???global.info.a_carregar???
Daniel Tércio Ramos Guimarães (Daniel Tércio) holds a BA in Philosophy and another in Fine Arts, a MA in Art History and a PhD in Human Motricity, Dance. He is Associated Professor at the University of Lisbon, Faculdade de Motricidade Humana and researcher at INET-md, Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em música e dança. As member of the board of directors, he coordinates the branch of INET-md at Faculdade de Motricidade Humana, leading the group on Dance Studies. He published more than 20 articles in specialized journals, such as Performance Research (UK) and Repertório (Brazil). He authored several book chapters, some of which in volumes published by prestigious publishing houses such as Peter Lang and SAGE. As principal Investigator he coordinated one project - technologically expanded dance - and he presently coordinates two projects: "Terpsicore", an archive on dance and performing arts, and the FCT funded project "Technologically Expanded Performance", this one in partnership with Brazilian Universidade Federal do Ceará. He also led two exchange projects with French Universities. He is author of two science fiction novels and several short stories issued by Portuguese and Brazilian publishers. As a critic, his dance reviews appear regularly in the Portuguese press since 2004. In his Ciência Vitae CV the most frequent keywords are: methodology, politics, technology, music, ethnography, masks, performance, choreography, treatises, education, iconography, body, criticism, drawing, agency, and dramaturgy. Currently, his interests range from aesthetics and dance history, to cultural studies, iconography, digital technologies, and urban studies.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Daniel Tércio Ramos Guimarães

Nomes de citação

  • Tércio, Daniel

Identificadores de autor

Ciência ID
9217-462F-3A76
ORCID iD
0000-0003-2632-1630
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=TQXPRmEAAAAJ
Scopus Author Id
38261942300

Endereços de correio eletrónico

  • dtercio.guimaraes@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1991 - 1997
Concluído
Motricidade Humana - Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"História da Dança em Portugal: dos 'Pátios das Comédias' à fundação do Teatro São Carlos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovado
1997
Concluído
Motricidade Humana (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"História da Dança em Portugal dos Pátios das Comédias À Fundação do Teatro São Carlos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovado com distinção
1989 - 1992
Concluído
Mestrado em História da Arte (parte curricular) (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1990
Concluído
Provas de aptidão pedagógica e capacidade cientifica (Outros)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"História da dança em Portugal no período do Antigo Regime" (TESE/DISSERTAÇÃO)
muito bom
1983
Concluído
Artes Plásticas na especialidade de Pintura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"(não se aplica)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
1976
Concluído
Filosofia (Bacharelato)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"(não se aplica)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
13 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/10/27 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1998/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em música e dança, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/01/25 - Atual Membro do Conselho Científico da FMH em representação da Unidade de Investigação INET-MD Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2010/01/25 - Atual Coordenador da especialidade Dança no Doutoramento em Motricidade Humana Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2008/01 - Atual Vogal do Conselho Directivo do INET-MD Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em música e dança, Portugal
2016/05 - 2018/09 Presid. Dep. de Educ, Ciências Sociais e Humanidad Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2005/07 - 2007/07 Vice-Presidente do Conselho Científico da FMH Universidade de Lisboa, Portugal
2001/07 - 2003/09 Presidente da Unidade Científico-Pedagógica de Dança na Faculdade de Motricidade Humana Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/10/01 - Atual O poder emocional e curativo da música e da dança
PTDC/ART-PER/29641/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Em curso
2018/10 - Atual O poder emocional e curativo da música e da dança
PTDC/ART-PER/29641/2017
N/A
2010 - Atual TERPSICORE - dance and Performative Arts Database. Archival development project with several partnerships with dance structures
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana
Em curso
2018/10 - 2021 Technologically Expanded Performance (TEPe)
PTDC/ART-PER/31263/2017
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Em curso
2013 - 2015 Practice-based Research: the states of the body and the body as archive
Pessoa Project 441.00
Investigador responsável
Concluído
2010 - 2013 Études en Danse Européennes in Progress: Methodologies et Interdisciplinarités.
Pessoa Project 227433D
Investigador responsável
Concluído
2005/09 - 2007/12 Technologically Expanded Dance
POCI/EAT/61564/2004
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Tércio, Daniel; Lima, Cecilia de; Pedro, Bruno; Carrilho, João; Viana, André. "Embodying Sound A work-in-progress on technologically expanded performance". Trabalho apresentado em 9th International Conference on Digital and Interactive Arts, Braga, 2019.
    Publicado
  2. Tércio, Daniel. "Coreografar com o ecrã vídeo". Trabalho apresentado em 8ª edição Avanca / Cinema International Conference, Avanca, 2017.
    Publicado
  3. Tércio, Daniel. "O desenho enquanto exercício performativo". Trabalho apresentado em #14.ART. 14º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, Aveiro, 2015.
    Publicado
  4. Tércio, Daniel. "“Floating Depictions. ‘Sociologists’ and ‘caricaturists’ from the Ria de Aveiro”". Trabalho apresentado em Sharing Cultures. International Conference on Intangible Heritage, Pico Island, Azores, 2009.
    Publicado
  5. Tércio, Daniel. "“Performative Bodies and Fragmented Space”". Trabalho apresentado em Monitoring Scenography 2: Space and Truth / Raum und Warheit, Zurich, 2008.
    Publicado
  6. Tércio, Daniel. "“From Escape Points to the Vertigo Points”". Trabalho apresentado em ARTECH2008, Porto, 2008.
    Publicado
  7. Tércio, Daniel. "“Victory or defeat? Moreschi dances in the History of Portugal”". Trabalho apresentado em Masks, masques and masquerades: a living tradition, London, 2006.
    Publicado
  8. Tércio, Daniel. "“Bewegungschöre e Kunstfigure: Laban e Schlemmer na Sociedade Alemã dos anos 20 e 30”". Trabalho apresentado em Encontro Laban 2002, Rio de Janeiro, 2002.
    Publicado
  9. Tércio, Daniel. "“A Fundamentação Enigmática do Poder: Interpretação de Dois Textos-visuais da 1ª Metade do Século XVIII”". Trabalho apresentado em Encontro sobre o Enigma, Lisboa, 1999.
    Publicado
  10. Tércio, Daniel. "“Dance Theatre in Portugal in the Time of Marquis de Pombal”". Trabalho apresentado em Dance Theatre: an International Investigation, Manchester, 1999.
    Publicado
  11. Tércio, Daniel. "“Morescha and Mattaccino in Portugal”". Trabalho apresentado em Continentes em Movimento. O Encontro de Culturas na História da Dança, Lisboa, 1998.
    Publicado
  12. Tércio, Daniel; Araújo, Renata. "“Relação de Vários Prodígios, Monstros, Feras e Outras Bizarrias do século XVIII”". Trabalho apresentado em Conferência sobre Metamorfose, Lisboa, 1995.
    Publicado
  13. Tércio, Daniel. "“A Geometrização dos Gestos no Espaço Barroco Português”". Trabalho apresentado em Dos Alvores do Barroco à Agonia do Rococó, Lisboa, 1994.
    Publicado
  14. Tércio, Daniel. "“Lisboas Alternativas”". Trabalho apresentado em Encontro Sobre Mundos Alternativos na Literatura, Lisboa, 1992.
    Publicado
  15. Tércio, Daniel. "“A Dança e a Cortesia na Azulejaria Portuguesa do século XVIII”". Trabalho apresentado em Dança: Cursos e Discursos, Lisboa, 1992.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Tércio, Daniel. "A cultura é mágica, não multicultural (entrevista a José Gil)", Jornal de Letras, 2018
  2. Tércio, Daniel. "AS ALTAS VOLTAGENS DE VANDEKEYBUS", Público, 2009
  3. Tércio, Daniel. "Rever o Património", Expresso, 2005
  4. Tércio, Daniel. "Dançar sobre as Ruínas", Expresso, 2005
  5. Tércio, Daniel. "Cravos", Expresso, 2005
  6. Tércio, Daniel. "Concerto Coreográfico", Expresso, 2005
  7. Tércio, Daniel. "Pensar a Dança em Português", Expresso, 2005
  8. Tércio, Daniel. "A Fórmula Pina Bausch", Expresso, 2005
  9. Tércio, Daniel. "Acerca da “Danztheater”", Expresso, 2005
  10. Tércio, Daniel. "Da Ecologia do Baile", Expresso, 2005
  11. Tércio, Daniel. "Paisagens Coreográficas", Expresso, 2005
  12. Tércio, Daniel. "O Fundo de uma Politica", Expresso, 2005
  13. Tércio, Daniel. "Dança Literal", Expresso, 2005
  14. Tércio, Daniel. "Invasões Literárias", Expresso, 2005
  15. Tércio, Daniel. "Corpos (in)vulgares", Expresso, 2005
  16. Tércio, Daniel. "Sob Pele Contemporânea", Expresso, 2005
  17. Tércio, Daniel. "Excesso de Movimentos", Expresso, 2005
  18. Tércio, Daniel. "Monólogo do Corpo", Expresso, 2005
  19. Tércio, Daniel. "Dança Familiar", Expresso, 2005
  20. Tércio, Daniel. "Dos Ângulos dos Corpos", Expresso, 2005
  21. Tércio, Daniel. "Do Aparecimento à Aparição", Expresso, 2005
  22. Tércio, Daniel. "A Película e o Corpo", Expresso, 2005
  23. Tércio, Daniel. "As Cartas de Noverre", Expresso, 2005
  24. Tércio, Daniel. "Vestido de “Kitsch”", Expresso, 2005
  25. Tércio, Daniel. "Diferentes Densidades", Expresso, 2005
  26. Tércio, Daniel. "Da Cadência do Tempo", Expresso, 2005
  27. Tércio, Daniel. "Sem Coreografia", Público, 2005
  28. Tércio, Daniel. "SEM EXALTAÇÕES", Público, 2005
  29. Tércio, Daniel. "PLATAFORMAS FLUTUANTES", Público, 2004
  30. Tércio, Daniel. "MUNDOS PRÓXIMOS E DISTANTES", Público, 2004
  31. Tércio, Daniel. "JARDINS PROJECTADOS", Público, 2004
  32. Tércio, Daniel. "ESPAÇOS DE SUSPENSÃO DO CORPO", Público, 2004
  33. Tércio, Daniel. "DISCIPLINAS EM COLISÃO", Público, 2004
  34. Tércio, Daniel. "INDISCIPLINAS DO TEMPO", Público, 2004
  35. Tércio, Daniel. "SOBRE UM TAPETE DE TERRA E DE FLORES", Público, 2004
  36. Tércio, Daniel. "AS CAMADAS DE UMA MEMÓRIA SINGULAR", Público, 2004
  37. Tércio, Daniel. "ANJOS DE PENAS NEGRAS", Público, 2004
  38. Tércio, Daniel. "UM BOSQUE DE ENGANOS", Público, 2004
  39. Tércio, Daniel. "DANÇAR A PULSAÇÃO DO TEMPO", Público, 2004
  40. Tércio, Daniel. "DANÇAR NO FIO DA NAVALHA", Público, 2004
  41. Tércio, Daniel. "O DILEMA DO GATO DE SCHRÖDINGER", Público, 2004
  42. Tércio, Daniel. "CORPOS ESCULPIDOS EM ÁFRICA", Público, 2004
  43. Tércio, Daniel. "SENTIMENTOS ÍNTIMOS E LUMINOSOS", Público, 2004
  44. Tércio, Daniel. "HABITAR O ESPAÇO COM TIAGO GUEDES", Público, 2004
  45. Tércio, Daniel. "BOXEURS, CLICHÉS E VIAGENS DE SONHO", Público, 2004
  46. Tércio, Daniel. "A ÁRVORE INVERTIDA DE FRANCESCA LATTUADA", Público, 2004
  47. Tércio, Daniel. "A HISTÓRIA DA DANÇA COMO MATERIAL COREOGRÁFICO", Público, 2004
  48. Tércio, Daniel. "DO GÉNERO DAS PARTÍCULAS", Público, 2004
  49. Tércio, Daniel. "DANÇAR NA NAVE-MUND0", Público, 2004
Artigo em revista
  1. Tércio, Daniel. "Editorial". Conceição/Conception 10 (2021): e021019. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v10i00.8667971.
    10.20396/conce.v10i00.8667971 • Editor
  2. Tércio, Daniel. "Arquivar performances ou os paradoxos do corpo-arquivo". REPERTÓRIO 28 (2017): https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/25001.
  3. Tércio, Daniel. "Ligações, trilhos e cruzamentos entre Portugal e Brasil nos universos da dança". Camões. Revista de Letras e Culturas Lusófonas 21 (2012): 26-37.
    Publicado
  4. Tércio, Daniel. "Martyrium as Performance". Performance Research 15 1 (2010): 90-99. http://dx.doi.org/10.1080/13528165.2010.485768.
    10.1080/13528165.2010.485768
  5. Tércio, Daniel; Tércio, Daniel. "Mascarados e comportamentos de transgressão nas celebrações de Inverno em Portugal". KARPA. DISSIDENT THEATRICALITIES, VISUAL ARTS AND CULTURE 2 2 (2009): 0-6. http://www.calstatela.edu/misc/karpa//Karpa2.2/Site%20Folder/danieltercio.html.
    Publicado
  6. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "“Das Técnicas Ilusionísticas à Tecnologia do Abismo”". Sinais de Cena 10 (2008): 28-31. http://www.apcteatro.org/output/index.asp?o=7&ol=10.
    Publicado
  7. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "“Seis anotações sobre a Escrita e a Dança”". Textos e Pretextos — Coreo-grafias. Literatura e Dança 11 (2008): 93-96. http://www.comparatistas.edu.pt/publicacoes/textos-e-pretextos/coreo-grafias.literatura-e-danca.html.
    Publicado
  8. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "“Devoção, Fartura e Transgressões na Festa de São Gonçalinho em Aveiro”". etno-folk. Revista Galega de Etnomusicoloxía 12 (2008): 69-85.
    Publicado
  9. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "“Crítica de dança: uma crítica em processo”". Sinais de Cena 6 (2006): 23-27. http://www.apcteatro.org/output/index.asp?o=7&ol=6.
    Publicado
  10. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "“Acerca da formação e-learning”". Ensino Superior. Revista do SNESup 15 (2005): 10-14. http://www.snesup.pt/htmls/EEZyZFuZlkprWVgabs.shtml.
    Publicado
  11. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "“(Des)centralidades: Considerações sobre a Novíssima Dança Portuguesa”". Sinais de Cena 4 (2005): 21-25. http://www.apcteatro.org/output/index.asp?o=7&ol=4.
    Publicado
  12. Guimarães, Daniel Tércio Ramos; Pereira, Miguel. "“Fragmento de uma Conversa sem Regras (projecto mapas)”". Artinsite. Arte vs Local 1 (2004): 132-143.
    Publicado
  13. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "“Clio e Terpsicore: para uma teoria de cruzamentos entre a História e a Dança”". Estudos de Dança 7/8 (2004): 219-227.
    Publicado
  14. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "“Dança em azulejos portugueses dos séculos XVII e XVIII: um grupo de fontes iconográficas para História da Dança”". Cairon, Revista de Ciencias de la Danza 2 (1996): 71-83.
    Publicado
  15. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "“Ape dances and popular dances on Portuguese figurative tile panels from the seventeenth and eighteenth centuries”". Imago Musicae. International Yearbook of Musical Iconography 13 1 (1996): 131-144.
    Publicado
  16. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "“Em memória: os Ballets Russes de Diaghilev em Lisboa”". Estudos de Dança 4 (1995): 19-31.
    Publicado
  17. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "“As três memórias da dança”". Estudos de Dança 2 (1994): 7-16.
    Publicado
  18. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "“Ler Cunningham”". Estudos de Dança 3 (1994): 13-16.
    Publicado
  19. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "“Dança nos espectáculos promovidos pela Companhia de Jesus na cidade de Lisboa”". Forum Dança 4 3/4 (1994): 51-57.
    Publicado
  20. Guimarães, Daniel Tércio Ramos; Ferreira, Ana Cruz. "“O Ballet Gulbenkian sob a Direcção Artística de Jorge Salavisa”". Estudos de Dança 3 (1994): 39-50.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Tércio, Daniel. "“Notas sobre a Judson Dance Group”", OBSCENA. Revista de Artes Performativas, 2009, http://revistaobscena.com/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=11&lang=pt.
  2. Tércio, Daniel. "Recensão crítica da obra "Feelings are facts: A life", de Yvonne Rainer", OBSCENA. Revista de Artes Performativas, 2009, http://revistaobscena.com/index.php?option=com_content&view=article&id=18&Itemid=16&lang=pt.
  3. Tércio, Daniel. ""Da Globalização à Descentralização"", pontes vírgulas, 2009
Capítulo de livro
  1. Cintya Floriani Hartmann; Daniel Tércio; Rui Filipe Antunes. "Seven blind walkers through Lisbon’s skinscape". 121-123. {INET, 2022.
    10.53072/ILIC8040/vpi03
  2. Daniel Tércio. "Cidades íntimas". 123-124. {INET, 2022.
    10.53072/ILIC8040/vpi04
  3. Daniel Tércio; Leonel Brum. "A cidade, o corpo e o som". 13-16. {INET, 2022.
    10.53072/ILIC8040/apr
  4. Tércio, Daniel; Canelas, Catarina; Valdeira, Ana Luísa. "Terpsicore – dance and performing arts archive". In Dance Data, Cognition, and Multimodal Communication, 109-116. Routledge, 2022.
    10.4324/9781003106401-10
  5. "Elogio do vulnerável: o corpo enquanto campo de afectos e de afectação". In Artes da Cena Contemporânea: corpos, imagens, potências, 179-195. Viçosa, Brasil: Uiversidade Federal de Viçosa, 2021.
    Publicado
  6. Tércio, Daniel; Daniel Tércio. "Antropoceno". In Práticas Performativas em torno do Animal, editado por Tércio, Daniel, 166-187. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana, 2019.
    Publicado • 10.53072/9789727352388/cap07
  7. Tércio, Daniel. "Entre Black Venus e uma misteriosa coisa...". In CINEMA E OUTRAS ARTES II: DIÁLOGOS E INQUIETUDES ARTÍSTICAS, 157-166. Covilhã, Portugal: LabCom.IFP, 2019.
  8. Daniel Tércio. "Cavalo". 213-215. {INET, 2019.
    10.53072/9789727352388/vbt03
  9. Daniel Tércio. "Voo". 266-268. {INET, 2019.
    10.53072/9789727352388/vbt18
  10. Tércio, Daniel. "The Body in Descent: Catastrophes, feelings and choreographies in the Portuguese landscape". In Intensified Bodies from the Performing Arts in Portugal, 137-160. Reino Unido: Peter Lang UK, 2017.
    Publicado • 10.3726/b11641
  11. Tércio, Daniel. "Did Sleeping Beauty have Dreams ?". In Dreams, phantasms and Memories, 321-327. Gdansk, Polónia: Gdansk University Press, 2015.
    Publicado
  12. Tércio, Daniel. "Como (des)construir o corpo-arquivo?". In As Artes na Educação, 125-128. Chaves, Portugal: Intervenção, 2014.
    Publicado
  13. Tércio, Daniel. "Relíquias, relicários e ressurreição: pistas para a performance contemporânea". In Discursos do corpo na arte, 49-68. Santa Maria, Brasil: ufsm, 2014.
    Publicado
  14. Tércio, Daniel. "Contemporary Portuguese Dance and its Audiences". 201-216. Paris: Les Solitaires Intempestifs, 2014.
    Publicado
  15. Tércio, Daniel. "Da possibilidade da representação da viagem nas artes performativas". In O Imaginário das Viagens, 234-244. Braga, Portugal: Humus, 2013.
    Publicado
  16. Tércio, Daniel. "La Dance Contemporaine Portugaise et ses publiques". In Le Théâtre et ses publics. La création partagée, 209-225. Paris, França: Les Solitaires Intempestifs éditions, 2013.
    Publicado
  17. Tércio, Daniel. "A mecanização na preparação corporal em Laban e Schlemmer". In O corpo em cena. Brasil, 2011.
  18. Tércio, Daniel. "Russos e futuristas no Chiado". In Dançar para a República, 103-143. Lisboa, Portugal: Caminho, 2010.
    Publicado
  19. Tércio, Daniel. "Cisnes em agonia e saiotes de bananas nos anos de 1920". In Dançar para a República, 275-306. Lisboa, Portugal: Caminho, 2010.
  20. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "Dança e Tecnologia: Cruzamentos com Sotaque Português / Dance and Technology with Portuguese Accent at the Crossroads". In TEDANCE. Perspectivas sobre Dança em Expansão Tecnológica / Perspectives on Technologically Expanded Dance, 209-215. Lisboa, Portugal: FMH edições, 2009.
    Publicado
  21. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "A Criatura de Frankenstein, a Marioneta e o Ciborgue: Elementos para uma Análise Crítica dos Procedimentos MOCAP” / Frankenstein’s Creature, the Puppet and the Cyborg: Elements for a Critical Analysis of MOCAP Procedures". In TEDANCE. Perspectivas sobre Dança em Expansão Tecnológica / Perspectives on Technologically Expanded Dance, 61-72. Lisboa, Portugal: edições FMH, 2009.
    Publicado
  22. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "Objectos inteligentes e corpos velozes / Intelligent objects and swift bodies". In Arquitecturas em Palco / Architectures on Stage, 43-58. Lisboa, Portugal: Instituto das Artes / Livr. Almedina, 2007.
    Publicado
  23. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "Educação estética ou educação artística?". In Dança em Contextos Educativos, 23-32. Lisboa, Portugal: edições FMH, 2007.
    Publicado
  24. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "Lançar o futuro (dança e desfolclorização)". In Contra Danças não há argumentos, 47-53. Lisboa, Portugal: PédeXumbo, 2006.
    Publicado
  25. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "Para uma teoria do frémito". In Encontro de Saberes. Três gerações de bolseiros da Gulbenkian, 95-105. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
    Publicado
  26. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "Da Autenticidade do Corpo na Dança". In O Corpo que (des)conhecemos, 49-63. Lisboa, Portugal: FMH edições, 2005.
    Publicado
  27. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. "Portugal". In A Dança e o Bailado. Guia Histórico; das origens a Béjart, 215-222. Lisboa, Portugal: Caminho, 1991.
    Publicado
Edição de livro
  1. Tércio, Daniel. Práticas performativas em torno do animal. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana. 2019.
    Publicado • Editor
  2. Tércio, Daniel. Dançar para a República. Portugal. 2010.
  3. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. TEDANCE. Perspectivas sobre Dança em Expansão Tecnológica / Perspectives on Technologically Expanded Dance. Lisboa, Portugal: edições FMH. 2009.
  4. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. A Dança no Sistema Educativo Português. Lisboa, Portugal: edições FMH. 2004.
  5. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. Continentes em Movimento. O Encontro de Culturas na História da Dança / The Meeting of Cultures in Dance History. Lisboa, Portugal: edições FMH. 1999.
Entrada de enciclopédia
  1. Tércio, Daniel. "Technology". In The SAGE International Encyclopedia of Music and Culture. SAGE Publications, Inc., 2019. http://dx.doi.org/10.4135/9781483317731.n719.
    10.4135/9781483317731.n719
Livro
  1. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. Dança e Azulejaria no teatro do Mundo. Lisboa, Portugal: editorial Inapa. 1999.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Tércio, Daniel; Varanda, Paula. "Prefácio". Prefácio para 70 críticas de dança. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio. 2020.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. "“Multimodal Recordings of Maracatu de Baque Solto (Brazil): Technical Concerns and Preliminary Analyses”". Trabalho apresentado em Proceedings of the First Symposium of the ICTM Study Group on Sound, Movement, and the Sciences, 11-15., Stockolm, 2021.
    Publicado
  2. Tércio, Daniel. "Terpsicore - dance and performing arts database". Trabalho apresentado em Daniel Tércio Ramos Guimarães, Lisboa, 2019.
    Publicado
  3. Tércio, Daniel. "TEPe - Technologically Expanded Peformance". Trabalho apresentado em 1st International Conference DDCMC 2019, Lisboa, 2019.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Tércio, Daniel. "A thousand machines". (2013):
    10.1080/10848770.2013.773507
  2. Tércio, Daniel. "Performing femininity: Dance and Literature in German Modernism". (2012):
    10.1080/10848770.2012.686771
  3. Tércio, Daniel. "Negative Horizon: an Essay in Dromoscopy". 15, 7 (2010): 946-947.
    Publicado
  4. Tércio, Daniel. "National Theatres in a Changing Europe". 15, 2 (2010): 278-270.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Introdução / Introduction. Introdução, Editorial. 2009. Tércio, Daniel.
  2. Docência na Universidade Nacional Timor Lorosa'e. 2005. Guimarães, Daniel Tércio Ramos.
  3. “A Dança no Sistema Educativo Nacional. Razões para um Encontro Nacional”. Introdução, Editorial. 2004. Tércio, Daniel.
  4. Acção de cooperação docente do Estado Português com Timor Leste. 2000. Guimarães, Daniel Tércio Ramos.
  5. Pedra de Lúcifer. 1998. Guimarães, Daniel Tércio Ramos.
  6. O Demónio de Maxwell. 1993. Guimarães, Daniel Tércio Ramos.
  7. A Vocação do Círculo. 1984. Guimarães, Daniel Tércio Ramos.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - 2022 CRUZAMENTOS ENTRE O SAMBA E A DANÇA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: o caso da Trilogia do Samba de Andrea Jabor
Orientador de Renata Carvalho Andrade
Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2013 - 2018 Sensorialidades antropofágicas: saberes do sul na dança contemporânea
Orientador de Thaís Gonçalves Rodrigues da Silva
Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2011 - 2017 Pensamento Transversal: A Arte de Experienciar o Mundo como o Paradoxo de Movimento
Orientador de Cecília de Lima
Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2010 - 2014 Análise do campo coreográfico contemporâneo : a coreografia enquanto proposta projectual de espaço
Orientador de Medeiros, Ana Margarida Marques de Macedo Guimarães
Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2008 - 2014 O Toque e a Diferença. Um estudo da emergência criadora na formação do intérprete contemporâneo.
Orientador de Ciro Aprea
Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2008 - 2011 Uma metodologia de transferências bidireccionais entre a Dança Contemporânea e as Tecnologias Multimedia
Orientador de Stephan Ferdinend Yurgens
Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2006 - 2008 As Festas Do Divino Espírito Santo: Da Origem Católica Em Portugal Às Danças No Candomblé Brasileiro
Orientador de Lysandra Domingues
Mestrado em Performance Artística - Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2006 - 2007 Sobre os Akixi a Kuhangana entre os Tucokwe de Angola: a performance coreográfica das máscaras de dança Mwana Phwo e Cihongo
Orientador de Marques, Ana Clara Rodrigues Guerra
Mestrado em Performance Artística - Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2004 - 2007 Para uma Dramaturgia do Corpo. Análise do Corpo enquanto Linguagem Cénica na Criação Artística Espectacular.
Orientador de Cláudia Marisa Oliveira
Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2005 - 2006 Dança e Arquitectura. Organização do Espaço Performático em três Cenógrafos Portugueses Contemporâneos.
Orientador de Seixas, Ana Isabel Marques Seixas
Mestrado em Performance Artística - Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2005/04 - Atual História da Dança Licenciatura em Dança na FMH / UTL (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2005/04 - Atual Estética e Filosofia da Arte Licenciatura em Dança na FMH / UTL (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2005/04 - Atual Dança e Tecnologias Multimédia Licenciatura em Dança na FMH / UTL (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2005/04 - Atual Movimento e Expressão plástica Licenciatura em Dança na FMH / UTL (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2005/04 - Atual História da Arte Mestrado em Performance Artística - Dança (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2005/04 - Atual Estética Mestrado em Performance Artística - Dança (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2005/04 - Atual Dança e Novas Tecnologias Mestrado em Performance Artística - Dança (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2005/04 - Atual Trabalho de Projecto Mestrado em Performance Artística - Dança (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1984 - Atual Sociedade Portuguesa de Autores

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2008/12 - 2009/05 Membro efectivo da Assembleia Estatutária da Faculdade de Motricidade Humana
Membro
Universidade de Lisboa, Portugal
Distinções

Outra distinção

2008 Programa de Apoio Complementar na Área da Edição - 2007