Identification
Personal identification
- Full name
- Sónia Maria Costa Cabral
Citation names
- Cabral, Sónia
- Cabral, Sónia Maria Costa
Author identifiers
- Ciência ID
- 8511-7EE6-E09F
- ORCID iD
- 0000-0003-2985-1928
- Researcher Id
- B-3725-2019
Email addresses
- soniacabral.email@gmail.com (Professional)
- scabral@ispa.pt (Professional)
- soniac@eselx.ipl.pt (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) | |
French | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Elementary (A2) | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2024/12/31
Ongoing
|
Educação (Doutoramento)
Major in Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal "Formação Inicial Docente para o Envolvimento da Família na Educação." (THESIS/DISSERTATION)
|
|
2019/10/10 - 2021/02/04
Concluded
|
Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Major in Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
20 valores |
2020/07/11 - 2020/07/25
Concluded
|
5º curso de verão RECURSOS DE INVESTIGAÇÃO (Outros)
ISPA - Formação Avançada, Portugal
|
|
2017/10/09 - 2018/05/19
Concluded
|
Curso Intensivo Touchpoints 2017 (Outros)
Fundação Brazelton/Gomes-Pedro Para as ciências do Bebé e da Família, Portugal
|
|
2015/10/15 - 2017/07/10
Concluded
|
Ciências da Educação na especialidade de Intervenção Precoce (Mestrado)
Major in Intervenção Precoce
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"ATEIA: Uma Rede de Profissionais - Relações e Práticas Reflexivas Touchpoints" (THESIS/DISSERTATION)
|
18 valores |
2012/10/11 - 2012/10/12
Concluded
|
HighScope Ireland Roadshows (Outros)
Early Years, United Kingdom
|
|
2011/10/01 - 2012/08/02
Concluded
|
Ciências da Educação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Major in Avaliação em Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
17 valores |
2011/12/12 - 2011/12/12
Concluded
|
Certificado de Qualificação de Formador CCPFC/RFO-30696/12 (Outros)
Major in B02 - Avaliação; B11 - Pedagogia e Didática; B16 - Teoria Curricular; C03 - Concepção e Organização de Projetos Educativos
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
|
2009/07/08 - 2010/08/15
Concluded
|
High Scope Preschool Curriculum Course (120 horas) (Outros)
HighScope Educational Research Foundation, United States
|
12.0 CEUs Grade P |
2000/09/01 - 2004/07/19
Concluded
|
Educação de Infância (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
16 valores |
1997/09/01 - 2000/02
Attended
|
Linguística (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2021/01/01 - Current | Researcher (Research) | Centro de Investigação em Educação (CIE - ISPA), Portugal |
Centro de Investigação em Educação (CIE - ISPA), Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2025/02/10 - Current | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2021/02/08 - Current | Tutor (University Teacher) | ISPA - Instituto Universitário, Portugal |
ISPA - Instituto Universitário, Portugal | ||
2020/02/17 - 2020/07/30 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2017/02/13 - 2020/06/14 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2010/09 - 2013/07/08 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2012/08/16 - 2013/02/16 | Educador de infância (Educador de Infância) | Colégio Rik&Rok Amadora, Portugal |
2006/09/01 - 2012/08/31 | Educador de infância (Educador de Infância) | Creche e Jardim de Infância Traquinauta, Portugal |
2005/09/05 - 2006/08/31 | Educador de infância (Educador de Infância) | Centro Social Paroquial de S. Vicente de Paulo, Portugal |
2005/04/06 - 2005/08/05 | Educador de infância (Educador de Infância) | Centro Social Paroquial de S. Vicente de Paulo, Portugal |
2004/09/01 - 2005/03/31 | Educador de infância (Educador de Infância) | Obra Social Paulo VI, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2006/09/01 - 2009/08/31 | Coordenador Pedagógico | Creche e Jardim de Infância Traquinauta, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2021/01/01 - Current | Formação Inicial Docente para o Envolvimento da Família na Educação.
PhD Student Fellow
Centro de Investigação em Educação (CIE - ISPA), Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024/09/27 | Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2024, Setembro 26-27). A formação inicial de educadores e o envolvimento e participação das famílias na educação: entre o desejável e o alcançável. [Comunicação Oral]. II Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (CIIPEE), ADIPSIEDUC, Ispa, Instituto Universitário. | II Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (CIIPEE)
Ispa, Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2024/08/12 | Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2024, agosto 12 – 14). Searching for Family involvement and participation in education: Are we there yet? [comunicação oral]. SIG 11 & 13 Conference 2024: Diversity within classrooms and societies: Perspectives on Teacher, Moral, and Democracy Education, Oxford | SIG 11 & 13 Conference 2024
Department of Education, University of Oxford, Oxford, United Kingdom (Oxford, United Kingdom)
|
2023/09/01 | Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2023, agosto 30 – setembro 02). Portuguese initial teacher’s education curricula and the family involvement and participation issue. [comunicação oral]. 31st EECERA Annual Conference Children’s Curiosity, Agency and Participation: Challenges for Professional Action and Development, Estoril | 31st EECERA Annual Conference Children’s Curiosity, Agency and Participation: Challenges for Professional Action and Development
Association of Early Childhood Professionals (APEI) (Estoril, Portugal)
|
2023/08/30 | Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2023, agosto 30–31 e setembro 01). Estarão os futuros professores, em Portugal, a ser preparados para o envolvimento e participação da família na educação? [comunicação oral em formato de póster]. XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía e IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, Coruña | Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía e IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía
Facultad de Ciencias de la Educación Campus Universitario de Elviña (Coruña, Spain)
|
2023/07/17 | Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2023, julho 17–18). Formação inicial de educadores e professores para o envolvimento da família: um olhar a partir dos planos de estudo. [comunicação oral]. I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação – CIRPIE’23, Coimbra, Portugal. | I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação – CIRPIE’23
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2023/07/05 | Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2023, julho 05–07). Estarão os futuros professores, em Portugal, a ser preparados para o envolvimento e participação da família na educação? [comunicação oral em formato de póster]. Encontro CIÊNCIA’23 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, Aveiro, Portugal. |
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/02/03 | Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2023, fevereiro 03 e 04). A profissionalização docente desenvolve explicitamente competências para o envolvimento e participação das famílias? [comunicação oral]. VII ENJIE - Desafios Atuais na Investigação em Educação: Agendas Emergentes ¿ Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Porto, Portugal. https://www.fpce.up.pt/viienjie/wp-content/uploads/sites/965/2023/03/LivroDeResumos_VIIENJIE_vff.pdf | VII ENJIE - Encontro Nacional de jovens Investigadores em Educação
Centro de investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCEUP) e do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED/ESE/IPP) (Porto, Portugal)
|
2022/09/08 | Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2022, Setembro 8-10). Exploração dos curricula nacionais, face à preparação de educadores e professores do 1º CEB, para o envolvimento da família na educação. [Comunicação Oral]. I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, ADIPSIEDUC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal. https://www.adipsieduc.pt/1ciipe/wp-content/uploads/sites/2/2022/09/1ciipee_resumos.pdf | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
ADIPSIEDUC, Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/07/20 | Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2022, julho 20–22). Formação inicial docente para o envolvimento da família na educação [comunicação oral]. 3ª Edição do Porto International Conference on Research in Education – ICRE’22, Porto, Portugal. | 3ª Edição do Porto International Conference on Research in Education – ICRE’22
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) (Porto, Portugal)
|
2022/05/17 | Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2022, maio 17–18). Formação inicial docente para o envolvimento da família na educação [comunicação oral em formato de póster]. Encontro CIÊNCIA’22 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, Lisboa, Portugal. | Encontro CIÊNCIA’22 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
Promoção: FCT, em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, e com o apoio institucional
do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto (Lisboa, Portugal)
|
2022/02/09 | Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2022, fevereiro 09–11). O currículo da formação inicial docente e a preparação de educadores e professores para o envolvimento da família, no século XXI [comunicação oral]. XXIX Colóquio AFIRSE Portugal, Lisboa, Portugal. | XXIX Colóquio AFIRSE Portugal
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2022/02/05 | Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2022, fevereiro 04¿05). Formação inicial docente: Preparação de educadores e professores para o envolvimento da família [comunicação oral]. VI ENJIE - Futuros da Educação, Ciência Cidadã e Cocriação ¿ Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Leiria, Portugal. https://vienjie.ipleiria.pt/programa/ | VI ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Estudos em Educação e Inovação - Ci&DEI (Leiria, Portugal)
|
2021/09/02 | Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2021, Setembro 1–3). Como se preparam futuros Educadores e Professores para o Envolvimento da Família? [comunicação oral]. XVI Congreso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia, Online. https://congreso-xvigp.asocip.com/index.php/pt/ | XVI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía - ACIP (Braga, Portugal)
|
2021/07/09 | Pacheco, P., Mata, L., Brito, A. T., Pereira, M., & Cabral, S. (2021, Julho 9–10). Envolvimento das famílias na educação – perspetiva de futuros profissionais [Comunicação Oral]. Colóquio de Educação, da Escola de Educação | Centro de Investigação em Educação - ISPA, Educação e Desenvolvimento: Caminhos Cruzados ou Estradas Paralelas?, Online. https://youtu.be/-Eorh0t4WzM | Educação e Desenvolvimento: Caminhos Cruzados ou Estradas Paralelas?
Centro de Investigação em Educação - ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2021/04/17 | Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2021, Abril 16–17). Formação inicial docente para o envolvimento da família na educação [comunicação oral]. V ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Online. https://enjie.pt/2021/ | V ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e LE@D – Laboratório de Educação a Distância
e eLearning
|
2020/10/28 | Mata, Pacheco, Gomes e Cabral (2020).Envolvimento das famílias na educação: Perspetiva de futuros profissionais [comunicação oral]. 8th International Congress of Educational Sciences and Development. Associação Portuguesa de Sociologia. Pontevedra. | 8th International Congress of Educational Sciences and Development
Associação Portuguesa de Sociologia (Pontevedra, Spain)
|
2020/09/11 | Pacheco, Mata e Cabral (2020) Envolvimento parental no jardim de infância: Dificuldade, benefícios, práticas e crenças de autoeficácia de futuros profissionais [comunicação oral]. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Portugal. | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
|
2018/11/24 | Estudo de Caso sobre os Contributos das Práticas Reflexivas Touchpoints numa Rede de Profissionais em Educação de Infância | IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/09/26 - 2024/09/27 | Cabral, S., Simões, M., & Faria, F. (2024, Setembro 26-27). O papel dos adultos em Educação de Infância: Conceções construídas
durante a prática supervisionada no 1º ano do mestrado em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Em Mata, L. (Coord.).
Educação de infância – transformar o mundo a partir de uma intervenção precoce e de qualidade. [Simpósio]. II Congresso Internacional
de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (CIIPEE), ADIPSIEDUC, Ispa, Instituto Universitário.
Symposium
|
II Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (CIIPEE)
ISPA - Instituto Universitário, Portugal
|
2022/09/08 - 2022/09/10 | Cabral, S., Mata, L., & Peixoto, F. (2022, Setembro 8-10). Exploração dos curricula nacionais, face à preparação de educadores
e professores do 1º CEB, para o envolvimento da família na educação. Em Mata, L. (Coord.). Participação das famílias em contextos
de educação de infância [Simpósio]. I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação,
ADIPSIEDUC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal. https://www.adipsieduc.pt/1ciipe/wp-content/uploads/sites/2/2022/08/1ciipee_simposio8.pdf
Symposium
|
I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021/07/09 - 2021/07/10 | Pacheco, P., Mata, L., Brito, A. T., Pereira, M., & Cabral, S. (2021, Julho 9–10). Envolvimento das famílias na educação –
perspetiva de futuros profissionais. Em Mata, L. (Coord.). A participação das famílias no processo educativo – diferentes
olhares [Simpósio]. Colóquio de Educação, da Escola de Educação | Centro de Investigação em Educação - ISPA, Educação e Desenvolvimento:
Caminhos Cruzados ou Estradas Paralelas?. https://youtu.be/-Eorh0t4WzM
Symposium
|
Educação e Desenvolvimento: Caminhos Cruzados ou Estradas Paralelas?
Centro de Investigação em Educação (CIE - ISPA), Portugal
|
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2024/09/26 - 2024/09/27 | Membro da Comissão Organizadora do 2º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação,
que decorreu de 27 a 28 de setembro de 2024 no ISPA - Instituto Universitário.
Member
|
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2025/02/10 - Current | Intervenção em Situações Educativas (ISE) | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2025/02/10 - Current | PRÁTICA SUPERVISIONADA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | ISPA - Instituto Universitário, Portugal |
2024/09/13 - Current | OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA | Educação Básica (Licenciatura) | ISPA - Instituto Universitário, Portugal |
2021/09/10 - Current | Educação e Família | Mestrado em Educação Pré-escolar e 1Ciclo do Ensino Básico, (Mestrado) | ISPA - Instituto Universitário, Portugal |
2021/02 - Current | Currículo e Modelos Curriculares | 2º ano da Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | ISPA - Instituto Universitário, Portugal |
2020/02/17 - 2020/07/30 | Seminário da Prática de Ensino Supervisionado II - Jardim de Infância | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2020/01/27 - 2020/06/14 | Prática Profissional Supervisionada I | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/01/28 - 2019/06/16 | Intervenção em Situações Educativas | Licenciatura em Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/01/29 - 2018/06/17 | Prática Profissional Supervisionada I (0-3) | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/02/13 - 2017/06/25 | Prática Profissional Supervisionada I (0-3) | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2013/05/02 - 2013/07/08 | Prática Profissional Supervisionada II (3-6) | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2013/02/18 - 2013/05/01 | Práticas Curriculares Integradas; Intervenção em Situações Educativas | Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2011/09/23 - 2012/08/31 | Prática Profissional Supervisionada I (0-3); Prática Profissional Supervisionada II (3-6) | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2011/09/23 - 2012/08/31 | Educação na Primeira Infância e Práticas de Qualidade; Projetos Curriculares Integrados | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2012/04/18 - 2012/06/06 | Desenvolvimento do Plano e do Programa da Oficina de Formação em Avaliação em Educação Pré-Escolar, ao abrigo da Formação Contínua, com o Registo de Acreditação CCPFC/ACC - 08775/11 | (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2010/09 - 2011/06 | Prática Profissional Supervisionada (0-3 e 3-6) Perspetivas Curriculares Integradas | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2018/09/07 - 2020/12/31 | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (INVEP) ( ISSN 2182-1372) | Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |