???global.info.a_carregar???
Cláudia Pires Ribau é doutorada em Marketing e Estratégia pela Universidade de Aveiro; é Especialista em Marketing; é pós-graduada em Marketing e licenciada em Comunicação Empresarial. Leciona no ensino superior desde 2004 nas áreas do marketing, marketing internacional, marketing relacional, marketing e comunicação digitais, comunicação, comunicação integrada no marketing, comunicação e publicidade, negócios internacionais, comportamento de consumo, gestão de recursos humanos, gestão das organizações. Foi coordenadora pedagógica do Departamento de Comunicação e Marketing (DETCOM), membro do Conselho Pedagógico e membro da Comissão Permanente do Conselho Técnico-Científico. Como coordenadora, dinamizou novos projetos pedagógicos, tendo sob sua responsabilidade o desenvolvimento de novos cursos (nos 1º e 2º ciclos), coordenação pedagógica e coordenação do corpo docente. Participa como elemento do júri em diversas provas académicas. Na produção técnico-científica, focaliza a sua investigação na área do marketing internacional, sobretudo em PME. Atualmente está inscrita em Pós-Doutoramento. A par do seu desempenho técnico-científico (ao nível da investigação) e da sua capacidade pedagógica, possui ainda experiência profissional na indústria de mais de 25 anos na área do marketing, comunicação e gestão de recursos humanos. É de 2002 a 2024 diretora de marketing numa PME transformadora que atua em contexto B2B, tendo exercido anteriormente responsabilidades funcionais na área da comunicação, gestão estratégica de recursos humanos e gestão integrada dos recursos humanos. Está envolvida em vários projetos, não só no âmbito especificamente do marketing (sobretudo industrial), mas também na gestão estratégica, sendo elemento do conselho de direção. -- Claudia Pires Ribau holds a Ph.D. in Marketing and Strategy from the University of Aveiro; she is a Marketing Specialist; she has a postgraduate degree in Marketing and a bachelor's degree in Business Communication. She has been teaching in higher education since 2004 in the areas of marketing, international marketing, relational marketing, digital marketing and communication, communication, integrated marketing communication, communication and advertising, international business, consumer behavior, human resources management, and organizational management. She was the pedagogical coordinator of the Department of Communication and Marketing (DETCOM), a member of the Pedagogical Council, and a member of the Permanent Commission of the Technical-Scientific Council, at a Polytechnic Institute. As a coordinator, she led new pedagogical projects and was responsible for the development of new courses (at both undergraduate and graduate levels), pedagogical coordination, and coordination of the teaching staff. She participates as a jury member in several academic examinations. In her technical-scientific production, she focuses her research in the area of international marketing, particularly in SMEs. She is currently involved in a post-doctoral program. In addition to her technical-scientific performance (in research) and pedagogical ability, she also has over 25 years of professional experience in the industry in the areas of marketing, communication, and human resources management. Since 2002-2024, she has been the marketing manager in a B2B context-industrial SME, having previously held functional responsibilities in the areas of communication, strategic human resources management, and integrated human resources management. She is involved in several projects, not only in the specifically marketing field (especially industrial), but also in strategic management, being a member of the board of directors.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cláudia Ribau

Nomes de citação

  • Ribau, Cláudia Pires

Identificadores de autor

Ciência ID
921F-F8B9-A9F7
ORCID iD
0000-0003-2796-0354

Websites

  • www.linkedin.com/in/cláudiaribau (Rede social)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2017
Concluído
Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"A importância da inovação no desempenho exportador das PME integradas no sector industrial dos plásticos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimidade do Júri com louvor
2013
Concluído
Título de Especialista em Marketing (Outros)
Especialização em Marketing
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
Unanimidade do Júri
2000 - 2001/07/01
Concluído
Pós-graduação Marketing (Pós-Graduação)
Especialização em Marketing
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
15
1995 - 2000
Concluído
Comunicação Empresarial (Licenciatura)
Especialização em Comunicação Empresarial
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro , Portugal
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro , Portugal
2004/09/01 - 2019/02/28 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2016/08/01 - 2018/02/28 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002/09/01 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Heliflex Tubos e Mangueiras, S.A., Portugal
Heliflex Tubos e Mangueiras, S.A., Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Eurico Navaia; António Moreira; Cláudia Ribau. "Differentiation Strategy and Export Performance in Emerging Countries: Mediating Effects of Positional Advantage among Mozambican Firms". Economies (2023): https://doi.org/10.3390/economies11020044.
    10.3390/economies11020044
  2. António Carrizo Moreira; Eurico Colarinho Navaia; Cláudia Ribau. "The Importance of Exploration and Exploitation Innovation in Emerging Economies". Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity (2022): https://doi.org/10.3390/joitmc8030140.
    10.3390/joitmc8030140
  3. Antonio Moreira; Eurico Navaia; Cláudia Ribau. "Moderation Effects of Government Institutional Support, Active and Reactive Internationalization Behavior on Innovation Capability and Export Performance". Economies (2022): https://doi.org/10.3390/economies10080177.
    10.3390/economies10080177
  4. António-Carrizo Moreira; Bruna-Ferreira Pinto; Cláudia-Pires Ribau. "Implicações da pandemia de COVID-19 no relacionamento sede-filial. Uma abordagem qualitativa". Estudios Gerenciales (2021): https://doi.org/10.18046/j.estger.2021.159.4311.
    10.18046/j.estger.2021.159.4311
  5. Ribau, Cláudia. "The role of exploitative and exploratory innovation in export performance: an analysis of plastics industry SMEs". European J. of International Management (2019): http://dx.doi.org/10.1504/ejim.2019.10018110.
    10.1504/ejim.2019.10018110
  6. Ribau, Cláudia. "Multidyadic relationships: a multi-stage perspective". Global Business and Economics Review (2019): http://dx.doi.org/10.1504/gber.2019.10022142.
    10.1504/gber.2019.10022142
  7. Ribau, C.P.; Moreira, A.C.; Raposo, M.. "Multidyadic relationships: A multi-stage perspective". Global Business and Economics Review 21 6 (2019): 732-755. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85073320070&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/GBER.2019.102553
  8. Ribau, C.P.; Moreira, A.C.; Raposo, M.. "The role of exploitative and exploratory innovation in export performance: An analysis of plastics industry SMEs". European Journal of International Management 13 2 (2019): 224-244. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85062790763&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/EJIM.2019.098149
  9. Cláudia Pires Ribau; António Carrizo Moreira; Mário Raposo. "Internacionalização de PME no Continente Americano: Revisão da Literatura". Revista Innovar Journal Revista de Ciencias Administrativas y Sociales 28 67 (2018): 59-73. https://doi.org/10.15446/innovar.v28n67.68613.
    10.15446/innovar.v28n67.68613
  10. Ribau, Cláudia. "Categorising the internationalisation of SMEs with social network analysis". International Journal of Entrepreneurship and Small Business (2018): http://dx.doi.org/10.1504/ijesb.2018.10015453.
    10.1504/ijesb.2018.10015453
  11. Ribau, Cláudia. "SME internationalization research: Mapping the state of the art". Canadian Journal of Administrative Sciences (2018): http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cjas.1419/full.
    DOI: 10.1002/cjas.1419
  12. Ribau, C.P.; Moreira, A.C.; Raposo, M.. "Categorising the internationalisation of SMEs with social network analysis". International Journal of Entrepreneurship and Small Business 35 1 (2018): 57-80. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85052653057&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJESB.2018.094274
  13. Ribau, C.P.; Moreira, A.C.; Raposo, M.. "Smes’ internationalization in the American continent: A literature review,Internationalisation des pme sur le continent Américain: Revue de la littérature,Internacionalização de pme no continente Americano: Revisão da literatura,Internacionalización de pymes en el continente Americano: Revisión de la literatura". Innovar 28 67 (2018): 59-73. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85039755909&partnerID=MN8TOARS.
  14. Ribau, Cláudia P.; Moreira, António C.; Raposo, Mário. "SMEs innovation capabilities and export performance: an entrepreneurial orientation view". Journal of Business Economics and Management 18 5 (2017): 920-934.
    Publicado • 10.3846/16111699.2017.1352534
  15. Ribau, Cláudia Pires. "Internationalization of SMEs in the American Continent: A Literature Review". Innovar 28 67 (2017): 59-73. http://www.fce.unal.edu.co/media/files/innovar/v28n67/v28n67.pdf.
    Publicado
  16. Ribau, Cláudia P.; Moreira, António C.; Raposo, Mário. "Export performance and the internationalisation of SMEs". International Journal of Entrepreneurship and Small Business 30 2 (2017): 214-214.
    Publicado • 10.1504/IJESB.2017.081438
  17. Raposo, Mário; Moreira, António C.; Ribau, Cláudia P.. "Export performance and the internationalisation of SMEs". International Journal of Entrepreneurship and Small Business 30 2 (2017): 214-214.
    Publicado • 10.1504/IJESB.2017.10002038
  18. Ribau, Cláudia P.; Moreira, António Carrizo; Raposo, Mário. "SME internationalization research: Mapping the state of the art". Canadian Journal of Administrative Sciences / Revue Canadienne des Sciences de l'Administration 0 (2016): 0-0. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cjas.1419/epdf?r3_referer=wol&tracking_action=preview_click&show_checkout=1&purchase_referrer=onlinelibrary.wiley.com&purchase_site_license=LICENSE_DENIED_NO_CUSTOMER.
    Publicado • 10.1002/cjas.1419
  19. Ribau, Cláudia P.; Moreira, António C.; Raposo, Mário. "Internationalisation of the firm theories: a schematic synthesis". International Journal of Business and Globalisation 15 4 (2015): 528-528.
    Publicado • 10.1504/IJBG.2015.072535
  20. Ribau, Cláudia. "Internationalisation of the firm theories: a schematic synthesis". International Journal of Business and Globalisation (2015): http://www.inderscienceonline.com/doi/abs/10.1504/IJBG.2015.072535.
    DOI: 10.1504/IJBG.2015.072535
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2023/01 INNOVATION CAPABILITY AND EXPORT PERFORMANCE OF SMALL AND MEDIUM ENTERPRISES (SMEs) IN MOZAMBIQUE
Coorientador
Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Best Paper Award, 2023 nas XXXII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Aveiro-Portugal, 1 a 4 de Fevereiro de 2023.
Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Espanha
2019 Best Paper Award 2019
Canadian Journal of Administrative Sciences, Canadá
2019 Top cited article entre 2018 e 2019 pelo Canadian Journal of Administrative Sciences ao artigo intitulado "SME internationalization research: Mapping the state of the art".
Canadian Journal of Administrative Sciences, Canadá
2009 Prémio atribuído pelo IPAM no domínio do Marketing e da Gestão em B2B (Junho | 2009).
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal

Outra distinção

2022 Artigo selecionado para capa da revista Economies: Moreira, A. C.; Navaia, Eurico & Ribau, C. P. (2022) “Moderation effects of Government Institutional Support, Active and Reactive Internationalization Behavior on Innovation Capability and Export Performa
economiesuisse, Suiça
2022 Elsevier Certificate: contribution to drive societal progress and advance the United Nations (UN) Sustainable Development Goals (SDGs), helping to tackle some of the world’s greatest challenges. Para dois artigos:
Éditions Scientifiques Elsevier, França