Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Teresa Sofia Pereira Dias de Castro
Nomes de citação
- Castro, Teresa
- Teresa Sofia Castro
- Teresa Sofia Pereira Dias de Castro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9411-0714-B60E
- ORCID iD
- 0000-0002-7148-9443
- Scopus Author Id
- 55617685500
Endereços de correio eletrónico
- teresa.sofia.castro@ulusofona.pt (Profissional)
Websites
- https://cicant.ulusofona.pt/research/people/integrated-researchers/638-teresa-sofia-castro (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/06/01 - 2023/06/01
Concluído
|
iTec Families: Parents and children - A longitudinal and ecological perspective on socialization, consumption and mediation
processes around digital media (Pós-doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2023/01/25 - 2023/01/27
Frequentou
|
Métodos e técnicas para análise de dados: plataformas sociais (Outros)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
|
2022/12 - 2022/12
Concluído
|
SPSS (Outros)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
|
2021/01 - 2021/02
Concluído
|
Curso de Escrita de textos de opinião (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2020/12 - 2021/01
Concluído
|
Curso de Análise de Conteúdo com MAXqda (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2011 - 2015/10/06
Concluído
|
Ciências da Educação/ Sciences of Education: Tecnologia Educativa/Specialisation: Educational Technology (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Tecnologia Educativa/Specialisation: Educational Technology
Universidade do Minho, Portugal
""It´s a complicated situation". Harm in everyday experiences with technology. A qualitative study with school-aged children" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom, por unanimidade |
2011/05 - 2011/05
Concluído
|
Escrita Científica em Inglês / English scientific writing (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
B2 |
2008 - 2008
Concluído
|
Certificado de Registo de Formador (Teacher AdvancedTraining Certificate) (Outros)
Especialização em Formação Contínua de Professores
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
|
2005 - 2008
Concluído
|
Estudos da Criança/ Childhood Studies (Mestrado)
Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação/ Information and Communication Technologies
Universidade do Minho, Portugal
"“Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º
ano do distrito de Braga. (Master Degree), Universidade do Minho, Instituto de Educação. Retrieved from http://repositorium.sdum.umi" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2005 - 2006
Concluído
|
Estudos da Criança/ Childhood Studies (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação/ Information and Communication Technologies
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2000 - 2000
Concluído
|
Certificado de Aptidão Pedagógica (CAP/CCP)/Pedagogical Aptitude Certificate (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
|
|
1993 - 2000
Concluído
|
Filosofia e Humanidades/ Philosophie and Humanities (Licenciatura)
Especialização em Via Ensino/ Teaching
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
|
13 |
1984 - 1992
Concluído
|
First Certificate in English of University of Cambridge (Outros)
Instituto Britânico de Guimarães, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/03/13 - 2023/03/17 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | DOBA Business School, Eslovénia |
2019 - 2022/01 | Investigador visitante (Investigação) | University of Suffolk, Reino Unido |
University of Suffolk, Reino Unido | ||
2019/02 - 2019/04 | Investigador visitante (Investigação) | Digilitey - Cost Action, Reino Unido |
Università Cattolica del Sacro Cuore, Itália | ||
2015/06 - 2017/05 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | ||
2017/02/01 - 2017/04/30 | Investigador visitante (Investigação) | Digilitey - Cost Action, Reino Unido |
Katholieke Universiteit Leuven - MintLab, Bélgica | ||
2009 - 2011 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal |
2020 - 2022 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2015 - 2020 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto Politécnico da Maia, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/01/01 - 2014/12/31 | Vice-presidente e responsável do Departamento de Pós-graduação/ Vice President and Head of the Graduate Department | Associação Académica da Universidade do Minho, Portugal |
Associação Académica da Universidade do Minho, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/06/01 - 2022/06/30 | Postdoc (Research) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, ICNOVA, Portugal | ||
2016 - 2016 | Researcher | Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Portugal |
2011/04/01 - 2015/03/31 | PhD Student (Research) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | ||
2014/05/01 - 2014/07/31 | Estágio de investigação no âmbito Doutoramento/ Research internship during PhD - Ref.ª SFRH/BD/68288/2010 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
University of Suffolk, Reino Unido |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | YouNDigital: Jovens, Notícias e Cidadania Digital / Youth, News, and Digital Citizenship
PTDC/COM-OUT/0243/2021
Co-PI
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019 - Atual | ySKILLS
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
European Union’s Horizon 2020 Research & Innovation
Em curso
|
2017/06/01 - 2022/06/30 | iTec Families Parents and children: A longitudinal and ecological perspective on socialization, consumption and mediation
processes around digital media
SFRH/BPD/116279/2016
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/04 - 2021 | DICI-EDUCA - “Centros educativos com competências digitais e cívicas”/ DICI-EDUCA - “Educational centers with digital and
civic skills”
221719
Investigador
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2011/04 - 2015/04 | "It's a complicated situation". Harm in everyday experiences with technology. A qualitative study with school-aged children"
SFRH/BD/68288/2010
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | ASAP - A Systemic Approach to social media and pre-adolescents through thinking skills education
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
Em curso
|
2016 - 2016 | Crescendo entre Ecrãs/GROWING UP BETWEEN SCREENS – USE OF ELECTRONIC DEVICES BY CHILDREN (AGED 3-8)
Investigador
|
Entidade Reguladora para a Comunicação Social
Concluído
|
2009 - 2011/01 | SimSafety: Flight Simulator for Internet Safety¿
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Técnica de investigação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/02 | Webinar Mesa Redonda: COMPETÊNCIAS PARENTAIS DIGITAIS |
(Portugal)
|
2023/01 | Competências Digitais no Século XXI | WKS UCP - Católica Learning Innovation Lab, 1.º ciclo de Workshops Pedagógicos para docentes
Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
|
2022/11/10 | Educação: Plataforma CriA.On | Roteiro INCoDe.2030
INCoDe.2030 (Coimbra, Portugal)
|
2022/11 | Cibersegurança: Crianças, Ecrãs, competências e mediação | 3.º Encontro – Desafios para uma cidadania ativa no século XXI
https://www.cfaevnf.pt/course/1165 (V. N. Famalicão, Portugal)
|
2022/05/31 | O impacto nas relações interpessoais | Co(m) Vid(a): Que desafios? Que oportunidades?
Câmara Municipal de Vila do Conde e Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (Vila do Conde)
|
2022/05/25 | Rethinking young people, news and digital citizenship: The perspective of the audience research | Preconference, Young People and News in a Digital World
ICA (Paris, França)
|
2022/04/29 | A família e a escola na prevenção do crime virtual | XVIII Congresso de Criminologia
(Porto, Portugal)
|
2022/04/06 | Aula Cidadania Digital, literacias e contextos de desigualdade no âmbito da unidade curricular “Questões Aprofundadas de Escola, Democracia e Tecnologias Digitais”, do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. - 17 estudantes |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto)
|
2022/04 | Lunch with Science: YouNDigital and DiCi-Educa | Lunch with Science
Universidade Lusófona - Porto (Porto)
|
2022/03/22 | Crianças e jovens a crescer com a internet: riscos, competências e mediação, com cerca de 30 técnicos e jovens da Casa dos Rapazes, Viana do Castelo |
Casa dos Rapazes, Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2021 | “Crianças e Jovens, ecrãs e mediação: um pequeno kit de sobrevivência para pais”/ "Children and Young People, screens and mediation: a small survival kit for parents" |
Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta de Porto de Mós, em parceria com a Câmara Municipal de Porto de Mós, Portugal.
|
2020/10 | “Ecrãs e Crianças: Um novo normal nos lares e nas escolas portuguesas?”/ "Screens and Children: A new normal in Portuguese homes and schools?" | Integra EaD 202 - Educação e tecnologias digitais em cenários de transição: múltiplos olhares para aprendizagem
Universidade de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil (Brasil)
|
2020/03/02 | ¿Crianças e Mediação Parental: usos, riscos, competências e oportunidades para uma cidadania (cri)ativa¿ /Children and Parental Mediation: uses, risks, skills and opportunities for a (cri)active citizenship | Desafios para uma cidadania ativa no século XXI
Escola Secundária Camilo Castelo Branco (V. N. Famalicão, Portugal)
|
2020/02/11 | "Conversar sobre Internet segura com crianças e jovens... mas de que forma?" / "Talking about safe internet with children and young people... but in what ways?" | Comemoração Dia Internet Segura
Escola D. Maria II (V. N. Famalicão, Portugal)
|
2020/01/10 | ¿Crianças e o digital: proibir, adiar ou capacitar?¿/ Children and the digital: restrict, delay or empower? | Câmara Municipal de Paredes de Coura – Projeto School4All
Escola EB1/JI de Paredes de Coura, (Paredes de Coura, Portugal)
|
2020 | Famílias e jovens: estimular competências digitais e de cidadania on/offline pelo lúdico/ Families and young people: stimulating digital skills and on/offline citizenship through play | ieTIC – VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC/ http://www.ietic.ipb.pt/programa-principal
Universidade Aberta, Ponta Delgada, Açores, Portugal.
|
2020 | “Recursos Educativos Digitais em tempo de pandemia”/ "Digital Educational Resources in time of pandemic" | Receção à Comunidade Educativa (RCE)
Câmara Municipal do Barreiro, Portugal
|
2020 | ¿Educação para a Cidadania¿/ Citizenship Education | I Jornadas Lamego Educa – Cidadania e Sucesso Escolar,
Câmara Municipal de Lamego, Portugal.
|
2020 | ¿Vamos falar de Crianças e Internet? ¿ Dicas para um uso saudável e responsável¿/ Let's talk about Children and the Internet? Tips for healthy and responsible use |
Lusoinfo, Multimédia, Maia, Portugal
|
2019/12/07 | No one is left behind: understanding digital embeddedness from children’s and parents point of view. | GDG Fest + Vost.PT day, Google Tech Conference, Universidade NOVA de Lisboa
Vost and Google (Lisboa, Portugal)
|
2019/10/30 | Dici-Educa: um projeto sobre cidadania digital em contexto de exclusão da internet/ Dici-Educa: a project on digital citizenship in a context of Internet exclusion | Colóquio “Populações, Desigualdades e Ação Pública”
CICS.NOVA, Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2019/10 | Crianças e jovens usos e abusos no digital, como promover boas práticas?/ Children and young people's digital use and abuse, how to promote good practice? | 3º Congresso intermunicipal sobre Proteção de Crianças e Jovens
Câmara Municipal de Barcelos and CPCJ (Barcelos, Portugal)
|
2019/10 | ¿Laboratórios de Cidadania (Cri)ativa Digital¿/ Digital Citizenship (Cri)active Labs | II Seminário Internacional “Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais”
Universidade Aberta (UMCLA), da Direção Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT) dos Açores, do Centro de Estudos Interdisciplinares
do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) (Ponta Delgada, Portugal)
|
2019/09 | “Connecting and Bridging: digital parenting and immigration” | ECREA CYM SALAMANCA 2019: Children and adolescents in the era of smartscreens: risks, threats and opportunities reloaded
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2019/09 | “Board game as a literacy tool to empower and support youth at risk” | ECREA CYM SALAMANCA 2019. Children and adolescents in the era of smartscreens: risks, threats and opportunities reloaded
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2019/06 | “Board game as a literacy tool to empower and support youth at risk” | MILT conference - Media Literacy for Living Together: the future of media and learning in participation
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2019/06 | Brincar entre ecrãs: contextos, competências e mediações/ Playing between screens: contexts, skills and mediations | II Seminário “Pensar o BRINCAR”: Brincar é coisa séria
Município de Esposende and Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (Esposende, Portugal)
|
2019/04 | “É uma situação complicada!” – perspetivas de crianças e jovens sobre riscos, oportunidades e mediação online | XX Jornadas de Psicologia do Instituto Universitário de Ciências da Saúde: “Adolescer”
Âlfandega do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Avaliação de riscos e oportunidades na internet: perspetivas de crianças, jovens e pais | 1st International Congress on Health Lite@cy
Escola Superior de Saúde de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2019 | Unwrapping what I learned from doing qualitative research on children's and families' digital lives | Seminário para investigadores
Università Cattolica del Sacro Cuore, Faculty of Political and Social Sciences (Milão)
|
2018/11/02 | “Diapers and mobile devices at the crossroads of modern parenting: context, motivations and mediation” | 7th European Communication Conference (ECC), "Centres and Peripheries: Communication, Research, Translation"
ECREA (Lugano, Suiça)
|
2018/11/01 | “The “moulding influence” of television in Portuguese households with young children in 1996 and 2016” | 7th European Communication Conference (ECC), "Centres and Peripheries: Communication, Research, Translation"
ECREA (Lugano, Suiça)
|
2018 | Crianças nos Media e nas Plataformas Digitais. | Ser Criança no Século XXI – Encontro Nacional CPCJ
CPCJ (Figueira da Foz, Portugal)
|
2018 | Ser Criança e Descobrir o Digital: capacitar para lidar com os riscos | Simpósio Ser Criança: imaginar e descobrir
Rotary Club (V. N. Famalicão, Portugal)
|
2018 | Internet Disorder – A nova dependência | Berra-me Menos: Parentalidade Positiva
Escola Profissional Forave (V. N. Famalicão, Portugal)
|
2018 | Crianças, Pais e o Digital. Mesa Quando a Criança é Notícia | V Encontro Nacional sobre Maus-Tratos, Negligência, e Risco na Infância e na Adolescência
ASAS (Porto, Portugal)
|
2018 | As crianças e as Novas Tecnologias: riscos e oportunidades | V Ciclos temáticos de Intervenção Psicossocial,
Centro Social da Sagrada Família (Sintra, Portugal)
|
2018 | O risco virtual nas crianças | XI Formação Intensiva em Criminologia e Vitimologia
CMStatus (Porto, Portugal)
|
2018 | Children’s use of media and technology |
University of Suffolk (Ipswich, Reino Unido)
|
2018 | #YouTubeKids: Infância contemporânea e o digital, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa – Braga, Mestrado em Comunicação Digital. |
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Braga, Portugal)
|
2017/08 | Family digital time: Understanding contexts, emergent literacies and mediation | Digilitey Network Meeting
Faculty of Social Sciences - KU Leuven (Bolonha)
|
2017 | “Adults, children and digital technologies: what I have learned while doing qualitative research?” | Basement Talks
Basement Talks – Faculty of Social Sciences - KU Leuven (Leuven, Bélgica)
|
2017 | “Growing up With Screens”. Children, Youth and Net | European Expert Conference on Youth and Digital Media
SALTO (Luxemburgo, Luxemburgo)
|
2017 | “Dependência Online” | Ação de sensibilização ‘Crianças e Jovens: do real ao virtual’
Centro Internet Segura em parceria com a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em risco (Porto, Portugal)
|
2016 | "It's a complicated situation". Children's everyday experiences with technology: action, agency, participation | Children and young People in a Changing World: Action, Agency and Participation
Liverpool Hope University (Liverpool, Reino Unido)
|
2016 | “Pré-adolescência: Novos desafios | Novos riscos” | Afetos sem Password, 8.ªs Jornadas Sociais Intermunicipais
Câmara Municipal de Vila do Conde (Vila do Conde, Portugal)
|
2014 | Online violence: researching experiences involving ethnic minority children | MeCCSA Annual Conference 2014: Media and the margins
Bournemouth University (Bournemouth, Reino Unido)
|
2014 | “Perscrutando emoções e experiências digitais de crianças e jovens” | Congresso Nacional Emoções e Comportamento: Contextos e Percursos
CM - Status (Porto, Portugal)
|
2012 | ““I love my bones!” Online violence involving children: Self-harm and dangerous eating behaviours on the Web”. | Child and Teen Consumption 2012, Food Consumption, Communication, Life Styles and Fashion 5th International Conference on
Multidisciplinary Perspectives on Child and Teen Consumption
Scuola di Communicazione, IULM (Milão)
|
2011 | “Contribution for the definition of online violence in the context of a study with school children”. | EU KIDS ONLINE Conference: Children, risk and safety online: Research and policy challenges in comparative perspective
LSE - London School of Economics, London (Londres, Reino Unido)
|
2011 | “Youth, episodes of Online Violence: perspectives for research” | Seminário Internacional “Investing in Youth”
Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação (Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/12 - Atual | O papel dos influenciadores digitais na escolha de destinos turísticos
Orientador de Bruno Miguel Araújo Duarte Fernandes
|
Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
2021/12 - Atual | Estratégia de arquitetura de marca: O caso da empresa de consultoria Samsys
Orientador de Benedita Marques Brandão
|
Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
2021/11 - Atual | Lidar criticamente com dados, informação e conteúdo digital: as competências digitais das crianças portuguesas
Orientador de Flávia Cipriano de Sampaio e Araújo Morais Barbosa
|
Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Pre-conference ECREA Section: Children, Youth and Media, Workshop on Ethics and Children’s Rights in the Digital Age, Universidade
do Minho, Braga, Portugal. https://www.ecrea2020braga.eu/children-youth-and-media/ (2021 - 2021)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal |
2019/09/23 - Atual | Organização com Cristina Ponte e Sara Pereira de um Seminário (ICNOVA e CECS) com Dafna Lemish para investigadores que trabalham
na área das crianças, jovens e média, em Portugal, Universidade NOVA de Lisboa, 23 de setembro, Lisboa, Portugal. (2019/09/23)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2019 - Atual | Organização com Cristina Ponte e Sara Pereira (ICNOVA e CECS) da conferência “Bridging feminism with children and media –
a personal scholarly journey”, com Dafna Lemish Bridging Feminism, Universidade NOVA de Lisboa, 23 de setembro, Lisboa, Portugal. (2019 - 2019)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2019 - Atual | Organizing Comittee do Design Learning Innovation, TIE 2019 - The 3rd EAI International Conference on Technology, Innovation,
Entrepreneurship, and Education, 16-18 Outubro 2019, Braga, Portugal (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2016 - Atual | Secretariado da First DigiLitEY (The digital literacy and multimodal practices of young children) Training School (COST –
European Cooperation in Science and Technology), Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal (http://digilitey.eu/training-schools/). (2016/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2015 - Atual | Comissão Organizadora da IX Conferência Internacional de TIC na Educação [Meio século de TIC na Educação], Instituto de Educação,
Universidade do Minho, Braga, Portugal (http://www.nonio.uminho.pt/challenges2015/?page_id=298). (2015/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2013 - Atual | Secretariado da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação [Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar], Instituto
de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal (http://www.nonio.uminho.pt/challenges2013/?page_id=28). (2013/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/04 - Atual | Mesa-Redonda no side event: Empower Future Consumers
Mesa-redonda
|
Consumers International Summit - DECO |
2018/07 - Atual | Parents in Tech, no âmbito do evento ”ISMAI Legends”, onde se discutiram os eventuais perigos do uso das novas tecnologias
por parte de um público mais jovem e que cuidados é que os pais e encarregados de educação devem ter perante este tipo de
comportamentos, consciencializando-os para as tendências atuais.
Mesa-redonda
|
ISMAI Legends
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2018/02 - Atual | Participação como membro do EU Kids Online na Mesa-Redonda “Apps: do gaming ao dating”, no âmbito das celebrações Dia da Internet
Mais Segura 2018 com o tema “Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor internet começa contigo”, organizadas pelo Consórcio
Centro Internet Segura, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Mesa-redonda
|
“Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor internet começa contigo” |
2018 - Atual | Participação como membro do EU Kids Online na Mesa-Redonda “Portugal e a Participação digital de crianças e jovens”, no âmbito
da iniciativa #RGPDDáATuaOpinião, debate sobre a idade do consentimento à luz do Artigo 8º do RGPD e as implicações do mesmo
ao nível da participação e inclusão digital das crianças e dos jovens portugueses, Lisboa, Portugal.
Mesa-redonda
|
“Portugal e a Participação digital de crianças e jovens” |
2023/03/13 - 2023/03/17 | Teaching Mobility funded by Erasmus+ (Lusófona University) to participate and enroll in workshop activities as expert in the
ASAP - A Systemic Approach to social media and pre-adolescents through thinking skills education.
Encontro
|
1st ASAP Project Meeting
DOBA Business School, Eslovénia
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/02/02 | AS MARCAS E OS TWEENS. A INFLUÊNCIA DO YOUTUBE NAS CRIANÇAS E COMO ESTAS INFLUENCIAM O CONSUMO DA FAMÍLIA / "BRANDS AND TWEENS.
THE INFLUENCE OF YOUTUBE ON CHILDREN AND HOW THEY INFLUENCE FAMILY CONSUMPTION"
Arguente principal
|
Mariana Leotte Teixeira-Botelho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Comissão científica da XI Conferência Internacional de TIC na Educação: Desafios do Digital, Universidade do Minho, Instituto de Educação, Braga, Portugal. | Universidade do Minho, Instituto de Educação |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/12 - 2022/02/21 | Consultora do Consórcio Centro Internet Segura para submissão de candidatura a fundos europeus. | |
2021/04 - 2021/06 | Autoria e colaboração na produção do Mooc Cidadão Cibersocial, apresentado publicamente em junho de 2021, https://www.betterinternetforkids.eu/en-GB/practice/articles/article?id=6833011 O curso está disponível de forma gratuita para todos os cidadãos em: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/cidadao-cibersocial/ |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/03 - Atual | Seminário Interativo II | Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal |
2022/01 - Atual | Sociedade, Media e Cidadania | Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal |
2021/11 - Atual | Redes Sociais | Comunicação Digital (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal |
2021/01 - Atual | Indústrias Criativas (Mestrado em Comunicação Digital) | (Mestrado) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2019/10 - Atual | Formadora em Oficinas de Formação, dirigida a professores do grupo 100 e 110, no âmbito de utilização de recursos digitais sobre cidadania em contexto escolar e familiar./ Trainer in Training Workshops, addressed to teachers of groups 100 and 110, in the scope of the use of digital resources on citizenship in school and family context. | (Outros) | Lusoinfo Multimédia, Portugal |
2016 - Atual | Seminário Educação e Tecnologia: Promoção de Competências e Prevenção de Comportamentos de Risco na Vida Digital de Crianças e Adolescentes | PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL (Pós-Graduação) | Instituto CRIAP, Portugal |
2015 - Atual | Crianças, jovens, ecrãs digitais e mediação parental | Psicologia Escolar/Clínica (Mestrado) | Instituto Politécnico da Maia, Portugal |
2015 - Atual | Plataforma de aprendizagem, colaboração e partilha para a cidadania | Plataforma de aprendizagem, colaboração e partilha para a cidadania (Outros) | Lusoinfo Multimédia, Portugal |
2014 - Atual | Lecionação anual de um worksop Crianças, Tecnologias Digitais e Mediação Parental para alunos de Mestrado em Psicologia Escolar e Psicologia Clínica (desde 2017) e no Mestrado de Criminologia (entre 2014-2016). | ||
2021/11 - 2022/01 | Novos Modelos de Pedagogia e Ambientes Participativos Online | Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal |
2021/11/24 - 2021/11/25 | MelCi Lab Autumn School, a workshop on innovative methodologies: https://cicant.ulusofona.pt/agenda-news/news-events/396-melci-lab-autumn-school | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal | |
2019/05 - 2019/05 | Collaboration in the workshops held in Portugal at Programa Escolhas with children and young people (10-18 years old). In the workshops children were consulted about their rights and digital skills. The initiative was organised by The London School of Economics and Political Science - LSE, the University of Western Sydney and RErightsorg and was carried out in countries on all continents. It contributed to the General Comment that was formally adopted by the UN Committee on the Rights of the Child in relation to the digital environment. | London School of Economics and Political Science, Reino Unido | |
2015/10 - 2017/05 | Formadora de professores (Grupos 100 e 110) no projeto MaisCidadania (Plataforma de Participação e Cidadania para crianças), no âmbito do consórcio Instituto de Educação (Universidade do Minho) e a empresa Lusoinfo Multimédia e que engloba professores e alunos do 1º ciclo nos municípios: Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães. Oficinas de Formação de 30 horas acreditadas pelo CCPFC. | (Outros) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2021/07/30 | Post-doc research 'iTec Families' - Deslizar o dedo pelo ecrã em tenra idade/ Sliding the finger across the screen at a younger age | Jornal de Notícias |
2019/04 | Peça sob o tema do uso das tecnologias digitais por crianças entre os 0 e os 8 anos e questões à volta da mediação parental: Contar o tempo ou fazer com que o tempo conte? | Público |
2018/05/04 | No âmbito de uma aula aberta sobre Crianças, tecnologias digitais e mediação parental, foi escrita uma peça jornalística dando conta da mensagem central do papel crucial da família no acompanhamento de utilização do digital pelos mais novos. | Correio do Minho |
2018/01/24 | Peça sobre extorsão sexual, na qual se deu destaque também ao projeto dos livros infanto-juvenis com o Instituto de Apoio à Criança - Alerta Premika, Risco Online Detetado e a investigação Famílias iTec. | Diário de Notícias |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020 - Atual | Facebook Live: Alerta Premika! Risco Online Detetado. Um jogo online arriscado! E agora, Tiago? - | “Crianças e jovens: usos e abusos no digital. Como podemos ajudar as famílias e as escolas a promoverem boas práticas?” |
2019/11 - Atual | Ouvido Crítico (Antena 1) | Tecnologias Digitais, Crianças e Mediação Parental |
2019/11 - Atual | Noticiário das 13h da TSF | Acesso de informação online por jovens Portugueses |
2018/02 - Atual | Entrevista para a TVI e Porto Canal no dia Internet Segura | |
2018/01 - Atual | Linha Aberta | Alerta Premika - Risco Online Detetado |
2017/06 - Atual | Voz do Cidadão | "Crescendo Entre Ecrãs" e a presença da televisão nas famílias portuguesas, com crianças entre os 3 e os 8 anos |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | Comissão científica da X Conferência Internacional de TIC na Educação – Learning in the Clouds, Universidade do Minho, Instituto
de Educação, Braga, Portugal.
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2020 - 2020 | Membro da Comissão científica do ieTic – VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC, Universidade Aberta, Ponta
Delgada, Açores, Portugal. http://www.ietic.ipb.pt/apresentacao
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2019 - 2019 | Membro da Comissão científica do II Seminário Internacional “Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais”, numa organização
conjunta da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta (UMCLA), da Direção Regional
da Ciência e Tecnologia (DRCT) dos Açores, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de
Coimbra e da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), Ponta
Delgada, Açores, Portugal.
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2019 - 2019 | Comissão científica da XI Conferência Internacional de TIC na Educação: Desafios da Inteligência Artificial, Universidade
do Minho, Instituto de Educação, Braga, Portugal.
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Investigadora no projeto "Crescendo entre Ecrãs", liderado por Cristina Ponte sobre os usos e mediação dos meios digitais
em contexto familiar, com crianças com idades entre os 3 e os 8 anos.
Membro
|
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/05 - Atual | Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital | Débora Rada Radanovitsck |