???global.info.a_carregar???
Nelson Mestrinho é Licenciado em Matemática (ramo de Análise Matemática) pelo Universidade de Évora (1996) tendo concluído o Mestrado em Matemática Aplicada em 2002 na mesma Universidade. Possui também o Título de Especialista em Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos) pelos Institutos Politécnicos de Santarém, Lisboa e Leiria. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém. Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Matemática e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.
Identification

Personal identification

Full name
Nelson José Mestrinho Lopes

Citation names

  • Mestrinho, Nelson

Author identifiers

Ciência ID
7F17-36E5-FA39

Email addresses

  • nelson.mestrinho@ese.ipsantarem.pt (Professional)

Addresses

  • Escola Superior de Educação de Santarém, Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais. Complexo Andaluz (CP:131), 2001-902, Santarém, Santarém, Portugal (Professional)

Knowledge fields

  • Exact Sciences - Mathematics
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Intermediate (B1) Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2)
French Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2015/07/10
Concluded
Formação de Professores do Ensino Básico – 1.º e 2.º Ciclos (Título de especialista)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Aprovado
2002
Concluded
Mestrado em Matemática Aplicada (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
"O Problema de Minimização de um Funcional Integral do Gradiente com Condições Lineares sobre a Fronteira: Existência, Unicidade e Estabilidade das Soluções" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1996
Concluded
Licenciatura em Matemática (ramo de Análise Matemática) (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
"Introdução à Estabilidade Estrutural" (THESIS/DISSERTATION)
Bom
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2006/10 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2003/12 - 2006/10 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2000/12 - 2003/12 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
1997/12 - 2000/12 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2010/12/13 - 2014/06/12 Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Marcos-Merino, José María; Esteban-Gallego, María Rocío; Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento; Rodilla-Martín, Nora; Ochoa de Alda, Jesús A. G.. "Adaptation of the Math-Biology Values Instrument to Preservice Teachers". In Handbook of Research on Interdisciplinarity Between Science and Mathematics in Education, edited by Cavadas, Bento; Branco, Neusa, 286-307. United States: IGI Global, 2023.
    Published • 10.4018/978-1-6684-5765-8.ch013
  2. Mestrinho, Nelson; Ribeiro, Joana; Pinto, Alexandre; Sarmento, Inês; Sá-Pinto, Xana. "Malthus' Principle in the Teaching of Evolution as an Integrative Context of Science and Mathematics in Elementary Education". In Handbook of Research on Interdisciplinarity Between Science and Mathematics in Education, edited by Cavadas, Bento; Branco, Neusa, 224-241. United States: IGI Global, 2023.
    Published • 10.4018/978-1-6684-5765-8.ch010
Conference abstract
  1. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento; Mateus, Octávio. "Jurassic race: a collaborative pedagogical activity between paleontologists, mathematics and science education teachers". Paper presented in XVI Annual Meeting of the European Association of Vertebrate Palaeontologists, Caparica, 2018.
    Published
Conference paper
  1. Mestrinho, Nelson; Oliveira, Hélia. "A integração do tangram na aula de Geometria – Uma primeira abordagem ao conceito de área na formação inicial de professores dos primeiros anos". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 2012.
    Published
  2. Mestrinho, Nelson. "The Development of Prospective Elementary School Teachers’ Knowledge in Geometric Measurement". Paper presented in Young European Researchers in Mathematics Education Summer School, Trabzon, 2008.
    Published
Conference poster
  1. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson. "Predação no Jurássico: a utilização de pegadas de dinossauros como contexto interdisciplinar entre as ciências e a matemática". Paper presented in VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação EIPE2022, 2022.
  2. Mestrinho, Nelson. "O desenvolvimento do conhecimento dos futuros professores dos primeiros anos no domínio da Medida em Geometria". Paper presented in II Fórum de Jovens Investigadores, 2011.
Journal article
  1. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Cunha, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Laranginha, Rita. "Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores". Experiências em Ensino de Ciências 15 1 (2020): 194-206. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID686/v15_n1_a2020.pdf.
    Open access • Published
  2. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson. "Rede Curricular Interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências". Educação e Matemática 154 (2019):
    Published
  3. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento. "Inquiry-Based Learning: Uma ponte para a interdisciplinaridade?". Educação e Matemática 154 (2019): 14-15.
    Published
  4. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento. "Innovation in Teacher Education: An Integrative Approach to Teaching and Learning Science and Mathematics". Proceedings 2 21 (2018): 1343. http://dx.doi.org/10.3390/proceedings2211343.
    Open access • Published • 10.3390/proceedings2211343
  5. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento. "Corrida no Jurássico". Revista de Ciência Elementar 6 1 (2018): http://dx.doi.org/10.24927/rce2018.018.
    Open access • Published • 10.24927/rce2018.018
  6. Mestrinho, Nelson. "A medida em Geometria - Breve caracterização do conhecimento matemático dos futuros professores dos primeiros anos". Revista da UIIPS 3 1 (2013): 200-217. http://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2013/07/Revista-da-UIIPS_N3_Vol1_2013_ISSN-2182-9608.pdf.
    Published
  7. Mestrinho, Nelson; Neusa Branco; Susana Colaço; Maria Clara Martins; Raquel Santos; Ana Paula Garcia; Cátia Bruno. "EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES ALEATÓRIAS COM JOGOS". Revista da UIIPS 1 3 (2013): 84-97. http://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2013/07/Revista-da-UIIPS_N3_Vol1_2013_ISSN-2182-9608.pdf.
    Published
  8. Mestrinho, Nelson. "Hipérbole ou Parábola: A Matemática e a Ciência na Obra de Júlio Verne". Interacções 2 3 (2006): 52-59. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/306/262.
    Published
Journal issue
  1. Mestrinho, Nelson; Cavadas, Bento. "Interdisciplinaridade (Revista Temática)". Educação e Matemática 154 (2019): https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/154.
    Published • Coeditor
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2008 Theoretical decisions - Developing research questions Fourth Young European Researchers in Mathematics Education Summer School
European Society for Research in Mathematics Education (Trabzon (Turquia), Turkey)
2008 Actividades com o GeoGebra – Práticas de Formação para o Desenvolvimento do Conhecimento Matemático, Didáctico e Curricular Seminário de Formadores do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos – “Boas práticas de formação”
Comissão de Acompanhamento do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (Aveiro)

Association member

Society Organization name Role
Current Associação de Professores de Matemática

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2013 - 2013 A medida da área nos primeiros anos: Mais do que aplicar fórmulas Outra (Curso médio) Associação de Professores de Matemática, Portugal
2012 - 2012 Exploração de situações aleatórias com jogos e applets Outra (Curso médio)
2009 - 2009 Ambientes dinâmicos no ensino-aprendizagem da Geometria: Uma introdução ao software Geogebra Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro de Formação de Professores da Lezíria do Tejo, Portugal