???global.info.a_carregar???
Paulo Nuno de Castro José Gonçalves Lopes. Completed the PhD in Education in 2019/05/27 by Universidade Aberta, Master in Multimedia Educational Communication on 2012/11/21 by Universidade Aberta and Licenciatura em Psychology (Specialization - School and Education Psychology) on 2002/07/17 by Universidade do Minho. He has attended the Master in Business Information and Systems at Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico since 2020/09/01. He is Quality and Communication Manager-NGO at Cáritas da Ilha Terceira. He published 1 articles in specialized magazines. It has 1 chapter (s) of books. He received 1 award (s) and / or honors. He works in the area (s) of Social Sciences with an emphasis on Educational Sciences. In its Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Digital games; Education; Game Based Learning (GBL); Serious games; Game design; Educational intervention; Social intervention; Formation; Social exclusion; Social exclusion; Formation; Teachers; Social workers; Domain / Scientific Area :: Social Sciences :: Educational Sciences; ODS :: 04: Quality Education; SDG :: 10: Reduce Inequalities; University education; Learning; Video Games; Adult students; Competence; Skills development; Video games; Learning; Skills; Career Guidance; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Nuno de Castro José Gonçalves Lopes

Nomes de citação

  • Lopes, Nuno
  • Lopes, N.

Identificadores de autor

Ciência ID
B112-F774-8391
ORCID iD
0000-0003-2448-9798

Endereços de correio eletrónico

  • nuno.lopes@caritasterceira.org (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2022/09/01 - 2026/06/30
Em curso
Ciência e Tecnologia Web (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013/09/01 - 2019/05/27
Concluído
Education (Doutoramento)
Especialização em Distance Education and e-Learning
Universidade Aberta, Portugal
"Intervenções educativas e sociais baseadas em jogos digitais de produção simplificada (Educational and social interventions based on digital games of simple production)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2008/09/01 - 2012/11/21
Concluído
Multimedia Educational Communication (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
"Videojogos e desenvolvimento de competências : estudo sobre a perspetiva dos estudantes universitários (Videogames and skills development: a study on the perspective of university students) " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
1997/09/01 - 2002/07/17
Concluído
Psychology ( Specialization - School and Education Psychology) (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
14
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Online Ambience Module Monitor Universidade Aberta, Portugal
2023/01/01 - Atual Lead Team Data Science for Social Good Portugal , Portugal
2013/02/01 - Atual Quality and Communication Manager - NGO Cáritas da Ilha Terceira, Portugal
2012/12/01 - 2013/01/30 Training Manager - NGO Cáritas da Ilha Terceira, Portugal
2005/05/01 - 2012/11/30 Psychologist, Socioprofessional Mediator and Trainer - NGO Cáritas da Ilha Terceira, Portugal
2003/09/01 - 2005/04/30 School Psychologist Escola Secundária de Maximinos, Portugal
2002/09/01 - 2005/04/30 School Psychologist Universidade do Minho, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lopes, Nuno; Amante, Lúcia. "Jogos digitais e promoção de soft skills em jovens em risco: Desenvolvimento e testagem de um protótipo (Digital games and promotion of soft skills in young people at risk: Development and testing of a prototype)". Trabalho apresentado em Challenges 2017, Braga, 2017.
    Publicado
  2. Lopes, Nuno; Amante, Lúcia. "Estratégias de Intervenção Social baseadas em Jogos Digitais Simples (Social Intervention Strategies based on Simple Digital Games)". Trabalho apresentado em Videojogos 2014, 2014.
    Publicado
  3. Lopes, Nuno; Oliveira, Isolina. "Videojogos e desenvolvimento de Competências nos Estudantes Adultos (Video Games and Skills Development in Adult Students)". Trabalho apresentado em EJML 2012, Coimbra, 2012.
    Publicado
  4. Lopes, Nuno; Oliveira, Isolina. "Videojogos como Artefactos Promotores de Competências nos Estudantes Universitários (Videogames as Artifacts Promoting Competencies in University Students)". Trabalho apresentado em COIED 2012, 2012.
    Publicado • https://www.academia.edu/3505972/Videojogos_como_Artefactos_Promotores_de_Compet%C3%AAncias_nos_Estudantes_Universit%C3%A1rios
Artigo em revista
  1. Nuno Lopes; Luís Cavique. "Segmentação de clientes e análise dos atributos mais relevantes dos clusters (Customers Segmentation: Decision Tree Induction for Visual Analysis of Cluster Attributes)". Revista de Ciências da Computação (2022): v. 17 (2022)-v. 17 (2022). https://193.136.111.14/index.php/rcc/article/view/280.
    10.34627/RCC.V17I0.280
  2. Lopes, Nuno (B112-F774-8391); Oliveira, Isolina. "Videojogos, Serious Games e Simuladores na Educação: usar, criar e modificar (Videogames, Serious Games and Simulators in Education: use, create and modify)". Educação, Formação & Tecnologias (2013): https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/346/176.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Nuno Castro Lopes; Luís Cavique. "Causal Machine Learning in Social Impact Assessment". 2023.
    10.4018/978-1-6684-9591-9.ch004
  2. Lopes, N.; Amante, L.. "Lopes, N.; Amante, L., (2019) Conceção e desenvolvimento de jogos digitais simples por professores e técnicos socais. Estado da arte e estudo empírico de um modelo de formação. (Design and development of simple digital games by teachers and social workers. State of the art and empirical study of a training model.)". In Educação e Tecnologias Web: Contributos de pesquisa Luso Brasileiros, editado por P.L. Torres; L. Amante. Curitiba, Brasil: Editora Appris, 2019.
    Publicado
Manual
  1. Projeto Transnacional ITINERIS. Jóvenes en Conflicto Social. Una Metodologia de intervención en itinerários de inserción sociolaboral: del contacto inicial a la acogida. (Youth in Social Conflict. An intervention methodology in socio-labor insertion itineraries: from initial contact to reception). Las Palmas de Grand Canária, Espanha: Fundo Social Europeu - Equal. 2007.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Lopes, Nuno; Amante, Lúcia. "Intervenção Social com o Jogo Digital InkluD (Social Intervention with the Digital Game InkluD)". Trabalho apresentado em VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior, 2018.
  2. Lopes, Nuno; Amante, Lúcia. "InkluD- Jogar para Desenvolver Competências de Empregabilidade (InkluD- Play to Develop Employability Skills)". Trabalho apresentado em Encontro de Ciência 2017 - Ciência e Tecnologia em Portugal, 2017.
Tese / Dissertação
  1. Lopes, Paulo Nuno de Castro José Gonçalves. "Intervenções educativas e sociais baseadas em jogos digitais de produção simplificada (Educational and social interventions based on digital games of simple production)". Doutoramento, Universidade Aberta, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8441.
  2. Lopes, Paulo Nuno de Castro José Gonçalves. "Videojogos e desenvolvimento de competências : estudo sobre a perspetiva dos estudantes universitários (Videogames and skills development: a study on the perspective of university students)". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2335.

Outros

Outra produção
  1. InKluD - Digital Game to Promote Soft Skills in Youth at Risk.. InKluD is a digital game, developed in collaboration with users. It was created to apply to young people aged between 14 and 21 years, with low education, in a situation or at risk of social exclusion. The objective is to support professionals in the implementation of vocational guidance programs and the promotion of personal and social skills for a better social inclusion of these young people.. 2018. Lopes, Nuno.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2007/05/21 Presentation of the transnational product "Youth in Social Conflict. An intervention methodology in socio-labor insertion itineraries: from initial contact to reception" European transnational seminaire of diffusion of the results of the ITINERIS project
Ministère de la Communauté francaise de Belgique (Bruxelas, Bélgica)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/01/29 - 2019/02/14 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal (2182-5580) Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09/11 - 2023/09/27 Módulo de Ambientação Online 2023/24_1º semestre Módulo de Ambientação Online (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2015/10/01 - 2017/03/30 Médias Digitais (Digital Media) Comunicação Educacional e Média Digitais (Master in Educational Communication and Digital Media) (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2016/06/30 - 2016/07/05 Recursos Didáticos e Multimédia & Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (Didactic and Multimedia Resources & Collaborative and Learning Platforms) Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Initial Pedagogical Training of Trainers) Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores, Portugal
2016/06/27 - 2016/06/30 Desenvolvimento de Jogos Educativos Digitais Simples com o editor eAdventure (Development of Simple Digital Educational Games with the eAdventure editor) Ação Formação Pessoal Docente (Teaching Staff Training Action) Centro de Formação da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, Portugal
2016/03/04 - 2016/03/14 Recursos Didáticos e Multimédia & Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (Didactic and Multimedia Resources & Collaborative and Learning Platforms) Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Initial Pedagogical Training of Trainers) Câmara do Comercio de Angra do Heroísmo, Portugal
2005/09/01 - 2007/06/30 Formação para a Cidadania (Training for Citizenship) Programa Profij – Programa Formativo de Inserção de Jovens - nível II (Profij Program - Youth Inclusion Training Program - Level II) (Ensino básico 3º ciclo) Escola Secundária Vitorino Nemésio, Portugal
Distinções

Prémio

2020 2nd place - Portugal. European competition on innovative tools for career guidance within the FUTURE Time Traveler Project
The European Board for Certified Counselors (EBCC), Portugal