???global.info.a_carregar???
Conceição Siopa tem o Doutoramento em Educação pela Universidade de Aveiro. Profissionalmente, é Leitora de Língua e Cultura Portuguesa pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. Como professora leciona ao nível da graduação (Português III e IV) e da pós-graduação (Desenvolvimento de Materiais Instrucionais e Escrita Académica) e como investigadora tem-se dedicado às áreas da Didática da Língua Portuguesa como Língua Segunda, especialmente ao desenvolvimento de competências de escrita académica em contexto universitário. Neste âmbito, tem participado em conferências nacionais e internacionais, tem pertencido a comissões científicas, tem colaborado em revisão de pares e o seu trabalho tem vindo a ser publicado em livros e revistas da especialidade em Moçambique, Portugal e Brasil. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Português L2; Erros; Escrita; Universidade.
Identification

Personal identification

Full name
Maria da Conceição Filipe da Silva Siopa

Citation names

  • Siopa, Conceição

Author identifiers

Ciência ID
8718-8C9C-BDAA
ORCID iD
0000-0003-0143-1139

Email addresses

  • msilvasiopa@camoes.mne.pt (Professional)
  • msiopa@gmail.com (Personal)

Websites

Knowledge fields

  • Humanities - Languages and Literatures - Linguistics
Education
Degree Classification
2020/02/11
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Para uma modelização didática da escrita académica em português língua segunda" (THESIS/DISSERTATION)
2000
Concluded
Estudos Portugueses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
Muito Bom
1980 - 1985/07/22
Concluded
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Major in Português
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
14
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
1999/09/01 - Current Lecturer (University Teacher) Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Universidade Eduardo Mondlane Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Mozambique

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1988 - 1999 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária Braancamp Freire, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2016 - 2020 Escrita Académica
Researcher
Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira - Universidade Eduardo mondlane, Mozambique
Concluded
2010 - 2015 Didática de Português Língua Segunda
Researcher
Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira - Universidade Eduardo mondlane, Mozambique
Concluded
2003 - 2009 A competência em Português dos estudantes universitários em Moçambique
Researcher
Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira - Universidade Eduardo mondlane, Mozambique
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Siopa, Conceição. "Uma abordagem da escrita académica em contexto universitário moçambicano como instrumento de desenvolvimento e mobilidade.". In Mobilidade internacional de estudantes do ensino superior na CPLP: questões de língua e cultura., edited by Araújo e Sá, M. H Feytor Pinto, P., & Pinto, S.. Peter Lang, 2023.
    Published
  2. Sitoe, Marta; Siopa, Conceição. "Actividades de (re)textualização na escrita académica: descrição e potencialidades pedagógicas". In Língua portuguesa, literatura e formação de leitores, edited by Paulo Serra,; Ana C. Monteiro; Conceição Siopa; José António Marques, 303-332. Leiria, Portugal: Textiverso, Lda, 2021.
    Published
  3. Siopa, Conceição; Pereira, Luísa Álvares. "Experiências de ensino da escrita acadêmica na universidade.". In Práticas discursivas em letramento académico: Questões em estudo (vol. 3) - Estudos aplicados à prática da escrita acadêmica: Colocando a mão na massa, edited by Daniela Rodrigues; Jane Silva, 43-83. Belo Horizonte, Brazil: PUC Minas, 2020.
    Published
  4. Siopa, Conceição; Pereira, Luísa Álvares. "Ensinar a recensão crítica através da pedagogia do género na universidade em Moçambique,". In Língua e literacia(s) no século XXI – Textos selecionados das 9.as Jornadas da Língua Portuguesa, edited by Conceição Siopa; José Marques; Ana C. Monteiro; Paulo Serra, 174-197. Porto, Portugal: Porto Editora, 2019.
    Published
  5. Siopa, Conceição. "Escrever sem papel e corrigir sem caneta: o desenvolvimento da escrita e o uso do e-mail". In Ensino da Língua Portuguesa em Contextos Multilingues e Multiculturais. Textos Selecionados das VIII Jornadas da Língua Portuguesa., edited by Ana C. Monteiro; Conceição Siopa; José Marques; Mónica Bastos, 102-123. Porto, Portugal: Porto Editora, 2017.
    Published
  6. Siopa, Conceição. "Competências de escrita no ensino superior e o tratamento do erro em Português L2". In Ensinar a Língua portuguesa em Moçambique: Desafios, possibilidades e constrangimentos. Textos Selecionados das VII Jornadas da Língua Portuguesa, edited by Mónica Bastos; José Marques; Ana C. Monteiro; Conceição Siopa, 99-117. Porto, Portugal: Porto Editora, 2015.
    Published
  7. Siopa, Conceição. "Subsídios para uma didáctica da escrita em português L2". In Caderno de Pesquisa nº1: Didáctica do Português L2, edited by Perpétua Gonçalves; Conceição Siopa, 7-15. Maputo, Mozambique: Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira/Universidade Eduardo Mondlane., 2015.
    Published
  8. Siopa, Conceição. "Revisão e edição de texto - A gramática e o discurso". In Actas do congresso Portugal e os PALOP: Cooperação na Área da Educação,, 49-64. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2011.
    Published
  9. Siopa, Conceição. "Estruturas problemáticas e estratégias de ensino do português na universidade". In O português escrito por estudantes universitários: descrição linguística e estratégias didácticas, edited by Perpétua Gonçalves, 74-103. Maputo, Mozambique: Texto Editora, 2010.
    Published
  10. Siopa, Conceição. "Ensino do português na universidade em Moçambique: trabalhos oficinais de gramática.". In XI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística: Textos Seleccionados, edited by Fátima Barbosa; Joaquim Oliveira, 659-674. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Linguística, 2006.
    Published
  11. Siopa, Conceição. "A língua portuguesa no ensino universitário em Moçambique: o caso da Universidade Eduardo Mondlane". In Língua Portuguesa e Cooperação para o Desenvolvimento, edited by Maria Helena Mira Mateus; Luísa Teotónio Pereira, 183-197. LISBOA, Portugal: Edições Colibri, 2005.
    Published
Conference poster
  1. Siopa, Conceição; Pereira, Luísa Álvares. "Escrita Académica". Paper presented in I Forum CIDTFF, 2017.
  2. Siopa, Conceição. "Genre-based pedagogy approach to academic writing in Portuguese as a second language". Paper presented in Writing Research, 2016.
  3. Siopa, Conceição; Justino, Victor Mércia. "Strategies and Materials for Teaching Portuguese as a Second Language". Paper presented in MATSDA, Applied Linguistics and Materials Development, 2012.
Journal article
  1. Siopa, Conceição; Pereira, Luísa Álvares. "Escrever português como segunda língua: perceções e experiências de aprendizagem de estudantes universitários". Indagatio Didactica 9 4 (2017): 351-366. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/1003/814.
    Open access • Published
  2. Siopa, Conceição. "Aperfeiçoar a escrita em português na universidade em Moçambique". Revista Científica da UEM: Série Letras e Ciências Sociais 1 1 (2015): 52-66. http://www.revistacientifica.uem.mz/index.php/seriec/article/view/94.
    Open access • Published
  3. Siopa, Conceição. "Improving Portuguese second language writing skills of university students in Moozambique". LED2011: Refereed conference proceedings of the 3rd International Conference on Language, Education and Diversity (2013): 99-118.
    Published
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2019/06/26 Academic Writing at the University in Mozambique ARLE 2019
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/06/22 Recensão Crítica: Configurações e Competências VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/07 Escrita académica: dispositivo didático e sequência de ensino da recensão crítica Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa (SIELP)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/09 Ensinar a recensão através da pedagogia do género na universidade em Moçambique: metodologia e instrumentos Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP)
Escola Superior de Educação/ Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2017/05 Ensinar a recensão através da pedagogia do género na universidade em Moçambique 9.as Jornadas da Língua Portuguesa: ¿Língua e Literacia(s) no Século XXI
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Mozambique)
2016/10 A escrita em português L2 na universidade: investigação e ensino A escrita em português L2 na universidade: investigação e ensino
Universidade Pedagógica (Nampula, Mozambique)
2016/07 Genre-based pedagogy approach to academic writing in Portuguese as a second language Writing Research
Liverpool Hope University (Liverpool, United Kingdom)
2016/07 Escrever português como segunda língua: percepções e experiências de aprendizagem de estudantes universitários Jornadas da Educação
INDE (Maputo, Mozambique)
2015/05 O desenvolvimento da escrita e o uso do e-mail em contexto universitário: escrever sem papel, corrigir sem caneta VIII Jornadas de Língua Portuguesa
Universidade Pedagógica (Nampula, Mozambique)
2014/11 Revisão/reescrita: experiências de investigação e ensino Colóquio Didática de Português L2 e LE
Centro Camões (Vigo)
2014/05 Didáctica da escrita: centrar o ensino no desenvolvimento de competências Escrever, Ensinar, Traduzir
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Mozambique)
2013/05 Competências de escrita no ensino superior e o tratamento do erro em português L2 VII Jornadas da Língua Portuguesa
Universidade Pedagógica da Beira (Beira, Mozambique)
2013/04 Pesquisa em ensino de línguas: análise e quantificação de dados Oficina de investigação
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo)
2012/06 Materials development for Portuguese second language (PL2) teaching and learning at the university level in Mozambique Applied Linguistics and Materials Development
Universidade de Limerick (Limerick, Ireland)
2011/11 Improving Portuguese second language writing skills of university students in Mozambique Language, Education and Diversity,
Universidade de Auckland (Auckland, New Zealand)
2010/03 Revisão e edição de texto: a gramática, o vocabulário e o discurso, Portugal e os PALOP: Cooperação na Área da Educação
ISCTE (Lisboa, Portugal)
2009/09 Estratégias de revisão e edição de textos: correção vs codificação IV Jornadas de Língua Portuguesa
Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais (Maputo, Mozambique)
2007/11 Investigação e prática pedagógica na aula de Português 9ª conferência da LASU Linguística, Diversidade Cultural e Integração Regional
Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais (Maputo, Mozambique)
2005 Ensino do português na universidade em Moçambique: trabalhos oficinais de gramática XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Porto (Porto)

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/09/05 Monotongação dos ditongos orais decrescentes no Português de Moçambique - língua segunda
President of the jury
Luís António Chaúque (Master)
2023/09/01 Ensino da colocação pronominal: subsídios para uma intervenção didáctica aplicada ao ensino secundário geral.
Supervisor
António Marcos Nhaguilunguane (Master)
Universidade Eduardo Mondlane, Mozambique
2022/01/06 Erros ortográficos de consoantes obstruentes do português de alunos moçambicanos que têm emakhuwa como língua materna
(Thesis) Arguer
Carlos António Nhaca Zimba (PhD)
Universidade Eduardo Mondlane, Mozambique
2020 Ensino da Escrita através do Texto Expositivo-Argumentativo: Análise das Estratégias Metodológicas dos Professores do Ensino Secundário Geral de Moçambique
(Thesis) Arguer
Eugénio Matusse (Master)
Universidade Eduardo Mondlane Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Mozambique

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2019 - 2019 Discurso Académico: Uma Área em Construção Universidade de Coimbra Escola Superior de Educação

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2020 - Current Escrita Académica Ensino de Português Língua Segunda (Master) Universidade Eduardo Mondlane, Mozambique
2015 - Current Desenho de Materiais Instrucionais Ensino de Português Língua Segunda (Master) Universidade Eduardo Mondlane, Mozambique
2005 - Current Português III e IV Ensino de Português (Licenciatura) Universidade Eduardo Mondlane, Mozambique

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2020 - Current Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, Série Letras e Ciências Sociais Universidade Eduardo Mondlane
Distinctions

Award

2012 Strategies and Materials for Teaching Portuguese as a Second Language (póster)
Cambridge University Press, United Kingdom