???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Amélia Bentes

Nomes de citação

  • Bentes, Amélia

Identificadores de autor

Ciência ID
A916-D278-30A8
ORCID iD
0009-0004-9659-9747
Formação
Grau Classificação
2018 - 2018
Concluído
Título de Especialista em Dança (Título de especialista)
Especialização em Dança
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Aprovada
2014 - 2017
Concluído
Curso de Instrutores de Yoga (Outros)
Especialização em Instrutor de Hatha Yoga
Centro Português de Yoga, Portugal
Aprovada
2009 - 2011
Concluído
O Mestrado em Ciências da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Comunicação e Artes
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17
1995 - 1995
Concluído
Licenciatura em Dança (Licenciatura)
Especialização em Interpretação / Criação
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
16
1989 - 1992
Concluído
Theater and Dance Studies (Bacharelato)
Especialização em Dance
European Dance Development Center – College of arts, Arnhem, Países Baixos
Aproaved
1987 - 1989
Concluído
Bacharelato em Dança (Bacharelato)
Especialização em Espetáculo
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Vice-Presidente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2019 Vice-Presidente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1990 - 1990 Bailarina Companhia, Amsterdam Dance Theatre, , Países Baixos
Companhia, Amsterdam Dance Theatre, , Países Baixos
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Bentes, Amélia. "Para quê a dança". 2025.
Documento de trabalho
  1. Bentes, Amélia. 2017. "“A dança contemporânea de Mary O´Donnel Fulkerson: Processos e práticas"".
Tese / Dissertação
  1. "Como desenvolver a versatilidade do bailarino/interprete/criador de dança, através da disciplina de composição coreográfica? com alunos do 8º ano do Ginasiano Escola de Dança". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.21/21651.
  2. "Atopos: se abríssemos pessoas encontraríamos paisagens". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.21/21670.
  3. "Katábasis: o corpo de experiências no processo criativo". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.21/21512.
  4. "O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.21/16610.
  5. "A prática do yoga como estratégia para a melhoria do desempenho técnico e artístico no contexto das aulas de dança contemporânea, com as alunas do 5º Ano do curso básico de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.21/14831.
  6. Bentes, Amélia de Jesus Rodrigues. "Mapacorpo: geometria dos afectos". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10362/5993.

Outros

Outra produção
  1. (in) Visibility. O projeto inicial, Práticas Criativas de Pesquisa: Interdisciplinaridade entre Coreografia e Dramaturgia/Interpretação, teve como objetivo criar uma relação entre as diversas contribuições no processo criativo, interpretativo e de pesquisa, através da criação e apresentação, em formato misto, entre performance e comunicação em espaços alternativos, de um objeto artístico. ID&CA. 2023. Bentes, Amélia; Garcia, Vítor; Leal, Joaquim; Moreno, Ana; Escola Superior de Dança; Bentes, Amélia. http://hdl.handle.net/10400.21/17164.
    https://doi.org/10.34629/ipl.esd.ebook.001
  2. Uma prática profissional de intervenção em dança no âmbito da coreografia: pensamentos da criação e seu reflexo artístico. Apresenta-se neste trabalho a pretensão de se evidenciar o desenvolvimento de uma prática profissional em que a Dança e, mais especificamente, a coreografia prevalece como atividade onde se desenvolve todo o processo e pensamento artístico e criativo da candidata, em contextos de espetáculos profissionais. Este documento constitui um trabalho de natureza profissional, fundamentado no currículo da. 2017. Bentes, Amélia. http://hdl.handle.net/10400.21/21654.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/05/11 Partilha teorico-prática de metodologias, práticas de criação, e criação do corpo que dança. "Encontros Extraordinários" 2
Centro em Movimento (lisboa, Portugal)
2018/11/04 Partilha teorico-prática de metodologias, práticas de criação, e criação do corpo que dança. "Encontros Extraordinários" 1
Fórum Dança (lisboa, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/11 - 2035/11 "Sem Chão Sem Fim" é um espetáculo de dança Contemporânea de Amélia Bentes e marcou presença na 4ª edição do Festival Pedra Dura 2025, realizou se em Lagos no Algarve.
Festival
Espetáculo Sem Chão Sem Fim de Amélia Bentes
Festival Pedra Dura, Portugal
1998 - 2006 Lecionação de dança contemporânea no Curso de Intérpretes do Fórum Dança, PEPS
Oficina (workshop)
Curso de Intérpretes do Fórum Dança, PEPS

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/02/12 Júri na prova de obtenção do Título de Especialista com o tema; Being a repertoire dancer: ana electic process of embodiment from studio to stage
Arguente
Sylvia Kazumi Rijmer (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2007 - 2025 Técnicas de Dança I, II, III, IV, V, VI (Módulos de dança contemporânea), Improvisação I,II. Interpretação I, II, III. Estudos de Repertório Português. Estudos de Repertório Europeu. Composição I, II, III, IV Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2009 - Atual Comissão de apreciação dos apoios na Dgartes, Ministério da Cultura, 2009 Dgartes, Ministério da Cultura, Portugal
Distinções

Prémio

2020 Prémio do Público- Curta metragem "Pas de quoi de Paulo Filipe Monteiro – coreografa e intérprete
Festival InShadow, Portugal
2007 Melhor coreografia de 2007 - "Cabeças no Ar"
Guia dos Teatros , Portugal
2007 Melhor coreografia de 2007 "Ego Skin"
Guia dos Teatros , Portugal
1988 3º prémio em coreografia (coreografia Mar és)
Novos Valores da Cultura, Portugal

Outra distinção

2018 Menção de Honra pelo Mérito do Currículo Artístico – Provas de Título de Especialista
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal