Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Bruna Mayara Batista Rodrigues
Nomes de citação
- Rodrigues, Bruna
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9A1B-A933-55BC
- ORCID iD
- 0000-0001-5950-5896
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017 - 2023
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Aprovada com distinção e louvor |
2022
Concluído
|
IRAMUTEQ: Análises textuais (Outros)
Portal Psicometria Academy, Brasil
|
|
2022
Concluído
|
Curso de revisões de literatura (Outros)
Portal Psicometria Academy, Brasil
|
|
2017 - 2020
Concluído
|
Equipa de Investigadores Não Doutorados da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação – IE, em dedicação
a tempo parcial de 30%. (Outros)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
|
2020
Concluído
|
Curso de Análise Estatística de Dados com SPSS (Outros)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
|
16 |
2017
Concluído
|
Doutoramento em Educação (conclusão de unidades curriculares) (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
18 |
2013/02 - 2015/02
Concluído
|
Mestrado em Matemática (Master)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
"O estudo das Cônicas através do Origami" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 (Dissertação aprovada com louvor) |
2010/12
Concluído
|
Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
18 |
2007/02/01 - 2009/12/18
Concluído
|
Licenciatura em Matemática (Licence)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - 2018 | Assistente (Docente Universitário) | Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - 2020/12 | Docente | ASSOCIAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO, CULTURA E FORMAÇÃO, Portugal |
2011 - 2019 | Professor do Ensino Fundamental | Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - 2022 | O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO EM ESTATÍSTICA E DIDÁTICA DA ESTATÍSTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NUM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
2020.07528.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2013 - 2015 | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
31075010001P2
Bolseiro de Mestrado
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/07 | Desenvolvimento profissional de professores e o ensino de estatística | 1st International Conference on Education and Training |
2021/07 | DESARROLLO DEL CONOCIMIENTO DOCENTE DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS QUE ENSEÑAN ESTADÍSTICAS EN UNA EXPERIENCIA DE FORMACIÓN | Reunión latinoamericana de matemática educativa - Relme 34 |
2021/04/17 | O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO EM ESTATÍSTICA E DIDÁTICA DA ESTATÍSTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NUM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO | V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2019/07/17 | INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS NA SALA DE AULA: PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE DUAS PROFESSORAS SOBRE O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2019/06/27 | Desenvolvimento do conhecimento em Estatística e didática da Estatística de professores de Matemática num curso de especialização | X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
(Lisboa, Portugal)
|
2019 | Situações autênticas de sala de aula na promoção de reflexões sobre o ensino da Estatística: Uma experiência de formação | Seminário de Investigação em Educação Matemática
(Castelo Branco, Portugal)
|
2017 | "The construction and study of the Elipse through Huzita-Hatori Axioms: an investigative activity in Analytic Geometry classes". | Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
(Dublin, Irlanda)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2018 | Investigações Estatísticas: uma experiência no 4º. ano do Ensino Fundamental
Orientador
|
Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
2016 - 2016 | O ensino dos Números Complexos no Ensino Médio
Orientador
|
Licenciatura em Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
2016 - 2016 | O ensino de Matrizes: uma abordagem contextualizada para o Ensino Médio
Orientador
|
Licenciatura em Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
2016 - 2016 | O uso de materiais concretos no Ensino da Matemática
Orientador
|
Licenciatura em Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
2016 - 2016 | O teorema de Pitágoras da Educação Matemática
Orientador
|
Licenciatura em Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
2016 - 2016 | Introdução à Trigonometria com o auxílio das novas ferramentas de ensino
Orientador
|
Licenciatura em Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/07/15 - 2019/07/17 | Colaboração no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação,
realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2019. (2019)
Congresso (Outra)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
2019/06/26 - 2019/06/27 | Membro da comissão organizadora do X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/12 - Atual | Participação no IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM
Congresso
|
IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Consolação-Marquês de Paranaguá, Brasil
|
2021 - Atual | Seminário REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores
Seminário
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2017 - Atual | Palestra: "O papel do professor de Matemática no ensino de tópicos de Estatística"
Outro
|
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
2022/07/11 - 2022/07/11 | Participação no MELSE III - Mathematics Education Lesson Study in Europe
Encontro
|
MELSE III - Mathematics Education Lesson Study in Europe
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/07 - 2022/07 | Participação no XIV Encontro Nacional de Educação Matemática – Educação Matemática
Encontro
|
XIV Encontro Nacional de Educação Matemática – Educação Matemática |
2022/07 - 2022/07 | Participação no Workshop: O SPSS como ferramenta para o uso de métodos estatísticos em Ciências
Sociais
Outro
|
XI Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/04/21 - 2022/04/23 | Participação no VIII EPEM - ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Encontro
|
VIII EPEM - ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2021/08/23 - 2021/08/28 | Participação na 7ª Escola de Inverno de Educação Matemática e na 7ª Escola de Inverno de Ensino de Física (40 horas)
Outro
|
Escola de Inverno de Educação Matemática/ 7ª Escola de Inverno de Ensino de Física
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
|
2021/07/05 - 2021/07/05 | Estudos de Aula na Formação Inicial e Contínua de Professores |
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/06/27 - 2021/07/02 | Participação na Reunión latinoamericana de matemática educativa - Relme 34
Outro
|
Reunión latinoamericana de matemática educativa - Relme 34 |
2021/05 - 2021/05 | Participação no V encontro de professores APM-IE: Gestão curricular em matemática
Encontro
|
V encontro de professores APM-IE: Gestão curricular em matemática
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/04/27 - 2021/04/27 | Participação no Seminário de Investigação Qualitativa com apoio do webQDA
Seminário
|
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil
|
2021/04 - 2021/04 | Participação no VIII Encontro Catarinense de Educação Matemática.
Encontro
|
VIII Encontro Catarinense de Educação Matemática.
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasil
|
2021/03/25 - 2021/03/27 | Participação do IV Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância
Outro
|
IV Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2019/06/26 - 2019/06/27 | X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de
Lisboa
Encontro
|
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Participação no Seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminário
|
Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2019 - 2019 | Participação em formação de curta duração.
Outro
|
"Aprendizagens Essenciais em Matemática: Perspetivas e práticas"
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2015 - 2015 | Participação no XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática
Encontro
|
|
2015 - 2015 | Ministrante do minicurso "A construção e estudo das curvas cônicas através do Origami".
Encontro
|
XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática |
2015 - 2015 | Participação no Simpósio da Formação do Professor de Matemática da região Sudeste
Simpósio
|
Simpósio da Formação do Professor de Matemática da região Sudeste |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 | A História da Matemática e suas abordagens pedagógicas
Arguente principal
|
Wallace da Silva Oliveira (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
2016 | A importância do desenho geométrico na Educação
Arguente principal
|
Francisco de Assis Pereira da Silva (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
2016 | O ensino de Sistemas Numéricos com ajuda da História da Matemática
Arguente principal
|
Tamires Gomes dos Santos (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
2016 | Uma proposta de ensino de Frações
Arguente principal
|
Geremias Coelho de Souza (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
2015 | Matemática e Física: uma abordagem interdisciplinar e pedagógica do movimento uniforme
Vogal
|
Alessandra Barreira dos Santos (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
2015 | O uso da tecnologia no Ensino da Matemática
Arguente principal
|
Simone da Penha Alves Ribeiro (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
2015 | Tendências em Educação Matemática: a Modelagem Matemática para o ensino da Álgebra
Arguente principal
|
Mariza Ciannela Fávaro (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
2015 | O uso da História da Matemática como um recurso de ensino-aprendizagem
Arguente principal
|
Giselle Rodrigues Milliole (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - Atual | Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018 - 2018 | Análise e Interpretação de Dados I e II | Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) | Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil |
2017 - 2017 | Trigonometria e Números Complexos | Licenciatura em Matemática | Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil |
2017 - 2017 | Geometria Espacial | Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) | Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil |
2017 - 2017 | Probabilidade e Estatística | Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) | Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil |
2017 - 2017 | Funções e Progressões | Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) | Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil |
2016 - 2016 | Análise e Interpretação de Dados | Pedagogia (Licence) | |
2016 - 2016 | Matemática | Administração (Bachelor) | Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil |
2016 - 2016 | Álgebra Linear | Licenciatura em Matemática (Licence) | Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil |
2016 - 2016 | Geometria Analítica | Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) | Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil |
2016 - 2016 | Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares | Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) | Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil |
2015 - 2015 | Geometria Plana | Licenciatura em Matemática (Licence) | Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil |
2015 - 2015 | Tópicos da Matemática no Ensino Fundamental | Licenciatura em Matemática (Licence) | Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2015 | Matemática fora da caixa : Alunas do Mestrado Profissional em Matemática desenvolvem práticas inovadoras e levam arte para o ensino da Geometria |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021 - Atual | Sociedade Brasileira de Educação Matemática | Membro |
2021 - Atual | Grupo de Trabalho 12 (SBEM) - Educação Estatística | Membro |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Avaliação de capítulo de livro organizado pelo "Centro de Investigación en Educación Matemática y Estadística de la Universidad Católica del Maule (Chile)" | Universidad Católica del Maule, Chile |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education |