???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria José de Jesus Rocha Toucinho Mackaaij

Nomes de citação

  • Mackaaij, Maria
  • Maria José Mackaaij

Identificadores de autor

Ciência ID
6A1A-0020-85D8
Formação
Grau Classificação
1999 - 2001/07/19
Concluído
Curso de Especialização em Ciências Documentais (Pós-Graduação)
Especialização em Documentação e Biblioteca
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
17 valores
1983 - 1987/07/31
Concluído
História (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Câmara Municipal de Loulé, Portugal
2006 - 2018 Técnico Superior (Técnico Superior) Câmara Municipal de Silves, Portugal
2000 - 2006 Técnico Superior (Técnico Superior) Câmara Municipal de Beja, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Cruz, Joana; Mackaaij, Maria; Bilimória, Helena; Gandra, Daniela. "Family iiteracy practices and their contribution to emergent literacy skills during COVID-19 pandemic". (2023): http://hdl.handle.net/11067/7179.
    10.1075/wll.00066.cru
  2. Mata, Lourdes; Mackaaij, Maria José; Calado, Margarida. "Emotional Responses to Reading in the First Grade - The “L.E.R. Cãofiante” Project". Psico-USF 25 2 (2020): 321-330. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712020250210.
    Publicado • 10.1590/1413-82712020250210
  3. Mata,Lourdes; Mackaaij,Maria José; Calado,Margarida. "Emotional Responses to Reading in the First Grade - The “L.E.R. Cãofiante” Project". (2020): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712020000200321.
  4. Cruz, Joana; Constante, Patrícia; Lopes, Elisa; Amaral, Joana; Quintas, Daniela; Mackaaij, Maria José. "“A Ler Vamos…” e “L.E.R. Cãofiante”: eficácia de uma intervenção no 2º ano de escolaridade". (2019): http://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/ojs/index.php/fale/article/view/32892.
  5. Mackaaij, Maria José; Mata, Lourdes; Calado, Margarida. "Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves". (2018): https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1646.
    10.48798/cadernosbad.1646,title
  6. Mackaaij, Maria José; Mata, Lourdes; Calado, Margarida. "Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves". Cadernos BAD - revista da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas 1 (2017): 72-87. https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/1646.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Mata, Lourdes; Pacheco, Patrícia; Mackaaij, Maria José. "Práticas de literacia familiar conceções de papel e perceções de eficácia em famílias de crianças no início de escolaridade: estudo longitudinal". In Educar Hoje: Diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo, 277-293. Lisboa, Portugal: Edições ISPA, 2019.
Atividades

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/06/25 - 2020/06/25 Programa Sociedade Civil. Animais. RTP2. Ep. 124 Animais
2015/07/27 - 2015/07/27 Grande Reportagem SIC - "Os Tratadores" Terapias Assistidas por Animais