???global.info.a_carregar???
Pedro Dono López. Professor Auxiliar no Departamento de Estudos Românicos da Universidade do Minho (UMinho). Investigador integrado no Centro de Estudos Humanísticos da UMinho. Diretor do Mestrado em Espanhol como Língua Segunda e Língua Estrangeira.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Dono López

Nomes de citação

  • Dono López, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
8618-6931-9647
ORCID iD
0000-0003-0780-6982

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Humanidades - Outras Humanidades
Formação
Grau Classificação
2010
Concluído
Galician Philology (Doctor)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"Colección de documentos en pergamiño do mosteiro de Santa Comba de Naves. Introdución, edición e índices " (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
1994
Concluído
Hispanic Philology (Graduado)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/04/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2012/10/01 - 2015/03/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1997/10/01 - 2012/09/30 Leitor (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Membro do Conselho Científico do Instituto de Letras e Ciências Humanas / Member of the Scientific Council of the Institute of Arts and Humanities Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2018 - Atual Diretor do Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira / Coordinator of the MA course in Spanish as a Foreign Language/ Second Language Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2020 Diretor do Centro de Estudos Galegos / Director for the Centre for Galician Studies Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2019 Membro do Conselho Científico do Instituto de Letras e Ciências Humanas / Member of the Scientific Council of the Institute of Arts and Humanities Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2017 Diretor do Departamento de Estudos Românicos / Director for the Department of Romance Studies Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2016 Membro do Conselho Pedagógico do Instituto de Letras e Ciências Humanas / / Member of the Pedagogical Council of the Institute of Arts and Humanities Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2015 Diretor do Curso de Licenciatura em Línguas Aplicadas do Instituto de Letras e Ciências Humanas / Coordinator of the 1st Degree Course in Applied Languages at the Institute of Arts and Humanities Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Multilingual Portal for Specialized Languages: mining open data for cross-language information retrieval
02/SAICT/2017
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
Em curso
2018 - Atual Hábitos lectores en contextos internacionales de estudiantes de educación secundaria. Un estudio de prácticas educativas para el fomento de la lectura
PR2018-057
Investigador
Universidad de Cádiz, Espanha
Universidad de Cádiz
Em curso
2023/03/01 - 2026/02/28 Musas na clausura. A obra poética de Violante do Céu: Literatura, música e espiritualidade no Mosteiro da Rosa de Lisboa
2022.08369.PTDC
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/11/02 - 2022/11/01 Habitando los caminos a Compostela: Educación Patrimonial en Entornos Virtuales de Aprendizaje
2020-1-ES01-KA204-083290
Investigador
Centro Autonómico de Formación e Innovación, Espanha
Concluído
2020/11/01 - 2022/10/31 Fostering higher education students' autonomy through blended learning
2020-1-ES01-KA203-082513
Investigador
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2013 - Atual Corpus de Textos Antigos de Galicia (COTAGAL)
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela - Instituto da Lingua Galega, Espanha
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Dono López, Pedro; Lerma Sanchis, M. Dolores. "Autonomía y retroalimentación: el portafolio digital en la didáctica de la traducción". Lenguaje y Textos 58 (2024): 3-17. http://dx.doi.org/10.4995/lyt.2024.21262.
    Publicado • 10.4995/lyt.2024.21262
  2. Carolina González Ramírez; Dono López, Pedro; Inmaculada Carbonell Sánchez; Marek Baran. "Hábitos lectores y motivación lectora en adolescentes de Polonia, Chile y Portugal". INTEREDU 1 6 (2022): 11-39. https://www.revistainteredu.com/index.php/interedu/article/view/111/153.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Carolina Margarita González Ramírez; Marek Baran; Pedro Dono López; Inmaculada Carbonell Sánchez. "Consumos lectores entre adolescentes: Un abordaje comparado desde contextos internacionales. El caso de Polonia, Chile y Portugal". Investigaciones Sobre Lectura (2020): https://doi.org/10.24310/revistaisl.vi13.11120.
    10.24310/revistaisl.vi13.11120
  4. Groba Bouza, Fernando; Basanta Llanes, Noemi; Dono López, Pedro. "Vinte anos do Centro de Estudos Galegos na Universidade do Minho (1997-2017): balance e perspectivas de futuro". Madrygal. Revista de Estudios Gallegos 22 (2019): 269-276. http://dx.doi.org/10.5209/madr.66865.
    Publicado • 10.5209/madr.66865
  5. Dono López, Pedro. "Sobre primeiros documentos en galego no mosteiro de Santa Comba de Naves". Verba Anuario Galego de Filoloxía 38 (2011): 51-94. https://www.usc.gal/revistas/index.php/verba/article/view/115/40.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Cea Álvarez, Ana María; Dono López, Pedro; Lerma Sanchis, M. Dolores; Carlos Pazos Justo. "Feedback docente y autonomía en la enseñanza superior: resultados de una experiencia piloto en torno al uso del portafolio reflexivo de aprendizaje". In L’apprentissage des langues à l’ère du numérique: quelques réflexions empiriques basées sur des projets pédagogiques, 33-47. Alemanha: Peter Lang, 2023.
    Publicado
  2. Dono López, Pedro; Pazos-Justo, Carlos D514-0DD9-7BC0; Núñez Sabarís, Xaquín; Ana Cea. "Retos pedagógicos y académicos en la enseñanza virtual: el caso del MELSLE (UMinho)". In Perfiles, factores y contextos en la enseñanza y el aprendizaje de ELE/EL2. XXIX Congreso Internacional de ASELE, 859-869. Espanha: Universidade de Santiago de Compostela, 2020.
    Publicado
  3. Dono López, Pedro. "Para una edición digital de documentación notarial gallega del siglo XIII". In Humanidades digitales: una mirada desde la interdisciplinariedad, 91-104. Berlim, Alemanha: Peter Lang, 2019.
    Publicado
  4. Dono López, Pedro. "Do Ourense medieval: o notario Gonzalo Pérez do Mato e o mosteiro de Santa Comba de Naves". In Galegos no Minho. 20 anos do Centro de Estudos Galegos na Universidade do Minho, 217-238. Braga, Portugal: Húmus, 2017.
    Publicado
  5. Dono López, Pedro. "Aproximación grafemática á representación dos contextos de nasalidade vocálica no galego medieval". In Lingüística histórica e edición de textos galegos medievais, 227-244. Santiago de Compostela, Espanha: Universidade de Santiago de Compostela, 2016.
    Publicado
  6. Dono López, Pedro. "La formación b-learning en el Máster de Español Lengua Segunda y Lengua Extranjera de la Universidade do Minho: innovación pedagógica y desafíos educativos". In Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de lenguas y literaturas, 323-336. Famalicão, Portugal: Edições Húmus, 2015.
    Publicado
  7. Dono López, Pedro. "O alógrafo sigmático do grafema na documentación medieval galega". In Lingua, texto, diacronía. Estudos de lingüística histórica, 143-159. A Corunha, Espanha: Universidade da Coruña, 2014.
    Publicado
  8. Dono López, Pedro. "Contacto de linguas na Idade Media: galego e castelán na documentación notarial do mosteiro de Santa Comba de Naves (Ourense, Galiza)". In Múltiplos olhares sobre o bilinguismo, 209-228. Famalicão, Portugal: Húmus, 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Dono López, Pedro; Lloret Cantero, Joana; Cea Álvarez, Ana María; Pazos-Justo, Carlos; Otero Doval, Hermindo; Moreda Leirado, Marisa. Investigación e innovación en la enseñanza de ELE: avances y desafíos. Famalicão, Portugal: Húmus. 2018.
    Publicado • Editor
  2. Dono López, Pedro. Galegos no Minho. 20 anos do Centro de Estudos Galegos na Universidade do Minho. Famalicão, Portugal: Húmus. 2017.
    Publicado
  3. Dono López, Pedro. Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de lenguas y literaturas. Famalicão, Portugal: Edições Húmus. 2015.
    Publicado
  4. Dono López, Pedro. Aires da miña terra. Vigo, Espanha: Asociación Socio-Pedagóxica Galega-Promocións Culturais Galegas. 1996.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Cea Álvarez, Ana María Cea Álvarez; Pedro Dono López; Maria Dolores Lerma Sanchis; Jordi Mogas Recalde; Carlos Pazos-Justo; Xavier Rambla. Potenciar la autonomía mediante la retroalimentación: propuestas para el aprendizaje híbrido en la educación superior. 2023.
    10.21814/1822.82097
  2. Dono López, Pedro. Colección diplomática do mosteiro de Santa Comba de Naves. Documentos en pergamiño. Santiago de Compostela: Consello da Cultura Galega. 2021.
    Publicado
Recurso online
  1. Núñez Sabarís, Xaquín; Lerma Sanchis, María Dolores; Dono López, Pedro; Araújo, Sílvia. El Misterio del Códice Calixtino - Unidad didáctica Braga. 2023. https://www.edu.xunta.gal/centros/cafi/aulavirtual/course/view.php?id=1057§ion=4.
Revisão de livro
  1. Dono López, Pedro. "[Resenha de] Ballester, Josep (Ed.) (2015). Sobre l’horrible perill de la lectura. València: Universitat de València-Departament de Didàctica de la Llengua i la Literatura". http://hdl.handle.net/1822/54148.
  2. Dono López, Pedro. "[Recensão] Alexandre Rodríguez Guerra (Ed.) Lingüística histórica e dialectoloxía: coordenadas do cambio lingüístico...". http://hdl.handle.net/1822/63703.
    10.21814/diacritica.32.2
  3. Martín Aizpuru, Leyre. "[Recensão] Martín Aizpuru, Leyre (2020). La escritura cancilleresca de Fernando III, Alfonso X, Sancho IV y Fernando IV. Estudio paleográfico y gráfico-fonético de la documentación real de 1230 a 1312. Peter Lang". 36, 1 (2022): 188-192. https://doi.org/10.21814/diacritica.696.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Dono López, Pedro. "Colección de documentos en pergamiño do mosteiro de Santa Comba de Naves". Doutoramento, Universidade de Santiago de Compostela, 2010.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/11/30 Editando coleccións diplomáticas: resultados e proxeccións sobre os documentos do mosteiro de Santa Comba de Naves Simposio ILG 2022
Facultade de Filoloxía, Universidade de Santiago do Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2022/11/24 Autonomía y retroalimentación: el portafolio digital aplicado a la didáctica de la traducción XXIII Congreso Internacional de la SEDLL, «Educación lingüística y literaria integral, innovación y proyectos de centro»
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
2022/11/24 Educación patrimonial y aprendizaje en entornos virtuales: el proyecto CompostEVA en la Universidade do Minho XXIII Congreso Internacional de la SEDLL, «Educación lingüística y literaria integral, innovación y proyectos de centro»
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
2022/09/24 Trazos do romance castelán na escrita notarial galega do s. XV XIII Congreso da AIEG, «Abrindo rutas, expandindo camiños. Novas perspectivas e interseccións nos estudos galegos»
Faculdade de Neofilologia da Universidade de Varsóvia (Varsóvia, Polónia)
2022/09/01 Analysis of the Autonomy of Students and Teachers in Blended Learning European Conference on Educational Research (ECER Plus)
Yerevan State University (Yerevan, Arménia)
2022/06/15 El feedback docente en la elaboración del portafolio reflexivo de aprendizaje en la enseñanza superior: una experiencia con asignaturas de traducción X Congresso Internacional da Associação Ibérica de Estudos de Tradução e Interpretação (AIETI): Circum-navegações transtextuais e culturais
Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, UMinho (Braga, Portugal)
2022/06/10 Usos lingüísticos en la escritura notarial gallega del siglo XV: el caso del canciller de Ourense García Fernández de Berlanga VII Congreso Internacional de la REd Charta: La historia del español en sus documentos. Los retos de las humanidades digitales
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
2022/06/07 Orientacións para a lectura e transcrición de documentos medievais galegos. Galego e castelán en contacto Programa de Actividades do Centro de Estudos Galegos da Universidad de Granada
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
2021/12/16 El feedback docente en la elaboración del portafolio reflexivo de aprendizaje en la enseñanza superior: balance de una experiencia piloto TechLing 21. VI Congresso internacional de língua, linguística e tecnologia
Universidade de Vigo (Vigo, Egipto)
2019 Propuestas para una edición digital de colecciones diplomáticas medievales ocumentos y monumentos para la historia de la lengua española: IV Congreso Internacional de la red Charta
Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
2019 Contacto de linguas e substitución lingüística: unha ollada sobre a documentación notarial galega medieval III Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras
Escola Superior de Educação-Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2019 Análisis y dimensiones de estudio del proyecto hábitos lectores en contextos internacionales de estudiantes de educación secundaria. Un estudio de prácticas educativas para el fomento de la lectura XX Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura
Universidad del País Vasco-Euskal Herriko Unibersitatea (Bilbao, Espanha)
2018 Edición digital y documentación notarial: una propuesta sobre textos gallegos del siglo XIII I Congreso Internacional Humanidades Digitales: Retos, Recursos y Nuevas Propuestas
Universidad de Valladolid (Valladolid, Espanha)
2018 Oportunidades y desafíos en la enseñanza virtual. Contribución a partir del MELSLE X Jornadas del Área de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018 Características da escrita medieval galega na documentación notarial da segunda metade do século XIII XIII Congreso Internacional de Língüística Xeral
Universidade de Vigo (Vigo, Espanha)
2018 Sobre edición de documentación notarial medieval: algunhas consideracións sobre textos galegos do século XIII XII Congreso da Asociación Internacional de Estudos Galegos “Novos horizontes para unha Galicia global: REDES | TERRITORIO | MEMORIA”
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
2018 Vinte anos do CEG na Universidade do Minho (1997-2017). Balance e perspectivas de futuro XII Congreso da Asociación Internacional de Estudos Galegos “Novos horizontes para unha Galicia global: REDES | TERRITORIO | MEMORIA”
Universidad Complutense de Madrid (Madrid)
2017 Los romances gallego y castellano en la documentación notarial gallega del siglo XVI V Congreso Internacional de la REd Charta: Reescribiendo la hisroria de la lengua a partir de la edición de documentos
Université de Lausanne (Lausana, Suiça)
2017 Edição de textos medievais: os documentos notariais Ler a Idade Média hoje: Fontes, texto e tradução
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Formas e fórmulas galegas en instrumentos notariais da primeira metade do século XVI IV Congresso Internacional de Linguística Histórica
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017 Edición dixital de textos medievais: unha proposta editorial á volta dos documentos do notario Johán Ares (1272-1300) Congreso Internacional Humanidades Dixitais: Miradas cara á Idade Media
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2017 Edição digital de textos medievais: uma proposta sobre documentação notarial do século XIII XIX Colóquios de Outono
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Perfis da escrita do galego na segunda metade do século XIII III Colóquio Internacional de Linguística Histórica - Mudança e Estandardização
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2015 La escritura del romance gallego en la segunda mitad del siglo XIII: documentos del notario Johán Ares IV Congreso Internacional Tradición e Innovación. Nuevas Perspectivas para la Edición, la Investigación y el Estudio de Documentos Antigos
Göteborgs Universitet (Gotemburgo, Suécia)
2014 O alógrafo sigmático do grafema <z> na documentación medieval galega II Coloquio de Lingüística Histórica
Universidade da Coruña (A Coruña, Espanha)
2014 Edición de coleccións diplomáticas: o caso dos documentos en pergamiño de Santa Comba de Naves Gallaecia-III Congresso Internacional de Linguística Histórica
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2013 Usos del trazo ondulado en documentación gallega en pergamino de la segunda mitad del siglo XIV Tercer Congreso Internacional Tradición e Innovación
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2013 Aspectos grafemáticos: a representación da nasalidade na documentación galega medieval I Coloquio Lingüística Histórica
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2013 La formación b-learning en el Máster de Español Lengua Segunda y Lengua Extranjera de la Universidade do Minho: innovación pedagógica y desafíos educativos XIV Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2009 Contacto de línguas na Idade Media: Galego e Castelhano na documentação notarial do mosteiro de Santa Comba de Naves (Ourense, Galiza) Colóquio Transdisciplinar “Múltiplos olhares sobre o bilinguismo”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/01/01 - Atual Paisaje lingüístico en la ciudad de Funchal (Isla de Madeira): un enfoque sociolingüístico a las 10 parroquias del municipio
Coorientador
Doctorado en Linguistics and Semiotics (Doutoramento)
Universitat de Vic- Universitat Central de Catalunya, Espanha
2017/01/01 - Atual A Reflection on the Umbundu Corpus Planning for the Angola Education System: Towards the harmonization of the Catholic and the Protestant orthographies
Orientador
Doutoramento em Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2024 - 2024 Como atrair digitalmente o público do século XXI - Markate
Orientador
Humanidades Digitais (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2024 - 2024 Criar e Comunicar no Digital. A experiência dentro de uma agência de Marketing
Orientador
Humanidades Digitais (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023 - 2023 Os conselhos espirituais de um padre no século XIX: edição, tradução e codificação TEI do manuscrito 508 do Arquivo Distrital de Braga.
Coorientador
Humanidades Digitais (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021/10/01 - 2022/06/22 Enseñanza de ELE y COVID-19: Métodos y herramientas para un contexto pandémico
Orientador
Mestrado em Espanhol como Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2020/10/01 - 2021/10/21 Cultura española actual: una aproximación desde el feminismo. Aplicación didáctica para la clase de ELE
Coorientador
Mestrado em Espanhol como Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2020/10/01 - 2021/07/16 Estudio de Disponibilidad Léxica en estudiantes universitarios portugueses de ELE
Orientador
Mestrado em Espanhol como Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2020 - 2020 Estágio no Posto de Turismo de Guimarães: A tradução e atendimento ao público no contexto turístico.
Coorientador
Tradução e Comunicação Multilingue (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 Enseñanza de estrategias de aprendizaje del léxico en un entorno virtual de aprendizaje.
Coorientador
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 O desenvolvimento da oralidade para exprimir conhecimento
Coorientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Gramática para todos. A abordagem comunicativa da competência gramatical no âmbito do ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira
Orientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 La traducción como herramienta pedagógica para la adquisición del léxico en el aula de espanol como lengua extranjera.
Orientador
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Elaboración y uso del diccionario personal para la adquisición de léxico en el aprendizaje de espanol por alumnos en inmersión
Orientador
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Enseñar y aprender a usar los diccionarios en el aula de ELE
Orientador
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Los cognados portugués-español en la clase de ELE: diseño y aplicación de cuestionarios
Orientador
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 (DES)GRAMATIZAR-DESDRAMATIZANDO A COMPETÊNCIA GRAMATICAL NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA
Orientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Estratégias de aprendizagem de léxico nas aulas de ELE
Orientador
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Espanhol ou de Inglês (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 A aquisição de léxico para fomentar a competência comunicativa na aula de ELE
Orientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Agora falas tu, agora falo eu: A comunicação oral na aula de LE
Orientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Alunos sem medo de falar: A interação oral na aula de língua estrangeira
Coorientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Estrategias para Escuchar Activamente en clase de ELE con recurso a canciones
Orientador
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Ler para aprender nas aulas de língua
Coorientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Práticas de escrita criativa nas aulas de Inglês e de Espanhol
Coorientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Localização de conteúdos – Experiência de estágio na Bloomidea
Coorientador
Tradução e Comunicação Multilingue (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 (Des)Construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC
Coorientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 O ensino da escrita: produção de crónicas
Coorientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Potenciar a competência comunicativa e sociocultural através de documentos audiovisuais na aula de espanhol língua estrangeira
Orientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Falar melhor para melhor nos entendermos: a competência fonológica no desenvolvimento da oralidade nas aulas de língua estrangeira
Coorientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Gestão de Projetos de Tradução – experiência de estágio curricular na TransPerfect Translations
Orientador
Tradução e Comunicação Multilingue (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 O dicionário ilustrado na aprendizagem de ELE
Orientador
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 El Tratamiento de la Competencia Fonológica en los Manuales de E/LE en Portugal
Orientador
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 A aquisição do léxico na aula de ELE a partir do enfoque comunicativo
Orientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Dentro e fora da sala de aula – espaços articulados de promoção da oralidade
Coorientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua
Orientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 "Del aula a la vida real" : a interação oral orientada para a ação no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol Língua Estrangeira
Orientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 “iM’expreso!”: a teoria das inteligências múltiplas no desenvolvimento da expressão oral na aula de E - LE
Orientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 A abordagem do léxico na aula de espanhol como língua estrangeira
Orientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 A cantar também se aprende´: o uso das canções no desenvolvimento integrado de competências na aula de LE
Coorientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Desdramatizando a gramática: estratégias lúdicas na promoção da competência gramatical
Coorientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 La pragmática en la interlengua de portugueses aprendices de español en niveles iniciales
Orientador
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Práticas de tradução na KvaliText: o quotidiano de um tradutor especializado em contexto empresarial
Coorientador
Tradução e Comunicação Multilingue (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Dramatizando a "cena" : o drama no ensino da escrita em língua portuguesa e da oralidade em língua espanhola
Coorientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 A exploração de canções no ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
Orientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 (Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual
Orientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 A exploração de documentos audiovisuais para a aprendizagem da língua espanhola
Orientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2012 A…B…CL: A compreensão leitora no desenvolvimento de competências de comunicação nas aulas de línguas
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2012 A Competência de Comunicação Oral no processo de Ensino e Aprendizagem das Línguas Portuguesa e Espanhola
Coorientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2012 As competências sociocultural e intercultural no desenvolvimento da competência comunicativa
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2012 Para uma gramática integrada, indutiva e atrativa. A abordagem comunicativa das competências linguísticas no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2012 A compreensão oral nas aulas de línguas
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2012 O uso de plataformas educativas no ensino-aprendizagem de Línguas: a plataforma MOODLE
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2012 A Dimensão Lúdica no âmbito do ensino/aprendizagem das Línguas
Coorientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2012 “Hablando se entiende la gente”: fomentar a interação oral no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira.
Orientador
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/06/17 - Atual II Jornada Internacional “Princípios e práticas de formação em línguas estrangeiras” (2019/06/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2018/06/08 - Atual I Jornada “Princípios e práticas em torno da formação em línguas estrangeiras” (2018/06/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2022/06/30 - 2022/07/01 XV Simposio Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura (2022/06/30 - 2022/07/01)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2022/06/20 - 2022/06/21 IV Jornadas Internacionais Princípios e Práticas de Formação em Línguas Estrangeiras (2022/06/20 - 2022/06/21)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2021/06/07 - 2021/06/08 III Jornada Internacional “Princípios e práticas de formação em línguas estrangeiras” (2021/06/07 - 2021/06/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2017/06/29 - 2017/07/01 VII Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal. Investigación e Innovación en la Enseñanza de ELE (2017/06/29 - 2017/07/01)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2016/10/12 - 2016/10/14 1º Congresso Internacional Techling’16-Línguas, Linguística e Tecnologia (2016/10/12 - 2016/10/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/12/14 - 2018/12/15 Participação no I Simposio Internacional “Os Estudos Galegos camiño do Xacobeo 21” em Santiago de Compostela (Galiza, Espanha)
Simpósio
Os Estudos Galegos camiño do Xacobeo 21
2018/02/23 - 2018/02/23 Participação na sessão de apresentação do livro "Galegos no Minho. 20 Anos do Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho" (https://www.edu.xunta.gal/portal/node/24304) na Secretaría Xeral de Política Lingüística da Xunta de Galicia (Santiago de Compostela, Galiza).
Outro
Apresentação do livro "Galegos no Minho. 20 Anos do Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho"
2018/02/20 - 2018/02/20 Participação na sessão de apresentação do livro "Galegos no Minho. 20 Anos do Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho" na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga)
Outro
Apresentação do livro "Galegos no Minho. 20 Anos do Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho"
2018/02/18 - 2018/02/18 Participação na abertura da 4ª Semana Cultural Convergências Portugal-Galiza (http://convergenciasptgal.blogspot.pt/) na Casa Museo de Rosalía de Castro (Padrón, Galiza).
Outro
4ª Semana Cultural Convergências Portugal-Galiza
2017/12/03 - 2017/12/03 Participação na sessão de apresentação da 4ª Semana Cultural Convergências Portugal-Galiza (http://culturgal.com/portugal-na-culturgal-10oaniversario/) en Culturgal-Feira das Industrias Culturais (Pontevedra, Galiza).
Outro
Culturgal-Feira das Industrias Culturais

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/07/19 Espólio de Eurico Thomaz de Lima: criação de uma edição eletrónica da correspondência
Arguente
Helena Carolina Pacheco Faria (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2022/06/29 Configuración de los entornos personales de aprendizaje en línea: autorregulación en el contexto de ELE
Presidente do júri
Sergio Pérez Álvarez (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2022/06/23 Poesia y ciudadanía en el aula de ELE
Presidente do júri
Vera Lúcia Moreira Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2022/06/22 El Tratamiento del Componente Cultural Hispanoamericano en la Enseñanza Secundaria Portuguesa
Presidente do júri
Cláudia Isabel Maciel Miranda (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2022/06/22 Análisis y evaluación del contenido cultural de los manuales de ELE usados en Polonia
Presidente do júri
Héctor Alberto Moreira Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2022/02/10 A Tradução para Legendagem: experiência na empresa Sintagma
Arguente
Patrícia Alexandra Rodrigues Martins (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2022/02/10 A Tradução para Legendagem: experiência na empresa Sintagma
Arguente
Patrícia Alexandra Rodrigues Martins (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2021/12/15 Impacto de la imagen en la enseñanza de ELE en universidades portuguesas
Presidente do júri
Adriana Catarina Loureiro da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2021/11 As TIC como recurso para reduzir o uso da LM na aula de ELE
Arguente
Sílvia Pereira e Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/09/24 El diseño de los programas culturales ofrecidos por los cursos de inmersión en español desde la perspectiva del coordinador-docente de grupos de estudiantes extranjeros: la lupa sobre el aprendizaje fuera del aula
Presidente do júri
Natalia Umpiérrez Suárez (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2021/04/14 El componente cultural en los manuales: análisis contrastivo de los manuales de ELE e ILE
Presidente do júri
Sandra Ramírez Puente (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2021/01/14 ¿A favor o en contra? El debate como estrategia para promover la expresión e interacción orales en la clase ELE
Presidente do júri
Mariella Bejarano (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2019/12/10 Edición y estudio léxico de fuentes documentales extremeñas de los siglos XVI y XVII
Arguente
Diego Sánchez Sierra (Doutoramento)
2019/05/14 La (auto)evaluación y el desarrollo de la competencia docente: análisis de la aplicación de la Parrilla del profesor de idiomas (European Profiling Grid) en un programa de formación inicial de profesores de Español como Lengua Extranjera en Portugal
Arguente
Marta Pazos Anido (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018/04/11 ¿/X/amón o /¿/amón? Estudio sobre algunas dificultades fonéticas de los estudiantes portugueses de Español como LE
Arguente
Maria Cristina Simões dos Santos (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2018/01/31 Tradução especializada no âmbito das energias renováveis: uma experiência na empresa Giacomini Portugal
Arguente
Tiago Lopes Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2017/12/13 A aprendizagem do vocabulário no ensino do Espanhol como língua estrangeira: uma experiência com alunos do 11º ano de escolaridade
Arguente
Marta Sofia Fernandes Pires (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/10/17 Tradução audiovisual e transferência intercultural: a legendagem dos filmes de Pedro Almodóvar em português europeu
Arguente
Mª Dolores Lerma Sanchis (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2017/01/18 O Caminho de Santiago como recurso didático promotor da competência leitora e cultural nas aulas E/LE
Arguente
América Flávia Borges da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016/05/30 O registo coloquial nas aulas de espanhol
Arguente principal
Sónia Marlene Pereira Martins (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 O papel da gramática no Ensino de Línguas Baseado em Tarefas
Arguente
Marta Andréia Tavares Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 As práticas de leitura e a sua relação com a compreensão leitora nas aulas de línguas
Arguente
Adriana Gonçalves Sousa Polido (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015 Motivação e gramática na aula de Espanhol Língua Estrangeira
Arguente
Pedro Miguel dos Santos Almeida Pinto Magalhães (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015 Ensino da Gramática da Língua Materna e da Língua Estrangeira: Que Diferenças?
Arguente
Paula Alexandra Lopes de Aguiar Leitão Fernandes Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015 Uso da imagem como ferramenta pedagógica no ensino de língua estrangeira nível de iniciação
Arguente
Maria Clara de Jesus Conceição (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015 A expressão artística como recurso didático e motivador no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira: estratégias para ensinar espanhol a estudantes da área de belas artes
Arguente
Cecília Maria da Silva Monteiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015 Estratégias de aprendizagem da LE na promoção da autonomia no processo de escrita
Arguente
Sónia Irina Vázquez García da Cunha Vaz (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015 O Uso das Palavras: estatuto da Comunicação Oral nas aulas de Português e de Espanhol
Arguente
Liliana Pereira da Costa Vasconcelos Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015 A autonomia no processo de aquisição da competência plurilingue e intercultural no âmbito da aprendizagem do Espanhol
Arguente
Francisca Andreia de Azevedo Monteiro (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014/10 La adquisición de lenguas extranjeras mediante materiales multimedia y enseñanza online: enfoque contrastivo y didáctico
Arguente
Antonio Chenoll Mora (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/11/17 - 2021/11/19 techLING 21-6th International Conference on Language, Linguistics, and Technology Universidade de Vigo
2021/11/10 - 2021/11/12 I Seminário Internacional de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas: Abordagens Quantitativa e Mista Universidade Federal do Pampa
2020/10/14 - 2020/10/16 5º Congresso Internacional TechLing 18-Languages, Linguistics and Technology Universidade de Aveiro
2018 - 2018 3º Congresso Internacional TechLing’18-Languages, Linguistics and Technology Lisboa
2016 - 2016 XIVe Rencontre internationale du GERES «El español de los negocios» Poitiers
2015 - 2015 III Coloquio de Lingüística Histórica Vigo
2013 - 2013 XIV Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura "Didáctica del Español/Lengua Extranjera: investigación, planificación académica y perspectivas de futuro” Braga

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - 2027 Diacrítica (2183-9174) University of Minho
2022 - 2022 Investigaciones sobre lectura (ISL) (2340-8685 ) Asociación Española de Comprensión Lectora
2022 - 2022 LaborHistórico (2359-6910) Universidade Federal do Rio de Janeiro
2022 - 2022 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (1983-3652) Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais
2022 - 2022 Lenguaje y textos (2530-0075 ) Universitat Politècnica de València
2018 - 2018 Tejuelo. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación (1988-8430 ) Universidad de Extremadura

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura
2018 - Atual Asociación Internacional de Estudos Galegos
2005 - Atual Red Internacional CHARTA (Corpus hispánico y americano en la red: textos antigos)