Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marília Pisco Castro Cid
Nomes de citação
- Cid, Marília
- Cid, M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 951B-E73A-C1A2
- ORCID iD
- 0000-0002-6009-0242
Endereços de correio eletrónico
- mcid@uevora.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade de Évora. Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação - Apartado 94, 7002-554, Évora, Évora, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2004/09/30
Concluído
|
Ciências da Educação/ Educational Sciences (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"Da aprendizagem dos Alunos à Construção do Conhecimento do Professor de Biologia: Um Estudo no Âmbito da Genética. Students'
learning and teachers' knowledge: a study on genetics." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor por unanimidade |
1995/12/21
Concluído
|
Educação/ Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"A Ciência-Tecnologia-Sociedade na Formação de Professores e Efeitos na Aprendizagem dos Alunos/ Science-Technology-Society
in Teanger Trainig and effects on learning" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1983/07/05
Concluído
|
Ensino de Biologia e Geologia/ Biology and Geology Education (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Bom |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/04/29 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora, Portugal | ||
2004/10/01 - 2020/04/28 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2012 - 2012 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
1986/09/16 - 2004/09/30 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1983/09/01 - 1986/09/15 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Director of the Master's Degree in Biology and Geology Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education | Universidade de Évora, Portugal |
2022 - Atual | Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação – Supervisão e Avaliação Educacional | Universidade de Évora, Portugal |
2021 - Atual | Deputy director of the Department of Pedagogy and Education | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora, Portugal | ||
2015 - Atual | Membro da Comissão Executiva e de Acompanhamento do Curso de Licenciatura em Ciências da Educação | Universidade de Évora, Portugal |
2012 - Atual | Diretora do Curso de Pós-Graduação em Avaliação Educacional na modalidade e-learning | Universidade de Évora, Portugal |
2009 - Atual | Deputy Director of the Doctoral Program in Educational Sciences | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - Atual | Membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - Atual | Diretora do Curso de Mestrado em Avaliação Educacional | Universidade de Évora, Portugal |
2005 - 2021 | Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação – Supervisão | Universidade de Évora, Portugal |
2013/04/16 - 2019/07/04 | Director of the Research Centre for Education and Psychology – CIEP-UÉ | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal | ||
2012 - 2017 | Diretora Adjunta da Revista Educação – Temas e Problemas | Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2012 - 2014 | Member of the Pedagogical Unit of the Centre for Educational Technologies | Universidade de Évora, Portugal |
2005 - 2012 | Membro do Corpo Redatorial da revista Educação – Temas e Problemas | Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2007 - 2010 | Diretora do Curso de Licenciatura em Ciências da Educação | Universidade de Évora, Portugal |
2005 - 2009 | Deputy director of the Department of Pedagogy and Education | Universidade de Évora, Portugal |
2005 - 2009 | Coordenadora da Profissionalização em Serviço | Universidade de Évora, Portugal |
2008 - 2008 | Coordenadora do Curso de Formação em Educação Especial | Universidade de Évora, Portugal |
2005 - 2008 | Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia | Universidade de Évora, Portugal |
1997 - 1999 | Deputy director of the Department of Pedagogy and Education | Universidade de Évora, Portugal |
1981 - 1982 | Monitora no Departamento de Biologia | Universidade de Évora, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024 - Atual | Pedagogical Innovation and Integration to promote academic success and reduce dropout rates among students / Inovação Pedagógica
e Integração para a promoção do sucesso escolar e redução do abandono dos estudantes inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez, na
Universidade de Évora (IPI.Sucesso+)
T703793794-8529
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
|
Em curso
|
2023 - Atual | EU_GREEN European University alliance forsustainability: responsible GRowth, inclusiveEducation and ENvironment Grant Agreement
101089896
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2022 - 2023 | Pedagogical Innovation and Integration for Success and Combating Dropout at the University of Évora in times of Instability
and Uncertainty / Inovação Pedagógica e Integração para o Sucesso e Combate ao Abandono na Universidade de Évora em tempos
de Instabilidade e Incerteza - IPI.SUCESSO
POCH-02-53I2-FSE-000042
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
|
Concluído
|
2018/10/01 - 2021/09/30 | Digital Platforms in School Clusters' Educational Management
PTDC/CED-EDG/29069/2017
Investigador
Universidade do Porto, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade do Algarve, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/07/15 - 2021/07/14 | Learning and Teaching at the University
PTDC/CED-EDG/29252/2017
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018 - 2021 | Narrativas de Formação na Escola e na Universidade: teorias e práticas
CAAE: 99177318.0.0000.8142
Investigador
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, Brasil
|
Concluído
|
2014 - 2016 | Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA)
4.4.1.00 CAPES
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014 - 2015 | Criação, Produção e Divulgação online de um Curso de Meteorologia
92/ID/2014 FCT.
Investigador
|
|
2011/04 - 2014/10 | Assessment, Teaching And Learning In The Portuguese And Brazilian Higher Education: Realities And Perspectives
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2010/01/01 - 2013/07/02 | Avaliação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais do 3º ciclo do Ensino Básico
PTDC/CPE-CED/102789/2008
Investigador
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade Aberta, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2013 | Developing an In-Service Training in Inclusive Classroom Practices (DISTINC)
510072-LLP-1-2010-1-TR-COMENIUS_CMP
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2007/11/02 - 2010/11/01 | Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário
e Superior. Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso.
PTDC/CED/66574/2006
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005/05/01 - 2008/09/30 | IPEC - Investigação e Práticas lectivas em Educação em Ciência: Dinâmicas de interacção
POCI/CED/58825/2004
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal Universidade de Évora, Portugal Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007 - 2008 | A Influência das Variáveis Pessoais e Contextuais no Sucesso Académico: a Situação do Ensino Superior no Alentejo
POCI/ALE/04.01.02/0097/0002/2006
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Instituto Politécnico de Beja, Portugal Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Pré-impressão |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09/20 | Avaliação para as aprendizagens: uma experiência no IPI.Sucesso | Seminário Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Um Programa na Universidade e Évora
Universidade de Évora
|
2022 | Narrativas de formação docente em contextos internacionais: desafios e possibilidades | II Seminário de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de Sergipe (Brasil)
|
2021 | Ensinar, avaliar e aprender no ensino superior: desafios atuais | IV International Conference Learning and Teaching in Higher Education "Students & Teachers
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2020/11 | Conceptions about what it is to learn in university professors in the areas of social sciences and science and technology. |
Universidade de Évora
|
2019/07 | Teaching in higher education: conceptions of university teachers | 26th International Conference on Learning
Queen’s University (Belfast, Reino Unido)
|
2019/07 | Learning in higher education: conceptions of university teachers | 26th International Conference on Learning
Queen’s University (Belfast, Reino Unido)
|
2019/07 | The University and the future: university teacher’s conceptions |
Queen’s University (Belfast, Reino Unido)
|
2019/07 | Aprendizaje colaborativo y desarrollo profesional con el uso del vídeo y plataforma digital |
Queen’s University (Belfast, Reino Unido)
|
2019 | Avaliação no ensino superior | Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/11 | Educação em ciências | Colóquio Educação em Ciências para Todos/as
Universidade de Évora (Badajoz, Polónia)
|
2017 | Avaliar para melhorar as aprendizagens em sala de aula: das intenções às práticas | Conferência apresentada no XIX Seminário Regional de Educação “Tomar a Aprender – Tod@s Capazes, Tod@s Diferentes”,
Centro de Formação "Os Templários" (Tomar, Portugal)
|
2016/10 | Avaliação das aprendizagens nas práticas curriculares no ensino superior. | III Seminário Internacional "Educação superior, docência, formação e cultura universitária: uma perspectiva internacional”
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2016 | Avaliar, diferenciar e incluir para melhorar as aprendizagens: um desafio da escola do século XXI | Conferência de abertura na Jornada Pedagógica Internacional – Currículo Inclusivo e os Desafios da Educação Contemporânea
(Macapá, Brasil)
|
2016 | Feedback avaliativo e o seu papel para as aprendizagens | I Simpósio Internacional sobre Avaliação para as Aprendizagens na Educação Básica
Universidade Federal do Pará (Belém, Brasil)
|
2016 | Avaliação institucional: exigências, oportunidades e desafios | Conferência apresentada no Seminário de Processos de Avaliação e Qualificação Institucional
Universidade Federal do Pará (Belém, Brasil)
|
2016 | Avaliação, ensino e aprendizagem no ensino superior | Conferência apresentada no Seminário de Processos de Avaliação e Qualificação Institucional
(Belém, Brasil)
|
2015 | Escuela inclusiva y éxito escolar: el papel de la evaluación formativa | Seminario Interculturalidad, Comunidad y Escuela
Universidad de Malaga (Espanha)
|
2014/06 | Práticas de ensino, de avaliação e relações com a aprendizagem: um estudo na Universidade de Évora | II Jornadas de Investigação em Educação
Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | A alfabetização científica e o seu ensino: Uma proposta de formação para professores do terceiro ciclo do ensino básico.
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019 - Atual | Literacia científica de alunos portugueses no final do terceiro ciclo do ensino básico: desenvolvimento e validação de um
instrumento de avaliação
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2024 | Percursos académicos de estudantes oriundos de escolas profissionais: um estudo na Universidade de Évora
Coorientador
|
Educational Sciences (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019 - 2024 | Modalidades de Atendimento, Educação e Socialização de Crianças em Creches e Creches Familiares: um estudo no Concelho do
Seixal
Coorientador
|
Educational Sciences (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 - 2021 | Educação Superior a Distância no Brasil: das Caravelas ao Online: percurso, discursos e novos rumos
Orientador
|
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017/03/31 - 2019/03/08 | Avaliação do Desempenho Docente: Sentidos e desafios na perspetiva de professores
Coorientador
|
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 - 2019 | Da avaliação aferida à avaliação em sala de aula: um estudo em escolas do ensino básico de São Tomé e Príncipe
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 - 2019 | Práticas de avaliação formativa na sala de aula: estudos de casos de professores e alunos do 9º, 10º, 11º e 12º ano do Liceu
Constantino Semedo em Cabo Verde
Orientador
|
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011/11/02 - 2018/11/28 | Implicações da Avaliação do Desempenho Docente na Aprendizagem dos Professores e no seu Desenvolvimento Profissional: Perspectivas
de Professores de Inglês
Coorientador
|
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012/10/25 - 2017/09/20 | Avaliação das Aprendizagens dos alunos na disciplina de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: um estudo sobre a sua interpretação
e implementação em sala de aula
Orientador
|
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 - 2017 | Concepções práticas e avaliativas dos professores do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de
Belém-Pará
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado) |
2015 - 2016 | Educação para a saúde: um estudo sobre hábitos alimentares em alunos numa escola do ensino médio do Lubango
Orientador
|
Mestrado em Ensino das Ciências - Biologia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2011/10/28 - 2015/07/06 | Avaliação interna e exames nacionais na disciplina de Física e Química A: um estudo de caso sobre instrumentos e práticas
de avaliação
Coorientador
|
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 - 2015 | As actividades práticas de Biologia no 1º ciclo do ensino secundário: um estudo efectuado com professores e alunos da 9ª classe
da escola Missão Católica do Lubango
Orientador
|
Mestrado em Ensino das Ciências - Biologia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2014 - 2015 | A importância da higiene alimentar na 8ª classe: um estudo efectuado numa escola do 1º ciclo do ensino secundário do Lubango
Orientador
|
Mestrado em Ensino das Ciências - Biologia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2013 - 2015 | O currículo de Ciências Físicas e Naturais do 3º ciclo do ensino básico: das práticas declaradas pelos professores às perceções
dos alunos - um estudo de caso
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 - 2015 | Formação Inicial de professores de Física e Química: perceções de alunos em processo de prática pedagógica
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 - 2014 | Importância da educação sexual dos adolescentes na prevenção da gravidez precoce: um estudo realizado numa escola do 1º ciclo
do Lubango
Orientador
|
Mestrado em Ensino das Ciências - Biologia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2013 - 2014 | Conhecimento prático sobre alimentação equilibrada de alunos da 8.ª classe numa escola do Lubango
Orientador
|
Mestrado em Ensino das Ciências - Biologia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2013 - 2014 | Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Maria da Conceição Silva Marinho)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012 - 2014 | Análise de um Projeto Político Pedagógico implementado em uma Escola Pública em Belém do Pará
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012 - 2014 | Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior: O ponto de vista de professores de uma Universidade de Belém-Pará
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 - 2014 | Avaliação da aprendizagem em uma perspectiva processual: Um estudo de caso no Projeto ‘Vestibular Solidário’
Orientador
|
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010/10/09 - 2013/10/25 | Avaliação das escolas. Avaliação nas escolas.
Coorientador
|
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012 - 2013 | Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Hélder Giroto Paiva)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 - 2013 | Formação de professores para a educação inclusiva: o lugar dos métodos activos e técnicas expressivas
Coorientador
|
Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 - 2013 | Perceção dos alunos da Escola Profissional de Alvito em relação aos cursos e empregabilidade
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 - 2013 | A estrutura modular dos cursos profissionais: um estudo de caso múltiplo
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 - 2013 | Avaliação da Influência da mídia, no receptor, sobre as mudanças políticas de 1964
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 - 2012 | Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Teresa Maria Baião Espadinha Serrano)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 - 2012 | O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula: uma abordagem com alunos do 11º ano de escolaridade na disciplina
de Biologia e Geologia
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 - 2011 | Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Filipa Salomé Lopes)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 - 2011 | Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Filipa Vieira dos Santos)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 - 2011 | Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Sílvia de Jesus Piteira Graxinha)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 - 2011 | Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Ana Paula Caeiro Alves Vidigal)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 - 2011 | Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Maria Teresa Lagarto Horta)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2009 - 2011 | Media e HIV/SIDA em Moçambique: o papel do “Diário de Moçambique” no combate à epidemia (2005 e 2009)
Coorientador
|
Mestrado em Políticas de Bem-estar em Perspectiva: Evolução, Conceitos e Actores (Erasmus Mundus) (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2009 - 2011 | Formas e instrumentos de avaliação da aprendizagem: um estudo com alunos do ensino médio
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2009 - 2011 | O processo de avaliação na 1.ª série do ensino fundamental
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2007 - 2010 | Realidade organizacional e pedagógica da educação artística no ensino formal: Um estudo numa escola secundária do ensino público
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Administração Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2007 - 2010 | Relação entre a motivação do professor e a indisciplina dos seus alunos na sala de aula
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/19 | Conhecimento pedagógico do conteúdo (pck) de professores de Física no contexto do estudo de aula
Arguente
|
Mauri Luís Tomkelski (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/11/17 | O papel da família no modelo curricular da Escola da Ponte
Presidente do júri
|
Isabel Borges de Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/09/22 | Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A Study of University Teachers
Arguente principal
|
Eva Maria Lopes Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022/07/18 | Porquê estudar Química? Fatores que influenciaram a escolha dos alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade
de Évora e do 12° Ano de escolaridade das escolas secundárias de Évora
Presidente do júri
|
Najara Marinho de Assis (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/07/04 | A Relação entre Indisciplina e Insucesso Escolar/Académico dos Alunos, sobre uma Escola de Fortaleza-Ceará-Brasil
Vogal
|
Jacira Medeiros de Camelo (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022/06/28 | Desenvolvimento profissional de professores de Física e Química no contexto de uma experiência de formação
Arguente principal
|
Luísa Maria Geraldes Lourenço (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/06/20 | Os sentidos da velhice e a promoção do envelhecimento ativo: desafios educativos no contexto brasileiro
Vogal
|
Elizabeth Falcão Clarkson (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/06/07 | Planificação Docente no Ensino Superior: Um Estudo numa Universidade Brasileira na Disciplina de Programação Introdutória
Arguente principal
|
Claudia Akemi Izeki (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022/05/13 | Necessidades de formação dos guardas penitenciários: caso de dois estabelecimentos `da província de Maputo-Moçambique (2014-2018)
