???global.info.a_carregar???
Nelson Mestrinho é Licenciado em Matemática (ramo de Análise Matemática) pelo Universidade de Évora (1996) tendo concluído o Mestrado em Matemática Aplicada em 2002 na mesma Universidade. Possui também o Título de Especialista em Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos) pelos Institutos Politécnicos de Santarém, Lisboa e Leiria. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém. Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Matemática e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nelson José Mestrinho Lopes

Nomes de citação

  • Mestrinho, Nelson

Identificadores de autor

Ciência ID
7F17-36E5-FA39

Endereços de correio eletrónico

  • nelson.mestrinho@ese.ipsantarem.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Santarém, Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais. Complexo Andaluz (CP:131), 2001-902, Santarém, Santarém, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2015/07/10
Concluído
Formação de Professores do Ensino Básico – 1.º e 2.º Ciclos (Título de especialista)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Aprovado
2002
Concluído
Mestrado em Matemática Aplicada (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
"O Problema de Minimização de um Funcional Integral do Gradiente com Condições Lineares sobre a Fronteira: Existência, Unicidade e Estabilidade das Soluções" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1996
Concluído
Licenciatura em Matemática (ramo de Análise Matemática) (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
"Introdução à Estabilidade Estrutural" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/10 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2003/12 - 2006/10 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2000/12 - 2003/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
1997/12 - 2000/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2010/12/13 - 2014/06/12 Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mestrinho, Nelson; Oliveira, Hélia. "A integração do tangram na aula de Geometria – Uma primeira abordagem ao conceito de área na formação inicial de professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 2012.
    Publicado
  2. Mestrinho, Nelson. "The Development of Prospective Elementary School Teachers’ Knowledge in Geometric Measurement". Trabalho apresentado em Young European Researchers in Mathematics Education Summer School, Trabzon, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Cunha, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Laranginha, Rita. "Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores". Experiências em Ensino de Ciências 15 1 (2020): 194-206. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID686/v15_n1_a2020.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson. "Rede Curricular Interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências". Educação e Matemática 154 (2019):
    Publicado
  3. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento. "Inquiry-Based Learning: Uma ponte para a interdisciplinaridade?". Educação e Matemática 154 (2019): 14-15.
    Publicado
  4. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento. "Innovation in Teacher Education: An Integrative Approach to Teaching and Learning Science and Mathematics". Proceedings 2 21 (2018): 1343. http://dx.doi.org/10.3390/proceedings2211343.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/proceedings2211343
  5. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento. "Corrida no Jurássico". Revista de Ciência Elementar 6 1 (2018): http://dx.doi.org/10.24927/rce2018.018.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24927/rce2018.018
  6. Mestrinho, Nelson. "A medida em Geometria - Breve caracterização do conhecimento matemático dos futuros professores dos primeiros anos". Revista da UIIPS 3 1 (2013): 200-217. http://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2013/07/Revista-da-UIIPS_N3_Vol1_2013_ISSN-2182-9608.pdf.
    Publicado
  7. Mestrinho, Nelson; Neusa Branco; Susana Colaço; Maria Clara Martins; Raquel Santos; Ana Paula Garcia; Cátia Bruno. "EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES ALEATÓRIAS COM JOGOS". Revista da UIIPS 1 3 (2013): 84-97. http://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2013/07/Revista-da-UIIPS_N3_Vol1_2013_ISSN-2182-9608.pdf.
    Publicado
  8. Mestrinho, Nelson. "Hipérbole ou Parábola: A Matemática e a Ciência na Obra de Júlio Verne". Interacções 2 3 (2006): 52-59. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/306/262.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Marcos-Merino, José María; Esteban-Gallego, María Rocío; Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento; Rodilla-Martín, Nora; Ochoa de Alda, Jesús A. G.. "Adaptation of the Math-Biology Values Instrument to Preservice Teachers". In Handbook of Research on Interdisciplinarity Between Science and Mathematics in Education, editado por Cavadas, Bento; Branco, Neusa, 286-307. Estados Unidos: IGI Global, 2023.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-5765-8.ch013
  2. Mestrinho, Nelson; Ribeiro, Joana; Pinto, Alexandre; Sarmento, Inês; Sá-Pinto, Xana. "Malthus' Principle in the Teaching of Evolution as an Integrative Context of Science and Mathematics in Elementary Education". In Handbook of Research on Interdisciplinarity Between Science and Mathematics in Education, editado por Cavadas, Bento; Branco, Neusa, 224-241. Estados Unidos: IGI Global, 2023.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-5765-8.ch010
Edição de número de revista
  1. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento. "Interdisciplinaridade (Revista Temática)". Educação e Matemática 154 (2019): https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/154.
    Publicado • Co-editor
Poster em conferência
  1. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson. "Predação no Jurássico: a utilização de pegadas de dinossauros como contexto interdisciplinar entre as ciências e a matemática". Trabalho apresentado em VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação EIPE2022, 2022.
  2. Mestrinho, Nelson. "O desenvolvimento do conhecimento dos futuros professores dos primeiros anos no domínio da Medida em Geometria". Trabalho apresentado em II Fórum de Jovens Investigadores, 2011.
Resumo em conferência
  1. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento; Mateus, Octávio. "Jurassic race: a collaborative pedagogical activity between paleontologists, mathematics and science education teachers". Trabalho apresentado em XVI Annual Meeting of the European Association of Vertebrate Palaeontologists, Caparica, 2018.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2008 Theoretical decisions - Developing research questions Fourth Young European Researchers in Mathematics Education Summer School
European Society for Research in Mathematics Education (Trabzon (Turquia), Turquia)
2008 Actividades com o GeoGebra – Práticas de Formação para o Desenvolvimento do Conhecimento Matemático, Didáctico e Curricular Seminário de Formadores do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos – “Boas práticas de formação”
Comissão de Acompanhamento do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (Aveiro)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013 - 2013 A medida da área nos primeiros anos: Mais do que aplicar fórmulas Outra (Curso médio) Associação de Professores de Matemática, Portugal
2012 - 2012 Exploração de situações aleatórias com jogos e applets Outra (Curso médio)
2009 - 2009 Ambientes dinâmicos no ensino-aprendizagem da Geometria: Uma introdução ao software Geogebra Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro de Formação de Professores da Lezíria do Tejo, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Associação de Professores de Matemática