???global.info.a_carregar???
Nelson Mestrinho é Licenciado em Matemática (ramo de Análise Matemática) pelo Universidade de Évora (1996) tendo concluído o Mestrado em Matemática Aplicada em 2002 na mesma Universidade. Possui também o Título de Especialista em Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos) pelos Institutos Politécnicos de Santarém, Lisboa e Leiria. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém. Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Matemática e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nelson José Mestrinho Lopes

Nomes de citação

  • Mestrinho, Nelson

Identificadores de autor

Ciência ID
7F17-36E5-FA39

Endereços de correio eletrónico

  • nelson.mestrinho@ese.ipsantarem.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Santarém, Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais. Complexo Andaluz (CP:131), 2001-902, Santarém, Santarém, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2015/07/10
Concluído
Formação de Professores do Ensino Básico – 1.º e 2.º Ciclos (Título de especialista)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Aprovado
2002
Concluído
Mestrado em Matemática Aplicada (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
"O Problema de Minimização de um Funcional Integral do Gradiente com Condições Lineares sobre a Fronteira: Existência, Unicidade e Estabilidade das Soluções" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1996
Concluído
Licenciatura em Matemática (ramo de Análise Matemática) (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
"Introdução à Estabilidade Estrutural" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/10 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2003/12 - 2006/10 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2000/12 - 2003/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
1997/12 - 2000/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/09/01 - 2025/08/31 SENPower 2022-1-BG01-KA220-SCH-000085065
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2010/12/13 - 2014/06/12 Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/06/01 - 2008/05/31 Calculus of Variations: nonconvex and noncoercive scalar problems
POCI/MAT/56727/2004
Investigador
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Matemática e Aplicações, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017 - Atual Projeto CreativeLab_Sci&Math: projeto do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação de Santarém
...
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Em curso
2017 - Atual Project CreativeLab_Sci&Math: Project of the Department of Mathematical and Natural Sciences of the School of Education of Santarém
...
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Santos, Raquel; Colaço, S.. "O desenvolvimento do pensamento computacional no 1.º Ciclo: uma experiência com o Teorema das Quatro Cores". Trabalho apresentado em Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022, 2022.
    Publicado
  2. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, R.. "Creative Lab_Sci&Math: Inovação no ensino da Matemática e das Ciências Físico-Naturais". Trabalho apresentado em II Encontro a formação de educador@s e professor@s na Universidade de Évora, Évora, 2018.
    No prelo
  3. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel. "CreativeLab_Sci&Math | A project for higher school innovation in science and mathematics". 2018.
  4. Cavadas, Bento; Nelson Mestrinho; Mestrinho, Nelson. "Uma experiência de Inquiry no ensino da Matemática e das Ciências Naturais.". Trabalho apresentado em do II Encontro internacional de formação na docência, INCTE 201, Bragança, 2017.
    Publicado
  5. Mestrinho, Nelson; Oliveira, Hélia. "A integração do tangram na aula de Geometria – Uma primeira abordagem ao conceito de área na formação inicial de professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 2012.
    Publicado
  6. Mestrinho, Nelson. "The Development of Prospective Elementary School Teachers’ Knowledge in Geometric Measurement". Trabalho apresentado em Young European Researchers in Mathematics Education Summer School, Trabzon, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cavadas, Bento; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Santos, Raquel. "Editorial". (2022): https://doi.org/10.25755/int.28161.
    10.25755/int.28161,title
  2. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Cunha, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Laranginha, Rita. "Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores". Experiências em Ensino de Ciências 15 1 (2020): 194-206. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID686/v15_n1_a2020.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson. "Rede Curricular Interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências". Educação e Matemática 154 (2019):
    Publicado
  4. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento. "Inquiry-Based Learning: Uma ponte para a interdisciplinaridade?". Educação e Matemática 154 (2019): 14-15.
    Publicado
  5. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Correia, Marisa; Santos, Raquel. "CreativeLab_Sci&Math | Work Dynamics and Pedagogical Integration in Science and Mathematics". Interacções 15 50 (2019): 6-22. https://doi.org/10.25755/int.18786.
    Publicado
  6. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento. "Innovation in Teacher Education: An Integrative Approach to Teaching and Learning Science and Mathematics". Proceedings 2 21 (2018): 1343. http://dx.doi.org/10.3390/proceedings2211343.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/proceedings2211343
  7. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento. "Corrida no Jurássico". Revista de Ciência Elementar 6 1 (2018): http://dx.doi.org/10.24927/rce2018.018.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24927/rce2018.018
  8. Mestrinho, Nelson. "A medida em Geometria - Breve caracterização do conhecimento matemático dos futuros professores dos primeiros anos". Revista da UIIPS 3 1 (2013): 200-217. http://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2013/07/Revista-da-UIIPS_N3_Vol1_2013_ISSN-2182-9608.pdf.
    Publicado
  9. Mestrinho, Nelson; Neusa Branco; Susana Colaço; Maria Clara Martins; Raquel Santos; Ana Paula Garcia; Cátia Bruno. "EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES ALEATÓRIAS COM JOGOS". Revista da UIIPS 1 3 (2013): 84-97. http://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2013/07/Revista-da-UIIPS_N3_Vol1_2013_ISSN-2182-9608.pdf.
    Publicado
  10. Mestrinho, Nelson. "Hipérbole ou Parábola: A Matemática e a Ciência na Obra de Júlio Verne". Interacções 2 3 (2006): 52-59. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/306/262.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Linhares, Elisabete; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Cavadas, Bento; Martins Clara. "CreativeLab_Sci&Math: Open Educational Resources in Teacher Education", Comenius Journal - Perspectives: Digital Society and Education, 2019, http://www.associationcomenius.org/IMG/pdf/Comenius_journal_2019-2.pdf.
Capítulo de livro
  1. Marcos-Merino, José María; Esteban-Gallego, María Rocío; Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento; Rodilla-Martín, Nora; Ochoa de Alda, Jesús A. G.. "Adaptation of the Math-Biology Values Instrument to Preservice Teachers". In Handbook of Research on Interdisciplinarity Between Science and Mathematics in Education, editado por Cavadas, Bento; Branco, Neusa, 286-307. Estados Unidos: IGI Global, 2023.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-5765-8.ch013
  2. Mestrinho, Nelson; Ribeiro, Joana; Pinto, Alexandre; Sarmento, Inês; Sá-Pinto, Xana. "Malthus' Principle in the Teaching of Evolution as an Integrative Context of Science and Mathematics in Elementary Education". In Handbook of Research on Interdisciplinarity Between Science and Mathematics in Education, editado por Cavadas, Bento; Branco, Neusa, 224-241. Estados Unidos: IGI Global, 2023.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-5765-8.ch010
  3. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Conceição Durão. "Predação Jurássica". In 175 milhões e 40 anos depois. Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Portugal: By the Book., 2019.
    Publicado
  4. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson. "A medida do tempo geológico". Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação, 2018.
Edição de livro
  1. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Santos, Raquel; Colaço, Susana. IEMC2019 – Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019. Santarém, Portugal: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. 2019.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Cavadas, Bento; Maria Clara Martins; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Santos, R.. "Práticas de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências". Interacções 68 (2024):
    Publicado • https://doi.org/10.25755/int.37966
  2. Cavadas, Bento; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; Santos, Raquel. "Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências_2022". Interacções 18 62 (2022): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/1464.
    Publicado
  3. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento. "Interdisciplinaridade (Revista Temática)". Educação e Matemática 154 (2019): https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/154.
    Publicado • Co-editor
  4. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, Susana. "Editorial - Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências". Interacções 15 15 (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/PDF.
    Publicado
  5. Cavadas, Bento; Branco, Neusa; Mestrinho, Nelson; Raquel Santos; Linhares, Elisabete; Maria Clara Martins; Correia, Marisa; Colaço, Susana. "Inovação no ensino da matemática e das ciências". Interacções 15 50 (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/PDF.
    Publicado
  6. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson. "Ensinar matemática numa perspetiva interdisciplinar". Educação & Matemática 154 (2019): www.apm.pt/portal/em.php?rid=233413&id=19480.
    Publicado
Livro
  1. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Maria Clara Martins; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; dos Santos, Raquel. Livro de resumos - Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022. Santarém, Portugal. 2022.
  2. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Maria Clara Martins; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa; dos Santos, Raquel; Colaço, Susana. ebook do IEMC 2019 - Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019. Santarém: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. 2019.
Poster em conferência
  1. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson. "Predação no Jurássico: a utilização de pegadas de dinossauros como contexto interdisciplinar entre as ciências e a matemática". Trabalho apresentado em VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação EIPE2022, 2022.
  2. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, R.. "CreativeLab_Sci&Math: A project for Higher Education innovation in Science and Mathematics". Trabalho apresentado em IAPHE'18 Innovative Academic Practices in Higher Education: How to make them more sustainable, 2018.
  3. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel. "CreativeLab_Sci&Math: innovative environments for learning Science & Mathematics". Trabalho apresentado em EdMedia + Innovate Learning, 2018.
  4. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Raquel, Santos; Mestrinho, Nelson. "CreativeLab_Sci&Math Inovação no ensino das ciências e matemática.". Trabalho apresentado em Jobs & Innovation Meeting no âmbito da Feira de Emprego e da Inovação do Instituto Politécnico de Santarém,, 2018.
  5. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel. "A project for Higher education innovation in science and mathematics". Trabalho apresentado em Seminário Internacional Innovative Academic Practices in Higher Education - How to make them more sustainable., 2018.
  6. Mestrinho, Nelson. "O desenvolvimento do conhecimento dos futuros professores dos primeiros anos no domínio da Medida em Geometria". Trabalho apresentado em II Fórum de Jovens Investigadores, 2011.
Recurso online
  1. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Costa, Ilídio André. Mad Rocket: à conquista do Espaço [Mad Rocket: conquering space]. 2021. https://www.casadasciencias.org/recurso/8930.
  2. Maria Clara Martins; Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Correia, Marisa; Santos, Raquel. CreativeLab_SciMath. Atividades sobre exploração espacial 5-10 anos. 2021. https://www.casadasciencias.org/recurso/8930.
  3. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Figueiroa, Alcina. CreativeLab Sci&Math – A porosidade dos solos.. 2018.
Resumo em conferência
  1. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, R.; Colaço, Susana. "CreativeLab_Sci&Math: Inovação no ensino da Matemática e das Ciências". Trabalho apresentado em Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019, Santarém, 2019.
    Publicado
  2. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento; Mateus, Octávio. "Jurassic race: a collaborative pedagogical activity between paleontologists, mathematics and science education teachers". Trabalho apresentado em XVI Annual Meeting of the European Association of Vertebrate Palaeontologists, Caparica, 2018.
    Publicado
  3. Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel. "CreativeLab_Sci&Math: Dinâmicas de trabalho e práticas pedagógicas interdisciplinares em Ciências e Matemática". Trabalho apresentado em Congresso Internacional da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 2018.
  4. Branco, Neusa; Santos, Raquel; Colaço, Susana; Mestrinho, Nelson; Martins, C.. "Construção e dinamização de uma ação de formação contínua: aspetos essenciais". Trabalho apresentado em II Encontro nInternacional de Formação na Docência, INCTE2017, Bragança, 2017.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. MAD Rocket | Relato de uma atividade STEM sobre exploração espacial. No final da década de 1960, as atividade de exploração espacial culminaram com a chegada do ser humano à superfície da Lua. No dia 20 de julho de 2019 comemoram-se os 50 anos desse evento. No contexto das unidades curriculares de Didática das Ciências Físico-Naturais II e Matemática e Resolução de Problemas, do curso de Mestrado em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB da Esc. 2019. Cavadas, Bento; Sousa, Maria Catarina; Botelho, Christina; Cunha, Juliana; Mestrinho, Nelson. http://hdl.handle.net/10400.15/2638.
  2. CreativeLab_Sci&Math. CreativeLab_Sci&Math is a project of the department of Mathematical and Natural Sciences of the Higher School of Education of Santarém that aims the innovation of the pedagogical practices in Higher Education. One main objective is the involvement of students in interdisciplinary activities that connects content and processes of knowledge construction of Mathematics and Physical-Natural Scienc. 2019. Cavadas, Bento; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/18786.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2008 Theoretical decisions - Developing research questions Fourth Young European Researchers in Mathematics Education Summer School
European Society for Research in Mathematics Education (Trabzon (Turquia), Turquia)
2008 Actividades com o GeoGebra – Práticas de Formação para o Desenvolvimento do Conhecimento Matemático, Didáctico e Curricular Seminário de Formadores do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos – “Boas práticas de formação”
Comissão de Acompanhamento do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (Aveiro)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013 - 2013 A medida da área nos primeiros anos: Mais do que aplicar fórmulas Outra (Curso médio) Associação de Professores de Matemática, Portugal
2012 - 2012 Exploração de situações aleatórias com jogos e applets Outra (Curso médio)
2009 - 2009 Ambientes dinâmicos no ensino-aprendizagem da Geometria: Uma introdução ao software Geogebra Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro de Formação de Professores da Lezíria do Tejo, Portugal