Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro Dono López
Nomes de citação
- Dono López, Pedro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8618-6931-9647
- ORCID iD
- 0000-0003-0780-6982
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
- Humanidades - Línguas e Literaturas
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
- Humanidades - Outras Humanidades
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010
Concluído
|
Galician Philology (Doctor)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"Colección de documentos en pergamiño do mosteiro de Santa Comba de Naves. Introdución, edición e índices " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
n/a |
1994
Concluído
|
Hispanic Philology (Graduado)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/04/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2012/10/01 - 2015/03/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1997/10/01 - 2012/09/30 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro do Conselho Científico do Instituto de Letras e Ciências Humanas / Member of the Scientific Council of the Institute of Arts and Humanities | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal | ||
2018 - Atual | Diretor do Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira / Coordinator of the MA course in Spanish as a Foreign Language/ Second Language | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2014 - 2020 | Diretor do Centro de Estudos Galegos / Director for the Centre for Galician Studies | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2013 - 2019 | Membro do Conselho Científico do Instituto de Letras e Ciências Humanas / Member of the Scientific Council of the Institute of Arts and Humanities | Universidade do Minho, Portugal |
2015 - 2017 | Diretor do Departamento de Estudos Românicos / Director for the Department of Romance Studies | Universidade do Minho, Portugal |
2015 - 2016 | Membro do Conselho Pedagógico do Instituto de Letras e Ciências Humanas / / Member of the Pedagogical Council of the Institute of Arts and Humanities | Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2015 | Diretor do Curso de Licenciatura em Línguas Aplicadas do Instituto de Letras e Ciências Humanas / Coordinator of the 1st Degree Course in Applied Languages at the Institute of Arts and Humanities | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | Multilingual Portal for Specialized Languages: mining open data for cross-language information retrieval
02/SAICT/2017
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
|
Em curso
|
2018 - Atual | Hábitos lectores en contextos internacionales de estudiantes de educación secundaria. Un estudio de prácticas educativas para
el fomento de la lectura
PR2018-057
Investigador
Universidad de Cádiz, Espanha
|
Universidad de Cádiz
Em curso
|
2020/11/02 - 2022/11/01 | Habitando los caminos a Compostela: Educación Patrimonial en Entornos Virtuales de Aprendizaje
2020-1-ES01-KA204-083290
Investigador
Centro Autonómico de Formación e Innovación, Espanha
|
Concluído
|
2020/11/01 - 2022/10/31 | Fostering higher education students' autonomy through blended learning
2020-1-ES01-KA203-082513
Investigador
|
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013 - Atual | Corpus de Textos Antigos de Galicia (COTAGAL)
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela - Instituto da Lingua Galega, Espanha
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/11/30 | Editando coleccións diplomáticas: resultados e proxeccións sobre os documentos do mosteiro de Santa Comba de Naves | Simposio ILG 2022
Facultade de Filoloxía, Universidade de Santiago do Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2022/11/24 | Autonomía y retroalimentación: el portafolio digital aplicado a la didáctica de la traducción | XXIII Congreso Internacional de la SEDLL, «Educación lingüística y literaria integral, innovación y proyectos de centro»
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
|
2022/11/24 | Educación patrimonial y aprendizaje en entornos virtuales: el proyecto CompostEVA en la Universidade do Minho | XXIII Congreso Internacional de la SEDLL, «Educación lingüística y literaria integral, innovación y proyectos de centro»
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
|
2022/09/24 | Trazos do romance castelán na escrita notarial galega do s. XV | XIII Congreso da AIEG, «Abrindo rutas, expandindo camiños. Novas perspectivas e interseccións nos estudos galegos»
Faculdade de Neofilologia da Universidade de Varsóvia (Varsóvia, Polónia)
|
2022/09/01 | Analysis of the Autonomy of Students and Teachers in Blended Learning | European Conference on Educational Research (ECER Plus)
Yerevan State University (Yerevan, Arménia)
|
2022/06/15 | El feedback docente en la elaboración del portafolio reflexivo de aprendizaje en la enseñanza superior: una experiencia con asignaturas de traducción | X Congresso Internacional da Associação Ibérica de Estudos de Tradução e Interpretação (AIETI): Circum-navegações transtextuais
e culturais
Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, UMinho (Braga, Portugal)
|
