???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Maria José de Jesus Rocha Toucinho Mackaaij

Citation names

  • Mackaaij, Maria
  • Maria José Mackaaij

Author identifiers

Ciência ID
6A1A-0020-85D8
Education
Degree Classification
1999 - 2001/07/19
Concluded
Curso de Especialização em Ciências Documentais (Pós-Graduação)
Major in Documentação e Biblioteca
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
17 valores
1983 - 1987/07/31
Concluded
História (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
15 valores
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2021 - Current Researcher (Research) Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2017 - Current Invited Assistant (University Teacher) Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2018 - Current Técnico Superior (Técnico Superior) Câmara Municipal de Loulé, Portugal
2006 - 2018 Técnico Superior (Técnico Superior) Câmara Municipal de Silves, Portugal
2000 - 2006 Técnico Superior (Técnico Superior) Câmara Municipal de Beja, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Mata, Lourdes; Pacheco, Patrícia; Mackaaij, Maria José. "Práticas de literacia familiar conceções de papel e perceções de eficácia em famílias de crianças no início de escolaridade: estudo longitudinal". In Educar Hoje: Diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo, 277-293. Lisboa, Portugal: Edições ISPA, 2019.
Journal article
  1. Cruz, Joana; Mackaaij, Maria; Bilimória, Helena; Gandra, Daniela. "Family iiteracy practices and their contribution to emergent literacy skills during COVID-19 pandemic". (2023): http://hdl.handle.net/11067/7179.
    10.1075/wll.00066.cru
  2. Mata, Lourdes; Mackaaij, Maria José; Calado, Margarida. "Emotional Responses to Reading in the First Grade - The “L.E.R. Cãofiante” Project". Psico-USF 25 2 (2020): 321-330. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712020250210.
    Published • 10.1590/1413-82712020250210
  3. Mata,Lourdes; Mackaaij,Maria José; Calado,Margarida. "Emotional Responses to Reading in the First Grade - The “L.E.R. Cãofiante” Project". (2020): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712020000200321.
  4. Cruz, Joana; Constante, Patrícia; Lopes, Elisa; Amaral, Joana; Quintas, Daniela; Mackaaij, Maria José. "“A Ler Vamos…” e “L.E.R. Cãofiante”: eficácia de uma intervenção no 2º ano de escolaridade". (2019): http://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/ojs/index.php/fale/article/view/32892.
  5. Mackaaij, Maria José; Mata, Lourdes; Calado, Margarida. "Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves". (2018): https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1646.
    10.48798/cadernosbad.1646,title
  6. Mackaaij, Maria José; Mata, Lourdes; Calado, Margarida. "Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves". Cadernos BAD - revista da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas 1 (2017): 72-87. https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/1646.
    Published
Activities

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2020/06/25 - 2020/06/25 Programa Sociedade Civil. Animais. RTP2. Ep. 124 Animais
2015/07/27 - 2015/07/27 Grande Reportagem SIC - "Os Tratadores" Terapias Assistidas por Animais