???global.info.a_carregar???
Bruna Filipa Fonseca Batista is a PhD student and a non-doctoral integrated member of the Research Center for Didactics and Technology in Teacher Training (CIDTFF), Department of Education and Psychology, University of Aveiro. She is currently enrolled in the Ph.D. program in Education, specializing in Didactics and Curriculum Development. She is also a member of the Language Education Laboratory (LabELing), where she is conducting research on education for sustainability and biocultural diversity in preschool and the 1st cycle of basic education contexts. In 2017, she completed her Master's degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the University of Aveiro. In 2018, joined the team at the Portuguese College of Cape Verde on the island of Santiago, in the city of Praia, working as an educator. Her research interests also encompass areas such as Qualitative Research Methodologies, Initial and Continuous Teacher Training, and educational work in the context of nursery and preschool education. ______________________________________________________________________________________________________ Bruna Filipa Fonseca Batista é membro integrado não doutorado do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, onde frequenta o Programa Doutoral em Educação na especialidade de Didática e Desenvolvimento Curricular. É membro do Laboratório de Educação em Línguas (LabELing), onde está a desenvolver uma investigação sobre educação para a sustentabilidade e diversidade biocultural em contexto de educação pré-escolar e de 1.º ciclo do ensino básico. Em 2017 concluiu o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico pela Universidade de Aveiro e em 2018 integrou a equipa do Colégio Português de Cabo Verde, na ilha de Santiago, cidade da Praia, como educadora de um grupo em idade pré-escolar. Outros interesses de investigação incluem áreas e temáticas como Metodologias Qualitativas de Investigação, Formação Inicial e Contínua de Professores e trabalho educativo em contexto de creche e de educação pré-escolar.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Bruna Batista

Nomes de citação

  • Batista, Bruna F.

Identificadores de autor

Ciência ID
7212-0849-583F
ORCID iD
0000-0001-9991-4299

Endereços de correio eletrónico

  • brunabatista@ua.pt (Profissional)

Moradas

  • Departamento de Educação e Psicologia - Universidade de Aveiro, 3810 -193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2025/04/14 - 2025/04/16
Concluído
Brincar arriscado: superar o medo das crianças e dos adultos (Outros)
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2025/02/03 - 2025/03/17
Concluído
Crianças, Natureza e Educação para a Sustentabilidade (Outros)
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2024/10/22 - 2024/10/24
Concluído
Future Workshops (Outros)
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
2023/11 - 2024/02
Concluído
Anos Incríveis - Teacher Classroom Management (Outros)
Associação Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Investigação e Comunidade, Portugal
2019/10/01 - 2023/11/30
Em curso
Doctorate in Education | Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Especialização em Teaching Methodology and Curriculum Development | Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Educar para a diversidade biocultural nos primeiros anos de escolaridade: um caminho para a sustentabilidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2021 - 2022
Concluído
Open Language Course B2 | Curso Livre de Línguas B2 (Outros)
Especialização em English | Inglês
Universidade de Aveiro, Portugal
18
2022
Concluído
Prague Summer School on Development, Sustainability & Globalization (Outros)
Schola Empirica, República Checa
2017/12/20
Concluído
Master in Teacher Education - Pre-school education and 1st cycle of basic schooling | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável nos primeiros anos de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2015
Concluído
1st cycle degree in Basic Education | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
15
2015
Concluído
Integrated Human Resources Management | Gestão Integrada dos Recursos Humanos (Curso de Especialização Tecnológica)
Cincork - Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça, Portugal
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Membro do Observatório para a Qualidade e Avaliação do Departamento de Educação e Psicologia | Member of the Observatory for Quality and Evaluation of the Department of Education and Psychology Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/10/01 - Atual Non PhD Integrated Researchers | Membro integrado não doutorado Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2019 - Atual Membro integrado não doutorado do LALE - Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras | Member of LALE - Open Laboratory for Foreign Language Learning CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
2019/10/01 - 2023/11/30 Doctoral scholarship holder | Bolseira de Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2021/10 - 2022/03 Volunteer | Voluntária Centro Social de Azurva, Portugal
Centro Social de Azurva, Portugal
2018/10/01 - 2019/08/31 Portuguese College of Cape Verde | Colégio Português de Cabo Verde Colégio Português de Cabo Verde, Cabo Verde
Colégio Português de Cabo Verde, Cabo Verde
2017/02 - 2017/05 Internship | Estágio Centro Escolar Santa Maria Manuela, Portugal
Centro Escolar Santa Maria Manuela, Portugal
2016/10 - 2016/12 Internship | Estágio Centro Escolar da Légua, Portugal
Centro Escolar da Légua, Portugal
2015 - 2016 Volunteer | Voluntária Centro de Infância Arte e Qualidade, Portugal
Centro de Infância Arte e Qualidade, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/10/01 - 2023/11/30 Educating for biocultural diversity in the first years of schooling: a path to sustainability | Educar para a diversidade biocultural nos primeiros anos de escolaridade: um caminho para a sustentabilidade
SFRH/BD/147769/2019
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2019/09 - 2022/08 LoCALL: LOcal Linguistic Landscapes for global language education in the school context
Investigador
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
Concluído
2019/09 - 2022/08 TEDS - Teacher education for sustainability Schools educating for sustainability: proposals for and from in-service teacher education
Investigador
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
Concluído
2019/09 - 2022/08 Kamilala: a creative project for social inclusion open to languages and cultures | Kamilala: um projeto criativo de inclusão social através da abertura a línguas e culturas
Investigador
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
Concluído
2018 - 2018 Exploring objects and materials. 1 - What am I made of? - teaching guide for teachers | Explorando objetos e materiais. 1 - De que sou feito? - guião didático para professores
-
Outra
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Em curso
2018 - 2018 Exploring objects and materials. 2 - What is my origin? - didactic guide for teachers | Explorando objetos e materiais. 2 - Qual a minha origem? - guião didático para professores
-
Outra
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Batista, Bruna. "(H)À Educação: A canela e a bioculturalidade na sustentabilidade", Diário de Aveiro & UAOnline, 2022, https://www.ua.pt/pt/noticias/13/72852.
Artigo em revista
  1. Batista, Bruna F.; Martins, Filomena. "Formation des enseignants à la durabilité: Education et diversité linguistique et bioculturelle dans le cadre du projet TEDS". Recherches en Didactiques des Langues et des Cultures/ Les Cahiers de l’ACEDLE (2024):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  2. Batista, Bruna F.. "Educação para a sustentabilidade e currículo: uma revisão narrativa da literatura". Revista Portuguesa de Educação (2024):
    Em revisão
  3. Batista, Bruna F.; Andrade, Ana Isabel. "Educating for Biocultural Diversity and Sustainable Development in First Years of Schooling: An Analysis of Documents From the Portuguese Educational System". Frontiers in Education 6 (2021):
    http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2021.652196
  4. Batista, Bruna F.; Aníbal Rui Carvalho Antunes das Neves. "Da cabeça aos pés, conhecer o corpo – o esquema corporal na educação pré-escola". Indagatio Didactica 12 3 (2020): 519-535.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20127
  5. Batista, Bruna; Ana Isabel de Oliveira Andrade. "Educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável-um elo a não perder". Indagatio Didactica 10 1 (2018): 99-113.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/id.v10i1.11405
Artigo em revista (magazine)
  1. Batista, Bruna F.; Ana Isabel de Oliveira Andrade. Autor correspondente: Batista, Bruna F.. "Education for biocultural diversity: possibilities from projects on sustainability", Edilettre, 2025
  2. Faneca, Rosa Maria; Ana Isabel de Oliveira Andrade; Simões, Ana Raquel; Espinha, Ângela; Batista, Bruna; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; et al. "KAMILALA: A creative project for social inclusion open to languages and cultures", research@ua, 2021, https://proa.ua.pt/index.php/researchua/article/view/25677.
  3. Lourenço, Mónica; Melo-Pfeifer, Sílvia; Alexandra das Neves; Ana Isabel de Oliveira Andrade; Ana Raquel Simões; Batista, Bruna; Martins, Filomena; et al. "The LoCALL App: learning to “read” the world while playing with linguistic landscapes", research@ua, 2021, https://proa.ua.pt/index.php/researchua/article/view/25680.
Capítulo de livro
  1. Piacentini, Valentina; GOUVEIA RODRIGUES, Lais Helena ; Batista, Bruna F.. "Smart Knowledge Garden - uma ideia e várias formas ao longo do tempo". In Smart Knowledge Garden – um projeto, um jardim (não só físico) e muitos percursos (não só físicos) – Pipocas multimodais, editado por Piacentini, Valentina. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2024.
    No prelo
  2. Lourenço, Mónica; Duarte, Joana; Silva, Francisco; Batista, Bruna. "Is There a Place for Global Citizenship Education in the Exploration of Linguistic Landscapes? An Analysis of Educational Practices in Five European Countries". In Linguistic Landscapes in Language and Teacher Education, 93-121. Springer International Publishing, 2023.
    10.1007/978-3-031-22867-4_6
  3. Batista, Bruna; Silva, Francisco; Ana Isabel de Oliveira Andrade. "Cidadania global e desenvolvimento sustentável: o Principezinho somos todos!". In Educação para a cidadania global em contexto português: possibilidades de integração curricular - Cadernos do LALE - Série Propostas 12. Aveiro, Portugal: UA-Editora, 2022.
    Publicado • 10.48528/bjah-5j02
  4. da Silva, Francisco Parrança; Batista, Bruna. "Education for Sustainable Development and Global Citizenship: A portrait of educational practices for sustainable development and global citizenship [2010-2020]". In Teaching and Learning Practices That Promote Sustainable Development and Active Citizenship, editado por Sandra Isabel Gonçalves da Saúde; Maria Albertina Amantes Raposo; Nuno Sidónio Andrade Pereira; Ana Isabel Rodrigues, 67-85. Beja, Portugal: IGI Global, 2021.
    10.4018/978-1-7998-4402-0.ch004
  5. Batista, Bruna F.; Domingas Rodrigues; Elisabete Moreira; da Silva, Francisco Parrança. "Técnicas de recolha de dados em investigação: inquirir por questionário e/ou inquirir por entrevista?". In Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: recolha de dados, editado por Alda Pereira; Ana Isabel Rodrigues; Isolina Oliveira; Pedro Bem-Haja, 13-36. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/ka02-fq42
  6. Faneca, Rosa Maria; Ângela Espinha; Ana Isabel de Oliveira Andrade; Ana Raquel Simões; Batista, Bruna F.; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; et al. "Multilingual Kamishibai Competition". In Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2020.
    Publicado • http://hdl.handle.net/10773/30307
Edição de livro
  1. Machado, Jane (Coord.); Andrade, Ana Isabel; Neves, Rui; Lopes, Betina; Batista, Bruna F.; Oliveira, Diana; Soares, Diana; et al. III National and II International Congress on Supervision: Training, Experiences and Practices - Book of Abstracts [III Congresso Nacional e II Internacional de Supervisão: Formação, Experiências e Práticas - Livro de Resumos]. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2025.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.48528/7hx1-7372
  2. Lopes, J. Bernardino; Sá-Pinto, Xana; Guerra, Cecília; Sá, Patrícia; Batista, Bruna. Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: técnicas de análise de dados. Portugal: UA Editora. 2023.
    Publicado • 10.48528/w5x4-js67
Livro
  1. Faneca, Rosa Maria; Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Espinha, Ângela; Batista, Bruna; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; et al. Concurso Kamishibai plurilingue, desenvolvimento do projeto: brochura para os parceiros da DULALA que se juntam à rede KAMILALA. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2022.
    Publicado • 10.48528/ygsg-w813
  2. Brinkmann, Lisa Marie; McMonagle, Sarah; Melo-Pfeifer, Sílvia; Dooly, Melinda; Duarte, Joana; Lourenço, Mónica; Young, Andrea; et al. Orientações para a integração de paisagens linguísticas na aprendizagem de línguas (estrangeiras) e na formação de professores. Hamburgo, Alemanha: Universität Hamburg. 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.25592/uhhfdm.10504
  3. Andrade, Ana Isabel; Machado, Jane; Sá, Cristina Manuela; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna F.; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; et al. Framework for in-service teacher education for sustainability: some principles and strategies. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2022.
    Publicado • 10.48528/qp0z-w569
  4. Faneca, Rosa Maria; Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna F.; Espinha, Ângela; Martins, Filomena; Piacentini, Valentina; et al. Kamishibai plurilingue - da criação à execução: Fichas pedagógicas. Portugal: UA Editora. 2022.
    Publicado • 10.48528/dbx9-1863
  5. Faneca, Rosa Maria; Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Espinha, Ângela; Batista, Bruna F.; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; et al. Kamishibai plurilingue: da criação à execução: guia de acompanhamento. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2021.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.34624/9ca6-gq33
  6. Juuti, Kalle; Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Vincent Caruana; Costa, Nilza; et al. Framework for Education for Sustainability: Enhancing Competences in Education. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2021.
    Publicado • 10.48528/e94f-8142
Poster em conferência
  1. Batista, Bruna F.; Ana Isabel de Oliveira Andrade; Maria Gabriela Correia de Castro Portugal. "Educar para a diversidade biocultural nos primeiros anos de escolaridade: um caminho para a sustentabilidade". Trabalho apresentado em Encontro Ciência 2022, 2022.
Recurso online
  1. Batista, Bruna F.; Piacentini, Valentina. Smart Knowledge Garden video - V edição da Noite Ibero-americana d@s Investigador@s. 2024. https://oei.int/pt/escritorios/portugal/noticia/cienciaiberoamericanaemportugal-oei-lanca-campanha-de-divulgacao-cientifica-por-ocasiao-da-noite-ibero-americana-ds-investigadors/.
  2. Faneca, Rosa Maria; Ana Isabel de Oliveira Andrade; Simões, Ana Raquel; Espinha, Ângela; Batista, Bruna; Martins, Filomena; da Silva, Francisco Parrança; et al. Video - Kamilala: uma fonte de parcerias [Kamilala: a source of partnerships]. 2022. https://youtu.be/1o3jzrB1_C8.
  3. Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna F.; Carlos, Vânia; Costa, Nilza; Gonçalves, Manuela; Da Silva Lopes, Betina; et al. Teachers educating for sustainability: possibilities from the analysis of research and policy documents. 2020. https://www.youtube.com/watch?v=Hrbr9cvQpFw.
Relatório
  1. Lopes, J. Bernardino; Alexandra Sá-Pinto; Cecilia Guerra; Sá, Patrícia; Batista, Bruna. 2023. Dinâmicas investigativas no CIDTFF: problematizar o paradigma da investigação face ao desenvolvimento sustentável.
    10.48528/w5x4-js67
Resumo em conferência
  1. Batista, Bruna; Ana Isabel de Oliveira Andrade. "From teacher education to teaching practices for sustainability: reflections around a project with children in a Portuguese school". Trabalho apresentado em 10th International Conference of the Association EDiLiC, Copenhaga, 2023.
    Publicado
  2. Batista, Bruna; Ana Isabel de Oliveira Andrade; Maria Gabriela Correia de Castro Portugal. "Generations generate action: The importance of educating for sustainability and biocultural diversity in different contexts". Trabalho apresentado em Research Summit 2023, Aveiro, 2023.
    Publicado • 10.48528/nd5m-mk87
  3. Batista, Bruna F.; Ana Isabel de Oliveira Andrade; Maria Gabriela Correia de Castro Portugal. "The Mushroom Watchers: Design-Based Research about Biocultural Diversity and Sustainability in a Portuguese Kindergarten". Trabalho apresentado em Emerging Researchers Conference of EERA, Glasgow, 2023.
    Publicado
  4. Batista, Bruna; Ana Isabel de Oliveira Andrade; Maria Gabriela Correia de Castro Portugal. "Educating for biocultural diversity in first years of schooling: A path to sustainability". Trabalho apresentado em Research Summit 2022, Aveiro, 2022.
    Publicado • 10.48528/6dz9-d129
  5. Batista, Bruna; Ana Isabel de Oliveira Andrade; Maria Gabriela Correia de Castro Portugal; Batista, Bruna F.. "As cores do camaleão: o desenvolvimento de competências na educação para a sustentabilidade.". Trabalho apresentado em Porto ICRE’22 - 3rd Porto International Conference on Research in Education, Porto, 2022.
    Publicado
  6. Batista, Bruna; Ana Isabel de Oliveira Andrade; Maria Gabriela Correia de Castro Portugal. "Curriculum for sustainability: perspectives, themes, and characteristics.". Trabalho apresentado em European Conference - Sustainability training for teachers and teaching teams, Nantes, 2022.
    Publicado
  7. Batista, Bruna; Martins, Filomena. "Formação de professores para a sustentabilidade: reptos da educação para a diversidade linguística e biocultural no âmbito do projeto TEDS". Trabalho apresentado em Colloque Acedle 2022 | Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s), Aveiro, 2022.
    Publicado • 10.48528/e0k4-5r08
  8. Batista, Bruna F.; Ana Isabel de Oliveira Andrade; Maria Gabriela Correia de Castro Portugal. "A vida numa teia - uma revisão sistemática da literatura sobre diversidade biocultural". Trabalho apresentado em VI Jornadas Caminhos de Investigação em Educação: Diálogos Inconclusos, 2021.
    Publicado
  9. Batista, Bruna F.; Ana Isabel de Oliveira Andrade. "Educar para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável nos primeiros anos de escolaridade". Trabalho apresentado em IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro, 2021.
    Publicado
  10. Batista, Bruna F.. "Currículo, sustentabilidade e responsabilidade social: uma revisão sistemática da literatura". Trabalho apresentado em V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Aveiro, 2021.
    Publicado
  11. Batista, Bruna F.. "Abordar a diversidade biocultural nos primeiros anos de escolaridade: que possibilidades de EDS?". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação, Porto, 2020.
    Publicado
  12. Bruna Batista; Francisco Silva; Adriano Félix; Domingas Rodrigues. "Perfil geral de desempenho profissional dos professores dos Ensinos Básico e Secundário nos cursos de formação inicial de professores: um estudo sobre as U.C.’ s de Didática". Trabalho apresentado em Investigar em Educação: desafios epistemológicos e metodológicos, Évora, 2020.
    Publicado
  13. Batista, Bruna. "Educação para a Diversidade Biocultural e Desenvolvimento Sustentável nos primeiros anos de escolaridade - que possibilidades?". Trabalho apresentado em Investigar em Educação: desafios epistemológicos e metodológicos, Évora, 2020.
    Publicado
  14. Batista, Bruna F.; Andrade, Ana Isabel; Maria Gabriela Correia de Castro Portugal. Autor correspondente: Batista, Bruna F.. "Educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável: representações de crianças em contexto escolar português". Trabalho apresentado em EDiLiC'19 - Congresso Internacional da Associação EDiLiC - Éducation et Diversité Linguistique et Culturelle, Lisboa, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Batista, Bruna. "Educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável nos primeiros anos de escolaridade". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2017.
    0.13140/RG.2.2.32153.93280

Outros

Outra produção
  1. Kamilala: uma fonte de parcerias. VI Fórum CIDTFF CIDTFF e parceiros não académicos: que relações e com que finalidades 6 julho, 2022 | Evento híbrido. 2022. Faneca, Rosa Maria; Ana Isabel de Oliveira Andrade; Ana Raquel Simões; Ângela Espinha; Batista, Bruna F.; Sá, Cristina Manuela; Filomena Martins; et al. https://www.youtube.com/watch?v=1o3jzrB1_C8.
  2. TEDS: reflections, learning and partnerships. VI Fórum CIDTFF CIDTFF e parceiros não académicos: que relações e com que finalidades 6 julho, 2022 | Evento híbrido. 2022. Ana Isabel de Oliveira Andrade; Jane Machado; António Moreira; Neto-Mendes, António; Lopes, Betina; Sá, Cristina Manuela; Filomena Martins; et al. https://www.youtube.com/watch?v=jrzQEWPocC4.
  3. A LoCALL App: um recurso digital desenvolvido em parceria. VI Fórum CIDTFF: CIDTFF e parceiros não académicos - que relações e com que finalidades.. 2022. Lourenço, Mónica; Melo-Pfeifer, Sílvia; Laranjeiro, Dionísia; João Laranjeiro; Pombo, Lucia; Luís Mouta; Marques, Margarida M.; et al. https://www.youtube.com/watch?v=j8Hw2mZcVZs.
  4. Articulação da investigação e intervenção em Educação - contributos do projeto TEDS. V Fórum CIDTFF - Dinâmicas investigativas no CIDTFF: problematizar o paradigma de investigação face o desenvolvimento sustentável 6 de julho de 2021 | evento híbrido. 2021. Ana Isabel de Oliveira Andrade; Lopes, Betina; Batista, Bruna F.; Filomena Martins; Parrança-da-Silva, F.; Gabriela Portugal; Jane Machado; et al. https://www.youtube.com/watch?v=oUoxirjFSAk&list=PL9eSbe9tEVC--xRRKOzdf7cySo_Fe0gIl&index=6.
  5. Ideia YESTEM 1: A Bússola da Equidade: Uma ferramenta para a promoção de práticas socialmente justas. Revisão da tradução para português enquanto membro do projeto Cartas com Ciência. 2021. YESTEM Project Team. https://yestem.org/wp-content/uploads/2022/12/Equity-Compass-Fortune-Teller-colour-Portuguese.pdf.
  6. Ideia YESTEM: A Bússola da Equidade: Uma ferramenta para apoiar práticas socialmente justas – edição para pessoas docentes. Revisão da tradução para português enquanto membro do projeto Cartas com Ciência. 2021. YESTEM Project Team. https://yestem.org/wp-content/uploads/2022/07/2022-YESTEM-Insight-Equity-Compass-teachers-Portuguese-1.pdf.
  7. Professores que educam para a sustentabilidade: possibilidades a partir da análise da investigação e de documentos de política educativa. IV Fórum CIDTFF - Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF? 15 de julho de 2020 | evento híbrido. 2020. Ana Isabel de Oliveira Andrade; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna F.; Carlos, Vânia; Nilza Costa; Gonçalves, Manuela; Lopes, Betina; et al. https://youtu.be/Hrbr9cvQpFw.
  8. Concurso Kamishibai Plurilingue. IV Fórum CIDTFF - Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF? 15 de julho de 2020 | evento híbrido. 2020. Faneca, Rosa Maria; Ângela Espinha; Ana Isabel de Oliveira Andrade; Ana Raquel Simões; Batista, Bruna F.; Sá, Cristina Manuela; Filomena Martins; et al. https://youtu.be/LKpxBgn2_HM.
  9. Concurso Kamishibai Plurilingue. (Multilingual Kamishibai Competition) [Vídeo]. 2020. Faneca, Rosa Maria; Ângela Espinha; Ana Isabel Andrade; Ana Raquel Simões; Batista, Bruna; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; et al. https://www.youtube.com/watch?v=LKpxBgn2_HM&list=PL9eSbe9tEVC8jj1fjnVJWX_UPxbHt4OVx&index=7.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/03/03 Users' perceptions about the open educational smart campus (OESC) in a higher education institution INTED2025
(Valencia, Espanha)
2023/08 The Mushroom Watchers: Design-Based Research about Biocultural Diversity and Sustainability in a Portuguese Kindergarten Emerging Researchers Conference of EERA
University of Glasgow (Escócia, Reino Unido)
2023/07 Generations generate action: The importance of educating for sustainability and biocultural diversity in different contexts Research Summit 2023
Universidade de Aveiro
2022/07 Educating for biocultural diversity in first years of schooling: A path to sustainability Research Summit 2022
Universidade de Aveiro
2022/07 As cores do camaleão: o desenvolvimento de competências na educação para a sustentabilidade Porto ICRE’22 - 3rd Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
2022/05 Educar para a diversidade biocultural nos primeiros anos de escolaridade: um caminho para a sustentabilidade Encontro Ciência 2022
Universidade de Lisboa
2022 Formação de professores para a sustentabilidade - Reptos da educação para a diversidade linguística e biocultural no âmbito do projeto TEDS (oral presentation | apresentação oral) Colloque Acedle 2022
Universidade de Aveiro
2021/07 Educating for biocultural diversity in first years of schooling: A path to sustainability Research Summit 2021
Universidade de Aveiro
2021 A vida numa teia - uma revisão sistemática da literatura sobre diversidade biocultural VI Jornadas Caminhos de Investigação em Educação: Diálogos Inconclusos
Universidade de Aveiro
2021 Educar para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável nos primeiros anos de escolaridade IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro
Instituto Politécnico da Guarda
2021 Currículo, sustentabilidade e responsabilidade social: uma revisão sistemática da literatura V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro
2021 Curriculum for sustainability: perspectives, themes, and characteristics European Conference - Sustainability training for teachers and teaching teams
Nantes Université (Nantes, França)
2020/09 Abordar a diversidade biocultural nos primeiros anos de escolaridade: que possibilidades de educação para o desenvolvimento sustentável? XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2020/02/08 Educação para a Diversidade Biocultural e Desenvolvimento Sustentável nos primeiros anos de escolaridade: que possibilidades? Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigar em educação: desafios epistemológicos e metodológicos
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2020/02/07 Perfil geral de desempenho profissional dos professores dos Ensinos Básico e Secundário nos cursos de formação inicial de professores: um estudo sobre as U.C. s de Didática Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigar em educação: desafios epistemológicos e metodológicos
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2019 Educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável: representações de crianças em contexto escolar português EDiLiC'19 - Congresso Internacional da Associação EDiLiC - Éducation et Diversité Linguistique et Culturelle
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/01 - 2024/12 A sensibilização para a Diversidade Linguística e Cultural através do envolvimento das famílias no Jardim de Infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2024/01 - 2024/12 Sensibilização à diversidade linguística e cultural com a criação de uma história plurilingue em contexto de educação pré-escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2023/12 - 2024/07 Relatório Reflexivo e Trabalho de Projecto de Metodologia de Educação de Infância
Orientador
Mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2023/12 - 2024/07 Relatório Reflexivo e Trabalho de Projecto de Metodologia de Educação de Infância
Orientador
Mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2023/11 - 2024/07 Relatório Reflexivo e Trabalho de Projecto de Metodologia de Educação de Infância
Orientador
Mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/07 - 2024/11 III Congresso Nacional e II Internacional de Supervisão: Formação, Experiências e Práticas - gestão do website e do programa online, conceção dos modelos para formulários e apresentações, elaboração dos certificados e no apoio logístico durante a realização do evento. (2024/10/30 - 2024/10/30)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2024/06/27 - 2024/06/28 IV Jornadas Academi@ STEM Mangualde (2024/06/27 - 2024/06/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Câmara Municipal de Mangualde, Portugal

CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
2023/05/05 - 2023/05/05 Seminário Aconselhamento no Luto (Comissão organizadora | Organizing committee) (2023/05/05 - 2023/05/05)
Seminário
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
2022/06 - 2022/06 EuroScitizen Sustainability Meeting (Organizing Committee of International Meeting | Membro da Comissão Organizadora do Encontro Internacional) (2022/06/20 - 2022/06/22) CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
2022/02/16 - 2022/02/18 Multiplier Event "Educating for the challenges of the 21st century: sustainability and linguistic and cultural diversity" of two Erasmus+ projects: - LoCALL - Local Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context - TEDS - Teacher Education for Sustainability (Comissão organizadora | Organizing committee) (2022/02/16 - 2022/02/18)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2022 - 2022 Colloque Acedle 2022: Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s) (Comissão organizadora | Organizing committee) (2022/11/17 - 2022/11/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2021/01 - 2021/07 VI Jornadas Caminhos de Investigação em Educação - Diálogos Inconclusos (Comissão organizadora | Organizing committee) (2021/07/01 - 2021/07/02)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2021 - 2021 V Fórum CIDTFF - Dinâmicas investigativas no CIDTFF: problematizar o paradigma da investigação face ao Desenvolvimento Sustentável (Comissão Organizadora | Organizing committee) (2021/07/06 - 2021/07/06)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
2021 - 2021 2nd Training Week of the Erasmus + LoCALL - Local Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context project (Comissão Organizadora | Organizing committee) (2021/01/18 - 2021/01/22)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2020/10/16 - 2020/10/16 "Local goes Global" event held within the scope of Erasmus days 2020 and the Erasmus+ project LoCALL - Local linguistic landscapes for global language education in the school context (Comissão Organizadora | Organizing committee) (2020/10/16 - 2020/10/16)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/10/30 - 2024/10/30 III Congresso Nacional e II Internacional de Supervisão: Formação, Experiências e Práticas
Congresso
2023/09/11 - 2023/09/11 VII Fórum CIDTFF - "É pra amanhã, porque acreditamos hoje!" (Orador convidado | Invited Speaker)
Mesa-redonda
VII Fórum CIDTFF - "É pra amanhã, porque acreditamos hoje!"
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
2023/09/11 - 2023/09/11 VII Fórum CIDTFF - "É pra amanhã, porque acreditamos hoje!" (Participante | Participant)
Outro
VII Fórum CIDTFF - "É pra amanhã, porque acreditamos hoje!"
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
2023/05/05 - 2023/05/05 Conferência "Luto do Profissional de Saúde" no "Seminário Aconselhamento no Luto" | Conference "Luto do Profissional de Saúde" at the "Seminário Aconselhamento no Luto" (Moderador | Moderator)
Seminário
SALP - Seminário Aconselhamento no Luto
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
2023/04 - 2023/04 Panel "Educar para... as novas realidades" of the IV Jornadas de Educação promoted by Núcleo de Estudantes de Educação Básica of the University of Aveiro (Invited Speaker | Orador Convidado)
Conferência
IV Jornadas da Educação
2022 - 2023 Exchange of letters as a scientist within the scope of Cartas com Ciência project
2022/12 - 2022/12 Short-term action "Competências para a Interculturalidade" | Ação de curta duração "Competências para a Interculturalidade"
Oficina (workshop)
Competências para a Interculturalidade
2022/09/16 - 2022/10/26 Online course "Sustainability in the classroom and beyond - engage the whole school!" | Formação online "Sustainability in the classroom and beyond - engage the whole school!"
Outro
Sustainability in the classroom and beyond - engage the whole school!
European Commission, Bélgica
2022/07/06 - 2022/07/06 VI Fórum CIDTFF - "CIDTFF e parceiros não académicos: que relações e com que finalidades?" (Participante | Participant)
Outro
VI Fórum CIDTFF - "CIDTFF e parceiros não académicos: que relações e com que finalidades?"
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
2021/10 - 2021/10 Open Online Course (MOOC) "O Essencial da Gestão de Dados de Investigação"
Outro
O Essencial da Gestão de Dados de Investigação
2021/07/06 - 2021/07/06 V Fórum CIDTFF - "Dinâmicas investigativas no CIDTFF: problematizar o paradigma da investigação face ao Desenvolvimento Sustentável (Participante | Participant)
Outro
V Fórum CIDTFF - "Dinâmicas investigativas no CIDTFF: problematizar o paradigma da investigação face ao Desenvolvimento Sustentável"
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
2021/02/27 - 2021/02/27 Participation in seminar "Get Up! A caminho da meta. Recursos e Práticas"
Seminário
Get Up! A caminho da meta. Recursos e Práticas
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021/02/18 - 2021/02/18 Educational action "A proteção das crianças: prevenção e deteção à distância de situações de risco ou perigos" promoted by UNICEF Portugal
Outro
2021/02/10 - 2021/02/10 Educational action "Sistema de Proteção da criança para além da pandemia: que desafios e oportunidades?" promoted by UNICEF Portugal
Oficina (workshop)
Sistema de Proteção da criança para além da pandemia: que desafios e oportunidades?
ProChild CoLAB, Portugal
2020/11/25 - 2020/11/25 Short-term action "Explorar a paisagem linguística com recurso à LoCALL APP"
Oficina (workshop)
2020/07/15 - 2020/07/15 IV Fórum CIDTFF - "Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?" (Participante | Participant)
Outro
IV Fórum CIDTFF - "Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?"
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
2020/04/27 - 2020/04/27 Webinar promoted by webQDA to support content analysis in interviews
2020/04/14 - 2020/04/14 Webinar "qualitative analysis and data visualization with webQDA" | Participação em webinar "análise qualitativa e visualização de dados com o webQDA"
Oficina (workshop)
Análise qualitativa e visualização de dados com o webQDA
2020/01/27 - 2020/01/27 Webinar "Representação Visual de Categorias e Resultados" | Participação em webinar "Representação Visual de Categorias e Resultados"
Oficina (workshop)
Representação Visual de Categorias e Resultados
2019 - 2019 Noite Europeia dos Investigadores 2019 | 2019 European Researchers' Night (Monitor científico | Scientific monitor)
Outro
Noite Europeia do Investigador

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07/11 Relatório Reflexivo e Trabalho de Projecto de Metodologia de Educação de Infância
Arguente principal
Pedro Simão (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2024/07/04 Relatório Reflexivo e Trabalho de Projecto de Metodologia de Educação de Infância
Arguente principal
Caia Sala (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022 - Atual Student evaluator at A3ES. Evaluation of three bachelor's degrees and six master's degrees in Portugal
Avaliador
A3ES - Agência De Avaliação E Acreditação Do Ensino Superior, Portugal
2022 - 2023 5th edition of the national Kamishibai Plurilingual Competition on the theme "Este lugar que tanto amo" (Comissão avaliadora | Evaluation committee) CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
2021 - 2022 4th edition of the national Kamishibai Plurilingual Competition on the theme "Quem são os nossos vizinhos?" (Comissão avaliadora | Evaluation committee)
Avaliador
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
2020 - 2021 3ª Edição do Concurso nacional Kamishibai Plurilingue subordinado ao tema "O mundo estava a mudar mais rapidamente do que tinha imaginado" | 3rd edition of the national Kamishibai Plurilingual Competition on the theme "O mundo estava a mudar mais rapidamente do que tinha imaginado" (Comissão avaliadora | Evaluation committee)
Avaliador
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
2019 - 2020 2ª Edição do Concurso nacional Kamishibai Plurilingue subordinado ao tema "Eu Lembro-me!" | 2nd edition of the national Kamishibai Plurilingual Competition on the theme "Eu lembro-me" (Comissão avaliadora | Evaluation committee)
Avaliador
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual Review of texts within the scope of the YESTEM (Youth Equity and STEM) project translated in 2022 by Cartas com Ciência
2021 - 2022 Projeto (In)Fluência do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Dinamização, com regularidade, de ateliers linguísticos para crianças desde o pré-escolar ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, como membro integrado não doutorado do Laboratório de Educação em Línguas (LabELing) | Regularly organising language workshops for children from pre-school to the 2nd cycle of basic education, as an integrated non-doctoral member of the Laboratory for Language Education (LabELing). Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2023/12 - 2023/12 Session "Diversi-quê? A diversidade nas suas relações" (Aula a convite | Invited lecturer) Projetos de Intervenção Educacional (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2022 - 2022 16th Summer Academy at the University of Aveiro (Monitor científico | Scientific monitor) Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2022 Training action "Podcasts e tutoriais do projeto LoCALL" at the meeting "Educar para os desafios do século XXI: sustentabilidade e diversidade linguística e cultural" promoted within the scope of the transnational meeting of the LoCALL and TEDS projects Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2022 - 2022 Session "Um-dó-li-tá, está por cá, será de lá?: Educar para a diversidade biocultural e sustentabilidade nos primeiros anos de escolaridade" (Aula a convite | Invited lecturer) Unidade Curricular de Pluralidade Linguística e Educação (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2021/01 - 2021/06 Accredited training workshop "Education for Sustainability, diversity, dialogue and inclusion" (accreditation registration no. CCPFC/ACC-108992/20, 50h), which took place within the scope of the Erasmus+ TEDS project (2019-1-PT01-KA201- 060830). 20 teachers from the School Groups of Arouca, Vale de Cambra and Oliveira de Azeméis (Others) attended the workshop 2021/01/18 - 2021/01/22 (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2021/01/18 - 2021/01/22 Online Training Week of the Erasmus+ LoCALL project (2019-1-DE03-KA201-060024). This week consisted of a non-credit course (total, 20h) in which 65 participants from all over the world were present, including university and primary and secondary school teachers, researchers and postgraduate students.
2021 - 2021 Summer Academy (scientific monitor | monitora científica)
2021 - 2021 Session "Era uma vez um Currículo para o Séc. XXI: leituras multifacetadas" (Aula a convite | Invited lecturer) Unidade Curricular de Didática e Desenvolvimento Curricular II (Doutoramento) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2021 - 2021 Session "A Diversidade na Educação para a Sustentabilidade: valerá a pena?" (Aula a convite | Invited lecturer) Unidade Curricular de Educação para a Sustentabilidade (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2020 - 2020 Summer Academy (scientific monitor) | Academia de Verão (monitora científica) Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2020 Session "Didática Astrónoma: uma reflexão planetária enquanto contributo para uma viagem bioculável" (Aula a convite | Invited lecturer) Unidade Curricular de Didática e Desenvolvimento Curricular I (Doutoramento) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2020 - 2020 Session "Diversidade linguística e cultural: perspetivas a partir de duas investigações" (Aula a convite | Invited lecturer) Unidade Curricular de Educação para a Sustentabilidade (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2020 - 2020 Session "Cidadania global e desenvolvimento sustentável: O Principezinho somos todos" (Aula a convite | Invited lecturer) Unidade Curricular de Seminário de Intervenção Educacional (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2020 - 2020 Session "O projeto de intervenção... Alguns contributos" (Aula a convite | Invited lecturer) Unidade Curricular de Seminário de Intervenção Educacional (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2020 - 2020 Session "N.U.D.E. - enche-te de mundo" project (Aula a convite | Invited lecturer) Unidade Curricular de Projetos de Intervenção Educacional (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2020 - 2020 Session "Educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável nos primeiros anos de escolaridade" (Aula a convite | Invited lecturer) Unidade Curricular de Pluralidade Linguística e Educação (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019 - 2019 Session "N.U.D.E. - enche-te de mundo" project (Aula a convite | Invited lecturer) Unidade Curricular de Educação para a Sustentabilidade (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019 - 2019 Session "Educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável nos primeiros anos de escolaridade" (Aula a convite | Invited lecturer) Unidade Curricular de Pluralidade Linguística e Educação (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019 - 2019 Session "Cidadania global e desenvolvimento sustentável: O Principezinho somos todos!: Uma intervenção pedagógico-didática com crianças do 2º ano de escolaridade do 1º ciclo do Ensino Básico" (Aula a convite | Invited lecturer) Unidade Curricular de Teorias e Práticas de Educação (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/02 - Atual APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância
2021 - Atual FOCO CG - "FOrmar e COlaborar para a Cidadania Global"
2021 - Atual LabELing working group - external relationship management | Grupo de trabalho de gestão da relação com o exterior do LabELing
2021 - Atual LabELing - Laboratory of Language Education | LabELing - Laboratório de Educação em Línguas
2020 - Atual LabELing working group - comunication and dissemination | Grupo de trabalho de de comunicação e disseminação do LabELing

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - 2021 IGI Global IGI Global
Distinções

Outra distinção

2023 Average of 18/20 in the Curricular Plan (8 subjects) of Doctorate in Education - branch Teaching Methodology and Curriculum Development
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2020 18/20 values in the defense of the Doctoral Research Project | 18/20 valores na defesa do Projeto de Investigação de Doutoramento
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal