???global.info.a_carregar???
Researcher specializing in visual arts, media, and inclusive education, currently holding a full-time research position at the Center for Research and Studies in Fine Arts (CIEBA) under the FCT Scientific Employment Stimulus Program (2024–2030). He earned his Ph.D. in Fine Arts from the Faculty of Fine Arts, University of Lisbon (FBAUL, 2020), a postgraduate specialization in Inclusive Education from the Faculty of Human Kinetics, University of Lisbon (FMH-UL, 2022), a Master's degree in Visual Arts Education from the Institute of Education, University of Lisbon (IE-UL, 2011), and a Bachelor's degree in Photography from the Institute of Arts at the Federal University of Rio Grande do Sul (IA-UFRGS, 2007). His research interests encompass visual arts pedagogy, visual culture as an educational paradigm, visual studies, and the integration of digital technologies in education. He previously received a doctoral fellowship from the University of Lisbon.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Felipe Teixeira Aristimuño
Data de nascimento
1979/10/13

Nomes de citação

  • Aristimuño, Felipe

Identificadores de autor

Ciência ID
9B10-8B85-FA32
ORCID iD
0000-0001-7686-126X

Endereços de correio eletrónico

  • felipe-aristimuno@campus.ul.pt (Profissional)

Websites

Formação
Grau Classificação
2022
Concluído
Inclusive Education - Cognitive and Motor Domains (Decreto-Lei n.º 54/2018 - Educação inclusiva) (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Inclusive Education - Cognitive and Motor Domains (Decreto-Lei n.º 54/2018 - Educação inclusiva)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
17 - B
2020
Concluído
Fine-Arts (Doutoramento)
Especialização em Multimedia
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Education for Visual Culture in Social Media: the meme and the Remix Culture in developing competencies for visual and media empowerment in basic and secondary education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Summa Cum Laude (Distinção e Louvor)
2011
Concluído
Masters in Teaching Visual Arts (Mestrado)
Especialização em Teaching Visual Arts
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Studying Visual Identity in Communication. An Intervention Proposal Considering Visual Culture" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 - B
2007
Concluído
Visual Arts (Licenciatura)
Especialização em Photography
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"Insomnio" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/08/15 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - 2024/07/31 Teaching in Primary and Secondary Education. Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas de Carnaxide, Portugal
(...)
2016 - 2019 Ph.D. scholarship holder Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024/08/15 - 2030/08/14 Empowerment through ARTificiality: how synthetic media promotes social justice and inclusiveness in Visual Culture and Media Education
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Aristimuño, Felipe. "Cultura visual e educação para os media no YouTube: a criação e o compartilhamento de vídeos como plataforma de diálogo entre alunos e professores". Trabalho apresentado em Congresso bYou: Crianças, jovens e media: vidas (des)ligadas?, Braga, 2025.
    No prelo
  2. Aristimuño, Felipe. "Visual empowerment through synthetic media: the E-ARTi Project in art and media education". Trabalho apresentado em I Coloquio Internacional de Arte, Lengua y Cultura - Diálogo Cultural: descobrindo novas perspectivas, Lisbon, 2024.
    Publicado • https://doi.org/10.57843/ulisboa.fba.cieba.00003.2025
  3. Aristimuño, Felipe. "Inteligencia Artificial en la creación de falsos documentales en las aulas de arte: desafiando la desinformación a través de narrativas pseudo-históricas y deepfakes". Trabalho apresentado em VI Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales ANIAV 2024. EX±ACTO, 2024.
    Publicado • https://doi.org/10.4995/aniav2024.2024.17698
  4. Aristimuño, Felipe. "Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte". Lisboa, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.57843/ulisboa.fba.cieba.00002.2025
  5. Aristimuño, Felipe. "A Cultura HUE BR: memes, apropriações, humor e representação identitária em sites de redes sociais". Trabalho apresentado em XV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2017, Lisboa, 2017.
    Publicado • https://doi.org/10.13140/RG.2.2.35699.99367
  6. Aristimuño, Felipe. "Interpretación de imágenes en social media: una propuesta de desarrollo curricular para el análisis y creación de contenidos sociales en la enseñanza secundaria.". Trabalho apresentado em Comunica 2 - Congreso Internacional de Comunicación y Tecnología / Universidad Politécnica de Valencia, 2017.
    Publicado • http://hdl.handle.net/10451/57291
  7. Aristimuño, Felipe. "Descobrindo o nosso olhar na obra de Túlio Vitorino. Uma proposta de ação educativa no museu Casa Ateliê Túlio Vitorino". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional de Arte e Tecnologia, Aveiro, 2015.
    Publicado • https://hdl.handle.net/10451/57298
  8. Aristimuño, Felipe. "Mural de Cérebros. Criação colaborada entre professores de arte e alunos dos sétimos e oitavos anos do ensino básico Educação Visual. In: I Simpósio sobre práticas do ensino das artes visuais no ensino basico e secundário". 2012.
Artigo em revista
  1. Aristimuño, Felipe. "Paideia e poder: O empoderamento visual e mediático como finalidade da educação para a cultura visual.". Convocarte - Revista de Ciências da Arte 12 (2022): 230-236. https://doi.org/10.57843/ULisboa.FBA.CIEBA.00001.2025.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.57843/ULisboa.FBA.CIEBA.00001.2025
  2. Aristimuño, Felipe. "Educação para os media nas aulas de artes : criação intertextual de memes como meio de empoderamento visual para a conscientização ambiental". Matéria-prima (2019): https://doi.org/10.57843/ulisboa.fba.cieba.00008.2025.
    Publicado • https://doi.org/10.57843/ulisboa.fba.cieba.00008.2025
  3. Aristimuño, Felipe. "Memes, social videos, infográficos, citações: conteúdos visuais das redes sociais como proposta curricular para as artes visuais no ensino secundário". Revista Matéria-Prima, Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário (2018): https://doi.org/10.57843/ulisboa.fba.cieba.00028.2025.
    Publicado • https://doi.org/10.57843/ulisboa.fba.cieba.00028.2025
  4. Aristimuño, Felipe; Felipe Aristimuño. "As culturas do remix e da contribuição no ensino de artes: uma experiência de criação de social videos online com alunos do ensino secundário.". Revista MATÉRIA-PRIMA, Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário Volume 4, número 1, 2016 (2016): https://doi.org/10.57843/ulisboa.fba.cieba.00007.2025.
    Publicado • 10.57843/ulisboa.fba.cieba.00007.2025
  5. Aristimuño, Felipe. "O social media como veículo da arte total de Ana Pérez-Quiroga". Estúdio - Publicação do VII Congresso Internacional CSO - CIEBA/FBAUL (2016): https://doi.org/10.57843/ulisboa.fba.cieba.00029.2025.
    Publicado • https://doi.org/10.57843/ulisboa.fba.cieba.00029.2025
  6. Aristimuño, Felipe. "O meme como expressão popular no ensino de arte.". Art& (revista de índole Científica - São Paulo. Online) Qualis CAPES B1 (2014): http://www.revista.art.br/site-numero-15/12.pdf.
  7. Felipe Aristimuño; Aristimuño, Felipe. "Os memes na representação de identidades adolescentes : uma proposta de pensamento acerca do eu, em uma aula de arte". Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (2013): https://doi.org/10.57843/ulisboa.fba.cieba.00029.2025.
    Publicado • 10.57843/ulisboa.fba.cieba.00030.2025
Resumo em conferência
  1. Renata Rodrigues de Freitas; Aristimuño, Felipe. "Uma experiência midiática: O uso de memes nas aulas de História". Trabalho apresentado em Congresso bYou: Crianças, jovens e media – vidas (des)ligadas?, Braga, 2025.
    Publicado
  2. Aristimuño, Felipe. "A criação de conteúdos de media Social enquanto recurso educativo na formação contínua de professores". Trabalho apresentado em V Congresso Literacia Media e Cidadania: Tecnologia, Desinformação e Ética., Aveiro, 2019.
    Publicado • https://doi.org/10451/57296
Tese / Dissertação
  1. Aristimuño, Felipe. "Educação para a cultura visual nos média sociais [EVMS]: o meme e a cultura do Remix no desenvolvimento de competências para o empoderamento visual e mediático nos ensinos básico e secundário". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2020. https://doi.org/10.57843/ulisboa.fba.00003.2025.
    https://doi.org/10.57843/ulisboa.fba.00003.2025
  2. Aristimuño, Felipe. "Estudando a identidade visual em comunicação : uma proposta de intervenção pensando a cultura visual". Mestrado, 2011.

Outros

Outra produção
  1. Aristimuño, Felipe Estudando a identidade visual em comunicação : uma proposta de intervenção pensando a cultura visual [texto policopiado] / Felipe Aristimuño ; orient. João Paulo Queiroz. - Lisboa : [s.n.], 2011. - IX, 70 f. : anexos. - Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011 Ensino das artes / Comunicação / Cultura vis. 2011. Aristimuño, Felipe. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5175.
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/10/31 The main objective of this project is to model a location in the city of Lisbon and interpret it in a cyberpunk aesthetic with the aim of creating a universe, CyberLX, and replicate it on a digital three-dimensional plane. An in-depth analysis of the mentioned universe was necessary to understand its influences and themes, in order to transfer them to the virtual space. In this scope, various sources were surveyed by the author, in both a literary and a ludic context, linked to the mainstream media, thus becoming aware of the main characteristics
Arguente
Pedro Filipe Tavares Lourenço (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/01/31 - Atual Congresso Internacional Matéria Prima University of Lisbon, Faculty of Fine Arts, Artistic Studies Research Center

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2025/02/01 - 2025/03/25 GEARTE (2357-9854) Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2025/03 - 2025/03 Intellèctus (1676-7640) Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Distinções

Título

2020 Summa Cum Laude (Distinção e Louvor)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal