???global.info.a_carregar???
Ricardo Ramos holds a PhD in Educational Sciences from the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD) and is an FCT-funded researcher (2022–2025) at the Transdisciplinary Research Center in Education and Development (CITeD). He holds a degree (2014) and a master’s degree (2016) in Environmental Education from the School of Education of the Polytechnic of Bragança, where he was awarded the prize for best master’s student. Since 2018, he has been a guest lecturer at the Polytechnic of Bragança and a certified teacher trainer in environmental education and sustainability (Scientific Council for Continuing Education, D102). His research focuses on climate literacy, environmental education, and the study of social perceptions, misconceptions, and scientific misinformation related to climate change in educational contexts, spanning both school-aged populations and higher education. He has published several scientific articles as first author in specialist journals and conference proceedings and regularly acts as a peer reviewer for international journals and scientific conferences. He was a member of the Executive Committee of the Association of Young Polar Scientists (APECS) between 2020 and 2022 and is currently a member of ASPEA and the Center for Climate Literacy (University of Minnesota). He supervises master’s theses, undergraduate internships, and research training programmes.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
RICARDO MANUEL MACHADO RAMOS
Data de nascimento
1989/10/23
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Ramos, Ricardo

Identificadores de autor

Ciência ID
A51B-FBE0-9A10
ORCID iD
0000-0002-8536-4633
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=O-BMThoAAAAJ&hl=pt-PT
Scopus Author Id
58076365800

Endereços de correio eletrónico

  • ricardo.ramos@ipb.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 937824673 (Pessoal)

Moradas

  • Rua da Granja nº3 , 5430-052, Canaveses, Valpaços, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020/09/14 - 2025/05/28
Concluído
Education Sciences (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Perceções de alunos dos 1.º e 2º ciclos sobre alterações climáticas: através da sua identificação e melhoria com recurso a atividades promotoras de literacia ambiental" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Max classification: Very Good
2014 - 2016
Concluído
Environmental Education (Mestrado)
Especialização em Environmental Education
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
"Percepção dos alunos do ensino Superior face ás Alterações Climáticas " (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2011 - 2014
Concluído
Environmental Education (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/06 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/15 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/03/01 - 2025 FCT-funded Researcher Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/03/01 - 2025/05 UI/BD/152826/2022
UI/BD/152826/2022
Bolseiro de Investigação
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Semedo, José; Ramos, Ricardo. "Perceções das alterações climáticas pelos alunos do ensino superior: conhecimentos, crenças e compreensão". 2025.
    10.34620/978-972-745-354-2
  2. Ramos, Ricardo; Rodrigues, Maria José; Rodrigues, Isilda; Ramos, Ricardo; Maria José Rodrigues; Rodrigues, Isilda. "Importância da inclusão de atividades práticas para o enriquecimento da literacia climática". Bragança, 2024.
    Publicado • 10.34620/incte.2023
  3. Ramos, Ricardo; Nuno, Aluai; Rodrigues, Maria José; Rodrigues, Isilda. "Percepção das crianças acerca das alterações climáticas no nordeste de Portugal". 2024.
  4. Ramos, Ricardo; Rodrigues, Maria José; Rodrigues, Isilda; Vaz, Paula Marisa Fortunato. Autor correspondente: Ramos, Ricardo. "Perceções dos estudantes de educação social sobre alterações climáticas". 2024.
  5. Ricardo Ramos; Maria José Rodrigues; Paula Fortunato Vaz; Isilda Rodrigues. "ANTHROPOCENE AND HAPPINESS: A REFLECTION IN THE LIGHT OF COMPLEXITY". 2023.
    10.21125/iceri.2023.1536
  6. Ramos, Ricardo; Maria José Rodrigues; CRAMÊS, MARIA LUÍSA. Autor correspondente: Ramos, Ricardo. "Recurso a focus group para Identificar perceções sobre alterações climáticas". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimento, Leiria, 2022.
    Publicado
  7. Fábio Magnoni; Luana Silva; Ramos, Ricardo. "O desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem vinculado ao ensino de ciências". Minas Gerais, 2022.
    Aceite para publicação
  8. Ricardo Ramos; Maria José Rodrigues; Isilda Rodrigues. "CONTRIBUTIONS OF CLIMATE CHANGE RESEARCH TO THE IMPLEMENTATION OF THE 2030 AGENDA". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.0805
  9. Ramos, Ricardo. "Projeto RIOS como ferramenta de Educação Ambiental". Trabalho apresentado em Conference: 7th Environmental Education Meeting, Bragança, 2015.
    Aceite para publicação
  10. Ramos, Ricardo; Lagoaça, Dora; Mafra, Paulo. "O Projeto Rios como ferramenta na Educação Ambiental: monitorização do rio Fervença - Bragança". 2015.
Artigo em revista
  1. Ramos, Ricardo; Rodrigues, Maria José; Rodrigues, Isilda. Autor correspondente: Ramos, Ricardo. "The Paradox of Consumption: Material Happiness vs. Environmental Impact". Journal of Sustainability 1 2 (2025): https://doi.org/10.55845/jos-2025-1285.
    10.55845/jos-2025-1285
  2. Ramos, Ricardo; Rodrigues, Maria José; Rodrigues, Isilda. Autor correspondente: Ramos, Ricardo. "Challenges to Environmental Perception: Demystifying Established Concepts". Journal of Lifestyle and SDGs Review 5 9 (2025): e07525. https://doi.org/10.47172/2965-730x.sdgsreview.v5.n09.pe07525.
    10.47172/2965-730x.sdgsreview.v5.n09.pe07525
  3. Ricado Ramos; Maria José Rodrigues; Isilda Rodrigues. "Climate Skepticism in a University Context: Influences of Gender, Religion, and Political Spectrum". Societies (2025): https://doi.org/10.3390/soc15110313.
    10.3390/soc15110313
  4. Ricardo Ramos; Paula Vaz; Maria José Rodrigues. "Climate Denialism on Social Media: Qualitative Analysis of Comments on Portuguese Newspaper Facebook Pages". Psychology International (2025): https://doi.org/10.3390/psycholint7010006.
    10.3390/psycholint7010006
  5. Ramos, Ricardo; Zedam, Samir; Rodrigues, Maria José; Castanheira, Luís. "Art for Cigarette Waste Awareness". (2025): http://hdl.handle.net/10198/34758.
    10.35218/rae-2025-0036
  6. Marta Correira; Ricardo Ramos. "Promoting sustainability: Environmental education activities in a social institution". Interdisciplinary Journal of Environmental and Science Education (2024): https://doi.org/10.29333/ijese/14754.
    10.29333/ijese/14754
  7. Ricardo Ramos; Maria José Rodrigues; Isilda Rodrigues. "Climate Change Denialism Critical Analysis of Arguments in Confrontation with Climate Science". Climate Change Literacy (2024): https://pubs.lib.umn.edu/index.php/cle/article/view/6150.
    https://doi.org/10.24926/cle.v2i1.6150
  8. Ricardo Ramos; Paula Vaz; Maria José Rodrigues; Isilda Rodrigues. "Climate Change Perceptions: A Study With Portuguese University Social Education Students". Journal of Teacher Education for Sustainability (2024): https://doi.org/10.2478/jtes-2024-0002.
    10.2478/jtes-2024-0002
  9. Ricardo Ramos; Maria José Rodrigues; Isilda Rodrigues. "Activity Proposals to Improve Children’s Climate Literacy and Environmental Literacy". Education Sciences (2024): https://www.mdpi.com/2227-7102/14/2/194.
    https://doi.org/10.3390/educsci14020194
  10. Ricardo Ramos; Maria José Rodrigues; Nuno Aluai. "Educação para as Alterações Climáticas: uma revisão bibliométrica na Web of Science". Revista Brasileira de Educação Ambiental (2024): https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15430.
    https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15430
  11. Ramos, Ricardo; Rodrigues, Maria José; Rodrigues, Isilda. "Critical Analysis of Arguments in Confrontation with Climate Science". (2024): http://hdl.handle.net/10198/29993.
    10.24926/cle.v2i1.6150
  12. Nelson Quina; Ricardo Ramos; Patrícia Bértolo Teixeira; Samir Zedam; Maria José Rodrigues; Mário Cardoso. "A arte como auxílio no enriquecimento para a literacia climática: uma revisão bibliográfica". EduSer 15 1 (2023): https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/226.
    Publicado • 10.34620/EDUSER.V15I1.226
  13. Ricardo Ramos; Maria José Rodrigues; Luisa Crâmes; Nuno Aluais. "Promoção da literacia climática-contributos da educação ambiental". Eduser (2023): https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/206.
    https://doi.org/10.34620/eduser.v14i2.206
  14. Ricardo Ramos; Maria José Rodrigues; Isilda Rodrigues. "Children’s Perception of Climate Change in North-Eastern Portugal". Societies (2022): https://www.mdpi.com/2075-4698/13/1/6.
    10.3390/soc13010006
  15. Souha Othman; Ramos, Ricardo; Wivy Lobo. Autor correspondente: Souha Othman. "Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental". EduSer 14 1 (2022): https://193.136.194.243:443/index.php/eduser/article/view/189.
    Acesso aberto • Aceite para publicação • 10.34620/EDUSER.V14I1.189
  16. Ramos, Ricardo; Dora Lagoaça; Susana Santos. "Atitudes Face ao Lobo Ibérico". EDUSER 13 1 (2021): https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/149.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  17. Ramos, Ricardo; Elsa Tiago; Rute Rodrigues. "Challenges and importance of Environmental Education in the Education System in Portugal". Revista Brasileira de Educação Ambiental 16 4 (2021): https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11587/8618.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  18. Ramos, Ricardo. "Importância da Educação Ambiental no 1º ciclo do Ensino Básico do Ensino Português". AdolesCiência 7 1 (2020): 34-43. https://www.adolesciencia.ipb.pt/index.php/adolesciencia/article/view/297.
    Publicado
  19. Ramos, Ricardo. "Perception of Higher Education Students in the face of Climate Change". Eduser - Revista de Educação 12 1 (2020): https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/137.
    Acesso aberto • Aceite para publicação • 10.34620/EDUSER.V12I1.137
  20. Ramos, Ricardo. "Percepção dos alunos do Ensino Superior face ás alterações climáticas". EDUSER 12 1 (2020): 26-38. https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/137.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ramos, Ricardo; Rodrigues, M. J.; Rodrigues, Isilda. Autor correspondente: Ramos, Ricardo. "O clima está a mudar, e as crianças sabem? um olhar sobre a literacia climática". In Educar para la Paz, 696-702. Madrid, Espanha: Dykinson, 2025.
    Publicado • https://doi.org/10.14679/3930
  2. Ramos, Ricardo; Rodrigues, M. J.; Rodrigues, Isilda. Autor correspondente: Ramos, Ricardo. "Terrários, histórias e jogos: abordagens inovadoras. Para promoção da literacia climática em crianças". In Educar para la Paz, 703-708. Madrid, Espanha: Dykinson, 2025.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Rodrigues, Maria José; Rodrigues, Isilda. "Percepções de alunos dos 1.º e 2º ciclos sobre alterações climáticas: através da sua identificação e melhoria com recurso a actividades promotoras de literacia ambiental". Trabalho apresentado em VI ENJIE 2022, 2022.
  2. Ramos, Ricardo; Mafra, Paulo; Dora Lagoaça. "Compostagem: uma via para o desenvolvimento sustentável". 2015.
  3. Ramos, Ricardo; Susana Santos. "Atitudes Face ao Lobo". Trabalho apresentado em 7º Encontro de Educação Ambiental, 2015.
Resumo em conferência
  1. Guímaro, Hugo; Fragão, Joana; Fernandes, Ana F.; Meireles, Bruna; Sousa, Carmen; Viceto, Carolina; Gonçalves, Cátia L.; et al. Autor correspondente: Guímaro, Hugo. "APECS Portugal as a tool to boost the next generation of polar researchers". Trabalho apresentado em XIII Portuguese Conference on Polar Sciences, Porto, 2021.
    Publicado
  2. Guímaro, Hugo; Fialho, Patrícia; Santo, Marta; Seco, José; Pedro, Sara; Sousa, Carmen; Viceto, Carolina; et al. Autor correspondente: Guímaro, Hugo. "Engaging scientists, educators and policy makers into Education and Capacity Building of the Polar Regions: Portugal as a case-study". Trabalho apresentado em Arctic Science Summit Week 2021, Lisboa, 2021.
  3. Ramos, Ricardo; Dora Lagoaça; Paulo Mafra. "Compostagem, caminho para a sustentabilidade". Trabalho apresentado em 7º Encontro de Educação Ambiental - Divulgação Práticas de Partilha, Bragança, 2015.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/05/08 Investigação qualitativa e quantitativa em Educação Ambiental Unidade Curricular Seminário de Preparação para Estágio ou Trabalho de Projeto ou Dissertação do Mestrado em Educação Ambiental.
Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
2025/05/02 Perceções das alterações climáticas pelos alunos do ensino superior: conhecimentos, crenças e compreensão Incte 2025
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
2025/03/25 Perceções de alunos dos 1.° e 2.° ciclo sobre alterações climáticas: sua identificação e melhoria através de atividades de literacia ambiental eventoSeminário LusoBrasileiro IPB & IFPR Contextos, Desafios e Perspectivas na Formação de Professores: Um Diálogo LusoBrasileiro
Instituto Federal do Paraná (Paraná, Brasil)
2025/01/17 Redação do relatório técnico-científico I Ciclo de Seminários "Investigação e Práxis Académica"
Comissão de Curso do Mestrado em Educação Especial e Inclusiva da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2025/01/17 “Óleo Usado: Transformando Resíduos em Soluções Sustentáveis” Laboratório de Ciências da Natureza da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
Laboratório de Ciências da Natureza da Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
2024/02 Perceções das crianças acerca das alterações climáticas no Nordeste de Portugal 2º congresso sobre alterações climáticas UTAD
UTAD Universidade de tras os montes e alto douro (Vila Real, Portugal)
2023/11/13 Anthropocene and Happyness: a reflection in the light of complexity Iceri 2023
16th annual International Conference of Education, Research and Innovation (Sevilha, Espanha)
2023/10/20 A percepção das crianças sobre as alterações climáticas Boas vindas a docentes e alunos da IEFPR Coritiba Brasil
Centro de Investigação em Educação Básica (Bragança )
2023/06/24 Repensar a educação na luta contra as alterações climáticas Escolas Transformadoras
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2023/05/06 Importância da inclusão de atividades práticas para o enriquecimento da literacia climática INCTE 2023
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2023/03/17 Os números e o clima, a Matemática sustentável Semana da Matemática
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
2022/11/24 A voz dos alunos do Nordeste de Portugal sobre Alterações Climáticas EJI VII encontro de Jovens Investigadores
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2022/11/09 Recurso a focus group para identificar perceções VI Congresso de Educação Ambiental – Leiria 2022
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2022/07/04 Contributions of Climate Change Research to the Implementation of the 2030 Agenda
IATED (Palma de Maiorca , Portugal)
2022/05/28 perceções de alunos do 1.º e 2.º ciclos sobre alterações climáticas Unidade de Curricular de Educação para a Saúde pertencente ao Curso de Doutoramento em Ciências da Educação.
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2022/05/18 Educar para a Cidadania Ambiental – Reflexão Sobre o Papel da Escola, no Combate à Crise Climática VIII Semana Aberta
(Bragança, Portugal)
2022/05/08 perceções de alunos do 1.º e 2.º ciclos sobre alterações climáticas Seminário de Educação para a Saúde
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2022/05/03 Alterações Climáticas um problema da minha geração Semana do Ciêntista
Municipio de Valpaços (Valpaços, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/08/01 - 2025/07/13 Percepção de alunos do ensino superior sobre Alterações Climáticas: conhecimentos, crenças e compreensão
Orientador
Environmental Education Master (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2023/03/01 - 2023/07/01 Curricular internship for a student in the environmental education degree program educação ambiental in ASPEA Aveiro
Orientador
Educação Ambiental (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2023/03/01 - 2023/07/01 Curricular internship for a student in the environmental education degree program SPSS, obra social Padre Miguel
Orientador
Educação Ambiental (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2023/03/01 - 2023/07/01 Curricular internship for a student in the environmental education degree program in Centro de ciência Viva de Bragança
Orientador
Educação Ambiental (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2023/03/01 - 2023/07/01 Curricular internship for a student in the environmental education degree program in Câmara Municipal de Bragança, Departamento de ambiente e espaços verdes
Orientador
Educação Ambiental (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2022/02/28 - 2023/06/25 Orientation of the environmental education internship at the Gaia Natural Park
Orientador
Educação Ambiental (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2025/05/02 - Atual 9th International Conference on Teacher Education (INCTE'25), held on May 2-3, 2025 (2025/05/02 - 2025/05/03)
Conferência (Outra)
2023/03/13 - 2023/03/17 Semana da Matemática, 2023 (2023/03/13 - 2023/03/17)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/09/10 - Atual Competências digitais na educação”, proferida por Sara Dias-Trindade no “Ciclo de Webconferências CITeD 25/26”, integrado nas atividades do Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD)
Conferência
Ciclo de Webconferências CITeD 25/26
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2025/07/04 - Atual Acessibilidade no ensino superior para inclusão de pessoas com deficiência em contextos diferenciados: foco nas práticas pedagógicas e nos serviços de apoio”, proferida por Sabrina Fernandes de Castro no Ciclo de Webconferências CITeD 25/26” iclo de Webconferências CITeD 25/26
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
2023/04/13 - Atual Webinar Basic principles of a Systematic Review: Tips and tricks in the Social Sciences
Outro
Instituto Politécnico de Bragança Unidade de Investigação Aplicada em Gestão, Portugal
2023/02/02 - Atual Climate change course: This course had the following learning objectives: Explain the basic fundamentals of climate; Provide a rational basis for mitigating climate change; Analyze the main challenges and opportunities in combating climate change;
Outro
Curso sobre alterações climáticas
European Union Delegation to the United Nations, Estados Unidos
2023/05/26 - 2033/06/02 WORKSHOP: DEVELOPMENT OF HACKATHON METHODOLOGY
Oficina (workshop)
Hack-it
Haaga-Helia Ammattikorkeakoulu, Finlândia

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2025/07/21 - 2025/07/25 Colóquio sobre educação e sustentabilidade
Conferência
II Colóquio de Educação e Sustentabilidade
Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, Brasil
2023/04/27 - 2023/04/27 The use of VosViewer to build bibliometric networks, as part of the Project OPEN LECTURES
Outro
UNIAG OPEN LECTURES
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/04/11 - 2023/04/12 Scientific Writing Workshop General Principles for Obtaining a Scientific Publication, on April 11 and 12, 2023, lasting 6 hours.
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022/09/30 - 2022/09/30 Poder instituinte da escola e desafios da nova educação
Outro
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022/06/06 - 2022/06/06 Integration of the Seminar Secretariat "A mulher e as migrações: vozes de mudança para uma migração inclusiva"
Conferência
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022/05/06 - 2022/05/07 Integration of the INCTE 2022, Instituto Politécnico de Bragança.
Conferência
INCTE 2022
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022/02/25 - 2022/02/25 Centralidade e evidência do `Estudo sobre as crenças e práticas dos professores
Outro
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2014 - 2014 Internacional Conference successful experiences and good practices in chemistry education
Conferência
Internacional Conference successful experiences and good practices in chemistry education
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/07/18 Percepções da cmunidade moradora no Parque Natural das Lagoas de Cufada, Guiné-Bissau, sobre a sua importância, biodiversidade e ameaças ambientais
Arguente
Francisco Indi (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2025/07/11 Educação Ambiental centrada na reutilização de resíduos. Uma proposta de atuação no 1º. cilco de ensino básico da cidade da Praia - Cabo Verde
Arguente
Samira de Jesus Tavares Furtado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/07/11 PERCEÇÃO DAS COMUNIDADES PISCATÓRIAS ACERCA DA NECESSIDADE DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE MARINHA, ILHA DO PRÍNCIPE
Arguente
Plácida Lopes da Silva Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/07/11 Percepçlão das comunidades piscatórias acerca da necessidade de conservação da biodiversidade marinha, ilha do principe Plácida Lopes da Silva Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/05/05 - 2023/05/06 INCTE 2023 Bragança
2022/05/06 - 2022/05/07 INCTE 2022 Bragança

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09/18 - 2024/02/18 Opção II: Ecologia e Sociedade Relações Lusófonas e Língua Portuguesa (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/09/18 - 2024/02/18 Metodologias e estratégias de intervenção em educação Educação Ambiental (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2023/03/06 - 2023/07/16 Final internship in Environmental Education Educação Ambiental (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022/09/18 - 2023/02/20 Metodologias de Educação Ambiental II Educação Ambiental (Mestrado) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022/09/17 - 2023/02/15 Empreendedorismo e Gestão de Projetos em Educação Ambiental Educação Ambiental (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021/02/20 - 2021/07/17 Metodologias de Educação Ambiental I Educação Ambiental Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2020/09/16 - 2021/07/10 Fundamentos da Educação Ambiental Educação Ambeintal (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2020/09/17 - 2021/01/21 Metodologias de Educação Ambiental II Educação Ambiental (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020/09/17 - 2021/01/21 Emprendorismo, gestão de projetos em Educação Ambiental Educação Ambiental (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/19 - 2020/07/12 Fundamentos de Educação Ambiental (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2020/02/23 - 2020/06/12 Educação Ambiental Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2019/09/08 - 2020/06/02 Atividades de Enriquecimento Curricular (Menos de 4 anos de escolaridade) Agrupamento de Escolas de Valpaços, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/10/20 - Atual 90 segundos de ciência - Antena 1 As alterações climáticas vistas pelas crianças

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024 - Atual Center for Climate Literacy - University of Minnesota Global Adviser
2023/09/10 - Atual ASPEA nucleo de Bragança Membro Colaborador
2019/01/10 - 2022/01/01 APECS (Association of Polar Early Career Scientists)

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/07/06 - 2023/07/07 Jury for Scientific Initiation and Challenge-Based Innovation Internships Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2025/08/27 - Atual Education Science MDPI
2025/07/16 - Atual PLOS Climate PLOS
2025/05/03 - Atual Conference Paper of INCTE 2025 CITED
2025 - Atual Plos Climate (2767-3200)
2023/10/11 - Atual Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS) (2316-9907) Brajets

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2025/07/13 - 2025/07/18 Ciência no Laboratório Name Hidden to save the privacy
2023/06/17 - 2023/06/23 Internship monitor/tutor "Verão com Ciência" Pedro Marques
2022/07/18 - 2022/07/22 Tutoria do estágio de verão de iniciação á ciência Inês
Distinções

Prémio

2017 Best Master's student award in Educação Ambiental (Environmental Education)