2022/06/10 | Usos lingüísticos en la escritura notarial gallega del siglo XV: el caso del canciller de Ourense García Fernández de Berlanga | VII Congreso Internacional de la REd Charta: La historia del español en sus documentos. Los retos de las humanidades digitales
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
|
2022/06/07 | Orientacións para a lectura e transcrición de documentos medievais galegos. Galego e castelán en contacto | Programa de Actividades do Centro de Estudos Galegos da Universidad de Granada
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
|
2021/12/16 | El feedback docente en la elaboración del portafolio reflexivo de aprendizaje en la enseñanza superior: balance de una experiencia piloto | TechLing 21. VI Congresso internacional de língua, linguística e tecnologia
Universidade de Vigo (Vigo, Egipto)
|
2019 | Propuestas para una edición digital de colecciones diplomáticas medievales | ocumentos y monumentos para la historia de la lengua española: IV Congreso Internacional de la red Charta
Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
|
2019 | Contacto de linguas e substitución lingüística: unha ollada sobre a documentación notarial galega medieval | III Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras
Escola Superior de Educação-Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019 | Análisis y dimensiones de estudio del proyecto hábitos lectores en contextos internacionales de estudiantes de educación secundaria. Un estudio de prácticas educativas para el fomento de la lectura | XX Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura
Universidad del País Vasco-Euskal Herriko Unibersitatea (Bilbao, Espanha)
|
2018 | Edición digital y documentación notarial: una propuesta sobre textos gallegos del siglo XIII | I Congreso Internacional Humanidades Digitales: Retos, Recursos y Nuevas Propuestas
Universidad de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2018 | Oportunidades y desafíos en la enseñanza virtual. Contribución a partir del MELSLE | X Jornadas del Área de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018 | Características da escrita medieval galega na documentación notarial da segunda metade do século XIII | XIII Congreso Internacional de Língüística Xeral
Universidade de Vigo (Vigo, Espanha)
|
2018 | Sobre edición de documentación notarial medieval: algunhas consideracións sobre textos galegos do século XIII | XII Congreso da Asociación Internacional de Estudos Galegos “Novos horizontes para unha Galicia global: REDES | TERRITORIO
| MEMORIA”
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2018 | Vinte anos do CEG na Universidade do Minho (1997-2017). Balance e perspectivas de futuro | XII Congreso da Asociación Internacional de Estudos Galegos “Novos horizontes para unha Galicia global: REDES | TERRITORIO
| MEMORIA”
Universidad Complutense de Madrid (Madrid)
|
2017 | Los romances gallego y castellano en la documentación notarial gallega del siglo XVI | V Congreso Internacional de la REd Charta: Reescribiendo la hisroria de la lengua a partir de la edición de documentos
Université de Lausanne (Lausana, Suiça)
|
2017 | Edição de textos medievais: os documentos notariais | Ler a Idade Média hoje: Fontes, texto e tradução
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Formas e fórmulas galegas en instrumentos notariais da primeira metade do século XVI | IV Congresso Internacional de Linguística Histórica
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Edición dixital de textos medievais: unha proposta editorial á volta dos documentos do notario Johán Ares (1272-1300) | Congreso Internacional Humanidades Dixitais: Miradas cara á Idade Media
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2017 | Edição digital de textos medievais: uma proposta sobre documentação notarial do século XIII | XIX Colóquios de Outono
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Perfis da escrita do galego na segunda metade do século XIII | III Colóquio Internacional de Linguística Histórica - Mudança e Estandardização
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2015 | La escritura del romance gallego en la segunda mitad del siglo XIII: documentos del notario Johán Ares | IV Congreso Internacional Tradición e Innovación. Nuevas Perspectivas para la Edición, la Investigación y el Estudio de Documentos
Antigos
Göteborgs Universitet (Gotemburgo, Suécia)
|
2014 | O alógrafo sigmático do grafema <z> na documentación medieval galega | II Coloquio de Lingüística Histórica
Universidade da Coruña (A Coruña, Espanha)
|
2014 | Edición de coleccións diplomáticas: o caso dos documentos en pergamiño de Santa Comba de Naves | Gallaecia-III Congresso Internacional de Linguística Histórica
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2013 | Usos del trazo ondulado en documentación gallega en pergamino de la segunda mitad del siglo XIV | Tercer Congreso Internacional Tradición e Innovación
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2013 | Aspectos grafemáticos: a representación da nasalidade na documentación galega medieval | I Coloquio Lingüística Histórica
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2013 | La formación b-learning en el Máster de Español Lengua Segunda y Lengua Extranjera de la Universidade do Minho: innovación pedagógica y desafíos educativos | XIV Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2009 | Contacto de línguas na Idade Media: Galego e Castelhano na documentação notarial do mosteiro de Santa Comba de Naves (Ourense, Galiza) | Colóquio Transdisciplinar “Múltiplos olhares sobre o bilinguismo”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/01/01 - Atual | Paisaje lingüístico en la ciudad de Funchal (Isla de Madeira): un enfoque sociolingüístico a las 10 parroquias del municipio
Coorientador
|
Doctorado en Linguistics and Semiotics (Doutoramento)
Universitat de Vic- Universitat Central de Catalunya, Espanha
|
2017/01/01 - Atual | A Reflection on the Umbundu Corpus Planning for the Angola Education System: Towards the harmonization of the Catholic and
the Protestant orthographies
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2021/10/01 - 2022/06/22 | Enseñanza de ELE y COVID-19: Métodos y herramientas para un contexto pandémico
Orientador
|
Mestrado em Espanhol como Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2020/10/01 - 2021/10/21 | Cultura española actual: una aproximación desde el feminismo. Aplicación didáctica para la clase de ELE
Coorientador
|
Mestrado em Espanhol como Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2020/10/01 - 2021/07/16 | Estudio de Disponibilidad Léxica en estudiantes universitarios portugueses de ELE
Orientador
|
Mestrado em Espanhol como Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2020 - 2020 | Estágio no Posto de Turismo de Guimarães: A tradução e atendimento ao público no contexto turístico.
Coorientador
|
Tradução e Comunicação Multilingue (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | O desenvolvimento da oralidade para exprimir conhecimento
Coorientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | Gramática para todos. A abordagem comunicativa da competência gramatical no âmbito do ensino/aprendizagem do espanhol como
língua estrangeira
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | La traducción como herramienta pedagógica para la adquisición del léxico en el aula de espanol como lengua extranjera.
Orientador
|
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | Elaboración y uso del diccionario personal para la adquisición de léxico en el aprendizaje de espanol por alumnos en inmersión
Orientador
|
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | Enseñar y aprender a usar los diccionarios en el aula de ELE
Orientador
|
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | Los cognados portugués-español en la clase de ELE: diseño y aplicación de cuestionarios
Orientador
|
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | (DES)GRAMATIZAR-DESDRAMATIZANDO A COMPETÊNCIA GRAMATICAL NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA
Orientador
|
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | Estratégias de aprendizagem de léxico nas aulas de ELE
Orientador
|
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Espanhol ou de Inglês (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | A aquisição de léxico para fomentar a competência comunicativa na aula de ELE
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Agora falas tu, agora falo eu: A comunicação oral na aula de LE
Orientador
|
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Alunos sem medo de falar: A interação oral na aula de língua estrangeira
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Estrategias para Escuchar Activamente en clase de ELE con recurso a canciones
Orientador
|
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Ler para aprender nas aulas de língua
Coorientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Práticas de escrita criativa nas aulas de Inglês e de Espanhol
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Localização de conteúdos – Experiência de estágio na Bloomidea
Coorientador
|
Tradução e Comunicação Multilingue (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | (Des)Construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | O ensino da escrita: produção de crónicas
Coorientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Potenciar a competência comunicativa e sociocultural através de documentos audiovisuais na aula de espanhol língua estrangeira
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Falar melhor para melhor nos entendermos: a competência fonológica no desenvolvimento da oralidade nas aulas de língua estrangeira
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Gestão de Projetos de Tradução – experiência de estágio curricular na TransPerfect Translations
Orientador
|
Tradução e Comunicação Multilingue (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | O dicionário ilustrado na aprendizagem de ELE
Orientador
|
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | El Tratamiento de la Competencia Fonológica en los Manuales de E/LE en Portugal
Orientador
|
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | A aquisição do léxico na aula de ELE a partir do enfoque comunicativo
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Dentro e fora da sala de aula – espaços articulados de promoção da oralidade
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | "Del aula a la vida real" : a interação oral orientada para a ação no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol Língua Estrangeira
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | “iM’expreso!”: a teoria das inteligências múltiplas no desenvolvimento da expressão oral na aula de E - LE
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A abordagem do léxico na aula de espanhol como língua estrangeira
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A cantar também se aprende´: o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Desdramatizando a gramática: estratégias lúdicas na promoção da competência gramatical
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | La pragmática en la interlengua de portugueses aprendices de español en niveles iniciales
Orientador
|
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Práticas de tradução na KvaliText: o quotidiano de um tradutor especializado em contexto empresarial
Coorientador
|
Tradução e Comunicação Multilingue (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Dramatizando a "cena" : o drama no ensino da escrita em língua portuguesa e da oralidade em língua espanhola
Coorientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | A exploração de canções no ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
Orientador
|
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | (Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual
Orientador
|
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | A exploração de documentos audiovisuais para a aprendizagem da língua espanhola
Orientador
|
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2012 | A…B…CL: A compreensão leitora no desenvolvimento de competências de comunicação nas aulas de línguas
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
(Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | A Competência de Comunicação Oral no processo de Ensino e Aprendizagem das Línguas Portuguesa e Espanhola
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
(Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | As competências sociocultural e intercultural no desenvolvimento da competência comunicativa
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
(Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Para uma gramática integrada, indutiva e atrativa. A abordagem comunicativa das competências linguísticas no processo de ensino-aprendizagem
do Espanhol como Língua Estrangeira
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
(Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | A compreensão oral nas aulas de línguas
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | O uso de plataformas educativas no ensino-aprendizagem de Línguas: a plataforma MOODLE
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
(Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | A Dimensão Lúdica no âmbito do ensino/aprendizagem das Línguas
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | “Hablando se entiende la gente”: fomentar a interação oral no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06/17 - Atual | II Jornada Internacional “Princípios e práticas de formação em línguas estrangeiras” (2019/06/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal |
2018/06/08 - Atual | I Jornada “Princípios e práticas em torno da formação em línguas estrangeiras” (2018/06/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal |
2022/06/30 - 2022/07/01 | XV Simposio Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura (2022/06/30 - 2022/07/01)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal |
2022/06/20 - 2022/06/21 | IV Jornadas Internacionais Princípios e Práticas de Formação em Línguas Estrangeiras (2022/06/20 - 2022/06/21)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal |
2021/06/07 - 2021/06/08 | III Jornada Internacional “Princípios e práticas de formação em línguas estrangeiras” (2021/06/07 - 2021/06/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal |
2017/06/29 - 2017/07/01 | VII Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal. Investigación e Innovación en la Enseñanza de ELE (2017/06/29 - 2017/07/01)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal |
2016/10/12 - 2016/10/14 | 1º Congresso Internacional Techling’16-Línguas, Linguística e Tecnologia (2016/10/12 - 2016/10/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/12/14 - 2018/12/15 | Participação no I Simposio Internacional “Os Estudos Galegos camiño do Xacobeo 21” em Santiago de Compostela (Galiza, Espanha)
Simpósio
|
Os Estudos Galegos camiño do Xacobeo 21 |
2018/02/23 - 2018/02/23 | Participação na sessão de apresentação do livro "Galegos no Minho. 20 Anos do Centro de Estudos Galegos da Universidade do
Minho" (https://www.edu.xunta.gal/portal/node/24304) na Secretaría Xeral de Política Lingüística da Xunta de Galicia (Santiago
de Compostela, Galiza).
Outro
|
Apresentação do livro "Galegos no Minho. 20 Anos do Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho" |
2018/02/20 - 2018/02/20 | Participação na sessão de apresentação do livro "Galegos no Minho. 20 Anos do Centro de Estudos Galegos da Universidade do
Minho" na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga)
Outro
|
Apresentação do livro "Galegos no Minho. 20 Anos do Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho" |
2018/02/18 - 2018/02/18 | Participação na abertura da 4ª Semana Cultural Convergências
Portugal-Galiza (http://convergenciasptgal.blogspot.pt/) na Casa Museo de
Rosalía de Castro (Padrón, Galiza).
Outro
|
4ª Semana Cultural Convergências Portugal-Galiza |
2017/12/03 - 2017/12/03 | Participação na sessão de apresentação da 4ª Semana Cultural
Convergências Portugal-Galiza (http://culturgal.com/portugal-na-culturgal-10oaniversario/)
en Culturgal-Feira das Industrias Culturais (Pontevedra, Galiza).
Outro
|
Culturgal-Feira das Industrias Culturais |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/07/19 | Espólio de Eurico Thomaz de Lima: criação de uma edição eletrónica da correspondência
Arguente
|
Helena Carolina Pacheco Faria (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2022/06/29 | Configuración de los entornos personales de aprendizaje en línea: autorregulación en el contexto de ELE
Presidente do júri
|
Sergio Pérez Álvarez (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2022/06/23 | Poesia y ciudadanía en el aula de ELE
Presidente do júri
|
Vera Lúcia Moreira Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2022/06/22 | El Tratamiento del Componente Cultural Hispanoamericano en la Enseñanza Secundaria Portuguesa
Presidente do júri
|
Cláudia Isabel Maciel Miranda (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2022/06/22 | Análisis y evaluación del contenido cultural de los manuales de ELE usados en Polonia
Presidente do júri
|
Héctor Alberto Moreira Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2022/02/10 | A Tradução para Legendagem: experiência na empresa Sintagma
Arguente
|
Patrícia Alexandra Rodrigues Martins (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2022/02/10 | A Tradução para Legendagem: experiência na empresa Sintagma
Arguente
|
Patrícia Alexandra Rodrigues Martins (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2021/12/15 | Impacto de la imagen en la enseñanza de ELE en universidades portuguesas
Presidente do júri
|
Adriana Catarina Loureiro da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2021/11 | As TIC como recurso para reduzir o uso da LM na aula de ELE
Arguente
|
Sílvia Pereira e Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/09/24 | El diseño de los programas culturales ofrecidos por los cursos de inmersión en español desde la perspectiva del coordinador-docente
de grupos de estudiantes extranjeros: la lupa sobre el aprendizaje fuera del aula
Presidente do júri
|
Natalia Umpiérrez Suárez (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2021/04/14 | El componente cultural en los manuales: análisis contrastivo de los manuales de ELE e ILE
Presidente do júri
|
Sandra Ramírez Puente (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2021/01/14 | ¿A favor o en contra? El debate como estrategia para promover la expresión e interacción orales en la clase ELE
Presidente do júri
|
Mariella Bejarano (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2019/12/10 | Edición y estudio léxico de fuentes documentales extremeñas de los siglos XVI y XVII
Arguente
|
Diego Sánchez Sierra (Doutoramento) |
2019/05/14 | La (auto)evaluación y el desarrollo de la competencia docente: análisis de la aplicación de la Parrilla del profesor de idiomas
(European Profiling Grid) en un programa de formación inicial de profesores de Español como Lengua Extranjera en Portugal
Arguente
|
Marta Pazos Anido (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/04/11 | ¿/X/amón o /¿/amón? Estudio sobre algunas dificultades fonéticas de los estudiantes portugueses de Español como LE
Arguente
|
Maria Cristina Simões dos Santos (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2018/01/31 | Tradução especializada no âmbito das energias renováveis: uma experiência na empresa Giacomini Portugal
Arguente
|
Tiago Lopes Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2017/12/13 | A aprendizagem do vocabulário no ensino do Espanhol como língua estrangeira: uma experiência com alunos do 11º ano de escolaridade
Arguente
|
Marta Sofia Fernandes Pires (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017/10/17 | Tradução audiovisual e transferência intercultural: a legendagem dos filmes de Pedro Almodóvar em português europeu
Arguente
|
Mª Dolores Lerma Sanchis (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2017/01/18 | O Caminho de Santiago como recurso didático promotor da competência leitora e cultural nas aulas E/LE
Arguente
|
América Flávia Borges da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016/05/30 | O registo coloquial nas aulas de espanhol
Arguente principal
|
Sónia Marlene Pereira Martins (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 | O papel da gramática no Ensino de Línguas Baseado em Tarefas
Arguente
|
Marta Andréia Tavares Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 | As práticas de leitura e a sua relação com a compreensão leitora nas aulas de línguas
Arguente
|
Adriana Gonçalves Sousa Polido (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015 | Motivação e gramática na aula de Espanhol Língua Estrangeira
Arguente
|
Pedro Miguel dos Santos Almeida Pinto Magalhães (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 | Ensino da Gramática da Língua Materna e da Língua Estrangeira: Que Diferenças?
Arguente
|
Paula Alexandra Lopes de Aguiar Leitão Fernandes Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 | Uso da imagem como ferramenta pedagógica no ensino de língua estrangeira nível de iniciação
Arguente
|
Maria Clara de Jesus Conceição (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 | A expressão artística como recurso didático e motivador no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira: estratégias para
ensinar espanhol a estudantes da área de belas artes
Arguente
|
Cecília Maria da Silva Monteiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 | Estratégias de aprendizagem da LE na promoção da autonomia no processo de escrita
Arguente
|
Sónia Irina Vázquez García da Cunha Vaz (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015 | O Uso das Palavras: estatuto da Comunicação Oral nas aulas de Português e de Espanhol
Arguente
|
Liliana Pereira da Costa Vasconcelos Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015 | A autonomia no processo de aquisição da competência plurilingue e intercultural no âmbito da aprendizagem do Espanhol
Arguente
|
Francisca Andreia de Azevedo Monteiro (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/10 | La adquisición de lenguas extranjeras mediante materiales multimedia y enseñanza online: enfoque contrastivo y didáctico
Arguente
|
Antonio Chenoll Mora (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021/11/17 - 2021/11/19 | techLING 21-6th International Conference on Language, Linguistics, and Technology | Universidade de Vigo |
2021/11/10 - 2021/11/12 | I Seminário Internacional de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas: Abordagens Quantitativa e Mista | Universidade Federal do Pampa |
2020/10/14 - 2020/10/16 | 5º Congresso Internacional TechLing 18-Languages, Linguistics and Technology | Universidade de Aveiro |
2018 - 2018 | 3º Congresso Internacional TechLing’18-Languages, Linguistics and Technology | Lisboa |
2016 - 2016 | XIVe Rencontre internationale du GERES «El español de los negocios» | Poitiers |
2015 - 2015 | III Coloquio de Lingüística Histórica | Vigo |
2013 - 2013 | XIV Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura "Didáctica del Español/Lengua Extranjera: investigación, planificación académica y perspectivas de futuro” | Braga |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017 - 2027 | Diacrítica (2183-9174) | University of Minho |
2022 - 2022 | Investigaciones sobre lectura (ISL) (2340-8685 ) | Asociación Española de Comprensión Lectora |
2022 - 2022 | LaborHistórico (2359-6910) | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
2022 - 2022 | Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (1983-3652) | Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais |
2022 - 2022 | Lenguaje y textos (2530-0075 ) | Universitat Politècnica de València |
2018 - 2018 | Tejuelo. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación (1988-8430 ) | Universidad de Extremadura |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura | |
2018 - Atual | Asociación Internacional de Estudos Galegos | |
2005 - Atual | Red Internacional CHARTA (Corpus hispánico y americano en la red: textos antigos) |