de Balça; Neire Márcia da Cunha. "A (in)visibilidade da literatura
infantil nas políticas públicas de alfabetização: Realidade Brasil e Portugal / The (in)visibility of children's literature
in public literacy policies: Reality Brazil and Portugal". Revista Eletrônica de Educação (2023): https://doi.org/10.14244/198271995078.
10.14244/198271995078
- Debus, José Carlos; Balça, Ângela. "O teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia / The theater of the oppressed:
mediation and construction of autonomy". Educar em Revista (2023): http://hdl.handle.net/10174/33192.
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.82174
- Balça, Ângela. "Educação literária na escola / Literary education at school". Antares (2023): http://hdl.handle.net/10174/35617.
https://doi.org/DOI: http://dx.doi.org/10.18226/19844921.v15.n36.12
- Neto, António; Costa, Paulo; Balça, Ângela. "A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira:
docência, planos de aula e didática / The formation of the literary reader in the context of a Brazilian public school: teaching,
lesson plans and didactics". Palimpsesto (2023): http://hdl.handle.net/10174/35514.
DOI: 10.12957/palimpsesto.2023.76113
- Suelen Cristina dos Santos Klem; Gislaine Gomes Granado Sanches; Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça; Sandra
Aparecida Pires Franco. "Práxis docente com leitura literária/Teaching practice with literary reading". Revista Ibero-Americana
de Estudos em Educação (2022): https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16322.
10.21723/riaee.v17iesp.1.16322
- Tena, R., Soto, J., & Balça, A.. "La censura de Las mil y una noches durante las censuras de Franco y Salazar (...)/The censorship
of The Arabian Nights during the censorship of Franco and Salazar". 488 (2022):
Publicado
- Debus,José Carlos dos Santos; Balça,Ângela; José Carlos dos Santos Debus; Ângela Balça. "O teatro do oprimido: mediação e
construção da autonomia". Educar em Revista 38 (2022): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602022000100909.
10.1590/0104-4060.82174
- Bento, Inês; Balça, Ângela. "Promover a educação literária on-line". (2022): http://hdl.handle.net/10174/30971.
- Balça, Ângela; Domingues, Chirley; Costa, Paulo. "Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos".
(2022): http://hdl.handle.net/10174/30659.
https:/10.24310/isl.vi16.13486
- Ricardo, Cláudia; Balça, Ângela. "Citizenship education: itineraries with children's literature". (2022): http://hdl.handle.net/10174/30633.
10.24310/isl.vi16.13486
- Junqueira de Souza, Renata; Girotto, Cyntia; Balça, Ângela. "Estrategias de lectura: contribuciones para la comprensión escrita".
(2022): http://hdl.handle.net/10174/30746.
10.47249/rba2021530
- Balça, Ângela; Ricardo, Cláudia. "Educación para la ciudadanía: recorridos por la literatura infantil / Education for citizenship:
tours through children's literature". Investigaciones Sobre Lectura 16 (2021): 95-114. http://dx.doi.org/10.24310/isl.vi16.13486.
10.24310/isl.vi16.13486
- Angela Balca; Paulo Costa; Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Discursos educativos en torno a lo digital, en Portugal: ¿qué lugar
para la creación (literaria)? / Educational discourses around the digital, in Portugal: what place for (literary) creation?".
ESPIRAL. CUADERNOS DEL PROFESORADO (2021): https://doi.org/10.25115/ecp.v14i29.4593.
10.25115/ecp.v14i29.4593
- Ângela Balça; Balça, Ângela. "ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA: UMA RELAÇÃO DESIGUAL NA ESCOLA / ORALITY, READING AND WRITING:
AN UNEQUAL RELATIONSHIP AT SCHOOL". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (2021): https://doi.org/10.59306/poisis.v15e27202119-31.
10.59306/poisis.v15e27202119-31
- Ângela Balça; Chirley Domingues; Paulo Lampreia Costa. "ESCRITA E LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: DIÁLOGOS MÚLTIPLOS / WRITING
AND READING IN THE SCHOOL CONTEXT: MULTIPLE DIALOGUES". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
(2021): https://doi.org/10.59306/poisis.v15e2720212-4.
10.59306/poisis.v15e2720212-4
- Selfa Sastre, Moisés; Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Lecturas literarias para una educación para la paz: itinerarios lectores
en Educación primaria". (2021): http://hdl.handle.net/10174/29351.
https://doi.org/10.17561/ae.v22n2.5287
- Selfa Sastre, Moisés; Balça, Ângela. "Educación para la vida y literatura infantil en la red: el caso de Davide Cali". (2021):
http://hdl.handle.net/10174/28707.
https://doi.org/10.18172/con.4200
- Tena, Ramón; Balça, Ângela; Soto, José; Ullate-García, Martín. "La censura del cuento de Blancanieves durante las dictaduras
de Franco y Salazar". (2021): http://hdl.handle.net/10174/29299.
https://doi.org/10.1353/cnf.2020.0034
- Silva, Greice; Girotto, Cyntia; Balca, Angela. "Leitura e leitores na Educação Infantil: as histórias em quadrinhos e a apropriação
do ato de ler". (2021): http://hdl.handle.net/10174/28842.
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131
- Balca, Angela; Azevedo, Fernando; Selfa Sastre, Moisés. "Children’s literature and emotions: mother-child relationship". (2021):
http://hdl.handle.net/10174/28667.
https://doi.org/10.17398/1988-8430.32.55
- Sales, Maria da Luz; Balça, Ângela. "A apropriação da cultura escrita em crianças do ensino fundamental: um estudo com a cultura
e a literatura infantil indígena / The appropriation of written culture in elementary school children: a study of indigenous
children's culture and literature". (2021): http://hdl.handle.net/10174/28743.
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n78p51-65
- Balca, Angela; Costa, Paulo. "Discursos educativos en torno a lo digital, en Portugal: ¿qué lugar para la creación (literaria)?".
Espiral. Cuadernos del Profesorado 14 29 (2021): 18-30.
Publicado • 10.25115/ecp.v14i2
- Greice Ferreira da Silva; Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto; Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça. "Leitura
e leitores na Educação Infantil: as histórias em quadrinhos e a apropriação do ato de ler". Debates em Educação (2020):
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131.
