???global.info.a_carregar???
[ Rui João Teles da Silva Ramalho. He completed his PhD in Psychosocioeducational Intervention in Secondary Education in 2016 from the University of Vigo, a Master's in Mathematics/Education in 2002 from the Universidade Portucalense Infante Dom Henrique and a Degree in Mathematics in 1997 from the University of Coimbra. He is Adjunct Professor at the Paula Frassinetti School of Education and Guest Assistant Professor at Universidade Aberta. He has published several articles in specialized journals and book chapters. He supervises several Master's theses and internship reports for future teachers. He participates and/or participated as a Researcher in several national and international projects. He works in the area(s) of Exact Sciences with an emphasis on Mathematics and Educational Technology. He is an Integrated Researcher at the Research Center for Didactics and Technology in Trainer Training at the University of Aveiro.]
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rui João Teles da Silva Ramalho

Nomes de citação

  • Ramalho, R.

Identificadores de autor

Ciência ID
AE1A-2A85-8EF0
ORCID iD
0000-0002-1446-7395

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Intervención Psicosocioeducativa en Educación Secundaria (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
"A importância da estatística no desenvolvimento do pensamento crítico na formação de professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2005
Concluído
Perspectivas Didácticas em áreas Curriculares (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2002
Concluído
Matemática/Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"Ensino da Lógica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997
Concluído
Matemática (Licenciatura)
Especialização em Ramo Científico - Especialização em Computação
Universidade de Coimbra, Portugal
"Theorem Provers and Higher Order Logic" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Ciências e Tecnologia, Portugal
2002/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1998 - 2005 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2021 ELISSE : E-LEARNING FOR INTERCULTURAL SKILLS IN SOCIAL EDUCATION
2017-1-FR01-KA203-037496
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Em curso
2018 - 2019 Quality Education For All
CC0000
Outra
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
World Bank
Concluído
2015 - 2018 CERTIC - ENHANCING AND UPGRADING ICT SKILLS OF TRAINERS IN THE SOCIOCULTURAL SECTOR
2015-1-BE01-KA203-013202
Investigador
Agência Nacional Belga
Concluído
2009 - 2012 E-Teacher 2.0 - Empowering Teacher's ICT-Pedagogical Competencies
cc0035678
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
Desativado
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ramalho, R.. "Aliar a matemática à tecnologia: uma proposta de intervenção com recurso à calculadora de Papy". Trabalho apresentado em Fenda Digital: videojogos, a ludificação e a aprendizagem baseada em jogos., Porto, 2021.
    Publicado
  2. Ramalho, R.. "OTD na promoção do pensamento crítico com recurso a plataformas digitais". Trabalho apresentado em Fenda Digital: videojogos, a ludificação e a aprendizagem baseada em jogos, Porto, 2021.
    Publicado
  3. Ramalho, R.; Quelhas, A.; Amado, G.. "Discalculia: estratégias de intervenção com recurso ao material cuisenaire". Trabalho apresentado em "A formação de professores e educadores: das políticas às práticas supervisionadas"., Coimbra, 2020.
    Publicado
  4. Ramalho, Rui J.; Gonçalves, Fernanda C.. "Aprender com robôs no Pré-escolar". Trabalho apresentado em V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019: atas da conferência, Bragança, 2019.
  5. Ramalho, Rui J.; Trevisan, Gabriela; Gomes, Miguel Prata; Samagaio, Florbela. "Projeto ELISSE : E-learning for intercultural skills in Social Education". Braga, 2019.
  6. Ramalho, R.. "O Scratch promotor do pensamento computacional na geometria do ensino básico". Trabalho apresentado em Encontro internacional de formação na docência, INCTE, Bragança, 2018.
    Publicado
  7. Ramalho, R.. "À descoberta do Scratch Júnior por crianças de 4/5 anos". Trabalho apresentado em III Encontro internacional de formação na docência, INCTE, Bragança, 2018.
    Publicado
  8. Ramalho, Rui J.. "Análise da comunicación, interacción e satisfacción entre professores de diferentes nieves de ensino en formación mediada por LMS". Trabalho apresentado em A fenda digital: TIC, NEAE, inclusión e equidade, Santiago de Compostela, 2016.
    Publicado
  9. Ramalho, Rui João T. S.; Joana Pinto; Teresa Pessoa. "Análise da Aprendizagem, Interação e Satisfação na formação de professores sobre LMS". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 2015.
    Publicado
  10. Ramalho, Rui João T. S.; Daniela Gonçalves; Nogueira, Isabel C.; Quinta e Costa, M.; Silva, Maria C. V.; Oliveira, Mónica. "Ambiente Educativo Emergente de Desenvolvimento Profissional Docente". Trabalho apresentado em Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere, Braga, 2013.
    Publicado
  11. Ramalho, Rui João T. S.; Rodrigues,Elvira. "Instrumentos de Transdisciplinaridade usando o moodle, possíveis contributos de um espaço formativo". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  12. Ramalho, Rui João T. S.; Daniela Gonçalves; Quinta e Costa, M.; Nogueira, Isabel C.; Silva, Maria C. V.. "Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas". Trabalho apresentado em III ENCONTRO INTERNACIONAL – FENDA DIGITAL: TIC, ESCOLA E DESENVOLVIMENTO LOCAL, Porto, 2012.
    Publicado
  13. Ramalho, Rui João T. S.. "Aprender a ensinar a distância:novas inquietudes,novas competências". Trabalho apresentado em II Congresso Galego de Investigação em Ciências da Educação, Santiago de Compostela, 2010.
    Publicado
  14. Ramalho, Rui João T. S.; Daniela Gonçalves. "Encontros Marcados, Supervisionados, Avaliados: TIC em Contextos de Aprendizagem". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 2009.
    Publicado
  15. Ramalho, Rui João T. S.. "Encontro sobre Web 2.0". Trabalho apresentado em II Congresso internacional de aprendizagem na Educação de Infância, Porto, 2009.
    Publicado
  16. Ramalho, Rui João T. S.; Quinta e Costa, M.. "Ciência@escola.net - Projecto de b-learning". Trabalho apresentado em Encontro sobre Web 2.0, Braga, 2008.
    Publicado
  17. Ramalho, Rui João T. S.. "Livros Interactivos Multimédia". Trabalho apresentado em II Congresso internacional de aprendizagem na Educação de Infância, Porto, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rui João Teles Silva Ramalho; Ana Ventura. "O potencial do scratch no ensino – aprendizagem da geometria". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 13 (2017): 172-172. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2666.
    10.17979/reipe.2017.0.13.2666
  2. Rui João Teles Silva Ramalho; Fernanda Cristina Gonçalves. "Bee-Bot e a Geometria: uma experiência em contexto de jardim de infância". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 13 (2017): 198-198. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2740.
    10.17979/reipe.2017.0.13.2740
  3. Ramalho, Rui joão Teles da Silva; Daniela Gonçalves. "E-learning no Ensino Superior: a experiência da ESE de Paula Frassinetti". A fenda dixital: as TIC, entre a escola e a comunidade. 2 (2011): 319-328.
    Publicado
  4. Ramalho, Rui joão Teles da Silva; Daniela Gonçalves. "O (e)portfolio reflexivo como estratégia de formação". Investigación e innovación en la Universidad: Trabajar con (e) portfolio en la Universidad 2 (2009): 2-15.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Ramalho, Rui J.. "Triângulos e paralelogramos com o geogebra no 5.ºano", http://hdl.handle.net/10198/11435.
Capítulo de livro
  1. Ramalho, Rui joão Teles da Silva. "Reptos à Profiissionalidade Docente no âmbito do EEES. In Novos Ensaios de Inmersión no Espazo Europeo". In In Novos Ensaios de Inmersión no Espazo Europeo, 19-38. Santiago de Compostela, Espanha: Andavita, 2009.
    Publicado
Livro
  1. Ramalho, Rui J.. Métodos Fundamentais e de Ensino - Matemática.. Porto, Portugal: ESEPF. 2019.
    Publicado
  2. Ramalho, Rui J.; Nogueira, I. C.. Métodos Fundamentais de Ensino - Matemática. Porto, Portugal: ESEPF. 2019.
    Publicado
  3. Ramalho, R.. Tecnologias com sentido. Porto, Portugal: ESE Paula Frassinetti. 2017.
    Publicado
  4. Ramalho, Rui J.. Mathgebra - Organização e Tratamento de Dados no 2º Ciclo. Portugal. 2016.
  5. Ramalho, Rui J.. Mathgebra - Organização e Tratamento de Dados no 2º Ciclo. ESE de Paula Frassinetti. 2016.
Resumo em conferência
  1. Ramalho, Rui João T. S.. "e-Learning na Formação de Professores". Trabalho apresentado em PAOL- e-Tertúlias, Porto, 2011.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. A Interação dos Professores com Pais de Crianças com Deficiência Mental. 2007. Ramalho, Rui João T. S.; Celeste Maria Soares Osório Torres de Almeida.
  2. Ensino-Aprendizagem da Matemática: Uma Experiência Inovadora Utilizando a Plataforma Formare na Formação Complementar de professores de 1º Ciclo. 2005. Ramalho, Rui João T. S..
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2012 - Atual Potencialidades Educativas das TIC- Uso do Quadro Interativo: Uma prática no ensino da Educação Física
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020 - 2022 Influence of UX Design on User Adoption to Mobile Applications: A Case Study on na Event Management App
Orientador
MESTRADO EM INFORMAÇÃO E SISTEMAS EMPRESARIAIS (Mestrado)
Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia e Gestão, Portugal
2016 - 2016 Literacia Estatística na Resolução de Problemas com Alunos do 5.º ano de Escolaridade
Orientador
2015 - 2016 Triângulos e paralelogramos no 2º ciclo: aprendendo com tecnologia
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 E-comunicação escola-casa
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Análise da plataforma digital Site de Turma
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Caderneta Digital
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Recursos digitais no ensino experimental das ciências:Levantamento, construção e aplicação, na perspetiva da prática letiva
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Recursos TIC em educação especial
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 TIC e contextos lúdicos de aprendizagem: Recursos para docentes da educação especial
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 As tecnologias ao serviço do ensino: apresentação de um ambiente virtual para docentes do 1º CEB
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 O e-portofólio em contextos de aprendizagem:Potencialidades do Mahara
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 A importância dos jogos na aprendizagem da matemática
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 Criação de recursos digitais para crianças com Necessidades Educativas Especiais do Agrupamento de Escolas de Mindelo
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 A matemática com as TIC no processo de ensino-aprendizagem: Construção de uma unidade didática
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2010 MatemaTIC- Uma aposta no futuro: Brincar com a Matemática no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico, recorrendo às TIC
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - 2009 Repositório Digital para a Gestão do Conhecimento
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - 2009 Formação e E-Learning: Novos conhecimentos e Novas competências
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008 - 2008 Atividades Multimédia:Intervenção para discalcúlicos
Orientador
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 I Seminário Internacional - Políticas e Integração das TIC na sala de aula
Seminário
I Seminário Internacional- Políticas e Integração das TIC na sala de aula
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2007 - 2007 Congresso Internacional de Educação Básica: Do berlinde à PlayStation – Problemas e Perplexidades no Ensino Básico
Congresso
Congresso Internacional de Educação Básica: Do berlinde à PlayStation – Problemas e Perplexidades no Ensino Básico
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2004 - 2004 Didática da Matemática
Encontro
Encontro Regional de Professores e Educadores
Associação Nacional de Professores, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 Um pequeno Gesto!
Arguente principal
Sara Margarida Pereira Lopes Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Nunca é tarde para aprender
Arguente principal
Elsa Cristina Gomes Coelho Ferreira Neto Sampaio (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Por cada obstáculo, mil sonhos!
Arguente principal
Manuela Martins Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Utilização do programa TRACCH, numa criança com PEA, no domínio números e operações.
Orientador
Daniela Engrácia de Sousa Dinis (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 Escola reflexiva: conceção de um dispositivo de avaliação de desempenho docente numa escola privada (Mestrado)
2003 O computador no sucesso escolar. Estudo de caso (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003 Os trabalhos de casa. Representações e intervenções dos pais (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003 Dificuldades na aprendizagem da matemática no 1º ciclo do Ensino Básico. Contributo da resolução de problemas do Jardim de Infância (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003 Desenvolvimento do conceito de número. O número e o lúdico em crianças de cinco anos (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002 As operações aritméticas no jardim de infância (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002 As aprendizagens matemáticas e a atividade lúdica na educação pré-escolar (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002 O conceito de número High-scope- um currículo para desenvolver o conceito de número nos cinco anos (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002 A importância do jogo no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013 - 2013 Integrar Ferramentas WEB 2.0 no processo de aprendizagem Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Construção de Recursos Educativos Digitais Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Os portfólios educativos digitais Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Construir e avaliar recursos educativos digitais Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Internet segura no ensino Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 As TIC no Ensino da Matemática Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Autilização das TIC no Pré Escolar e no 1º ciclo Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Problematizar Diferentes Referenciais e Instrumentos de Supervisão Pedagógica Especialização (Curso médio)
2013 - 2013 Ensino da Matemática com as TIC Especialização (Curso médio)
2012 - 2012 As TIC no Ensino da Matemática na Educação Infantil Especialização (Curso médio)
2012 - 2012 As TIC no Ensino da Matemática em Educação Básica Especialização (Curso médio)
2012 - 2012 Construir e avaliar recursos educativos digitais Especialização (Curso médio)