???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rosa Maria Campos Sobreira

Nomes de citação

  • Sobreira, Rosa
  • Rosa Maria Sobreira

Identificadores de autor

Ciência ID
701F-9583-E8D0
ORCID iD
0000-0002-4265-9693

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2005 - 2010
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Os profissionais da comunicação estratégica em Portugal, em busca de identidade e reconhecimento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
1997 - 2001
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"“Os jornalistas em portugueses: 1933-1974, uma profissão em construção”." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1989 - 1997
Concluído
Relações Públicas (Licenciatura)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/12/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2006/11/02 - 2010/12/21 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2001/09/01 - 2006/10/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sobreira, Rosa; Arriscado, Paula. "Strategic Mediatization of Brands: Benefits and Challenges of the Internet". Lisboa, 2025.
    Em revisão
  2. Sobreira, Rosa; Arriscado, Paula; Sobreira, Rosa; Arriscado, Paula. "Journalists’ perspectives about news-making strategies and the relationship with brands". Chaves, 2021.
    Publicado • 10.23919/cisti52073.2021.9476641
  3. Sobreira, Rosa; Arriscado, Paula. "Journalists’ perspectives about news-making strategies and the relationship with brands,". 2021.
  4. Sobreira, Rosa Maria. "Facções e tensões associativas entre os pioneiros das relações públicas em Portugal: implicações para o reconhecimento profissional". Trabalho apresentado em II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana, Braga, 2014.
    Publicado
  5. Sobreira, Rosa Maria; Andrade, Cláudia; Sobreira, Rosa Maria; Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC; Andrade, Cláudia; Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC. "Relações públicas e género: estudo sobre expectativas dos estudantes de comunicação organizacional relativas ao futuro profissional". Trabalho apresentado em 8 Sopcom, Lisboa, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Paula Arriscado; Rosa Maria Sobreira; Sobreira, Rosa; Arriscado, Paula. "Strategic Communication: Journalists’ Role Amid the Rise in Digital Influencers". Journalism and Media (2025): https://doi.org/10.3390/journalmedia6030147.
    10.3390/journalmedia6030147
  2. Sobreira, Rosa; Arriscado, Paula. "Brand Communication and Digital Influencers: Fad or Bab!". Journal of Marketing Development and Competitiveness 17 1 (2023): http://dx.doi.org/10.33423/jmdc.v17i1.5982.
    Publicado • 10.33423/jmdc.v17i1.5982
  3. Sobreira, Rosa; Ribeiro, N.. "O impacto dos valores no trabalho da geração millennials no seu engagement e na sua intenção de turnover: um estudo comparativo entre Portugal e Luxemburgo". GESTIN-Revista Internacional de Gestão, Direito e Turismo 26 (2023): 42-64. https://gestin.ipcb.pt/index.php/ijmlt/article/view/76.
    Publicado
  4. Marta Martins; Sobreira, Rosa; Ribeiro, Neuza; Sobreira, Rosa. "O papel do empowerment e da comunicação interna na performance dos colaboradores: o caso de uma empresa familiar portuguesa". . Revista De Empreendedorismo E Gestão De Micro E Pequenas Empresas 6 03 (2022): 98-124. https://www.revistas.editoraenterprising.net/index.php/regmpe/article/view/390.
    Publicado
  5. Rita Basílio Simões; Rosa Maria Sobreira. "Media, comunicação e género: novos territórios de esperança e novas fronteiras de injustiça". Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público 7 (2018): 5-14. https://doi.org/10.14195/2183-6019_7_0.
    10.14195/2183-6019_7_0
  6. Sobreira,Rosa Maria; Riscado,Paula. "Estratégias ¿colaborativas¿ entre jornalistas e gestores de marca no âmbito das políticas de diferenciação de produtos: análise comparativa de três marcas do sector automóvel". Através da análise comparativa de um caso do sector automóvel, este trabalho pretende refletir em que medida as notícias contribuem para a ativação e diferenciação de marcas e produtos. O principal objetivo é perceber de que forma as estratégias de comunicação ou assessoria mediática e a narrativa jornalista ¿colaboram¿ na obtenção desses objectivos. Para isso procura-se compreender como os jornal (2018): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200012.
  7. Sobreira,Rosa Maria; Marques,Gorete. "CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL: ANÁLISE DO SÍTIO WEB DE UMA ORGANIZAÇÃO". Resumo O modo como as organizações se posicionam atualmente perante seus múltiplos stakeholders e a sociedade passa, necessariamente, pelo recurso a diferentes meios tecnológicos. Este artigo, de índole interdisciplinar, pretende analisar práticas semiótico-discursivas presentes na primeira página do sítio web de uma empresa portuguesa em 2011 e em 2016. Para tal, o texto baseia-se nos princípios (2018): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322018000100119.
  8. Marques, Gorete; Sobreira, Rosa. "Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo". Cadernos de Comunicação 20 3 (2016): http://dx.doi.org/10.5902/2316882x22921.
    10.5902/2316882x22921
  9. Arriscado, Paula; Sobreira, Rosa María; Martinez Solana, Yolanda. "Implicaciones de la asesoría de prensa para la definición del posicionamiento de marca". Revista Mediterránea de Comunicación 6 2 (2015): 99. http://dx.doi.org/10.14198/medcom2015.6.2.05.
    10.14198/medcom2015.6.2.05
  10. Sobreira, Rosa Maria; Arriscado, Paula. "A importância da Assessoria Mediática na Activação da Marca: Análise de Caso de uma Marca do Sector Automóvel". Revista Brandtrens 7 7 (2014): 32-45. https://issuu.com/leonelbrites/docs/brandtrends_7_novo.
    Publicado
  11. Sobreira, Rosa Maria. "O impacto de factores de natureza tecnológica na comunicação das organizações e nas profissões da comunicação". Exedra, Revista Científica ? (2013): 00-00. www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2014/08/05CCE-v2.pdf.
    Publicado
  12. Sobreira, Rosa; Andrade, Cláudia; Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC. "Igualdade de género no exercício da profissão de relações públicas: estudo exploratório com estudantes de comunicação organizacional". Exedra 7 (2013):
    Acesso aberto • Publicado
  13. Sobreira, Rosa Maria. "Do o paradigma das relações públicas para o paradigma da comunicação estratégica das organizações". Exedra:revista Científica 8 (2011): 139-162. www.exedrajournal.com/docs/s-CO/08-139-162.pd.
    Publicado
  14. Gomes, Daniel Roque; Fernandes, Joana Lobo; Sobreira, Rosa Maria. "Promoting a path for organizational competitiveness: the role of internal communication". Exedra, Revista Científica Especial (2011): 55-77.
    Publicado
  15. Sobreira, Rosa Maria. "O Ensino do Jornalismo e a Profissionalização dos Jornalistas em Portugal (1933 – 1974". Media e Jornalismo 3 (2003): 67-87.
Artigo em revista (magazine)
  1. Sobreira, Rosa Maria. "O Repórter Português", Jornalismo e Jornalistas, 2001
Capítulo de livro
  1. Sobreira, Rosa; Arriscado, Paula. Autor correspondente: Sobreira, Rosa. "Navigating media relations in the digital age: The impact of social media on brand communication practices with journalists". In Comunicación digital y sociedad: Impactos, narrativas y transformaciones en la era conectada, 45-67. Madrid: ESIC, 2025.
    Publicado
  2. Sobreira, Rosa; Arriscado, Paula. "Comunicación de la marca del empleador en Portugal: enfoques digitales y nuevas generaciones.". In Planificación de la Comunicación Estratégica en Iberoamérica: Perspectivas y desafíos. CIESPAL, 2024.
    Publicado
  3. Sobreira, Rosa; Andrade, Cláudia; Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC. "Igualdade de género nas profissões da comunicação: representações das jovens estudantes.". In A Voz dos Estudantes no Ensino Superior. 2021.
    Publicado
  4. Sobreira, Rosa; Arriscado, Paula. "Entre o fascínio e o receio: perceções dos Profissionais de Comunicação da Marca sobre Influenciadores Digitais". In As gerações dos ecrãs: práticas e experiências relacionadas com o online. 2021.
    Publicado
  5. Andrade, C.; Sobreira, Rosa. "Igualdade de género nas profissões da comunicação: As representações das jovens estudantes". In A voz dos estudantes no Ensino Superior, 69-86. 2021.
    Publicado
  6. Sobreira, Rosa Maria. "Não é Saudade. É Identidade”: a história na génese da construção de identidade e legitimação das organizações". In Narrativas mediáticas e comunicação: construção da memória como processo de identidade organizacional, 41-73. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018.
    10.14195/978-989-26-1558-5_2
Edição de número de revista
  1. Camponez, Carlos; Ferreira, Gil Baptista; Rosa Maria Sobreira; Basílio, Rita. "Comunicação e transformações sociais". Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público 4 (2017): http://dx.doi.org/10.14195/2183-6019_4.
Livro
  1. Sobreira, Rosa Maria. Os Jornalistas Portugueses (1933 – 1974): Uma profissão em construção. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte. 2003.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Sobreira, Rosa; Arriscado, Paula. "Impacto dos social media nas estratégias de media relations das marca". Online, 2024.
    Publicado
  2. Sobreira, Rosa; Arriscado, Paula. "Jornalistas Versus Influenciadores Digitais: Um Debate Sobre A Importância E Influência Na Comunicação Estratégica Das Organizações"". Online, 2024.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Sobreira, Rosa Maria Campos. "Os profissionais da comunicação estratégica das organizações em Portugal: em busca de identidade profissional e reconhecimento". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5110.

Outros

Outra produção
  1. ) Recensão sobre a obra de Tomas Ferenczi, «L’Invention du Journalisme en France». 2002. Sobreira, Rosa Maria.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/12/12 Impacto dos social media nas estratégias de media relations das marca.
Online (Online , Espanha)
2025/07/10 O papel dos jornalistas na comunicação estratégica em tempos de influenciadores digitais Congresso de Ciências da Comunicação em Coimbra
Escola Superior de Educação_ IPC (COIMBRA, Portugal)
2025/06/16 Strategic mediatization of brands: Benefits and challenges of the Internet
ISEG (Lisboa, Portugal)
2023/11/22 Sobreira, R. Arriscado, P. (2023). Sobreira R. & Arriscado, P. (2023, Nov 23-24). Jornalistas Versus Influenciadores Digitais: Um Debate Sobre A Importância E Influência Na Comunicação Estratégica Das Organizações" (conference presetention abstract), XV Congreso Internacional Latina de Comunicación Social, Madrid, Espanha
2022/07/01 Cebola, C.; Sobreira, R. & Ferreira, V. (2022). Communication at the service of justice effectiveness: a current necessary tool. 9th Workshop on Economic Analysis of Litigation July 1st & 2nd.
2021/09/06 Sobreira, R. & Cebola, C. (2021) Increasing the use of non-judicial procedures by citizens the role of media and communication - the Portuguese case study, 8 th European Communication Conference held online from 6-9 September 2021.
2021/06/23 - Sobreira, R. & Arriscado (2021). “Journalists’ perspectives about news-making strategies and the relationship with brands” in CISTI'2021 - 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, scientific conference held between the 23th and 26th of June 2021, at Chaves, Portugal. (Scopus)
2019/07/12 Sobreira R. & Cebola. C. (2019, july) “Conflict mediation in portugal: what the news says? in GBATA, presented at 21st Annual International Conference on the theme Developing Solutions to Contemporary Challenges in Uncertain Times, July 9-13th, 2019, Crowne Plaza Paris-Republique Paris, France
2019/07/09 Cebola, C. & Sobreira, R. (2019, july) “El papel de los media en la institucionalización de la mediación en Portugal”, presented at X Conferencia del Foro Mundial de Mediación 9 al 11 de Julio 2019 - Maison du Savoir - Université du Luxembourg
2017/07/11 - Sobreira, R., Arriscado, & P., Rodrigues, S. (2017). 'The Role of Media Relations in the Brand Image: Case Study in Three Brands of the Automobile Industry'. In - Sobreira, R., Arriscado, & P., Rodrigues, S. (2017). 'The Role of Media Relations in the Brand Image: Case Study in Three Brands of the Automobile Industry'. In Global Business and Technology Association, Nineteennth Annual International Conference, Viena, Austria, July 11-15, 2017., Viena, Austria, July 11-15, 2017. Global Business and Technology Association, Nineteennth Annual International Conference
Global Business and Technology Association (Áustria)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual Mass Média e Comunicação Corporativa: um estudo de caso
2013 - Atual Factores determinantes da imagem para o Planeamento Estratégico de Comunicação: um estudo de caso
2012 - Atual O valor da marca": o caso da marca Licor Beirão
Orientador
2024/10/03 - 2025/10/30 Implicações do uso de Inteligência Artificial na perceção de Autenticidade dos Influenciadores Digitais
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2024/10/06 - 2025/10/10 A influência digital: desafios e oportunidades dos micro-influenciadores
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023/10/19 - 2024/11/19 Projecto de Intervenção para a empresa Portugal Green Travel: Plano de Comunicação
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023/10/01 - 2024/06/25 O papel dos influenciadores digitais nas decisões de compra dos consumidores
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2024 - 2024 O Papel dos Influenciadores Digitais nas decisões de compra dos consumidores.
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2024 - 2024 Projecto de Intervenção para a empresa Portugal Green Travel: Plano de Comunicação
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/10/01 - 2023/02/06 Relatório de Estágio: Plano de Comunicação Integrada para o posicionamento da empresa Cubes Pauto S.L no mercado instalador das energias renováveis, Mestrado Marketing e Comunicação
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/10/01 - 2023/02/02 intitulado “Relatório de Estágio na agência de marketing, comunicação e publicidade – Lionsout
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023 - 2023 Plano de Comunicação Integrada para o Posicionamento da empresa CubesPauto S.L no mercado instalador das energías renováveis.
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023 - 2023 Relatório de Estágio na agência de marketing, comunicação e publicidade - Lionsout
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023 - 2023 A importância das redes sociais no engagment: O caso Torre de Palma Wine Hotel
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2023 - 2023 Relatório de estágio na empresa Everything is New
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2020/10/01 - 2022/03/19 História, Memória e Identidade como Estratégia de Comunicação no Comércio Local
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022 - 2022 História, Memória e Identidade como Estratégia de Comunicação no Comércio Local
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022 - 2022 O planeamento estratégico da comunicação no âmbito de uma produtora audiovisual
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021 - 2021 A Comunicação das Marcas Territoriais da Região Centro: O que nos dizem as Redes Sociais Facebook e Instagram da Turismo Centro de Portugal
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021 - 2021 O papel do Marketing Digital no âmbito das estratégias de Marketing Relacional: o caso da Do It Better.
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021 - 2021 Importância do Marketing Digital na Captação e Retenção de Estudantes de Ensino Superior: o caso do Politécnico de Leiria
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2020 - 2020 O valor da marca em instituições de ensino superior. A marca Instituto Politécnico de Coimbra na perspetiva dos estudantes.
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2019 - 2019 AS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO NA CAPTAÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS: O CASO DA UNIVERSIDADE DE SALAMANCA RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019 - 2019 Comunicação integrada - plano de comunicação de marketing para a nova Box Crossfit Solum Arena
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2019 - 2019 Plano de marketing para o Health Club Lar de Santa Teresa
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2017 - 2017 O papel da Comunicação de Marketing no âmbito das estratégias de Marketing Pessoal no contexto da Mediação Imobiliária
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 Comunicação Interna na Novartis
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 Fatores determinantes do valor da marca; o caso do Licor Beirão
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 A imagem organizacional como função estratégia do planeamento em comunicação: o caso da Cave Central da Bairrada
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2025/07/10 - 2025/07/10 Congresso de Ciências da Comunicação de Coimbra com a tema Desafios da Comunicação na era da Inteligência Artificial" (2025/07/10 - 2025/07/10)
Congresso (Coorganizador)
2015/11/12 - 2015/11/14 IX Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, “Comunicação e as Transformações Sociais (2015/11/12 - 2015/11/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2005/07/12 - 2005/07/16 Global Markets in Dynamic Environments: Making Positive Connections through Strategy, Technology and Knowledge, Conferência Internacional da GBATA: Global Business and Technology Association (2005/07/12 - 2005/07/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 IX Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Congresso
Comunicação e as transformações sociais
CEIS 20/ESEC, Portugal
2015 - 2015 I Congresso Internacional em Marcas/Branding
Congresso
Percursos para o Estudo da Marca/Branding: da Representação à Prática
IPL / Univates, Portugal
2015 - 2015 III Congresso Internacional de comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Congresso
Desafios da Profissão no Século XXI
CEIS_20, Portugal
2014 - 2014 I Congresso Internacional em Marcas/ Branding
Congresso
Percursos para o Estudo da Marca/Branding: da Representação à Prática
IPL/Univates, Portugal
2008 - 2008 II Encontro de Comunicação Organizacional
Encontro
Encontro de Comunicação Organizacional
2008 - 2008 V Encontro de Comunicação Organizacional
Encontro
Lóbi, a comunicação ao serviço da sociedade civil
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2004 - 2004 Participação no programa RTP2 Clube de Jornalistas
Mesa-redonda
Crise de Identidade Profissional dos Jornalistas
Clube de Jornalists, Portugal
2001 - 2001 Seven Annual International Conference of GLOBAL BUSINESS AND TECHNOLOGY ASSOCIATION
Conferência

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/02/21 Cartão Continente: oferta de benefícios e influência na fidelização,
Presidente do júri
- Clévina Holanda Dantas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2025/01/21 A Atratividade dos Influenciadores Digitais de Diferentes Gerações para as Marcas
Presidente do júri
A Atratividade dos Influenciadores Digitais de Diferentes Gerações para as Marcas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2024/02/09 A Comunicação da Responsabilidade Social Empresarial das empresas associadas à Rede Nacional do Pacto Global das Nações Unidas
Presidente do júri
Cidália Soares Lourenço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023/12/04 MUNICÍPIOS INTERATIVOS? Interatividade e participação nas páginas dos Municípios da Região Centro de Portugal
Presidente do júri
- Paula Cristina Pereira Leal (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023/11/10 A implementação de estratégias de Marketing Digital numa marca de iluminação de luxo
Vogal
ÂNGELO TELMO MONTEIRO GOMES (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023/02/22 As percepções do consumidor sobre plataformas de e-commerce e a intenção de comprar online
Presidente do júri
Fernanda Nogas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023/02/13 A importância do Marketing Digital na globalização do recrutamento Laura Rodrigues de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023/01/18 Determinantes da intenção de visita a espaços de turismo rural
Presidente do júri
- Inês Lages Casanova (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/09/21 Comunicação e Olimpismo: A Nova dinâmica da relação entre Mídia e Olimpismo: pluralização das plataformas cibernéticas e redefinição dos Direitos de Transmissão
Vogal
TICIANO AUGUSTO DOMÍNGUEZ PHILOCREÓN (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2022/09/10 Design e Comunicação Sustentáveis na Indústria Têxtil – Estudo de caso Tetribérica
Presidente do júri
Mariana Catarina Pinto Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/04/08 A Comunicação Interna perante a Intenção de Turnover dos Colaboradores
Presidente do júri
Rita Daniela Lopes Luís (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/04/08 Os fatores que determinam a escolha de um CTeSP: um estudo junto dos estudantes do Politécnico de Coimbra
Presidente do júri
Maria José dos Santos Andrade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/04/04 Marketing de Inclusão para supermercados e hipermercados: a importância de promover soluções inclusivas para a experiência de compra das pessoas com deficiência
Presidente do júri
Kenia Cardoso Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/02/07 A comunicação da responsabilidade social empresarial via Facebook por empresas aderentes ao GRACE
Presidente do júri
Maria Silvina de Almeida Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/12/16 Planeamento e implementação de um evento B2B para a marca Licor Beirão: Mistura Beirão 2019
Presidente do júri
João Carlos Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/07/21 A Gestão de Comunicação de Marca das Pme´s: Análise Das Startups Em Portugal
Arguente principal
Paula Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2021/03/19 O poder do marketing na valorização das marcas – Um estudo de caso sobre a Adega Cooperativa de Cantanhede, C.R.L.
Presidente do júri
Bárbara Diana do Nascimento Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/02/22 Determinantes da compra online de smartphones pelos portugueses
Presidente do júri
Ana Rita Ferreira dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 A Importância do Desenvolvimento da Narrativa Organizacional na construção da identidade organizacional e na Comunicação: um estudo de caso - a Walmond (Mestrado)
2015 Processos que levam à compra da Marca do Distribuidor (Mestrado)
2015 IncenteaMI- A união do Marketing e da Inovação para o sucesso de uma nova marca (Mestrado)
2015 Os Gabinetes de Relações Internacionais e o seus contributo para a Promoção da Internacionalização do ensino Superior: O caso do GRI da ESEC (Mestrado)
2014 O impacto do eWOM no Brand equity e na intenção de reservar alojamento online: uma análise sobre o Booking (Mestrado)
2014 A responsabilidade Social das Organizações Desportivas e dos Atletas Profissionais em Portugal e nos Estados Unidos
Presidente do júri
(Mestrado)
2014 A percepção da qualidade dos serviços em meio Rural e Urbano: Estudo exploratório sobre as lojas dos CTT- Correios de Portugal SA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2012 “Factores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas (Mestrado)
2012 A gestão de relações como vantagem competitiva para as PME portuguesas (Mestrado)
2011 Marketing Político em Portugal: as Eleições Legislativas de 2009
Arguente
Hugo Miguel da Costa Matias (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014/01 - Atual Revista Mediapolis - Revista de Comunicação Jornalismo e Espaço Público Universidade de Coimbra

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023/01/01 - 2026/01/01 Comissão de Avaliação do Cursos de Comunicação Organizacional da ESEC
Membro

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/01/23 - 2023/01/23 Técnicas de Comunicação (Diploma de especialização)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014/01 - Atual Centro de Estudos Interdisciplinares do Sec. XX da Universidade de Coimbra
1997/01 - 2014/01 Centro Investigação em Media e Jornalismo