???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Amélia Bentes

Citation names

  • Bentes, Amélia

Author identifiers

Ciência ID
A916-D278-30A8
ORCID iD
0009-0004-9659-9747
Education
Degree Classification
2018 - 2018
Concluded
Título de Especialista em Dança (Título de especialista)
Major in Dança
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Aprovada
2014 - 2017
Concluded
Curso de Instrutores de Yoga (Outros)
Major in Instrutor de Hatha Yoga
Centro Português de Yoga, Portugal
Aprovada
2009 - 2011
Concluded
O Mestrado em Ciências da Comunicação (Mestrado)
Major in Comunicação e Artes
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17
1995 - 1995
Concluded
Licenciatura em Dança (Licenciatura)
Major in Interpretação / Criação
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
16
1989 - 1992
Concluded
Theater and Dance Studies (Bacharelato)
Major in Dance
European Dance Development Center – College of arts, Arnhem, Netherlands
Aproaved
1987 - 1989
Concluded
Bacharelato em Dança (Bacharelato)
Major in Espetáculo
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
16
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2016 - 2019 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2022 - Current Vice-President Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2019 Vice-President Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
1990 - 1990 Bailarina Companhia, Amsterdam Dance Theatre, , Netherlands
Companhia, Amsterdam Dance Theatre, , Netherlands
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Bentes, Amélia. "Para quê a dança". 2025.
Thesis / Dissertation
  1. "Como desenvolver a versatilidade do bailarino/interprete/criador de dança, através da disciplina de composição coreográfica? com alunos do 8º ano do Ginasiano Escola de Dança". Master, 2024. http://hdl.handle.net/10400.21/21651.
  2. "Atopos: se abríssemos pessoas encontraríamos paisagens". Master, 2024. http://hdl.handle.net/10400.21/21670.
  3. "Katábasis: o corpo de experiências no processo criativo". Master, 2024. http://hdl.handle.net/10400.21/21512.
  4. "O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10400.21/16610.
  5. "A prática do yoga como estratégia para a melhoria do desempenho técnico e artístico no contexto das aulas de dança contemporânea, com as alunas do 5º Ano do curso básico de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.21/14831.
  6. Bentes, Amélia de Jesus Rodrigues. "Mapacorpo: geometria dos afectos". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10362/5993.
Working paper
  1. Bentes, Amélia. 2017. "“A dança contemporânea de Mary O´Donnel Fulkerson: Processos e práticas"".

Other

Other output
  1. (in) Visibility. O projeto inicial, Práticas Criativas de Pesquisa: Interdisciplinaridade entre Coreografia e Dramaturgia/Interpretação, teve como objetivo criar uma relação entre as diversas contribuições no processo criativo, interpretativo e de pesquisa, através da criação e apresentação, em formato misto, entre performance e comunicação em espaços alternativos, de um objeto artístico. ID&CA. 2023. Bentes, Amélia; Garcia, Vítor; Leal, Joaquim; Moreno, Ana; Escola Superior de Dança; Bentes, Amélia. http://hdl.handle.net/10400.21/17164.
    https://doi.org/10.34629/ipl.esd.ebook.001
  2. Uma prática profissional de intervenção em dança no âmbito da coreografia: pensamentos da criação e seu reflexo artístico. Apresenta-se neste trabalho a pretensão de se evidenciar o desenvolvimento de uma prática profissional em que a Dança e, mais especificamente, a coreografia prevalece como atividade onde se desenvolve todo o processo e pensamento artístico e criativo da candidata, em contextos de espetáculos profissionais. Este documento constitui um trabalho de natureza profissional, fundamentado no currículo da. 2017. Bentes, Amélia. http://hdl.handle.net/10400.21/21654.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2019/05/11 Partilha teorico-prática de metodologias, práticas de criação, e criação do corpo que dança. "Encontros Extraordinários" 2
Centro em Movimento (lisboa, Portugal)
2018/11/04 Partilha teorico-prática de metodologias, práticas de criação, e criação do corpo que dança. "Encontros Extraordinários" 1
Fórum Dança (lisboa, Portugal)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2025/11 - 2035/11 "Sem Chão Sem Fim" é um espetáculo de dança Contemporânea de Amélia Bentes e marcou presença na 4ª edição do Festival Pedra Dura 2025, realizou se em Lagos no Algarve.
Festival
Espetáculo Sem Chão Sem Fim de Amélia Bentes
Festival Pedra Dura, Portugal
1998 - 2006 Lecionação de dança contemporânea no Curso de Intérpretes do Fórum Dança, PEPS
Workshop
Curso de Intérpretes do Fórum Dança, PEPS

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2019/02/12 Júri na prova de obtenção do Título de Especialista com o tema; Being a repertoire dancer: ana electic process of embodiment from studio to stage
(Thesis) Arguer
Sylvia Kazumi Rijmer (Other)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2007 - 2025 Técnicas de Dança I, II, III, IV, V, VI (Módulos de dança contemporânea), Improvisação I,II. Interpretação I, II, III. Estudos de Repertório Português. Estudos de Repertório Europeu. Composição I, II, III, IV Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança, Portugal

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2009 - Current Comissão de apreciação dos apoios na Dgartes, Ministério da Cultura, 2009 Dgartes, Ministério da Cultura, Portugal
Distinctions

Award

2020 Prémio do Público- Curta metragem "Pas de quoi de Paulo Filipe Monteiro – coreografa e intérprete
Festival InShadow, Portugal
2007 Melhor coreografia de 2007 - "Cabeças no Ar"
Guia dos Teatros , Portugal
2007 Melhor coreografia de 2007 "Ego Skin"
Guia dos Teatros , Portugal
1988 3º prémio em coreografia (coreografia Mar és)
Novos Valores da Cultura, Portugal

Other distinction

2018 Menção de Honra pelo Mérito do Currículo Artístico – Provas de Título de Especialista
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal