???global.info.a_carregar???
I am an Adjunct Professor at the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança since September 2024. From 2006 to 2024, I was a Lecturer for Camões - Institute for Cooperation and Language at the Faculty of Sciences and Humanities of the University of the Republic, in Uruguay. I have a PhD in Education from the University of Aveiro, where I am also a researcher at the Center for Research in Didactics and Technology in the Training of Trainers (CIDTFF). My main interests are plurilingualism, hope-based collaborations between schools, families, communities, museums and cultural institutions, participatory and (auto)ethnographic research, creative and visual research methods, learning and teaching Portuguese as a foreign/second language, Portuguese as a border language.
Identification

Personal identification

Full name
Raquel Carinhas

Citation names

  • Carinhas, Raquel

Author identifiers

Ciência ID
861E-C02D-FC03
ORCID iD
0000-0001-9234-2435

Email addresses

  • raquelcarinhas@ipb.pt (Professional)

Addresses

  • Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança no Campus de Santa Apolónia, 5300-253, Bragança, Bragança, Portugal (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Humanities - Languages and Literatures - Specific Languages

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
Spanish; Castilian Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
French Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
English Upper intermediate (B2) Proficiency (C2) Upper intermediate (B2) Proficiency (C2) Advanced (C1)
German Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2)
Latin Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2023/01/26
Concluded
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Major in Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Educação para o plurilinguismo: um projeto na interface escola, museus e famílias" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com distinção e louvor
2012/07/27
Concluded
Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"O processo de revisão da escrita em português língua estrangeira: propostas didáticas para o tratamento do erro" (THESIS/DISSERTATION)
19
2006/06/16
Concluded
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Major in Licenciatura em Ramo de Formação Educacional
Universidade de Lisboa, Portugal
2004/08/02
Concluded
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
16
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2024/09/01 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2006/09/01 - 2024/08/31 Lecturer (University Teacher) Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2021/12 - 2024/08 Manager of Laboratory, Institute, Museum, Centre or Observatory Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Centro de Língua Portuguesa Camões-Udelar, Uruguay
2022/03 - 2024/03 President European Union National Institutes for Culture, Belgium
Cluster EUNIC-Montevideo, Uruguay
2016/05 - 2017/05 President European Union National Institutes for Culture, Belgium
Cluster EUNIC-Montevideo, Uruguay

Others

Category
Host institution
Employer
2022/02/01 - 2024/08/31 Coordenadora do Local de Aplicação de Exames de Português na Embaixada de Portugal em Montevideu Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Embaixada de Portugal em Montevideu, Uruguay
2006/09/01 - 2024/08/31 Encarregada dos Assuntos Culturais Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Embaixada de Portugal em Montevideu, Uruguay
Projects

Contract

Designation Funders
2023/10/01 - Current BOLD- Building on Linguistic and Cultural Diversity for social action within and beyond European universities
Researcher
Universität Hamburg, Germany

Universidade de Aveiro, Portugal

Rijksuniversiteit Groningen, Netherlands

Universidad Autónoma de Madrid Facultad de Formación de Profesorado y Educación, Spain

Aix-Marseille Université - Campus d'Aix-en-Provence, France
Erasmus Plus
Ongoing
2019 - 2022 LOCALL - LOcal Linguistic Landscapes for global language education in the school context
Researcher
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluded

Other

Designation Funders
2021/01/01 - Current Vozes das Margens - un documental sobre el portugués uruguayo
N/A
Researcher
The University of Arizona, United States
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Instituto Guimarães Rosa
Ongoing
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Araújo e Sá, Maria Helena; Carinhas, Raquel; Melo-Pfeifer, Sílvia; Simões, Ana Raquel. "The Co-Construction of the Concept “Linguistic Landscape” by Language Educators in an Online Course". In Linguistic Landscapes in Language and Teacher Education, 223-239. Springer International Publishing, 2023.
    Published • 10.1007/978-3-031-22867-4_12
Conference paper
  1. Lourenço, Mónica; Melo-Pfeifer, Sílvia; Neves, Alexandra das; Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Batista, Bruna; Martins, Filomena; et al. "The LoCALL App: learning to “read” the world while playing with linguistic landscapes". 2021.
  2. Carinhas, Raquel; Araújo e Sá, Maria Helena; Moore, Danièle. "Plurilinguismes et partenariats éducatifs école, famille et institutions muséales: une recension des études pour de nouveaux questionnements". 2019.
Journal article
  1. Raquel Carinhas; Maria Helena Araújo e Sá; Danièle Moore. "Vivre le plurilinguisme au/par le musée :". Babylonia Journal of Language Education (2023): http://dx.doi.org/10.55393/babylonia.v3i.293.
    10.55393/babylonia.v3i.293
  2. Raquel Carinhas; Maria Helena Araújo e Sá; Danièle Moore. "Re-voicing conceptualizations of plurilingual education: ‘El plurilingüismo, este concepto de … ¿cómo se puede decir?’". Journal of Multicultural Discourses (2023): https://doi.org/10.1080/17447143.2023.2207094.
    10.1080/17447143.2023.2207094
  3. Raquel Carinhas; Maria Helena Araújo e Sá; Danièle Moore. "Plurilinguismes, paysages linguistiques et constructions identitaires : une approche éducative pluri-située et multi-sites". OLBI Journal (2022): https://doi.org/10.18192/olbij.v12i1.5993.
    10.18192/olbij.v12i1.5993
  4. Raquel Carinhas; Maria Helena Araújo e Sá; Sílvia Melo-Pfeifer. "De la rue aux pupitres : l’éducation au plurilinguisme à travers les paysages linguistiques vue par les enseignants de langues". Recherches en didactique des langues et des cultures 20-1 20-1 (2022): http://dx.doi.org/10.4000/rdlc.11637.
    10.4000/rdlc.11637
  5. "Mi calle favorita: a reconstrução multimodal da paisagem da Ciudad Vieja de Montevideu num projeto plurilíngue entre a escola, os museus e as famílias". Domínios de Lingu@gem (2020): http://dx.doi.org/10.14393/dl44-v14n4a2020-2.
    10.14393/dl44-v14n4a2020-2
  6. "Le partenariat comme déclencheur de la recherche participative dans un projet école-musée-famille pour/par le plurilinguisme". Recherches en didactique des langues et des cultures (2020): http://dx.doi.org/10.4000/rdlc.8112.
    10.4000/rdlc.8112
Report
  1. Benitez,María; Carinhas, Raquel; Cartagena, Lorena; Fernández, Natalia; Gutiérrez, Verónica; Haretche, Carmen; Lorenzo, Patricia; et al. 2023. Informe de resultados de DocenteAcreditado 2023. www.ineed.edu.uy/images/publicaciones/ docenteacreditado/informe-resultados-docenteacreditado-2023.pdf.
Thesis / Dissertation
  1. Carinhas, Raquel João de Almeida Santos Gonçalves. "Educação para o plurilinguismo: um projeto na interface escola, museus e famílias". PhD, 2023. http://hdl.handle.net/10773/36450.
  2. Raquel João de Almeida Santos Gonçalves Carinhas. "O processo de revisão da escrita em português língua estrangeira: propostas didáticas para o tratamento do erro". Master, 2012. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/76050.

Other

Other output
  1. A LoCALL App: um recurso digital desenvolvido em parceria. | The LoCALL App: a digital resource developed in partnership with. Lourenço, M. , Melo-Pfeifer, S. , Laranjeiro, D. , Laranjeiro, J. , Pombo, L. , Mouta, L. , et al.. (2022). A LoCALL App: um recurso digital desenvolvido em parceria. VI Fórum CIDTFF: CIDTFF e parceiros não académicos - que relações e com que finalidades. Aveiro: CIDTFF-UA. 2022. Lourenço, Mónica; Melo-Pfeifer, Sílvia; Laranjeiro, Dionísia; João Laranjeiro; Pombo, Lucia; Luís Mouta; Marques, Margarida M.; et al.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/12/02 Promoting culturally and linguistically responsive teaching in initial teacher education programmes at the University of Aveiro SRHE International Conference 2024 : Higher Education: A Place for Activism and Resistance?
East Midlands Conference Centre (Nottingham, United Kingdom)
2024/11/29 C.Art.ographisations sensibles comme reliance en didactique Colloque du DILTEC: La relation en didactique des langues
Sorbonne Nouvelle (Paris, France)
2024/07/22 Quando falo portuñol na minha cabeça tenho a minha família: o documentário sociolinguístico como celebração do português de fronteira XIV Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/05/23 Mi calle favorita
Organización de los Estados Ibero-americanos (Assunção, Paraguay)
2022/11/18 Multicentrer la didactique des plurilinguismes : un regard en trois volets sur une expérience de recherche participative liant école, familles, musées et chercheures.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/09/27 Plurilinguismos indígenas: experiências etnográficas conectando escolas, famílias e museus.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brazil)
2022/09/10 Plurilinguismos e paisagens identitárias na reconfiguração multimodal e imaginária da Ciudad Vieja: um projeto educativo implementado entre a escola, as famílias e os museus.
CERP - NORTE (Rivera, Uruguay)
2022/07/06 Las ganas de estar juntos: um olhar sobre as redes desde a relacionalidade
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/07/10 Mi calle favorita: linguistic multimodal landscapes in a plurilingual project with School, Families and Museums
Universidade de Varsóvia (Varsóvia, Poland)
2021/07/06 Plurilinguismes indigènes : interventions multimodales et identitaires au musée et à l’école. Une étude ethnographique avec enfants, familles et musées en Uruguay.
Universidade de Salónica (Salónica, Greece)
2021/07/06 A sustentabilidade da investigação sob o prisma da responsabilidade social: a experiência de uma rede educativa intercultural
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/04/30 Plurilinguismes, paysages linguistiques et constructions identitaires : une approche éducative multi-située
University of Ottawa (Ottawa, Canada)
2021/04/17 Interpelações ao conceito de ‘responsabilidade social’ desde uma experiência de investigação com uma rede educativa intercultural
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2020/11/27 Pelas línguas da cidade: o espaço urbano mobilizador de aprendizagens plurilingues
Instituto Português do Oriente (Macau, China)
2020/10/14 Ciudad Vieja - mapas lingüísticos: o uso de tecnologias digitais num projeto plurilingue entre escola, museus e famílias
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/10/08 O Eu e o Outro: representações da lusofonia em estudantes uruguaios de português Noveno Foro de Lenguas de ANEP
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguay)
2015/11/12 Fronteiras e representações culturais da lusofonia IV Congresso da Sociedad Extremeña de Estudios Portugueses y de la Lusofonía (SEEPLU): Cartografias do português. Literatura, língua, cultura e didática nos espaços lusófonos
Universidade da Estremadura (Cáceres, Spain)
2015/10/10 Novas abordagens da gramática. A consciência metalinguística na produção escrita Octavo Foro de Lenguas de ANEP
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguay)
2015/10/08 Como me/te vejo. Representaciones de la lusofonia en estudiantes de portugués
Universidad de la República (Montevideu, Uruguay)
2014/10/13 Variedades do português e a formação de professores Séptimo Foro de Lenguas de ANEP
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguay)
2013/10/12 O processo de revisão de escrita em português. Sexto Foro de Lenguas de ANEP
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguay)
2013/10/09 Reflexiones y vivencias del Culturafest
Universidad de la República (Montevideu, Uruguay)
2012/10/13 Projeto Avós e Netos
Casa de Portugal em Montevideu (Montevideu, Uruguay)
2012/05/07 Utopías y distopías en la narrativa contemporánea africana Seminário Preparatório do FESTLATINO
Centro Cultural de Espanha (Montevideu, Uruguay)
2011/11/14 Bom dia, camaradas de Ondjaki: a leitura da obra literária na aula de português língua estrangeira. Percursos didáticos II Jornadas- Descobrindo Culturas em Português
Universidad Nacional de Cordoba (Córdoba, Argentina)
2011/11/09 La transferencia en el aprendizaje del portugués lengua extranjera
Universidad de la República (Montevideu, Uruguay)
2011/10/09 A transferência na aprendizagem de português língua estrangeira. Estudo de caso
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguay)
2010/10/10 Desenvolver a competência de produção oral. O caso da dêixis e dos actos ilocutórios
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguay)
2010/10/08 El lugar de la gramática en la enseñanza de la lengua materna y las lenguas extranjeras (painel) Tercer Foro de Lenguas de ANEP
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguay)
2010/06/02 A gramática do texto na aula de PLE: bases teóricas e práticas para o desenvolvimento da competência de produção escrita
Instituto Superior em Línguas Vivas Juan Ramón Fernández (Buenos Aires, Argentina)
2009/06/06 La traducción: el panorama portugués I Encuentro Internacional de Traductores en Lenguas Occidentales y Orientales
Academia Peruana de Traducción (Lima, Peru)

Association member

Society Organization name Role
2024/07 - Current LabELing - Laboratório de Educação às Línguas é uma estutura do CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia para a Formação de Formadores do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. A sua missão assenta numa perspetiva de formação dos sujeitos enquanto atores sociais que convivem e agem num mundo de complexidade e diversidade, para uma literacia plurilingue e intercultural que conduza a práticas comunicativas potenciadoras de identidades mais solidárias e plurais. Membro e investigadora integrada doutorada
2023/05 - 2024/07 LabELing - Laboratório de Educação às Línguas é uma estutura do CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia para a Formação de Formadores do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. A sua missão assenta numa perspetiva de formação dos sujeitos enquanto atores sociais que convivem e agem num mundo de complexidade e diversidade, para uma literacia plurilingue e intercultural que conduza a práticas comunicativas potenciadoras de identidades mais solidárias e plurais. Membro e investigadora colaboradora doutorada
2021 - 2023 LabELing - Laboratório de Educação às Línguas é uma estutura do CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia para a Formação de Formadores do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. A sua missão assenta numa perspetiva de formação dos sujeitos enquanto atores sociais que convivem e agem num mundo de complexidade e diversidade, para uma literacia plurilingue e intercultural que conduza a práticas comunicativas potenciadoras de identidades mais solidárias e plurais. Membro e investigadora integrada não doutorada
2018 - 2020 LALE - Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras), estrutura de investigação, formação e intervenção do CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia para a Formação de Formadores no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro Membro e investigadora integrada não doutorada

Consulting

Activity description Institution / Organization
2023/09/08 - 2023/12/08 Consultora - especialista de português do Instituto Nacional de Avaliação Educativa do Uruguai. Projeto: responsável pela revisão científico-linguística das provas de português de Certificação da Formação Docente do Uruguai. DocenteAcreditado. Instituto Nacional de Evaluación Educativa, Uruguay
2023 - 2023 Especialista avaliadora de projetos de iniciação à investigação da Comisión Sectorial de Investigación de la Universidad de la República. Universidad de la República Comisión Sectorial de Investigación, Uruguay

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2024/09/16 - 2025/02/15 Conversação I Licenciatura em Relações Lusófonas e Língua Portuguesa (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2024/09/16 - 2025/02/15 Conversação Curso não conferente de grau (Outros) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2024/09/16 - 2025/01/24 Técnicas de Expressão Escrita Licenciatura em Relações Lusófonas e Língua Portuguesa (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2024/09/09 - 2024/09/20 Curso Intensivo de Português A1.1. Cursos livres de língua (Outros) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2024/03/06 - 2024/07/31 Compreensão leitora em português -orientada ao direito 1 Licenciaturas em Direito e Notariado (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguay
2024/07/01 - 2024/07/05 El portugués uruguayo como territorio de exploración didáctica en lenguas y en artes. Curso de educação permanente (Outros) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay
2023/08/01 - 2023/12/22 Compreensão leitora em português orientada ao direito 2 Licenciaturas em Direito e em Notariado (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguay
2023/03/01 - 2023/07/31 Compreensão leitora em português -orientada ao direito 1 Licenciaturas em Direito e Notariado (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguay
2022/08/01 - 2022/12/22 Compreensão leitora em português orientada ao direito 2 Licenciaturas em Direito e em Notariado (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguay
2022/03/01 - 2022/07/31 Compreensão leitora em português -orientada ao direito 1 Licenciaturas em Direito e Notariado (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguay
2021/08/01 - 2021/12/22 Compreensão leitora em português orientada ao direito 2 Licenciaturas em Direito e Notariado (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguay
2021/03/01 - 2021/07/31 Compreensão leitora em português -orientada ao direito 1 Licenciaturas em Direito e em Notariado (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguay
2021/03/01 - 2021/07/07 Temas de gramática do português Licenciatura em Linguística (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay
2020/08/01 - 2020/12/22 Compreensão leitora em português orientada ao direito 2 Licenciaturas em Direito e em Notariado (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguay
2020/03/01 - 2020/07/31 Compreensão leitora em português -orientada ao direito 1 Licenciaturas em Direito e em Notariado (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguay
2020/01/01 - 2020/07/08 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay
2019/03/01 - 2019/07/07 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay
2018/03/01 - 2018/07/08 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay
2017/03/01 - 2017/07/06 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay
2015/03/01 - 2015/07/08 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay
2014/03/01 - 2014/07/08 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay
2013/03/01 - 2013/07/08 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística - opção docência do português (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay
2012/03/01 - 2012/07/06 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística - opção docência do português (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay
2011/03/01 - 2011/07/06 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística - opção docência do português (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay
2010/09/24 - 2010/09/25 Variedades do Português – A Língua Portuguesa: Unidade e Diversidade (Outros) Escuela Normal Superior en Lenguas Vivas Sofía Esther Broquen de Spangenberg, Argentina
2010/03/01 - 2010/07/06 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística - Opção docência do português (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay
2009/10/16 - 2009/10/17 Curso intensivo de formação de professores de português língua estrangeira “Como abordar a gramática na aula de PLE?” Curso de Atualização de Professores de PLE (Outros) Escuela Normal Superior en Lenguas Vivas Sofía Esther Broquen de Spangenberg, Argentina
2009/03/01 - 2009/07/08 Português III (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay
2009/03/01 - 2009/07/06 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística - Opção docência do português (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay
2008/03/01 - 2008/07/08 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística - Opção docência do português (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay
2008/03/13 - 2008/03/15 Taller de Mejoramiento de Didáctica de Lenguas Extranjeras (Outros) Academia Dante Alliguieri, Costa Rica
2008/03/10 - 2008/03/12 Taller de Mejoramiento de Didáctica de Lenguas Extranjeras (Outros) Universidad de San Carlos de Guatemala, Guatemala
2007/03/01 - 2007/07/08 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística - opção docência do português (Bachelor (1st cycle)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguay

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2023/07/28 - 2023/07/28 Arguente das provas públicas de defesa de projeto de doutoramento de LUÍS DANTAS no âmbito do Programa Doutoral em Educação. Título: Correntes do encontro: percursos multimodais através da paisagem linguística da cidade de Aveiro. Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Distinctions

Other distinction

2021 Nomeada para a categoria de “Melhor comunicação” - V ENJIE: Investigação em Educação
Universidade de Aveiro, Portugal