10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131
- Ramón Tena Fernández, Angela Balça, José Soto Vázquez, Martín Gómez Ullate-García de León. "La censura del cuento de Blancanieves
durante las dictaduras de Franco(...)". 36 1 (2020):
Acesso aberto • Publicado
- Angela Balça; Moisés Selfa Sastre; Fernando Azevedo. "Children’s Literature and Emotions: mother-child relationship". TEJUELO.
Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación 32 (2020): 55-82. https://doi.org/10.17398/1988-8430.32.55.
10.17398/1988-8430.32.55
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA E DE PROMOÇÃO DA LITERATURA". (2020): http://hdl.handle.net/10174/26282.
https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-45-4791
- Balca, Angela; Cid, Marília. "THE TEACHING OF SCIENCE AND THE TEACHING OF PORTUGUESE: A STUDY WITH A PRIMARY EDUCATION CLASS".
(2020): http://hdl.handle.net/10174/26279.
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4278
- Brandão, Cláudia; Balça, Ângela. "Contos tradicionais e as crianças: diálogos entre Portugal e Brasil". (2020): http://hdl.handle.net/10174/26352.
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.32i105.4384
- Santos, Ana Isabel; Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo
do Ensino Básico". (2020): http://hdl.handle.net/10174/26287.
https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-45-4791
- Debus, José Carlos; Balça, Ângela. "A literatura como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo:
um estudo entre Brasil e Portugal". (2020): http://hdl.handle.net/10174/26673.
https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13758
- Pereira, Cláudia; Balça, Ângela. "EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO E DAS ATIVIDADES PARA A
SUA EXPLORAÇÃO NA SALA DE AULA". (2020): http://hdl.handle.net/10174/26411.
DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n1p113
- Balca, Angela; Cid, Marília. "THE TEACHING OF SCIENCE AND THE TEACHING OF PORTUGUESE: A STUDY WITH A PRIMARY EDUCATION CLASS".
(2020): http://hdl.handle.net/10174/26279.
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4278
- Brandão, Claudia Leite; Balça, Ângela. "Contos tradicionais e as crianças: diálogos entre Portugal e Brasil". Em Aberto
32 105 (2019): http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.32i105.4384.
Acesso aberto • Publicado • 10.24109/2176-6673.emaberto.32i105.4384
- Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça; Marília Pisco Castro Cid. "The teaching of science and the teaching of
Portuguese: A study with a primary education class". EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação (2019): https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4278.
10.26568/2359-2087.2019.4278
- Jose Carlos Dos Santos Debus; Ângela Maria Balça. "A literatura como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico
e autônomo. Um estudo entre Brasil e Portugal.". Signo (2019): https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13758.
10.17058/signo.v44i81.13758
- Banha Pomar, Clarinda Jesus; Paiva Balça, Ângela Maria; Santos Magalhães, Olga Maria; Fialho Conde, Antónia. "Contributos
e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania = Contributions and challenges
of continuous teacher training for building gender equality and citizenship". Cuestiones de género: de la igualdad y la
diferencia 14 (2019): 403. http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14.5816.
Acesso aberto • Publicado • 10.18002/cg.v0i14.5816
- Balça, Angela. "A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Educação, Ciência
e Cultura 24 1 (2019): 99. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i1.4950.
Acesso aberto • Publicado • 10.18316/recc.v24i1.4950
- Fernando Azevedo; Ângela Balça. "Práticas de educação literária e de promoção da literatura". TEXTURA - ULBRA (2019):
https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-45-4791.
10.17648/textura-2358-0801-21-45-4791
- Pomar, Clarinda; Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Conde, Antónia Fialho. "Contributos e desafios da formação contínua de docentes
para a construção da igualdade de género e cidadania". (2019): http://hdl.handle.net/10174/25818.
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14
- Cardoso, Ana Marta; Balça, Ângela. "Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar". (2019): http://hdl.handle.net/10174/24130.
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25489
- Balca, Angela; Costa, Paulo; Souza, Renata Junqueira. "Literatura juvenil em Portugal: diálogos entre sistema literário e
sistema educativo". (2019): http://hdl.handle.net/10174/23849.
- Franco, Mafalda; Balça, Ângela. "Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística". (2019):
http://hdl.handle.net/10174/23842.
- Debus, José Carlos; Souza, Renata Junqueira; Balca, Angela. "Literatura na escola: Conhecer, entender e potencializar o leitor
autônomo - um estudo entre Brasil e Portugal.". (2019): http://hdl.handle.net/10174/24131.
https://doi.org/10.3895/rl.v20n30.8695
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa, Moisés. "Os Conflitos Bélicos e a Criança na Literatura Infantil". (2019): http://hdl.handle.net/10174/24111.
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1141
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA E DE PROMOÇÃO DA LITERATURA". (2019): http://hdl.handle.net/10174/24132.
- Mafalda Franco; Ângela Balça. "Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística". Educar
em Revista 34 72 (2018): 77-93. https://doi.org/10.1590/0104-4060.62762.
10.1590/0104-4060.62762
- Sergio Suárez Ramírez; Ângela Balça; Paulo Costa. "La enseñanza de los textos deportivos. Estudio de las portadas impresas
de España y Portugal". Contextos Educativos. Revista de Educación 22 (2018): 45-45. https://doi.org/10.18172/con.3335.
10.18172/con.3335
- Franco,Mafalda; Balça,Ângela. "Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística". (2018):
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000600077.
- Suárez, Sérgio; Balça, Ângela; Costa, Paulo. "La enseñanza de los textos desportivos. Estudio de las portadas impresas de
España y Portugal". (2018): http://hdl.handle.net/10174/23649.
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18172/con.3335
- Balca, Angela; Azevedo, Fernando. "Os primórdios da relação entre literatura para a infância e ambiente em Portugal". (2018):
http://hdl.handle.net/10174/21721.
- Micaela Ramon. "AZEVEDO, FERNANDO & BALÇA, ÂNGELA (COORDs.) (2016). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor". Revista
Portuguesa de Educação 30 1 (2017): 217-217. https://doi.org/10.21814%2Frpe.10295.
10.21814/rpe.10295
- Angela Balça; Fernando Azevedo. "Os primórdios da relação entre literatura para a infância e ambiente em Portugal". TEXTURA
- ULBRA 19 39 (2017): https://doi.org/10.17648%2Ftextura-2358-0801-19-39-2381.
10.17648/textura-2358-0801-19-39-2381
- Moisés Selfa Sastre; Ângela Balça. "Biblioteca escolar, lectura y literatura infantil y juvenil: selección de títulos actuales
en español y portugués (2005-2015) / School library, reading and Children's and Young’s Literature: selection of current titles
in Spanish and Portuguese (2005-2015)". (2017): https://doi.org/10.17398/1988-8430.25.5.
10.17398/1988-8430.25.5
- Flávia Brocchetto Ramos; Angelina Maria Vanin; Angela Balça. "BIBLIOTECA ESCOLAR E FORMAÇÃO DO LEITOR: INTEGRAÇÃO POSSÍVEL?".
Imagens da Educação 7 2 (2017): 1-10. https://doi.org/10.4025%2Fimagenseduc.v7i2.35632.
10.4025/imagenseduc.v7i2.35632
- Balça, A.; De Azevedo, F.F.; Selfa, M.. "Portuguese children's literature during the Dictatorship: Censorship and resistance
voices | Literatura infantil portuguesa en tiempos de la Dictadura: Censura y voces de resistencia". OCNOS 16 1 (2017):
107-120. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85020103025&partnerID=MN8TOARS.
10.18239/ocnos_2017.16.1.1160
- Balca, Angela; Azevedo, Fernando; Bento, Inês; Balça, Ângela. "Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz
e as práticas dos docentes". (2017): http://hdl.handle.net/10174/21492.
10.5965/1984723818372017131
- Balca, Angela; Azevedo, Fernando; Barros, Lúcia; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés; Costa, Paulo; Balça, Ângela Maria Franco
Martins de Paiva; et al. "A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura". Caderno Seminal 25
25 (2017): http://hdl.handle.net/10174/21635.
10.12957/cadsem.2016.22073
- Balca, Angela; Azevedo, Fernando. "O currículo na área da Língua Portuguesa para a primeira infância em Portugal". Nuances:
Estudos sobre Educação 27 3 (2017): 139-139.
Publicado • 10.14572/nuances.v27i3.4268
- Inês Bento; Angela Balça. "LITERARY EDUCATION: A STUDY IN PRE-SCHOOL AND PRIMARY EDUCATION". (2016): https://doaj.org/article/ffa0cbfeeede41ebbc207571b153eabc.
- Ines Bento; Angela Balça. "La promoción de una educación literaria - la familia e el maestro como mediadores de lectura /
The promotion of a literary education – the family and the teacher as reading mediators". (2016): https://doaj.org/article/adb7f7a5d0994bbfae8e4c2be441c256.
- Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade; Souza, Renata Junqueira; Junqueira de Souza, Renata; Leal, Eva; Azevedo, Fernando;
Selfa, Moises; et al. "Leitura e formação no Ensino Superior: Problematização sobre a formação de leitores no Brasil e em
Portugal". Ocnos: Revista de Estudios sobre Lectura 94 (2016): 103-118. http://hdl.handle.net/10174/19451.
10.18239/ocnos_2017.16.1.1160
- Souza, Renata Junqueira; Girotto, Cyntia; Balça, Ângela. "Percursos da atividade literária: do texto como pretexto ao potencial
humanizador da literatura". (2015): http://hdl.handle.net/10174/12775.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Sastre, Moisés Selfa; Cruz, Judite Zamith; Selfa, Moisés; Cruz, Judite. "A alteridade na
literatura infantil contemporânea publicada no espaço ibérico: algumas vozes e configurações na construção do género". (2015):
http://hdl.handle.net/1822/40560.
10.15304/elos.2.2569
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Bastos, Glória; Ângela Balça. "WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas".
Caderno Seminal 23 23 (2015): http://hdl.handle.net/1822/37526.
10.12957/cadsem.2015.14668
- Souza, Renata Junqueira; Girotto, Cyntia; Balça, Ângela. "Percursos da atividade literária: do texto como pretexto ao potencial
humanizador da literatura". (2014): http://hdl.handle.net/10174/12775.
Acesso aberto
- Ângela Balça; Eva Leal. "A leitura no contexto da educação pré-escolar". Alabe. Revista de Investigación sobre Lectura
y Escritura 10 (2014): https://doi.org/10.15645%2Falabe.2014.10.5.
10.15645/alabe.2014.10.5
- Balça, Ângela. "Novos mundos para o mundo: perspectivas multiculturais na literatura infantil e juvenil. In Perspectiva".
(2014): http://hdl.handle.net/10174/9392.
- Bortolanza, Ana Maria; Balça, Ângela. "Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação
de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9193.
- Balça, Ângela. "Quem é o Outro? – Silêncios e invisibilidades na produção literária para a infância In Solta Palavra". (2014):
http://hdl.handle.net/10174/9438.
- Balça, Ângela; Magalhães, Olga. "Das estórias e da história – Foi quando a família real chegou… e 1808". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9326.
- Ramos, Flavia; Balça, Ângela. "Bibliotecas escolares: conversas entre Brasil e Portugal. In Acta Scientiarum. Education".
(2014): http://hdl.handle.net/10174/9393.
https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20640
- Bortolanza, Ana Maria; Balça, Ângela. "Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação
de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9193.
- Balça, Ângela. "Quem é o Outro? – Silêncios e invisibilidades na produção literária para a infância In Solta Palavra". (2014):
http://hdl.handle.net/10174/9438.
- Balça, Ângela. "Novos mundos para o mundo: perspectivas multiculturais na literatura infantil e juvenil. In Perspectiva".
(2014): http://hdl.handle.net/10174/9392.
- Balça, Ângela. "Novos mundos para o mundo: perspectivas multiculturais na literatura infantil e juvenil. In Perspectiva".
(2014): http://hdl.handle.net/10174/9392.
- Bortolanza, Ana Maria; Balça, Ângela. "Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação
de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9193.
- Balça, Ângela. "Quem é o Outro? – Silêncios e invisibilidades na produção literária para a infância In Solta Palavra". (2014):
http://hdl.handle.net/10174/9438.
- Flávia Brocchetto Ramos; Ângela Balça. "Bibliotecas escolares: conversas entre Brasil e Portugal - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20640".
Acta Scientiarum. Education 35 2 (2013): https://doi.org/10.4025%2Factascieduc.v35i2.20640.
10.4025/actascieduc.v35i2.20640
- Ângela Balça. "Novos mundos para o mundo: perspetivas multiculturais na literatura infantil e juvenil". Perspectiva
30 3 (2013): https://doi.org/10.5007%2F2175-795x.2012v30n3p909.
10.5007/2175-795x.2012v30n3p909
- Balça, Ângela. "Quem é o Outro? – Silêncios e invisibilidades na produção literária para a infância In Solta Palavra". (2013):
http://hdl.handle.net/10174/9438.
Acesso aberto
- Ramos, Flavia; Balça, Ângela. "Bibliotecas escolares: conversas entre Brasil e Portugal. In Acta Scientiarum. Education".
(2013): http://hdl.handle.net/10174/9393.
Acesso aberto • 10.4025/actascieduc.v35i2.20640
- Bortolanza, Ana Maria; Balça, Ângela. "Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação
de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education". (2013): http://hdl.handle.net/10174/9193.
Acesso aberto
- Guerreiro, Ana Cristina; Balça, Ângela. "Estratégias de Leitura, Estratégias de Sucesso: um estudo de caso sobre representações
de alunos de 9.º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8139.
- Ramos, Flávia Brocchetto; Balça, Ângela. "School libraries in basic education: conversations between Brazil and Portugal -
doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20640". (2013): https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20640.
https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20640
- Tomé, Anabela; Balça, Ângela. "TEXTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE LEITORES.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8137.
- Costa, Paulo; Balça, Ângela. "O Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês
nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/7061.
- Guerreiro, Ana Cristina; Balça, Ângela. "Estratégias de Leitura, Estratégias de Sucesso: um estudo de caso sobre representações
de alunos de 9.º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8139.
- Costa, Paulo; Balça, Ângela. "O Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês
nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/7061.
- Ramos, Flávia Brocchetto; Balça, Ângela. "School libraries in basic education: conversations between Brazil and Portugal -
doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20640". (2013): https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20640.
https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20640
- Costa, Paulo; Balça, Ângela. "O Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês
nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/7061.
- Ramos, Flávia Brocchetto; Balça, Ângela. "School libraries in basic education: conversations between Brazil and Portugal -
doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20640". (2013): https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20640.
https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20640
- Guerreiro, Ana Cristina; Balça, Ângela. "Estratégias de Leitura, Estratégias de Sucesso: um estudo de caso sobre representações
de alunos de 9.º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8139.
- Paulo Costa; Angela Balça. "O Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês
nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora /El Máster de Enseñanza del Portugués en Tercer Ciclo de Educación
Básica y Educación Secunaria y en Español/Francés en Educación Básica y Educación Secundaria de la Universidad de Évora".
(2012): https://doaj.org/article/75b488236bb74f62bdce14d309b2fd26.
- Balça, A.; Fonseca, M.A.. "The teachers and the school library: A necessary relationship | Os docentes e a biblioteca escolar:
Uma relação necessária". Revista Lusofona de Educacao 20 (2012): 65-80. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84865585249&partnerID=MN8TOARS.
- Balca, Angela. "O Mestrado em Ensino do Português no 3_o Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol". (2012):
- Balça, Ângela. "Novos mundos para o mundo: perspectivas multiculturais na literatura infantil e juvenil. In Perspectiva".
(2012): http://hdl.handle.net/10174/9392.
Acesso aberto
- Balça, Ângela; Magalhães, Olga. "Das estórias e da História – Foi quando a família real chegou… e 1808". (2012): http://hdl.handle.net/10174/9535.
Acesso aberto
- Costa, Paulo; Balça, Ângela. "O Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês
nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/7061.
Acesso aberto
- Guerreiro, Ana Cristina; Balça, Ângela. "Estratégias de Leitura, Estratégias de Sucesso: um estudo de caso sobre representações
de alunos de 9.º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8139.
- Balça, Ângela; Figueiredo, Maria Cristina. "Formação de professores, leitura e práticas em contexto de supervisão". (2012):
http://hdl.handle.net/10174/7303.
Acesso aberto
- Balça, Ângela. "O verde nos contos - uma via para a educação ambiental". (2012): http://hdl.handle.net/10174/5000.
- Balça, Ângela; Rocha, Maria de Nazaré. "A crônica jornalística como dispositivo na educação de jovens e adultos: um estudo
de caso". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4971.
- Balça, Ângela; Costa, Paulo; Magalhães, Olga. "1808: um exílio voluntário, um novo país". (2012): http://hdl.handle.net/10174/5002.
- Balça, Ângela. "L’humour dans la poésie pour enfants: contributions pour l’animation à la lecture dans le contexte de l’école
maternelle". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4993.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando; Pires, Natividade; Costa, Paulo. "Identidades culturales y globalización: una otra mirada
al alcance de la literatura infantil.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/3869.
- Monteiro, Sofia; Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "“Confabulando” valores: la cigarra e la hormiga". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4968.
- Balça, Ângela; Rocha, Maria de Nazaré. "A crônica jornalística como dispositivo na educação de jovens e adultos: um estudo
de caso". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4999.
- Balça, Ângela; Costa, Paulo; Magalhães, Olga. "1808: um exílio voluntário, um novo país". (2012): http://hdl.handle.net/10174/5002.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando; Pires, Natividade; Costa, Paulo. "Identidades culturales y globalización: una otra mirada
al alcance de la literatura infantil.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/3869.
- Monteiro, Sofia; Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "“Confabulando” valores: la cigarra e la hormiga". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4968.
- Balça, Ângela; Rocha, Maria de Nazaré. "A crônica jornalística como dispositivo na educação de jovens e adultos: um estudo
de caso". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4999.
- Balça, Ângela. "L’humour dans la poésie pour enfants: contributions pour l’animation à la lecture dans le contexte de l’école
maternelle". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4993.
- Balça, Ângela; Rocha, Maria de Nazaré. "A crônica jornalística como dispositivo na educação de jovens e adultos: um estudo
de caso". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4971.
- Balça, Ângela. "O verde nos contos - uma via para a educação ambiental". (2012): http://hdl.handle.net/10174/5000.
- Balça, Ângela. "Projectos e actividades de promoção da leitura e de formação de leitores". (2011): http://hdl.handle.net/10174/3957.
Acesso aberto
- Balça, Ângela; Martos, Aitana. "Las bibliotecas escolares en el currículum universitario: análisis de su situación y necesidades".
(2011): http://hdl.handle.net/10174/3868.
Acesso aberto
- Paiva Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de. "Projetos e atividades de promoção da leitura e de formação de leitores/
Projects and activities for the promotion of reading and formation of readers". (2011): http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/12369.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando; Pires, Natividade; Costa, Paulo. "Identidades culturales y globalización: una otra mirada
al alcance de la literatura infantil.". (2011): http://hdl.handle.net/10174/3869.
Acesso aberto
- Marreiros Monteiro, S.; Balça, Â.; Azevedo, F.. ""Plotting" values: The Ant and the Cicada | «Confabulando» valores: La cigarra
y la hormiga". OCNOS 6 (2010): 61-69. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79959931677&partnerID=MN8TOARS.
- Balça, Ângela. "O verde nos contos - uma via para a educação ambiental". (2010): http://hdl.handle.net/10174/5000.
Acesso aberto
- Balça, Ângela. "Ler o texto literário na aula de língua portuguesa – constrangimentos e possibilidades". (2010): http://hdl.handle.net/10174/5008.
Acesso aberto
- Balça, Ângela. "L’humour dans la poésie pour enfants: contributions pour l’animation à la lecture dans le contexte de l’école
maternelle". (2010): http://hdl.handle.net/10174/4993.
Acesso aberto
- Balça, Ângela; Costa, Paulo; Magalhães, Olga. "1808: um exílio voluntário, um novo país". (2010): http://hdl.handle.net/10174/5002.
Acesso aberto
- Maria Nazare Rocha Souza; Angela Balça. "A crônica jornalística como dispositivo na educação de jovens e adultos: um estudo
de caso". (2010): https://doaj.org/article/bfb9c7fc1ef94fb186af5ffcbabd82f9.
- Sofia Marreiros Monteiro; Ângela Balça; Fernando Azevedo. ""Confabulando" valores: La cigarra y la hormiga". (2010): https://doaj.org/article/0c8c34e34c124a3bbc0a74db583c6757.
- Monteiro, Sofia Marreiros; Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. ""Confabulando" valores: La cigarra y la hormiga". (2010): http://hdl.handle.net/1822/63974.
10.18239/ocnos_2010.06.05
- Eliane Debus; Ângela Balça. "LITERATURA INFANTIL PORTUGUESA E BRASILEIRA: CONTRIBUTOS PARA UM DIÁLOGO MULTICULTURAL". Via
Atlântica 14 (2008): 63-63. https://doi.org/10.11606%2Fva.v0i14.50380.
10.11606/va.v0i14.50380
- Costa, Paulo; Balca, Angela. "Literary heritage of oral tradition ¿ contribution to the promotion of a literary education".
20-21 (2008): 129-137.
Publicado
|
Capítulo de livro |
- Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Portugal: Mercado
das Letras,
- Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la
première moitié du XXe siècle". Portugal: Presses Universitaires de Bordeaux,
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan".
Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança,
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Pensar a cidadania hoje através da educação literária". Portugal: Pactor,
- Vagula, Vânia; Balça, Ângela. "Ler na educação infantil: mediação, literatura e aprendizado". Portugal: Mercado das Letras,
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Formar leitores literários competentes, sofisticados e críticos: o programa de leitura
fundamentado na literatura". Portugal,
- Balça, Ângela. "Contos Tradicionais: Língua, Cultura e Imaginário". Portugal: F. Azevedo (Coord.), Literatura Infantil e Imaginário
(pp. 29-41). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-35-8,
- Balça, Ângela. "As Aventuras de Pinóquio: representações dos estudantes universitários.". Portugal: F. Azevedo, A. F.Araújo
e J. M. de Araújo (Coord.), As vidas de Pinóquio. Ecos Literários e Educacionais (pp. 11-25). Braga: Centro de Investigação
em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-36-5,
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal
e no Brasil". Portugal: Debus, E. e Michelli, R. (Orgs.) Entre fadas e bruxas: o mundo feérico dos contos para crianças e
jovens (pp. 29-42). Rio de Janeiro: Dialogarts,
- Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Quem nos governa? A política na literatura para a infância". Portugal: F. Azevedo (Coord.),
Literatura para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor (pp. 187-202). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança
/ Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-38-9,
- Balça, Ângela. "Identidade e alteridade: quando se cruzam o mercado e os livros para crianças". Portugal: Lulu,
- Balça, Ângela. "A leitura de literatura – algumas reflexões no contexto educativo português. In Trilhas Pedagógicas 2.". Portugal:
Editora CRV,
- Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Lectura y literacidad. Nuevas formas de leer. In Diccionario de conceptos clave de lectura y
escritura". Portugal: Santillana Editores,
- Lopes, Leonardo; Balça, Ângela. "Biblioteca escolar: espaço do saber, espaço do leitor. In Ações para a formação do leitor
literário: da teoria à prática". Portugal,
- Pires, Maria da Natividade; Balça, Ângela. "Letteratura portoghese per l'infanzia e la gioventù. In Linee europee di letteratura
per l'infanzia (1945-2010)". Portugal,
- Balça, Ângela; Tomé, Anabela. "A leitura literária na escola: novos desafios para o estudo de um conto de Eça de Queirós".
Portugal: Lidel,
- Balça, Ângela; Martos García, Alberto; Martos García, Aitana. "A diferenciação de género nas personagens de literatura infantil
e juvenil". Portugal: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.,
- Balça, Ângela. "Educação literária: a voz da literatura nas narrativas publicitárias". Portugal,
- Balça, Ângela. "Representações de alteridade na literatura infantil". Portugal,
- Franco, Mafalda; Balça, Ângela. "DE CÁ PARA LÁ E DE LÁ PARA CÁ - LEITURAS EM FAMÍLIA / FROM HERE TO THERE AND FROM THERE TO
HERE - FAMILY READINGS". Edufro, 2023.
https://doi.org/10.47209/978-65-87539-92-8
- Balça, Ângela. "The Presence of Literary Education in the Curriculum Document Essential Learnings – Portuguese". Garcés-Manzanera,
A.,& Carrillo García, M. E. (Orgs.). (2023). New Approaches to the Investigation of Language Teaching and Literature. IGI
Global. http://www.igi-global.com, 2023.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Leitura em família". Práticas de formação de leitores, 2022.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Matilda, de Roald Dahl, ou a infância contada aos adultos.". Lugares Secretos da Infância,
2022.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Alice, de Lewis Carroll. Percursos interpretativos". Educação & Linguagem: Tecendo fios
investigativos, 2022.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "A infância contada aos adultos pela mestria de Jimmy Liao". Verbas Amigas. Estudos en homenaxe
a Blanca Ana Roig Rechou, 2022.
- Balca, Angela; Selfa, Moisés; Azevedo, Fernando. "A estrutura da formação docente em Portugal e Espanha: semelhanças e diferenças".
Alves Filho, E. & Jesus, O. F. (Orgs.), Mestrados profissionais em educação: experiências metodológicas e teóricas de alun@s
e professor@s. Curitiba: Appris, 2021.
- Balca, Angela; Azevedo, Fernando; Selfa, Moisés. "The Bus Trip: children's literature and the roadmap for emancipation". López-Andrada,
C. (Org.) (2020). Un viaje a través de las culturas letradas subversivas y de resistência (pp. 80-93). Santiago do Chile:
Ediciones CELEI., 2021.
- Balca, Angela; Pires, Maria da Natividade. "Le Portugal et la mémoire historique: représentations de l’Histoire dans la littérature
pour enfants". Schneider, A. (Dir.). (2020). Littérature de jeunesse, veilleuse de mémoire en Europe. Les grands conflits
du XXe siècle en Europe racontés aux enfants. Presses Universitaires de Rouen-Le Havre., 2021.
- Pereira, Cláudia; Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. "O domínio da Educação Literária: da literatura para a infância
à prática pedagógica". Souza, R. J., Torrijos, C. C. & Balça, A. Brasil, Espanha e Portugal: Literatura, práticas educativas
e formação docente. São Paulo: Educação Literária., 2021.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Drácula para crianças no século XXI: Estratégias de aproximação ao
leitor". Azevedo, F., Balça, A., Selfa, M. (2019) Drácula para crianças no século XXI: Estratégias de aproximação ao leitor.
In A. F. Araújo, R. Almeida, M. Beccari (Orgs.), O mito de Drácula. Imaginário e Educação (pp. 208-220). São Paulo: FEUSP.,
2020.
- Girotto, Cyntia; Balça, Ângela. "Leitura e formação de leitores: dos pressupostos à prática docente". Girotto, C. & Balça,
A. (2019) Leitura e formação de leitores: dos pressupostos à prática docente. In S. Franco & D. Mello (Org.), Ensino Superior,
Prática Docente e Trabalho Didático na Contemporaneidade: Contradições, Desafios e Possibilidades (pp.33-48, 2020.
- Girotto, Cyntia; Souza, Renata Junqueira; Balca, Angela. "Comunicação afetiva e prática em gestos de leitura com bebês". Girotto,
C., Souza, R. J. & Balça, A. (2019). Comunicação afetiva e prática em gestos de leitura com bebês. In J. Silva & A. Silva
(Orgs.), Criança, Práticas Educativas e Formação Docente (pp. 169-186). Jundiaí: Paco Editorial, 2020.
- Pires, Natividade; Balça, Ângela. "Le Portugal et sa mémoire historique. La représentation de l’Histoire dans la littérature
pour la jeunesse". Presses Universitaires de Rouen et Du Havre, 2020.
- Carrillo García, Maria Encarnación; Balça, Ângela. "Literatura infantil y juvenil ecologista y educación medioambiental. Aportaciones
desde la didáctica de la lengua y la literatura". Carrillo, M. E. & Balça, A. (2019) Literatura infantil y juvenil ecologista
y educación medioambiental. Aportaciones desde la didáctica de la lengua y la literatura. In M. Campos & M. C. Quiles (Eds.),
Repensando la Didáctica de la lengua y la literatura., 2020.
- Vilela, Ana Luísa; Esteves, Elisa Nunes; Balça, Ângela. "“Aventuras da Literatura no reino da Filosofia”". CIDEHUS-Universidade
de Évora, 2019.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan".
Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2018.
- Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Mercado das Letras,
2018.
- Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la
première moitié du XXe siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2018.
- Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Mercado das Letras,
2018.
- Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la
première moitié du XXe siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2018.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan".
Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2018.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan".
Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2018.
- Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Mercado das Letras,
2018.
- Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la
première moitié du XXe siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2018.
- Vilela, Ana Luísa; Balça, Ângela; Esteves, Elisa. "Aventuras da Literatura no Reino da Filosofia. In Filosofia e Crianças.
Pressupostos e Linhas de um Curso.". Universidade de Évora, 2018.
- Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Mercado das Letras,
2018.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan".
Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2018.
- Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la
première moitié du XXe siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2018.
- Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Mercado das Letras,
2018.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan".
Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2018.
- Silva, Lénia; Guimarães, Fernando. "A Educação Ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva de aprendizagem cooperativa".
Universidade de Évora. Centro de Investigação em Educação e Psicologia (UE/CIEP), 2018.
- Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la
première moitié du XXe siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2018.
- Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la
première moitié du XXe siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2018.
- Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Mercado das Letras,
2018.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan".
Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2018.
- Vagula, Vânia; Balça, Ângela. "Ler na educação infantil: mediação, literatura e aprendizado". Mercado das Letras, 2017.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Formar leitores literários competentes, sofisticados e críticos: o programa de leitura
fundamentado na literatura". 2017.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: leituras de capas de Peter Pan".
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), 2017.
- Pires, Natividade; Balça, Ângela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal dans la première
moitíé du XX Siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2017.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: leituras de capas de Peter Pan".
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), 2017.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Formar leitores literários competentes, sofisticados e críticos: o programa de leitura
fundamentado na literatura". 2017.
- Pires, Natividade; Balça, Ângela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal dans la première
moitíé du XX Siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2017.
- Vagula, Vânia; Balça, Ângela. "Ler na educação infantil: mediação, literatura e aprendizado". Mercado das Letras, 2017.
- Vagula, Vânia; Balça, Ângela. "Ler na educação infantil: mediação, literatura e aprendizado". Mercado das Letras, 2017.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Formar leitores literários competentes, sofisticados e críticos: o programa de leitura
fundamentado na literatura". 2017.
- Balça, Ângela. "Contos Tradicionais: Língua, Cultura e Imaginário". F. Azevedo (Coord.), Literatura Infantil e Imaginário
(pp. 29-41). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-35-8, 2016.
- Balça, Ângela. "As Aventuras de Pinóquio: representações dos estudantes universitários.". F. Azevedo, A. F.Araújo e J. M.
de Araújo (Coord.), As vidas de Pinóquio. Ecos Literários e Educacionais (pp. 11-25). Braga: Centro de Investigação em Estudos
da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-36-5, 2016.
- Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Quem nos governa? A política na literatura para a infância". F. Azevedo (Coord.), Literatura
para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor (pp. 187-202). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto
de Educação. ISBN: 978-972-8952-38-9, 2016.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Pensar a cidadania hoje através da educação literária". Pactor, 2016.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal
e no Brasil". Debus, E. e Michelli, R. (Orgs.) Entre fadas e bruxas: o mundo feérico dos contos para crianças e jovens (pp.
29-42). Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal
e no Brasil". Debus, E. e Michelli, R. (Orgs.) Entre fadas e bruxas: o mundo feérico dos contos para crianças e jovens (pp.
29-42). Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016.
- Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Quem nos governa? A política na literatura para a infância". F. Azevedo (Coord.), Literatura
para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor (pp. 187-202). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto
de Educação. ISBN: 978-972-8952-38-9, 2016.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Pensar a cidadania hoje através da educação literária". Pactor, 2016.
- Balça, Ângela. "Contos Tradicionais: Língua, Cultura e Imaginário". F. Azevedo (Coord.), Literatura Infantil e Imaginário
(pp. 29-41). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-35-8, 2016.
- Balça, Ângela. "As Aventuras de Pinóquio: representações dos estudantes universitários.". F. Azevedo, A. F.Araújo e J. M.
de Araújo (Coord.), As vidas de Pinóquio. Ecos Literários e Educacionais (pp. 11-25). Braga: Centro de Investigação em Estudos
da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-36-5, 2016.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal
e no Brasil". Debus, E. e Michelli, R. (Orgs.) Entre fadas e bruxas: o mundo feérico dos contos para crianças e jovens (pp.
29-42). Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016.
- Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Quem nos governa? A política na literatura para a infância". F. Azevedo (Coord.), Literatura
para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor (pp. 187-202). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto
de Educação. ISBN: 978-972-8952-38-9, 2016.
- Balça, Ângela. "Contos Tradicionais: Língua, Cultura e Imaginário". F. Azevedo (Coord.), Literatura Infantil e Imaginário
(pp. 29-41). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-35-8, 2016.
- Balça, Ângela. "As Aventuras de Pinóquio: representações dos estudantes universitários.". F. Azevedo, A. F.Araújo e J. M.
de Araújo (Coord.), As vidas de Pinóquio. Ecos Literários e Educacionais (pp. 11-25). Braga: Centro de Investigação em Estudos
da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-36-5, 2016.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Pensar a cidadania hoje através da educação literária". Pactor, 2016.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal
e no Brasil". Debus, E. e Michelli, R. (Orgs.) Entre fadas e bruxas: o mundo feérico dos contos para crianças e jovens (pp.
29-42). Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016.
- Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Quem nos governa? A política na literatura para a infância". F. Azevedo (Coord.), Literatura
para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor (pp. 187-202). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto
de Educação. ISBN: 978-972-8952-38-9, 2016.
- Balça, Ângela. "Contos Tradicionais: Língua, Cultura e Imaginário". F. Azevedo (Coord.), Literatura Infantil e Imaginário
(pp. 29-41). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-35-8, 2016.
- Balça, Ângela. "As Aventuras de Pinóquio: representações dos estudantes universitários.". F. Azevedo, A. F.Araújo e J. M.
de Araújo (Coord.), As vidas de Pinóquio. Ecos Literários e Educacionais (pp. 11-25). Braga: Centro de Investigação em Estudos
da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-36-5, 2016.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Pensar a cidadania hoje através da educação literária". Pactor, 2016.
- Balça, Ângela. "Identidade e alteridade: quando se cruzam o mercado e os livros para crianças". Lulu, 2015.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal
e no Brasil". Dialogarts Publicações, 2015.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal
e no Brasil". Dialogarts Publicações, 2015.
- Balça, Ângela. "Identidade e alteridade: quando se cruzam o mercado e os livros para crianças". Lulu, 2015.
- Balça, Ângela. "Identidade e alteridade: quando se cruzam o mercado e os livros para crianças". Lulu, 2015.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal
e no Brasil". Dialogarts Publicações, 2015.
- Balça, Ângela. "A leitura de literatura – algumas reflexões no contexto educativo português. In Trilhas Pedagógicas 2.". Editora
CRV, 2014.
- Lopes, Leonardo; Balça, Ângela. "Biblioteca escolar: espaço do saber, espaço do leitor. In Ações para a formação do leitor
literário: da teoria à prática". 2014.
- Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Lectura y literacidad. Nuevas formas de leer. In Diccionario de conceptos clave de lectura y
escritura". Santillana Editores, 2014.
- Pires, Maria da Natividade; Balça, Ângela. "Letteratura portoghese per l'infanzia e la gioventù. In Linee europee di letteratura
per l'infanzia (1945-2010)". 2014.
- Pires, Maria da Natividade; Balça, Ângela. "Letteratura portoghese per l'infanzia e la gioventù. In Linee europee di letteratura
per l'infanzia (1945-2010)". 2014.
- Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Lectura y literacidad. Nuevas formas de leer. In Diccionario de conceptos clave de lectura y
escritura". Santillana Editores, 2014.
- Balça, Ângela. "A leitura de literatura – algumas reflexões no contexto educativo português. In Trilhas Pedagógicas 2.". Editora
CRV, 2014.
- Lopes, Leonardo; Balça, Ângela. "Biblioteca escolar: espaço do saber, espaço do leitor. In Ações para a formação do leitor
literário: da teoria à prática". 2014.
- Balça, Ângela. "A leitura de literatura – algumas reflexões no contexto educativo português. In Trilhas Pedagógicas 2.". Editora
CRV, 2014.
- Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Lectura y literacidad. Nuevas formas de leer. In Diccionario de conceptos clave de lectura y
escritura". Santillana Editores, 2014.
- Lopes, Leonardo; Balça, Ângela. "Biblioteca escolar: espaço do saber, espaço do leitor. In Ações para a formação do leitor
literário: da teoria à prática". 2014.
- Pires, Maria da Natividade; Balça, Ângela. "Letteratura portoghese per l'infanzia e la gioventù. In Linee europee di letteratura
per l'infanzia (1945-2010)". 2014.
- Balça, Ângela; Tomé, Anabela. "A leitura literária na escola: novos desafios para o estudo de um conto de Eça de Queirós".
Lidel, 2013.
- Balça, Ângela; Martos García, Alberto; Martos García, Aitana. "A diferenciação de género nas personagens de literatura infantil
e juvenil". Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género., 2013.
- Balça, Ângela; Tomé, Anabela. "A leitura literária na escola: novos desafios para o estudo de um conto de Eça de Queirós".
Lidel, 2013.
- Balça, Ângela; Martos García, Alberto; Martos García, Aitana. "A diferenciação de género nas personagens de literatura infantil
e juvenil". Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género., 2013.
- Balça, Ângela. "Representações de alteridade na literatura infantil". 2012.
- Balça, Ângela. "Representações de alteridade na literatura infantil". 2012.
|
Livro |
- Jussara Santos Pimenta; Ângela Balça; Márcio Ferreira da Silva; Pimenta, Jussara Santos; Balça, Ângela; Silva, Márcio Ferreira
da. Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos. Edufro. 2022.
10.47209/978-65-87539-92-8
- Pomar, Clarinda; Arcadinho, Ana; Folque, Maria Assunção; Balça, Ângela. A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade:
Olhares Luso-Brasileiros. CIEP-UE. 2022.
- Souza, Renata Junqueira; Cañamares Torrijos, Cristina; Balca, Angela. Brasil, Espanha e Portugal: Literatura, práticas
educativas e formação docente. Souza, R. J., Torrijos, C. C. & Balça, A. Brasil, Espanha e Portugal: Literatura, práticas
educativas e formação docente. São Paulo: Educação Literária.. 2021.
- Leal da Costa, Conceição; Balça, Ângela; Pomar, Clarinda; Magalhães, Olga; Bezelga, Isabel; Moreira, Lurdes; Balça, Angela;
Costa, Conceição. A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora.. Centro de Investigação
em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP|UE). 2019.
- Ângela Balça; Antónia Fialho Conde; Aitana Martos García; Alberto Martos García; Conceição Nogueira; Cristina Vieira; Luísa
Saavedra; Paula Silva; Olga Magalhães. Guião de educação, género e cidadania: 2º ciclo do ensino básico. Portugal.
2017.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. Leitura e educação literária. Pactor. 2017.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. Leitura e educação literária. Pactor. 2017.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. Leitura e educação literária. Pactor. 2017.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. Leitura e educação literária. Portugal: Pactor. 2016.
- Nico, Bravo; Trindade, Maria de Nazareth; Balça, Ângela; Peças, Américo; Trindade, Maria André; Costa, Paulo; Mendes, Paulo.
Um olhar sobre Paulo Freire. 2016.
- Nico, Bravo; Trindade, Maria de Nazareth; Balça, Ângela; Peças, Américo; Trindade, Maria André; Costa, Paulo; Mendes, Paulo.
Um olhar sobre Paulo Freire. 2016.
- Nico, Bravo; Trindade, Maria de Nazareth; Balça, Ângela; Peças, Américo; Trindade, Maria André; Costa, Paulo; Mendes, Paulo.
Um olhar sobre Paulo Freire. 2016.
- Nico, Bravo; Trindade, Maria de Nazareth; Balça, Ângela; Peças, Américo; Trindade, Maria André; Costa, Paulo; Mendes, Paulo.
Um olhar sobre Paulo Freire. 2016.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal
e no Brasil. Portugal: Dialogarts Publicações. 2015.
- Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Santillana Editores.
2014.
- Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Santillana Editores.
2014.
- Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Santillana Editores.
2014.
- Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Portugal: Santillana
Editores. 2013.
- Pomar, Clarinda; Balça, Ângela; Fialho Conde, Antónia; Magalhães, Olga; Martos Garcia, Aitana; Martos Garcia, Alberto; Nogueira,
Conceição; et al. Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico. Comissão para a Cidadania e a Igualdade
de Género. 2013.
- Pomar, Clarinda; Balça, Ângela; Fialho Conde, Antónia; Magalhães, Olga; Martos Garcia, Aitana; Martos Garcia, Alberto; Nogueira,
Conceição; et al. Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico. Comissão para a Cidadania e a Igualdade
de Género. 2013.
- Pomar, Clarinda; Balça, Ângela; Fialho Conde, Antónia; Magalhães, Olga; Martos Garcia, Aitana; Martos Garcia, Alberto; Nogueira,
Conceição; et al. Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico. Portugal: Comissão para a Cidadania
e a Igualdade de Género. 2012.
- Ângela Balça; Antónia Fialho Conde; Aitana Martos García; Alberto Martos García; Conceição Nogueira; Cristina Vieira; Luísa
Saavedra; Paula Silva; Olga Magalhães. Guião de educação, género e cidadania: 2º ciclo do ensino básico. 2012.
- Azevedo, Fernando; Mesquita, Armindo; Balça, Ângela; Silva, Sara. Globalização na Literatura Infantil. Vozes, Rostos e
Imagens. 2012.
- Azevedo, Fernando; Mesquita, Armindo; Balça, Ângela; Silva, Sara. Globalização na Literatura Infantil. Vozes, Rostos e
Imagens. Portugal. 2011.
- Azevedo, Fernando José Fraga de, coord.; Mesquita, Armindo, coord.; Balça, Ângela, coord.; Silva, Sara Raquel Reis da, coord..
Globalização na literatura infantil : vozes, rostos e imagens. Portugal: Lulu Entreprises. 2011.
- Balca, Angela. A Crônica Jornalística como Dispositivo na Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo de Caso. 2010.
- Balca, Angela. A Compreensao de Historias de Fadas por Crianças do 3o/4o Anos de Escolaridade. 1997.
|