Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
 - Pedro Duarte Barbosa Gomes Pereira
 
Nomes de citação
- Duarte, Pedro
 
Identificadores de autor
- Ciência ID
 - 8B15-7C50-C2AD
 - ORCID iD
 - 0000-0002-3048-6959
 - Google Scholar ID
 - g2IoVxEAAAAJ&hl
 - Scopus Author Id
 - 57189381332
 
Websites
- https://ined.ese.ipp.pt/pt/user/5246 (Académico)
 - https://www.citcem.org/investigador/953 (Académico)
 
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 
                                  2021/10/01 - 2024/09/30 
                                 Concluído 
                               | 
                              Políticas educativas e administração escolar no 1.º CEB: um tríptico fundamentado na avaliação, nas práticas pedagógicas e
                                 na educação sombra (Pós-doutoramento)
                                  Especialização em Políticas Educativas e Administração Escolar 
                                 Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2017 - 2021/02/26 
                                 Concluído 
                               | 
                              Doctorado en Educación (Doctor)
                                  Universidade de Santiago de Compostela - Departamento de Pedagoxía e Didáctica, Espanha 
                                 "A escola como espaço de construção de cidadania: contributos do currículo para a educação para cidadania em contexto escolar
                                       " (TESE/DISSERTAÇÃO) 
                               | 
                              |
| 
                                  2015 - 2017 
                                 Concluído 
                               | 
                              Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico do Porto, Portugal 
                                 "Propostas para o Desenvolvido nas Institucições de Ensino Superior: A Supervisão Pedagógica na Formação inicial de professores
                                       e Educadores" (TESE/DISSERTAÇÃO) 
                               | 
                              |
| 
                                  2013 - 2015 
                                 Concluído 
                               | 
                              Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico do Porto, Portugal 
                                 "Antes de se chamar um professor de professor..." (TESE/DISSERTAÇÃO) 
                               | 
                              |
| 
                                  2010 - 2013 
                                 Concluído 
                               | 
                              Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
                                  Instituto Politécnico do Porto, Portugal 
                               | 
                              
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento  | 
                              Empregador | |
|---|---|---|
| 2020 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal | 
| 2017 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal | 
| 2018/10 - 2020 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento  | 
                              Empregador | |
|---|---|---|
| 2024/02/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2021/10 - 2024/01/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2016/09 - 2021/06 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | 
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento  | 
                              Empregador | |
|---|---|---|
| 2015/12 - 2018/09/30 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2018/10 - 2021/02 | A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA: CONTRIBUTOS DO CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO CONTEXTO ESCOLAR
                                 PORTUGUÊS
                                  SFRH/BD/136027/2018 
                                 Bolseiro de Doutoramento
                                     
                              Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal 
                                 Universidade de Santiago de Compostela, Espanha  | 
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia
                                  Em curso 
                               | 
                           
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2021 - Atual | O potencial educativo da velomobilidade [BIPEDAL]
                                 
                                  Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Porto Rico 
                                  | 
                              
                                  Em curso 
                               | 
                           
| 2019 - Atual | Estudo de avaliação do projeto “Percursos de Cidadania: Alfabetização Solidária e Literacias”
                                 
                                  Investigador
                                     
                              O Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal 
                                  | 
                              
                                  Em curso 
                               | 
                           
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2016 - Atual | Aprender a Aprender: Estudo sobre a integração e formação dos estudantes no Ensino Superior Politécnico: Representações, expectativas
                                 e desafios
                                  .. 
                                 Investigador
                                     
                              Instituto Politécnico do Porto, Portugal 
                                  | 
                              O Centro de Investigação e Inovação em Educação
                                  Em curso 
                               | 
                           
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
                                 
  | 
                           
| Artigo em revista | 
                                 
  | 
                           
| Capítulo de livro | 
                                 
  | 
                           
| Edição de livro | 
                                 
  | 
                           
| Livro | 
                                 
  | 
                           
| Manual | 
                                 
  | 
                           
| Poster em conferência | 
                                 
  | 
                           
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento)  | 
                           |
|---|---|---|
| 2022/03/14 | Toma lá, dá cá: um ensaio sobre o trabalho reprodutivo em casa, na perspetiva das crianças e dos familiares cuidadores. | Trabalho Reprodutivo, Cuidados e Serviço Doméstico
                                   (Portugal) 
                               | 
                           
| 2021/08/31 | History Education and Critical Citizenship: intersected conceptions and practices? | History Educators International Research Network [HEIRNET] | 
| 2021/07 | A partir de uma análise do currículo prescrito para o Ensino Básico: que História (não) nos contam na escola? | XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica | V Congresso Ibero-americano de Educação Histórica
                                  Faculdade de Letras da Universidade do Porto; CITCEM (Portugal) 
                               | 
                           
| 2020 | Pelos relatórios de estágio, a investigação-ação na formação inicial de professores | INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education
                                  Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) 
                               | 
                           
| 2020 | O poder de uma imagem na resolução de problemas | INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education
                                  Instituto Politécnico de Bragança, (Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/10 | Troca por troca: cidadania pela história? Ensaio bibliográfico sobre as relações entre ciências sociais e educação para a cidadania | IX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ámbito Iberoamericano
                                  ’Institut de Desenvolupament Professional de la Universitat de Barcelona (Barcelona, Espanha) 
                               | 
                           
| 2019/08 | Avaliar em História: pelos exames, que conhecimentos? | XIX Congresso Internacional de Educación Histórica
                                  Associación Iberoamericana de Investigadores en Educación Histórica (Santiago de Cali, Colômbia) 
                               | 
                           
| 2019/07/19 | Entre a formação inicial e a construção da identidade docente: o discurso de futuros professores | 2nd International Conference on Research in Education
                                  Centre for Research and Innovation in Education (Porto, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/07 | O currículo prescrito no Ensino Básico português – que “cidadania curricular”? | 2nd International Conference on Research in Education
                                  Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/04/11 | “As professoras escrevem muito!”: representações de estudantes do 1.º ciclo sobre a docência | 1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico:
                                  Escola Superior de Educação  (Porto, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/04/11 | Eu continuo a ser…”após uma experiência de educação de adultos, identidade e (auto)representação de professores do 1.º Ciclo | 1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico:
                                  Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/04/10 | O currículo prescrito na 1.º Ciclo do Ensino Básico - Contributos para pensar a educação em cidadania | 1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico:
                                  Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/04 | A relação entre o currículo e a formação de professores (de ciências sociais): contributos para uma reflexão no ensino da didática | XXX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: Enseñar y aprender en Didáctica de las Ciencias Sociale
                                  Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales  (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/04 | Da consciência histórica à formação de professores (de Ciências Sociais) | XXX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: Enseñar y aprender en Didáctica de las Ciencias Sociale
                                  Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales  
                               | 
                           
| 2018/10/13 | O currículo, a educação musical e as realidades individuais de cada estudante: um ensaio em defesa da inclusão cultural no ensino da música | Seminário “CIPEM – 20 anos de Investigação e Prática”
                                  CIPEM (Porto, Portugal) 
                               | 
                           
| 2018 | Visão da Escola - Responsabilidade e estratégia organizacional. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas | VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração
                                 da Educação
                                   (Lleida e Barcelona [Comunicação aprovada], Espanha) 
                               | 
                           
| 2018 | Gestão curricular como prestação do serviço educativo | VI Congresso Ibero-Americano e o IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
                                   (Lleida e Barcelona [Comunicação aprovada], Espanha) 
                               | 
                           
| 2017 | Articulação entre contextos formativos e processos de supervisão em Prática Educativa Supervisionada: a perspetiva de professores e educadores em formação | O Tempo dos Professores
                                  Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal) 
                               | 
                           
| 2017 | A perspectiva dos estudantes do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico sobre a Avaliação | O Tempo dos Professores
                                  Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal) 
                               | 
                           
| 2017 | + LITERACIA: Na ausência de resposta, uma intervenção integrada de educação e formação de adultos | Porto International Conference on Research in Education
                                  Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação (ISEP, Portugal) 
                               | 
                           
| 2017 | Avaliação em contexto escolar: A perspetiva dos estudantes do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico | Porto International Conference on Research in Education 
                                  Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação (ISEP, Portugal) 
                               | 
                           
| 2017 | Uma Instituição do Ensino Superior de Formação de Professores: Uma metáfora construída por dentro | Porto International Conference on Research in Education
                                  Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação (ISEP, Portugal) 
                               | 
                           
| 2017 | Integração curricular: A Filosofia nas malhas de um problema | SIEM 2017
                                  Associação de Professores de Matemática (VISEU, Portugal) 
                               | 
                           
| 2017 | Supervisão e colaboração em Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo na formação de educadores e de professores do Ensino Básico | II Colóquio sobre Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores
                                  Universidade do Minho - Instituto de Educação (Braga, Portugal) 
                               | 
                           
| 2016 | Desenvolvimento e Integração Curricular: Como incluir a Educação Cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico | 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
                                  Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Brasil) 
                               | 
                           
| 2016 | Educação para a Cidadania: do Currículo à Escola como Espaço de Construção de Cidadania | I Seminário Internacional - Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos Contemporâneos
                                  Grupo de Estudos Jovens e Educação do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP (FPCEUP, Portugal) 
                               | 
                           
| 2016 | O Smartphone na sala de aula: dias experiências didáticas | Seminário “Que Educação para Portugal?”
                                  REDE para o Desenvolvimento de Novos Paradigmas da Educação (Educação da Universidade de Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2015 | Filosofia para Crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Potencialidades de Articulação Curricular | 3.º Encontro: Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
                                  Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal) 
                               | 
                           
| 2015 | Geometry Teaching, Smarthphones and QR Codes | 17.ª edição do Simpósio Internacional de Informa tica Educativa (SIIE)
                                  Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal) 
                               | 
                           
| 2015 | Os QRCodes no Ensino da Geometria | 3.º Encontro: Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
                                  Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal) 
                               | 
                           
| 2014 | Expressões Numéricas e a Arte | 2.º Encontro: Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
                                  Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo 
                               | 
                           
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado  | 
                              Curso (Tipo) Instituição / Organização  | 
                           |
|---|---|---|
| 2020 - 2021/07/22 | Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias - uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone
                                 através de um estudo de caso
                                  Orientador 
                               | 
                              Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal 
                               | 
                           
| 2020 - 2021 | No caminho da construção
                                  Coorientador 
                               | 
                              Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2020 - 2021 | Aprender a ser professora e a educar com valores
                                  Coorientador 
                               | 
                              Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
                                  Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2019 - 2021 | Aprender com (c)alma
                                  Coorientador 
                               | 
                              Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
                                  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal 
                               | 
                           
| 2019 - 2021 | Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?
                                  Orientador 
                               | 
                              Administração das Organizações Educativas (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2018 - 2019 | Ser professor uma eterna aprendizagem colaborativa (Relatório de Estágio)
                                  Coorientador 
                               | 
                              Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
                                  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal 
                               | 
                           
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação)  | 
                              Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021/06/21 - Atual | Palestra de Jurjo Torres Santomé - "A adulteración da educación en tempos de capitalismo cognitivo e a construción de ignorancias
                                 interessadas" (2021/06/21)
                                  Conferência (Coorganizador) 
                               | 
                              Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2018/09 - 2019/05 | O 1.º ciclo do Ensino Básico — Que identidade(s)? | Currículo, práticas e formação docente (2019/03/10 - 2019/03/11)
                                  Seminário (Membro da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Organizou o II Currículo à Mesa: Entre fronteiras e diálogos - A didática e o currículo. https://www.ese.ipp.pt/noticias/curriculo-a-mesa-1 (2019/04/03 - 2019/04/03)
                                  Mesa-redonda (Coorganizador) 
                               | 
                              Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal | 
| 2018/12/10 - 2018/12/10 | Organizou o I Currículo à Mesa: Para lá do que se sabe: (re)descobrir ideologias e currículo: https://www.ese.ipp.pt/noticias/curriculo-a-mesa (2018/12/10 - 2018/12/10)
                                  Mesa-redonda (Coorganizador) 
                               | 
                              Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal | 
| 2014 - 2014 | European Exchange Week (colaboração na organização)
                                  Encontro (Outra) 
                               | 
                              Comenius Networl PAEDEIA, Portugal | 
| 2014 - 2014 | IV Dia Geogebra Portugal: Para além de Euclides (colaboração na organização)
                                  Encontro (Outra) 
                               | 
                              IGP e ESE-IPP, Portugal | 
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento  | 
                              Nome do evento Instituição / Organização  | 
                           |
|---|---|---|
| 2021/07/26 - Atual | Moderar da sessão de comunicações B – Temas invisíveis e sensíveis I
                                  Congresso 
                               | 
                              XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica | V Congresso Ibero-americano de Educação Histórica
                                  Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal 
                              Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal  | 
                           
| 2019/04/11 - Atual | Participação como relator na sessão plenária final
                                  Congresso 
                               | 
                              1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico
                                  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal 
                               | 
                           
| 2019/04/10 - Atual | Moderação da mesa-redonda plenária: "Currículo no 1.º Ciclo do Ensino Básico"
                                  Congresso 
                               | 
                              1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico:
                                  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal 
                               | 
                           
| 2019/07/17 - 2019/07/19 | Chair, at the session Thematic Session I - TS3: Society Challenges and Education
                                  Congresso 
                               | 
                              2nd International Conference on Research in Education
                                  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal 
                               | 
                           
| 2019/05/17 - 2019/05/17 | Moderação de uma mesa redonda:  Entre o pré-escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico: Que consciência histórica?
                                 
                                 http://paracomecar.mozello.pt/
                                  Encontro 
                               | 
                              Para começar, educação histórica dos 3 aos 15...
                                  Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal 
                               | 
                           
| 2019/04/10 - 2019/04/11 | Moderação do grupo de discussão: "A flexibilidade(zação?) curricular: conceções e práticas
                                  Congresso 
                               | 
                              1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico:
                                  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal 
                               | 
                           
| 2018/12/10 - 2018/12/10 | Moderador - Currículo à Mesa: Para lá do que se sabe: (re)descobrir ideologias e currículo
                                  Mesa-redonda 
                               | 
                              Currículo à Mesa: Para lá do que se sabe: (re)descobrir ideologias e currículo
                                  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal 
                               | 
                           
| 2018 - 2018 | Intervenção Junto das Comunidades Ciganas: experiências e desafios (participação como orador convidado numa mesa redonda)
                                  Mesa-redonda 
                               | 
                              Seminário Final do Projeto Europeu PRES | Estratégias de Intervenção com e para as comunidades ciganas
                                  eapm | resite | a3s, Portugal 
                               | 
                           
| 2017 - 2017 | Moderador de sessões paralelas - Porto International Conference on Research in Education
                                  Congresso 
                               | 
                              Porto International Conference on Research in Education
                                  ESE-P.Porto, Portugal 
                               | 
                           
| 2015 - 2015 | Geogebrabook; Geogebra Tube e os Applets no apoio ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Básico
                                  Seminário 
                               | 
                              Ensinar com o Geogebra | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação  | 
                              Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização  | 
                           |
|---|---|---|
| 2021/12/20 | Práticas para a igualdade de género em contexto de Educação de Infância.
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Celina Beatriz Santos Barbosa (Mestrado)
                                  Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2021/12/17 | DigitalizARTE Projeto de Intervenção com formandas da Universidade Popular do Porto
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Inês Margarida Monteiro Gonçalves (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2021/11/24 | A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensino
                                  Presidente do júri 
                               | 
                              Marilvana Giacomelli Tavares (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2021/09/21 | O Decreto-Lei n.º 55/2018 - um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico
                                  Arguente 
                               | 
                              Ana Isabel Campos de Sousa (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2021/09/17 | Aprender a ser professora e a educar com valores
                                  Orientador 
                               | 
                              Inês Massa Cabral (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2021/07/22 | Relatório de Estágio
                                  Arguente 
                               | 
                              Inês de Freitas Machado Faria (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2021/07/22 | Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias – uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone
                                 através de um estudo de caso
                                  Orientador 
                               | 
                              Sofia Marlena da Silva Teixeira (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal 
                              Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal  | 
                           
| 2021/07/21 | Relatório de Estágio
                                  Arguente 
                               | 
                              Catarina Pinto de Aguiar (Mestrado)
                                  Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal 
                               | 
                           
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2021 - Atual | Sensos-e | |
| 2015 - 2015/03/31 | XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (Atas) | 
Comissão de avaliação
| Descrição da atividade Tipo de assessoria  | 
                              Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
|---|---|---|---|
| 2019/09/17 - Atual | Participação na Reunião com docentes do Mestrado em Educação Musical, no âmbito da Visita da Comissão de Avaliação Externa
                                 da A3ES
                                 
                                  Outro 
                               | 
                              Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal | 
Consultoria / Parecer
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021 - Atual | Amigo crítico da Micro-rede de partilhas de práticas - no domínio da Flexibilidade curricular e da educação cidadã - de Vila Nova de Famalicão | |
| 2021 - Atual | Amigo crítico do projeto +Literacia | |
| 2021 - Atual | Amigo crítico da Micro-rede de partilhas de práticas - no domínio da Avaliação pedagógica - de Vila Nova de Famalicão | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2015/12 - Atual | Projeto +Literacia (desenvolvimento das literacias básicas: leitura e escrita; literacia matemática; literacia digital; conhecimento do mundo) em adultos | (Outros) | Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, Portugal | 
| 2020/05/11 - 2020/07/21 | Gestão Flexível do Currículo (CFCAC_6) | Gestão Flexível do Currículo | Porto Editora, Portugal | 
| 2020/05/11 - 2020/07/21 | Gestão Flexível do Currículo (CFCAC_7) | Gestão Flexível do Currículo | Porto Editora, Portugal | 
| 2020/04/13 - 2020/06/23 | Gestão Flexível do Currículo (CFCAC_3) | Gestão Flexível do Currículo (Outros) | Porto Editora, Portugal | 
| 2020/04/13 - 2020/06/23 | Gestão Flexível do Currículo (CFCAC_4) | Gestão Flexível do Currículo (Outros) | Porto Editora, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Métodos e técnicas de estudo para otimizar os apoios | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
| 2015 - 2015 | Filosofia Crianças e Articulação Curricular | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação Associação de Escolas – Vila Nova de Famalicão, Portugal | 
Entrevista (jornal / revista)
| Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
|---|---|---|
| 2017/11 | Entrevista no âmbito da notícia: "Estimular a liberdade de poder assinar por baixo" | Revista Aprender ao Longo da Vida | 
| 2017/03/12 | Entrevista no âmbito da notícia "Albina não precisava de ler para cortar cabeças de peixe. Agora voltou à escola" | Público | 
Entrevista / Programa (rádio / tv)
| Programa | Tema | |
|---|---|---|
| 2017/03/14 - Atual | Grandes Manhãs | Alfabetização | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2012/11 - 2017/07 | Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação  | 
                              Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2019/07/12 - 2019/07/13 | Membro da Comissão Científica do I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais
                                 https://gmaiamarques.wixsite.com/encontroeduchist
                                  Membro 
                               | 
                              Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal  | 
                           
Distinções
            Outra distinção
| 2015 | Menção Honrosa no Prémio Inovação Pedagógica em Ensino à Distância
                                  Instituto Politécnico do Porto, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 | 1.º Prémio no Concurso Literário em Igualdade de Género
                                  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal 
                               | 
                           
