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PhD in Educational Sciences and post-doctorate in Educational Administration from the University of Aveiro. Researcher at the Research Center “Didactics and Technology in the Training of Trainers” (CIDTFF) and Assistant Professor at the Department of Education and Psychology. Coordinates the Educa_Lab Policies, Assessment and Supervision Laboratory /CIDTFF/UA. SHe is a member of the Scientific-Pedagogical Council for Continuing Training (CCPFC). In terms of research, his interests focus on the area of Educational Policy and Educational Administration. She has carried out studies on the issues of decentralization of education, organizational assessment processes and educational regulation, particularly in the processes of internationalization of higher education and university rankings, in Portugal and Brazil. Develops scientific-pedagogical work in the curricular units: Educational Policies and Educational Administration in undergraduate, master's and doctoral courses: Sociology of Educational Organizations, Administration and Educational Policies, School Management and Education and Contemporaneity. Guides students in preparing master's dissertations and doctoral theses in the area of Educational Policy and Educational Administration. It also develops university extension activities within the scope of Educational Policies, with Municipalities and School Groups/Ungrouped School Groups. Coordinates the Research Network on Education Policy and Management in partnership with Elisangela Scaff from the Federal University of Paraná. Member of GIEPES-International Group for Studies and Research in Higher Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Dora Maria Ramos Fonseca

Nomes de citação

  • Fonseca, Dora
  • Castro, Dora

Identificadores de autor

Ciência ID
651F-7E54-FE7E
ORCID iD
0000-0003-4408-9716

Endereços de correio eletrónico

  • dorafonseca@ua.pt (Profissional)

Moradas

  • University of Aveiro. Campus Universitário de Santiago , 3810-193 , Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Estágio de Pós-Doutoramento (Pós-doutoramento)
Especialização em Administração Educacional
Universidade de Aveiro, Portugal
2010
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências de Educação (Administração Educacional)
Universidade de Aveiro, Portugal
"A Gestão Intermédia Nos Agrupamentos de Escolas: os Coordenadores de Estabelecimentos e as Lideranças Estratégicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2005
Concluído
Mestrado em Administração e Planificação da Educação (Mestrado)
Especialização em Administração Educacional
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"O Projecto Educativo como Estratégia na gestão da Organização Escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2001/08/31
Concluído
Organização e Desenvolvimento Curricular (Licenciatura)
Especialização em Área do Currículo
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1989/08/31
Concluído
Curso de Educadores de Infância (Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/06/29 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2018 - 2022 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2017 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2017 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/03/28 - Atual Membro do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2019/12/01 - Atual Coordenadora Conselho para a Qualidade e Avaliação do DEP Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/09/01 - 2019/11/30 Membro da Conselho para a Qualidade e Avaliação do DEP Universidade de Aveiro Centro de Espectrometria de Massa, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/11/02 - 2019/07/31 Membro da Comissão Executiva do Departamento Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2015 Conselho Pedagógico Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2015 Conselho Pedagógico Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual NaLoC National and Local Curricular Policies: Learning from school practices from a case study
projeto UIDB/00194/2020
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/04/01 - Atual Impactes dos Rankings universitários nas políticas de internacionalização: um estudo no contexto luso-brasileiro
PTDC/CED-EDG/2162/2021.
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Em curso
2012/01/09 - 2015/01/31 Os Planos Municipais de Educação (Brasil) e as Cartas Educativas Municipais (Portugal): perspetiva comparada entre as regiões/áreas metropolitanas do Rio Janeiro e do Porto.
PTDC/IVC-PEC/4856/2012
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Instituto Politécnico do Porto
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Castro, Dora; Figueiredo, Irene; Costa, Jorge Adelino. "A Construção de Políticas Educativas Locais: uma leitura sobre a conceção e o desenvolvimento das Cartas Educativas em Portugal". Trabalho apresentado em II Conferência Internacional de Educação Comparada da Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Funchal, 2018.
    Publicado
  2. Fonseca, Dora; Figueiredo, Irene; Diogo, Fernando. "A Carta Educativa e a gestão da rede de escolas em Portugal". Trabalho apresentado em Rede escolar: (re) configurações, tensões e desafios, Aveiro, 2018.
    Publicado
  3. Fonseca, Dora. "Os Conselhos Municipais de Educação e as cartas educativas e o desenvolvimento de políticas educativas locais". Trabalho apresentado em V Congresso Ibero-Americano / VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, Goiania, 2017.
    10.17648/galoa-cbee-6-30071
  4. Fonseca, Dora; Figueiredo, Irene; Diogo, Fernando. "A regulação do poder central no processo de construção das Cartas Educativas e a homogeneização dos discursos". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais de Educação “O Governo das Escolas, Atores, Políticas e Práticas, Braga, 2015.
    Publicado
  5. Fonseca, Dora; Figueiredo.Irene. "A carta educativa municipal em Portugal:processos de conceção e aprovação". Trabalho apresentado em :atas do XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação - Biblioteca ANPAE - Série Cadernos ANPAE, Vol. 2, Olinda -Pernambuco, 2015.
    Publicado
  6. Castro, Dora; Costa, Jorge Adelino. "Os projetos de intervenção dos diretores e a contaminação pelo discurso gerencialista". Trabalho apresentado em XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Políticas, Planos e Gestão da Educação: democratização e qualidade social, Recife, 2013.
    10.4025/5cih.pphuem.1205
  7. Castro, Dora; Rothes, Luís. "Os conselhos municipais de educação em Portugal: que contributos para o desenvolvimento da gestão local da educação?". Trabalho apresentado em XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Políticas, Planos e Gestão da Educação: democratização e qualidade social, Recife, 2013.
    Publicado
  8. Castro, Dora; Rothes, Luís. "Os Conselhos Municipais de Educação em Portugal: que contributo para o desenvolvimento da gestão local em educação?". Trabalho apresentado em XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, Recife, 2013.
    Publicado
  9. Souza, Donaldo Bello; Castro, Dora. "Gestão democrática da Educação em Portugal e no Brasil sob enfoque comparado: possibilidades e limites na esfera local". Trabalho apresentado em III Congresso Ibero-Americano de Políticas e Administração Educacional, Zaragoza, 2012.
    Publicado
  10. Castro, Dora; Diogo, Fernando. "Dos conselhos locais de educação aos conselhos municipais de educação:uma análise no plano político-normativo". Trabalho apresentado em III Congresso Ibero-Americano políticas e administração educacional Gestão pedagógica e Política Educacional :desafios para a melhoria da formação e profissionalização dos educadores, Zaragoza, 2012.
    Publicado
  11. Souza, Donaldo Bello; Castro, Dora; Diogo, Fernando. "Descentralização da educação no Brasil e em Portugal: discursos e entraves". Trabalho apresentado em XII Encontro Estadual da ANPAE -São Paulo " Gestão de Sistemas de Ensino, de redes e de escolas: desafios para o campo da pesquisa e para os profissionais da Educação., Campinas -São Paulo, 2012.
    Publicado • 10.5151/9cidi-congic-2.0161
  12. Castro, Dora. "Autarquia :um novo poder de regulação externa". Trabalho apresentado em I Congresso Ibero-Brasileiro de Política e Administração da Educação, Elvas, 2010.
    Publicado
  13. Castro, Dora. "Liderança nas Organizações Educativas e Gestão Curricular". Trabalho apresentado em IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro Debater o Currículo e seus campos, 2010.
    Publicado
  14. Castro, Dora; Costa, Jorge Adelino. "Reorganização da rede escolar em Portugal e participação democrática na gestão das escolas básicas". Trabalho apresentado em XXIV Simpósio Brasileiro, III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação Direitos Humanos e Cidadania desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação,, Vitória -ES, 2009.
    Publicado
  15. Castro, Dora; Costa, Jorge Adelino. "Complexidade e tensões na gestão periférica das escolas do 1 ciclo e jardins de infância". Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 2009, Bragança., Bragança, 2009.
    Publicado
  16. Castro, Dora. "Gestão Curricular Periférica nos Agrupamentos de Escolas em Portugal: o Papel do Coordenador de Estabelecimento". Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso Brasileiro sobre questões Curriculares, VIII Colóquio sobre questões Curriculares, Florianópolis, 2008.
  17. Castro, Dora. "O Coordenador de Estabelecimento nos Agrupamentos de Escolas: obstáculos e desafios de uma gestão periférica". Trabalho apresentado em V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, Trabalho docente e Organizações educativas, Aveiro, 2008.
    Publicado
  18. Castro, Dora. "O Projecto Educativo como Estratégia de promoção de congruência entre as dimensões administrativo organizativa e curricular". Trabalho apresentado em XV Colóquio da AFIRSE/AIPELF, 2008.
    Publicado
  19. Castro, Dora; Costa, Jorge Adelino. "Gestão Periférica nos Agrupamentos de Escolas em Portugal: papel do Coordenador de Estabelecimento". Trabalho apresentado em XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, V Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação Por uma escola de Qualidade para todos, Porto Alegre, 2007.
    Publicado
  20. Castro, Dora; Costa, Jorge Adelino. "O Projecto Educativo como estratégia de gestão da organização escolar: alguns dados de um estudo de caso". Trabalho apresentado em IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Educação para o Sucesso: Políticas e actores., Funchal, 2007.
    Publicado
  21. Castro, Dora; Costa, Jorge Adelino. "Da escola isolada à escola (des) integrada: o percurso recente da escola do 1º ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em III Congresso Nacional do Fórum Português de Administração Educacional e IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2007.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Fonseca, Dora. "Pressões sobre a formação de professores: o regresso ao passado?", Público, 2022, https://www.publico.pt/2022/05/29/opiniao/opiniao/pressoes-formacao-professores-regresso-passado-2007940.
  2. Fonseca, Dora. "A propósito dos tempos de pandemia: a subordinação da educação à economia", Público, 2021, https://www.publico.pt/2021/03/03/opiniao/noticia/proposito-tempos-pandemia-subordinacao-educacao-economia-1952896.
Artigo em revista
  1. Stanciu, Valeriu; Fonseca, Dora Ramos. "A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROGRAMA EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO 2020” EM ESCOLAS PORTUGUESAS NO QUADRO DA EUROPEIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS". Periferia 16 1 (2024): e77990. http://dx.doi.org/10.12957/periferia.2024.77990.
    Acesso aberto • Publicado • 10.12957/periferia.2024.77990
  2. Emilce Pacheco; Dora Ramos Fonseca. "Análise dos financiamentos em formação avançada na área de Ciências da Educação em Portugal". Revista Internacional de Educação Superior (2023): https://doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8671156.
    10.20396/riesup.v11i00.8671156
  3. Duarte, Pedro; Fonseca, Dora. "A avaliação pedagógico-curricular no ensino primário: Uma revisão sistemática da literatura". Education Policy Analysis Archives 31 66 (2023): http://dx.doi.org/10.14507/epaa.31.7875.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14507/epaa.31.7875
  4. Flores, Tânia ; Fonseca, Dora. "PROEJA e inclusão: uma leitura à luz do pós-fundacionalismo e da pós-democracia". Jornal de Políticas Educacionais 16 (2022): e87996. https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/87996/48279.
    Publicado
  5. Flores, Tânia. "Disruptura e atrofia no PROEJA: disputa entre distintos projetos de sociedade". Revista EXITUS 12 1 (2022): 1-23.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Dora Fonseca. "Disruptura e atrofia no PROEJA: disputa entre distintos projetos de sociedade". Revista EXITUS (2022):
    http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1793
  7. Dinair Leal da Hora; Dora Fonseca. "Dossiê temático "Educação pública na contemporaneidade: cenários, desafios e perspectivas"". Revista Exitus (2021): https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1548.
    10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1548
  8. Fonseca, Dora; Marques, Marta Sofia Ramires. "A escola a tempo inteiro: um estudo sobre a realidade na escola pública portuguesa". Roteiro 46 (2021): e26976. http://dx.doi.org/10.18593/r.v46i.26976.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18593/r.v46i.26976
  9. Sudbrack, Edite; Fonseca, Dora. "POLÍTICAS EDUCATIVAS E A AVALIAÇÃO: INFLEXÕES DO EXAME PISA". Jornal de Políticas Educacionais 15 2 (2021): 1-23. https://revistas.ufpr.br/jpe/issue/view/3090/showToc.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Sudbrack, Edite; Fonseca, Dora. "A regulação supranacional operada pelo PISA: construindo credibilidade internacional.". Revista Iberoamericana de Educación OEI 84 1 (2020): 177-191. https://rieoei.org/RIE/index.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Edite Maria Sudbrack; Dora Ramos Fonseca. "A regulação supranacional operada pelo PISA: construindo credibilidade internacional". Revista Iberoamericana de Educación (2020): https://doi.org/10.35362/rie8413892.
    10.35362/rie8413892
  12. Fonseca, Dora. "A avaliação das Organizações Educativas e a regulação pelo discurso gestionário". Espaço Pedagógico 27 1 (2020): 49-64. www.upf.br/seer/index.php/rep.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Fonseca, Dora. "O poder de regulação do discurso político-normativo: do discurso democrático ao discurso gestionário". Revista Contemporânea de Educação 14 31 (2019): 68-83. https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/issue/view/1364/showToc.
    Acesso aberto • Publicado • 10.11606/issn.2318-8863.disc..2015.112523
  14. Dora Fonseca. "A avaliação das Organizações Educativas e a regulação pelo discurso gestionário". Revista Espaço Pedagógico (2019):
    DOI: 10.5335/rep.v27i1.10574
  15. Ferreira, Naura; Castro, Dora. "Práxis, Violência e Gestão da Educação na Contemporaneidade: rumo à Possibilidade de sua Superação". CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL 13 35 (2018): 149-162. http://dx.doi.org/10.35168/2175-2613.utp.pens_ed.2018.vol13.n35.pp149-162.
    Acesso aberto • Publicado • 10.35168/2175-2613.utp.pens_ed.2018.vol13.n35.pp149-162
  16. Fonseca, Dora; Costa, Jorge Adelino. "AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS E REGULAÇÃO POLÍTICO-NORMATIVA: uma análise de discursos". movimento-revista de educação 5 8 (2018): 210-243. http://www.revistamovimento.uff.br/index.php/revistamovimento/article/view/459.
    Publicado • 10.22409/mov.v5i8.459
  17. Dora Fonseca. "Políticas de igualdade de género: uma reflexão a partir de um estudo sobre manuais escolares". Revista EXITUS (2018):
    https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1ID392
  18. Dora Fonseca. "Políticas de “descentralização” da Educação em Portugal: desconcentração de poderes e autonomia(s)". Conselho Nacional de Educação -Lei de Bases do Sistema Educativo: Balanço e prospetiva (2017):
  19. Souza,Donaldo Bello; Castro, Dora. "Descentralização político-institucional no Brasil e em Portugal: repercussões na municipalização e gestão local da educação". APOGEU 48 (2016): 20-31.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5216/ia.v27i2.1527
  20. Castro, Dora. "A lei de Bases do Sistema Educativo: um marco político-normativo na implementação de um discurso democrático na educação". ELO 23 (2016): 135-158. https://issuu.com/cffh/docs/elo23.pptx.
    Publicado • 10.31418/2177-2770.2018.v10.n00.p135-158
  21. Castro, Dora. "Reconfiguração do discurso político-normativo:da lógica democrática à lógica gerencialista". EXITUS 6 2 (2016): 180-193.
    Acesso aberto • Publicado
  22. Castro, Dora; Martins, Filipe. "Políticas Educativas em Portugal: do discurso da democratização ao discurso gerencialista". ELO 22 (2015): 65-76.
    Publicado
  23. Castro, Dora; Rothes, Luís. "As Cartas Educativas em Portugal: conceção, implementação e monitorização". Revista de Educação (PUC –RS) Porto Alegre Dossier Planejamento da Educação: do nacional ao local 2 (2014):
    Publicado
  24. Dora Fonseca. "As Cartas Educativas em Portugal: conceção, implementação e monitorização". Revista Educação - Dossier Planejamento da Educação: do nacional ao local (2014):
    https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2
  25. Castro, Dora; Rothes, Luís. "As Cartas Educativas em Portugal: conceção, implementação e monitorização. In SOUZA, Donaldo ¿Planejamento da Educação: do nacional ao local¿ proposta de dossier classificada com mérito". Revista de Educação (PUC ¿ RS) 37 2 (2014): 232-238.
    Publicado
  26. Souza, Donaldo Bello; Castro, Dora Fonseca; Rothes, Luís Areal. "Educação e relações interinstitucionais no Brasil e em Portugal". Educação Unisinos 17 3 (2013): http://dx.doi.org/10.4013/edu.2013.173.05.
    Acesso aberto • 10.4013/edu.2013.173.05
  27. Souza,Donaldo Bello de; Castro,Dora Fonseca; Rothes,Luís; De Souza, Donaldo Bello; Castro, Dora Fonseca; Rothes, Luís. "Políticas de descentralização da educação no Brasil e em Portugal: avanços e recuos da desconcentração de poderes". Revista Portuguesa de Educação 26 2 (2013): 07. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000200002.
    10.21814/rpe.3244
  28. Dora Fonseca. "Educação e relações interinstitucionais no Brasil e em Portugal". Educação Unisinos (2013):
    http://dx.doi.org/10.4013/edu.2013.173.05
  29. Souza, Donaldo; Castro, Dora; Rothes, Luís. "Educação e Relações Intergovernamentais no Brasil e em Portugal.". Educação UNISINOS 17 3 (2013): 215-222.
    Publicado
  30. Souza, Donaldo Bello; Castro, Dora. "Gestão democrática da educação sob perspectiva comparada Brasil-Portugal: entre a exigência legal e a exequibilidade real". Educação & Sociedade 33 121 (2012): 1195-1213. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302012000400015.
    Acesso aberto • 10.1590/s0101-73302012000400015
  31. Castro, Dora. "Os Projetos de Intervenção dos Diretores de Escola: uma construção discursiva a partir das regulações do discurso político-normativo". SENSOS Centro de Investigação & Inovação em Educação, Livpsic I (2011): 9-28. http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1130.
    Publicado • 10.23899/relacult.v5i4.1130
  32. Castro, Dora. "As lideranças periféricas no agrupamentos de escolas em Portugal". Práxis Educacional,Revista do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia 7 (2011): 33-52.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Fonseca, Dora; Costa, Jorge Adelino. "Escola Pública para todos", ELRS Educação em Loures , 2019, https://issuu.com/publicacoes_cmloures/docs/elrs_004.
  2. Fonseca, Dora. "Como mudou a forma como percecionamos o sucesso escolar?", SAPO 24 on-line, 2018, https://24.sapo.pt/opiniao/artigos/como-mudou-a-forma-como-percecionamos-o-sucesso-escolar.
  3. Castro, Dora. "Agrupamentos Verticais: as escolas do 1º ciclo e os Jardins-de-infância e o perigo da colonização.", 2 Pontos: Revista dos Professores, 2008, http://recursos.portoeditora.pt/recurso?id=930964.
Capítulo de livro
  1. Lanau, Camila; Ros, Marco; Fonseca, Dora. "A influência da pedagogia freireana na reconcetualização da formação médica: mapeamento de estudos na América Latina". In Libertação e Luta. Reflexões Contemporâneas sobre o Pensamento de Paulo Freire, 131-148. Rio de Janeiro, Brasil: VIAVERITAS, 2024.
    Publicado
  2. Duarte, Pedro; Fonseca, Dora. "Políticas Educativo-Curriculares em Portugal:um olhar através da avaliação no 1º Ciclo do Ensino Básico". In História , Política e Gestão: Questões Recorrentes, 247-277. Santarém -Pará, Brasil: UFOPA -Universidade Federal do Oeste do Pará, 2024.
    Publicado
  3. Calderón, Adolfo-Ignacio; Wandercil, Marco; Fonseca, Dora; Vanz, S.. "A construção do conceito de World Class University:um estudo a partir da metanálise em torno das políticas de financiamento para a investigação e divulgação científica". In A construção de universidades de classe mundial e Rankings académicos no espaço do ensino superior de língua portuguesa, editado por Calderón, Adolfo-Ignacio; Wandercil, Marco. Brasília, Brasil: ANPAE, 2023.
    Publicado
  4. Duarte, Pedro M; Fonseca, Dora. "Políticas Educativo-Curriculares em Portugal: um olhar através da avaliação no 1º Ciclo do Ensino Básico". In História, Política e Gestão Educacional: questões recorrentes. Brasil, 2023.
    No prelo
  5. Fonseca, Dora. "Modos emergentes de regulação das universidades: o poder do discurso na construção de paisagens cognitivas". In A gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2023.
    No prelo
  6. Fonseca, Dora. "Novos desafios para as organizações educativas no período pós-pandemia". In Conect(e) Saúde & Vida. Porto, Portugal: Vida Económica, 2023.
    Publicado
  7. SUDBRACK, Edite Maria; Fonseca, Dora. "A avaliação em larga escala no bojo da regulação supranacional". In (Re)pensar a Qualidade das Organizações Educativas :olhares sobre a educação básica, secundária e superior, 149-171. Aveiro, Portugal: UA Editores, 2021.
    Publicado
  8. Fonseca, Dora. "Rankings académicos no contexto de regulação transnacional europeia: um olhar a partir da realidade portuguesa". In RANKINGS ACADÊMICOS E GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA NO ESPAÇO DO ENSINO SUPERIOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Brasil, editado por Calderón, Adolfo Ignácio; Wandercil, Marco; Martins, Edivaldo, 65-107. Brasilia, Brasil: ANPAE, 2019.
    Publicado • 10.7476/9788578792817.0003
  9. Fonseca, Dora. "A Avaliação das Organizações Educativas como instrumento indutor de lógicas de mercado educacional". In Políticas Públicas e gestão democrática: desafios e compromissos, editado por Ferreira, Naura Syria Carapeto; Fontana, Maria; Salomé, J. Curitiba, Brasil: CRV, 2017.
    Publicado
  10. Castro, Dora. "O desenvolvimento do sistema educativo estatal em Portugal: um percurso marcado por regulações externas e pela centralização de poderes". In Sistemas Educacionais: concepções, tensões e desafios, editado por Souza, Donaldo Bello; Duarte, Marisa; Oliveira, Rosimar, 49-65. São Paulo, Brasil: Edições LOYOLA., 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Colares, Lilia; Fonseca, André; Fonseca, Dora. História, Política e Gestão Educacional:questões recorrentes. Santarém -Pará, Brasil: UFOPA -Universidade Federal do Oeste do Pará. 2024.
    Publicado • Editor
  2. Araújo e Sá, Maria Helena; Costa, António Pedro; Fonseca, Dora; Pombo, Lucia; rua, marilia; Ramos, Raquel; Calache, Suliane; Ambrósio, Susana; Sá-Pinto, Xana. CIDTFF e parceiros não académicos: que relações e com que finalidades? | CIDTFF and non-academic partners: what relationships and for what purposes?. UA Editora. 2023.
    10.48528/y29q-vk76
  3. Gonçalves, Manuela; Fonseca, Dora; Neto-Mendes, António; Ventura, Alexandre; Adelino Costa, Jorge. (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior: IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar. UA Editora. 2021.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.48528/etpt-5b57
Edição de número de revista
  1. Dinair Leal da Hora; Fonseca, Dora. "Educação pública na contemporaneidade: cenários, desafios e perspectivas". Revista EXITUS 11 1 (2021): http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Fonseca, Dora; Gonçalves, Manuela; Neto-Mendes, António; Ventura, Alexandre; Costa, Jorge Adelino. A gestão da incerteza na educação:(des)continuidades e desafios. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2023.
    No prelo
  2. Sudbrack, Edite; Fonseca, Dora. As razões do PISA: regulações transnacionais e indução de políticas educativas. Brasil: CRV. 2021.
    Publicado
  3. Gonçalves, Manuela; Fonseca, Dora; Neto-Mendes, António; Ventura, Alexandre; Costa, Jorge Adelino. (Re)pensar a qualidade das organizações educativas:olhares sobre a educação básica, secundária e superior. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2021.
    Publicado
  4. Neto-Mendes, António; Costa, Jorge Adelino; Gonçalves, Manuela; Fonseca, Dora. Rede escolar : reconfigurações, tensões e desafios. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2018.
    Publicado • Editor
Tese / Dissertação
  1. Castro, Dora Maria Ramos Fonseca de. "A gestão intermédia nos agrupamentos de escolas: os coordenadores de estabelecimento e as lideranças periféricas". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1115.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/11/30 O discurso da qualidade em educação: regulações e tensões no espaço universitário
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/11/25 Rankings universitários: impactes nas políticas de internacionalização no contexto luso-brasileiro 12 ªConferência FORGES
Universidade de Cabo Verde (Praia, Cabo Verde)
2019/11/28 28 de novembro dinamizou, a convite, a conferência (Des)centralização da Educação: discursos e processos, integrada no Seminário Anísio Teixeira, promovido pela Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Des)centralização da Educação: discursos e processos
Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Rio de Janeiro, Brasil)
2019/11/27 27 de novembro realizou, a convite, uma palestra intitulada “Política Educacional e Gestão da Educação em Portugal” na FEBF da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, integrada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação Política Educacional e Gestão da Educação em Portugal
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2019/11/22 Participou, a convite, na Mesa Redonda (Sessão Especial) “Rankings académicos e governança universitária no espaço do ensino superior de língua portuguesa”, e no lançamento do Livro com o mesmo título no qual é autora de um dos capítulos, durante a 9ª Conferência Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) realizada na Universidade de Brasília de 20 a 22 de novembro de 2019. 9ª Conferência Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES)
Universidade de Brasília (Brasilia, Brasil)
2019/11/08 A avaliação em larga escala no bojo da regulação supranacional IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/09/05 Conferência, a Convite, "O lobo “alpha” é mau? Liderança em contexto escolar" integrada no "Encontro dos Agrupamentos de Escolas CENFORMAZ “ESCOLA EXCLUSIVA…porque não?”, organizado pela CENFORMAZ em Ansião, 5 de setembro de 2019 Encontro dos Agrupamentos de Escolas CENFORMAZ “ESCOLA EXCLUSIVA…porque não?”
CENFORMAZ (Ansião , Portugal)
2019/05/23 THE SUPRANATIONAL REGULATION OF PISA IN A COMPARATIVE PERSPECTIVE BETWEEN PORTUGAL AND BRAZIL XVII World Congress of Comparative Education Societies
( Cancún, México)
2019/03/21 Conferência "A “Falência” dos documentos de Gestão Educacional: uma análise a partir das regulações do discurso politico-normativo". , a convite, na Universidade Federal do Rio de Janeiro no âmbito do Ciclo de Palestras Seminário Anisio Teixeira: A “Falência” dos documentos de Gestão Educacional: uma análise a partir das regulações do discurso politico-normativo.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2018/06/01 A "Falência" dos instrumentos de gestão educacional VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação
universidade de Lerida (Lérida, Espanha)
2018/05/30 A avaliação das organizações educativas e a regulação pelo discurso gestionário VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação Política e Gestão da Educação Ibero-Americano: tendências e desafios”.
(Lleida , Espanha)
2017/11/10 Currículo Nacional em portugal : contributos para reflexão Congresso Internacional em Avaliação Educacional .
(Fortaleza, Brasil)
2017/11/10 Rankings de escolas e impactos nos processos de igualdade e justiça social . Congresso Internacional em Avaliação Educacional
(Fortaleza, Brasil)
2017/05/09 A Carta Educativa e a Gestão da Rede de Escolas em Portugal VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar "Rede Escolar- (re) configurações, tensões e desafios
Universidade de Aveiro, nos dias 8, 9 de maio de 2017. (Aveiro, Portugal)
2016/11/14 Apresentação, a convite do Conselho Nacional de Educação e no no âmbito do Seminário "Centralidade, Descentralização e Autonomia em Educação" , da conferência "Políticas de “descentralização” da Educação em Portugal: desconcentração de poderes e autonomia(s)". no dia 14 de novembro de 2016 no Auditório do Instituto Politécnico de Leiria. Seminário "Centralidade, Descentralização e Autonomia em Educação"
Instituto Politécnico de Leiria e Conselho Nacional de Educação
2016/09/14 OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E AS CARTAS EDUCATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE POLITICAS EDUCATIVAS LOCAIS V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
Universidade Federal de Goiás e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). (Goiânia, , Brasil)
2015/04/09 A Carta Educativa Municipal em Portugal: processos de conceção e aprovação XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação "Política, avaliação e gestão da educação: novos governos, novas agendas?"
Centro de Convenções de Pernambuco (Olinda, Pernambuco, Brasil)
2013/11/03 A influência do discurso político-normativo no discurso “oficial” da escola e dos professores” II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação
Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013/05/27 Os Conselhos municipais de Educação em Portugal: que contributo para o desenvolvimento da gestão local da Educação? XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Políticas, Planos e Gestão da Educação: democratização e qualidade social
Universidade Federal de Pernambuco (Pernambuco, Brasil)
2012/11/15 Gestão Democrática da Educação sob enfoque comparado: possibilidades e limites na esfera local III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação
Universidade de Zaragoza (Zaragoza, Espanha)
2012/11/15 Dos conselhos locais de educação aos conselhos municipais de educação: uma análise no plano político–normativo”, comunicação apresentada no , na , Espanha, no período de 14 a 17 de novembro de 2012. III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação
Universidade de Zaragoza (Zaragoza, Espanha)
2012/05/17 Souza, Donaldo Bello; Castro, Dora Fonseca; Diogo, Fernando Luís. “Descentralização da educação no Brasil e em Portugal: discursos e entraves.” comunicação apresentada no na , Brasil Campinas, Campinas, Brasil, nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2012. Encontro Estadual da ANPAE-SP, 12., Encontro Regional da ANPAE Sudeste
Universidade Federal de Campinas (Campinas, Brasil)
2011/07/02 Os Projectos de Intervenção dos Directores de Escola: uma análise no plano dos discursos XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação “Investigar, Inovar e Desenvolver: desafios das Ciências da Educação
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2010/10/25 Do conselho directivo ao director: uma análise comparada com base nos normativos legais VI Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar “A Emergência do director da escola: questões políticas e organizacionais
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2010/06/22 Liderança nas Organizações Educativas e Gestão Curricular IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro Debater o Currículo e seus campos
Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2010/05/01 Autarquia: um “novo” poder de regulação externa IV Congresso do Fórum Português de Administração Educacional, VI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, I Congresso Ibero-Brasileiro de Política e Administração da Educação ”espaço Público da Educação - emergência de políticas e Práticas de gestão local, regional e nacio
(Elvas , Portugal)
2009/08/13 Reorganização da rede escolar em Portugal e participação democrática na gestão das escolas básicas XXIV Simpósio Brasileiro, III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação “Direitos Humanos e Cidadania – desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação
Universidade de Vitória (Vitória, Brasil)
2009/05/01 Complexidade e tensões na gestão periférica das escolas do 1º ciclo e dos jardins-de-infância X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
Instituto Politécnico de Bragança, (Bragança, Portugal)
2009/02/14 Castro, Dora; Costa, Jorge Adelino (2009). “O Coordenador de estabelecimento no cruzamento de vários poderes e dependências”, Comunicação apresentada no na , nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro de 2009. XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF
Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2008/09/03 Gestão Curricular Periférica nos Agrupamentos de Escolas em Portugal: o Papel do Coordenador de Estabelecimento IV Colóquio Luso – Brasileiro sobre questões Curriculares, VIII Colóquio sobre questões Curriculares “Currículo, teorias, métodos”
Universidade Federal de Santa Catarina, (Florianópolis, Brasil)
2008/05/03 O Coordenador de Estabelecimento nos Agrupamentos de Escolas: obstáculos e desafios de uma gestão periférica V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, Trabalho Docente e Organizações Educativas
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2007/11/13 Fonseca, Dora Ramos & Costa, Jorge Adelino (2007). “Gestão Periférica nos Agrupamentos de Escolas em Portugal: papel do Coordenador de Estabelecimento”, comunicação apresentada no” realizado na Brasil, no período de 11 a 14 de novembro de 2007. XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, V Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação – Por uma escola de Qualidade para todos
Universidade Federal de Porto Alegre (Porto Alegre, Brasil)
2007/04/27 O Projecto Educativo como estratégia de gestão da organização escolar: alguns dados de um estudo de caso IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2007/04/13 Da escola isolada à escola (des) integrada: o percurso recente da escola do 1º ciclo do ensino básico IV Congresso Luso-Brasileiro de Política Educativa e Administração da Educação “ O Governo da escola: os novos referenciais, as práticas e a formação
Universidade de Lisboa (Lisboa)
2007/02/16 O Projecto Educativo como Estratégia de promoção de congruência entre as dimensões administrativo-organizativa e curricular XV Colóquio da AFIRSE/ Complexidade: um novo Paradigma para investigar e intervir em educação?
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisbo (Lisboa, Portugal)
2005/04/01 O papel das competências no desenvolvimento Curricular XI Encontro Nacional da APEI “Infância e Educação: Que Caminhos?!..
Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/06 - Atual Rankings de Universidades e Mobilidade Internacional: Um estudo numa Universidade Portuguesa
Orientador
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - Atual A mobilidade internacional no Ensino Superior Politécnico público em Moçambique: constrangimentos e potencialidades
Orientador
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
2021 - Atual Avaliação da Implementação do Programa Educativo Para a Infância na Cidade da Beira - Moçambique
Coorientador
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/06 - Atual POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO PARA OS CENTROS DE INVESTIGAÇÃO: um estudo numa universidade portuguesa
Orientador
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - Atual Políticas Públicas de Inclusão Digital: um estudo na região sudeste do Brasil
Orientador
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - Atual ESTILOS DE LIDERANÇA DOS DIRETORES DAS ESCOLAS DO II CICLO DA CIDADE DO LUBANGO
Orientador
Programa Doutoral de Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - Atual O PISA E A INDUÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE PORTUGAL E BRASIL
Orientador
Pos-doutoramento (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - Atual Metanálise da Política Pública PROEJA no Estado da Bahia- Brasil
Orientador
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - Atual AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO: um instrumento indutor de desenvolvimento organizacional?
Orientador
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - Atual Estilos e Modelos de Liderança dos Diretores de Escolas do II Ciclo da Cidade do Lubango
Orientador
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Atual A introdução do Inglês no curriculum 1 CEB: uma análise político-organizacional e curricular
Orientador
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Atual Monodocência/ Pluridocência Organização Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico. Mestrado em Educação Administração e Políticas Educativas
Orientador
Mestrado em Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Atual Lideranças Intermédia: O Papel do Coordenador de Estabelecimento na Gestão Escolar
Orientador
Mestrado em Educação e Formação
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/04/01 - 2023/07/01 Processos e Dinâmicas administrativo-organizacionais e pedagógicas em Tempos de Emergência: Estudo comparado entre a escola pública e a escola privada.
Orientador
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/02/01 - 2022/12/31 A importância da atividade lúdica na aprendizagem sobre a educação ambiental
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, (Mestrado)
2021/10 - 2022/12 Um tríptico no 1.º CEB? Políticas avaliativas, práticas pedagógicas e educação sombra
Orientador
Pós-Doutoramento Políticas e Administração Educacional
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2022/10/31 Metanálise da Política Pública PROEJA no Estado da Bahia - Brasil
Orientador
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/02/02 - 2022/10 O encerramento de escolas primárias: um estudo sobre as perspetivas dos atores no concelho de Ovar
Orientador
em Educação e Formação/Ramo de Especialização em Administração e Políticas Educativas (Mestrado)
2021/02 - 2022/07/29 A abordagem das emoções em contexto de educação de infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2022 Avaliação das políticas educativas na formação dos profissionais de saúde: um estudo à luz dos princípios de Fleck e de Freire
Orientador
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/02/02 - 2021/12/20 Práticas para a igualdade de género em contexto de Educação de infância
Orientador
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2019 . Os Contratos de autonomia: um estudo de caso. Mestrado em educação administração e Políticas Educativas. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro. (em curso).
Orientador
Mestrado em Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2018/12 A GESTÃO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO AGRUPAMENTO AVENTURA: UMA RESPOSTA ÀS NECESSIDADES DA COMUNIDADE EDUCATIVA?
Orientador
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2018 Gestão do ambiente educativo e metodologia de trabalho de projeto: perspetivando o desenvolvimento da autonomia da criança. Relatório de Estagio de
Orientador
Mestrado em Educação de Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2018 A valorização da diversidade cultural como potenciador da aprendizagem de forma integrada e contextualizada
Orientador
2014 - 2017 Traduções da Política de Ensino Superior no Contexto da prática em Institutos Superiores de Educação Profissional do Brasil e de Portugal
Coorientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade do Vale do Itajaí, Brasil
2014 - 2015 Construção de um dispositivo de auto-avaliação com a colaboração dos docentes
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 - 2015 Municipalização da Educação? O Programa "Aproximar"
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 - 2015 Os apoios educativos na construção do sucesso educativo: um estudo de caso num Território Educativo de Intervenção Prioritária
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 - 2014 Diversidade de culturas organizacionais: obstáculos e desafios para a liderança de um mega agrupamento
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2013 A participação na tomada de decisões pedagógicas no departamento do 1º ciclo
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2013 (I)literacia Digital – Estudo de Caso
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2013 Aprendizagem organizacional nos Mega Agrupamentos de escolas
Orientador
Mestrado em Administração das Organizações Educativas i (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2013 (Des) integração de alunos estrangeiros na escola portuguesa
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2013 Colaboração entre a escola e a instituição de acolhimento dos jovens institucionalizados
Orientador
Mestrado em Administração das Organizações Educativas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2013 A comunicação organizacional: um estudo de caso
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2013 A débil articulação entre o Conselho Municipal de Educação e a Direção dos Agrupamentos / Escolas Públicas: Um estudo de caso
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 - 2012 A gestão do conflito em contexto escolar: perspetivas dos alunos e dos professores: um estudo de caso
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 - 2012 Auto-avaliação das escolas
Orientador
2011 - 2012 Avaliação das Escolas
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 - 2012 As representações dos professores face aos cursos profissionais numa escola secundária: um estudo de caso
Orientador
Mestrado em Administração das Organizações Educativas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 - 2012 Articulação Curricular Intra/Interdepartamental numa EB1/JI
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 - 2012 A articulação dos recursos humanos existentes como forma de assegurar a qualidade da ação educativa aos alunos com NEE no concelho de Lousada
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 - 2012 A turma. Gerir a diversidade no ensino secundário
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 - 2012 A (in)disciplina e a relação pedagógica: professor e aluno em contexto de sala de aula
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 - 2012 A indisciplina e o (in)sucesso
Orientador
Mestrado em Administração das Organizações Educativas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 - 2012 Articulação curricular entre o 2º e o 3ºciclos do ensino básico
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010 - 2012 As representações dos professores face aos cursos profissionais numa escola secundária: um estudo de caso
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010 - 2012 O Apoio Educativo no 1º Ciclo: um estudo de caso
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010 - 2012 Projeto Educativo. Um projeto em projeto
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010 - 2012 Avaliação dos alunos no 1º Ciclo
Orientador
Mestrado em Administração das Organizações Educativas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010 - 2012 O papel do Conselho Geral na determinação da oferta educativa do Agrupamento
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010 - 2012 A avaliação do pessoal não docente
Orientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/11/19 - 2021/11/20 Organização e coordenação do X Simpósio de Organização e Gestão escolar (2021/11/19 - 2021/11/20)
Simpósio (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/04/14 - 2014/04/16 Coordenação da equipa de Organização local IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação dias 14, 15 e 16 de abril de 2014, Porto, Portugal (2014/04/14 - 2014/04/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013/09/15 - 2014/04/16 Coordenação do trabalho de organização do IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação dias 14, 15 e 16 de abril de 2014, Porto, Portugal (2014/04/14 - 2014/04/16)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/07/16 - Atual ACADEMIA FORGES - Comentadora na mesa redonda "Qualidade do Ensino Superior em Moçambique : tendências e Desafios"
Mesa-redonda
ACADEMIA FORGES
FORGES Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, Portugal
2024/05/27 - 2024/05/29 Participação a convite em Mesa Redonda no V Congresso Internacional sobre Liderança e Melhoria da Educação (V CILME). A Mesa-redonda subordinada ao tema “Políticas de Justiça Social – dos enunciados discursivos à sua concretização escolar” contou ainda com a participação de Javier Murillo (Universidad Autónoma de Madrid, Espanha) e Jose Weinstein (Universidad Diego Portales, Chile).
Conferência
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/11/23 - 2022/11/25 Moderadora da Mesa "ACESSO, DIVERSIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR" na 12ª Conferência FORGES
Conferência
12 ªConferência FORGES
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
2022/04/29 - 2022/04/29 Participação oradora no Webinar Administração e Lideranças Escolares no Feminino
Mesa-redonda
Webinar Administração e Lideranças Escolares no Feminino
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/04/13 - 2022/04/13 Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Feederal do Paraná
Outro
Fundacao da Universidade Federal Do Parana, Brasil
2022/04/11 - 2022/04/13 Conferência " Regulações supranacionais e desenvolvimento de politicas nacionais " no Seminário Internacional da linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal Paraná
Seminário
Fundacao da Universidade Federal Do Parana, Brasil
2021/11/19 - 2021/11/20 Conferência no X Simpósio de Organização e Gestão Escolar "A Gestão da Incerteza na Educação: (des) continuidades e desafios
Simpósio
Modos emergentes de regulação das universidades
2021/10/19 - 2021/10/19 Convidada para Mesa "Rankings académicos e implicações à Governança Universitária" na Academia FORGES . Evento internacional
Mesa-redonda
Rankings académicos e implicações à Governança universitária
FORGES Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, Portugal
2021/06/24 - 2021/06/25 Participação na Mesa Redonda no IX Congreso Ibero Americano de Investigación sobre Governanza Universitária
Congresso
IX Congreso Ibeoamericano de Investigación sobre Governança Universitária
Universidad Nacional Mayor de San Marcos Facultad de Ciencias Sociales, Peru
2019/10/23 - 2019/10/28 Staff Mobility for Training
Outro
Programa de intercâmbio de Professores Universitários
Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália
2019/03/16 - 2019/03/17 Atividades de Promoção de Internacionalização - Participação enquanto membro da Comissão Executiva do Departamento de Educação e Psicologia (e representante da Internacionalização) da Universidade de Aveiro no Salão do Estudante no Brasil (São Paulo)
Exposição
Salão do Estudante
2017/06/12 - 2017/06/16 STAFF MOBILITY FOR TEACHING MOBILITY AGREEMENT - Universidade de Granada 12/06/2017 a 16/06/2017
Universidade de Granada, Espanha
2015/04/08 - 2015/04/10 Coordenadora da Mesa “Educação e Direitos Humanos, diversidade cultural e inclusão Social” no XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação sobre “Política, Avaliação e Gestão da Educação: novos governos, novas agendas?” realizado em Olinda/Recife, no período de 8 a 10 de abril de 2015.
Congresso
XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação sobre “Política, Avaliação e Gestão da Educação: novos governos, novas agendas?”
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2014/04/14 - 2014/04/16 Coordenadora da Mesa “Gestão e avaliação da educação básica e secundária”, IV Congresso Ibero-Americano Política e Administração da Educação de 14 a 16 de abril de 2014. IV Congresso Ibero-Americano Política e Administração da Educação
2014/04/14 - 2014/04/16 -Oradora convidada na Mesa “Gestão e avaliação da educação básica e secundária”, IV Congresso Ibero-Americano Política e Administração da Educação de 14 a 16 de abril de 2014. IV Congresso Ibero-Americano Política e Administração da Educação
2014 - 2014 Coordenadora da Mesa da Conferência de Encerramento do IV Congresso Ibero-Americano Política e Administração da Educação proferida por Benno Sander, Professor Titular, Universidade Federal Fluminense. “Política e Gestão da Educação: construção e circulação do conhecimento.” 2014.
Congresso
IV Congresso Ibero-Americano Política e Administração da Educação
2013 - 2013 -Coordenadora de mesa no Ciclo de Debates “Escola Pública: tensões e Desafios”, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, 2013
Seminário
Ciclo de Debates “Escola Pública: tensões e Desafios”,
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2009/08 - 2009/08 -Coordenadora da Mesa Redonda, intitulada Política e Administração da Educação, no XXIV Simpósio Brasileiro, III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação “Direitos Humanos e Cidadania – desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação”, ANPAE, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (Agosto de 2009).
Congresso
XXIV Simpósio Brasileiro, III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação “Direitos Humanos e Cidadania – desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação”,

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07/15 “POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO EM ANGOLA 2010-2022: CONTEXTO, ATORES E IMPLICAÇÕES”.
Arguente principal
Chocolate Adão Brás (Doutoramento)
Universidade Federal do Paraná, Brasil
2022/08/18 Os sentidos das práticas de gestão escolar após os resultados da avaliação externa Provas de Qualificação
Arguente
Luziane Said Cometti Lélis (Outro)
Universidade Federal do Oeste do Pará, Brasil
2022/07/27 O IDEB E AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AUTONOMIA: FRAGILIDADES E POTÊNCIAS
Arguente
Estéfani Barbosa de Oliveira Medeiros (Mestrado)
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim, Brasil
2019/02/14 "Espaços exteriores e organização pedagógica em educação de infância: políticas, projetos e práticas".
Arguente
Maria Gabriela Bento (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 Autoavaliação nas Escolas. Da Imposição à Ação
Arguente principal
REGINA CÉLIA DA FONSECA MONTEIRO DOS SANTOS. (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NEE NO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA - O CASO DA UNIVERSIDADE LUEJI- A´NKONDE
Arguente
Paula Rosa Miúdo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 A EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA: PROPOSTAS/DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
Arguente principal
Luci mary duso pacheco (Mestrado)
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil
2018 Educação Inclusiva e Atratividade do Sistema Educativo Angolano. Um estudo sobre as condições de trabalho nas escolas públicas do ensino primário”.
Arguente principal
Manuel da Cruz Pedro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 A GESTÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM ANGOLA ENTRE A DEMOCRACIA E A BUROCRACIA – ESTUDO DE CASO EM BENGUELA
Arguente
IRINA ANDREA MENDES PINA (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 O DIRETOR DE CURSO NA UNIVERSIDADE: LÍDER PEDAGÓGICO OU GESTOR ADMINISTRATIVO?
Arguente
MARTA SUSANA MATOS OLIVEIRA (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Avaliação da Qualidade Pedagógica no Ensino Superior Privado: Estudo de Caso
Arguente
Isabel Cristina Oliveira Ramos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 “A indisciplina na sala de aula e no ambiente escolar (estudo de caso)
Arguente
Eugénia Augusta Machado Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Implementação de acções estratégicas: participação dos alunos na vida da escola
Arguente
Maria Paula Reis Magalhães (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 “"A (des)centralização da educação. Paradigma do município regulador, cujo analisador é o programa das atividades de enriquecimento curricular"
Arguente principal
Carla Manuel Machado Gomes (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2014 A escolha da escola. Motivos da escolha da escola no transição para o 10º ano
Arguente
Rui Manuel VanZeler da Silva Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 Como obter o financiamento que garanta a viabilidade da IPSS “Novo Sol” e a continuidade do seu Projeto Educativo
Arguente
Vânia Raquel Nogueira Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 Adequação da oferta formativa dos cursos profissionais às necessidades do mercado de trabalho
Presidente do júri
Stephanie Marques Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 “A Componente de Apoio a Família na Educação Pré-escolar
Arguente
Celeste Maria Condessa Ferreira Madail (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Marketing Educacional: perceções e promoção da imagem de uma escola privada
Presidente do júri
António Manuel Macedo Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 Como responder à heterogeneidade dos alunos, de modo a proporcionar o sucesso de cada um?”,
Presidente do júri
José Octávio Soares Mesquita (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 As atividades de Enriquecimento Curricular e a Pedagogia do Lazer
Presidente do júri
Maria Goreti Teixeira Brandão Guedes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 A utilização das novas tecnologias na coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias
Arguente
Pedro Manuel Santos Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola cabo-verdiana
Presidente do júri
Celestino Tomás Tavares Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 A comunicação entre a escola e os pais/encarregados de educação
Presidente do júri
Telma Alexandra Sampaio Cerqueira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 Promover o sucesso escolar e educativo dos alunos abrangidos por processos da CPCJ
Presidente do júri
Iolanda Antónia Mendes S. Sobral Torres (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 Colégio Militar e direção por valores : Que liderança(s)?
Arguente principal
Elisa Alice Pereira Machado da Silveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 O Diretor de Escola e as perceções dos professores
Arguente
Ana Cristina Palpista Amara (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Auto-Avaliação e Avaliação Externa das Escolas: Uma análise a partir dos Projectos de Intervenção dos Directores” na Universidade Católica do Porto, 2012.
Arguente
Corália de Jesus Pereira Gonçalves Marques Sobreiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2012 A indisciplina no meio escolar
Arguente
Maria do Carmo Costa Almeida (Mestrado)
2012 Comportamentos disrutivos em alunos do 3º ciclo
Presidente do júri
Albertina da Conceição da Silva Paiva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 Monitorização dos resultados escolares e dos processos de aprendizagem
Presidente do júri
José Miguel Moreira Lopes Cunha Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 A disrupção na sala de aula
Presidente do júri
Marinho Joaquim Maia Ferreira Rodrigues Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 As TIC como um instrumento de comunicação entre a escola e a família no âmbito da avaliação intercalar dos alunos
Presidente do júri
Paulo Jorge da Costa Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 Motivados pelo gosto de ensinar? Um estudo de caso sobre os professores do 1º ciclo no Agrupamento de Escolas de Santa Marinha
Arguente
Felix Rodrigues Leão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 O caso da participação dos professores do 1º ciclo. Uma abordagem organizacional às lógicas de funcionamento do conselho pedagógico de um agrupamento de escolas
Presidente do júri
Maria Antónia Silva Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 O envolvimento Parental na ESIC
Presidente do júri
Maria Manuela Vaz Freire Carvalho dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 O Balance Scorcard : um modelo de gestão estratégica aplicada uma instituição de educação pública
Arguente
Paulo Alexandre Madeira Carvalho Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 A indisciplina no meio escolar
Arguente
Maria do Carmo de Sousa Costa Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 Articulação e sequencialidade na educação básica: um estudo nos contextos de Educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Arguente
Alice Maria Moreira Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Projeto de intervenção do diretor versus projeto educativo da escola
Arguente
Ana Paula Fonseca Teles Moreira Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 A liderança do diretor e a indisciplina dos alunos -um estudo de caso.
Arguente
Filomena Maria Pinto Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 Identidade, formação inicial e profissão docente: perceções de professores de turma e de professores de disciplina
Arguente
Maria Cristina Faria de Souza (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2011 Gestão Escolar e Culturas Docentes: o Público e o Privado em análise.
Arguente
Ana Paula da Rocha Alves Frota (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 Coordenador dos Directores de Turma do Ensino Básico: Que Condições Garantem o Exercício do cargo?
Arguente
Andreia Isabel oliveira Gonçalves de Abreu (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Mais e Melhores Resultados no Ensino Secundário – Estudo de Caso na escola Secundária dos Carvalhos
Arguente
Domingos Manuel Magalhães Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Que Organização Pedagógica para os Cursos Profissionais numa Escola Secundária?
Presidente do júri
António Joaquim Correia Pereira das Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Indisciplina em contexto escolar. Um Estudo de Caso numa Escola do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
Maria José Sarmento Morais (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Desvios de aplicação dos critérios de avaliação aprovados pelos órgãos da Escola na prática docente. Um Estudo de Caso
Presidente do júri
António Jorge Reis de Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 A integração das Minorias Étnicas no Agrupamento de Escolas do Cerco
Arguente
Carla Mónica Ferreira do Rego Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010 Culturas Organizacionais e Liderança nas Escolas
Arguente
Samuel Helena Tumbula (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 Avaliação de Escolas.
Arguente
Clara Manuela de Jesus Domingos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 À volta das crianças a concepção e organização do espaço pedagógico como elemento de desenvolvimento de competências e conhecimento sobre o impresso
Arguente
Célia Fernanda Ferreira da Silva Meira (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2008 Liderança e sua compreensão autobiográfica. Pessoas Líder ou papéis de Líder?”
Arguente
Maria Alexandra de Nóbrega Gomes Nogueira Malça, (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/11/07 - 2019/11/08 IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior Aveiro
2017/05/08 - 2017/05/09 VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar Rede escolar – (re)configurações, tensões e desafios Aveiro
2013/11/01 - 2015/11/03 II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação e a Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Red ESTRADO), tem como tema central Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
2015/10/26 - 2015/10/29 Member of the Scientific Committee of the XII National Congress of Education - EDUCERE, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
2015/10/01 - 2015/10/03 Member of the Scientific Committee of the II International Colloquium of Social Sciences of Education at the University of Minho. universidade do Minho
2014/04/14 - 2014/04/16 IV ICongresso Ibero-Americano de Políticas e Administração Educacional Porto

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/11/01 - 2019/11/12 Indagatio Didactica (1647-3582 ) CIDTFF -UA

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/04 - 2022/10 FCT - Painel de Ciências de Educação - Avaliação Concurso Bolsas de Doutoramento 2022
Avaliador
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/10/01 - Atual Consultor do Projeto CURRÍCULO E ORGANIZAÇÕES ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DE CIDADANIAS: OPÇÕES ESTRATÉGICAS DOS AGRUPAMENTOS DE ESCOLA / Instituto Politécnico do Porto / inED Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - Atual Acompanhamento dos processos de conceção e desenvolvimento de Cartas Educativas e Planeamento estratégico em Loures . Trabalho de equipa do Departamento de Ciências Sociais , Políticas e do Território e Departamento de Educação e Psicologia. Universidade de Aveiro, Portugal

Câmara Municipal de Loures, Portugal
2018/11/01 - Atual Membro do Conselho Editorial da Revista Indagatio Didáctica Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2018/05/23 - 2018/05/23 Convite da Senhora Presidente do Conselho Nacional de Educação, Dra. Maria Emília Brederode Santos,. para participar numa Audição, no âmbito dos projetos de alteração legislativa sobre descentralização para as autarquias locais de competências do setor da educação, bem como a Proposta de Diploma Setorial da Educação e a Proposta de Lei N.º 62/XIII.
2015 - 2018 Expert in the process of monitoring the Lousada School Group. Acompanhamento aos processos de avaliação interna do Agrupamento de Escolas de Lousada. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
2015 - 2016 Expert in the process of monitoring the Valbom School Group. Acompanhamento aos processos de avaliação interna do Agrupamento de Escolas de Valbom /vila Nova de Gaia. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
2015 - 2016 Expert in the process of monitoring the Guimarães School Group. Acompanhamento aos processos de avaliação interna do Agrupamento de Escolas de Guimarães. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/01 - Atual Participação na elaboração do Programa de Política Educativa, Administração e Gestão Escolar do Curso Secundário de Agregação Pedagógica em Ensino da Língua Portuguesa no I Ciclo do Ensino Secundário. República de Angola - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO E GESTÃO DO PESSOAL DOCENTE (Graduado) Angola Ministério do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação, Angola
2021/10/07 - 2022/07/31 Construção e lecionação de um Módulo na Disciplina Educaçao Contemporânea I - Curso de Formação Ensino da Matemática (estudantes de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian Curso de Formação Ensino de Matemática (Estudantes dos PALOP) (Bachelor) Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2018/11/20 Opinião sobre a temática "Como mudou a forma como percecionamos o sucesso escolar?" Artigo no Jornal SAPO24 SAPO 24
2018/07/26 Entrevista ao Jornal Público pela jornalista Clara Viana sobre os conteúdos propostos para as aprendizagens essenciais do ensino secundário ( as do básico ) e sobre o projecto de flexibilidade curricular . Jornal Público

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual GIEPES - Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior "A internacionalização na educação superior da América Latina, Portugal e Espanha " Membro - Núcleo da Universidade de Aveiro
2018 - Atual Membro dos CORPOS SOCIAIS do Fórum Português de Administração Educacional (triénio 2018 – 2021) - http://www.fpae.pt/apresentacao/corpos-sociais/ Vogal Assembleia Geral

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/04/28 - Atual Membro do Conselho Científico Revista de Ciências Humanas Brasil ISSN 1981-9250 Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar Prefixo DOI: 10.31512 https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/about/contact E-mail: rhumanas@uri.edu.br
Membro
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus de Frederico Westphalen, Brasil
2019 - Atual Membro do Conselho Editorial da Revista Indagatio Didactica.
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/07/07 - 2022/07/09 Comissão Científica do I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia | International Congress School, Identity and Democracy. https://ideaforuporto.wixsite.com/escolaidemocracia/comiss%C3%A3o-cient%C3%ADfica
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/07/06 - 2022/07/06 Comissão organizadora do VI FÓRUM CIDTFF
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/11/19 - 2021/11/20 Comissão Científica do X Simpósio de Organização e Gestão escolar Gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios.
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal