Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Picão Fernandes da Gama Minas
Nomes de citação
- Minas, Maria
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9E11-2655-80BA
- ORCID iD
- 0000-0002-9901-073X
Endereços de correio eletrónico
- maria.minas@psicologia.ulisboa.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/11/07 - 2024/11/07
Concluído
|
Participatory Research - An introduction (Outros)
The Stop, Collaborate and Listen Agency (SCL Agency) , Reino Unido
|
|
2024/10/29 - 2024/10/29
Concluído
|
Reflexivity, Power and Positionality in Participatory Research (Outros)
The Stop, Collaborate and Listen Agency (SCL Agency) , Reino Unido
|
|
2018/11 - 2021/04
Concluído
|
Community Therapy Certification (Outros)
Associação Brasileira de Terapia Comunitária, Brasil
|
|
2018/03 - 2018/10
Concluído
|
Academia de Líderes Ubuntu (Outros)
Instituto Padre António Vieira, Portugal
|
|
2018/02/23
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
""Dinâmicas da Reciprocidade no Desenvolvimento de Indivíduos, Famílias, Comunidades e Programas: Um olhar sobre a Pobreza,
a Conexão e o Bem-Estar"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2015/11/01 - 2015/11/09
Concluído
|
ISEP - IES powered by INSEAD (Outros)
IES - Instituto de Empreendedorismo Social, Portugal
|
|
2015/11 - 2015/11
Concluído
|
Curso Breve de Direito dos Refugiados e da Proteção Internacional no Âmbito da União Europeia (Outros)
Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
|
2009/09 - 2010/04
Concluído
|
GOS - Management of Social Organizations (Outros)
AESE Business School, Portugal
|
|
2002/09 - 2007/07
Concluído
|
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica Dinâmica e Sistémica (Mestrado integrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/06/02 - 2024/10/29 | Maternity leave | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2023/05 - 2023/12 | Trainining and Supervison of Psychological Intervention with Families with Children at Risk. Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal |
2023 - 2023 | Member of the Working Group for the restructuring of the FPUL Community Service. | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014/01 - 2022/02 | Co-founder | ComParte - Fundação Maria Rosa, Portugal |
2021/05 - 2021/10 | Maternity leave | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2010/10 - 2011/07 | Project Manager | Centro Universitário Padre António Vieira, Portugal |
2007/10 - 2011/03 | Project manager | Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/01 - 2022/03 | 15/25 Participa
None
Conception, implementation and follow-up
ComParte - Fundação Maria Rosa, Portugal
|
Concluído
|
2020/07 - 2021/04 | ComParte & inclusion of Refugees: 1st stage of the national assessment
None
Conception, implementation and follow-up
|
Concluído
|
2018/09 - 2019/06 | ComParte & Education: "Teachers, we need to get to know each other"
None
Conception, implementation and follow-up
|
Concluído
|
2018/11 - 2019/03 | Sintra ÉS+: Training professionals to integrate migrant students into schools
None
Conception, implementation and follow-up
ComParte - Fundação Maria Rosa, Portugal
|
Concluído
|
2016/09 - 2017/12 | ComParte & Education - National assessment
None
Project conception, implementation and follow-up
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/09 - 2016/06 | Schools and inclusion
none
Conception, implementation and follow-up
ComParte - Fundação Maria Rosa, Portugal
|
Concluído
|
2014/09 - 2015/06 | ComParte & Education - pilot project
none
Project conception, implementation and follow-up
ComParte - Fundação Maria Rosa, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/01 | ComParte - a collaborative methodology and good practice | The Power of Collaboration: Public Presentation of the National Year of Collaboration 2019
Govint - IPAV (Lisbon, Portugal)
|
2017/01/23 | My job is a passion | Job Talks: The new workforce - National conference on youth employment
Forum Estudante (Lisbon, Portugal)
|
2015/09/12 | Stories about trust and reciprocity in the intersections between research and a foundation project | II Positive Psychology Congress
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Lisbon, Portugal)
|
2013/11/27 | Reflecting-team with appreciative audiences as a practice of action research and empowerment in contexts of poverty and social vulnerability | I Latin American Congress of the International Certificate in Collaborative Practices
Interfaci (São Paulo, Brasil)
|
2013/05/23 | Community development in the world: Empowerment of socially disadvantaged families | Social Metamorphosis - Empowerment of the impoverished family
GAF - Gabinete de Apoio à Família (Viana do Castelo, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/09 - 2024/11 | Salema, C. (2024). Quem semeia partilha, colhe comunidade: Compreender a vivência individual e a formação de comunidade nas
hortas comunitárias (Dissertação de mestrado). Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde - Àrea de especialização de Psicologia Clínica Sistémica - Contextos Familiar Comunitário
e Forense (Mestrado)
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/09 - 2024/07 | Matadinho, M. (2024). A “contínua luta” do futebol feminino: Desafios, boas-práticas e recomendações de jogadoras de futebol
federado (Dissertação de mestrado). Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde - Àrea de especialização de Psicologia Clínica Sistémica - Contextos Familiar Comunitário
e Forense (Mestrado)
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/09 - 2023/07 | Araújo, F. (2023). Quatro projetos de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo em lisboa e as suas respostas às necessidades
e aspirações (Dissertação de mestrado). Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Orientador
|
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023 | Gonçalves C. (2023). Construir pontes: os contributos da experiência no projeto Gambozinos para a promoção da coesão social.
(Dissertação de mestrado). Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Orientador
|
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/09 - 2022/10 | Marques, M. (2022). "Eu sou (de novo) porque tu és": Caminhos de ressignificação de acontecimentos traumáticos no contexto
da Academia de Líderes Ubuntu (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Orientador
|
|
2021/09 - 2022/10 | Lousada, M. (2022). O papel da mentoria em contexto de vulnerabilidade social: dinâmicas relacionais, processos e transformações
associadas(Dissertação de mestrado). Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Orientador
|
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/09 - 2021/10 | Vieira, M. (2021). O desporto e a reciprocidade: inclusão e transformação de jovens e famílias em contextos de desvantagem
socioeconómica (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Orientador
|
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/09 - 2021/10 | Mota, B. (2021). Rodas de Terapia Comunitária Integrativa em Tempos de Pandemia. Faculdade de Psicologia, Universidade de
Lisboa.
Orientador
|
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/09 - 2021/10 | Pereira, J. (2021). Processos de transmissão de consciência ambiental na família nuclear (Dissertação de Mestrado). Faculdade
de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Orientador
|
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/09 - 2021/07 | Oliveira, I. (2022). A dança da vida: A percepção de impacto da biodanza na perspectiva dos alunos e facilitadores. Faculdade
de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Orientador
|
|
2019/09 - 2020/10 | Madeira, S. (2020). O que pensam da terapia pessoas que nunca foram ao psicólogo? Um estudo sobre crenças e reciprocidade
(Dissertação de mestrado). Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Orientador
|
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/09 - 2020/07 | Reis, M. (2020). Hope(lessness): The perceived psychological impact of living in a refugee camp (Dissertação de mestrado).
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Orientador
|
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/09 - 2020/07 | Jorge, A. (2020). Voluntariado: “Mais do que dar é também receber” – Um estudo qualitativo sobre reciprocidade no contexto
do voluntariado (Dissertação de mestrado). Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Orientador
|
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018/09 - 2019/07 | Camilo, R. (2019). No meu tempo: A diferença geracional na relação entre papéis de género e bem-estar (Dissertação de mestrado).
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Orientador
|
Mestrado integrado (Mestrado)
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013/09 - 2014/07 | Ferreira, R. (2014). A competição e o(s) outro(s): Estudo exploratório da relação entre crenças face à competição e o sentido
de comunidade, o apoio social e o desejo de contribuir (Dissertação de mestrado). Faculdade de Psicologia, Universidade de
Lisboa.
Coorientador
|
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012/09 - 2013/07 | Silva, J. H. (2013). Famílias multidesafiadas em contexto de pobreza: Vulnerabilidades e Forças Familiares – Refletindo sobre
a intervenção (Dissertação de mestrado). Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Coorientador
|
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011/09 - 2012/07 | Governo, A. R. (2012). Quem muito abarca pouco abraça: A perceção das famílias pobres multidesafiadas sobre as suas competências
em diferentes níveis de apoio formal (Dissertação de mestrado). Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Coorientador
|
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/01 - 2022/04 | The community therapy circles focused on the experience of motherhood provided a space for participants to share their journeys,
challenges, and emotions. These sessions allowed mothers to connect, reflect, and receive mutual support, using dialogue and
empathy to address the unique psychological and social aspects of motherhood. The approach fostered healing and resilience,
strengthening the sense of community among participants while validating their experiences in a collective, supportive environment. (2022/01 - 2022/04)
Encontro (Coorganizador)
|
|
2020/03 - 2021/06 | The community circles, based on the methodology of Community Therapy, were organized during the pandemic to support individuals
in overcoming emotional and social challenges. These circles provided a safe space for participants to share experiences,
build mutual support, and engage in collective healing. The approach emphasizes dialogue, empathy, and shared responsibility,
helping to strengthen community bonds and resilience in times of crisis. (2020/03 - 2021/06)
Encontro (Coorganizador)
|
|
2019/07 - 2019/12 | In the sequence of the project "Teachers, we need to know each other!", which involved more than 400 students from different
cities of Portugal, sharing the recommendations about the importance of the relational dimension at school, a cycle of three
conferences was held in Lisbon, Moura enad Figueira da Foz, with the theme "I want to listen to the
students: Affections in the Teacher-Student Relationship".The participants of these conferences (over 180) were, for the most
part, teachers. (2019/07 - 2019/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
ComParte - Maria Rosa's Foundation, Portugal |
2018/04/16 - 2018/04/16 | The first national conference organized by ComParte featured:
1) feedback from the Secretary of State for Education on the impact of listening to the Pros of Education;
2) a conference by the Pros of Education to share their knowledge and recommendations about the experience of school;
3) launch and delivery of the 1st booklet;
4) working groups between students and Professionals. (2018/04/16 - 2018/04/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
ComParte - Maria Rosa's Foundation, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/04/11 - Atual | This event was part of the Hello Europe initiative and took place in Madrid, aimed at fostering innovative solutions for migrant
and refugee integration across Europe. The event brought together social entrepreneurs, policymakers, and stakeholders from
diverse sectors to address migration challenges and develop practical, inclusive solutions. It provided a platform to shift
narratives around migration from seeing it as a challenge to viewing it as an opportunity, contributing to improve social
policies and support systems for migrant inclusion.
Conferência
|
Hello Spain
Ashoka, Estados Unidos
|
2023/07/06 - 2023/07/07 | Round table facilitation.
Mesa-redonda
|
Risk, Danger and Family Resilience: Crossed voices of research and intervention.
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018/10 - 2018/10 | Part of the Portuguese delegation who participated in the congress, in Paris. As ComParte's member, I had the role of accompanying
the student Pros participation in these meetings, as well as preparing the group of young people who participated in the
Portuguese delegation.
Congresso
|
The Future of Education and Skills - OECD Education 2030
ComParte - Maria Rosa's Foundation, Portugal
|
2013/06 - 2013/06 | Collaborative practices course with Harlene Anderson.
Outro
|
International Summer Institute
The Taos Institute, Estados Unidos
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/07/06 - 2023/07/07 | Risk, Danger and Family Resilience: Crossed voices of research and intervention. | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Intervention Module in Family Narratives | Inter-University Doctoral Program in Clinical Psychology, specialty in Family Psychology and Family Intervention (Doutoramento) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal |
2022 - Atual | Qualitative Research Module | Inter-University Doctoral Program in Clinical Psychology, specialty in Family Psychology and Family Intervention (Doutoramento) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal |
2021 - Atual | Community and Forensic Systemic Intervention | (Mestrado) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2021 - Atual | Individual and Family Systemic Intervention | (Mestrado) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2020 - Atual | Risk, Crisis and Family and Community Resilience | (Licenciatura) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - Atual | Internship seminar | (Mestrado integrado) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - Atual | Systemic - individual and family - intervention | (Mestrado) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - Atual | Family and Community Mediation | (Mestrado) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - Atual | Family and Community Systemic Psychology | (Mestrado) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - Atual | Research Seminar | (Mestrado) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - Atual | Thesis Follow-up Seminars | (Mestrado) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Clinical and Health Psychology | (Licenciatura) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2012 - 2017 | Multi-challenged families in a context of poverty | (Mestrado) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | Data analysis methods - Grounded Theory | (Licenciatura) | Faculdade de Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2014/10 - 2014/10 | 1 day Workshop - NOS Association | (Outros) | Associação Nós, Portugal |
2014 - 2014 | Onward and Upward: A Unique Portugal - Canada Collaboration to Develop Theory from Qualitative Data | (Doutoramento) | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2017/01/23 - 2017/01/23 | Antena 1 | Maria Minas, a jovem para quem ser voluntária é um sonho |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017 - Atual | Research Center for Psychological Science (CICPsi/FPUL). | |
2011 - Atual | Portuguese Psychological Association. [PT - Ordem dos Psicólogos Portugueses] |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/05 - 2021/10 | The Ubuntu Scientific Council provides academic guidance and expertise to ensure the program’s leadership initiatives are
based on best practices and evidence. It helps shape educational strategies, evaluates outcomes, and supports research on
the impact of the Academy's approach in empowering communities and future leaders.
Membro
|
Instituto Padre António Vieira, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2019/09 - 2020/06 | Professional Internship - ComParte | Joana Lourenço |