???global.info.a_carregar???
Vivian A. Madalozzo. Doutoranda em Estudos da Criança na área de Infância, Cultura e Sociedade pelo CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal, sob orientação da profa. Dra. Natália Fernandes e Co-orientação da Profa. Dra. Beatriz Senoi Ilari. Bolsista de investigação da FCT (Ref. UI/BD/154433/2022). Mestre em Música - Cognição musical pela Universidade Federal do Paraná, licenciada pela mesma instituição em Educação Musical. Professora [em afastamento para capacitação] dos cursos de Música da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Participou como colaboradora voluntária no Projeto SMOOTH – Educational commons and active social inclusion (H2020). Atua especialmente nas áreas de formação de professores, educação musical e educação musical para a primeira infância, metodologias do ensino de música e análise de material didático para o ensino de música, sociologia da infância e sociologia da música.
Identification

Personal identification

Full name
Vivian D' ell Agnolo Barbosa Madalozzo
Date of birth
1985/03/26
Gender
Female

Citation names

  • Madalozzo, Vivian

Author identifiers

Ciência ID
911E-1A60-B2AC
ORCID iD
0000-0001-8852-8659
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?user=cKSIONMAAAAJ&hl=pt-BR
LattesiD
https://lattes.cnpq.br/8381102858497297
Scopus Author Id
57798789200

Email addresses

  • vivian.agnolo@gmail.com (Personal)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Sociology - Sociology
  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2026
Ongoing
Estudos da Criança (Doutoramento)
Major in Especialidade: Infância, Cultura e Sociedade
Universidade do Minho, Portugal
"O lugar da criança entre a performance musical e o protagonismo infantil: contributos a partir da sociologia da infância" (THESIS/DISSERTATION)
2013/03/12
Concluded
Música - Cognição musical (Master)
Major in Educação musical, Cognição musical
Universidade Federal do Paraná, Brazil
"Análise de livros didáticos de música para o Ensino Fundamental I" (THESIS/DISSERTATION)
A
2007/03/12
Concluded
Licenciatura em Música (Licence)
Major in Educação Musical
Universidade Federal do Paraná, Brazil
16
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2015/07 - 2022/12 Assistant Professor (University Teacher) Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil
2013 - 2014 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Estadual do Paraná, Brazil
Universidade Estadual do Paraná, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2011/09 - 2022/12 Fundadora e Gestora Pedagógica Alecrim Dourado Formação Musical, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2022/12 - 2026/12 O lugar da criança entre a performance musical e o protagonismo infantil:Contributos a partir da sociologia da infância
99528DFA
PhD Student Fellow
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2012/01 - 2012/12 ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MÚSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
0
Master Student Fellow
Universidade Federal do Paraná, Brazil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluded

Contract

Designation Funders
2021/03/01 - 2024/02 Educational Common Spaces. Passing through enclosures and reversing inequalities
Other
Universidade do Minho, Portugal
European Commission
Ongoing
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Natália Fernandes; Marlene Barra; Fernanda Martins; Daniela Silva; Joana R. Casanova; Teresa Sarmento; Vivian Agnolo Madalozzo; Erika Machado do Ó Corrêa. "The Challenges of Children’s Participation, Sharing, Collaboration, and Care in Non-formal Education Contexts: Insights from the SMOOTH Project". 2024.
    10.1007/978-3-031-51837-9_5
  2. Fernandes, Natália; Barra, Sandra Marlene Mendes; Martins, Fernanda; Silva, Daniela Andrade Vilaverde e; Casanova, Joana R.; Sarmento, Teresa; Madalozzo, Vivian Agnolo; Corrêa, Erika Machado do Ó. "The challenges of children’s participation, sharing, collaboration, and care in non-formal education contexts: insights from the SMOOTH Project". Springer, 2024.
    10.1007/978-3-031-51837-9_5
  3. Ilari, Beatriz; Lisa Koops; Gina Yi; Katherine Palmer; Tiago MAdalozzo; Bronya Dean; Alfredo Bautista; Elizabeth Andango; Madalozzo, Vivian. "Music programs for young children during the covid-19 pandemic: stories from across the world". In The impact of COVID-19 on Early Childhood Education and Care: International perspectives, challenges and responses, 475-492. United States: Springer Books, 2022.
    Published
  4. Angelita Vander Broock; Regiana Wille; Tiago Madalozzo; Madalozzo, Vivian. "From wide roots to connected branches: perspectives on early childhood music education across Brazil during the pandemic". In Music education on the verge: stories of pandemic teaching and transformative change. United States: Lexington Books, 2022.
    Published
  5. Tiago Madalozzo. "O lugar da música na escola: elementos teórico-práticos de reflexão docente". In Do diálogo entre políticas e representações sociais às praticas. Brazil: Editora CRV, 2019.
    Published
  6. Madalozzo, Vivian. "Planejamento na Musicalização Infantil". Brazil, 2013.
Conference abstract
  1. Madalozzo, Vivian. "Música e infância no Brasil: articulações entre a Sociologia da Infância e a Educação Musical". Paper presented in XVII CONGRESO INTERNACIONAL GALLEGO-PORTUGUÉS DE PSICOPEDAGOGÍA, Coruña, 2023.
    Submitted
Conference paper
  1. Madalozzo, Vivian; Madalozzo, Tiago; Fernandes, Natalia; Casanova, Joana R.. "Clube das Crianças: articulações entre a música como prática social e a educação enquanto bem comum". Paper presented in XII Congresso Português de Sociologia, Coimbra, 2023.
    Submitted
  2. Madalozzo, Vivian. "Reflexões sobre a criança performer e a criança protagonista: legislação da educação musical no Brasil". Paper presented in International Conference of CIPEM/INET-md, Porto, 2021.
    Published
  3. Madalozzo, Vivian; Tiago MAdalozzo. "Educação musical infantil em Curitiba: analisando dois modelos metodológicos em projetos de musicalização infantil". Paper presented in XVI Encontro Regional Sul da ABEM, Blumenau, 2014.
    Published
Journal article
  1. Lisa Huisman Koops; Beatriz Ilari; Gina Yi; Katherine Palmer; Tiago Madalozzo; Vivian Madalozzo; Alfredo Bautista; Elizabeth Andang’o. "An Update on Post-COVID-19 Pandemic Early Childhood Music Spaces". Early Childhood Education Journal (2024): https://doi.org/10.1007/s10643-024-01678-w.
    10.1007/s10643-024-01678-w
  2. Madalozzo, Vivian Agnolo; Madalozzo, Tiago; Fernandes, Natália; Casanova, Joana R.. "O Clube das Crianças: Articulações entre a Música na infância e a Educação enquanto bem comum". REVISTA DA ABEM 32 1 (2024): http://dx.doi.org/10.33054/abem202432104.
    Open access • Published • 10.33054/abem202432104
  3. Madalozzo, Vivian Agnolo; Madalozzo, Tiago; Fernandes, Natália; Casanova, Joana R.. "O Clube das Crianças: Articulações entre a Música na infância e a Educação enquanto bem comum". REVISTA DA ABEM 32 1 (2024): https://doi.org/10.33054/abem202432104.
    10.33054/abem202432104
  4. Madalozzo, Vivian Agnolo; Madalozzo, Tiago. "Brazilian music education: proposals for planning and playing during music classes". (2023): https://doi.org/10.34624/musichildren.v0i2.29323.
    https://doi.org/10.34624/musichildren.v0i2.29323
  5. Madalozzo, Vivian Agnolo; Madalozzo, Tiago. "Brazilian music education: proposals for planning and playing during music classes". (2023): https://doi.org/10.34624/musichildren.v0i2.29323.
    https://doi.org/10.34624/musichildren.v0i2.29323
  6. Tiago Madalozzo; Madalozzo, Vivian. "As culturas da infância na musicalização infantil: constelações em jogo". La música en la educación infantil 10 1 (2021): 45-56. https://revistas.usc.gal/index.php/reladei/article/view/7790.
    Open access • Published
  7. Tiago Madalozzo; Vivian Dell’ Agnolo Madalozzo Barbosa. "Active music listening: Promoting music and movement in early childhood music education". International Journal of Music in Early Childhood 14 2 (2019): 211-223. https://doi.org/10.1386/ijmec_00006_1.
    10.1386/ijmec_00006_1
  8. Madalozzo, Vivian; Madalozzo, Tiago. "Singing, Laughing, and Napping: Foster Care Babies Making Music in Brazil". Perspectives: Journal of the Early Childhood Music & Movement Association 13 1 (2018): 20-25. http://dx.doi.org/10.1386/ijmec_0370_1.
    Published • 10.1386/ijmec_0370_1
Website
  1. Madalozzo, Vivian. 1924-2024: 100 anos de Direitos da Criança?. 2025. http://direitosdascriancas.notion.site.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/11/06 A Convergência entre Educação Musical e Sociologia da Infância: Uma Análise Conceitual II International Conference On Child Studies. For children, with children: Imagining a sustainable living in a global world
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Spain)
2024/06/11 Active music listening: Promoting music and movement in early childhood music education II International Congress on Child Studies
The LITER21 Research Group – University of Santiago de Compostela and Research Center on Child Studies – University of Minho (Santiago de Compostela, Spain)
2023/08/31 Música e infância no Brasil: articulações entre a sociologia da infância e a educação musical XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (A Coruña, Spain)
2023/04 Clube das Crianças: articulações entre a música como prática social e a educação enquanto bem comum. XII Congresso Português de Sociologia
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/09 Presente e futuro da Educação Musical no Brasil Opções na cena Musical
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba, Brazil)
2021/04 Vamos brincar de música juntos? Seminário Internacional de Desenvolvimento Humano na Primeira infância: Educação Musical e Musicoterapia
Centro de Musicalização Integrado da Escola de Música da UFMG (Belo Horizonte, Brazil)
2021/04 Qual é o objetivo da música na infância? Pesquisas recentes versus respostas de estudantes de música e de professores de arte Seminário Internacional de Desenvolvimento Humano na Primeira infância: Educação Musical e Musicoterapia
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brazil)
2018 Music Education for Babies in Brazil: Proposals for Planning and Playing during Music Classes Early Childhood Music and Movement Convention
Early Childhood Music and Movement Association (Buffalo, United States)
2014 Early Childhood Music Education in Curitiba, Brazil: From Musicalização Infantil (Federal University of Paraná) to a New Context 31st. World Conference on Music Education - ISME
International Society for Music Education (Porto Alegre, Brazil)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2019 - 2019 A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NAS AULAS DE MUSICALIZAÇÃO: UMA FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Supervisor
Especialização em Educação Musical (Specialization course)
Universidade Estadual do Paraná, Brazil

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2024/11 - 2025/06 2ª sessão do Ciclo de Cinema Infância em Cena (2024/11 - 2025/06)
Other (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2024/09/27 - 2024/09/28 2o Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [2nd International Congress on Research and Intervention on School and Educational Psychology] (2024/09/27 - 2024/09/28)
Congress (Member of the Organising Committee)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/11 - 2019/11 O IV Seminário de Estágio Supervisionado em Música da Unespar é um evento de divulgação dos saberes teóricos, metodológicos e reflexivos que caracterizam a prática de ensino de música nos cursos de Licenciatura em Música (campi de Curitiba I e II) e de Bacharelado em Canto (campus de Curitiba I). A partir da apresentação pública de relatos de experiência de estágio, impulsiona-se uma maior articulação entre a comunidade acadêmica (docentes e estudantes), a comunidade escolar e as demais envolvidas nas práticas. (2019/11 - 2019/11)
Seminar (Other)
Universidade Estadual do Paraná, Brazil

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2024/10/23 - 2024/10/25 Ação de formação de curta duração (6h) XVIII ENCONTRO NACIONAL DA APEM 2024 – Parte I, com o tema “A arte de selecionar repertório”.
Other
XVIII ENCONTRO NACIONAL DA APEM 2024
APEM, Portugal
2024/09/27 - 2024/09/28 2o Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [2nd International Congress on Research and Intervention on School and Educational Psychology]
Congress
2o Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021/05 A TROCA DE EXPERIÊNCIAS MUSICAIS COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL INFANTIL,
(Thesis) Arguer
Giselle Aparecida Maciel Negri (Aggregation)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná, Brazil

Ad Hoc journal article review

Journal title (ISSN) Publisher
2018 - 2018 Revista Nupeart ( 2358-0925) Ceart
2017 - 2017 Revista Nupeart ( 2358-0925) Ceart

Association member

Society Organization name Role
2023/07 - Current ADIPSIEDUC - Associação para o desenvolvimento da investigação em Psicologia da Educação Membro
2024/05 - 2025/05 Associação Portuguesa de Educação Musical Sócio

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2021/04 - 2021/04 Seminário Internacional de Desenvolvimento Humano na Primeira infância: Educação Musical e Musicoterapia Centro de Musicalização Integrado

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2022 - Current Brazilian music education: proposals for planning and playing during music classes (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2022 Ensino de música e observação da prática pedagógica em diferentes contextos de aprendizagem Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2021/11 - 2021/11 Educação musical na infância em tempos de pandemia Educação musical na infância em tempos de pandemia Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina, Brazil

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2019/11 - 2019/11 Avaliadora dos trabalhos de conclusão de curso de Licenciatura em Música (PUC/PR) Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil
Distinctions

Other distinction

2023 Bolsa de estudos
Universidad Complutense de Madrid, Spain
2022 Bolsa de investigação UI/BD/154433/2022
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal