Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Phil Lopes
Nomes de citação
- Lopes, Phil
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8018-E267-2165
- ORCID iD
- 0000-0002-9567-5806
Endereços de correio eletrónico
- phil.lopes@ulusofona.pt (Profissional)
Websites
- http://phil-lopes.com (Pessoal)
- https://scholar.google.com/citations?user=VjbpJCEAAAAJ&hl=en (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
- Ciências Médicas e da Saúde - Medicina Básica - Neurociências
- Ciências Médicas e da Saúde - Medicina Básica - Neurociências
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
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Inglês (Idioma materno) | |||||
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/12/04
Concluído
|
Artificial Intelligence in Digital Games (Doctor of Philosophy)
University of Malta, Malta
"Generating Multifaceted Content in Games: A study on Levels and Sound" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
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2012/07/01
Concluído
|
Engenharia Informática (Mestrado)
Especialização em Intelligencia Artificial
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
|
2010/07/01
Concluído
|
Engenharia Informática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2020/12/31 | Pós-doutorado (Investigação) | École polytechnique fédérale de Lausanne Faculte Informatique et Communications, Suiça |
École polytechnique fédérale de Lausanne Faculte Informatique et Communications, Suiça | ||
2017/04/01 - 2018/12/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Université de Genève Bâtiment de Batelle, Suiça |
Université de Genève Bâtiment de Batelle, Suiça | ||
2013/10/30 - 2016/12/31 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | University of Malta, Malta |
University of Malta, Malta |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/07/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona, Portugal |
Universidade Lusófona, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/01/20 - Atual | Empowered Participation through Ideating Cultural Worlds and Environments: youth imagining, creating and exchanging cultural
values and heritage through game-making
Investigador
Horizon Europe, Bélgica
|
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/03 - 2024/01/02 | PlayersAll: media agency and empowerment<br>
EXPL/COM-OUT/0882/2021
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
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Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
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2024/01/01 - Atual | Evaluating the CineDESK - The new age of teaching movie-making
Orientador
|
Cinematography, Human-Computer Interaction, Learning Technologies (Doutoramento)
Zürcher Hochschule der Künste, Suiça
Universidade Lusófona, Portugal |
2023/09/01 - Atual | New Wave of Horror - Analyzing the Evolution of Horror Games in the Contemporary World
Orientador
|
Game Studies, Humanities, Game Design (Doutoramento)
Universidade Lusófona, Portugal
|
2022/04/01 - Atual | Player Profiling in Tabletop Roleplaying Games
Orientador
|
Machine Learning, Game Design and Boardgames (Doutoramento)
Universidade Lusófona, Portugal
|
2021/09/01 - Atual | Virtual Reality project: Exploring interaction and movement and its impact on emotional intensity
Orientador
|
Ciências Biomédicas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Lusófona, Portugal |
2021/09/01 - 2022/06/09 | Development of a statistical model for dynamic difficulty adjustment of a VR game for upper-limb rehabilitation
Orientador
|
Ciências Biomédicas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Lusófona, Portugal |
2021/09/16 - 2022/06/03 | Behind the Door: Exploring Horror VR Game Interaction and its Influence on Anxiety
Orientador
|
Affective Computing, Biomedical Analysis, HCI (Mestrado)
Universidade Lusófona, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/10/01 - 2023/04/20 | Phil Lopes is the General Chair of the Internacional Conference on the Foundation of Digital Games, which will take place
in April 2023, in Lisbon, Portugal. (2022/12/31 - 2023/04/16)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona, Portugal |
2019/10/01 - 2020/09/20 | Proceedings Chair at the IEEE Foundations of Digital Games 2020 (2020/09/15 - 2020/09/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
IEEE, Estados Unidos |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Director of the M.Sc. in Artificial Intelligence for Games | Artificial Intelligence for Games (Mestrado) | Universidade Lusófona, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/07/01 - 2019/07/01 | Organization Assistant for Conference and Journal matters
Membro
|
Association for the Advancement of Affective Computing, Reino Unido |
Distinções
Prémio
2024 | The 2024 IEEE Transactions on Games Outstanding Paper Award for the Paper "Impact of visual and sound orchestration on physiological
arousal and tension in a horror game"
IEEE Computational Intelligence Society, Estados Unidos
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