Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Campos
Nomes de citação
- Joana Campos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8511-1D84-BBFA
Endereços de correio eletrónico
- jcampos@eselx.ipl.pt (Profissional)
Moradas
- Campus de Benfica do IPL, 1549-003, Benfica, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2015/09 - 2023/12
Concluído
|
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Professores e Conhecimento Profissional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
|
1996 - 2000
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
"Vivência da Multiculturalidade numa Escola Urbana: representações sociais dos alunos - um estudo etnográfico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
|
1991 - 1996
Concluído
|
Sociologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Comunidade Ismaili portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 1997 - Atual | Investigador (Investigação) | CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
| CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2009 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
| Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
| 2007 - 2009 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
| Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | ||
| 1999 - 2007 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
| Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | ||
| 1997 - 1999 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal (...) |
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 1998 - 1998 | Socióloga - Equipa Intervenção N1 de Chelas | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal |
| Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal |
Projetos
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2022 - Atual | Chaire UNESCO « Intervention sociale non-violente » (ISNoV)
Investigador
Institut universitaire de technologie Bordeaux Montaigne Centre de Ressources Montaigne, França
|
Em curso
|
| 2024/09/01 - 2025/08/30 | ECHO: Expectativas, Desafios e Necessidades dos Professores não profissionalizados
IPL/IDI&CA2024/ECHO_ESELx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
| 2021 - 2023/09 | Entre: investigação em Mediação Artística e Cultural
EntreMAC#12458675
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (ESELx), Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Em curso
|
| 2017 - 2019 | Integr(Arte) - Imigração, Artes, Educação e Experiências Locais de Integração
PT/2017/FAMI/156
Investigador
|
Alto Comissariado para as Migrações - ACM
Concluído
|
| 2016 - 2018 | Socius (Investigare) - Investigação, Formação e Intervenção Social
N/A
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Concluído
|
| 2015 - 2016 | Formação, Investigação e Animação Sociocultural
na
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Concluído
|
| 2011 - 2013 | Estratégias de Intervenção Socioeducativa em Contextos Sociais Complexos
000377402011
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
European Union
Concluído
|
| 2009 - 2011 | Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores
na
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Concluído
|
| 2008 - 2009 | Avaliação do Programa KidSmart – Early Learning Program
na
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Ministério da Educação IBM Portugal |
| 2008 - 2009 | DQP – Desenvolver Qualidade em Parcerias
na
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Ministério da Educação |
| 2008 - 2008 | GAPP - differences in the choices of science careers
na
Investigador
Centro de Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento , Portugal
|
|
| 2007 - 2008 | Estudo curricular da medida PIEF (Programas Integrados de Educação e Formação)
na
Investigador
PETI Programa Erradicação Trabalho Infantil, Portugal
|
|
| 2004 - 2004 | Investigação Supervisão e desenvolvimento da identidade profissional - Estudo sobre a influência da supervisão e dos contextos
nas transições ecológicas de construção e desenvolvimento profissional
na
Desenvolvimento técnico
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
|
| 2003 - 2004 | Processos de Transição do Ensino Secundário para o Superior: Os Alunos do Instituto Politécnico de Santarém,
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Politécnica – Associação dos Institutos Politécnicos do Centro |
| 2001 - 2003 | A formação contextualizada no desenvolvimento de projectos curriculares em escolas Ensino Básico
na
Investigador
Ministério da Educação, Portugal
|
Ministério da Educação |
| 1999 - 2001 | Tackling Violence in Schools an European Wide-Basis
na
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Concluído
|
| 1997 - 2000 | Conquistar a escola – estudo de um território educativo
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
| 1997 - 2000 | Estudo da Relação Escola-Família-Comunidade
na
Investigador
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Ministério da Educação
Concluído
|
| 1999 - 1999 | Projecto de Coeducação e a Formação de Professores
na
Investigador
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Concluído
|
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2019 - 2020 | Carta Educativa e do Plano Estratégico Educativo do Concelho de Oeiras
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Câmara Municipal de Oeiras
Em curso
|
| 2018 - 2020 | Monitorização e avaliação no âmbito da intervenção municipal integrada de promoção do sucesso escolar do concelho de Loures
na
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Câmara Municipal de Loures
Em curso
|
| 2005 - 2013 | Observatório de Segurança Escolar
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
|
| 2009 - 2010 | InTErACT - Identidade, função docente, conhecimento e prática profissional
na
Investigador
UIED Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa,
Portugal
|
|
| 2005 - 2006 | Prática Pedagógica e Construção do Conhecimento Profissional
na
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
|
| 2001 - 2001 | Escola e Violência Conceitos, Políticas, Quotidianos
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Produções
Publicações
| Artigo em conferência |
|
| Artigo em revista |
|
| Capítulo de livro |
|
| Edição de número de revista |
|
| Livro |
|
| Relatório |
|
| Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2025/06/07 | Professores Não Profissionalizados: desafios da formação | NeTLives New Teachers Lives - Teachers’Lives Today: Chalenges and transformations
FPCE da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
| 2025/06/07 | Professores e Conhecimento Profissional: perfis profissionais | NeTLives New Teachers Lives - Teachers’Lives Today: Chalenges and transformations
FPCE da Universidade do Porto (Lisboa, Portugal)
|
| 2025/01/28 | Formation en Animation Socioculturelle: présence de questionement sur l’alimentation durable | 41º Colloque International de l’SIAT - Alimentation et Animation. Quels enjeux sociaux et socioculturels d’une alimentation
durable?,
IUT Bordeaux Montaigne (Bordéus, França)
|
| 2025/01/24 | Profissão docente e associativismo profissional: análise das associações de professores portuguesas | Simpósio Internacional Quo tenditis, educativo? Escola e Conhecimento em Contextos Profissionais
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
| 2024/07/11 | Trabalho social e violência: estratégias pedagógicas para a problematização de comportamentos violentos | 11º Congresso RIA (Rede Internacional de Animação Sociocultural), animação Sociocultural: Democracia e Participação
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2023/11/25 | Conhecimento profissional dos professores e processos de construção: produção e circulação, coordenação e participação | 11º Encontro do CIED, Produção de conhecimento em contexto
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2023/11/25 | O desenvolvimento de competências numa Licenciatura em Educação Básica – a perspetiva de alunos e professores | 11º Encontro do CIED, Produção de conhecimento em contexto, ESELX-IPL
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2023/11/24 | Produção de conhecimento e evolução da formação em animação sociocultural na ESELx | 11º Encontro do CIED, Produção de conhecimento em contexto
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2023/11/14 | Modules de formation: Violence symbolique et structurelle | Colloque L’intervention sociale face à la violence : méthodes, dispositifs et expérimentations
IUT Bordeaux Montaigne (Bordéus, França)
|
| 2022/11/17 | Jovens construtores da cidade - olhares das associações no território sobre a participação jovem, Educação e Cidades. Tempos, espaços, atores e culturas | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2021/11/12 | Jovens construtores da cidade – FunJOVEM 20-30, Cidadanias: caminhos, processos e desafios no séc. XXI, | 10º Encontro do CIED,
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2021/11/11 | A presença da sustentabilidade na oferta curricular da Licenciatura em Animação Sociocultural da ESELx, Cidadanias: caminhos, processos e desafios no séc. XXI | 10º Encontro do CIED
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2021/03/30 | O papel de diretores e docentes na elaboração e implementação de uma estratégia educativa municipal: as suas perceções | XI Congresso Português de Sociologia Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente
APS / ISCTE / ICS
|
| 2021/03/30 | O papel dos sociólogos na definição de políticas educativas municipais: uma reflexão crítica | XI Congresso Português de Sociologia Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente,
APS/ISCTE/ICS (Lisboa, Portugal)
|
| 2021/03/06 | Formação de Animadores Socioculturais: breve reflexão em torno de uma experiência no ensino superior | Dar asas ao saber. Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais,
ESE de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2025/07/22 - Atual | Perspetivas, práticas e desafios na implementação da educação inclusiva nas escolas públicas portuguesas
Orientador
|
Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
| 2024/10/31 - Atual | O impacto da formação contínua no desenvolvimento da dimensão técnico-pedagógica dos professores: um estudo do Projeto Aprendizagem
para Todos (PAT) no Distrito Urbano do Kilamba
Orientador
|
Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
| 2024/09/15 - 2025/10/24 | A importância do educador social no Brasil.
Orientador
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2020 - 2021 | Jovens construtores da cidade” – FunJOVEM 20-30, um estudo diagnóstico acerca da Juventude do Funchal
Orientador de João Francisco Dionísio
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2018 - 2019/10/31 | Encontro entre gerações: Gaivota Volante - Biblioteca Comunitária. Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
Orientador
|
mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2016 - 2018/12/19 | Associativismo Profissional: conceções e práticas dos/as Técnicos/as Superiores de Educação Social (TSES)
Coorientador
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2016 - 2018/07/24 | Atividades culturais e artísticas num projeto de intervenção no Centro de Desenvolvimento Comunitário do Bairro dos Lóios
Coorientador
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2014/10/30 - 2015/12/21 | Formação de Gestores Escolares para o Ensino Primário e Secundário
Orientador
|
Mestrado em Administração Escolar (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
| 2011/09/01 - 2013/09/30 | Prevenir a violência com formação
Orientador
|
Mestrado em Administração Escolar (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2025/07/17 | O papel dos organizadores gráficos na produção textual de textos narrativos
Presidente do júri
|
Maria Joa~o Archer de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2025/07/15 | A Saúde Mental nos idosos institucionalizados: O papel da Animação Sociocultural na promoção do bem-estar
Arguente
|
Cristiana Simões (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2025/06/20 | Desafios na proteção da infância: produção académica e perspetivas dos técnicos/as de uma comissão de proteção de crianças
e jovens
Presidente do júri
|
Vânia Negrinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2024/11/27 | A construção da identidade profissional entre professores do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário
Arguente
|
Rodrigo Roque dos Reis (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
| 2012/06/25 | Os valores da democracia na vida de um grupo
Presidente do júri
|
Diana Frade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2012/06/25 | O processo reflexivo na acção pedagógica
Presidente do júri
|
Rita Azevedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2025/11/26 - 2025/11/27 | 12.º Encontro do CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, A Educação enquanto ponte para a sustentabilidade | Escola Superior de Educação de Lisboa |
| 2024/11/30 - 2024/11/30 | VII Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da ESELx | Escola Superior de Educação de Lisboa |
| 2024/07/10 - 2024/07/12 | Congresso Internacional da Rede Internacional de Animação Sociocultural: Animação Sociocultural, democracia e participação: que contributos para o desenvolvimento local? | Escola Superior de Educação de Lisboa |
| 2023/11/03 - 2023/11/04 | XXXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural: (re)conhecer competências, APDASC, | Forum Lisboa |
| 2022/07/11 - 2022/07/12 | I Congresso Internacional Mediação Artística e Cultural | Escola Superior de Educação de Lisboa |
| 2021/01/25 - 2021/01/26 | Animation et transition: Quels cadres de pensée et modes d’action pour agir dans un future incertain?, 37 ème Colloque ISIAT | IUT Bordeaux Montaigne |
Outro júri / avaliação
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024/11/04 - 2024/11/04 | Elemento do Júri - Arguente apresentação do projeto de tese no âmbito do programa de doutoramento em Políticas Públicas ISCTE: “Avaliação da implementação da política de formação do pessoal docente do ensino superior pedagógico em Angola" de Diamantino Luciano | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
| 2024/10/31 - 2024/10/31 | Elemento do Júri - Arguente apresentação do projeto de tese no âmbito do programa de doutoramento em Políticas Públicas ISCTE: “O impacto da formação contínua no desenvolvimento da dimensão técnico-pedagógica dos professores: um estudo do Projeto Aprendizagem para Todos (PAT) no Distrito Urbano do Kilamba” de Doroteia Paulo | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
