Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Dora Maria Ramos Fonseca
Nomes de citação
- Fonseca, Dora
- Castro, Dora
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 651F-7E54-FE7E
- ORCID iD
- 0000-0003-4408-9716
Endereços de correio eletrónico
- dorafonseca@ua.pt (Profissional)
Moradas
- University of Aveiro. Campus Universitário de Santiago , 3810-193 , Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012
Concluído
|
Estágio de Pós-Doutoramento (Pós-doutoramento)
Especialização em Administração Educacional
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2010
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências de Educação (Administração Educacional)
Universidade de Aveiro, Portugal
"A Gestão Intermédia Nos Agrupamentos de Escolas: os Coordenadores de Estabelecimentos e as Lideranças Estratégicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2005
Concluído
|
Mestrado em Administração e Planificação da Educação (Mestrado)
Especialização em Administração Educacional
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"O Projecto Educativo como Estratégia na gestão da Organização Escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2001/08/31
Concluído
|
Organização e Desenvolvimento Curricular (Licenciatura)
Especialização em Área do Currículo
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
|
1989/08/31
Concluído
|
Curso de Educadores de Infância (Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/06/29 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2018 - 2022 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2017 - 2018 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2017 - 2018 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016 - 2017 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016 - 2017 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/03/28 - Atual | Membro do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal | ||
2019/12/01 - Atual | Coordenadora Conselho para a Qualidade e Avaliação do DEP | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2018/09/01 - 2019/11/30 | Membro da Conselho para a Qualidade e Avaliação do DEP | Universidade de Aveiro Centro de Espectrometria de Massa, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2018/11/02 - 2019/07/31 | Membro da Comissão Executiva do Departamento | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2013 - 2015 | Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2015 | Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | NaLoC National and Local Curricular Policies: Learning from school practices from a case study
projeto UIDB/00194/2020
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology
in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/04/01 - Atual | Impactes dos Rankings universitários nas políticas de internacionalização: um estudo no contexto luso-brasileiro
PTDC/CED-EDG/2162/2021.
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Em curso
|
2012/01/09 - 2015/01/31 | Os Planos Municipais de Educação (Brasil) e as Cartas Educativas Municipais (Portugal): perspetiva comparada entre as regiões/áreas
metropolitanas do Rio Janeiro e do Porto.
PTDC/IVC-PEC/4856/2012
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Instituto Politécnico do Porto
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/11/30 | O discurso da qualidade em educação: regulações e tensões no espaço universitário |
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/11/25 | Rankings universitários: impactes nas políticas de internacionalização no contexto luso-brasileiro | 12 ªConferência FORGES
Universidade de Cabo Verde (Praia, Cabo Verde)
|
2019/11/28 | 28 de novembro dinamizou, a convite, a conferência (Des)centralização da Educação: discursos e processos, integrada no Seminário Anísio Teixeira, promovido pela Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. | (Des)centralização da Educação: discursos e processos
Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2019/11/27 | 27 de novembro realizou, a convite, uma palestra intitulada “Política Educacional e Gestão da Educação em Portugal” na FEBF da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, integrada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação | Política Educacional e Gestão da Educação em Portugal
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2019/11/22 | Participou, a convite, na Mesa Redonda (Sessão Especial) “Rankings académicos e governança universitária no espaço do ensino superior de língua portuguesa”, e no lançamento do Livro com o mesmo título no qual é autora de um dos capítulos, durante a 9ª Conferência Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) realizada na Universidade de Brasília de 20 a 22 de novembro de 2019. | 9ª Conferência Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES)
Universidade de Brasília (Brasilia, Brasil)
|
2019/11/08 | A avaliação em larga escala no bojo da regulação supranacional | IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação
básica, secundária e superior
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/09/05 | Conferência, a Convite, "O lobo “alpha” é mau? Liderança em contexto escolar" integrada no "Encontro dos Agrupamentos de Escolas CENFORMAZ “ESCOLA EXCLUSIVA…porque não?”, organizado pela CENFORMAZ em Ansião, 5 de setembro de 2019 | Encontro dos Agrupamentos de Escolas CENFORMAZ “ESCOLA EXCLUSIVA…porque não?”
CENFORMAZ (Ansião , Portugal)
|
2019/05/23 | THE SUPRANATIONAL REGULATION OF PISA IN A COMPARATIVE PERSPECTIVE BETWEEN PORTUGAL AND BRAZIL | XVII World Congress of Comparative Education Societies
( Cancún, México)
|
2019/03/21 | Conferência "A “Falência” dos documentos de Gestão Educacional: uma análise a partir das regulações do discurso politico-normativo". , a convite, na Universidade Federal do Rio de Janeiro no âmbito do Ciclo de Palestras Seminário Anisio Teixeira: | A “Falência” dos documentos de Gestão Educacional: uma análise a partir das regulações do discurso politico-normativo.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2018/06/01 | A "Falência" dos instrumentos de gestão educacional | VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação
universidade de Lerida (Lérida, Espanha)
|
2018/05/30 | A avaliação das organizações educativas e a regulação pelo discurso gestionário | VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação Política e Gestão da Educação Ibero-Americano: tendências
e desafios”.
(Lleida , Espanha)
|
2017/11/10 | Currículo Nacional em portugal : contributos para reflexão | Congresso Internacional em Avaliação Educacional .
(Fortaleza, Brasil)
|
2017/11/10 | Rankings de escolas e impactos nos processos de igualdade e justiça social | . Congresso Internacional em Avaliação Educacional
(Fortaleza, Brasil)
|
2017/05/09 | A Carta Educativa e a Gestão da Rede de Escolas em Portugal | VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar "Rede Escolar- (re) configurações, tensões e desafios
Universidade de Aveiro, nos dias 8, 9 de maio de 2017. (Aveiro, Portugal)
|
2016/11/14 | Apresentação, a convite do Conselho Nacional de Educação e no no âmbito do Seminário "Centralidade, Descentralização e Autonomia em Educação" , da conferência "Políticas de “descentralização” da Educação em Portugal: desconcentração de poderes e autonomia(s)". no dia 14 de novembro de 2016 no Auditório do Instituto Politécnico de Leiria. | Seminário "Centralidade, Descentralização e Autonomia em Educação"
Instituto Politécnico de Leiria e Conselho Nacional de Educação
|
2016/09/14 | OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E AS CARTAS EDUCATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE POLITICAS EDUCATIVAS LOCAIS | V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração
da Educação
Universidade Federal de Goiás e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). (Goiânia, , Brasil)
|
2015/04/09 | A Carta Educativa Municipal em Portugal: processos de conceção e aprovação | XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação "Política, avaliação e gestão da educação: novos governos,
novas agendas?"
Centro de Convenções de Pernambuco (Olinda, Pernambuco, Brasil)
|
2013/11/03 | A influência do discurso político-normativo no discurso “oficial” da escola e dos professores” | II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação
Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/05/27 | Os Conselhos municipais de Educação em Portugal: que contributo para o desenvolvimento da gestão local da Educação? | XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Políticas, Planos e Gestão da Educação: democratização e
qualidade social
Universidade Federal de Pernambuco (Pernambuco, Brasil)
|
2012/11/15 | Gestão Democrática da Educação sob enfoque comparado: possibilidades e limites na esfera local | III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação
Universidade de Zaragoza (Zaragoza, Espanha)
|
2012/11/15 | Dos conselhos locais de educação aos conselhos municipais de educação: uma análise no plano político–normativo”, comunicação apresentada no , na , Espanha, no período de 14 a 17 de novembro de 2012. | III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação
Universidade de Zaragoza (Zaragoza, Espanha)
|
2012/05/17 | Souza, Donaldo Bello; Castro, Dora Fonseca; Diogo, Fernando Luís. “Descentralização da educação no Brasil e em Portugal: discursos e entraves.” comunicação apresentada no na , Brasil Campinas, Campinas, Brasil, nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2012. | Encontro Estadual da ANPAE-SP, 12., Encontro Regional da ANPAE Sudeste
Universidade Federal de Campinas (Campinas, Brasil)
|
2011/07/02 | Os Projectos de Intervenção dos Directores de Escola: uma análise no plano dos discursos | XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação “Investigar, Inovar e Desenvolver: desafios das Ciências da Educação
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2010/10/25 | Do conselho directivo ao director: uma análise comparada com base nos normativos legais | VI Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar “A Emergência do director da escola: questões políticas e organizacionais
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2010/06/22 | Liderança nas Organizações Educativas e Gestão Curricular | IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro Debater o Currículo e seus campos
Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010/05/01 | Autarquia: um “novo” poder de regulação externa | IV Congresso do Fórum Português de Administração Educacional, VI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da
Educação, I Congresso Ibero-Brasileiro de Política e Administração da Educação ”espaço Público da Educação - emergência de
políticas e Práticas de gestão local, regional e nacio
(Elvas , Portugal)
|
2009/08/13 | Reorganização da rede escolar em Portugal e participação democrática na gestão das escolas básicas | XXIV Simpósio Brasileiro, III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação “Direitos Humanos e Cidadania
– desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação
Universidade de Vitória (Vitória, Brasil)
|
2009/05/01 | Complexidade e tensões na gestão periférica das escolas do 1º ciclo e dos jardins-de-infância | X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
Instituto Politécnico de Bragança, (Bragança, Portugal)
|
2009/02/14 | Castro, Dora; Costa, Jorge Adelino (2009). “O Coordenador de estabelecimento no cruzamento de vários poderes e dependências”, Comunicação apresentada no na , nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro de 2009. | XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF
Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2008/09/03 | Gestão Curricular Periférica nos Agrupamentos de Escolas em Portugal: o Papel do Coordenador de Estabelecimento | IV Colóquio Luso – Brasileiro sobre questões Curriculares, VIII Colóquio sobre questões Curriculares “Currículo, teorias,
métodos”
Universidade Federal de Santa Catarina, (Florianópolis, Brasil)
|
2008/05/03 | O Coordenador de Estabelecimento nos Agrupamentos de Escolas: obstáculos e desafios de uma gestão periférica | V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, Trabalho Docente e Organizações Educativas
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2007/11/13 | Fonseca, Dora Ramos & Costa, Jorge Adelino (2007). “Gestão Periférica nos Agrupamentos de Escolas em Portugal: papel do Coordenador de Estabelecimento”, comunicação apresentada no” realizado na Brasil, no período de 11 a 14 de novembro de 2007. | XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, V Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração
da Educação, I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação – Por uma escola de Qualidade para todos
Universidade Federal de Porto Alegre (Porto Alegre, Brasil)
|
2007/04/27 | O Projecto Educativo como estratégia de gestão da organização escolar: alguns dados de um estudo de caso | IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2007/04/13 | Da escola isolada à escola (des) integrada: o percurso recente da escola do 1º ciclo do ensino básico | IV Congresso Luso-Brasileiro de Política Educativa e Administração da Educação “ O Governo da escola: os novos referenciais,
as práticas e a formação
Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2007/02/16 | O Projecto Educativo como Estratégia de promoção de congruência entre as dimensões administrativo-organizativa e curricular | XV Colóquio da AFIRSE/ Complexidade: um novo Paradigma para investigar e intervir em educação?
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisbo (Lisboa, Portugal)
|
2005/04/01 | O papel das competências no desenvolvimento Curricular | XI Encontro Nacional da APEI “Infância e Educação: Que Caminhos?!..
Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/06 - Atual | Rankings de Universidades e Mobilidade Internacional: Um estudo numa Universidade Portuguesa
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - Atual | A mobilidade internacional no Ensino Superior Politécnico público em Moçambique: constrangimentos e potencialidades
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento) |
2021 - Atual | Avaliação da Implementação do Programa Educativo Para a Infância na Cidade da Beira - Moçambique
Coorientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/07/06 - Atual | POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO PARA OS CENTROS DE INVESTIGAÇÃO: um estudo numa universidade portuguesa
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - Atual | Políticas Públicas de Inclusão Digital: um estudo na região sudeste do Brasil
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - Atual | ESTILOS DE LIDERANÇA DOS DIRETORES DAS ESCOLAS DO II CICLO DA CIDADE DO LUBANGO
Orientador
|
Programa Doutoral de Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - Atual | O PISA E A INDUÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE PORTUGAL E BRASIL
Orientador
|
Pos-doutoramento (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - Atual | Metanálise da Política Pública PROEJA no Estado da Bahia- Brasil
Orientador
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - Atual | AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
SUPERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO: um
instrumento indutor de desenvolvimento organizacional?
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - Atual | Estilos e Modelos de Liderança dos Diretores de Escolas do II Ciclo da Cidade do Lubango
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - Atual | A introdução do Inglês no curriculum 1 CEB: uma análise político-organizacional e curricular
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - Atual | Monodocência/ Pluridocência Organização Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico. Mestrado em Educação Administração e Políticas
Educativas
Orientador
|
Mestrado em Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - Atual | Lideranças Intermédia: O Papel do Coordenador de Estabelecimento na Gestão Escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação e Formação
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/04/01 - 2023/07/01 | Processos e Dinâmicas administrativo-organizacionais e pedagógicas em Tempos de Emergência: Estudo comparado entre a escola
pública e a escola privada.
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/02/01 - 2022/12/31 | A importância da atividade lúdica na aprendizagem
sobre a educação ambiental
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, (Mestrado) |
2021/10 - 2022/12 | Um tríptico no 1.º CEB? Políticas avaliativas, práticas pedagógicas e educação sombra
Orientador
|
Pós-Doutoramento Políticas e Administração Educacional
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2022/10/31 | Metanálise da Política Pública PROEJA no Estado da Bahia - Brasil
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/02/02 - 2022/10 | O encerramento de escolas primárias: um estudo
sobre as perspetivas dos atores no concelho de
Ovar
Orientador
|
em Educação e Formação/Ramo de Especialização em Administração e Políticas Educativas (Mestrado) |
2021/02 - 2022/07/29 | A abordagem das emoções em contexto de educação de infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2022 | Avaliação das políticas educativas na formação dos profissionais de saúde: um estudo à luz dos princípios de Fleck e de Freire
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/02/02 - 2021/12/20 | Práticas para a igualdade de género em contexto de Educação de infância
Orientador
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2019 | . Os Contratos de autonomia: um estudo de caso. Mestrado em educação administração e Políticas Educativas. Dissertação de
Mestrado. Universidade de Aveiro. (em curso).
Orientador
|
Mestrado em Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2018/12 | A GESTÃO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO AGRUPAMENTO AVENTURA: UMA RESPOSTA ÀS NECESSIDADES DA COMUNIDADE EDUCATIVA?
Orientador
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2018 | Gestão do ambiente educativo e metodologia de trabalho de projeto: perspetivando o desenvolvimento da autonomia da criança.
Relatório de Estagio de
Orientador
|
Mestrado em Educação de Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2018 | A valorização da diversidade cultural como potenciador da aprendizagem de forma integrada e contextualizada
Orientador
|
|
2014 - 2017 | Traduções da Política de Ensino Superior no Contexto da prática em Institutos Superiores de Educação Profissional do Brasil
e de Portugal
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade do Vale do Itajaí, Brasil
|
2014 - 2015 | Construção de um dispositivo de auto-avaliação com a colaboração dos docentes
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2015 |
Municipalização da Educação? O Programa "Aproximar"
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2015 | Os apoios educativos na construção do sucesso educativo: um estudo de caso num Território Educativo de Intervenção Prioritária
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2014 | Diversidade de culturas organizacionais: obstáculos e desafios para a liderança de um mega agrupamento
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2013 | A participação na tomada de decisões pedagógicas no departamento do 1º ciclo
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2013 | (I)literacia Digital – Estudo de Caso
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2013 | Aprendizagem organizacional nos Mega Agrupamentos de escolas
Orientador
|
Mestrado em Administração das Organizações Educativas i (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2013 | (Des) integração de alunos estrangeiros na escola portuguesa
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2013 | Colaboração entre a escola e a instituição de acolhimento dos jovens institucionalizados
Orientador
|
Mestrado em Administração das Organizações Educativas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2013 | A comunicação organizacional: um estudo de caso
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2013 | A débil articulação entre o Conselho Municipal de Educação e a Direção dos Agrupamentos / Escolas Públicas: Um estudo de caso
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2012 | A gestão do conflito em contexto escolar: perspetivas dos alunos e dos professores: um estudo de caso
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2012 | Auto-avaliação das escolas
Orientador
|
|
2011 - 2012 | Avaliação das Escolas
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2012 | As representações dos professores face aos cursos profissionais numa escola secundária: um estudo de caso
Orientador
|
Mestrado em Administração das Organizações Educativas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2012 | Articulação Curricular Intra/Interdepartamental numa EB1/JI
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2012 | A articulação dos recursos humanos existentes como forma de assegurar a qualidade da ação educativa aos alunos com NEE no
concelho de Lousada
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2012 | A turma. Gerir a diversidade no ensino secundário
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2012 | A (in)disciplina e a relação pedagógica: professor e aluno em contexto de sala de aula
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2012 | A indisciplina e o (in)sucesso
Orientador
|
Mestrado em Administração das Organizações Educativas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2012 | Articulação curricular entre o 2º e o 3ºciclos do ensino básico
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2010 - 2012 | As representações dos professores face aos cursos profissionais numa escola secundária: um estudo de caso
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2010 - 2012 | O Apoio Educativo no 1º Ciclo: um estudo de caso
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2010 - 2012 | Projeto Educativo. Um projeto em projeto
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2010 - 2012 | Avaliação dos alunos no 1º Ciclo
Orientador
|
Mestrado em Administração das Organizações Educativas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2010 - 2012 | O papel do Conselho Geral na determinação da oferta educativa do Agrupamento
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2010 - 2012 | A avaliação do pessoal não docente
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/11/19 - 2021/11/20 | Organização e coordenação do X Simpósio de Organização e Gestão escolar (2021/11/19 - 2021/11/20)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2014/04/14 - 2014/04/16 | Coordenação da equipa de Organização local IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso
Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação dias 14, 15 e 16 de abril de 2014, Porto, Portugal (2014/04/14 - 2014/04/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2013/09/15 - 2014/04/16 | Coordenação do trabalho de organização do
IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração
da Educação dias 14, 15 e 16 de abril de 2014, Porto, Portugal (2014/04/14 - 2014/04/16)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/16 - Atual | ACADEMIA FORGES - Comentadora na mesa redonda "Qualidade do Ensino Superior em Moçambique : tendências e Desafios"
Mesa-redonda
|
ACADEMIA FORGES
FORGES Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, Portugal
|
2024/05/27 - 2024/05/29 | Participação a convite em Mesa Redonda no V Congresso Internacional sobre Liderança e Melhoria da Educação (V CILME). A Mesa-redonda
subordinada ao tema “Políticas de Justiça Social – dos enunciados discursivos à sua concretização escolar” contou ainda com
a participação de Javier Murillo (Universidad Autónoma de Madrid, Espanha) e Jose Weinstein (Universidad Diego Portales,
Chile).
Conferência
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/11/23 - 2022/11/25 | Moderadora da Mesa "ACESSO, DIVERSIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR" na 12ª Conferência FORGES
Conferência
|
12 ªConferência FORGES
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
|
2022/04/29 - 2022/04/29 | Participação oradora no Webinar Administração e Lideranças Escolares no Feminino
Mesa-redonda
|
Webinar Administração e Lideranças Escolares no Feminino
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/04/13 - 2022/04/13 | Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Feederal do Paraná
Outro
|
Fundacao da Universidade Federal Do Parana, Brasil
|
2022/04/11 - 2022/04/13 | Conferência " Regulações supranacionais e desenvolvimento de politicas nacionais " no Seminário Internacional da linha
de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal Paraná
Seminário
|
Fundacao da Universidade Federal Do Parana, Brasil
|
2021/11/19 - 2021/11/20 | Conferência no X Simpósio de Organização e Gestão Escolar "A Gestão da Incerteza na Educação: (des) continuidades e desafios
Simpósio
|
Modos emergentes de regulação das universidades |
2021/10/19 - 2021/10/19 | Convidada para Mesa "Rankings académicos e implicações à Governança Universitária" na Academia FORGES . Evento internacional
Mesa-redonda
|
Rankings académicos e implicações à Governança universitária
FORGES Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, Portugal
|
2021/06/24 - 2021/06/25 | Participação na Mesa Redonda no IX Congreso Ibero Americano de Investigación sobre Governanza Universitária
Congresso
|
IX Congreso Ibeoamericano de Investigación sobre Governança Universitária
Universidad Nacional Mayor de San Marcos Facultad de Ciencias Sociales, Peru
|
2019/10/23 - 2019/10/28 | Staff Mobility for Training
Outro
|
Programa de intercâmbio de Professores Universitários
Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália
|
2019/03/16 - 2019/03/17 | Atividades de Promoção de Internacionalização - Participação enquanto membro da Comissão Executiva do Departamento de Educação
e Psicologia (e representante da Internacionalização) da Universidade de Aveiro no Salão do Estudante no Brasil (São Paulo)
Exposição
|
Salão do Estudante |
2017/06/12 - 2017/06/16 | STAFF MOBILITY FOR TEACHING MOBILITY AGREEMENT - Universidade de Granada 12/06/2017 a 16/06/2017 |
Universidade de Granada, Espanha
|
2015/04/08 - 2015/04/10 | Coordenadora da Mesa “Educação e Direitos Humanos, diversidade cultural e inclusão Social” no XXVII Simpósio Brasileiro de
Política e Administração da Educação sobre “Política, Avaliação e Gestão da Educação: novos governos, novas agendas?” realizado
em Olinda/Recife, no período de 8 a 10 de abril de 2015.
Congresso
|
XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação sobre “Política, Avaliação e Gestão da Educação: novos governos,
novas agendas?”
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2014/04/14 - 2014/04/16 | Coordenadora da Mesa “Gestão e avaliação da educação básica e secundária”, IV Congresso Ibero-Americano Política e Administração da Educação de 14 a 16 de abril de 2014. | IV Congresso Ibero-Americano Política e Administração da Educação |
2014/04/14 - 2014/04/16 | -Oradora convidada na Mesa “Gestão e avaliação da educação básica e secundária”, IV Congresso Ibero-Americano Política e Administração da Educação de 14 a 16 de abril de 2014. | IV Congresso Ibero-Americano Política e Administração da Educação |
2014 - 2014 | Coordenadora da Mesa da Conferência de Encerramento do IV Congresso Ibero-Americano Política e Administração da Educação proferida
por Benno Sander, Professor Titular, Universidade Federal Fluminense. “Política e Gestão da Educação: construção e circulação
do conhecimento.” 2014.
Congresso
|
IV Congresso Ibero-Americano Política e Administração da Educação |
2013 - 2013 | -Coordenadora de mesa no Ciclo de Debates “Escola Pública: tensões e Desafios”, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico
do Porto, 2013
Seminário
|
Ciclo de Debates “Escola Pública: tensões e Desafios”,
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2009/08 - 2009/08 | -Coordenadora da Mesa Redonda, intitulada Política e Administração da Educação, no XXIV Simpósio Brasileiro, III Congresso
Interamericano de Política e Administração da Educação “Direitos Humanos e Cidadania – desafios para as políticas públicas
e a gestão democrática da educação”, ANPAE, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (Agosto de 2009).
Congresso
|
XXIV Simpósio Brasileiro, III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação “Direitos Humanos e Cidadania – desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação”, |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/15 | “POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO EM
ANGOLA 2010-2022: CONTEXTO, ATORES E IMPLICAÇÕES”.
Arguente principal
|
Chocolate Adão Brás (Doutoramento)
Universidade Federal do Paraná, Brasil
|
2022/08/18 | Os sentidos das práticas de gestão escolar após os resultados da avaliação externa
Provas de Qualificação
Arguente
|
Luziane Said Cometti Lélis (Outro)
Universidade Federal do Oeste do Pará, Brasil
|
2022/07/27 | O IDEB E AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AUTONOMIA: FRAGILIDADES E POTÊNCIAS
Arguente
|
Estéfani Barbosa de Oliveira Medeiros (Mestrado)
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim, Brasil
|
2019/02/14 | "Espaços exteriores e organização pedagógica em educação de infância: políticas, projetos e práticas".
Arguente
|
Maria Gabriela Bento (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 | Autoavaliação nas Escolas.
Da Imposição à Ação
Arguente principal
|
REGINA CÉLIA DA FONSECA MONTEIRO DOS SANTOS. (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019 | POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NEE NO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA - O CASO DA UNIVERSIDADE LUEJI- A´NKONDE
Arguente
|
Paula Rosa Miúdo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 | A EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA: PROPOSTAS/DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
Arguente principal
|
Luci mary duso pacheco (Mestrado)
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil
|
2018 | Educação Inclusiva e Atratividade do Sistema Educativo Angolano. Um estudo sobre as condições de trabalho nas escolas públicas
do ensino primário”.
Arguente principal
|
Manuel da Cruz Pedro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | A GESTÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM ANGOLA
ENTRE A DEMOCRACIA E A BUROCRACIA –
ESTUDO DE CASO EM BENGUELA
Arguente
|
IRINA ANDREA MENDES PINA (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | O DIRETOR DE CURSO NA UNIVERSIDADE:
LÍDER PEDAGÓGICO OU GESTOR
ADMINISTRATIVO?
Arguente
|
MARTA SUSANA MATOS OLIVEIRA (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Avaliação da Qualidade Pedagógica no Ensino Superior Privado: Estudo de Caso
Arguente
|
Isabel Cristina Oliveira Ramos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | “A indisciplina na sala de aula e no ambiente escolar (estudo de caso)
Arguente
|
Eugénia Augusta Machado Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 | Implementação de acções estratégicas: participação dos alunos na vida da escola
Arguente
|
Maria Paula Reis Magalhães (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | “"A (des)centralização da educação. Paradigma do município regulador, cujo analisador é o programa das atividades de enriquecimento
curricular"
Arguente principal
|
Carla Manuel Machado Gomes (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 | A escolha da escola. Motivos da escolha da escola no transição para o 10º ano
Arguente
|
Rui Manuel VanZeler da Silva Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | Como obter o financiamento que garanta a viabilidade da IPSS “Novo Sol” e a continuidade do seu Projeto Educativo
Arguente
|
Vânia Raquel Nogueira Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | Adequação da oferta formativa dos cursos profissionais às necessidades do mercado de trabalho
Presidente do júri
|
Stephanie Marques Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | “A Componente de Apoio a Família na Educação Pré-escolar
Arguente
|
Celeste Maria Condessa Ferreira Madail (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Marketing Educacional: perceções e promoção da imagem de uma escola privada
Presidente do júri
|
António Manuel Macedo Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | Como responder à heterogeneidade dos alunos, de modo a proporcionar o sucesso de cada um?”,
Presidente do júri
|
José Octávio Soares Mesquita (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | As atividades de Enriquecimento Curricular e a Pedagogia do Lazer
Presidente do júri
|
Maria Goreti Teixeira Brandão Guedes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | A utilização das novas tecnologias na coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias
Arguente
|
Pedro Manuel Santos Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola cabo-verdiana
Presidente do júri
|
Celestino Tomás Tavares Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | A comunicação entre a escola e os pais/encarregados de educação
Presidente do júri
|
Telma Alexandra Sampaio Cerqueira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | Promover o sucesso escolar e educativo dos alunos abrangidos por processos da CPCJ
Presidente do júri
|
Iolanda Antónia Mendes S. Sobral Torres (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Colégio Militar e direção por valores : Que liderança(s)?
Arguente principal
|
Elisa Alice Pereira Machado da Silveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | O Diretor de Escola e as perceções dos professores
Arguente
|
Ana Cristina Palpista Amara (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | Auto-Avaliação e Avaliação Externa das Escolas: Uma análise a partir dos Projectos de Intervenção dos Directores” na Universidade
Católica do Porto, 2012.
Arguente
|
Corália de Jesus Pereira Gonçalves Marques Sobreiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2012 | A indisciplina no meio escolar
Arguente
|
Maria do Carmo Costa Almeida (Mestrado) |
2012 | Comportamentos disrutivos em alunos do 3º ciclo
Presidente do júri
|
Albertina da Conceição da Silva Paiva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Monitorização dos resultados escolares e dos processos de aprendizagem
Presidente do júri
|
José Miguel Moreira Lopes Cunha Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | A disrupção na sala de aula
Presidente do júri
|
Marinho Joaquim Maia Ferreira Rodrigues Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | As TIC como um instrumento de comunicação entre a escola e a família no âmbito da avaliação intercalar dos alunos
Presidente do júri
|
Paulo Jorge da Costa Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Motivados pelo gosto de ensinar? Um estudo de caso sobre os professores do 1º ciclo no Agrupamento de Escolas de Santa Marinha
Arguente
|
Felix Rodrigues Leão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | O caso da participação dos professores do 1º ciclo. Uma abordagem organizacional às lógicas de funcionamento do conselho pedagógico
de um agrupamento de escolas
Presidente do júri
|
Maria Antónia Silva Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | O envolvimento Parental na ESIC
Presidente do júri
|
Maria Manuela Vaz Freire Carvalho dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | O Balance Scorcard : um modelo de gestão estratégica aplicada uma instituição de educação pública
Arguente
|
Paulo Alexandre Madeira Carvalho Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | A indisciplina no meio escolar
Arguente
|
Maria do Carmo de Sousa Costa Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Articulação e sequencialidade na educação básica: um estudo nos contextos de Educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Alice Maria Moreira Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Projeto de intervenção do diretor versus projeto educativo da escola
Arguente
|
Ana Paula Fonseca Teles Moreira Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 |
A liderança do diretor e a indisciplina dos alunos -um estudo de caso.
Arguente
|
Filomena Maria Pinto Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | Identidade, formação inicial e profissão docente: perceções de professores de turma e de professores de disciplina
Arguente
|
Maria Cristina Faria de Souza (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2011 | Gestão Escolar e Culturas Docentes: o Público e o Privado em análise.
Arguente
|
Ana Paula da Rocha Alves Frota (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | Coordenador dos Directores de Turma do Ensino Básico: Que Condições Garantem o Exercício do cargo?
Arguente
|
Andreia Isabel oliveira Gonçalves de Abreu (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Mais e Melhores Resultados no Ensino Secundário – Estudo de Caso na escola Secundária dos Carvalhos
Arguente
|
Domingos Manuel Magalhães Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Que Organização Pedagógica para os Cursos Profissionais numa Escola Secundária?
Presidente do júri
|
António Joaquim Correia Pereira das Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Indisciplina em contexto escolar. Um Estudo de Caso numa Escola do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Maria José Sarmento Morais (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Desvios de aplicação dos critérios de avaliação aprovados pelos órgãos da Escola na prática docente. Um Estudo de Caso
Presidente do júri
|
António Jorge Reis de Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | A integração das Minorias Étnicas no Agrupamento de Escolas do Cerco
Arguente
|
Carla Mónica Ferreira do Rego Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2010 | Culturas Organizacionais e Liderança nas Escolas
Arguente
|
Samuel Helena Tumbula (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 | Avaliação de Escolas.
Arguente
|
Clara Manuela de Jesus Domingos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | À volta das crianças a concepção e organização do espaço pedagógico como elemento de desenvolvimento de competências e conhecimento
sobre o impresso
Arguente
|
Célia Fernanda Ferreira da Silva Meira (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2008 | Liderança e sua compreensão autobiográfica. Pessoas Líder ou papéis de Líder?”
Arguente
|
Maria Alexandra de Nóbrega Gomes Nogueira Malça, (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/11/07 - 2019/11/08 | IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior | Aveiro |
2017/05/08 - 2017/05/09 | VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar Rede escolar – (re)configurações, tensões e desafios | Aveiro |
2013/11/01 - 2015/11/03 | II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação e a Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Red ESTRADO), tem como tema central Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. | Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
2015/10/26 - 2015/10/29 | Member of the Scientific Committee of the XII National Congress of Education - EDUCERE, | Pontifícia Universidade Católica do Paraná |
2015/10/01 - 2015/10/03 | Member of the Scientific Committee of the II International Colloquium of Social Sciences of Education at the University of Minho. | universidade do Minho |
2014/04/14 - 2014/04/16 | IV ICongresso Ibero-Americano de Políticas e Administração Educacional | Porto |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019/11/01 - 2019/11/12 | Indagatio Didactica (1647-3582 ) | CIDTFF -UA |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022/04 - 2022/10 | FCT - Painel de Ciências de Educação - Avaliação Concurso Bolsas de Doutoramento 2022
Avaliador
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/10/01 - Atual | Consultor do Projeto CURRÍCULO E ORGANIZAÇÕES ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DE CIDADANIAS: OPÇÕES ESTRATÉGICAS DOS AGRUPAMENTOS DE ESCOLA / Instituto Politécnico do Porto / inED | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2019 - Atual | Acompanhamento dos processos de conceção e desenvolvimento de Cartas Educativas e Planeamento estratégico em Loures . Trabalho de equipa do Departamento de Ciências Sociais , Políticas e do Território e Departamento de Educação e Psicologia. | Universidade de Aveiro, Portugal Câmara Municipal de Loures, Portugal |
2018/11/01 - Atual | Membro do Conselho Editorial da Revista Indagatio Didáctica | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2018/05/23 - 2018/05/23 | Convite da Senhora Presidente do Conselho Nacional de Educação, Dra. Maria Emília Brederode Santos,. para participar numa Audição, no âmbito dos projetos de alteração legislativa sobre descentralização para as autarquias locais de competências do setor da educação, bem como a Proposta de Diploma Setorial da Educação e a Proposta de Lei N.º 62/XIII. | |
2015 - 2018 | Expert in the process of monitoring the Lousada School Group. Acompanhamento aos processos de avaliação interna do Agrupamento de Escolas de Lousada. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. | |
2015 - 2016 | Expert in the process of monitoring the Valbom School Group. Acompanhamento aos processos de avaliação interna do Agrupamento de Escolas de Valbom /vila Nova de Gaia. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. | |
2015 - 2016 | Expert in the process of monitoring the Guimarães School Group. Acompanhamento aos processos de avaliação interna do Agrupamento de Escolas de Guimarães. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/01 - Atual | Participação na elaboração do Programa de Política Educativa, Administração e Gestão Escolar do Curso Secundário de Agregação Pedagógica em Ensino da Língua Portuguesa no I Ciclo do Ensino Secundário. República de Angola - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO E GESTÃO DO PESSOAL DOCENTE | (Graduado) | Angola Ministério do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação, Angola |
2021/10/07 - 2022/07/31 | Construção e lecionação de um Módulo na Disciplina Educaçao Contemporânea I - Curso de Formação Ensino da Matemática (estudantes de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian | Curso de Formação Ensino de Matemática (Estudantes dos PALOP) (Bachelor) | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2018/11/20 | Opinião sobre a temática "Como mudou a forma como percecionamos o sucesso escolar?" Artigo no Jornal SAPO24 | SAPO 24 |
2018/07/26 | Entrevista ao Jornal Público pela jornalista Clara Viana sobre os conteúdos propostos para as aprendizagens essenciais do ensino secundário ( as do básico ) e sobre o projecto de flexibilidade curricular . | Jornal Público |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | GIEPES - Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior "A internacionalização na educação superior da América Latina, Portugal e Espanha " | Membro - Núcleo da Universidade de Aveiro |
2018 - Atual | Membro dos CORPOS SOCIAIS do Fórum Português de Administração Educacional (triénio 2018 – 2021) - http://www.fpae.pt/apresentacao/corpos-sociais/ | Vogal Assembleia Geral |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/04/28 - Atual | Membro do Conselho Científico Revista de Ciências Humanas Brasil ISSN 1981-9250 Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino;
Interdisciplinar Prefixo DOI: 10.31512 https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/about/contact
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
Membro
|
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus de Frederico Westphalen, Brasil |
2019 - Atual | Membro do Conselho Editorial da Revista Indagatio Didactica.
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2022/07/07 - 2022/07/09 | Comissão Científica do I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia | International Congress School, Identity
and Democracy.
https://ideaforuporto.wixsite.com/escolaidemocracia/comiss%C3%A3o-cient%C3%ADfica
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/07/06 - 2022/07/06 | Comissão organizadora do VI FÓRUM CIDTFF
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2021/11/19 - 2021/11/20 | Comissão Científica do X Simpósio de Organização e Gestão escolar Gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios.
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |