???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Irina Borges

Nomes de citação

  • Borges, Irina

Identificadores de autor

Ciência ID
A518-7FC0-C1ED
ORCID iD
0009-0003-5975-9302

Endereços de correio eletrónico

  • irina.borges@uab.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2024/10/07 - 2027
Em curso
Educação a Distância e E-Learning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2022/09 - 2024/06
Concluído
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
"Mapeando o(s) Futuro(s) da Educação: Uma Tabela Periódica de Competências para o Século XXI" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2019/09 - 2022/07
Concluído
Licenciatura em educação (Licenciatura)
Especialização em pedagogia Social
Universidade Aberta, Portugal
18
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/05/15 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Aberta, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/08 - Atual Investigadora colaboradora Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/02 - 2025/07 Tutora virtual Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2006 - 2024 Tutora particular Agência DNA Cascais Cascais um concelho empreendedor, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2025/05/15 - Atual AquiMeEncontro
Bolseiro de Investigação
Universidade Aberta, Portugal
Em curso
2024/04/01 - 2025/04/30 Digender2palop
Bolseiro de Investigação
Universidade Aberta, Portugal

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2024/05/01 - 2025/04/30 Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos (DIGENDER2PALOP
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Irina Borges (0009-0003-5975-9302). "TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA ESCOLA PARA PROMOVER A IGUALDADE DE GÉNERO EM PAÍSES LUSÓFONOS AFRICANOS". Trabalho apresentado em OBVIE (observatório da vida nas escolas), Porto, 2024.
Livro
  1. Mouraz, A. & Borges, I. (2025) (org).Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em. Autor correspondente: Mouraz, A. & Borges, I. (2025) (org).Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em. Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos. Universidade Aberta. 2025.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Borges, Irina. "TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA ESCOLA PARA PROMOVER A IGUALDADE DE GÉNERO EM PAÍSES LUSÓFONOS AFRICANOS". Trabalho apresentado em Encontro Ciência 2024, 2024.
Relatório
  1. Ana Mouraz; Filipa Seabra; Irina Borges; Cristina Vieira. 2024. Promoting gender equality in education through the use of digital technologies: a systematic review. https://doi.org/10.37766/inplasy2024.10.0013.
    10.37766/inplasy2024.10.0013
Resumo em conferência
  1. Borges, I., & Seabra, F. (24/07/2024). Shaping 21st Century Skills: Towards Sustainable Curriculum Development Through P. "Shaping 21st Century Skills: Towards Sustainable Curriculum Development Through Pedagogical Supervision". Trabalho apresentado em XVIII World Congress of Comparative Education Societies, New York, 2024.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Mapeando o(s) futuro(s) da educação: uma tabela periódica de competências para o século XXI". Mestrado, Universidade Aberta, 2024. https://repositorioaberto.uab.pt/entities/publication/4b4d2c40-9b9d-4602-a526-7724c4745166.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/09/04 A TABELA PERIÓDICA DE COMPETÊNCIAS: UM MAPA INOVADOR PARA A CONSTRUÇÃO CURRICULAR NO SÉCULO XXI XVIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2025/02/06 Digender2PALOP – estudo sobre a igualdade de género e a inclusão digital em escolas dos PALOP XXXII Colóquio AFIRSE Portugal 2025 - Educação, Participação e Democracia - Contributos da Investigação.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL) (Lisboa, Portugal)
2024/12/05 Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos VIII Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA), VI Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD) e I Seminário Internacional do PROFEI (SIPROFEI) - Encantar e Empoderar para Ressignificar uma Escola Inclusiva.
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP) (São Paulo, Brasil)
2024/11/29 Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos VI Encontro da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa - A sustentabilidade da educação a Distância, Aberta, Digital e em Rede.
Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) (Praia, Cabo Verde)
2024/11/16 Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos XVII Congresso da SPCE - Educação, Liberdade e Democracia
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FCPEUP) (Porto, Portugal)
2024/11/15 Mapeando o(s) Futuro(s) da Educação: Uma Tabela Periódica de Competências para o Século XXI XVII Congresso da SPCE - Educação, Liberdade e Democracia
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2024/07/24 Shaping 21st Century Skills: Towards Sustainable Curriculum Development Through Pedagogical Supervision XVIII World Congress of Comparative Education Societies
Ithaca University (New York, Estados Unidos)
2024/06/11 TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA ESCOLA PARA PROMOVER A IGUALDADE DE GÉNERO EM PAÍSES LUSÓFONOS AFRICANOS OBVIE (observatório da vida nas escolas)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)