???global.info.a_carregar???
Teresa Maria da Cunha Almeida Rocha de Sousa Senos, has a PhD in Developmental Psychology, completed her master's degree in Educational Psychology at ISPA in 2000. She is a teacher and researcher at ISPA. The domain of specialization is in Cognitive Psychology; Developmental psychology; Psychology of art; Educational psychology. Current research interests focus on aesthetic development and aesthetic and artistic education, the cognitive and affective aspects of aesthetic appreciation and the contextual variables that interfere with this development, from an integrated developmental and procedural perspective. Teresa Maria da Cunha Almeida Rocha de Sousa Senos, é doutorada em Psicologia do Desenvolvimento, concluiu o mestrado em Psicologia Educacional no ISPA em 2000. É docente e investigadora no ISPA. O domínio de especialização é em Psicologia cognitiva; Psicologia do desenvolvimento; Psicologia da arte; Psicologia educacional. Os atuais interesses de investigação centram-se no desenvolvimento estético e a educação estética e artística, os aspectos cognitivos e afectivos da apreciação estética e as varíaveis contextuais que interferem neste desenvolvimento, numa prespectiva desenvolvimentista e processual integrada.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa Almeida Rocha

Nomes de citação

  • Almeida Rocha, T.

Identificadores de autor

Ciência ID
9D1C-45A1-CB30
ORCID iD
0000-0002-4037-5996

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2014/09/01 - 2019/03/26
Concluído
Psychology/Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Developmental Psychology/Psicologia do Desenvolvimento
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2000
Concluído
Educational Psychology/Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1989
Concluído
Applied Psychology/Psicologia Aplicada (Licenciatura)
Especialização em Educational Psychology/Psicologia Educacional
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2000/10 - 2019/08/31 Assistente (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
1995/10 - 2000/09 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1991/10 - 1994 Psychologist (Higher Technician)/Psicóloga (Técnica Superior) Prevenção Rodoviária Portuguesa, Portugal
1990/10 - 1991 Psychologist (Higher Technician)/Psicóloga (Técnica Superior) Centro Psicopedagógico da ACM, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
1999 - 2001 Cognition and context in counterfactual thinking
Ref: PRAXIS/C/PSI/13057/1998
Investigador
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/12/22 - Atual Impact of the ProgestArt project (Aesthetic Development and Artistic Education Program) on Aesthetic Development and Creativity.
I/041/12/2020
Investigador
Em curso
1998 - Atual Cognição e contexto no pensamento contrafactual
PRAXIS/C/PSI/13057/1998
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Almeida Rocha, T.; Francisco Peixoto; Saul Neves Jesus. "Measuring Aesthetic Development". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Modern Research In Psychology, Bucareste, 2014.
    Publicado • 10.5682/9786062801533
  2. Almeida Rocha, T.. "The artistic education and the development of aesthetic apprehension". Trabalho apresentado em International InSEA Congress: "Interdisciplinary Dialogues in Arts Education", Viseu, 2006.
    Publicado
  3. Almeida Rocha, T.. "The development of aesthetic apprehension". Trabalho apresentado em XVIII Congress of the International Association of the Empirical Aesthetic: "Art and Science", Lisboa, 2004.
    Publicado
  4. Almeida Rocha, T.. "O pensamento contrafactual e os comportamentos de risco em contexto rodoviário: Um caminho para a prevenção". Trabalho apresentado em I Jornada de Psicologia do Tráfego, Évora, 2000.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rocha, Teresa Almeida; Peixoto, Francisco; Jesus, Saúl Neves. "Aesthetic development in children, adolescents and young adults". Análise Psicológica 38 1 (2020): 1-13. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1657.
    10.14417/ap.1657
  2. Quelhas, A. C.; Juhos, Cs.; Senos, J.; Almeida Rocha, T.. "Desenvolvimento do raciocínio condicional e modelos mentais". Análise Psicológica 17 4 (1999): 695-711. http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311999000400006&lng=pt&nrm=iso.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Senos, J.; Almeida Rocha, T.. "Counterfactual reasoning and context: the affective function of downward counterfactuals". In Cognition and Context, 235-250. Lisboa, Portugal: ISPA, 1998.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Vargas-Moniz, M.J.; Queirós. F.; Almeida-Rocha, T.; Belo, S.; Brandão, T.; Gouveia, M. J.; Loureiro, F.; Martins, A. C.; Neto, D.. "Resposta integrada na promoção da saúde mental no ensino superior". Trabalho apresentado em Congresso "Inovação e Bem-Estar para o Sucesso no Ensino Superior" - DGES 2024., 2024.
  2. Almeida Rocha, T.; Francisco Peixoto; Saul Neves Jesus. "As obras de arte e o olhar em diferentes idades". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional do Envolvimento dos alunos na Escola, 2016.
  3. Senos, J.; Quelhas, A. C.; Almeida Rocha, T.. "Causal reasoning and context". Trabalho apresentado em IXth European Conference on Development Psychology, 1999.
  4. Senos, J.; Quelhas, A. C.; Almeida Rocha, T.. "The social marking and the constrution of the left-right notion". Trabalho apresentado em IXth European Conference on Development Psychology, 1999.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Almeida Rocha, T.. "Envolvimentos".
  2. Almeida Rocha, T.. "janelas".
  3. Almeida Rocha, T.. "Janelas".
  4. Almeida Rocha, T.. "O grito do Silêncio".
  5. Almeida Rocha, T.. " (In) Consciente".
  6. Almeida Rocha, T.. " (In) Consciente".
  7. Almeida Rocha, T.. Exposição colectiva Florbela Mix.
  8. Almeida Rocha, T.. Exposição colectiva de Teresa Almeida Rocha.

Outros

Outra produção
  1. As tutorias no ensino superior: Avaliação pelos estudantes.. Poster apresentado no Congresso "XII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia" - APP & FPCEUP 2025. Porto, Portugal. 2025. Almeida-Rocha, T.; Queirós, Loureiro, F.; Primoroso, D.; Vargas-Moniz, M. J.. http://hdl.handle.net/10400.12/13528.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/08/21 Applying an adapted theory of planned behavior to visiting art exhibitions
Education, research & Development 15th International Conference, Burgas, Bulgária.
2019 “O programa progestArt e o seu impacto no desenvolvimento estético e na criatividade” III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2018/07/09 ProgestArt: impacto no desenvolvimento estético e na criatividade (Poster) XIV Colóquio internacional de Psicologia e Educação
ISPA_ Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2017/06/05 O desenvolvimento estético e a criatividade (Poster) apresentado no Encontro com Ciência e tecnologia em Portugal, 3-5 Julho, FCT. Encontro com Ciência e tecnologia em Portugal
FCT (Lisboa, Portugal)
2016/06/12 As obras de arte e o olhar em diferentes idades (Poster) II Congresso Internacional do Envolvimento
(Lisboa, Portugal)
2016 Criatividade e processos criativos Aula Aberta
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
2016 Á Conversa com o pintor I: o inconsciente e consciente na obra de Luís Geraldes
(Portugal)
2015/05/25 De Renoir a Picasso: O desenvolvimento e a educação estética e artística Colóquio Internacional, Diversidade e Educação: Desafios actuais
Ipsa- Instituto Universitário
2011 Pensar e fazer arte I
Ispa-IU
2011 Pensar e fazer arte II
Ispa-IU
2011 Pensar e fazer arte III
Ispa-IU
2011 Pensar e fazer arte IV
Ispa-IU
2011 Pensar e fazer arte V
Ispa-IU
2011 Perspectivas de futuro I
Ispa-IU
2011 Perspectivas de futuro II
Ispa-IU
2007 A musicalidade do silêncio A musicalidade do silêncio
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
2007 A gestualidade da cor A gestualidade da cor
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
2007 A caixa das emoções A caixa das emoções
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
2007 A caixa das emoções
(Portugal)
2007 A corrente de emoções A corrente de emoções
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
2007 Iniciação à gravura
(Portugal)
2006/03 The artistic education and the development of aesthetic apprehension International Insea Congress: “Interdisciplinary Dialogues in Arts Education
Insea (Viseu, Portugal)
2006 The artistic education and the development of aesthetic apprehension International InSea Congress: " Interdisciplinary Dialogues in Arts Education"
(Viseu, Portugal)
2006 Pensar e fazer arte no século XXI Pensar e fazer arte no século XXI
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
2005 Espaço no Espaço Espaço no Espaço
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
2005 O desenvolvimento estético e a educação estética: Tapeçarias de Portugal O desenvolvimento estético e a educação estética: tapeçarias de portugal
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
2005 O desenvolvimento estético e a educação estética: tapeçarias de portugal O desenvolvimento estético e a educação estética: Tapeçarias de portugal
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
2005 As vozes do silêncio As vozes do silêncio
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
2004 O desenvolvimento estético e a educação estética: os observadores re-criadores O desenvolvimento estético e a educação estética: os observadores re-criadores
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
2004 O desenvolvimento estético e a educação estética: Os observadores re-criadores O desenvolvimento estético e a educação estética: Os observadores re-criadores
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
2000 O pensamento contrafactual e os comportamentos de risco em contexto rodoviário: um caminho para a prevenção I Jornadas de Psicologia do Tráfego
(Évora, Portugal)
1999 Cognition and Context: Risk-taking models and counterfactual reasoning European Conference on Transport Psychology
(Toulouse, França)
1999 Conditional reasoning in different ages and mental models IXth European Conference on Development Psychology
(Atenas, Grécia)
1994 Tráfego e segurança Rodoviárias Tráfego e segurança Rodoviárias
Ispa-IU (Portugal)
1994 Aquisição escolares e psicologia Aquisição escolares e psicologia
(Portugal)
1992 O actual sistema de ensino: uma abordagem sistémica III Congresso de Prevenção e Segurança Rodoviária
(Madeira, Portugal)
1989 As atitudes dos professores do ensino regular face à integração de alunos com necessidades educativas especiais XII Congresso do Movimento da Escola Moderna
(Lisboa, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 Pensar, sentir e fazer arte
Oficina (workshop)
Pensar, sentir e fazer arte
Ispa-iu, Portugal
2014 - 2014 Sentir e fazer arte I
Oficina (workshop)
“Sentir e fazer arte I”
Ispa-iu, Portugal
2014 - 2014 Sentir e fazer arte II
Oficina (workshop)
“Sentir e fazer arte II”
Ispa-iu, Portugal
2014 - 2014 Sentir e fazer arte III
Oficina (workshop)
“Sentir e fazer arte III"
Ispa-iu, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2002 - 2002 Estimular para desenvolver (o aos 3 anos) Especialização (Curso médio)
2002 - 2002 Estimular para desenvolver (3 aos 6 anos) Especialização (Curso médio)
1991 - 1991 O desenvolvimento da criança em contextos de privação: O hospital, a família e a escola Especialização (Curso médio) Centro Médico de Reabilitação de Alcoitão, Portugal
1991 - 1991 A necessidade de abordagens pluridisciplinares e inter-relacionadas: Escola, família e comunidade Especialização (Curso médio)
1991 - 1991 Alfebatização de adultos pelo método de Paulo Freire Especialização (Curso médio)