Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Teresa Sofia Pereira Dias de Castro
Nomes de citação
- Castro, Teresa Sofia
- Teresa Sofia Castro
- Teresa Sofia Pereira Dias de Castro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9411-0714-B60E
- ORCID iD
- 0000-0002-7148-9443
- Scopus Author Id
- 55617685500
Endereços de correio eletrónico
- teresa.sofia.castro@ulusofona.pt (Profissional)
Moradas
- R. de Augusto Rosa 24, 4000-098 Porto, 4000-098, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://cicant.ulusofona.pt/research/people/integrated-researchers/638-teresa-sofia-castro (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/04/13 - 2023/04/17
Concluído
|
Sessões formativas para a avaliação de candidaturas Erasmus+ KA2/Training sessions for evaluating Erasmus+ applications KA2
(Outros)
Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação, Portugal
|
|
2023/01/25 - 2023/01/27
Frequentou
|
Métodos e técnicas para análise de dados: plataformas sociais/Methods and techniques for analysing data: social platforms
(Outros)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
|
2022/12 - 2022/12
Concluído
|
SPSS (Outros)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
|
2017/06/01 - 2022/06/01
Concluído
|
iTec Families: Parents and children - A longitudinal and ecological perspective on socialization, consumption and mediation
processes around digital media (Pós-doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2021/01 - 2021/02
Concluído
|
Curso de Escrita de textos de opinião/Writing opinion pieces course (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2020/12 - 2021/01
Concluído
|
Curso de Análise de Conteúdo com MAXqda/ Content Analysis with MAXqda course (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2011 - 2015/10/06
Concluído
|
Ciências da Educação/ Sciences of Education: Tecnologia Educativa/Specialisation: Educational Technology (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Tecnologia Educativa/Specialisation: Educational Technology
Universidade do Minho, Portugal
""It´s a complicated situation". Harm in everyday experiences with technology. A qualitative study with school-aged children" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom, por unanimidade |
2011/05 - 2011/05
Concluído
|
Escrita Científica em Inglês / English scientific writing (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
B2 |
2008 - 2008
Concluído
|
Certificado de Registo de Formador (Teacher AdvancedTraining Certificate) (Outros)
Especialização em Formação Contínua de Professores
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
|
2005 - 2008
Concluído
|
Estudos da Criança/ Childhood Studies (Mestrado)
Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação/ Information and Communication Technologies
Universidade do Minho, Portugal
"“Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º
ano do distrito de Braga. (Master Degree), Universidade do Minho, Instituto de Educação. Retrieved from http://repositorium.sdum.umi" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2005 - 2006
Concluído
|
Estudos da Criança/ Childhood Studies (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação/ Information and Communication Technologies
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2000 - 2000
Concluído
|
Certificado de Aptidão Pedagógica (CAP/CCP)/Pedagogical Aptitude Certificate (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
|
|
1993 - 2000
Concluído
|
Filosofia e Humanidades/ Philosophie and Humanities (Licenciatura)
Especialização em Via Ensino/ Teaching
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
|
13 |
1984 - 1992
Concluído
|
First Certificate in English of University of Cambridge (Outros)
Instituto Britânico de Guimarães, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/03/13 - 2023/03/17 | Investigador visitante (Investigação) | DOBA Business School, Eslovénia |
2019 - 2022/01 | Investigador visitante (Investigação) | University of Suffolk, Reino Unido |
University of Suffolk, Reino Unido | ||
2019/02 - 2019/04 | Investigador visitante (Investigação) | Digilitey - Cost Action, Reino Unido |
Università Cattolica del Sacro Cuore, Itália | ||
2015/06 - 2017/05 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | ||
2017/02/01 - 2017/04/30 | Investigador visitante (Investigação) | Digilitey - Cost Action, Reino Unido |
Katholieke Universiteit Leuven - MintLab, Bélgica | ||
2009 - 2011 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Comunicação Arquitetura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal | ||
2020 - 2022 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2015 - 2020 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto Politécnico da Maia, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Conselho Pedagógico, REPRESENTANTE SUPLENTE DOS PROFESSORES DOUTORADOS DO 2.o CICLO/ Pedagogical Council, SUBSTITUTE REPRESENTATIVE OF 2ND CYCLE DOCTORATE TEACHERS | Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Comunicação Arquitetura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal |
2023 - Atual | Membro do Conselho Científico, REPRESENTANTES DAS UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO APROVADAS PELA FCT/ Member of the Scientific Council, REPRESENTATIVES OF RESEARCH UNITS APPROVED BY FCT | Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Comunicação Arquitetura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal |
2012/01/01 - 2014/12/31 | Vice-presidente e responsável do Departamento de Pós-graduação/ Vice President and Head of the Graduate Department | Associação Académica da Universidade do Minho, Portugal |
Associação Académica da Universidade do Minho, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/06/01 - 2022/06/30 | Postdoc (Research) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, ICNOVA, Portugal | ||
2016 - 2016 | Researcher | Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Portugal |
2011/04/01 - 2015/03/31 | PhD Student (Research) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | ||
2014/05/01 - 2014/07/31 | Estágio de investigação no âmbito Doutoramento/ Research internship during PhD - Ref.ª SFRH/BD/68288/2010 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
University of Suffolk, Reino Unido |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | DIGcapabilities - Reducing digital inequalities: Migrant NEETs struggle for digital inclusion and beneficial outcomes - Project
number: 343081 - FORSKER23
343081 - FORSKER23
Researcher
The Research Council of Norway, Noruega
|
The Research Council of Norway
Em curso
|
2019 - 2023 | ySKILLS
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
European Union’s Horizon 2020 Research & Innovation
Em curso
|
2017/06/01 - 2022/06/30 | iTec Families Parents and children: A longitudinal and ecological perspective on socialization, consumption and mediation
processes around digital media
SFRH/BPD/116279/2016
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2017/06 - 2022/06 | Parents and children: A longitudinal and ecological perspective on socialization, consumption and mediation processes around
digital media
61859DFA
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2019/04 - 2021 | DICI-EDUCA - “Centros educativos com competências digitais e cívicas”/ DICI-EDUCA - “Educational centers with digital and
civic skills”
221719
Investigador
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2011/04 - 2015/04 | "It's a complicated situation". Harm in everyday experiences with technology. A qualitative study with school-aged children"
SFRH/BD/68288/2010
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | ASAP - A Systemic Approach to social media and pre-adolescents through thinking skills education
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
Em curso
|
2023/02/01 - 2029/01/31 | i-Tech Families: empowering parents and children for a digital future
2022.00105.CEECIND/CP1760/CT0001
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/01/01 - 2025/06/30 | Youth, News and Digital Citizenship (DOI 10.54499/PTDC/COM-OUT/0243/2021)
PTDC/COM-OUT/0243/2021
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E CULTURA DIGITAL (CIC.Digital)
UID/CCI/04667/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade NOVA de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016 - 2016 | Crescendo entre Ecrãs/GROWING UP BETWEEN SCREENS - USE OF ELECTRONIC DEVICES BY CHILDREN (AGED 3-8)
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Entidade Reguladora para a Comunicação Social
Concluído
|
2009 - 2011/01 | SimSafety: Flight Simulator for Internet Safety¿
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - 2021 | Dici-Educa - Educational centers with digital and civic skills
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Técnica de investigação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/29 | Mediação Digital ON: Princípios e Práticas/ Digital Mediation ON: Principles and Practices | 5.º Encontro(s) da Psicologia e da Educação
ISMAI (Maia, Portugal)
|
2023/11/28 | Pensar a CIDADANIA DIGITAL em sala de aula: Direitos, Competências, Literacias/Thinking about DIGITAL CITIZENSHIP in the classroom: Rights, Competences, Literacies | Workshop temático para professores do 1.º CEB. Curso de Formação para professores |
2023/11 | MelCi Lab Autumn School, a workshop on PRISMA | |
2023/10/10 | Vulnerabilidades (digitais) - Partilhas do terreno/ (Digital) vulnerabilities - Field shares | IV Congresso de Direitos da Criança e do Adolescente
Universidade Presbiteriana Mackenzie (S. Paulo, Brasil)
|
2023/10 | Views of the world and looking into the future of news: researching youth, news, and citizenship in Portugal | Association of Internet Researchers (AoIR 2023)
(Filadélfia, Estados Unidos)
|
2023/09 | YouNDigital: Young audiences blurring the lines between continuities and disruptions in news¿ consumption in Portugal | Disrupted or disruptive audiences? From reception to participation in a post-truth era
Universidade Lusófona (Porto, Portugal)
|
2023/09 | Premika Online | 2nd ASAP Co-creation Workshop |
2023/07 | Cidadania Digital/Digital Citizenship | 2.º ENCONTRO NACIONAL, A APRENDIZAGEM E O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ERA DIGITAL, FERRAMENTA ENSINAR E APRENDER PORTUGUÊS
- 1.º CEB
Lusoinfo Multimédia (Portugal)
|
2023/05/08 | The signs of times: choreographing life on TikTok? | TikTok & Children - https://tiktokcultures.com/tiktok-and-children/
TikTok Cultures Research Network and Australian Research Council Centre of Excellence for the Digital Child (Austrália)
|
2023/05 | YouNDigital: Jovens, Notícias e Cidadania Digital - mosaicos do contexto português/YouNDigital: Young People, News and Digital Citizenship - mosaics of the Portuguese context | Licenciatura em Ciências da Comunicação
Universidade Lusófona (Porto, Portugal)
|
2023/05 | Engaged research with children and families: collecting and presenting data with methodological responsibility | 73rd Annual ICA Conference
ICA (Toronto, Canadá)
|
2023/04 | Youths' perspectives on news and digital citizenship: contributes from YouNDigital | Practices of Digital Inclusion and Exclusion in Everyday Life
University of Groningen (Groningen, Países Baixos)
|
2023/04 | Jovens, notícias e cidadania, que relação emerge numa sociedade profundamente digitalizada?/ Young people, news and citizenship: what relationship is emerging in a deeply digitalised society? | Congresso Literacia, Media e Cidadania - Transição Digital e Políticas Públicas
GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática (Lisboa, Portugal)
|
2023/04 | Famílias i-Tech: "Nunca pensei na cor dos seus olhos e na sua altura como dados pessoais"/i-Tech Families: "I never thought of the colour of your eyes or your height as personal data" | VI Congresso de Literacia, Media e Cidadania
GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática (Lisboa, Portugal)
|
2023/04 | Crianças e ecrãs digitais: efeitos pós COVID e a mediação familiar/ Children and digital screens: post-COVID effects and family mediation | VI Congresso de Literacia, Media e Cidadania
GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática (Lisboa, Portugal)
|
2023/03/08 | Project Presentation [YouNDigital] | Lunch with Science
Universidade Lusófona (Portugal)
|
2023/03 | PT: Connecting, supporting and empowering -Tools to promote positive internet uses among children and young people. | 1st ASAP Co-Criation Workshop
Doba University (Maribor, Eslovénia)
|
2023/02 | Webinar Mesa Redonda: COMPETÊNCIAS PARENTAIS DIGITAIS/Webinar Round Table: DIGITAL PARENTING SKILLS |
(Portugal)
|
2022/11/10 | Educação: Plataforma CriA.On/Education: CriA.On Platform | Roteiro INCoDe.2030
INCoDe.2030 (Coimbra, Portugal)
|
2022/11 | Cibersegurança: Crianças, Ecrãs, competências e mediação/Cybersecurity: Children, screens, skills and mediation | 3.º Encontro – Desafios para uma cidadania ativa no século XXI
https://www.cfaevnf.pt/course/1165 (V. N. Famalicão, Portugal)
|
2022/10 | Impact for whom? Drivers for innovating in research on children, youth and media | 9th European Communication Conference
University of Aahrus (Aahrus, Dinamarca)
|
2022/10 | News lifestyles in the context of the digital society: the case of young people news options | 9th European Communication Conference
University of Aahrus (Aahrus, Dinamarca)
|
2022/10 | (Re)pensar os jovens e notícias através da literacia crítica dos média/ (Re)thinking young people and news through critical media literacy | XIV Congresso da LUSOCOM – Meios digitais e cidadania nas redes interculturais em língua portuguesa
https://lusocom2022.org/ (Porto, Portugal)
|
2022/10 | Jovens, notícias e cidadania digital: novas perspetivas através do estudo de audiências /Young people, news and digital citizenship: new perspectives through audience research | IBERCOM 2022 – Comunicação, Identidades e Diálogo na Cidade Mediatizada
https://ocs.letras.up.pt/public/conferences/22/schedConfs/40/program-pt_PT.pdf (Porto, Portugal)
|
2022/10 | Shortening the digital gap: the case of institutionalised youth living in detention centres | The Datafied Child - Growing up in the algorithm conundrum
ECREA Children, Youth and Media Section Pre-conference
|
2022/10 | I never thought of the colour of their eyes and height as personal data | The Datafied Child - Growing up in the algorithm conundrum
ECREA Children, Youth and Media Section Pre-conference
|
2022/05/31 | O impacto nas relações interpessoais/ (Digital) The impact on interpersonal relationships. https://www.vozdapovoa.com/noticias/vila-do-conde/vila-do-conde-e-povoa-de-varzim-abracam-jornadas-sociais | Co(m) Vid(a): Que desafios? Que oportunidades?
Câmara Municipal de Vila do Conde e Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (Vila do Conde)
|
2022/05/25 | Rethinking young people, news and digital citizenship: The perspective of the audience research | Preconference, Young People and News in a Digital World
ICA (Paris, França)
|
2022/04/29 | A família e a escola na prevenção do crime virtual/Family and school in the prevention of cybercrime | XVIII Congresso de Criminologia
(Porto, Portugal)
|
2022/04/06 | Lecture on Digital Citizenship, literacies and contexts of inequality as part of the curricular unit In-depth Issues of School, Democracy and Digital Technologies of the Master's Degree in Educational Sciences at the Faculty of Psychology and Educational Sciences - Universidade do Porto. - 17 students |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto)
|
2022/04 | Lunch with Science: YouNDigital and DiCi-Educa | Lunch with Science
Universidade Lusófona - Porto (Porto)
|
2022/03/22 | Children and young people growing up with the internet: risks, skills and mediation, with around 30 technicians and young people from Casa dos Rapazes, Viana do Castelo/Crianças e jovens a crescer com a internet: riscos, competências e mediação, com cerca de 30 técnicos e jovens da Casa dos Rapazes, Viana do Castelo |
Casa dos Rapazes, Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2021 | Crianças e Jovens, ecrãs e mediação: um pequeno kit de sobrevivência para pais/ "Children and Young People, screens and mediation: a small survival kit for parents" |
Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta de Porto de Mós, em parceria com a Câmara Municipal de Porto de Mós, Portugal.
|
2021 | Young audiences and reflections on digital rights while living in offline institutionalized contexts | 8th European Communication Conference 2021 (online) |
2020/10 | Ecrãs e Crianças: Um novo normal nos lares e nas escolas portuguesas?/ "Screens and Children: A new normal in Portuguese homes and schools?" | Integra EaD 202 - Educação e tecnologias digitais em cenários de transição: múltiplos olhares para aprendizagem
Universidade de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil (Brasil)
|
2020/03/02 | Crianças e Mediação Parental: usos, riscos, competências e oportunidades para uma cidadania (cri)ativa /Children and Parental Mediation: uses, risks, skills and opportunities for a (cri)active citizenship | Desafios para uma cidadania ativa no século XXI
Escola Secundária Camilo Castelo Branco (V. N. Famalicão, Portugal)
|
2020/02/11 | "Conversar sobre Internet segura com crianças e jovens... mas de que forma?" / "Talking about safe internet with children and young people... but in what ways?" | Comemoração Dia Internet Segura
Escola D. Maria II (V. N. Famalicão, Portugal)
|
2020/01/10 | Crianças e o digital: proibir, adiar ou capacitar?/ Children and the digital: restrict, delay or empower? | Câmara Municipal de Paredes de Coura – Projeto School4All
Escola EB1/JI de Paredes de Coura, (Paredes de Coura, Portugal)
|
2020 | Famílias e jovens: estimular competências digitais e de cidadania on/offline pelo lúdico/ Families and young people: stimulating digital skills and on/offline citizenship through play | ieTIC – VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC/ http://www.ietic.ipb.pt/programa-principal
Universidade Aberta, Ponta Delgada, Açores, Portugal.
|
2020 | Recursos Educativos Digitais em tempo de pandemia/ Digital Educational Resources in time of pandemic | Receção à Comunidade Educativa (RCE)
Câmara Municipal do Barreiro, Portugal
|
2020 | Educação para a Cidadania/ Citizenship Education | I Jornadas Lamego Educa – Cidadania e Sucesso Escolar,
Câmara Municipal de Lamego, Portugal.
|
2020 | Vamos falar de Crianças e Internet? Dicas para um uso saudável e responsável/ Let's talk about Children and the Internet? Tips for healthy and responsible use |
Lusoinfo, Multimédia, Maia, Portugal
|
2019/12/07 | No one is left behind: understanding digital embeddedness from children's and parents point of view. | GDG Fest + Vost.PT day, Google Tech Conference, Universidade NOVA de Lisboa
Vost and Google (Lisboa, Portugal)
|
2019/10/30 | Dici-Educa: um projeto sobre cidadania digital em contexto de exclusão da internet/ Dici-Educa: a project on digital citizenship in a context of Internet exclusion | Colóquio “Populações, Desigualdades e Ação Pública”
CICS.NOVA, Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2019/10 | Crianças e jovens usos e abusos no digital, como promover boas práticas?/ Children and young people's digital use and abuse, how to promote good practice? | 3º Congresso intermunicipal sobre Proteção de Crianças e Jovens
Câmara Municipal de Barcelos and CPCJ (Barcelos, Portugal)
|
2019/10 | Laboratórios de Cidadania (Cri)ativa Digital/ Digital Citizenship (Cri)active Labs | II Seminário Internacional “Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais”
Universidade Aberta (UMCLA), da Direção Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT) dos Açores, do Centro de Estudos Interdisciplinares
do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) (Ponta Delgada, Portugal)
|
2019/09 | Connecting and Bridging: digital parenting and immigration | ECREA CYM SALAMANCA 2019: Children and adolescents in the era of smartscreens: risks, threats and opportunities reloaded
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2019/09 | Board game as a literacy tool to empower and support youth at risk | ECREA CYM SALAMANCA 2019. Children and adolescents in the era of smartscreens: risks, threats and opportunities reloaded
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2019/06 | Board game as a literacy tool to empower and support youth at risk | MILT conference - Media Literacy for Living Together: the future of media and learning in participation
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2019/06 | Brincar entre ecrãs: contextos, competências e mediações/ Playing between screens: contexts, skills and mediations | II Seminário “Pensar o BRINCAR”: Brincar é coisa séria
Município de Esposende and Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (Esposende, Portugal)
|
2019/04 | É uma situação complicada! Perspetivas de crianças e jovens sobre riscos, oportunidades e mediação online | XX Jornadas de Psicologia do Instituto Universitário de Ciências da Saúde: “Adolescer”
Âlfandega do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Avaliação de riscos e oportunidades na internet: perspetivas de crianças, jovens e pais | 1st International Congress on Health Lite@cy
Escola Superior de Saúde de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2019 | Unwrapping what I learned from doing qualitative research on children's and families' digital lives | Seminário para investigadores
Università Cattolica del Sacro Cuore, Faculty of Political and Social Sciences (Milão)
|
2018/11/02 | Diapers and mobile devices at the crossroads of modern parenting: context, motivations and mediation¿ | 7th European Communication Conference (ECC), "Centres and Peripheries: Communication, Research, Translation"
ECREA (Lugano, Suiça)
|
2018/11/01 | The moulding influence of television in Portuguese households with young children in 1996 and 2016¿ | 7th European Communication Conference (ECC), "Centres and Peripheries: Communication, Research, Translation"
ECREA (Lugano, Suiça)
|
2018 | Crianças nos Media e nas Plataformas Digitais. | Ser Criança no Século XXI – Encontro Nacional CPCJ
CPCJ (Figueira da Foz, Portugal)
|
2018 | Ser Criança e Descobrir o Digital: capacitar para lidar com os riscos | Simpósio Ser Criança: imaginar e descobrir
Rotary Club (V. N. Famalicão, Portugal)
|
2018 | Internet Disorder - A nova dependência | Berra-me Menos: Parentalidade Positiva
Escola Profissional Forave (V. N. Famalicão, Portugal)
|
2018 | Crianças, Pais e o Digital. Mesa-redonda - Quando a Criança é Notícia | V Encontro Nacional sobre Maus-Tratos, Negligência, e Risco na Infância e na Adolescência
ASAS (Porto, Portugal)
|
2018 | As crianças e as Novas Tecnologias: riscos e oportunidades | V Ciclos temáticos de Intervenção Psicossocial,
Centro Social da Sagrada Família (Sintra, Portugal)
|
2018 | O risco virtual nas crianças | XI Formação Intensiva em Criminologia e Vitimologia
CMStatus (Porto, Portugal)
|
2018 | Children's use of media and technology |
University of Suffolk (Ipswich, Reino Unido)
|
2018 | #YouTubeKids: Infância contemporânea e o digital, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa Braga, Mestrado em Comunicação Digital. |
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Braga, Portugal)
|
2017/08 | Family digital time: Understanding contexts, emergent literacies and mediation | Digilitey Network Meeting
Faculty of Social Sciences - KU Leuven (Bolonha)
|
2017 | Adults, children and digital technologies: what I have learned while doing qualitative research? | Basement Talks
Faculty of Social Sciences - KU Leuven (Leuven, Bélgica)
|
2017 | Growing up With Screens¿. Children, Youth and Net | European Expert Conference on Youth and Digital Media
SALTO (Luxemburgo, Luxemburgo)
|
2017 | Dependência Online | Ação de sensibilização Crianças e Jovens: do real ao virtual¿
Centro Internet Segura em parceria com a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em risco (Porto, Portugal)
|
2016 | "It's a complicated situation". Children's everyday experiences with technology: action, agency, participation | Children and young People in a Changing World: Action, Agency and Participation
Liverpool Hope University (Liverpool, Reino Unido)
|
2016 | Pré-adolescência: Novos desafios | Novos riscos | Afetos sem Password, 8.ªs Jornadas Sociais Intermunicipais
Câmara Municipal de Vila do Conde (Vila do Conde, Portugal)
|
2014 | Online violence: researching experiences involving ethnic minority children | MeCCSA Annual Conference 2014: Media and the margins
Bournemouth University (Bournemouth, Reino Unido)
|
2014 | Perscrutando emoções e experiências digitais de crianças e jovens | Congresso Nacional Emoções e Comportamento: Contextos e Percursos
CM - Status (Porto, Portugal)
|
2012 | "I love my bones!" Online violence involving children: Self-harm and dangerous eating behaviours on the Web | Child and Teen Consumption 2012, Food Consumption, Communication, Life Styles and Fashion 5th International Conference on
Multidisciplinary Perspectives on Child and Teen Consumption
Scuola di Communicazione, IULM (Milão)
|
2011 | Contribution for the definition of online violence in the context of a study with school children | EU KIDS ONLINE Conference: Children, risk and safety online: Research and policy challenges in comparative perspective
LSE - London School of Economics, London (Londres, Reino Unido)
|
2011 | Youth, episodes of Online Violence: perspectives for research | Seminário Internacional “Investing in Youth”
Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação (Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/12 - Atual | O papel dos influenciadores digitais na escolha de destinos turísticos /The role of digital influencers in choosing tourist
destinations
Orientador de Bruno Miguel Araújo Duarte Fernandes
|
Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
2021/12 - 2023/12/21 | Arquitetura de Marca e Comunicação Digital- O Contexto da Empresa Samsys/ Brand Architecture and Digital Communication - The
Context of the Samsys Company
Orientador de Benedita Marques Brandão
|
Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
2021/11 - 2023 | É uma era diferente, é normal : famílias digitais no pós-pandemia - um estudo qualitativo com famílias e crianças entre os
9 e os 16 anos / It's a different era, it's normal: digital families in the post-pandemic - a qualitative study with families
and children aged 9 to 16
Orientador de Flávia Cipriano de Sampaio e Araújo Morais Barbosa
|
Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Pre-conference ECREA Section: Children, Youth and Media, Workshop on Ethics and Children's Rights in the Digital Age, Universidade
do Minho, Braga, Portugal. https://www.ecrea2020braga.eu/children-youth-and-media/ (2021 - 2021)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal |
2019/09/23 - Atual | Organisation with Cristina Ponte and Sara Pereira of a seminar (ICNOVA and CECS) with Dafna Lemish for researchers working
in the field of children, young people and the media in Portugal, NOVA University Lisbon, 23rd September, Lisbon, Portugal. (2019/09/23)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2019 - Atual | Organização com Cristina Ponte e Sara Pereira (ICNOVA e CECS) da conferência Bridging feminism with children and media a personal
scholarly journey, com Dafna Lemish Bridging Feminism, Universidade NOVA de Lisboa, 23 de setembro, Lisboa, Portugal. (2019 - 2019)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2019 - Atual | Organizing Comittee do Design Learning Innovation, TIE 2019 - The 3rd EAI International Conference on Technology, Innovation,
Entrepreneurship, and Education, 16-18 Outubro 2019, Braga, Portugal (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2016 - Atual | Secretariado da First DigiLitEY (The digital literacy and multimodal practices of young children) Training School (COST European
Cooperation in Science and Technology), Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal (http://digilitey.eu/training-schools/). (2016/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2015 - Atual | Comissão Organizadora da IX Conferência Internacional de TIC na Educação [Meio século de TIC na Educação], Instituto de Educação,
Universidade do Minho, Braga, Portugal (http://www.nonio.uminho.pt/challenges2015/?page_id=298). (2015/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2013 - Atual | Secretariado da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação [Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar], Instituto
de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal (http://www.nonio.uminho.pt/challenges2013/?page_id=28). (2013/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2024 - 2024 | IV MelCi Lab Autumn School (2024 - 2024)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Comunicação Arquitetura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal |
2023/11 - 2023/11 | III MelCi Lab Autumn School (2023/11/07 - 2023/11/10)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal |
2023/09 - 2023/09 | 2nd ASAP Co-criation workshop (2023/09 - 2023/09)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Comunicação Arquitetura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/04 - Atual | Mesa-Redonda no side event: Empower Future Consumers
Mesa-redonda
|
Consumers International Summit - DECO |
2018/07 - Atual | Parents in Tech, no âmbito do evento ISMAI Legends, onde se discutiram os eventuais perigos do uso das novas tecnologias por
parte de um público mais jovem e que cuidados é que os pais e encarregados de educação devem ter perante este tipo de comportamentos,
consciencializando-os para as tendências atuais.
Mesa-redonda
|
ISMAI Legends
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2018/02 - Atual | Participação como membro do EU Kids Online na Mesa-Redonda - Apps: do gaming ao dating, no âmbito das celebrações Dia da Internet
Mais Segura 2018 com o tema Cria e Partilha com Responsabilidade: uma melhor internet começa contigo, organizadas pelo Consórcio
Centro Internet Segura, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Mesa-redonda
|
“Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor internet começa contigo” |
2018 - Atual | Participação como membro do EU Kids Online na Mesa-Redonda - Portugal e a Participação digital de crianças e jovens, no âmbito
da iniciativa #RGPDDáATuaOpinião, debate sobre a idade do consentimento à luz do Artigo 8º do RGPD e as implicações do mesmo
ao nível da participação e inclusão digital das crianças e dos jovens portugueses, Lisboa, Portugal.
Mesa-redonda
|
“Portugal e a Participação digital de crianças e jovens” |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/18 | DIGITAL DEVICES AS THE NEW BABYSITTERS: PARENTAL MEDIATION AND DIGITAL PRACTICES IN FAMILIES WITH CHILDREN AGED 3 TO 6
DISPOSITIVOS DIGITAIS COMO OS NOVOS BABYSITTERS: MEDIAÇÃO PARENTAL E PRÁTICAS DIGITAIS EM FAMÍLIAS COM CRIANÇAS DOS 3 AOS
6 ANOS
Arguente principal
|
Catarina Nascimento Piçarra de Oliveira Retancha (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2021/02/02 | AS MARCAS E OS TWEENS. A INFLUÊNCIA DO YOUTUBE NAS CRIANÇAS E COMO ESTAS INFLUENCIAM O CONSUMO DA FAMÍLIA / "BRANDS AND TWEENS.
THE INFLUENCE OF YOUTUBE ON CHILDREN AND HOW THEY INFLUENCE FAMILY CONSUMPTION"
Arguente principal
|
Mariana Leotte Teixeira-Botelho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/10 - 2022/10 | Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias/International Congress on Education: Literacies, Inclusion and Technologies | Escola Superior de Educação de Viseu |
2020 - 2020 | ieTic - VI Iberian Conference on Innovation in Education with ICT | Universidade Aberta Ponta Delgada,Azores, Portugal |
2019 - 2019 | II Seminário Internacional “Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais” | Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta (UMCLA), Direção Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT) dos Açores, CastroReinserção e Serviços Prisionais(DGRSP), Laboratório Regional deEngenharia Civil (LREC), Ponta |
2019 - 2019 | XI International Conference on ICT in Education: Challenges of the Digital, University of Minho, Institute of Education, Braga, Portugal. | Universidade do Minho, Instituto de Educação |
2017 - 2017 | X ConferênciaInternacional de TIC na Educação Learning in the Clouds | Universidade do Minho, Braga, Portugal |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Evaluator of applications for Action [KA2], submitted under the 2023 Call for Applications for the Erasmus+ Education and Training programme/Avaliadora de candidaturas à Ação [KA2], apresentada no âmbito do Convite à apresentação de candidaturas ao programa Erasmus+ Educação e Formação de 2023, 2024 | Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/12 - 2022/02/21 | Consultant to the Safe Internet Centre Consortium for submitting applications to European funds./ Consultora do Consórcio Centro Internet Segura para submissão de candidatura a fundos europeus. | |
2021/04 - 2021/06 | Authoring content and collaborating in the production of the Cybersocial Citizen Mooc, presented to the public in June 2021, https://www.betterinternetforkids.eu/en-GB/practice/articles/article?id=6833011 The course is available free of charge to all citizens at: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/cidadao-cibersocial/ | Centro Nacional de Cibersegurança, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02 - Atual | Ética e Responsabilidade dos Media/ Ethicas and Media Responsibility | Comunicação Aplicada / Applied Communication (Licenciatura) | Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Comunicação Arquitetura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal |
2024 - Atual | Disinformation: context, problems and actions. The role of schools in preventing this phenomenon. Training course for teachers. Directorate-General for Education. /Desinformação: contexto, problemas e ações. O papel da Escola na prevenção deste fenómeno. Curso de Formação a Professores. Direção-Geral de Educação. | (Outros) | |
2024 - Atual | Disinformation: context, problems and actions. The role of schools in preventing this phenomenon. Training course for teachers. Centro de Formação Braga Sul. | ||
2022/03 - Atual | INTERACTIVE SEMINAR II/Seminário Interativo II | Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal |
2022/01 - Atual | Society, Media and Citizenship/ Sociedade, Media e Cidadania | Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal |
2019/10 - Atual | Formadora em Oficinas de Formação, dirigida a professores do grupo 100 e 110, no âmbito de utilização de recursos digitais sobre cidadania em contexto escolar e familiar./ Trainer in Training Workshops, addressed to teachers of groups 100 and 110, in the scope of the use of digital resources on citizenship in school and family context. | (Outros) | Lusoinfo Multimédia, Portugal |
2016 - Atual | Seminário Educação e Tecnologia: Promoção de Competências e Prevenção de Comportamentos de Risco na Vida Digital de Crianças e Adolescentes | PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL (Pós-Graduação) | Instituto CRIAP, Portugal |
2015 - Atual | Crianças, jovens, ecrãs digitais e mediação parental | Psicologia Escolar/Clínica (Mestrado) | Instituto Politécnico da Maia, Portugal |
2015 - Atual | Plataforma de aprendizagem, colaboração e partilha para a cidadania | Plataforma de aprendizagem, colaboração e partilha para a cidadania (Outros) | Lusoinfo Multimédia, Portugal |
2014 - Atual | Lecionação anual de um worksop Crianças, Tecnologias Digitais e Mediação Parental para alunos de Mestrado em Psicologia Escolar e Psicologia Clínica (desde 2017) e no Mestrado de Criminologia (entre 2014-2016). | ||
2023/04 - 2023/11 | Disinformation: context, problems and actions. The role of schools in preventing this phenomenon. Training course for teachers. Directorate-General for Education. /Desinformação: contexto, problemas e ações. O papel da Escola na prevenção deste fenómeno. Curso de Formação a Professores. Direção-Geral de Educação. | Disinformation (Menos de 4 anos de escolaridade) | Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal |
2023/10/11 - 2023/10/11 | Os 3 c's: criatividade, comunicação e ciência no caso Premika/ The 3 C's: creativity, communication and science in the Premika case | (Mestrado) | Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Comunicação Arquitetura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal |
2023/01 - 2023/03 | Disinformation: context, problems and actions. The role of schools in preventing this phenomenon. Training course for teachers. Centro de Formação Braga Sul. | Desinformation | Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul, Portugal |
2023/01 - 2023/01 | Competências digitais no século XXI (online) - dirigido a Professores Universitários da Universidade Católica Portuguesa /Digital competences for the 21st century (online) - for University teachers | Universidade Católica Portuguesa, Portugal | |
2021/01 - 2023 | Creative Industries/ Indústrias Criativas | Master in Digital Communication (Mestrado) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2021/11 - 2022/01 | New Pedagogical Models and Participatory Online Environments/ Novos Modelos de Pedagogia e Ambientes Participativos Online | Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal |
2021/11 - 2022 | Social Networks/ Redes Sociais | Comunicação Digital (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal |
2021/11/24 - 2021/11/25 | MelCi Lab Autumn School, a workshop on innovative methodologies: https://cicant.ulusofona.pt/agenda-news/news-events/396-melci-lab-autumn-school | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal | |
2015/10 - 2017/05 | Formadora de professores (Grupos 100 e 110) no projeto MaisCidadania (Plataforma de Participação e Cidadania para crianças), no âmbito do consórcio Instituto de Educação (Universidade do Minho) e a empresa Lusoinfo Multimédia e que engloba professores e alunos do 1º ciclo nos municípios: Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães. Oficinas de Formação de 30 horas acreditadas pelo CCPFC. | (Outros) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2021/07/30 | Post-doc research 'iTec Families' - Deslizar o dedo pelo ecrã em tenra idade/ Sliding the finger across the screen at a younger age | Jornal de Notícias |
2019/04 | Peça sob o tema do uso das tecnologias digitais por crianças entre os 0 e os 8 anos e questões à volta da mediação parental: Contar o tempo ou fazer com que o tempo conte? | Público |
2018/05/04 | No âmbito de uma aula aberta sobre Crianças, tecnologias digitais e mediação parental, foi escrita uma peça jornalística dando conta da mensagem central do papel crucial da família no acompanhamento de utilização do digital pelos mais novos. | Correio do Minho |
2018/01/24 | Peça sobre extorsão sexual, na qual se deu destaque também ao projeto dos livros infanto-juvenis com o Instituto de Apoio à Criança - Alerta Premika, Risco Online Detetado e a investigação Famílias iTec. | Diário de Notícias |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020 - Atual | Facebook Live: Alerta Premika! Risco Online Detetado. Um jogo online arriscado! E agora, Tiago? /Premika Alert! Online Risk Detected. A risky online game! What now, Tiago? | “Crianças e jovens: usos e abusos no digital. Como podemos ajudar as famílias e as escolas a promoverem boas práticas?” |
2019/11 - Atual | Ouvido Crítico (Antena 1) /Critical listening | Tecnologias Digitais, Crianças e Mediação Parental/ Digital Technologies, Children and Parental Mediation |
2019/11 - Atual | Noticiário das 13h da TSF | Acesso de informação online por jovens Portugueses |
2018/02 - Atual | Entrevista para a TVI e Porto Canal no dia Internet Segura | |
2018/01 - Atual | Linha Aberta | Alerta Premika - Risco Online Detetado |
2017/06 - Atual | Voz do Cidadão | "Crescendo Entre Ecrãs" e a presença da televisão nas famílias portuguesas, com crianças entre os 3 e os 8 anos |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/03/13 - 2023/03/17 | Teaching Mobility funded by Erasmus+ (Lusófona University) to participate and enroll in workshop activities as expert in the ASAP - A Systemic Approach to social media and pre-adolescents through thinking skills education. | DOBA Business School, Eslovénia |
2019/05 - 2019/05 | Collaboration in the workshops held in Portugal at Programa Escolhas with children and young people (10-18 years old). In the workshops children were consulted about their rights and digital skills. The initiative was organised by The London School of Economics and Political Science - LSE, the University of Western Sydney and RErightsorg and was carried out in countries on all continents. It contributed to the General Comment that was formally adopted by the UN Committee on the Rights of the Child in relation to the digital environment. | London School of Economics and Political Science, Reino Unido |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2017 | Comissão científica da X Conferência Internacional de TIC na Educação Learning in the Clouds (CHALLENGES), Universidade do
Minho, Instituto de Educação, Braga, Portugal.
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/05 - Atual | Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital/Master's in Media and Information Literacy and Digital Citizenship | Débora Rada Radanovitsck |