???global.info.a_carregar???
Inês Lamela. She completed a PhD in Music at the University of Aveiro in 2017. She is an integrated doctor at INET-md, a hub at the University of Aveiro and President of the Pedagogical Board of the Escola de Artes da Bairrada. Her research ares are Community Music, with a special focus on Music in Prisons. She works as a piano teacher and has an artistic career as a pianist and singer. She has received 1 award and/or honor.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Inês Beirão Lamela da Silva Lopes
Data de nascimento
1979/05/05
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Lamela, Inês
  • Lopes, Maria Inês
  • Lamela, Maria Inês

Identificadores de autor

Ciência ID
7418-FB74-7DA3
ORCID iD
0000-0002-6783-5163

Endereços de correio eletrónico

  • maria.ines.lamela@ua.pt (Profissional)
  • ineslamela@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 914637947 (Pessoal)

Moradas

  • INET-md, Universidade de Aveiro. Campus Universitário de Santiago, 3810-193 , Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2012/09 - 2017/01/04
Concluído
Programa Doutoral em Música (3º ciclo) (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Reclusão e experiência musical: a prática de piano em contexto prisional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade com distinção e louvor
2010 - 2011
Concluído
Curso de Formação de Animadores Musicais (Outros)
Casa da Música , Portugal
1997 - 2003
Concluído
Licenciatura em Ensino de Música (área vocacional: piano) (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
16,4
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola de Artes da Bairrada, Portugal
Escola de Artes da Bairrada, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12/01 - Atual President of the Pedagogical Board Escola de Artes da Bairrada, Portugal
Escola de Artes da Bairrada, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Integrated Researcher Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/12/06 - 2022/12/31 Music and Communication for Mothers and Young Children in Prison
1866
Investigador
Royal Society of Edinburgh, Reino Unido
Royal Society of Edinburgh
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança
UID/EAT/00472/2019
Investigador
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lamela, Inês; Anderson, Kirstin. "Music and communication for mothers and young children in prison". 2022.
  2. Lamela, Inês ; Anderson, Kirstin. "In the middle of It: music in prison for mothers and babies". 2022.
  3. Lamela, Inês ; Jennie Henley; Sara Lee; Kirstin Anderson; Mary L. Cohen. "Cross-overs and Intersections between Music-Making in Prison Contexts and Community Music: International Perspectives". Trabalho apresentado em ISME Community Activity Commission International Seminar 2016, Edinburgo, 2016.
    Publicado
  4. Lamela, Inês. "Para além de “Vigiar e Punir”: a prática de piano numa experiência em contexto prisional". Trabalho apresentado em Post-ip ’15 Post-in-progress: 3º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança – Aveiro, Aveiro, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Lamela, Inês. "Fugue for Four Voices: Building narratives through music behind bars". Musicae Scientiae 25 3 (2021): 303-316. http://dx.doi.org/10.1177/10298649211015505.
    Acesso aberto • 10.1177/10298649211015505
  2. Lamela, Inês. "UMA FUGA A VÁRIAS VOZES". ERAS | European Review of Artistic Studies 10 2 (2019): 12-23. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v10i2.36.
    10.37334/eras.v10i2.36
  3. Lamela, Inês. "Para além de “Vigiar e Punir”: a prática de piano numa experiência em contexto prisional". Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança 3 (2019): 133-141. https://doi.org/10.34624/postip.v3i3.3298.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/postip.v3i3.3298
  4. Lamela, Inês. "One fugue for several voices". (2019): https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/36.
  5. Lamela, Inês ; Rodrigues, Paulo Maria. "Beyond Discipline and Punish: Learning the Piano Inside a Prison". The International Journal of Social, Political and Community Agendas in the Arts 12 2 (2017): 21-35.
    Publicado • 10.18848/2326-9960/CGP/v12i02/21-35
  6. Lamela, Inês. "Para além de “Vigiar e Punir”: a prática de piano numa experiência em contexto prisional". (2017): http://revistas.ua.pt/index.php/postip/article/view/4618.
  7. Lamela, Inês ; Rodrigues, Paulo Maria. "Understanding leadership in community music-making projects behind bars: Three experiences in Portuguese prisons". International Journal of Community Music 9 3 (2016): 257-271.
    Publicado • 10.1386/ijcm.9.3.257_1
Capítulo de livro
  1. Lamela, Inês ; Anderson, Kirstin. "Connection through Music for Mothers and Young Children in Prison". In The Oxford Handbook of Early Childhood Learning and Development in Music, editado por Barrett, Margaret S.; Welch, Graham F., 588-602. Estados Unidos: Oxford University Press, 2023.
    10.1093/oxfordhb/9780190927523.013.35
  2. Prof. Doutor Paulo Maria Rodrigues Ferreira da Silva; Graça Mota; Lamela, Inês. "Exploring the boundaries of Community Music: tales of a piano journey inside a female prison". In Community Music at the Boundaries, editado por Lee Willingham, 409-428. Canadá: Wilfrid Laurier University Press, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Lopes, Maria Inês Beirão Lamela da Silva. "Reclusão e experiência musical: a prática de piano em contexto prisional". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10773/17539.

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Caspurro, Helena; Lamela, Inês ; Pedro Almeida; Helena Caspurro, Brendan Hemsworth e Mulher Avestruz (Produtor). 2023. "Só a Mãe Tem". In Massaiá, Brandit.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/11 Música e comunicação para mães e filhos na prisão escoladeoutono autumnschool Cartografias do Presente: explorando o ensino de música numa sociedade em mudança Cartographies of the Present: exploring music education in a changing society
CIPEM (Porto, Portugal)
2022/09/22 The Arts in Prisons and Probation - In the Middle of It: Music in Prison for Mothers and Babies EUROCRIM 2022 – 22nd ANNUAL CONFERENCE OF THE EUROPEAN SOCIETY OF CRIMINOLOGY
European Society of Criminology (Málaga, Espanha)
2022/07/22 Music and Communication for Mothers and Young Children in Prison 35th ISME World Conference 2022
International Society for Music Education
2022/07/13 Visible by Design: Amplifying Incarcerated Mothers Voices Through Creative Research Design Methodologies ISME Community Music Activity Commission International Seminar 2022
Community Music Activity Commission
2022/04/08 Fugue for several voices: when a piano gives wings to fly Guest Lecture
University of Edinburgh (Edinburgh, Reino Unido)
2018/07 A bridge over (not so) troubled water ISME 2018 - 22rd world conference of International Society for Music Education
ISME (Baku, Azerbaijão)
2018/07 Fugue for 4 voices: building narratives through music within a project behind bars ISME 2018 - 33rd world conference of the International Society for Music Education
International Society for Music Education (Baku, Azerbaijão)
2018 Building narratives through music: a comparative look at two music projects inside prisons in Portugal and Scotland 3rd Research Symposium on Social Impact of Making Music (SIMM) 2018
Social Impact of Making Music (Porto, Portugal)
2016/07 Cross-overs and Intersections between Music-Making in Prison Contexts and Community Music: International Perspectives XV International Seminar of the ISME Commission on Community Music Activity
(Edimburgo, Reino Unido)
2015/07 Beyond discipline and punish: learning the piano inside a prison Tenth International Conference on the Arts in Society
(Londres, Reino Unido)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/07/13 - 2024/02/01 Ver o mundo através do canto em conjunto: por uma prática guiada pela ética do cuidado
Coorientador de Ágata Cernadas Ricca Gonçalves
Programa doutoral em música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/12/06 - 2021/12/09 Member of the scientific committe and facilitator
Seminário
SIMM research seminar (on research on music in detention)
Social Impact of Making Music, Portugal
2019/11/25 - 2019/11/28 The 2nd SIMM research seminary organized by the international research platform SIMM, the Antwerp Research Institute for the Arts (ARIA), University of Antwerp and the Royal Conservatoire Antwerp was dedicated to the relationship between research and practice in SIMM-type projects. This research-seminar allowed post-graduate students and early-career researchers involved in ongoing research on the possible role of music in social and community work (SIMM) to spend a week to spend a week together and share their research experiences.
Seminário
2nd SIMM research seminar
SIMM - Social Impact of Music Making, Bélgica

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/07/08 Tocar com sentido(s): música na comunidade numa unidade de cuidados continuados Ana Emanuel Nunes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/07/08 O mundo da Margarida: estratégias de comunicação musical com uma criança com necessidades especiais
Arguente principal
Sara Vaz (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017 Viagem à Fragilândia: Um projeto comunitário com pessoas da Cerci-Feira Mónica Sousa Reis (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/07 - 2021/07 SIMM research seminar (on research on music in detention) Porto

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2007/09 - Atual Piano Piano

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/06 - Atual SIMM-podcast research on music programmes in detention
2021/04 - Atual SIMM-podcast what motivates facilitators (musicians and cultural workers) to want to engage themselves in social and community music projects
Distinções

Outra distinção

2015 Best poster - Research Day'15
Universidade de Aveiro, Portugal