Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ricardo Cruz
Nomes de citação
- Cruz, Ricardo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7F16-83D5-4C7D
- ORCID iD
- 0000-0002-1368-9500
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=av-SwkoAAAAJ
- Researcher Id
- A-2714-2010
- Scopus Author Id
- 56110978200
Endereços de correio eletrónico
- professor@ricardocruz.eu (Pessoal)
Telefones
- Telemóvel
-
- 912 964 17 (Profissional)
Websites
- https://www.ricardocruz.eu (Profissional)
- https://www.linkedin.com/in/ricardoncruz/ (Rede social)
- https://twitter.com/RicardonlCruz (Rede social)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019
Concluído
|
Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Administração e Organização Escolar
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
18,2 |
2018
Concluído
|
Inovação Pedagógica e Mudança Educativa (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
19 |
2010
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Estudos de Média e Jornalismo
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
15 |
2004
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Especialização em via ensino
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/06 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10 - Atual | Monitor (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2022/11 - 2023/01 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/09/01 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/11 - 2023/12 | Formação - CCPFC/ACC-121448/23 - Aprendizagem ativa e avaliação formativa | Casa do Professor, Portugal |
Casa do Professor, Portugal | ||
2023/11 - 2023/12 | Formação - CCPFC/ACC-120860/23 - Ajudar a Europa a comunicar num mundo de muitas línguas (2.ª edição) | Casa do Professor, Portugal |
Casa do Professor, Portugal | ||
2023/10 - 2023/11 | Formação - CCPFC/ACC-120860/23 - Ajudar a Europa a comunicar num mundo de muitas línguas (1.ª edição) | Casa do Professor, Portugal |
Casa do Professor, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | DIGITHUM-Digital Humanities
PTIN/UID4372-LE@D/022023
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Manual |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12/06 | O feedback e a autorregulação da aprendizagem: a inteligência artificial é boa mas o professor é melhor | III Congresso Internacional Educare + Educere: formação de professores para o século XXI
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2023/11/10 | Representatividade de género e variedade cultural em manuais escolares da disciplina de Português - um estudo | I Conferência Internacional Manuais Escolares: perspetivas históricas nacionais e globais
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2023/11 | Aplicação de um exercício de leitura (L1) em formato eletrónico e em papel - estudo comparativo e a perceção dos alunos | 3.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: Avaliação digital no ensino de línguas (iTel 2023)
Universidade Aberta | EL@N (Lisboa, Portugal)
|
2023/10/26 | A inteligência artificial generativa (IAG) na aula de Português (L1) - oportunidades didáticas | Conferência DGAE – Educação na era da IA – Desafios Éticos e de Liderança
Direção-Geral da Administração Escolar (Lisboa, Portugal)
|
2023/07/14 | O ChatGPT e a didática da escrita na aula de Português | XXII Encontro das TIC na Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2023/07/05 | O ChatGPT e a escrita na aula de Português | TIC@Portugal'23 – XVII Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC
EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Setúbal, Portugal)
|
2023/06/18 | Dematerialization of assessment in Portuguese (L1) - State of affairs and didactic proposals | European Distance and E-learning Network (EDEN) Annual Conference 2023
Dublin City University (Dublin, Irlanda)
|
2023/06/06 | O ChatGPT e práticas didáticas de escrita - oportunidade ou ameaça? | I Congresso Internacional de Humanidades UAb
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2023/05/26 | A desmaterialização das aprendizagens em Português | LE@D MeetUp 23 – 2.º Encontro de Investigadores do LE@D
LE@D | UAb (Lisboa, Portugal)
|
2023/02/02 | Students' perceptions of the effectiveness of reading comprehension skills on a digital environment - an exploratory study with Portuguese high school students | Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiences
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/12/03 | Consistency of uppercase and lower case writing - exploratory study in Portuguese high school students | 12th typography meeting
LabCom Comunicação e Artes, Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2022/10/12 | Active language learning in a multicultural and intercultural environment with the support of educational technology | Moving on Towards ‘New Normal’ In Education - ICEM2022 Conference
International Council for Educational Media (Santarém, Portugal)
|
2022/07/13 | O Padlet na aprendizagem de PLNM - a aprendizagem ativa como estratégia pedagógica | XXI Encontro das TIC na Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2022/07/08 | O jornal digital na aprendizagem de PLNM | TIC@Portugal'22 – XVI Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC
EDUCOM - Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Portugal)
|
2022/06/09 | Contextos de aprendizagem ativa de PLNM com o suporte de tecnologia educativa - um estudo de caso | Conferência CLiC IPL | “De cada língua se ouvem outras"
Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/02/23 | Indicadores de uma boa escola - contributos para a bondade da organização escolar | A DGAE partilha conhecimento - 2.º Ciclo formativo: Apresentações das sessões formativas
Direção-Geral da Administração Escolar, Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2019/07/19 | A singularidade da organização escolar - reconhecer fatores que fazem uma grande escola | III Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Research Centre for Human Development; Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa - Porto (Porto, Portugal)
|
2019/07/18 | A perceção da influência do decreto-lei n.º 55/2018 nas organizações escolares | III Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Research Centre for Human Development; Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa - Porto (Porto, Portugal)
|
2018/11/29 | A transmedia design approach to literary cartography: the case of O Ano da Morte de Ricardo Reis | DESIGNA 2018 - Conferência Internacional de Investigação em Design
LabCom Comunicação e Artes, Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2017/10/04 | Lisboa pelo olhar de um Ricardo Reis saramaguiano | Colóquio Narrativa, Média e Cognição
Universidade da Beira Interior – LabComIFp Comunicação Filosofia e Humanidades (Covilhã, Portugal)
|
2010/05/13 | Portuguese parties websites in the 2009 European elections: effectiveness and content | I International Graduate Conference on Media and Communication
Centro para as Ciências da Comunicação (C2COM - Universidade do Porto), European Communication Research and Education Association's
Young Scholars' Network (YECREA) e Media XXI - Investigação e Consultoria/FormalPress (Porto, Portugal)
|
2010/04/26 | Second Language Teaching in Virtual Worlds - The Case of European College Students under the Erasmus Programme | Canada International Conference on Education (CICE-2010)
CICE (Toronto, Canadá)
|
2010/03/06 | The Portuguese European Sites | V Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política
Associação Portuguesa de Ciência Política (Aveiro, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2010/05/13 - 2010/05/14 | Membro da comissão organizadora da I International Graduate Conference on Media and Communication (2010/05/13 - 2010/05/14)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Porto, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/10 - 2024/02 | Microcredencial "Inglês A1 e A2 (Iniciação)" | Microcredencial "Inglês A1 e A2 (Iniciação)" (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2022/10/01 - 2023/02/28 | Ambientes Educativos Físicos e Digitais. | Design de Produtos Interativos para Educação (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |