Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- FILIPA ISABEL BARRETO DE SEABRA BORGES
Nomes de citação
- Seabra, Filipa
- Barreto de Seabra, Filipa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 991A-6004-246D
- ORCID iD
- 0000-0003-1690-9502
- Google Scholar ID
- YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- AAT-5887-2020
- Scopus Author Id
- 57210809988
Endereços de correio eletrónico
- fseabra@uab.pt (Profissional)
Websites
- http://www.univ-ab.pt/departamentos/DEED/detaildocente.php?doc=109 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/06/16
Concluído
|
Agregação em Educação e Ensino a Distância (Título de Agregado)
Especialização em subárea de Currículo, Comunicação e Tecnologia Educativa
Universidade Aberta, Portugal
"Políticas Curriculares no contexto da globalização: o caso da Avaliação Externa das Escolas em Portugal
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade |
2007 - 2010
Concluído
|
Doutoramento em Ciências da Educação, na área do Desenvolvimento Curricular/ PhD in Educational Science in the area of Curriculum
Development (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Ensino básico: repercussões da organização curricular por competências na estruturação das aprendizagens escolares e nas
políticas curriculares de avaliação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unânimidade |
2004 - 2007/04/23
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação/Orientação Educativa/Educação Sexual / Master in Education Sciences/Educational Guidance/Sexual
Education (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
"Gravidez e Maternidade na Adolescência: Estudo qualitativo das concepções e vivências subjectivas da maternidade em adolescentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 / Muito Bom |
1999 - 2004
Concluído
|
Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde/ BsC in Psychology (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2011/01/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2007/07/31 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2007/11 - 2010/12 | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2007/04 - 2010/07 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2010/09/01 - 2012/09/01 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2008/09/01 - 2010/07 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09/14 - Atual | Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2021/09/01 - Atual | Elemento do Conselho Científico | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2019/09/02 - 2020/11/09 | Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | ||
2017/10/16 - 2018/05/14 | Vice-Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade Aberta, Portugal |
2015/06/01 - 2018/05/14 | Membro efetivo do Conselho Pedagógico | Universidade Aberta, Portugal |
2014/09/01 - 2018/05/14 | Coordenadora da Pós-Graduação em Educação Social | Universidade Aberta, Portugal |
2012/11/30 - 2017/11/07 | Vice-Coordenadora da Licenciatura em Educação | Universidade Aberta, Portugal |
2010/01/01 - 2010/07/31 | Coordenadora da Licenciatura em Educação Social Coordinator of the Bachelor's degree in Social Education | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/10/01 - 2009/12/31 | Coordenadora dos Mestrados em Supervisão e Coordenação da Educação e Administração e Gestão da Educação, em colaboração com a Professora Doutora Isabel Freitas. | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/01/01 - Atual | Deputy Director da European Journal of Curriculum Studies | EACS - European Association of Curriculum Studies, Portugal |
2012/02/01 - Atual | Vice-Presidente da European Association of Curriculum Studies | EACS - European Association of Curriculum Studies, Portugal |
2011/09/01 - 2013/07/01 | Perita Externa à Inspeção Geral de Educação e Ciência - Avaliadora Externa de Escolas. No âmbito destas funções, realizei a avaliação Externa de 16 escolas ou agrupamentos. | Inspeção Geral de Educação e Ciência, Portugal |
2007/04/01 - 2009/12/31 | Bolseira de Doutoramento PhD Fellow | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2005/10/01 - 2007/03/31 | Bolseira de Investigação Fellow Student | Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal |
2004/10/01 - 2005/07/31 | Psicóloga Psychologist | Psicovita, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007/07/01 - 2010/07/02 | Ensino básico: repercussões da organização curricular por competências na estruturação das aprendizagens escolares e nas políticas
curriculares de avaliação
Bolsa SFRH/ BD/ 31885/ 2006
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/03/30 - Atual | “(Re)Search for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho
PTDC/CED-EDG/0122/2020
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/10/01 - 2022/09/30 | Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não
Superior, em Portugal
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2012/03/01 - 2015/07/31 | Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior
PTDC/CPE-CED/116674/2010
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2005/09/02 - 2008/04/30 | A Construção da Identidade Musical e Profissional de Jovens Portugueses Através das Bandas Filarmónicas – Uma perspectiva
cultural
POCTI/CED/60609/2004
Bolseiro de Investigação
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007/11/19 - 2010/11/30 | Música e Drama no 1º ciclo do Ensino Básico - o caso da Região autónoma da Madeira
PTDC/CED/72112/2006
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Universidade do Porto, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/03/07 | Relatórios AEE 3.º Ciclo: Pontos Fortes e Áreas de Melhoria | II Seminário MAEE – Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2011 | Desenvolvimento Curricular por Competências no Ensino Básico Português | IV Conferência Internacional de Estudos Curriculares
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - 2022/09/26 | Supervisão pedagógica: contributos para a sua análise no contexto da formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino
básico e educadores de infância
Orientador de Paulo Jorge Natal dos Santos Viana
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016/02/15 - 2022/07/08 | Gestão Curricular e Promoção do Sucesso Escolar: Um estudo de caso
Orientador de Maria Isabel Guerreiro Catarino
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/09/01 - 2022/05/06 | Abordagem por Competências no Ensino Técnico e na Formação Profissional em Cabo Verde: Uma Visão Sistémica de Gestores, Professores
e Empregadores
Orientador de Benvindo de Jesus Rocha
|
Doutoramento em Educação, especialidade em Liderança Educacional (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2022/05/06 | Abordagem por Competências no Ensino Técnico e na Formação Profissional em Cabo Verde: Uma Visão Sistémica de Gestores, Professores
e Empregadores
Orientador de Benvindo de Jesus Rocha
|
Doutoramento em Educação, na Especialidade de Liderança Educacional (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/03/01 - 2021/12/22 | Projeto educativo da escola secundária Pedro Corsino de Azevedo – Tarrafal de São Nicolau: contributos para a sua elaboração
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019/11 - 2021/06/16 | A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira
Orientador de Osvaldo Filipe da Silva Moreira
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2021/05/25 | Centros Escolares e Supervisão Colaborativa. Perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria
das práticas pedagógicas
Orientador de Helena Maria Cerqueira Gonçalves Miranda
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 - 2021/04/20 | A Avaliação Externa de Escolas e o seu Impacto nas Práticas de Liderança num Agrupamento de Escolas: Estudo de Caso.
Orientador de Ana Maria Fernandes Silva Tavares
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2021/01/15 | A formação inicial e contínua de professores do 2º ciclo do ensino básico e a gestão curricular pelos professores do ensino
regular do atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidade.
Coorientador de Helena Natália Pereira Inês
|
Doutoramento em Ciências da Educação, na área do Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2020/03 | Gestão da Diversidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência: Valorização das tecnologias de informação e comunicação como
recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara
Orientador de Suzy de Abreu Costa
|
Doutoramento em Educação, Especialidade em Educação e Interculturalidade (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2019/06/19 | Administração e Gestão Educacional Prisional – Pilar para reabilitação e reinserção na sociedade: Estudo de caso
Orientador de João do Nascimento Júnior
|
Mestrado em Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2019/03/11 | Conceções sobre currículo na Educação Pré-Escolar
Orientador de Natércia da Conceição Monteiro Carrachás
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016/03/22 - 2018/10/15 | A perceção dos professores do 1.º ciclo face à satisfação docente
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2017/07/18 | A perspetiva dos intervenientes da ação educativa face à indisciplina, no 3º ciclo, numa escola TEIP - O papel das lideranças.
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2017/07/18 | Projeto Fénix: O ano zero numa escola no Seixal
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 - 2017 | História do Currículo: contornos do currículo de enfermagem geral desde o período pós guerra à actualidade (1992 - 2013) em
Moçambique
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2016/07/14 | Conceções e Práticas de Trabalho Colaborativo: Estudo de Caso com professores do 2.º ciclo e de apoio educativo de uma escola
da Região Autónoma dos Açores
Orientador de Sandra Maria Dias das Pedras
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2015/09/21 | A Modalidade Artística de Cordofones nas Escolas da Região Autónoma da Madeira: Um contributo para a educação pela arte
Orientador de Susana Janice Fernandes Alves Abrantes
|
Mestrado em Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2015/03/12 | O papel da supervisão na emergência de uma escola reflexiva: Um estudo de caso.
Orientador de Maria da Conceição Gomes Morais Farinha Neves
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2015 | Lideranças Curriculares Intermédias no Contexto da Avaliação Externa de Escolas em Portugal
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, na área do Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/01/25 - 2014/07/17 | Estilos e Perfis de Líderes Intermédios na Escola com Funções de Avaliação do Desempenho Docente
Coorientador de Luís Filipe Firmino Ricardo
|
Doutoramento em Educação
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2014/06/26 | A Dança no Contexto Educativo, um Espaço de Inclusão – Contributos da Modalidade Artística de Dança na Região Autónoma da
Madeira para o Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Educativas Especiais.
Orientador de Sónia Maria Sá de Gouveia
|
Mestrado em Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2014/02/26 | A Formação (Musical) no Movimento Associativo A Associação Musical da Pocariça
Orientador
|
Mestrado em Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2014/01/20 | Diretores de Curso: perspetivas e caracterização de um perfil – práticas de liderança curricular e pedagógica
Orientador de Ana Paula Castelão Figueira Carlos
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 - 2013/11/29 | Relação entre participação dos docentes, clima de escola e motivação docente: perspetivas de relatórios de avaliação externa
e de professores
Orientador
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2012 - 2013/04/16 | O PIT no 3.º Ciclo – que repercussões?.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2012/07/06 | A (Des)Motivação na Atividade Docente: Perspetivas de docentes do Ensino Secundário, das áreas disciplinares de Matemática
e Educação Física
Orientador
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 - 2012/01/03 | O Perfil do Director - Competências valorizadas pelos professores e Directores de escolas do Ensino Básico relativamente ao
papel do Director
Orientador
|
Mestrado em Gestão e Administração da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 - 2011/12/18 | Satisfação e Motivação: Um estudo exploratório em professores do 1º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 - 2011/05/27 | Caminho de Santiago – contributos de uma experiência extracurricular no ensino secundário.
Orientador
|
Mestrado em Gestão e Administração da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 - 2011/05/06 | A relação família-escola num contexto de supervisão.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2009 - 2011/05/06 | O Professor e o Currículo: O caso das Ciências Físicas e Naturais no 3º ciclo.
Coorientador
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2009 - 2011/05/06 | A Supervisão Pedagógica num Jardim-Escola João de Deus, com ênfase para processos Colaborativos e de Auto-supervisão - Estudo
de Caso.
Coorientador
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2009 - 2011/03/11 | Avaliação das Ofertas Curriculares Alternativas (PCA, CEF, PIEF/CEF e EFA), implementadas numa escola básica do 2º e 3º ciclo.
Orientador
|
Mestrado em Gestão e Administração da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 - 2011 | Professores do 1º Ciclo do Ensino básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 - 2011 | O Percurso da Gestão de uma Escola Pública em Portugal no Caminho para a Autonomia
Orientador
|
Mestrado em Gestão e Administração da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 - 2011 | As competências do director nas escolas particulares: concepções dos docentes e directores
Orientador
|
Mestrado em Gestão e Administração da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 - 2010 | A participação dos docentes na concepção e gestão do Projecto Curricular de Turma no 3.º ciclo do ensino básico – Estudo exploratório.
Coorientador
|
Mestrado em Gestão e Administração da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Elemento da Comissão Organizadora do II Seminário do MAEE. Coimbra, Universidade de Coimbra. 07/03/2020 (2020/03/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07/18 | O Programa Erasmus+ no Ensino Regular: Uma possibilidade de rutura curricular?
Arguente principal
|
de Bárbara Alexandra Vasconcelos Pereira (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2023/07/11 | Scenario-based learning approach and social media to support high school students' learning
Arguente principal
|
Adebayo Ibukun Adebiyi (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/04/21 | Contributos para uma compreensão da formação contínua em avaliação externa do desempenho docente: um estudo de caso
Presidente do júri
|
Eliane Moreira Marques (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/04/20 | A formação profissional nas autarquias: Perceção dos decisores/supervisores
Presidente do júri
|
Maria Carolina Vicente Ribeiro Germano (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/04/20 | A formação contínua como promotora do desenvolvimento profissional dos trabalhadores da AT: a supervisão e a evolução das
práticas pedagógicas
Presidente do júri
|
Fernanda Maria Andrade Lopes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/04/04 | Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico
de estudantes do ensino secundári
Presidente do júri
|
Maria de Fátima dos Santos Ferreira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/03/22 | Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas
seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão
Presidente do júri
|
Susana Clara Monteiro Oliveira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/03/07 | O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente: estudo de caso na Escola Secundária Eugénio Tavares
da ilha Brava - Cabo Verde
Presidente do júri
|
Sónia Patrícia Silva Cabral (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/10/03 | Os Estudos de Aula como Estratégia de Supervisão Colaborativa de Professores de Inglês
Presidente do júri
|
Carla Alberta de Oliveira Ferreira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/09/12 | O contributo das dinâmicas das práticas de ensino supervisionadas para a transformação das práticas docentes na escola: um
estudo na área metropolitana de Lisboa
Arguente principal
|
Maria Gabriela de Salis e Meireles (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/07/14 | Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em Supervisão Pedagógica em duas escolas de ensino regular
Presidente do júri
|
Clara Gonçalves Resende Bonaccorso (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/07/08 | Gestão Curricular e Promoção do Sucesso Escolar: Um Estudo de Caso
Orientador
|
Maria Isabel Guerreiro Catarino (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/06/06 | Abordagem por Competências no Ensino Técnico e na Formação Profissional em Cabo Verde: Uma Visão Sistémica de Gestores, Professores
e Empregadores
Orientador
|
Benvindo de Jesus Rocha (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/04/22 | A supervisão pedagógica, um contributo para a melhoria das práticas pedagógicas, na era digital
Presidente do júri
|
Emília da Silva Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/12/22 | Projeto educativo da escola secundária Pedro Corsino de Azevedo – Tarrafal de São Nicolau: contributos para a sua elaboração
Orientador
|
Isa Lima Fernandes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/12/20 | Avaliação Externa: Perceções das Lideranças de Escolas TEIP e não TEIP
Presidente do júri
|
Silvana Nunes Martinho Almeida Costa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/12/17 | O Internato de Anestesiologia em Portugal. Contributo do coordenador na supervisão das práticas pedagógicas
Presidente do júri
|
Paula Cristina Gonçalves Sousa Fernandes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/11/05 | (Re)Construção do currículo e empregabilidade no Brasil
Arguente principal
|
Geyza D’Ávila Arruda (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/11/03 | Perceções e Práticas da Supervisão Pedagógica: Um Estudo Realizado na Guiné Bissau
Presidente do júri
|
N’gome da Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/11/03 | Os efeitos do Programa "SABER MAIS" na formação de Professores de Química na Província de Benguela-Angola
Presidente do júri
|
Luís Fernando Severino das Neves (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/09/16 | Educação Aberta e em Rede: aprender a escola do futuro
Arguente principal
|
Elisabete Passos Barros (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/06/16 | A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira
Orientador
|
Osvaldo Filipe da Silva Moreira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/05/25 | Centros escolares e supervisão colaborativa: Perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria
das práticas pedagógicas
Orientador
|
Helena Maria Cerqueira Gonçalves Miranda (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/05/13 | Currículo do curso de Teologia numa Instituição de Ensino Superior do Estado do Ceará
Arguente principal
|
António Marcos Chagas (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/04/21 | Formação Docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetização
Presidente do júri
|
Ana Lúcia de Medeiros Couto Lima (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/04/21 | Formação Docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetização
Presidente do júri
|
Ana Lúcia de Medeiros Couto Lima (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/04/09 | Deliberação do Sistema Educacional Inclusivo: teoria e prática em uma perspectiva construcionista, contextualizada e significativa
Arguente principal
|
Ana Mayra Samuel da Silva Resende (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
|
2021/03/12 | Proposta Educativa de Aprendizagem-Serviço como Atividade Académica de Extensão no Curso Superior de Graduação em Pedagogia
da Faculdade de Ribeirão Preto-SP, Brasil
Presidente do júri
|
Renata Trivelato Felício Cenedesi (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/10/13 | Emancipação da Comunidade Surda Micaelense: A vez e a voz dos surdos
Vogal
|
Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira e Castro (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/09/30 | Gestão da Diversidade e Inclusão das Pessoas com Deficiências: As Tecnologias de Informação e Comunicação como Recurso Pedagógico
nas Escolas Municipais do Ensino Regular de Taquara
Orientador
|
Suzy de Abreu Costa (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/07/27 | Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas. Um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma Escola Secundária
e de um Agrupamento de Escolas
Presidente do júri
|
Paula Cristina Curto Braçais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/06/26 | Supervisão colaborativa – Práticas profissionais e o papel das lideranças. Estudo de Caso
Presidente do júri
|
Conceição da Natividade Xavier de Oliveira (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2020/06/09 | Lideranças Intermédias e Práticas de Supervisão Pedagógica num Agrupamento de Escolas
Vogal
|
Maria da Glória Soares Lopes dos Santos (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2020/05/13 | Representações sobre a Função de Delegado de Disciplina do ensino secundário de São Tomé e Príncipe
Presidente do júri
|
António Joaquim Fernandes Ruas Coelho (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2019/12/11 | A Construção do Currículo Nacional no Brasil: das tendências políticas às perceções dos atores sobre o contexto de produção
Arguente principal
|
Adriana Corrêa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/11/14 | O papel do diretor na organização escolar: um estudo de caso em Angola
Arguente
|
Joaquim Jundo Magrinho Chihoco (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2018/01/19 | Informação e Comunicação em Educação Especial. A voz dos professores de escolas de referência para a educação de alunos com
cegueira e baixa visão
Arguente principal
|
João Manuel Andrade Castilho (Doutoramento) |
2018/01/08 | Implementação de Projetos de Autonomia: Entre Discursos e Práticas da Liderança Escolar
Vogal
|
Carla Patrícia Martins Gonçalves dos Santos (Doutoramento) |
2017 | Mapeando práticas pedagógicas em contextos de diversidade | Celestina Maria Gomes e Silva (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 | Estilos Educativos Parentais, Valores e Autoconceito de Adolescentes: Um estudo transcultural | Yara Rodrigues de la Iglesia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | O Envolvimento das Famílias no Processo de Ensino-Aprendizagem: Estudo de Caso na Escola Missionária de Santo Estêvão, Benguela | Eurico Piyali Pinto (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2017 | Avaliação do Desempenho Docente em Escolas de Formação de Professores | Angélica Nachiungue Marta Vidal (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2016 | Comunidade de Prática e Trabalho Docente: desafios e possibilidades | Eulália Soares Vieira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Indisciplina e violência em contexto educativo | Rodrigues Wapanga (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2016 | A participação da família na gestão escolar e no processo de ensino. Estudo de caso numa escola secundária de Benguela | José Candeeiro Sanuali (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2015 | O ensino de teatro de animação: contribuições para a construção de novos saberes e fazeres acerca da cultura de ensinar e aprender teatro | Nayde Solange Garcia Fonseca (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | A formação inicial de professores em Angola no contexto da reforma educativa: desafios e necessidades (Institutos Médios Normais de Educação em Benguela) | Sandra Marisa Nascimento Chimuco (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Fatores Escolares do Envolvimento dos Alunos na Escola. Um estudo com alunos adolescentes | Maria Fernanda da Conceição Malveiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | A brincadeira como promotora de desenvolvimento: Um estudo exploratório | Manuela João Santana Rosado (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | Efeitos da regulação emocional na satisfação profissional dos professores | Ana Daniela da Costa Fonseca (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária em Cabo Verde, Perceções dos agentes educativos | Alesandra Ramos Tomar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga, Portugal
|
2014 | A Perceção do Envolvimento Parental Escolar nas Perspetivas dos Pais e dos Filhos | Luísa Manuela Ferreira Leal (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Formação e Competências do Educador Social num Trabalho em Equipa na Área da Saúde. | Daniela Sousa Barbosa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Motivação versus Abandono Escolar. | Ana Maria Romão Pereira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Fazer aprender em História e em Geografia respeitando os níveis cognitivos dos alunos. | Daniela Cristina da Silva Moreira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Avaliação Formativa na Aula de História e Geografia. | Cristiana Marina Bento de Oliveira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Aprendizagem como Processo de Mudança de Comportamentos. | Marlene Jesus Castro Ricardo (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Trabalho colaborativo no âmbito do núcleo de estágio. | Sandra Sofia Mesquita dos Santos (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | A imagem aplicada ao ensino da História e da Geografia. | Carla Primavera Gonçalves Alves (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Recursos Educativos e Digitais: Investigação integrada nas práticas de ensino supervisionadas, na escola | Pedro José Gonçalves da Silva Cunha (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Percursos de Construção e Desenvolvimento Profissional Docente. | Filipe José Marques Cardoso Simões (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | A Indisciplina no ensino regular: Uma discussão integrada com as práticas de ensino supervisionadas. | Agostinho Seixas de Azevedo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Aprendizagem Profissional Docente e Investigação sobre a importância dos Qr Codes, através do m-Learning, em Contexto da Biblioteca Escolar | Rui Miguel Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Prática Docente Supervisionada e Investigação Integrada Sobre o Papel das TIC na aprendizagem de alunos com Necessidades Educativas Especiais. | Joana Emília Moutinho da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 | Práticas Pedagógicas e Investigação Supervisionados em TIC (Relatório). | Luíz Felipe Correia de Barros (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 | Práticas de Desenvolvimento Profissional em Contexto Real (Relatório) | Thiago Ferreira Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 | Desenvolvimento de Competências Profissionais Docentes em Contexto Escolar (Relatório). | Rui Jorge Magalhães Rodrigues da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 | Reforma Curricular em Timor-Leste. Estudo exploratório sobre a disciplina de Ciências Físico-Naturais no Ensino Básico. | Maria Lourdes Cardoso (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Rankings das Escolas e Qualidade das Aprendizagens. Que relação? Um estudo exploratório no Ensino Privado. | Sandra Patrícia Moreira dos Santos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Horas Europeias: agentes, conteúdos e processos | Maria Jorge Figueiredo (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 | A Supervisão Pedagógica num Jardim-Escola João de Deus, com ênfase para processos Colaborativos e de Auto-supervisão - Estudo de Caso | Helena Manuel da SIlva Marinho Maio (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | O Professor e o Currículo: O caso das Ciências Físicas e Naturais no 3º ciclo | Margarida Isabel Lopes Marcão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | A relação família-escola num contexto de supervisão. | Andreia Cláudia Azevedo da Silva Monteiro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | Caminho de Santiago – contributos de uma experiência extracurricular no ensino secundário | Ana Cristina Pereira da Rosa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | O Percurso da Gestão de uma Escola Pública em Portugal no Caminho para a Autonomia | Maria José Morais Capela Pires (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | Professores do 1º Ciclo do Ensino básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação | Vera Lúcia Ribeiro Paiva (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | As competências do diretor nas escolas particulares: conceções dos docentes e diretores | Maria da Graça Marques Dias Machado (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | Globalização e currículo: atores e processos. Um estudo exploratório na Guiné-Bissau. | Rui Manuel Ferreira da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | O abandono escolar no 3.º ciclo de escolaridade do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz – medidas implementadas na sua prevenção nos últimos cinco anos. | Adelino Mário Graça Matos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 | Análise do ensino de georafia, na 10.ª classe, em Moçambique, no âmbito do currículo e educação geográfica: uma abordagem centrada nas práticas de professores de Geografia em quatro escolas secundárias na cidade de Nampula | Alice Abdala Omar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | A participação dos docentes na concepção e gestão do Projecto Curricular de Turma no 3.º ciclo do ensino básico – Estudo exploratório | Joana Raquel Pinho Gonçalves Brandão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 | Avaliação das Ofertas Curriculares Alternativas (PCA, CEF, PIEF/CEF e EFA), implementadas numa escola básica do 2º e 3º ciclo | Alice Querido Figueiredo (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020 - Atual | do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Liberdade, Equidade e Emancipação | Porto |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Investigação em Supervisão Pedagógica | Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2013 - Atual | Problemáticas Juvenis | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2012 - Atual | Problemáticas e Perspetivas de Intervenção na Infância | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2011 - Atual | Currículo: Teoria e Prática | Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2012 - 2021 | Seminário de Investigação Doutoral II | Doutoramento em Educação | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2014 - 2018 | Intervenção Educativa no Âmbito de Necessidades Educativas Especiais | Pós-Graduação em Educação Social (Pós-Graduação) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2016 - 2017 | Investigação Educacional | Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2015 - 2016 | População Sénior: Problemáticas e perspetivas de intervenção | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2013 - 2016 | Seminário Teorias e Modelos em Supervisão Pedagógica | Doutoramento em Educação (Doutoramento) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2013 - 2014 | Metodologias de Investigação | Mestrado em Administração e Gestão da Educação (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2012 - 2014 | Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Jovens | Pós-Graduação em Estudos Juvenis e Comunitários (Pós-Graduação) | Universidade Aberta, Portugal |
2012 - 2013 | Psicologia do Desenvolvimento II | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2012 - 2013 | Seminário de Investigação Doutoral I | Doutoramento em Educação (Doutoramento) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2010/09 - 2013 | Relações Interpessoais: Agentes, intencionalidades e contextos educativos | Mestrado em Administração e Gestão da Educação (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2011 - 2012 | Avaliação das Necessidades de Formação | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2011 - 2012 | Seminário de investigação | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2011 - 2012 | Psicologia do Desenvolvimento | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2011 - 2012 | Conceção de Projetos de Investigação | Mestrado em Arte e Educação (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2010/09 - 2012 | A Criança na Sociedade Contemporânea | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2010/09 - 2011 | Psicopedagogia de Grupos | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2010/09 - 2011 | Elementos do Desenvolvimento Curricular | Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2010 - 2011 | Ensinar e Aprender: Teorias e Práticas | Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Sociologia | Educação Social (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Estratégias de intervenção em contextos de risco | Educação Social (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Processos de Desenvolvimento e Aquisição de Competências | Educação Social (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia da Educação I | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia da Educação II | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Processos de Desenvolvimento e Aquisição de Competências | Mestrado em Psicologia, Especialização Psicologia da Educação e Orientação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Intervenção Psicossocial em Contextos de Risco (em co-docência) | Mestrado em Psicologia, Especialização Psicologia da Educação e Orientação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia Escolar e da Orientação: Acção e Intervenção (em co-docência) | Mestrado em Psicologia, Especialização Psicologia da Educação e Orientação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Formação Contínua e E-Learning (Em co-docência) | Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Metodologia de Investigação (Em co-docência) | Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Metodologia de Investigação (Em co-docência) | Mestrado em Gestão e Administração da Educação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2008/09 - 2010/07 | TIC e Gestão Escolar (Em co-docência) | TIC e Educação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Estratégias de Modalidades de Formação Contínua e Orientação Educativa | Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Planificação e Projecto Educativo | (Outros) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2011/04 - Atual | EACS (European Association on Curriculum Studies) | |
2010/05 - Atual | Ordem dos Psicólogos | |
2007/05 - Atual | Associação Portuguesa de Ciências da Educação |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/05/23 - Atual | Elemento da Comissão Científica do Seminário Nacional sobre Flexibilidade e Autonomia. Lisboa, Universidade Aberta, 23/05/2020.
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2016/09/27 - Atual | Elemento do Grupo de Trabalho para a Observação das Trajetórias de Inserção Socioprofissional dos Diplomados
Membro
|
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2020/07/16 - 2020/07/18 | Elemento da Comissão Científica do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Liberdade, Equidade e Emancipação.
16 a 18 de julho de 2020
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2016/09 - 2018 | Elemento do Conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2012/10 - 2016 | • Elemento do Grupo de Trabalho para a Qualidade da Avaliação do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade
Aberta
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/06/09 - 2020/06/09 | Participação, na qualidade de arguente principal, do júri de qualificação de Mestrado da Licenciada Layza Karla Miliorini, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil), intitulada “A mediação na relação pedagogo e professor: a experiência de um programa de formação continuada”. |
Distinções
Prémio
2023 | Prémio de Incentivo à Investigação Científica
Universidade Aberta, Portugal
|