???global.info.a_carregar???
A Professora Bruna Mayara Batista Rodrigues é doutora em Educação com especialização em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), possui especialização em Matemática para professores do Ensino Fundamental e Médio pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC). Possui experiência em formação de professores (licenciatura) e no segundo ciclo do Ensino Fundamental.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Bruna Mayara Batista Rodrigues

Nomes de citação

  • Rodrigues, Bruna

Identificadores de autor

Ciência ID
9A1B-A933-55BC
ORCID iD
0000-0001-5950-5896

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2017 - 2023
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Aprovada com distinção e louvor
2022
Concluído
IRAMUTEQ: Análises textuais (Outros)
Portal Psicometria Academy, Brasil
2022
Concluído
Curso de revisões de literatura (Outros)
Portal Psicometria Academy, Brasil
2017 - 2020
Concluído
Equipa de Investigadores Não Doutorados da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação – IE, em dedicação a tempo parcial de 30%. (Outros)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020
Concluído
Curso de Análise Estatística de Dados com SPSS (Outros)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
16
2017
Concluído
Doutoramento em Educação (conclusão de unidades curriculares) (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
18
2013/02 - 2015/02
Concluído
Mestrado em Matemática (Master)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
"O estudo das Cônicas através do Origami" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 (Dissertação aprovada com louvor)
2010/12
Concluído
Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
18
2007/02/01 - 2009/12/18
Concluído
Licenciatura em Matemática (Licence)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2018 Assistente (Docente Universitário) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2020/12 Docente ASSOCIAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO, CULTURA E FORMAÇÃO, Portugal
2011 - 2019 Professor do Ensino Fundamental Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - 2022 O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO EM ESTATÍSTICA E DIDÁTICA DA ESTATÍSTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NUM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
2020.07528.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2013 - 2015 Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
31075010001P2
Bolseiro de Mestrado
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rodrigues, Bruna; João Pedro Mendes Da Ponte. "Desenvolvimento profissional do professor em Estatística: um estudo de caso". Trabalho apresentado em IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM, São Paulo, 2022.
    Aceite para publicação
  2. Rodrigues, Bruna; Ponte, João Pedro da. "INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS NA SALA DE AULA: PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE DUAS PROFESSORAS SOBRE O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação,, Lisboa, 2019.
    Publicado
  3. Rodrigues, Bruna; Ponte, João Pedro da. "Situações autênticas de sala de aula na promoção de reflexões sobre o ensino da Estatística: Uma experiência de formação". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, Castelo Branco, 2019.
    Publicado
  4. Rodrigues, Bruna. "A formação do pensamento geométrico através do Origami". Trabalho apresentado em Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015.
Artigo em revista
  1. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro da Ponte. "Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2022): https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a12.
    10.1590/1980-4415v36n73a12
  2. Adriana Richit; Simone Venturin; Bruna Mayara Batista Rodrigues. "Ensino da Estatística nos Livros Didáticos Ápis e Coopera do Quarto Ano do Ensino Fundamental". Revista de Educação Matemática (2022): https://doi.org/10.37001/remat25269062v19id568.
    10.37001/remat25269062v19id568
  3. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro Mendes Da Ponte. "A literacia estatística de licenciados em matemática". Revista Eletrônica de Educação Matemática (2022): 1-24. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e80744.
    10.5007/1981-1322.2022.e80744
  4. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro da Ponte. "Teacher Education and Didactics Knowledge to Teach Statistics: A Case Study". European Journal of Science and Mathematics Education (2022): https://doi.org/10.30935/scimath/11717.
    10.30935/scimath/11717
  5. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro Mendes da Ponte. "Da Formação à Prática: Experiências de Duas Professoras Sobre as Investigações Estatísticas no Envolvimento do Aluno". Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática (2021): https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n4p402-409.
    10.17921/2176-5634.2020v13n4p402-409
  6. Rodrigues, Bruna; Ponte, João Pedro da. "Uso de situações autênticas de sala de aula na formação de professores que ensinam Estatística: uma experiência com o uso de vídeos de aula". Revista Eletrônica de Educação 15 (2021): 1-20.
    Publicado
  7. Rodrigues, Bruna; Ponte, João Pedro da. "Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística: uma experiência formativa". Zetetike 28 (2020): https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656882/22034.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Rodrigues, Bruna. "Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística". Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 22 3 (2020): 138-167. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/50430/pdf.
    Publicado • 10.23925/1983-3156.2020v22i3p138-167
  9. Rodrigues, Bruna. "A perspectiva dos professores numa formação em Estatística". Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 16 37 (2020): 05-20. https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7870/6686.
    Publicado • 10.18542/amazrecm.v16i37.7870
Manual
  1. Gabriela dos Santos Barbosa; Rodrigues, Bruna. Conteúdos do Ensino de Matemática - Ensino Fundamental. Curitiba, Brasil: Universidade Positivo. 2017.
Poster em conferência
  1. Rodrigues, Bruna. "Investigações Estatísticas na Educação Básica". Trabalho apresentado em II Encontro do PROFMAT do Rio de Janeiro, 2021.
  2. Rodrigues, Bruna; João Pedro Mendes Da Ponte. "V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação". Trabalho apresentado em O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO EM ESTATÍSTICA E DIDÁTICA DA ESTATÍSTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NUM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO, 2021.
  3. Rodrigues, Bruna; Thais Sales; Fabiana Andrade. "The construction and study of the Elipse through Huzita-Hatori Axioms: an investigative activity in Analytic Geometry classes". Trabalho apresentado em Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME10), 2017.
  4. Rodrigues, Bruna. "Os axiomas de Huzita-Hatori e os pontos notáveis de um triângulo: uma proposta para o uso do Origami em sala de aula". Trabalho apresentado em 1º Simpósio de Formação do Professor de Matemática da Região Sudeste, 2015.
Resumo em conferência
  1. Rodrigues, Bruna. "O desenvolvimento do conhecimento em estatística e didática da estatística de professores de matemática num curso de especialização". Trabalho apresentado em X FÓRUM DOS JOVENS INVESTIGADORES, Lisboa, 2019.
    Publicado
  2. Rodrigues, Bruna; Fabiana Andrade. "The construction and study of the ellipse through Huzita-Hatori axioms: An investigative activity in analytic geometry classes". Trabalho apresentado em Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Dublin, 2017.
Tese / Dissertação
  1. Rodrigues, Bruna. "O estudo das Cônicas através do Origami". Mestrado, 2015.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/07 Desenvolvimento profissional de professores e o ensino de estatística 1st International Conference on Education and Training
2021/07 DESARROLLO DEL CONOCIMIENTO DOCENTE DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS QUE ENSEÑAN ESTADÍSTICAS EN UNA EXPERIENCIA DE FORMACIÓN Reunión latinoamericana de matemática educativa - Relme 34
2021/04/17 O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO EM ESTATÍSTICA E DIDÁTICA DA ESTATÍSTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NUM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro (Portugal)
2019/07/17 INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS NA SALA DE AULA: PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE DUAS PROFESSORAS SOBRE O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
2019/06/27 Desenvolvimento do conhecimento em Estatística e didática da Estatística de professores de Matemática num curso de especialização X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
(Lisboa, Portugal)
2019 Situações autênticas de sala de aula na promoção de reflexões sobre o ensino da Estatística: Uma experiência de formação Seminário de Investigação em Educação Matemática
(Castelo Branco, Portugal)
2017 "The construction and study of the Elipse through Huzita-Hatori Axioms: an investigative activity in Analytic Geometry classes". Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
(Dublin, Irlanda)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Investigações Estatísticas: uma experiência no 4º. ano do Ensino Fundamental
Orientador
Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2016 - 2016 O ensino dos Números Complexos no Ensino Médio
Orientador
Licenciatura em Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2016 - 2016 O ensino de Matrizes: uma abordagem contextualizada para o Ensino Médio
Orientador
Licenciatura em Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2016 - 2016 O uso de materiais concretos no Ensino da Matemática
Orientador
Licenciatura em Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2016 - 2016 O teorema de Pitágoras da Educação Matemática
Orientador
Licenciatura em Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2016 - 2016 Introdução à Trigonometria com o auxílio das novas ferramentas de ensino
Orientador
Licenciatura em Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/07/15 - 2019/07/17 Colaboração no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2019. (2019)
Congresso (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019/06/26 - 2019/06/27 Membro da comissão organizadora do X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/12 - Atual Participação no IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM
Congresso
IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Consolação-Marquês de Paranaguá, Brasil
2021 - Atual Seminário REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores
Seminário
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2017 - Atual Palestra: "O papel do professor de Matemática no ensino de tópicos de Estatística"
Outro
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2022/07/11 - 2022/07/11 Participação no MELSE III - Mathematics Education Lesson Study in Europe
Encontro
MELSE III - Mathematics Education Lesson Study in Europe
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/07 - 2022/07 Participação no XIV Encontro Nacional de Educação Matemática – Educação Matemática
Encontro
XIV Encontro Nacional de Educação Matemática – Educação Matemática
2022/07 - 2022/07 Participação no Workshop: O SPSS como ferramenta para o uso de métodos estatísticos em Ciências Sociais
Outro
XI Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/04/21 - 2022/04/23 Participação no VIII EPEM - ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Encontro
VIII EPEM - ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2021/08/23 - 2021/08/28 Participação na 7ª Escola de Inverno de Educação Matemática e na 7ª Escola de Inverno de Ensino de Física (40 horas)
Outro
Escola de Inverno de Educação Matemática/ 7ª Escola de Inverno de Ensino de Física
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2021/07/05 - 2021/07/05 Estudos de Aula na Formação Inicial e Contínua de Professores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/06/27 - 2021/07/02 Participação na Reunión latinoamericana de matemática educativa - Relme 34
Outro
Reunión latinoamericana de matemática educativa - Relme 34
2021/05 - 2021/05 Participação no V encontro de professores APM-IE: Gestão curricular em matemática
Encontro
V encontro de professores APM-IE: Gestão curricular em matemática
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/04/27 - 2021/04/27 Participação no Seminário de Investigação Qualitativa com apoio do webQDA
Seminário
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil
2021/04 - 2021/04 Participação no VIII Encontro Catarinense de Educação Matemática.
Encontro
VIII Encontro Catarinense de Educação Matemática.
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasil
2021/03/25 - 2021/03/27 Participação do IV Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância
Outro
IV Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2019/06/26 - 2019/06/27 X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Encontro
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Participação no Seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminário
Seminário de Investigação em Educação Matemática
2019 - 2019 Participação em formação de curta duração.
Outro
"Aprendizagens Essenciais em Matemática: Perspetivas e práticas"
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Associação de Professores de Matemática, Portugal
2015 - 2015 Participação no XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática
Encontro
2015 - 2015 Ministrante do minicurso "A construção e estudo das curvas cônicas através do Origami".
Encontro
XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática
2015 - 2015 Participação no Simpósio da Formação do Professor de Matemática da região Sudeste
Simpósio
Simpósio da Formação do Professor de Matemática da região Sudeste

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2016 A História da Matemática e suas abordagens pedagógicas
Arguente principal
Wallace da Silva Oliveira (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2016 A importância do desenho geométrico na Educação
Arguente principal
Francisco de Assis Pereira da Silva (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2016 O ensino de Sistemas Numéricos com ajuda da História da Matemática
Arguente principal
Tamires Gomes dos Santos (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2016 Uma proposta de ensino de Frações
Arguente principal
Geremias Coelho de Souza (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2015 Matemática e Física: uma abordagem interdisciplinar e pedagógica do movimento uniforme
Vogal
Alessandra Barreira dos Santos (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2015 O uso da tecnologia no Ensino da Matemática
Arguente principal
Simone da Penha Alves Ribeiro (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2015 Tendências em Educação Matemática: a Modelagem Matemática para o ensino da Álgebra
Arguente principal
Mariza Ciannela Fávaro (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2015 O uso da História da Matemática como um recurso de ensino-aprendizagem
Arguente principal
Giselle Rodrigues Milliole (Outro)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - 2018 Análise e Interpretação de Dados I e II Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2017 - 2017 Trigonometria e Números Complexos Licenciatura em Matemática Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2017 - 2017 Geometria Espacial Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2017 - 2017 Probabilidade e Estatística Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2017 - 2017 Funções e Progressões Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2016 - 2016 Análise e Interpretação de Dados Pedagogia (Licence)
2016 - 2016 Matemática Administração (Bachelor) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2016 - 2016 Álgebra Linear Licenciatura em Matemática (Licence) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2016 - 2016 Geometria Analítica Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2016 - 2016 Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2015 - 2015 Geometria Plana Licenciatura em Matemática (Licence) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil
2015 - 2015 Tópicos da Matemática no Ensino Fundamental Licenciatura em Matemática (Licence) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brasil

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2015 Matemática fora da caixa : Alunas do Mestrado Profissional em Matemática desenvolvem práticas inovadoras e levam arte para o ensino da Geometria

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual Sociedade Brasileira de Educação Matemática Membro
2021 - Atual Grupo de Trabalho 12 (SBEM) - Educação Estatística Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual Avaliação de capítulo de livro organizado pelo "Centro de Investigación en Educación Matemática y Estadística de la Universidad Católica del Maule (Chile)" Universidad Católica del Maule, Chile

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education