???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Rosa Maria Campos Sobreira

Citation names

  • Sobreira, Rosa
  • Rosa Maria Sobreira

Author identifiers

Ciência ID
701F-9583-E8D0
ORCID iD
0000-0002-4265-9693
Education
Degree Classification
2005 - 2010
Concluded
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Os profissionais da comunicação estratégica em Portugal, em busca de identidade e reconhecimento" (THESIS/DISSERTATION)
Bom
1997 - 2001
Concluded
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"“Os jornalistas em portugueses: 1933-1974, uma profissão em construção”." (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1989 - 1997
Concluded
Relações Públicas (Licenciatura)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
14
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2006/12/01 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2006/11/02 - 2010/12/21 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2001/09/01 - 2006/10/30 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. Sobreira, Rosa Maria. Os Jornalistas Portugueses (1933 – 1974): Uma profissão em construção. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte. 2003.
    Published
Book chapter
  1. Sobreira, Rosa; Andrade, Cláudia; Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC. "Igualdade de género nas profissões da comunicação: representações das jovens estudantes.". In A Voz dos Estudantes no Ensino Superior. 2021.
    Published
  2. Sobreira, Rosa; Arriscado, Paula. "Entre o fascínio e o receio: perceções dos Profissionais de Comunicação da Marca sobre Influenciadores Digitais". In As gerações dos ecrãs: práticas e experiências relacionadas com o online. 2021.
    Published
  3. Sobreira, Rosa Maria. "Não é Saudade. É Identidade”: a história na génese da construção de identidade e legitimação das organizações". In Narrativas mediáticas e comunicação: construção da memória como processo de identidade organizacional, 41-73. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018.
    10.14195/978-989-26-1558-5_2
  4. Sobreira, Rosa Maria. "O Ensino do Jornalismo e a Profissionalização dos Jornalistas em Portugal (1933 – 1974)". In Do Chumbo à Era Digital: 13 Leituras do Jornalismo em Portugal, 17-37. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte LDA, 2010.
    Published
Conference paper
  1. Sobreira, Rosa; Arriscado, Paula. "Journalists’ perspectives about news-making strategies and the relationship with brands,". 2021.
  2. Sobreira, Rosa Maria. "Facções e tensões associativas entre os pioneiros das relações públicas em Portugal: implicações para o reconhecimento profissional". Paper presented in II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana, Braga, 2014.
    Published
  3. Sobreira, Rosa Maria; Andrade, Cláudia; Sobreira, Rosa Maria; Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC; Andrade, Cláudia; Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC. "Relações públicas e género: estudo sobre expectativas dos estudantes de comunicação organizacional relativas ao futuro profissional". Paper presented in 8 Sopcom, Lisboa, 2013.
    Published
Journal article
  1. Sobreira, Rosa; Arriscado, Paula. "Brand Communication and Digital Influencers: Fad or Bab!". Journal of Marketing Development and Competitiveness 17 1 (2023): http://dx.doi.org/10.33423/jmdc.v17i1.5982.
    Published • 10.33423/jmdc.v17i1.5982
  2. Marta Martins; Sobreira, Rosa; Ribeiro, Neuza. "O papel do empowerment e da comunicação interna na performance dos colaboradores: o caso de uma empresa familiar portuguesa". . Revista De Empreendedorismo E Gestão De Micro E Pequenas Empresas 6 03 (2022): https://www.revistas.editoraenterprising.net/index.php/regmpe/article/view/390.
    Published
  3. Rita Basílio Simões; Rosa Maria Sobreira. "Media, comunicação e género: novos territórios de esperança e novas fronteiras de injustiça". Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público 7 (2018): 5-14. https://doi.org/10.14195/2183-6019_7_0.
    10.14195/2183-6019_7_0
  4. Sobreira,Rosa Maria; Riscado,Paula. "Estratégias ¿colaborativas¿ entre jornalistas e gestores de marca no âmbito das políticas de diferenciação de produtos: análise comparativa de três marcas do sector automóvel". Através da análise comparativa de um caso do sector automóvel, este trabalho pretende refletir em que medida as notícias contribuem para a ativação e diferenciação de marcas e produtos. O principal objetivo é perceber de que forma as estratégias de comunicação ou assessoria mediática e a narrativa jornalista ¿colaboram¿ na obtenção desses objectivos. Para isso procura-se compreender como os jornal (2018): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200012.
  5. Sobreira,Rosa Maria; Marques,Gorete. "CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL: ANÁLISE DO SÍTIO WEB DE UMA ORGANIZAÇÃO". Resumo O modo como as organizações se posicionam atualmente perante seus múltiplos stakeholders e a sociedade passa, necessariamente, pelo recurso a diferentes meios tecnológicos. Este artigo, de índole interdisciplinar, pretende analisar práticas semiótico-discursivas presentes na primeira página do sítio web de uma empresa portuguesa em 2011 e em 2016. Para tal, o texto baseia-se nos princípios (2018): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322018000100119.
  6. Marques, Gorete; Sobreira, Rosa. "Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo". Cadernos de Comunicação 20 3 (2016): http://dx.doi.org/10.5902/2316882x22921.
    10.5902/2316882x22921
  7. Arriscado, Paula; Sobreira, Rosa María; Martinez Solana, Yolanda. "Implicaciones de la asesoría de prensa para la definición del posicionamiento de marca". Revista Mediterránea de Comunicación 6 2 (2015): 99. http://dx.doi.org/10.14198/medcom2015.6.2.05.
    10.14198/medcom2015.6.2.05
  8. Sobreira, Rosa Maria; Arriscado, Paula. "A importância da Assessoria Mediática na Activação da Marca: Análise de Caso de uma Marca do Sector Automóvel". Revista Brandtrens 7 7 (2014): 32-45. https://issuu.com/leonelbrites/docs/brandtrends_7_novo.
    Published
  9. Sobreira, Rosa Maria. "O impacto de factores de natureza tecnológica na comunicação das organizações e nas profissões da comunicação". Exedra, Revista Científica ? (2013): 00-00. www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2014/08/05CCE-v2.pdf.
    Published
  10. Sobreira, Rosa; Andrade, Cláudia; Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC. "Igualdade de género no exercício da profissão de relações públicas: estudo exploratório com estudantes de comunicação organizacional". Exedra 7 (2013):
    Open access • Published
  11. Sobreira, Rosa Maria. "Do o paradigma das relações públicas para o paradigma da comunicação estratégica das organizações". Exedra:revista Científica 8 (2011): 139-162. www.exedrajournal.com/docs/s-CO/08-139-162.pd.
    Published
  12. Gomes, Daniel Roque; Fernandes, Joana Lobo; Sobreira, Rosa Maria. "Promoting a path for organizational competitiveness: the role of internal communication". Exedra, Revista Científica Especial (2011): 55-77.
    Published
  13. Sobreira, Rosa Maria. "O Ensino do Jornalismo e a Profissionalização dos Jornalistas em Portugal (1933 – 1974". Media e Jornalismo 3 (2003): 67-87.
    Published
Magazine article
  1. Sobreira, Rosa Maria. "O Repórter Português", Jornalismo e Jornalistas, 2001
Thesis / Dissertation
  1. Caleiras, Maria Cândida Rodrigues. "Comunicação interna na Novartis". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/13183.
  2. Sobreira, Rosa Maria Campos. "Os profissionais da comunicação estratégica das organizações em Portugal: em busca de identidade profissional e reconhecimento". PhD, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5110.

Other

Other output
  1. ) Recensão sobre a obra de Tomas Ferenczi, «L’Invention du Journalisme en France». 2002. Sobreira, Rosa Maria.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/11/22 Sobreira, R. Arriscado, P. (2023). Sobreira R. & Arriscado, P. (2023, Nov 23-24). Jornalistas Versus Influenciadores Digitais: Um Debate Sobre A Importância E Influência Na Comunicação Estratégica Das Organizações" (conference presetention abstract), XV Congreso Internacional Latina de Comunicación Social, Madrid, Espanha
2022/07/01 Cebola, C.; Sobreira, R. & Ferreira, V. (2022). Communication at the service of justice effectiveness: a current necessary tool. 9th Workshop on Economic Analysis of Litigation July 1st & 2nd.
2021/09/06 Sobreira, R. & Cebola, C. (2021) Increasing the use of non-judicial procedures by citizens the role of media and communication - the Portuguese case study, 8 th European Communication Conference held online from 6-9 September 2021.
2021/06/23 - Sobreira, R. & Arriscado (2021). “Journalists’ perspectives about news-making strategies and the relationship with brands” in CISTI'2021 - 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, scientific conference held between the 23th and 26th of June 2021, at Chaves, Portugal. (Scopus)
2019/07/12 Sobreira R. & Cebola. C. (2019, july) “Conflict mediation in portugal: what the news says? in GBATA, presented at 21st Annual International Conference on the theme Developing Solutions to Contemporary Challenges in Uncertain Times, July 9-13th, 2019, Crowne Plaza Paris-Republique Paris, France
2019/07/09 Cebola, C. & Sobreira, R. (2019, july) “El papel de los media en la institucionalización de la mediación en Portugal”, presented at X Conferencia del Foro Mundial de Mediación 9 al 11 de Julio 2019 - Maison du Savoir - Université du Luxembourg
2017/07/11 - Sobreira, R., Arriscado, & P., Rodrigues, S. (2017). 'The Role of Media Relations in the Brand Image: Case Study in Three Brands of the Automobile Industry'. In - Sobreira, R., Arriscado, & P., Rodrigues, S. (2017). 'The Role of Media Relations in the Brand Image: Case Study in Three Brands of the Automobile Industry'. In Global Business and Technology Association, Nineteennth Annual International Conference, Viena, Austria, July 11-15, 2017., Viena, Austria, July 11-15, 2017. Global Business and Technology Association, Nineteennth Annual International Conference
Global Business and Technology Association (Austria)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2015 - Current Mass Média e Comunicação Corporativa: um estudo de caso
2013 - Current Factores determinantes da imagem para o Planeamento Estratégico de Comunicação: um estudo de caso
2012 - Current O valor da marca": o caso da marca Licor Beirão

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2015 - 2015 IX Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Congress
Comunicação e as transformações sociais
CEIS 20/ESEC, Portugal
2015 - 2015 I Congresso Internacional em Marcas/Branding
Congress
Percursos para o Estudo da Marca/Branding: da Representação à Prática
IPL / Univates, Portugal
2015 - 2015 III Congresso Internacional de comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Congress
Desafios da Profissão no Século XXI
CEIS_20, Portugal
2014 - 2014 I Congresso Internacional em Marcas/ Branding
Congress
Percursos para o Estudo da Marca/Branding: da Representação à Prática
IPL/Univates, Portugal
2008 - 2008 II Encontro de Comunicação Organizacional
Meeting
Encontro de Comunicação Organizacional
2008 - 2008 V Encontro de Comunicação Organizacional
Meeting
Lóbi, a comunicação ao serviço da sociedade civil
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2004 - 2004 Participação no programa RTP2 Clube de Jornalistas
Round table
Crise de Identidade Profissional dos Jornalistas
Clube de Jornalists, Portugal
2001 - 2001 Seven Annual International Conference of GLOBAL BUSINESS AND TECHNOLOGY ASSOCIATION
Conference

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2016 A Importância do Desenvolvimento da Narrativa Organizacional na construção da identidade organizacional e na Comunicação: um estudo de caso - a Walmond (Master)
2015 Processos que levam à compra da Marca do Distribuidor (Master)
2015 IncenteaMI- A união do Marketing e da Inovação para o sucesso de uma nova marca (Master)
2015 Os Gabinetes de Relações Internacionais e o seus contributo para a Promoção da Internacionalização do ensino Superior: O caso do GRI da ESEC (Aggregation)
2014 O impacto do eWOM no Brand equity e na intenção de reservar alojamento online: uma análise sobre o Booking (Master)
2014 A responsabilidade Social das Organizações Desportivas e dos Atletas Profissionais em Portugal e nos Estados Unidos (Aggregation)
2014 A percepção da qualidade dos serviços em meio Rural e Urbano: Estudo exploratório sobre as lojas dos CTT- Correios de Portugal SA (Aggregation)
2012 Marketing e Publicidade (Other)
2012 “Factores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas (Master)
2012 A gestão de relações como vantagem competitiva para as PME portuguesas (Master)
2011 Marketing Político em Portugal: as Eleições Legislativas de 2009 (Master)

Association member

Society Organization name Role
2014/01 - Current Centro de Estudos Interdisciplinares do Sec. XX da Universidade de Coimbra
1997/01 - 2014/01 Centro Investigação em Media e Jornalismo

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2014/01 - Current Revista Mediapolis - Revista de Comunicação Jornalismo e Espaço Público Universidade de Coimbra