Vogal
|
Josina da Graça Simione Sitoe Macia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/05/12 | Um diálogo entre as práticas avaliativas de professores de ciências experimentais: Um estudo no 3.º ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Maria Margarida Valadas Mendes Teixeira de Sousa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/03/18 | A docência, o currículo e os novos espaços de aprendizagem: um estudo em escolas do ensino médio brasileiras
Arguente principal
|
Ester Figueiredo Araujo (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2022/03/09 | O Ensino na Universidade de São Tomé e Príncipe: Conceções, vivências e práticas
Vogal
|
Eurídice Helga da Cruz Rodrigues Aguiar (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/12/17 | Literacia em avaliação de professores: desenvolvimento e aplicação do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)
Arguente principal
|
Luís Miguel Pires Almeida (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação, Portugal
|
2021/05/13 | Exploração da Natureza: atividades interdisciplinares para professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Sílvia Nobre (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021/05/11 | O referencial de competências no contexto da formação militar: estudo comparativo dos casos dos Exércitos português, espanhol,
chileno e da NATO
Presidente do júri
|
António João Guelha da Rosa (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/01/26 | A (re)construção da cultura organizacional em mega-aprupamentos de escolas: estudo de caso na região de Lisboa
Presidente do júri
|
Mário Augusto Sanches (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/01/14 | Dois currículos de ciências naturais e as políticas curriculares para o século XXI
Arguente principal
|
Maria Plantier Santos Lobo Antunes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020/12/22 | Modelos de profissionalização docente: análise do processo de profissionalização de três docentes do Ensino Superior em Moçambique
Vogal
|
Nelson Lucas Mahetane Buque (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020/05/11 | Perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente no Estado do Pará. Contributos para um quadro de referência. Um estudo
com professores do ensino médio
Vogal
|
Izabel Matos de Aguiar Silva (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/07/01 | Os efeitos da indisciplina no rendimento escolar: o olhar dos alunos
Vogal
|
António Manuel Rodrigues Pinto Moreira (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2017/09/07 | A Qualidade e Internacionalização no Ensino Superior em Portugal: um estudo de caso nas Universidades do Minho, Aveiro e Algarve
Arguente
|
Sofia Helena Gago Nunes (Doutoramento)
Universidad de Huelva Facultad de Educación, Espanha
|
2017/05/11 | Perfis de liderança em contexto escolar: O papel do Diretor na administração e gestão das escolas do Ensino Médio na Província
do Zaire
Presidente do júri
|
Samuel Zinga Emília (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016/04/21 | Impacte do programa de formação em ensino experimental das ciências nas conceções e práticas de professores do 1.º ciclo do
ensino básico
Arguente
|
Carla Alexandra Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015/07/18 | Formação contínua: contributos para a profissionalidade dos professores do 1º ciclo do ensino básico/ensino fundamental
Vogal
|
Simone do Socorro Freitas do Nascimento (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014/10/09 | TurmaMais: um estudo de caso sobre o sucesso/insucesso escolar
Vogal
|
Teodolinda Rosa Magro da Cruz (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014/07/23 | Aprendizagens contextualizadas: uma forma de promover o ensino das ciências
Arguente
|
Maria José Ramos Miguel (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014/05/30 | O Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas e a formação docente para a prática da Educação Inclusiva
Vogal
|
Jacqueline Praxedes de Almeida (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014/05/29 | Comunidades de prática online: contributos para a prática letiva
Arguente
|
Margarida Morais Marques (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/03/24 | O consumo de álcool pelos jovens dos ensinos básico (9º ano) e secundário no distrito de Beja. Contributos para a definição
de um programa de prevenção em educação para a saúde
Vogal
|
Teresa Margarida Lebrinha de Sousa Tavares (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010/07/29 | Avaliação do(s) impacto(s) do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (rvcc) no Alentejo (período
2001-2005)
Vogal
|
Lurdes Judite Dionísio Pratas Nico (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2009/06/08 | Gestão curricular local: Fundamento para aquisição, desenvolvimento e valorização de competências em ciências naturais no
ensino básico – A promoção da literacia científica no concelho do Alandroal
Arguente
|
José Luís Lagoa d’Orey (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2006/05/10 | Os desafios da literacia científica na formação de professores de biologia e geologia. Concepções e práticas de professores
estagiários
Vogal
|
Isabel José Botas Bruno Fialho (Doutoramento) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Perita externa no âmbito da Avaliação Externa das Escolas da IGEC | |
2016 - Atual | Perita Externa, no âmbito do Programa TEIP. | Ministério da Educação, Portugal |
2022 - 2024 | Monitorização e Avaliação do Projeto Mochila Leve | Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2023 - 2023 | Estudos Observacionais: identificação e descrição das ações específicas do Plano 21|23 Escola+ com maior impacto na recuperação das aprendizagens ao nível da eficácia, equidade e qualidade educativas | Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2021 - 2023 | Participação no Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP) (2021-2023). | Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
2016 - 2018 | Avaliação externa do projeto Kiitos@21st Century Preschools - An integrated pedagogical approach to promote 21st century skills and a second language learning in Childhood Education | Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2014 - 2015 | Estudo de Avaliação Externa das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2014 - 2014 | Estudo sobre os Cursos Científico-Humanísticos e o Alargamento da Escolaridade Obrigatória: Medidas Educativas de Inclusão | Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2011 - 2013 | Projecto TurmaMais - Programa Mais Sucesso Escolar. | Universidade de Évora, Portugal |
2011 - 2012 | Uma avaliação dos processos de aprendizagem, ensino e avaliação numa escola superior de enfermagem | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Avaliação para as Aprendizagens e Inclusão | Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2020 - Atual | Avaliação em Educação | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
2020 - Atual | Seminário de Investigação I | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
2017 - Atual | Avaliação das Aprendizagens | Ciências da Educação – Supervisão e Avaliação Educacional (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2016 - Atual | Didática do Estudo do Meio | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2013 - Atual | Avaliação Educacional | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2009 - Atual | Avaliação da Aprendizagem | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2009 - Atual | Seminário Introdutório | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
2022 - 2023 | Ensino do Meio Físico e Social | Educação Básica | Universidade de Évora, Portugal |
2018 - 2023 | Projetos de Intervenção em Contextos Educativos Não Formais | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2014 - 2021 | Investigação em Educação | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2016 - 2019 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2015 - 2016 | Investigação e Avaliação em Educação I | Avaliação Educacional (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2014 - 2016 | Desenho de unidades curriculares online | Formação para a Docência Online (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2013 - 2016 | Teorias e Modelos de Avaliação Educacional | Avaliação Educacional (Pós-Graduação) | Universidade de Évora, Portugal |
2012 - 2016 | Avaliação da Aprendizagem | Avaliação Educacional (Pós-Graduação) | Universidade de Évora, Portugal |
2012 - 2015 | Curso de Formação para e-docentes | Curso de Formação para e-docentes (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2009 - 2013 | Didática da Biologia e da Geologia | Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2009 - 2013 | Supervisão de Prática de Ensino Supervisionada | Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2008 - 2013 | Investigação em Educação I | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2008 - 2013 | Investigação em Educação II | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2012 - 2012 | Avaliação das Aprendizagens em Ciências | (Postgraduate Certificate) | Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
2007 - 2011 | Metodologias de Ensino da Especialidade I (Biologia/Geologia) | Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2005 - 2011 | Metodologias de Ensino da Especialidade II | Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2008 - 2009 | Temas Contemporâneos no Ensino da Especialidade (Biologia/Geologia) | Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2009 | Investigação e Desenvolvimento de Projetos em Educação | (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2008 | Análise de Dados em Educação | (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
1987 - 2008 | Supervisão de Estágio Pedagógico da licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia | Biologia e Geologia (Ensino de) (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2004 - 2005 | A Investigação-Ação como Meio de Formação Permanente de Professores | Administração (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2019/02/06 | Entrevista e revisão do texto destinado à publicação de 2 páginas de conteúdo no suplemento “Perspetivas”, publicado como encarte do Jornal “Público” sobre as atividades investigativas do CIEP-UE, com o título “Educação e Psicologia ao Serviço da Sociedade”. | Suplemento Perspetivas - encarte do Jornal Público |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Comissão Científica do Programa de Doutoramento Neuroscience and Education, Dipartimento di Studi Umanistici. Lettere, Beni
Culturali, Scienze della Formazione
Membro
|
Università degli Studi di Foggia Facoltà di Lettere e Filosofia, Itália |
2018 - Atual | Comissão Científica do Premio internazionale Elisa Frauenfelder | Università degli Studi Suor Orsola Benincasa, Itália |
2017 - Atual | Comissão Científica do Premio internazionale Francesco Saverio Nitti per il Mediterraneo
Membro
|
Università degli Studi Suor Orsola Benincasa, Itália |
2023 - 2023 | Comissão científica do 12º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2023)
Membro
|
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal |
2023 - 2023 | Comissão científica do VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (VII ENJIE) – “Desafios Atuais na Investigação
em Educação: Agendas Emergentes”.
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - 2022 | Comissão científica do 11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2022)
Membro
|
Universidade da Coruña, Espanha |
2022 - 2022 | Comissão científica do VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (VI ENJIE) – “Futuros da educação – ciência
cidadã e cocriação”
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal |
2021 - 2021 | Comissão científica do III Encontro A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora | II jornada internacional
sobre formação de professor@s de educação infantil
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2021 - 2021 | Comissão científica do Congresso Internacional Literacias no Século XXI (ICCL2021)
Membro
|
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
2021 - 2021 | Comissão científica do 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2021)
Membro
|
Universidade da Coruña, Espanha |
2021 - 2021 | Comissão científica do V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (V ENJIE) – “Investigação em Educação e Responsabilidade
Social: vozes dos jovens investigadores”
Membro
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2021 - 2021 | Comissão científica do IV International Conference Learning and Teaching in Higher Education "Students & Teachers"
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2020 - 2020 | Comissão científica do 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2020)
Membro
|
Universidade da Coruña, Espanha |
2020 - 2020 | Comissão científica do V Encontro Internacional de Formação para a Docência (INCTE 2020)
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - 2020 | Comissão científica do IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (IV ENJIE) – “Investigar em educação: desafios
epistemológicos e metodológicos”
Membro
|
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2019 - 2019 | Comissão científica do 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2019)
Membro
|
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Comissão científica do IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019)
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Comissão científica do III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (III ENJIE) – “Desigualdades sociais e educativas:
que lugar para a investigação?”
Membro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2018 - 2018 | Comissão científica do II Congreso Internacional “Interculturalidad, Comunidad y Escuela”/ VII Edición de SICOE
Membro
|
Universidad de Málaga Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha |
2018 - 2018 | Comissão científica do 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2018), Fortaleza (Brasil), 10-13 julho
de 2018.
Membro
|
Universidade de Fortaleza, Brasil |
2018 - 2018 | Comissão científica das XVI Jornadas de Redes de Investigación en Docencia Universitaria e do II Workshop Internacional de
Innovación en Enseñanza Superior y TIC (REDES-INNOVAESTIC 2018), Universidade de Alicante (Espanha), 14-15 junho de 2018.
Membro
|
Universitat d'Alacant, Espanha |
2018 - 2018 | Comissão científica do IV Congreso Virtual Internacional sobre Innovación Pedagógica y Praxis Educativa
Membro
|
Universidad Pablo de Olavide, Espanha |
2018 - 2018 | Comissão científica do II Encontro “A Formação de Educador@s e Professore@s e na UniverCidade de Évora”
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2017 - 2017 | Comissão científica do XVII ENEC- Encontro Nacional de Educação em Ciências e I Seminário Internacional de Educação em Ciências
Membro
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2017 - 2017 | Comissão científica do Congresso Internacional ”Capacitar e Promover os Imigrantes na Turma”
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2017 - 2017 | Comissão científica do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2017), Salamanca, Espanha, 12 a 14 de
julho de 2017.
Membro
|
Universidad de Salamanca, Espanha |
2017 - 2017 | Comissão científica do II ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2017 - 2017 | Comissão científica das XV Jornadas de Redes de Investigación en Docencia Universitaria e do I Workshop Internacional de Innovación
en Enseñanza Superior y TIC (REDES-INNOVAESTIC 2017)
Membro
|
Universitat d'Alacant, Espanha |
2016 - 2016 | Comissão científica do III Congreso Internacional sobre Innovación Pedagógica y Praxis Educativa
Membro
|
Universidad Pablo de Olavide, Espanha |
2016 - 2016 | Comissão científica do I Intercambio Transfronterizo de Investigación en Educación y Psicología
Membro
|
Universidad de Extremadura, Espanha Universidade de Évora, Portugal |
2016 - 2016 | Comissão científica do 5.º Congresso Ibero-Americano em Investigação qualitativa (CIAIQ2016)
Membro
|
Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
2015 - 2015 | Comissão científica do XVI ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências “Ciência como Cultura”
Membro
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2015 - 2015 | Comissão científica do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2015)
Membro
|
Universidade Tiradentes, Brasil |
2015 - 2015 | Comissão científica do III International Conference Learning and Teaching in Higher Education
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2014 - 2014 | Comissão científica do 3º Congresso Ibero-americano em Investigação Qualitativa
Membro
|
Universidad de Extremadura, Espanha |
2013 - 2013 | Comissão científica do II International Conference Learning and Teaching in Higher Education/ Learning Orchestration in Higher
Education
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2013 - 2013 | Comissão científica do II Conferência Internacional em Formação Inclusiva
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2012 - 2012 | Comissão científica da Conferência Internacional em Formação Inclusiva
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2010 - 2010 | Comissão científica do I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, “Desafios teóricos e metodológicos”
Membro
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Avaliadora externa da tese de doutoramento "La Influencia de la tutorización profesional en la construcción del pensamiento práctico de una alumna en el último período de prácticas en el Grado de Maestro/a de Educación Infantil. Un estudio de caso", de María Elena García Vila | Universidad de Málaga Departamento de Didáctica y Organización Escolar, Espanha |
2017 - 2017 | Ava liadora externa da tese de doutoramento "Análisis de la implantación del bilingüismo en centros educativos públicos en contextos rurales de la provincia de Málaga desde un enfoque de educación inclusiva", de María del Rocío Díaz López | Universidad de Málaga Departamento de Didáctica y Organización Escolar, Espanha |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Revista Indagatio Didactica (1647-3582) | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/ Universidade de Aveiro |
2021 - Atual | Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo RIDE (2007 - 2619) | Centro de Estudios e Investigaciones para el Desarrollo Docente CENID A.C. |
2016 - Atual | Investigações em Ensino de Ciências (1518-8795) | Instituto de Física - UFRGS |
2015 - Atual | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (1983-2117) | Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |