???global.info.a_carregar???
Conceição Siopa tem o Doutoramento em Educação pela Universidade de Aveiro. Profissionalmente, é Leitora de Língua e Cultura Portuguesa pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. Como professora leciona ao nível da graduação (Português III e IV) e da pós-graduação (Desenvolvimento de Materiais Instrucionais e Escrita Académica) e como investigadora tem-se dedicado às áreas da Didática da Língua Portuguesa como Língua Segunda, especialmente ao desenvolvimento de competências de escrita académica em contexto universitário. Neste âmbito, tem participado em conferências nacionais e internacionais, tem pertencido a comissões científicas, tem colaborado em revisão de pares e o seu trabalho tem vindo a ser publicado em livros e revistas da especialidade em Moçambique, Portugal e Brasil. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Português L2; Erros; Escrita; Universidade.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria da Conceição Filipe da Silva Siopa

Nomes de citação

  • Siopa, Conceição

Identificadores de autor

Ciência ID
8718-8C9C-BDAA
ORCID iD
0000-0003-0143-1139

Endereços de correio eletrónico

  • msilvasiopa@camoes.mne.pt (Profissional)
  • msiopa@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Formação
Grau Classificação
2020/02/11
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Para uma modelização didática da escrita académica em português língua segunda" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2000
Concluído
Estudos Portugueses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
Muito Bom
1980 - 1985/07/22
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Especialização em Português
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/09/01 - Atual Leitor (Docente Universitário) Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Universidade Eduardo Mondlane Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Moçambique

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1988 - 1999 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária Braancamp Freire, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2020 Escrita Académica
Investigador
Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira - Universidade Eduardo mondlane, Moçambique
Concluído
2010 - 2015 Didática de Português Língua Segunda
Investigador
Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira - Universidade Eduardo mondlane, Moçambique
Concluído
2003 - 2009 A competência em Português dos estudantes universitários em Moçambique
Investigador
Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira - Universidade Eduardo mondlane, Moçambique
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Siopa, Conceição; Pereira, Luísa Álvares. "Escrever português como segunda língua: perceções e experiências de aprendizagem de estudantes universitários". Indagatio Didactica 9 4 (2017): 351-366. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/1003/814.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Siopa, Conceição. "Aperfeiçoar a escrita em português na universidade em Moçambique". Revista Científica da UEM: Série Letras e Ciências Sociais 1 1 (2015): 52-66. http://www.revistacientifica.uem.mz/index.php/seriec/article/view/94.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Siopa, Conceição. "Improving Portuguese second language writing skills of university students in Moozambique". LED2011: Refereed conference proceedings of the 3rd International Conference on Language, Education and Diversity (2013): 99-118.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Siopa, Conceição. "Uma abordagem da escrita académica em contexto universitário moçambicano como instrumento de desenvolvimento e mobilidade.". In Mobilidade internacional de estudantes do ensino superior na CPLP: questões de língua e cultura., editado por Araújo e Sá, M. H Feytor Pinto, P., & Pinto, S.. Peter Lang, 2023.
    Publicado
  2. Sitoe, Marta; Siopa, Conceição. "Actividades de (re)textualização na escrita académica: descrição e potencialidades pedagógicas". In Língua portuguesa, literatura e formação de leitores, editado por Paulo Serra,; Ana C. Monteiro; Conceição Siopa; José António Marques, 303-332. Leiria, Portugal: Textiverso, Lda, 2021.
    Publicado
  3. Siopa, Conceição; Pereira, Luísa Álvares. "Experiências de ensino da escrita acadêmica na universidade.". In Práticas discursivas em letramento académico: Questões em estudo (vol. 3) - Estudos aplicados à prática da escrita acadêmica: Colocando a mão na massa, editado por Daniela Rodrigues; Jane Silva, 43-83. Belo Horizonte, Brasil: PUC Minas, 2020.
    Publicado
  4. Siopa, Conceição; Pereira, Luísa Álvares. "Ensinar a recensão crítica através da pedagogia do género na universidade em Moçambique,". In Língua e literacia(s) no século XXI – Textos selecionados das 9.as Jornadas da Língua Portuguesa, editado por Conceição Siopa; José Marques; Ana C. Monteiro; Paulo Serra, 174-197. Porto, Portugal: Porto Editora, 2019.
    Publicado
  5. Siopa, Conceição. "Escrever sem papel e corrigir sem caneta: o desenvolvimento da escrita e o uso do e-mail". In Ensino da Língua Portuguesa em Contextos Multilingues e Multiculturais. Textos Selecionados das VIII Jornadas da Língua Portuguesa., editado por Ana C. Monteiro; Conceição Siopa; José Marques; Mónica Bastos, 102-123. Porto, Portugal: Porto Editora, 2017.
    Publicado
  6. Siopa, Conceição. "Competências de escrita no ensino superior e o tratamento do erro em Português L2". In Ensinar a Língua portuguesa em Moçambique: Desafios, possibilidades e constrangimentos. Textos Selecionados das VII Jornadas da Língua Portuguesa, editado por Mónica Bastos; José Marques; Ana C. Monteiro; Conceição Siopa, 99-117. Porto, Portugal: Porto Editora, 2015.
    Publicado
  7. Siopa, Conceição. "Subsídios para uma didáctica da escrita em português L2". In Caderno de Pesquisa nº1: Didáctica do Português L2, editado por Perpétua Gonçalves; Conceição Siopa, 7-15. Maputo, Moçambique: Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira/Universidade Eduardo Mondlane., 2015.
    Publicado
  8. Siopa, Conceição. "Revisão e edição de texto - A gramática e o discurso". In Actas do congresso Portugal e os PALOP: Cooperação na Área da Educação,, 49-64. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2011.
    Publicado
  9. Siopa, Conceição. "Estruturas problemáticas e estratégias de ensino do português na universidade". In O português escrito por estudantes universitários: descrição linguística e estratégias didácticas, editado por Perpétua Gonçalves, 74-103. Maputo, Moçambique: Texto Editora, 2010.
    Publicado
  10. Siopa, Conceição. "Ensino do português na universidade em Moçambique: trabalhos oficinais de gramática.". In XI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística: Textos Seleccionados, editado por Fátima Barbosa; Joaquim Oliveira, 659-674. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Linguística, 2006.
    Publicado
  11. Siopa, Conceição. "A língua portuguesa no ensino universitário em Moçambique: o caso da Universidade Eduardo Mondlane". In Língua Portuguesa e Cooperação para o Desenvolvimento, editado por Maria Helena Mira Mateus; Luísa Teotónio Pereira, 183-197. LISBOA, Portugal: Edições Colibri, 2005.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Siopa, Conceição; Pereira, Luísa Álvares. "Escrita Académica". Trabalho apresentado em I Forum CIDTFF, 2017.
  2. Siopa, Conceição. "Genre-based pedagogy approach to academic writing in Portuguese as a second language". Trabalho apresentado em Writing Research, 2016.
  3. Siopa, Conceição; Justino, Victor Mércia. "Strategies and Materials for Teaching Portuguese as a Second Language". Trabalho apresentado em MATSDA, Applied Linguistics and Materials Development, 2012.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/06/26 Academic Writing at the University in Mozambique ARLE 2019
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/06/22 Recensão Crítica: Configurações e Competências VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/07 Escrita académica: dispositivo didático e sequência de ensino da recensão crítica Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa (SIELP)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/09 Ensinar a recensão através da pedagogia do género na universidade em Moçambique: metodologia e instrumentos Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP)
Escola Superior de Educação/ Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2017/05 Ensinar a recensão através da pedagogia do género na universidade em Moçambique 9.as Jornadas da Língua Portuguesa: ¿Língua e Literacia(s) no Século XXI
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
2016/10 A escrita em português L2 na universidade: investigação e ensino A escrita em português L2 na universidade: investigação e ensino
Universidade Pedagógica (Nampula, Moçambique)
2016/07 Genre-based pedagogy approach to academic writing in Portuguese as a second language Writing Research
Liverpool Hope University (Liverpool, Reino Unido)
2016/07 Escrever português como segunda língua: percepções e experiências de aprendizagem de estudantes universitários Jornadas da Educação
INDE (Maputo, Moçambique)
2015/05 O desenvolvimento da escrita e o uso do e-mail em contexto universitário: escrever sem papel, corrigir sem caneta VIII Jornadas de Língua Portuguesa
Universidade Pedagógica (Nampula, Moçambique)
2014/11 Revisão/reescrita: experiências de investigação e ensino Colóquio Didática de Português L2 e LE
Centro Camões (Vigo)
2014/05 Didáctica da escrita: centrar o ensino no desenvolvimento de competências Escrever, Ensinar, Traduzir
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
2013/05 Competências de escrita no ensino superior e o tratamento do erro em português L2 VII Jornadas da Língua Portuguesa
Universidade Pedagógica da Beira (Beira, Moçambique)
2013/04 Pesquisa em ensino de línguas: análise e quantificação de dados Oficina de investigação
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo)
2012/06 Materials development for Portuguese second language (PL2) teaching and learning at the university level in Mozambique Applied Linguistics and Materials Development
Universidade de Limerick (Limerick, Irlanda)
2011/11 Improving Portuguese second language writing skills of university students in Mozambique Language, Education and Diversity,
Universidade de Auckland (Auckland, Nova Zelândia)
2010/03 Revisão e edição de texto: a gramática, o vocabulário e o discurso, Portugal e os PALOP: Cooperação na Área da Educação
ISCTE (Lisboa, Portugal)
2009/09 Estratégias de revisão e edição de textos: correção vs codificação IV Jornadas de Língua Portuguesa
Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais (Maputo, Moçambique)
2007/11 Investigação e prática pedagógica na aula de Português 9ª conferência da LASU Linguística, Diversidade Cultural e Integração Regional
Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais (Maputo, Moçambique)
2005 Ensino do português na universidade em Moçambique: trabalhos oficinais de gramática XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Porto (Porto)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/09/05 Monotongação dos ditongos orais decrescentes no Português de Moçambique - língua segunda
Presidente do júri
Luís António Chaúque (Mestrado)
2023/09/01 Ensino da colocação pronominal: subsídios para uma intervenção didáctica aplicada ao ensino secundário geral.
Orientador
António Marcos Nhaguilunguane (Mestrado)
Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
2022/01/06 Erros ortográficos de consoantes obstruentes do português de alunos moçambicanos que têm emakhuwa como língua materna
Arguente
Carlos António Nhaca Zimba (Doutoramento)
Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
2020 Ensino da Escrita através do Texto Expositivo-Argumentativo: Análise das Estratégias Metodológicas dos Professores do Ensino Secundário Geral de Moçambique
Arguente
Eugénio Matusse (Mestrado)
Universidade Eduardo Mondlane Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Moçambique

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - 2019 Discurso Académico: Uma Área em Construção Universidade de Coimbra Escola Superior de Educação

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, Série Letras e Ciências Sociais Universidade Eduardo Mondlane

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Escrita Académica Ensino de Português Língua Segunda (Master) Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
2015 - Atual Desenho de Materiais Instrucionais Ensino de Português Língua Segunda (Master) Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
2005 - Atual Português III e IV Ensino de Português (Licenciatura) Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
Distinções

Prémio

2012 Strategies and Materials for Teaching Portuguese as a Second Language (póster)
Cambridge University Press, Reino Unido