???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Joana Campos

Citation names

  • Joana Campos

Author identifiers

Ciência ID
8511-1D84-BBFA

Email addresses

  • jcampos@eselx.ipl.pt (Professional)

Addresses

  • Campus de Benfica do IPL, 1549-003, Benfica, Lisboa, Portugal (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Sociology
Education
Degree Classification
2015/09 - 2023/12
Concluded
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Professores e Conhecimento Profissional" (THESIS/DISSERTATION)
1996 - 2000
Concluded
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
"Vivência da Multiculturalidade numa Escola Urbana: representações sociais dos alunos - um estudo etnográfico" (THESIS/DISSERTATION)
1991 - 1996
Concluded
Sociologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Comunidade Ismaili portuguesa" (THESIS/DISSERTATION)
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
1997 - Current Researcher (Research) CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2009 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2009 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1999 - 2007 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1997 - 1999 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
(...)

Others

Category
Host institution
Employer
1998 - 1998 Socióloga - Equipa Intervenção N1 de Chelas Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2022 - Current Chaire UNESCO « Intervention sociale non-violente » (ISNoV)
Researcher
Institut universitaire de technologie Bordeaux Montaigne Centre de Ressources Montaigne, France
Ongoing
2024/09/01 - 2025/08/30 ECHO: Expectativas, Desafios e Necessidades dos Professores não profissionalizados
IPL/IDI&CA2024/ECHO_ESELx
Principal investigator
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Ongoing
2021 - 2023/09 Entre: investigação em Mediação Artística e Cultural
EntreMAC#12458675
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (ESELx), Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Ongoing
2017 - 2019 Integr(Arte) - Imigração, Artes, Educação e Experiências Locais de Integração
PT/2017/FAMI/156
Researcher
Alto Comissariado para as Migrações - ACM
Concluded
2016 - 2018 Socius (Investigare) - Investigação, Formação e Intervenção Social
N/A
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Concluded
2015 - 2016 Formação, Investigação e Animação Sociocultural
na
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Concluded
2011 - 2013 Estratégias de Intervenção Socioeducativa em Contextos Sociais Complexos
000377402011
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
European Union
Concluded
2009 - 2011 Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores
na
Researcher
Universidade de Aveiro, Portugal
Concluded
2008 - 2009 Avaliação do Programa KidSmart – Early Learning Program
na
Researcher
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Ministério da Educação

IBM Portugal
2008 - 2009 DQP – Desenvolver Qualidade em Parcerias
na
Researcher
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Ministério da Educação
2008 - 2008 GAPP - differences in the choices of science careers
na
Researcher
Centro de Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento , Portugal
2007 - 2008 Estudo curricular da medida PIEF (Programas Integrados de Educação e Formação)
na
Researcher
PETI Programa Erradicação Trabalho Infantil, Portugal
2004 - 2004 Investigação Supervisão e desenvolvimento da identidade profissional - Estudo sobre a influência da supervisão e dos contextos nas transições ecológicas de construção e desenvolvimento profissional
na
Technical development
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2003 - 2004 Processos de Transição do Ensino Secundário para o Superior: Os Alunos do Instituto Politécnico de Santarém,
na
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Politécnica – Associação dos Institutos Politécnicos do Centro
2001 - 2003 A formação contextualizada no desenvolvimento de projectos curriculares em escolas Ensino Básico
na
Researcher
Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação
1999 - 2001 Tackling Violence in Schools an European Wide-Basis
na
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Concluded
1997 - 2000 Conquistar a escola – estudo de um território educativo
na
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Ministério da Educação
Concluded
1997 - 2000 Estudo da Relação Escola-Família-Comunidade
na
Researcher
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Ministério da Educação
Concluded
1999 - 1999 Projecto de Coeducação e a Formação de Professores
na
Researcher
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Concluded

Other

Designation Funders
2019 - 2020 Carta Educativa e do Plano Estratégico Educativo do Concelho de Oeiras
na
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Oeiras
Ongoing
2018 - 2020 Monitorização e avaliação no âmbito da intervenção municipal integrada de promoção do sucesso escolar do concelho de Loures
na
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Câmara Municipal de Loures
Ongoing
2005 - 2013 Observatório de Segurança Escolar
na
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2009 - 2010 InTErACT - Identidade, função docente, conhecimento e prática profissional
na
Researcher
UIED Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2005 - 2006 Prática Pedagógica e Construção do Conhecimento Profissional
na
Researcher
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2001 - 2001 Escola e Violência Conceitos, Políticas, Quotidianos
na
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. Pereira, Teresa Matos; Arez, Abel; Martins, Célia; Joana Campos; Hortas, Maria João; Vieira, Natália. Integr(Arte): Imigração, Artes, Educação e Experiências Locais de Integração.. Portugal: Alto Comissariado para as Migrações (ACM). Observatório das Migrações. 2021.
    Published
  2. Campos, Joana; Gonçalves, Teresa. Supervisão e Avaliação: construção de registos e relatórios. Universidade de Aveiro. 2010.
  3. Maria do Céu Roldão; Joana Campos; Madalena Alves. Estudo Curricular da Medida PIEF, (Programas Integrados de Educação e Formação). Portugal: Colibri. 2008.
  4. Joana Campos; Susana da Cruz Martins. Processos de Transição do Ensino Secundário para o Superior: Os Alunos do Instituto Politécnico de Santarém. Portugal: Politécnica. 2006.
  5. Joana Campos. Formação e Práticas de Gestão Curricular. Crenças e equívocos. Portugal: Asa Editora. 2005.
    Published
Book chapter
  1. João Sebastião; Joana Campos. "Da Escola Arquipélago à Escola em Rede: os espaços da infância como realidades descontínuas". In Espaço(s) com e para a(s) Criança(s). Olhares plurais a partir das Ciências Sociais, da Arquitetura e do Urbanismo, (pp 193-208). Editora Mundos Sociais., 193-208. Mundos Sociais, 2023.
    Published
  2. Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo; Campos, Joana; Figueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos; Papamikail, Lia; Teixeira, Leonor. "Estágios curriculares em contexto de pandemia: as vivências de quatro estudantes de três instituições de ensino superior". In Do ensino remoto a distância à inovação pedagógica em três escolas superiores de educação em Portugal. Portugal, 2023.
    Published
  3. Vohlgemuth, Laurence; Campos, Joana; Cruz, Cristina Barroso. "Évolution de la formation en animation socioculturelle de l’ESELx : vers quel profil professionnel?". In Animation socioculturelle professionnelle : Acteurs et enjeux contemporains, pour quelles perspectives ?, 211-226. France: Carrières Sociales Editions, 2022.
    Published
  4. Vohlgemuth, Laurence; Rocha, Carla; Arez, Abel; Felício, Pedro; Nobre, Maria José; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo; Cruz, Cristina Barroso; Joana Campos. "Formation en animation culturelle à l’ESELx : la création artistique collaborative et ses implications". In Art, Recherche et Animation. Dans l'animation et dans la recherche : Expérimentations artistiques. Quelles interactions pour quelles transformations?, edited by CROCE, C.; CRENN, Ch., 199-213. Bordeaux, France: Carrières Sociales Editions, 2021.
    Published
  5. Vohlgemuth, Laurence; Campos, Joana; Cruz, Cristina Barroso. "La compétance “non-violente” dans la formation en animation socioculturelle à L’Ecole Supérieure d’Education de Lisbonne". In L’animation socioculturelle et l’intervention sociale face à la violence, 327-334. France: Carrières Sociales Editions., 2021.
    Published
  6. Campos, Joana. "Formação avançada em Animação Sociocultural no Ensino Superior em Portugal". In Animação Sociocultural. Construindo o Futuro, 171-184. Portugal: APDASC, 2019.
    Published
  7. Joana Campos. "Dialogue entre animation socioculturelle et école autour de l’éducation artistique et culturelle : étude de cas.". In Ouvrons l’école. Quand la réforme des rythmes scolaires interroge les territoires et les partenariat, edited by Liot, F.; Ruby, S., 146-162. Bordeaux, France: Carrières Sociales Editons, 2018.
  8. Campos, Joana; Delgado, Luísa. "Profissionais do Trabalho Social em Portugal: formação inicial e avançada". Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València, 2018.
  9. Vohlgemuth, Laurence; Campos, Joana; Martins, Célia; Gama, Ana; G Dias, Alfredo; Hortas, Maria João; Vieira, Natália. "Quelles médiations dans les formations offertes par l’ESELx : l’ASC et ses frontières ?". Carrières Sociales Editions, 2018.
    10.4000/books.cse.335
  10. Hortas, Maria João; Campos, Joana; Dias, Alfredo. "Mediação social na formação de animadores socioculturais: experiência da Licenciatura da ESELx". CECS, 2016.
  11. Joana Campos. "Animadores Socioculturais e Animação Sociocultural: desafios e dilemas profissionais nas sociedades contemporâneas". In O Animador Sociocultural no Século XXI - perfil, funções, âmbitos, metodologias, modelos de formação e projetos de intervenção, edited by Pereira, José Dantas; Lopes, Marcelino Sousa; Maciel, Marta, 125-132. Portugal, 2015.
    Published
  12. Joana Campos. "Educação para o Desenvolvimento e a Formação em ASC na ESE de Lisboa". In A Caminho... Animação Sociocultural, Cooperação, Desenvolvimento e Educação para a Diferença, 179-203. Portugal: Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais e Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural, 2015.
  13. Joana Campos. "Profissionalização dos professores em Portugal: tendências e especificidades". In Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, 197-221. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2014.
    Published
  14. Joana Campos; João Sebastião. "O Estatuto do Aluno". In Avaliações de Políticas Nacionais de Educação: Estado de Santa Catarina, Brasil, 467-492. Portugal: Almedina, 2014.
  15. Joana Campos; João Sebastião; Sara Merlini; Mafalda Chambino. "Violência na escola: conhecer para agir". In Espaços-Mundo e Educação: desafios no Brasil e em Portuga, 237-260. Brazil: Editora da UFPB João Pessoa, 2014.
    Published
  16. Joana Campos. "Formation des animateurs socioculturels: discours idéologiques et pratiques". In L’Animation Socioculturelle Professionnelle, quels rapports au politique?, 131-144. France: Carrières Sociales Editons, 2013.
  17. Joana Campos. "Profissionalização da ASC: (novos) elementos contribuintes para o reconhecimento e definição da profissão ao nível nacional e internacional". In As Fronteiras da Animação Sociocultural, 313-327. Portugal: Intervenção, 2011.
  18. Joana Campos; João Sebastião; Mariana Gaio Alves. "Violência na Escola e Sociedade de Risco: uma aproximação ao caso português". In Violência na Escola. Tendências, contextos, olhares, 15-41. Portugal: Cosmos, 2010.
    Published
  19. Joana Campos. "Da iniciação profissional à inserção profissional: projecto de formação na ESE de Lisboa". In Profissão e Profissionalização dos Animadores, 57-72. Legis, 2010.
  20. Joana Campos. "Formação na escola: análise das transversalidades emergentes na reorganização curricular numa escola do ensino básico (2º e 3 ciclos)". In Transversalidade em Educação e em Saúde, 53-73. Porto Editora, 2006.
  21. Joana Campos. "Avaliação do processo de supervisão do Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico – dados de 2003/04". In Ser professor de 1º Ciclo – construindo a profissão, 31-40. Almedina, 2005.
    Published
  22. Joana Campos. "Portugal: the gap between political agenda and local initiatives". In Violence in schools – the response in Europe, 119-134. Londres, United Kingdom: Routledge and Falmer, 2003.
  23. Joana Campos; Sandra Mateus. "A nossa escola, o meu bairro – uma perspectiva das sociabilidades escolares e de bairro centrada nos universos profissionais". In Cidade e Metrópole – Centralidades e Marginalidades, 243-259. Portugal: Celta Editora, 2001.
Conference paper
  1. Campos, Joana; Martins, Célia; Dias, Alfredo; Vohlgemuth, Laurence. "O Processo Formativo de Animadores Socioculturais na ESE de Lisboa e a Transição para o Mercado de Trabalho". 2015.
  2. Campos, Joana; Sebastião, João; Merlini, Sara; Chambino, Mafalda. "Avaliação da intervenção socioeducativa sobre a violência na escola". 2014.
  3. Sebastião, João; Campos, Joana; Merlini, Sara. "Processos de regulação da violência escolar: das políticas às práticas". 2012.
  4. Campos, Joana. "O uso do conhecimento profissional dos professores em contexto profissional: da “partilha” ao “share”". 2012.
  5. Campos, Joana; Roldão, Maria do Céu. "Construção de Conhecimento Profissional dos Professores 1º CEB: análise de trajectórias de formação e iniciação profissional". 2008.
  6. Sebastião, João; Alves, Mariana Gaia; Campos, Joana; Caeiro, Tiago. "Violência e agressividade: questionamentos teóricos e empíricos". 2008.
  7. Campos, Joana. "Grupo profissional dos professores: proposta de mapeamento da produção científica produzida em Portugal". 2007.
Journal article
  1. Campos, Joana; Cruz, Cristina; Vohlgemuth, Laurence. "L’animation socioculturelle au Portugal : vers quel(s) devenir(s) ?". Revue internationale animation, territoires et pratiques socioculturelles 26 (2024): 145-158. https://doi.org/10.55765/atps.i26.2756.
    10.55765/atps.i26.2756
  2. Leite, Teresa Maria de Sousa dos Santos; Valente, Bianor; Campos, Joana. "O desenvolvimento de competências numa Licenciatura em Educação Básica: a perspetiva de diplomados e professores". Revista da Investigação às Práticas 14 1 (2024): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/382/434.
    Open access • Published
  3. Campos, Joana. "Contextos, práticas e conceções em torno da Mediação Artística e Cultural: resultados das pesquisas desenvolvidas por futuros profissionais.". Revista da Investigação às Práticas 14 2 (2024): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/363.
    Open access • Published
  4. Dionisio, F; Hortas, Maria João. "Jovens construtores da cidade – olhares das associações no território sobre a participação jovem". Investigar em Educac¸a~o II serie 14 (2024): 39-55.
    Open access • Published
  5. Dionisio, João; Hortas, Maria João; Campos, Joana. "Young builders in the city – Citizenship and participation in the municipality of Funchal". (2022): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/325.
  6. Hortas, Maria João; Tomás, Catarina; Joana Campos; Sá, Kátia; Tomás, Catarina; Campos, Joana; Santos, Kátia. "Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária Na ESELx – Percurso, Formação e Investigação". Interacções 17 56 (2021): 117-146. http://hdl.handle.net/10400.21/13264.
    Open access • Published • https://doi.org/10.25755/int.21193
  7. Campos, Joana; Vohlgemuth, Laurence; Cruz, Cristina. "Formação de animadores socioculturais: breve reflexão em torno de uma experiência no ensino superior". (2021): http://hdl.handle.net/10400.21/13596.
  8. Vohlgemuth, Laurence; Campos, Joana; Cruz, Cristina Barroso. "L’esprit de Jean-Claude Gillet plane toujours sur la formation en animation à Lisbonne". Animation, Territoires et Pratiques Socioculturelles 19 (2021): 29-38. https://edition.uqam.ca/atps/article/view/976/303.
    Open access • Published
  9. Vohlgemuth, Laurence; Campos, Joana; Cruz, Cristina Barroso; Maurício, Paulo ; West, Diana; Charréu, Leonardo. "Formation en animation socioculturelle à l’ESELx: quelle place aux sciences physiques et naturelles". Animation Territoires et Pratiques Socioculturelles, 20 (2021): 13-26.
    Open access • Published
  10. Nascimento, Paula Alexandra; Tomás, Catarina; Campos, Joana. "Conceções e práticas associativas de Técnicos/as Superiores de Educação Social". (2020): http://hdl.handle.net/10400.21/11793.
  11. Campos, Joana. "Conocimiento profesional de los profesores: formación de profesores en dos agrupamientos de escuelas". (2016): http://hdl.handle.net/10400.21/11210.
    http://dx.doi.org/10.6018/reifop.19.2.255681
  12. Campos,Joana; Campos, Joana. "Profissionalização dos professores: (Re)posicionamento nas classificações das profissões". (2016): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000200016.
  13. Campos, Joana; Martins, Célia; G Dias, Alfredo; Vohlgemuth, Laurence. "Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL". (2016): http://hdl.handle.net/10400.21/11157.
  14. Campos, Joana; Costa, Susana. "Animação de recreios: projeto de intervenção em contexto escolar". (2014): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/3923.
  15. Sebastião, João; Campos, Joana; Merlini, Sara; Chambino, Mafalda. "Redes (des)conexas de intervenção local na violência infanto-juvenil". (2013): http://hdl.handle.net/10400.21/2907.
  16. Sebastião, João; Campos, Joana; Merlini, Sara; Chambino, Mafalda. "Educational policies, territories and actors strategies". (2013): http://hdl.handle.net/10400.21/2902.
  17. Sebastião, João; Campos, Joana; Merlini, Sara. "As duas margens do rio: contrastes urbanos e regulação da violência na escola". (2012): http://hdl.handle.net/10400.21/2899.
  18. Campos, Joana; Merlini, Sara; Sebastião, João. "Violência, escola e território: intervenção educativa em contextos urbanos complexos". (2012): http://hdl.handle.net/10400.21/2722.
  19. Gonçalves,Teresa N. R.; Campos,Joana. "Análise de registros escritos no âmbito de um processo supervisivo". (2012): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362012000300005.
  20. Campos, Joana. "Formação em animação sociocultural: contributos de projetos de investigação e intervênção em animação socioeducativa". Nuances: estudos sobre Educação 18 19 (2011): 52-67. http://hdl.handle.net/10400.21/2898.
  21. Dias, Alfredo; Campos, Joana; Saraiva, Joaquim; Lima, Teresa. "Animação sociocultural, formação e projetos de intervenção: o projeto “palavras e saberes”". (2011): http://hdl.handle.net/10400.21/1685.
  22. Paula, Eunice; Campos, Joana. "Histórias de vida:relação entre as vivências pessoais e profissionais na configuração das concepções e práticas em educação de infância". (2011): http://hdl.handle.net/10400.15/515.
  23. Roldão, Maria do Céu; Figueiredo, Maria Pacheco; Campos, Joana; Luís, Helena. "O conhecimento profissional dos professores – especificidade, construção e uso". (2009): http://hdl.handle.net/10400.19/522.
  24. Campos, Joana. "Professional knowledge construction through reflective practice and tutorial supervision". (2008): http://hdl.handle.net/10400.15/303.
  25. Martins, Susana da Cruz; Campos, Joana. "Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS". (2005): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/285.
  26. Joana Campos. "Vivência da multiculturalidade numa escola urbana: representações sociais dos alunos". Revista da ESES 12 (2005): 97-110.
  27. Sebastião, João; Alves, Mariana Gaio; Campos, Joana. "Violência na escola: das políticas aos quotidianos". (2003): http://hdl.handle.net/10071/318.
  28. Joana Campos. "A nossa escola, o meu bairro". Revista ESES 11 (2002): 189-196.
    Published
Journal issue
  1. Hortas, Maria João; Campos, Joana. "Educação formal e não formal: entre a formação e a intervenção". (2014): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/3919.
  2. Campos, Joana. "Editorial: Prática profissional de professores: centralidade da reflexão nos processos de supervisão". (2007): http://hdl.handle.net/10400.15/288.
  3. Alves, Mariana Gaio; Campos, Joana. "Editorial". (2005): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/279.
Report
  1. Reis, Pedro Rocha; Linhares, Elisabete; Costa, Fernando; Luís, Helena; Campos, Joana; Alves, Madalena; Figueiredo, Maria Pacheco. 2008. Relatório de Avaliação do programa KidSmart. http://hdl.handle.net/10400.19/5114.
  2. Reis, Pedro (coordenador); Linhares, Elisabete; Costa, Fernando; Luís, Helena; Campos, Joana; Alves, Madalena; Figueiredo, Maria. 2008. KidSmart Early Learning Program. Relatório de Avaliação.. http://hdl.handle.net/10400.15/2046.
  3. Delgado, Luísa Maria da Silva ; Sebastião, João; Joana Campos; Mateus, Sandra; Reis, Filipe; Seabra, Teresa. 2000. Conquistar a Escola – Estudo de Caso de um Território Educativo.
Thesis / Dissertation
  1. Sousa, Joana Campos de. "Vivência da multiculturalidade numa escola urbana : representações sociais dos alunos : um estudo etnográfico". Master, 2000. http://hdl.handle.net/10400.14/1501.
Activities

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/11/27 A construção da identidade profissional entre professores do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário
(Thesis) Arguer
Rodrigo Roque dos Reis (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2024/11/04 - 2024/11/04 Elemento do Júri - Arguente apresentação do projeto de tese no âmbito do programa de doutoramento em Políticas Públicas ISCTE: “Avaliação da implementação da política de formação do pessoal docente do ensino superior pedagógico em Angola" de Diamantino Luciano ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/10/31 - 2024/10/31 Elemento do Júri - Arguente apresentação do projeto de tese no âmbito do programa de doutoramento em Políticas Públicas ISCTE: “O impacto da formação contínua no desenvolvimento da dimensão técnico-pedagógica dos professores: um estudo do Projeto Aprendizagem para Todos (PAT) no Distrito Urbano do Kilamba” de Doroteia Paulo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal