Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Vivian D' ell Agnolo Barbosa Madalozzo
- Data de nascimento
- 1985/03/26
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Madalozzo, Vivian
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 911E-1A60-B2AC
- ORCID iD
- 0000-0001-8852-8659
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com.br/citations?user=cKSIONMAAAAJ&hl=pt-BR
- LattesiD
- https://lattes.cnpq.br/8381102858497297
- Scopus Author Id
- 57798789200
Endereços de correio eletrónico
- vivian.agnolo@gmail.com (Pessoal)
Websites
- facebook.com/vivianagnolo (Rede social)
- instagram.com/vivianagnolo (Rede social)
- https://www.linkedin.com/in/vivianagnolomadalozzo (Rede social)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Sociologia - Sociologia
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2026
Em curso
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Infância, Cultura e Sociedade
Universidade do Minho, Portugal
"O lugar da criança entre a performance musical e o protagonismo infantil: contributos a partir da sociologia da infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2013/03/12
Concluído
|
Música - Cognição musical (Master)
Especialização em Educação musical, Cognição musical
Universidade Federal do Paraná, Brasil
"Análise de livros didáticos de música para o Ensino Fundamental I" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
A |
2007/03/12
Concluído
|
Licenciatura em Música (Licence)
Especialização em Educação Musical
Universidade Federal do Paraná, Brasil
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/07 - 2022/12 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil |
2013 - 2014 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Estadual do Paraná, Brasil |
Universidade Estadual do Paraná, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/09 - 2022/12 | Fundadora e Gestora Pedagógica | Alecrim Dourado Formação Musical, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/12 - 2026/12 | O lugar da criança entre a performance musical e o protagonismo infantil:Contributos a partir da sociologia da infância
99528DFA
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2012/01 - 2012/12 | ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MÚSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
0
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal do Paraná, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/03/01 - 2024/02 | Educational Common Spaces. Passing through enclosures and reversing inequalities
Outra
Universidade do Minho, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Resumo em conferência |
|
Website |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/06 | A Convergência entre Educação Musical e Sociologia da Infância: Uma Análise Conceitual | II International Conference On Child Studies. For children, with children: Imagining a sustainable living in a global world
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2024/06/11 | Active music listening: Promoting music and movement in early childhood music education | II International Congress on Child Studies
The LITER21 Research Group – University of Santiago de Compostela and Research Center on Child Studies – University of Minho (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2023/08/31 | Música e infância no Brasil: articulações entre a sociologia da infância e a educação musical | XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (A Coruña, Espanha)
|
2023/04 | Clube das Crianças: articulações entre a música como prática social e a educação enquanto bem comum. | XII Congresso Português de Sociologia
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021/09 | Presente e futuro da Educação Musical no Brasil | Opções na cena Musical
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba, Brasil)
|
2021/04 | Vamos brincar de música juntos? | Seminário Internacional de Desenvolvimento Humano na Primeira infância: Educação Musical e Musicoterapia
Centro de Musicalização Integrado da Escola de Música da UFMG (Belo Horizonte, Brasil)
|
2021/04 | Qual é o objetivo da música na infância? Pesquisas recentes versus respostas de estudantes de música e de professores de arte | Seminário Internacional de Desenvolvimento Humano na Primeira infância: Educação Musical e Musicoterapia
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
|
2018 | Music Education for Babies in Brazil: Proposals for Planning and Playing during Music Classes | Early Childhood Music and Movement Convention
Early Childhood Music and Movement Association (Buffalo, Estados Unidos)
|
2014 | Early Childhood Music Education in Curitiba, Brazil: From Musicalização Infantil (Federal University of Paraná) to a New Context | 31st. World Conference on Music Education - ISME
International Society for Music Education (Porto Alegre, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - 2019 | A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NAS AULAS DE MUSICALIZAÇÃO: UMA FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador
|
Especialização em Educação Musical (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estadual do Paraná, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/11 - 2025/06 | 2ª sessão do Ciclo de Cinema Infância em Cena (2024/11 - 2025/06)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2024/09/27 - 2024/09/28 | 2o Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
[2nd International Congress on Research and Intervention on School and Educational Psychology] (2024/09/27 - 2024/09/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2019/11 - 2019/11 | O IV Seminário de Estágio Supervisionado em Música da Unespar é um evento de divulgação dos saberes teóricos, metodológicos
e reflexivos que caracterizam a prática de ensino de música nos cursos de Licenciatura em Música (campi de Curitiba I e II)
e de Bacharelado em Canto (campus de Curitiba I). A partir da apresentação pública de relatos de experiência de estágio, impulsiona-se
uma maior articulação entre a comunidade acadêmica (docentes e estudantes), a comunidade escolar e as demais envolvidas nas
práticas. (2019/11 - 2019/11)
Seminário (Outra)
|
Universidade Estadual do Paraná, Brasil |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/23 - 2024/10/25 | Ação de formação de curta duração (6h) XVIII ENCONTRO NACIONAL DA APEM 2024 – Parte I, com o tema “A arte de selecionar repertório”.
Outro
|
XVIII ENCONTRO NACIONAL DA APEM 2024
APEM, Portugal
|
2024/09/27 - 2024/09/28 | 2o Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
[2nd International Congress on Research and Intervention on School and Educational Psychology]
Congresso
|
2o Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/05 | A TROCA DE EXPERIÊNCIAS MUSICAIS COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL INFANTIL,
Arguente
|
Giselle Aparecida Maciel Negri (Agregação)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021/04 - 2021/04 | Seminário Internacional de Desenvolvimento Humano na Primeira infância: Educação Musical e Musicoterapia | Centro de Musicalização Integrado |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Brazilian music education: proposals for planning and playing during music classes | (Outros) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2022 - 2022 | Ensino de música e observação da prática pedagógica em diferentes contextos de aprendizagem | Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2021/11 - 2021/11 | Educação musical na infância em tempos de pandemia | Educação musical na infância em tempos de pandemia | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina, Brasil |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023/07 - Atual | ADIPSIEDUC - Associação para o desenvolvimento da investigação em Psicologia da Educação | Membro |
2024/05 - 2025/05 | Associação Portuguesa de Educação Musical | Sócio |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/11 - 2019/11 | Avaliadora dos trabalhos de conclusão de curso de Licenciatura em Música (PUC/PR) | Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Revista Nupeart ( 2358-0925) | Ceart |
2017 - 2017 | Revista Nupeart ( 2358-0925) | Ceart |
Distinções
Outra distinção
2023 | Bolsa de estudos
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
|
2022 | Bolsa de investigação UI/BD/154433/2022
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|