Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- RICARDO MANUEL MACHADO RAMOS
- Data de nascimento
- 1989/10/23
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Ramos, Ricardo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A51B-FBE0-9A10
- ORCID iD
- 0000-0002-8536-4633
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=O-BMThoAAAAJ&hl=pt-PT
- Scopus Author Id
- 58076365800
Endereços de correio eletrónico
- ricardo.ramos@ipb.pt (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- 937824673 (Pessoal)
Moradas
- Rua da Granja nº3 , 5430-052, Canaveses, Valpaços, Portugal (Pessoal)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Português (Idioma materno) | |||||
| Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2020/09/14 - 2025/05/28
Concluído
|
Education Sciences (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Perceções de alunos dos 1.º e 2º ciclos sobre alterações climáticas: através da sua identificação e melhoria com recurso
a atividades promotoras de literacia ambiental" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Max classification: Very Good |
|
2014 - 2016
Concluído
|
Environmental Education (Mestrado)
Especialização em Environmental Education
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
"Percepção dos alunos do ensino Superior face ás Alterações Climáticas " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
|
2011 - 2014
Concluído
|
Environmental Education (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2025/06 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
| Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2019/09/15 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2022/03/01 - 2025 | FCT-funded Researcher | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
| Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal |
Projetos
Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2022/03/01 - 2025/05 | UI/BD/152826/2022
UI/BD/152826/2022
Bolseiro de Investigação
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
| Artigo em conferência |
|
| Artigo em revista |
|
| Capítulo de livro |
|
| Poster em conferência |
|
| Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2025/05/08 | Investigação qualitativa e quantitativa em Educação Ambiental | Unidade Curricular Seminário de Preparação para Estágio ou Trabalho de Projeto ou Dissertação do Mestrado em Educação Ambiental.
Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
|
| 2025/05/02 | Perceções das alterações climáticas pelos alunos do ensino superior: conhecimentos, crenças e compreensão | Incte 2025
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
| 2025/03/25 | Perceções de alunos dos 1.° e 2.° ciclo sobre alterações climáticas: sua identificação e melhoria através de atividades de literacia ambiental | eventoSeminário LusoBrasileiro IPB & IFPR Contextos, Desafios e Perspectivas na Formação de Professores: Um Diálogo LusoBrasileiro
Instituto Federal do Paraná (Paraná, Brasil)
|
| 2025/01/17 | Redação do relatório técnico-científico | I Ciclo de Seminários "Investigação e Práxis Académica"
Comissão de Curso do Mestrado em Educação Especial e Inclusiva da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de
Bragança (Bragança, Portugal)
|
| 2025/01/17 | “Óleo Usado: Transformando Resíduos em Soluções Sustentáveis” | Laboratório de Ciências da Natureza da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
Laboratório de Ciências da Natureza da Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
|
| 2024/02 | Perceções das crianças acerca das alterações climáticas no Nordeste de Portugal | 2º congresso sobre alterações climáticas UTAD
UTAD Universidade de tras os montes e alto douro (Vila Real, Portugal)
|
| 2023/11/13 | Anthropocene and Happyness: a reflection in the light of complexity | Iceri 2023
16th annual International Conference of Education, Research and Innovation (Sevilha, Espanha)
|
| 2023/10/20 | A percepção das crianças sobre as alterações climáticas | Boas vindas a docentes e alunos da IEFPR Coritiba Brasil
Centro de Investigação em Educação Básica (Bragança )
|
| 2023/06/24 | Repensar a educação na luta contra as alterações climáticas | Escolas Transformadoras
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
| 2023/05/06 | Importância da inclusão de atividades práticas para o enriquecimento da literacia climática | INCTE 2023
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
| 2023/03/17 | Os números e o clima, a Matemática sustentável | Semana da Matemática
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
| 2022/11/24 | A voz dos alunos do Nordeste de Portugal sobre Alterações Climáticas | EJI VII encontro de Jovens Investigadores
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
| 2022/11/09 | Recurso a focus group para identificar perceções | VI Congresso de Educação Ambiental – Leiria 2022
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
| 2022/07/04 | Contributions of Climate Change Research to the Implementation of the 2030 Agenda |
IATED (Palma de Maiorca , Portugal)
|
| 2022/05/28 | perceções de alunos do 1.º e 2.º ciclos sobre alterações climáticas | Unidade de Curricular de Educação para a Saúde pertencente ao Curso de Doutoramento em Ciências da Educação.
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
| 2022/05/18 | Educar para a Cidadania Ambiental – Reflexão Sobre o Papel da Escola, no Combate à Crise Climática | VIII Semana Aberta
(Bragança, Portugal)
|
| 2022/05/08 | perceções de alunos do 1.º e 2.º ciclos sobre alterações climáticas | Seminário de Educação para a Saúde
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
| 2022/05/03 | Alterações Climáticas um problema da minha geração | Semana do Ciêntista
Municipio de Valpaços (Valpaços, Portugal)
|
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2024/08/01 - 2025/07/13 | Percepção de alunos do ensino superior sobre Alterações Climáticas: conhecimentos, crenças e compreensão
Orientador
|
Environmental Education Master (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2023/03/01 - 2023/07/01 | Curricular internship for a student in the environmental education degree program educação ambiental in ASPEA Aveiro
Orientador
|
Educação Ambiental (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2023/03/01 - 2023/07/01 | Curricular internship for a student in the environmental education degree program SPSS, obra social Padre Miguel
Orientador
|
Educação Ambiental (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2023/03/01 - 2023/07/01 | Curricular internship for a student in the environmental education degree program in Centro de ciência Viva de Bragança
Orientador
|
Educação Ambiental (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2023/03/01 - 2023/07/01 | Curricular internship for a student in the environmental education degree program in Câmara Municipal de Bragança, Departamento
de ambiente e espaços verdes
Orientador
|
Educação Ambiental (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2022/02/28 - 2023/06/25 | Orientation of the environmental education internship at the Gaia Natural Park
Orientador
|
Educação Ambiental (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025/05/02 - Atual | 9th International
Conference on Teacher Education (INCTE'25), held on May 2-3, 2025 (2025/05/02 - 2025/05/03)
Conferência (Outra)
|
|
| 2023/03/13 - 2023/03/17 | Semana da Matemática, 2023 (2023/03/13 - 2023/03/17)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2025/09/10 - Atual | Competências digitais na educação”, proferida por Sara Dias-Trindade no “Ciclo de Webconferências CITeD 25/26”, integrado
nas atividades do Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD)
Conferência
|
Ciclo de Webconferências CITeD 25/26
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
| 2025/07/04 - Atual | Acessibilidade no ensino superior para inclusão de pessoas com deficiência em contextos diferenciados: foco nas práticas pedagógicas e nos serviços de apoio”, proferida por Sabrina Fernandes de Castro no Ciclo de Webconferências CITeD 25/26” | iclo de Webconferências CITeD 25/26
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
|
| 2023/04/13 - Atual | Webinar Basic principles of a Systematic Review: Tips and tricks in the Social Sciences
Outro
|
Instituto Politécnico de Bragança Unidade de Investigação Aplicada em Gestão, Portugal
|
| 2023/02/02 - Atual | Climate change course: This course had the following learning objectives: Explain the basic fundamentals of climate; Provide
a rational basis for mitigating climate change; Analyze the main challenges and opportunities in combating climate change;
Outro
|
Curso sobre alterações climáticas
European Union Delegation to the United Nations, Estados Unidos
|
| 2023/05/26 - 2033/06/02 | WORKSHOP: DEVELOPMENT OF HACKATHON METHODOLOGY
Oficina (workshop)
|
Hack-it
Haaga-Helia Ammattikorkeakoulu, Finlândia
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
| 2025/07/21 - 2025/07/25 | Colóquio sobre educação e sustentabilidade
Conferência
|
II Colóquio de Educação e Sustentabilidade
Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, Brasil
|
| 2023/04/27 - 2023/04/27 | The use of VosViewer to build bibliometric networks, as part of the Project OPEN LECTURES
Outro
|
UNIAG OPEN LECTURES
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
| 2023/04/11 - 2023/04/12 | Scientific Writing Workshop General Principles for Obtaining a Scientific Publication, on April 11 and 12, 2023, lasting 6 hours. |
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
| 2022/09/30 - 2022/09/30 | Poder instituinte da escola e desafios da nova educação
Outro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
| 2022/06/06 - 2022/06/06 | Integration of the Seminar Secretariat "A mulher e as migrações: vozes de mudança para uma migração inclusiva"
Conferência
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
| 2022/05/06 - 2022/05/07 | Integration of the INCTE 2022, Instituto Politécnico de Bragança.
Conferência
|
INCTE 2022
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
| 2022/02/25 - 2022/02/25 | Centralidade e evidência do `Estudo sobre as crenças e práticas dos professores
Outro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
| 2014 - 2014 | Internacional Conference successful experiences and good practices in chemistry education
Conferência
|
Internacional Conference successful experiences and good practices in chemistry education
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2025/07/18 | Percepções da cmunidade moradora no Parque Natural das Lagoas de Cufada, Guiné-Bissau, sobre a sua importância, biodiversidade
e ameaças ambientais
Arguente
|
Francisco Indi (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
| 2025/07/11 | Educação Ambiental centrada na reutilização de resíduos. Uma proposta de atuação no 1º. cilco de ensino básico da cidade da
Praia - Cabo Verde
Arguente
|
Samira de Jesus Tavares Furtado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
| 2023/07/11 | PERCEÇÃO DAS COMUNIDADES PISCATÓRIAS ACERCA DA NECESSIDADE DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE MARINHA, ILHA DO PRÍNCIPE
Arguente
|
Plácida Lopes da Silva Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
| 2023/07/11 | Percepçlão das comunidades piscatórias acerca da necessidade de conservação da biodiversidade marinha, ilha do principe | Plácida Lopes da Silva Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2023/05/05 - 2023/05/06 | INCTE 2023 | Bragança |
| 2022/05/06 - 2022/05/07 | INCTE 2022 | Bragança |
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2023/09/18 - 2024/02/18 | Opção II: Ecologia e Sociedade | Relações Lusófonas e Língua Portuguesa (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
| 2023/09/18 - 2024/02/18 | Metodologias e estratégias de intervenção em educação | Educação Ambiental (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2023/03/06 - 2023/07/16 | Final internship in Environmental Education | Educação Ambiental (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
| 2022/09/18 - 2023/02/20 | Metodologias de Educação Ambiental II | Educação Ambiental (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
| 2022/09/17 - 2023/02/15 | Empreendedorismo e Gestão de Projetos em Educação Ambiental | Educação Ambiental (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
| 2021/02/20 - 2021/07/17 | Metodologias de Educação Ambiental I | Educação Ambiental | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
| 2020/09/16 - 2021/07/10 | Fundamentos da Educação Ambiental | Educação Ambeintal (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
| 2020/09/17 - 2021/01/21 | Metodologias de Educação Ambiental II | Educação Ambiental (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2020/09/17 - 2021/01/21 | Emprendorismo, gestão de projetos em Educação Ambiental | Educação Ambiental (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2019/09/19 - 2020/07/12 | Fundamentos de Educação Ambiental | (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
| 2020/02/23 - 2020/06/12 | Educação Ambiental | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
| 2019/09/08 - 2020/06/02 | Atividades de Enriquecimento Curricular | (Menos de 4 anos de escolaridade) | Agrupamento de Escolas de Valpaços, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
| Programa | Tema | |
|---|---|---|
| 2023/10/20 - Atual | 90 segundos de ciência - Antena 1 | As alterações climáticas vistas pelas crianças |
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2024 - Atual | Center for Climate Literacy - University of Minnesota | Global Adviser |
| 2023/09/10 - Atual | ASPEA nucleo de Bragança | Membro Colaborador |
| 2019/01/10 - 2022/01/01 | APECS (Association of Polar Early Career Scientists) |
Outro júri / avaliação
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/07/06 - 2023/07/07 | Jury for Scientific Initiation and Challenge-Based Innovation Internships | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2025/08/27 - Atual | Education Science | MDPI |
| 2025/07/16 - Atual | PLOS Climate | PLOS |
| 2025/05/03 - Atual | Conference Paper of INCTE 2025 | CITED |
| 2025 - Atual | Plos Climate (2767-3200) | |
| 2023/10/11 - Atual | Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS) (2316-9907) | Brajets |
Tutoria
| Tópico | Nome do aluno | |
|---|---|---|
| 2025/07/13 - 2025/07/18 | Ciência no Laboratório | Name Hidden to save the privacy |
| 2023/06/17 - 2023/06/23 | Internship monitor/tutor "Verão com Ciência" | Pedro Marques |
| 2022/07/18 - 2022/07/22 | Tutoria do estágio de verão de iniciação á ciência | Inês |
Distinções
Prémio
| 2017 | Best Master's student award in Educação Ambiental (Environmental Education) |
