???global.info.a_carregar???
Sónia Maria Costa Cabral é Licenciada em Educação de Infância, desde 2004, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/RFO-30696/12) desde 2011. Concluiu o Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Intervenção Precoce em 2017. Frequenta o Doutoramento em Educação no ISPA - Instituto Universitário desde 2019, tendo o seu projeto de Tese, intitulado "Formação Inicial Docente para o Envolvimento da Família na Educação", sido selecionado para financiamento através do concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento, em 2020, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (https://doi.org/10.54499/2020.06737.BD). É Docente Universitária (Monitor), e Investigador no Centro de Investigação em Educação (CIE-ISPA), no ISPA - Instituto Universitário desde 2021 e docente no Ensino Superior Politécnico (Assistente convidado) no Instituto Politécnico de Lisboa. Publicou 2 artigos em revistas especializadas, possui 2 capítulos de livros e participou em diversos eventos científicos. Atua na área das Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 17 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Atitudes; Valores; Relações; Práticas reflexivas; Touchpoints.; Participação das crianças; Creche; Jardim de infância; Educação pré-escolar; Intervenção Precoce; Trabalho em Parceria; Rede de Profissionais; Currículo; Formação de Professores; Relação Escola-Família; Envolvimento parental; "Participação das Famílias na Educação"; "Processo educativo"; "Futuros profissionais"; "Envolvimento das Famílias".
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sónia Maria Costa Cabral

Nomes de citação

  • Cabral, Sónia
  • Cabral, Sónia Maria Costa

Identificadores de autor

Ciência ID
8511-7EE6-E09F
ORCID iD
0000-0003-2985-1928
Researcher Id
B-3725-2019

Endereços de correio eletrónico

  • soniacabral.email@gmail.com (Profissional)
  • scabral@ispa.pt (Profissional)
  • soniac@eselx.ipl.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021/01/01 - 2024/12/31
Em curso
Educação (Doutoramento)
Especialização em Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Formação Inicial Docente para o Envolvimento da Família na Educação." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2019/10/10 - 2021/02/04
Concluído
Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
20 valores
2020/07/11 - 2020/07/25
Concluído
5º curso de verão RECURSOS DE INVESTIGAÇÃO (Outros)
ISPA - Formação Avançada, Portugal
2017/10/09 - 2018/05/19
Concluído
Curso Intensivo Touchpoints 2017 (Outros)
Fundação Brazelton/Gomes-Pedro Para as ciências do Bebé e da Família, Portugal
2015/10/15 - 2017/07/10
Concluído
Ciências da Educação na especialidade de Intervenção Precoce (Mestrado)
Especialização em Intervenção Precoce
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"ATEIA: Uma Rede de Profissionais - Relações e Práticas Reflexivas Touchpoints" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2012/10/11 - 2012/10/12
Concluído
HighScope Ireland Roadshows (Outros)
Early Years, Reino Unido
2011/10/01 - 2012/08/02
Concluído
Ciências da Educação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Avaliação em Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
17 valores
2011/12/12 - 2011/12/12
Concluído
Certificado de Qualificação de Formador CCPFC/RFO-30696/12 (Outros)
Especialização em B02 - Avaliação; B11 - Pedagogia e Didática; B16 - Teoria Curricular; C03 - Concepção e Organização de Projetos Educativos
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2009/07/08 - 2010/08/15
Concluído
High Scope Preschool Curriculum Course (120 horas) (Outros)
HighScope Educational Research Foundation, Estados Unidos
12.0 CEUs Grade P
2000/09/01 - 2004/07/19
Concluído
Educação de Infância (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
16 valores
1997/09/01 - 2000/02
Frequentou
Linguística (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação em Educação (CIE - ISPA), Portugal
Centro de Investigação em Educação (CIE - ISPA), Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/02/10 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/02/08 - Atual Monitor (Docente Universitário) ISPA - Instituto Universitário, Portugal
ISPA - Instituto Universitário, Portugal
2020/02/17 - 2020/07/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017/02/13 - 2020/06/14 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010/09 - 2013/07/08 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/08/16 - 2013/02/16 Educador de infância (Educador de Infância) Colégio Rik&Rok Amadora, Portugal
2006/09/01 - 2012/08/31 Educador de infância (Educador de Infância) Creche e Jardim de Infância Traquinauta, Portugal
2005/09/05 - 2006/08/31 Educador de infância (Educador de Infância) Centro Social Paroquial de S. Vicente de Paulo, Portugal
2005/04/06 - 2005/08/05 Educador de infância (Educador de Infância) Centro Social Paroquial de S. Vicente de Paulo, Portugal
2004/09/01 - 2005/03/31 Educador de infância (Educador de Infância) Obra Social Paulo VI, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09/01 - 2009/08/31 Coordenador Pedagógico Creche e Jardim de Infância Traquinauta, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/01/01 - Atual Formação Inicial Docente para o Envolvimento da Família na Educação.
Bolseiro de Doutoramento
Centro de Investigação em Educação (CIE - ISPA), Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cabral, Sónia; Pinto, Débora; Castelão, Ana Sofia; Fuertes, Marina. "Estudo de Caso sobre os Contributos das Práticas Reflexivas Touchpoints numa Rede de Profissionais em Educação de Infância". Trabalho apresentado em 4º Encontro de Mestrados em Educação e Ensino, Lisboa, 2018.
    Em revisão
  2. Ribeiro, Ana Cláudia Martins; Cabral, Sónia Maria Costa. "“Aqui Nós Participamos!” A participação das crianças na Educação De Infância". Trabalho apresentado em II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sónia Cabral; Lourdes Mata; Francisco Peixoto. "Preparing Pre-Service Teachers for Family Engagement: Insights from the Initial Teacher Education Syllabus". Education Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/educsci14060674.
    10.3390/educsci14060674
  2. Lourdes Mata; Patrícia Pacheco; Ana Teresa Brito; Mónica Pereira; Sónia Cabral. "Envolvimento das famílias no processo educativo: Perspetiva de futuros profissionais". Revista Portuguesa de Educação (2022): https://doi.org/10.21814/rpe.24634.
    10.21814/rpe.24634
Capítulo de livro
  1. Cabral, Sónia; Pinto, Débora; Castelão, Sofia; Fuertes, Marina. "ATEIA, Uma Rede De Profissionais - Relações e Práticas Reflexivas Touchpoints". In TEORIA, PRÁTICAS E INVESTIGAÇÃO EM INTERVENÇÃO PRECOCE, editado por CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais), 101-133. Lisboa, Portugal: OECD, 2018.
    Publicado
  2. Cabral, Sónia; Coimbra, Eduarda; Ferreira, Inês. "A Importância de um Olhar Atento – Trabalho em Parceria em Intervenção Precoce". In Evidências em Intervenção Precoce, editado por Fuertes, Marina; Nunes, Maria; Rosa, João, 55-72. Lisboa, Portugal: CIED Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, 2016.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Cabral, Sónia; Mata, Lourdes; Peixoto, F.. "Estarão os futuros professores, em Portugal, a ser preparados para o envolvimento e participação da família na educação?". Trabalho apresentado em XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía/IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, 2023.
Tese / Dissertação
  1. Cabral, Sónia Maria da Costa. "ATEIA, Uma rede de profissionais : relações e práticas reflexivas touchpoints". Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/7362.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/09/27 Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2024, Setembro 26-27). A formação inicial de educadores e o envolvimento e participação das famílias na educação: entre o desejável e o alcançável. [Comunicação Oral]. II Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (CIIPEE), ADIPSIEDUC, Ispa, Instituto Universitário. II Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (CIIPEE)
Ispa, Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2024/08/12 Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2024, agosto 12 – 14). Searching for Family involvement and participation in education: Are we there yet? [comunicação oral]. SIG 11 & 13 Conference 2024: Diversity within classrooms and societies: Perspectives on Teacher, Moral, and Democracy Education, Oxford SIG 11 & 13 Conference 2024
Department of Education, University of Oxford, Oxford, United Kingdom (Oxford, Reino Unido)
2023/09/01 Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2023, agosto 30 – setembro 02). Portuguese initial teacher’s education curricula and the family involvement and participation issue. [comunicação oral]. 31st EECERA Annual Conference Children’s Curiosity, Agency and Participation: Challenges for Professional Action and Development, Estoril 31st EECERA Annual Conference Children’s Curiosity, Agency and Participation: Challenges for Professional Action and Development
Association of Early Childhood Professionals (APEI) (Estoril, Portugal)
2023/08/30 Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2023, agosto 30–31 e setembro 01). Estarão os futuros professores, em Portugal, a ser preparados para o envolvimento e participação da família na educação? [comunicação oral em formato de póster]. XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía e IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, Coruña Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía e IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía
Facultad de Ciencias de la Educación Campus Universitario de Elviña (Coruña, Espanha)
2023/07/17 Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2023, julho 17–18). Formação inicial de educadores e professores para o envolvimento da família: um olhar a partir dos planos de estudo. [comunicação oral]. I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação – CIRPIE’23, Coimbra, Portugal. I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação – CIRPIE’23
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/07/05 Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2023, julho 05–07). Estarão os futuros professores, em Portugal, a ser preparados para o envolvimento e participação da família na educação? [comunicação oral em formato de póster]. Encontro CIÊNCIA’23 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, Aveiro, Portugal.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2023/02/03 Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2023, fevereiro 03 e 04). A profissionalização docente desenvolve explicitamente competências para o envolvimento e participação das famílias? [comunicação oral]. VII ENJIE - Desafios Atuais na Investigação em Educação: Agendas Emergentes ¿ Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Porto, Portugal. https://www.fpce.up.pt/viienjie/wp-content/uploads/sites/965/2023/03/LivroDeResumos_VIIENJIE_vff.pdf VII ENJIE - Encontro Nacional de jovens Investigadores em Educação
Centro de investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCEUP) e do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED/ESE/IPP) (Porto, Portugal)
2022/09/08 Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2022, Setembro 8-10). Exploração dos curricula nacionais, face à preparação de educadores e professores do 1º CEB, para o envolvimento da família na educação. [Comunicação Oral]. I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, ADIPSIEDUC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal. https://www.adipsieduc.pt/1ciipe/wp-content/uploads/sites/2/2022/09/1ciipee_resumos.pdf I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
ADIPSIEDUC, Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/07/20 Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2022, julho 20–22). Formação inicial docente para o envolvimento da família na educação [comunicação oral]. 3ª Edição do Porto International Conference on Research in Education – ICRE’22, Porto, Portugal. 3ª Edição do Porto International Conference on Research in Education – ICRE’22
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) (Porto, Portugal)
2022/05/17 Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2022, maio 17–18). Formação inicial docente para o envolvimento da família na educação [comunicação oral em formato de póster]. Encontro CIÊNCIA’22 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, Lisboa, Portugal.  Encontro CIÊNCIA’22 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
Promoção: FCT, em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, e com o apoio institucional do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto (Lisboa, Portugal)
2022/02/09 Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2022, fevereiro 09–11). O currículo da formação inicial docente e a preparação de educadores e professores para o envolvimento da família, no século XXI [comunicação oral]. XXIX Colóquio AFIRSE Portugal, Lisboa, Portugal. XXIX Colóquio AFIRSE Portugal
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
2022/02/05 Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2022, fevereiro 04¿05). Formação inicial docente: Preparação de educadores e professores para o envolvimento da família [comunicação oral]. VI ENJIE - Futuros da Educação, Ciência Cidadã e Cocriação ¿ Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Leiria, Portugal. https://vienjie.ipleiria.pt/programa/ VI ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Estudos em Educação e Inovação - Ci&DEI (Leiria, Portugal)
2021/09/02 Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2021, Setembro 1–3). Como se preparam futuros Educadores e Professores para o Envolvimento da Família? [comunicação oral]. XVI Congreso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia, Online. https://congreso-xvigp.asocip.com/index.php/pt/ XVI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía - ACIP (Braga, Portugal)
2021/07/09 Pacheco, P., Mata, L., Brito, A. T., Pereira, M., & Cabral, S. (2021, Julho 9–10). Envolvimento das famílias na educação – perspetiva de futuros profissionais [Comunicação Oral]. Colóquio de Educação, da Escola de Educação | Centro de Investigação em Educação - ISPA, Educação e Desenvolvimento: Caminhos Cruzados ou Estradas Paralelas?, Online. https://youtu.be/-Eorh0t4WzM Educação e Desenvolvimento: Caminhos Cruzados ou Estradas Paralelas?
Centro de Investigação em Educação - ISPA (Lisboa, Portugal)
2021/04/17 Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2021, Abril 16–17). Formação inicial docente para o envolvimento da família na educação [comunicação oral]. V ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Online. https://enjie.pt/2021/ V ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning
2020/10/28 Mata, Pacheco, Gomes e Cabral (2020).Envolvimento das famílias na educação: Perspetiva de futuros profissionais [comunicação oral]. 8th International Congress of Educational Sciences and Development. Associação Portuguesa de Sociologia. Pontevedra. 8th International Congress of Educational Sciences and Development
Associação Portuguesa de Sociologia (Pontevedra, Espanha)
2020/09/11 Pacheco, Mata e Cabral (2020) Envolvimento parental no jardim de infância: Dificuldade, benefícios, práticas e crenças de autoeficácia de futuros profissionais [comunicação oral]. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Portugal. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
2018/11/24 Estudo de Caso sobre os Contributos das Práticas Reflexivas Touchpoints numa Rede de Profissionais em Educação de Infância IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/09/26 - 2024/09/27 Cabral, S., Simões, M., & Faria, F. (2024, Setembro 26-27). O papel dos adultos em Educação de Infância: Conceções construídas durante a prática supervisionada no 1º ano do mestrado em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Em Mata, L. (Coord.). Educação de infância – transformar o mundo a partir de uma intervenção precoce e de qualidade. [Simpósio]. II Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (CIIPEE), ADIPSIEDUC, Ispa, Instituto Universitário.
Simpósio
II Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (CIIPEE)
ISPA - Instituto Universitário, Portugal
2022/09/08 - 2022/09/10 Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2022, Setembro 8-10). Exploração dos curricula nacionais, face à preparação de educadores e professores do 1º CEB, para o envolvimento da família na educação. Em Mata, L. (Coord.). Participação das famílias em contextos de educação de infância [Simpósio]. I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, ADIPSIEDUC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal. https://www.adipsieduc.pt/1ciipe/wp-content/uploads/sites/2/2022/08/1ciipee_simposio8.pdf
Simpósio
I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021/07/09 - 2021/07/10 Pacheco, P., Mata, L., Brito, A. T., Pereira, M., & Cabral, S. (2021, Julho 9–10). Envolvimento das famílias na educação – perspetiva de futuros profissionais. Em Mata, L. (Coord.). A participação das famílias no processo educativo – diferentes olhares [Simpósio]. Colóquio de Educação, da Escola de Educação | Centro de Investigação em Educação - ISPA, Educação e Desenvolvimento: Caminhos Cruzados ou Estradas Paralelas?. https://youtu.be/-Eorh0t4WzM
Simpósio
Educação e Desenvolvimento: Caminhos Cruzados ou Estradas Paralelas?
Centro de Investigação em Educação (CIE - ISPA), Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/09/07 - 2020/12/31 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (INVEP) ( ISSN 2182-1372) Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2025/02/10 - Atual Intervenção em Situações Educativas (ISE) Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2025/02/10 - Atual PRÁTICA SUPERVISIONADA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) ISPA - Instituto Universitário, Portugal
2024/09/13 - Atual OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA Educação Básica (Licenciatura) ISPA - Instituto Universitário, Portugal
2021/09/10 - Atual Educação e Família Mestrado em Educação Pré-escolar e 1Ciclo do Ensino Básico, (Mestrado) ISPA - Instituto Universitário, Portugal
2021/02 - Atual Currículo e Modelos Curriculares 2º ano da Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) ISPA - Instituto Universitário, Portugal
2020/02/17 - 2020/07/30 Seminário da Prática de Ensino Supervisionado II - Jardim de Infância Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2020/01/27 - 2020/06/14 Prática Profissional Supervisionada I Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/01/28 - 2019/06/16 Intervenção em Situações Educativas Licenciatura em Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/01/29 - 2018/06/17 Prática Profissional Supervisionada I (0-3) Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/02/13 - 2017/06/25 Prática Profissional Supervisionada I (0-3) Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013/05/02 - 2013/07/08 Prática Profissional Supervisionada II (3-6) Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013/02/18 - 2013/05/01 Práticas Curriculares Integradas; Intervenção em Situações Educativas Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011/09/23 - 2012/08/31 Prática Profissional Supervisionada I (0-3); Prática Profissional Supervisionada II (3-6) Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011/09/23 - 2012/08/31 Educação na Primeira Infância e Práticas de Qualidade; Projetos Curriculares Integrados Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012/04/18 - 2012/06/06 Desenvolvimento do Plano e do Programa da Oficina de Formação em Avaliação em Educação Pré-Escolar, ao abrigo da Formação Contínua, com o Registo de Acreditação CCPFC/ACC - 08775/11 (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010/09 - 2011/06 Prática Profissional Supervisionada (0-3 e 3-6) Perspetivas Curriculares Integradas Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/09/26 - 2024/09/27 Membro da Comissão Organizadora do 2º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, que decorreu de 27 a 28 de setembro de 2024 no ISPA - Instituto Universitário.
Membro
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal