Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Raquel Carinhas
Nomes de citação
- Carinhas, Raquel
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 861E-C02D-FC03
- ORCID iD
- 0000-0001-9234-2435
Endereços de correio eletrónico
- raquelcarinhas@ipb.pt (Profissional)
Moradas
- Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança no Campus de Santa Apolónia, 5300-253, Bragança, Bragança, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Alemão | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Latim | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/01/26
Concluído
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Educação para o plurilinguismo: um projeto na interface escola, museus e famílias" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção e louvor |
2012/07/27
Concluído
|
Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"O processo de revisão da escrita em português língua estrangeira: propostas didáticas para o tratamento do erro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2006/06/16
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Especialização em Licenciatura em Ramo de Formação Educacional
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2004/08/02
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2006/09/01 - 2024/08/31 | Leitor (Docente Universitário) | Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/12 - 2024/08 | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
Centro de Língua Portuguesa Camões-Udelar, Uruguai | ||
2022/03 - 2024/03 | Presidente | European Union National Institutes for Culture, Bélgica |
Cluster EUNIC-Montevideo, Uruguai | ||
2016/05 - 2017/05 | Presidente | European Union National Institutes for Culture, Bélgica |
Cluster EUNIC-Montevideo, Uruguai |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02/01 - 2024/08/31 | Coordenadora do Local de Aplicação de Exames de Português na Embaixada de Portugal em Montevideu | Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
Embaixada de Portugal em Montevideu, Uruguai | ||
2006/09/01 - 2024/08/31 | Encarregada dos Assuntos Culturais | Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
Embaixada de Portugal em Montevideu, Uruguai |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/10/01 - Atual | BOLD- Building on Linguistic and Cultural Diversity for social action within and beyond European universities
Investigador
Universität Hamburg, Alemanha
Universidade de Aveiro, Portugal Rijksuniversiteit Groningen, Países Baixos Universidad Autónoma de Madrid Facultad de Formación de Profesorado y Educación, Espanha Aix-Marseille Université - Campus d'Aix-en-Provence, França |
Erasmus Plus
Em curso
|
2019 - 2022 | LOCALL - LOcal Linguistic Landscapes for global language education in the school context
Investigador
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - Atual | Vozes das Margens - un documental sobre el portugués uruguayo
N/A
Investigador
The University of Arizona, Estados Unidos
|
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Instituto Guimarães Rosa Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/12/02 | Promoting culturally and linguistically responsive teaching in initial teacher education programmes at the University of Aveiro | SRHE International Conference 2024 : Higher Education: A Place for Activism and Resistance?
East Midlands Conference Centre (Nottingham, Reino Unido)
|
2024/11/29 | C.Art.ographisations sensibles comme reliance en didactique | Colloque du DILTEC: La relation en didactique des langues
Sorbonne Nouvelle (Paris, França)
|
2024/07/22 | Quando falo portuñol na minha cabeça tenho a minha família: o documentário sociolinguístico como celebração do português de fronteira | XIV Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/05/23 | Mi calle favorita |
Organización de los Estados Ibero-americanos (Assunção, Paraguai)
|
2022/11/18 | Multicentrer la didactique des plurilinguismes : un regard en trois volets sur une expérience de recherche participative liant école, familles, musées et chercheures. |
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/09/27 | Plurilinguismos indígenas: experiências etnográficas conectando escolas, famílias e museus. |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
|
2022/09/10 | Plurilinguismos e paisagens identitárias na reconfiguração multimodal e imaginária da Ciudad Vieja: um projeto educativo implementado entre a escola, as famílias e os museus. |
CERP - NORTE (Rivera, Uruguai)
|
2022/07/06 | Las ganas de estar juntos: um olhar sobre as redes desde a relacionalidade |
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021/07/10 | Mi calle favorita: linguistic multimodal landscapes in a plurilingual project with School, Families and Museums |
Universidade de Varsóvia (Varsóvia, Polónia)
|
2021/07/06 | Plurilinguismes indigènes : interventions multimodales et identitaires au musée et à l’école. Une étude ethnographique avec enfants, familles et musées en Uruguay. |
Universidade de Salónica (Salónica, Grécia)
|
2021/07/06 | A sustentabilidade da investigação sob o prisma da responsabilidade social: a experiência de uma rede educativa intercultural |
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021/04/30 | Plurilinguismes, paysages linguistiques et constructions identitaires : une approche éducative multi-située |
University of Ottawa (Ottawa, Canadá)
|
2021/04/17 | Interpelações ao conceito de ‘responsabilidade social’ desde uma experiência de investigação com uma rede educativa intercultural |
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2020/11/27 | Pelas línguas da cidade: o espaço urbano mobilizador de aprendizagens plurilingues |
Instituto Português do Oriente (Macau, China)
|
2020/10/14 | Ciudad Vieja - mapas lingüísticos: o uso de tecnologias digitais num projeto plurilingue entre escola, museus e famílias |
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2016/10/08 | O Eu e o Outro: representações da lusofonia em estudantes uruguaios de português | Noveno Foro de Lenguas de ANEP
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
|
2015/11/12 | Fronteiras e representações culturais da lusofonia | IV Congresso da Sociedad Extremeña de Estudios Portugueses y de la Lusofonía (SEEPLU): Cartografias do português. Literatura,
língua, cultura e didática nos espaços lusófonos
Universidade da Estremadura (Cáceres, Espanha)
|
2015/10/10 | Novas abordagens da gramática. A consciência metalinguística na produção escrita | Octavo Foro de Lenguas de ANEP
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
|
2015/10/08 | Como me/te vejo. Representaciones de la lusofonia en estudiantes de portugués |
Universidad de la República (Montevideu, Uruguai)
|
2014/10/13 | Variedades do português e a formação de professores | Séptimo Foro de Lenguas de ANEP
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
|
2013/10/12 | O processo de revisão de escrita em português. | Sexto Foro de Lenguas de ANEP
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
|
2013/10/09 | Reflexiones y vivencias del Culturafest |
Universidad de la República (Montevideu, Uruguai)
|
2012/10/13 | Projeto Avós e Netos |
Casa de Portugal em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
|
2012/05/07 | Utopías y distopías en la narrativa contemporánea africana | Seminário Preparatório do FESTLATINO
Centro Cultural de Espanha (Montevideu, Uruguai)
|
2011/11/14 | Bom dia, camaradas de Ondjaki: a leitura da obra literária na aula de português língua estrangeira. Percursos didáticos | II Jornadas- Descobrindo Culturas em Português
Universidad Nacional de Cordoba (Córdoba, Argentina)
|
2011/11/09 | La transferencia en el aprendizaje del portugués lengua extranjera |
Universidad de la República (Montevideu, Uruguai)
|
2011/10/09 | A transferência na aprendizagem de português língua estrangeira. Estudo de caso |
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
|
2010/10/10 | Desenvolver a competência de produção oral. O caso da dêixis e dos actos ilocutórios |
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
|
2010/10/08 | El lugar de la gramática en la enseñanza de la lengua materna y las lenguas extranjeras (painel) | Tercer Foro de Lenguas de ANEP
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
|
2010/06/02 | A gramática do texto na aula de PLE: bases teóricas e práticas para o desenvolvimento da competência de produção escrita |
Instituto Superior em Línguas Vivas Juan Ramón Fernández (Buenos Aires, Argentina)
|
2009/06/06 | La traducción: el panorama portugués | I Encuentro Internacional de Traductores en Lenguas Occidentales y Orientales
Academia Peruana de Traducción (Lima, Peru)
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/09/08 - 2023/12/08 | Consultora - especialista de português do Instituto Nacional de Avaliação Educativa do Uruguai. Projeto: responsável pela revisão científico-linguística das provas de português de Certificação da Formação Docente do Uruguai. DocenteAcreditado. | Instituto Nacional de Evaluación Educativa, Uruguai |
2023 - 2023 | Especialista avaliadora de projetos de iniciação à investigação da Comisión Sectorial de Investigación de la Universidad de la República. | Universidad de la República Comisión Sectorial de Investigación, Uruguai |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/09/16 - 2025/02/15 | Conversação I | Licenciatura em Relações Lusófonas e Língua Portuguesa (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2024/09/16 - 2025/02/15 | Conversação | Curso não conferente de grau (Outros) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2024/09/16 - 2025/01/24 | Técnicas de Expressão Escrita | Licenciatura em Relações Lusófonas e Língua Portuguesa (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2024/09/09 - 2024/09/20 | Curso Intensivo de Português A1.1. | Cursos livres de língua (Outros) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2024/03/06 - 2024/07/31 | Compreensão leitora em português -orientada ao direito 1 | Licenciaturas em Direito e Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai |
2024/07/01 - 2024/07/05 | El portugués uruguayo como territorio de exploración didáctica en lenguas y en artes. | Curso de educação permanente (Outros) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
2023/08/01 - 2023/12/22 | Compreensão leitora em português orientada ao direito 2 | Licenciaturas em Direito e em Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai |
2023/03/01 - 2023/07/31 | Compreensão leitora em português -orientada ao direito 1 | Licenciaturas em Direito e Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai |
2022/08/01 - 2022/12/22 | Compreensão leitora em português orientada ao direito 2 | Licenciaturas em Direito e em Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai |
2022/03/01 - 2022/07/31 | Compreensão leitora em português -orientada ao direito 1 | Licenciaturas em Direito e Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai |
2021/08/01 - 2021/12/22 | Compreensão leitora em português orientada ao direito 2 | Licenciaturas em Direito e Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai |
2021/03/01 - 2021/07/31 | Compreensão leitora em português -orientada ao direito 1 | Licenciaturas em Direito e em Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai |
2021/03/01 - 2021/07/07 | Temas de gramática do português | Licenciatura em Linguística (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
2020/08/01 - 2020/12/22 | Compreensão leitora em português orientada ao direito 2 | Licenciaturas em Direito e em Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai |
2020/03/01 - 2020/07/31 | Compreensão leitora em português -orientada ao direito 1 | Licenciaturas em Direito e em Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai |
2020/01/01 - 2020/07/08 | Morfossintaxe do Português | Licenciatura em Linguística (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
2019/03/01 - 2019/07/07 | Morfossintaxe do Português | Licenciatura em Linguística (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
2018/03/01 - 2018/07/08 | Morfossintaxe do Português | Licenciatura em Linguística (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
2017/03/01 - 2017/07/06 | Morfossintaxe do Português | Licenciatura em Linguística (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
2015/03/01 - 2015/07/08 | Morfossintaxe do Português | Licenciatura em Linguística (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
2014/03/01 - 2014/07/08 | Morfossintaxe do Português | Licenciatura em Linguística (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
2013/03/01 - 2013/07/08 | Morfossintaxe do Português | Licenciatura em Linguística - opção docência do português (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
2012/03/01 - 2012/07/06 | Morfossintaxe do Português | Licenciatura em Linguística - opção docência do português (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
2011/03/01 - 2011/07/06 | Morfossintaxe do Português | Licenciatura em Linguística - opção docência do português (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
2010/09/24 - 2010/09/25 | Variedades do Português – A Língua Portuguesa: Unidade e Diversidade | (Outros) | Escuela Normal Superior en Lenguas Vivas Sofía Esther Broquen de Spangenberg, Argentina |
2010/03/01 - 2010/07/06 | Morfossintaxe do Português | Licenciatura em Linguística - Opção docência do português (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
2009/10/16 - 2009/10/17 | Curso intensivo de formação de professores de português língua estrangeira “Como abordar a gramática na aula de PLE?” | Curso de Atualização de Professores de PLE (Outros) | Escuela Normal Superior en Lenguas Vivas Sofía Esther Broquen de Spangenberg, Argentina |
2009/03/01 - 2009/07/08 | Português III | (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
2009/03/01 - 2009/07/06 | Morfossintaxe do Português | Licenciatura em Linguística - Opção docência do português (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
2008/03/01 - 2008/07/08 | Morfossintaxe do Português | Licenciatura em Linguística - Opção docência do português (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
2008/03/13 - 2008/03/15 | Taller de Mejoramiento de Didáctica de Lenguas Extranjeras | (Outros) | Academia Dante Alliguieri, Costa Rica |
2008/03/10 - 2008/03/12 | Taller de Mejoramiento de Didáctica de Lenguas Extranjeras | (Outros) | Universidad de San Carlos de Guatemala, Guatemala |
2007/03/01 - 2007/07/08 | Morfossintaxe do Português | Licenciatura em Linguística - opção docência do português (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024/07 - Atual | LabELing - Laboratório de Educação às Línguas é uma estutura do CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia para a Formação de Formadores do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. A sua missão assenta numa perspetiva de formação dos sujeitos enquanto atores sociais que convivem e agem num mundo de complexidade e diversidade, para uma literacia plurilingue e intercultural que conduza a práticas comunicativas potenciadoras de identidades mais solidárias e plurais. | Membro e investigadora integrada doutorada |
2023/05 - 2024/07 | LabELing - Laboratório de Educação às Línguas é uma estutura do CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia para a Formação de Formadores do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. A sua missão assenta numa perspetiva de formação dos sujeitos enquanto atores sociais que convivem e agem num mundo de complexidade e diversidade, para uma literacia plurilingue e intercultural que conduza a práticas comunicativas potenciadoras de identidades mais solidárias e plurais. | Membro e investigadora colaboradora doutorada |
2021 - 2023 | LabELing - Laboratório de Educação às Línguas é uma estutura do CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia para a Formação de Formadores do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. A sua missão assenta numa perspetiva de formação dos sujeitos enquanto atores sociais que convivem e agem num mundo de complexidade e diversidade, para uma literacia plurilingue e intercultural que conduza a práticas comunicativas potenciadoras de identidades mais solidárias e plurais. | Membro e investigadora integrada não doutorada |
2018 - 2020 | LALE - Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras), estrutura de investigação, formação e intervenção do CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia para a Formação de Formadores no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro | Membro e investigadora integrada não doutorada |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07/28 - 2023/07/28 | Arguente das provas públicas de defesa de projeto de doutoramento de LUÍS DANTAS no âmbito do Programa Doutoral em Educação. Título: Correntes do encontro: percursos multimodais através da paisagem linguística da cidade de Aveiro. | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2021 | Nomeada para a categoria de “Melhor comunicação” - V ENJIE: Investigação em Educação
Universidade de Aveiro, Portugal
|