Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Paulo Nuno de Castro José Gonçalves Lopes
Nomes de citação
- Lopes, Nuno
- Lopes, N.
- Lopes, N. C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B112-F774-8391
- ORCID iD
- 0000-0003-2448-9798
Endereços de correio eletrónico
- nuno.lopes@caritasterceira.org (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Exatas - Matemática - Estatística e Probabilidades
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Português (Idioma materno) | |||||
| Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador elementar (A1) |
| Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) |
| Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2022/09/01 - 2024/09/30
Concluído
|
Ciência e Tecnologia Web (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade Aberta, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
18 |
|
2013/09/01 - 2019/05/27
Concluído
|
Education (Doutoramento)
Especialização em Distance Education and e-Learning
Universidade Aberta, Portugal
"Intervenções educativas e sociais baseadas em jogos digitais de produção simplificada (Educational and social interventions
based on digital games of simple production)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
|
2008/09/01 - 2012/11/21
Concluído
|
Multimedia Educational Communication (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
"Videojogos e desenvolvimento de competências : estudo sobre a perspetiva dos estudantes universitários (Videogames and skills
development: a study on the perspective of university students) " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
|
1997/09/01 - 2002/07/17
Concluído
|
Psychology ( Specialization - School and Education Psychology) (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2023/09/01 - Atual | Online Ambience Module Monitor | Universidade Aberta, Portugal |
| 2013/02/01 - Atual | Quality and Communication Manager - NGO | Cáritas da Ilha Terceira, Portugal |
| 2023/01/01 - 2025/02/28 | Lead Team | Data Science for Social Good Portugal , Portugal |
| 2012/12/01 - 2013/01/30 | Training Manager - NGO | Cáritas da Ilha Terceira, Portugal |
| 2005/05/01 - 2012/11/30 | Psychologist, Socioprofessional Mediator and Trainer - NGO | Cáritas da Ilha Terceira, Portugal |
| 2003/09/01 - 2005/04/30 | School Psychologist | Escola Secundária de Maximinos, Portugal |
| 2002/09/01 - 2005/04/30 | School Psychologist | Universidade do Minho, Portugal |
Produções
Publicações
| Artigo em conferência |
|
| Artigo em revista |
|
| Capítulo de livro |
|
| Manual |
|
| Poster em conferência |
|
| Tese / Dissertação |
|
Outros
| Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2007/05/21 | Presentation of the transnational product "Youth in Social Conflict. An intervention methodology in socio-labor insertion itineraries: from initial contact to reception" | European transnational seminaire of diffusion of the results of the ITINERIS project
Ministère de la Communauté francaise de Belgique (Bruxelas, Bélgica)
|
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2025/10 - 2025/10 | Revista de Ciências da Computação ( 2182-1801) | Universidade Aberta |
| 2023/08 - 2023/08 | Philosophy of Artificial Intelligence and Its Place in Society (ISBN13: 978166849591) | IGI Global |
| 2019/01/29 - 2019/02/14 | Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal (2182-5580) | Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve |
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2025/09 - 2025/10 | Módulo de Ambientação Online 2025/26_1º semestre | Vários Cursos (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
| 2025/02 - 2025/02 | Módulo de Ambientação Online 2024/25_2º semestre | Vários Cursos (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
| 2024/09 - 2024/09 | Módulo de Ambientação Online 2024/25_1º semestre | Vários Cursos (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
| 2023/09/11 - 2023/09/27 | Módulo de Ambientação Online 2023/24_1º semestre | Vários Cursos (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
| 2015/10/01 - 2017/03/30 | Médias Digitais (Digital Media) | Comunicação Educacional e Média Digitais (Master in Educational Communication and Digital Media) (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
| 2016/06/30 - 2016/07/05 | Recursos Didáticos e Multimédia & Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (Didactic and Multimedia Resources & Collaborative and Learning Platforms) | Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Initial Pedagogical Training of Trainers) | Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores, Portugal |
| 2016/06/27 - 2016/06/30 | Desenvolvimento de Jogos Educativos Digitais Simples com o editor eAdventure (Development of Simple Digital Educational Games with the eAdventure editor) | Ação Formação Pessoal Docente (Teaching Staff Training Action) | Centro de Formação da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, Portugal |
| 2016/03/04 - 2016/03/14 | Recursos Didáticos e Multimédia & Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (Didactic and Multimedia Resources & Collaborative and Learning Platforms) | Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Initial Pedagogical Training of Trainers) | Câmara do Comercio de Angra do Heroísmo, Portugal |
| 2005/09/01 - 2007/06/30 | Formação para a Cidadania (Training for Citizenship) | Programa Profij – Programa Formativo de Inserção de Jovens - nível II (Profij Program - Youth Inclusion Training Program - Level II) (Ensino básico 3º ciclo) | Escola Secundária Vitorino Nemésio, Portugal |
Distinções
Prémio
| 2020 | 2nd place - Portugal. European competition on innovative tools for career guidance within the FUTURE Time Traveler Project
The European Board for Certified Counselors (EBCC), Portugal
|
