???global.info.a_carregar???
A Professora Bruna Mayara Batista Rodrigues é doutora em Educação com especialização em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), possui especialização em Matemática para professores do Ensino Fundamental e Médio pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC). Possui experiência em formação de professores (licenciatura) e no segundo ciclo do Ensino Fundamental.
Identification

Personal identification

Full name
Bruna Mayara Batista Rodrigues

Citation names

  • Rodrigues, Bruna

Author identifiers

Ciência ID
9A1B-A933-55BC
ORCID iD
0000-0001-5950-5896

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree Classification
2017 - 2023
Concluded
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Major in Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Aprovada com distinção e louvor
2022
Concluded
IRAMUTEQ: Análises textuais (Outros)
Portal Psicometria Academy, Brazil
2022
Concluded
Curso de revisões de literatura (Outros)
Portal Psicometria Academy, Brazil
2017 - 2020
Concluded
Equipa de Investigadores Não Doutorados da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação – IE, em dedicação a tempo parcial de 30%. (Outros)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020
Concluded
Curso de Análise Estatística de Dados com SPSS (Outros)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
16
2017
Concluded
Doutoramento em Educação (conclusão de unidades curriculares) (Doutoramento)
Major in Didática da Matemática
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
18
2013/02 - 2015/02
Concluded
Mestrado em Matemática (Master)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brazil
"O estudo das Cônicas através do Origami" (THESIS/DISSERTATION)
15 (Dissertação aprovada com louvor)
2010/12
Concluded
Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
18
2007/02/01 - 2009/12/18
Concluded
Licenciatura em Matemática (Licence)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
16
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2015 - 2018 Assistant (University Teacher) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2019 - 2020/12 Docente ASSOCIAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO, CULTURA E FORMAÇÃO, Portugal
2011 - 2019 Professor do Ensino Fundamental Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2021 - 2022 O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO EM ESTATÍSTICA E DIDÁTICA DA ESTATÍSTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NUM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
2020.07528.BD
PhD Student Fellow
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2013 - 2015 Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
31075010001P2
Master Student Fellow
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluded
Outputs

Publications

Conference abstract
  1. Rodrigues, Bruna. "O desenvolvimento do conhecimento em estatística e didática da estatística de professores de matemática num curso de especialização". Paper presented in X FÓRUM DOS JOVENS INVESTIGADORES, Lisboa, 2019.
    Published
  2. Rodrigues, Bruna; Fabiana Andrade. "The construction and study of the ellipse through Huzita-Hatori axioms: An investigative activity in analytic geometry classes". Paper presented in Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Dublin, 2017.
Conference paper
  1. Rodrigues, Bruna; João Pedro Mendes Da Ponte. "Desenvolvimento profissional do professor em Estatística: um estudo de caso". Paper presented in IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM, São Paulo, 2022.
    Accepted
  2. Rodrigues, Bruna; Ponte, João Pedro da. "INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS NA SALA DE AULA: PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE DUAS PROFESSORAS SOBRE O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS". Paper presented in III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação,, Lisboa, 2019.
    Published
  3. Rodrigues, Bruna; Ponte, João Pedro da. "Situações autênticas de sala de aula na promoção de reflexões sobre o ensino da Estatística: Uma experiência de formação". Paper presented in Seminário de Investigação em Educação Matemática, Castelo Branco, 2019.
    Published
  4. Rodrigues, Bruna. "A formação do pensamento geométrico através do Origami". Paper presented in Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015.
Conference poster
  1. Rodrigues, Bruna. "Investigações Estatísticas na Educação Básica". Paper presented in II Encontro do PROFMAT do Rio de Janeiro, 2021.
  2. Rodrigues, Bruna; João Pedro Mendes Da Ponte. "V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação". Paper presented in O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO EM ESTATÍSTICA E DIDÁTICA DA ESTATÍSTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NUM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO, 2021.
  3. Rodrigues, Bruna; Thais Sales; Fabiana Andrade. "The construction and study of the Elipse through Huzita-Hatori Axioms: an investigative activity in Analytic Geometry classes". Paper presented in Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME10), 2017.
  4. Rodrigues, Bruna. "Os axiomas de Huzita-Hatori e os pontos notáveis de um triângulo: uma proposta para o uso do Origami em sala de aula". Paper presented in 1º Simpósio de Formação do Professor de Matemática da Região Sudeste, 2015.
Journal article
  1. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro da Ponte. "Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2022): https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a12.
    10.1590/1980-4415v36n73a12
  2. Adriana Richit; Simone Venturin; Bruna Mayara Batista Rodrigues. "Ensino da Estatística nos Livros Didáticos Ápis e Coopera do Quarto Ano do Ensino Fundamental". Revista de Educação Matemática (2022): https://doi.org/10.37001/remat25269062v19id568.
    10.37001/remat25269062v19id568
  3. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro Mendes Da Ponte. "A literacia estatística de licenciados em matemática". Revista Eletrônica de Educação Matemática (2022): 1-24. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e80744.
    10.5007/1981-1322.2022.e80744
  4. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro da Ponte. "Teacher Education and Didactics Knowledge to Teach Statistics: A Case Study". European Journal of Science and Mathematics Education (2022): https://doi.org/10.30935/scimath/11717.
    10.30935/scimath/11717
  5. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro Mendes da Ponte. "Da Formação à Prática: Experiências de Duas Professoras Sobre as Investigações Estatísticas no Envolvimento do Aluno". Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática (2021): https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n4p402-409.
    10.17921/2176-5634.2020v13n4p402-409
  6. Rodrigues, Bruna; Ponte, João Pedro da. "Uso de situações autênticas de sala de aula na formação de professores que ensinam Estatística: uma experiência com o uso de vídeos de aula". Revista Eletrônica de Educação 15 (2021): 1-20.
    Published
  7. Rodrigues, Bruna; Ponte, João Pedro da. "Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística: uma experiência formativa". Zetetike 28 (2020): https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656882/22034.
    Open access • Published
  8. Rodrigues, Bruna. "Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística". Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 22 3 (2020): 138-167. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/50430/pdf.
    Published • 10.23925/1983-3156.2020v22i3p138-167
  9. Rodrigues, Bruna. "A perspectiva dos professores numa formação em Estatística". Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 16 37 (2020): 05-20. https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7870/6686.
    Published • 10.18542/amazrecm.v16i37.7870
Manual
  1. Gabriela dos Santos Barbosa; Rodrigues, Bruna. Conteúdos do Ensino de Matemática - Ensino Fundamental. Curitiba, Brazil: Universidade Positivo. 2017.
Thesis / Dissertation
  1. Rodrigues, Bruna. "O estudo das Cônicas através do Origami". Master, 2015.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2022/07 Desenvolvimento profissional de professores e o ensino de estatística 1st International Conference on Education and Training
2021/07 DESARROLLO DEL CONOCIMIENTO DOCENTE DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS QUE ENSEÑAN ESTADÍSTICAS EN UNA EXPERIENCIA DE FORMACIÓN Reunión latinoamericana de matemática educativa - Relme 34
2021/04/17 O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO EM ESTATÍSTICA E DIDÁTICA DA ESTATÍSTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NUM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro (Portugal)
2019/07/17 INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS NA SALA DE AULA: PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE DUAS PROFESSORAS SOBRE O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
2019/06/27 Desenvolvimento do conhecimento em Estatística e didática da Estatística de professores de Matemática num curso de especialização X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
(Lisboa, Portugal)
2019 Situações autênticas de sala de aula na promoção de reflexões sobre o ensino da Estatística: Uma experiência de formação Seminário de Investigação em Educação Matemática
(Castelo Branco, Portugal)
2017 "The construction and study of the Elipse through Huzita-Hatori Axioms: an investigative activity in Analytic Geometry classes". Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
(Dublin, Ireland)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2018 - 2018 Investigações Estatísticas: uma experiência no 4º. ano do Ensino Fundamental
Supervisor
Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Specialization course)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2016 - 2016 O ensino dos Números Complexos no Ensino Médio
Supervisor
Licenciatura em Matemática (Degree)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2016 - 2016 O ensino de Matrizes: uma abordagem contextualizada para o Ensino Médio
Supervisor
Licenciatura em Matemática (Degree)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2016 - 2016 O uso de materiais concretos no Ensino da Matemática
Supervisor
Licenciatura em Matemática (Degree)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2016 - 2016 O teorema de Pitágoras da Educação Matemática
Supervisor
Licenciatura em Matemática (Degree)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2016 - 2016 Introdução à Trigonometria com o auxílio das novas ferramentas de ensino
Supervisor
Licenciatura em Matemática (Degree)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2019/07/15 - 2019/07/17 Colaboração no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2019. (2019)
Congress (Other)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019/06/26 - 2019/06/27 Membro da comissão organizadora do X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2019)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2022/12 - Current Participação no IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM
Congress
IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Consolação-Marquês de Paranaguá, Brazil
2021 - Current Seminário REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores
Seminar
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2017 - Current Palestra: "O papel do professor de Matemática no ensino de tópicos de Estatística"
Other
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2022/07/11 - 2022/07/11 Participação no MELSE III - Mathematics Education Lesson Study in Europe
Meeting
MELSE III - Mathematics Education Lesson Study in Europe
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/07 - 2022/07 Participação no XIV Encontro Nacional de Educação Matemática – Educação Matemática
Meeting
XIV Encontro Nacional de Educação Matemática – Educação Matemática
2022/07 - 2022/07 Participação no Workshop: O SPSS como ferramenta para o uso de métodos estatísticos em Ciências Sociais
Other
XI Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/04/21 - 2022/04/23 Participação no VIII EPEM - ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Meeting
VIII EPEM - ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2021/08/23 - 2021/08/28 Participação na 7ª Escola de Inverno de Educação Matemática e na 7ª Escola de Inverno de Ensino de Física (40 horas)
Other
Escola de Inverno de Educação Matemática/ 7ª Escola de Inverno de Ensino de Física
Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
2021/07/05 - 2021/07/05 Estudos de Aula na Formação Inicial e Contínua de Professores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/06/27 - 2021/07/02 Participação na Reunión latinoamericana de matemática educativa - Relme 34
Other
Reunión latinoamericana de matemática educativa - Relme 34
2021/05 - 2021/05 Participação no V encontro de professores APM-IE: Gestão curricular em matemática
Meeting
V encontro de professores APM-IE: Gestão curricular em matemática
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/04/27 - 2021/04/27 Participação no Seminário de Investigação Qualitativa com apoio do webQDA
Seminar
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brazil
2021/04 - 2021/04 Participação no VIII Encontro Catarinense de Educação Matemática.
Meeting
VIII Encontro Catarinense de Educação Matemática.
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brazil
2021/03/25 - 2021/03/27 Participação do IV Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância
Other
IV Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
2019/06/26 - 2019/06/27 X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Meeting
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Participação no Seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminar
Seminário de Investigação em Educação Matemática
2019 - 2019 Participação em formação de curta duração.
Other
"Aprendizagens Essenciais em Matemática: Perspetivas e práticas"
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Associação de Professores de Matemática, Portugal
2015 - 2015 Participação no XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática
Meeting
2015 - 2015 Ministrante do minicurso "A construção e estudo das curvas cônicas através do Origami".
Meeting
XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática
2015 - 2015 Participação no Simpósio da Formação do Professor de Matemática da região Sudeste
Symposium
Simpósio da Formação do Professor de Matemática da região Sudeste

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2016 A História da Matemática e suas abordagens pedagógicas
(Thesis) Main arguer
Wallace da Silva Oliveira (Other)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2016 A importância do desenho geométrico na Educação
(Thesis) Main arguer
Francisco de Assis Pereira da Silva (Other)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2016 O ensino de Sistemas Numéricos com ajuda da História da Matemática
(Thesis) Main arguer
Tamires Gomes dos Santos (Other)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2016 Uma proposta de ensino de Frações
(Thesis) Main arguer
Geremias Coelho de Souza (Other)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2015 Matemática e Física: uma abordagem interdisciplinar e pedagógica do movimento uniforme
Thesis Member
Alessandra Barreira dos Santos (Other)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2015 O uso da tecnologia no Ensino da Matemática
(Thesis) Main arguer
Simone da Penha Alves Ribeiro (Other)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2015 Tendências em Educação Matemática: a Modelagem Matemática para o ensino da Álgebra
(Thesis) Main arguer
Mariza Ciannela Fávaro (Other)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2015 O uso da História da Matemática como um recurso de ensino-aprendizagem
(Thesis) Main arguer
Giselle Rodrigues Milliole (Other)
Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil

Ad Hoc journal article review

Journal title (ISSN) Publisher
2022 - Current Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education

Association member

Society Organization name Role
2021 - Current Sociedade Brasileira de Educação Matemática Membro
2021 - Current Grupo de Trabalho 12 (SBEM) - Educação Estatística Membro

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2018 - 2018 Análise e Interpretação de Dados I e II Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2017 - 2017 Trigonometria e Números Complexos Licenciatura em Matemática Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2017 - 2017 Geometria Espacial Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2017 - 2017 Probabilidade e Estatística Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2017 - 2017 Funções e Progressões Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2016 - 2016 Análise e Interpretação de Dados Pedagogia (Licence)
2016 - 2016 Matemática Administração (Bachelor) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2016 - 2016 Álgebra Linear Licenciatura em Matemática (Licence) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2016 - 2016 Geometria Analítica Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2016 - 2016 Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares Especialização em Teoria e Prática do Ensino de Matemática (Postgraduate Certificate) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2015 - 2015 Geometria Plana Licenciatura em Matemática (Licence) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil
2015 - 2015 Tópicos da Matemática no Ensino Fundamental Licenciatura em Matemática (Licence) Fundação Educacional Unificada Campograndense, Brazil

Interview (newspaper / magazine)

Activity description Newspaper / Forum
2015 Matemática fora da caixa : Alunas do Mestrado Profissional em Matemática desenvolvem práticas inovadoras e levam arte para o ensino da Geometria

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2021 - Current Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2022 - Current Avaliação de capítulo de livro organizado pelo "Centro de Investigación en Educación Matemática y Estadística de la Universidad Católica del Maule (Chile)" Universidad Católica del Maule, Chile