???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Lelis Balestrin Espartel

Nomes de citação

  • Espartel, Lelis
  • Espartel, Lelis B.
  • Espartel, Lélis B.
  • Espartel, Lélis Balestrin

Identificadores de autor

Ciência ID
5F1B-9BCA-C7C6
ORCID iD
0000-0003-1062-9817

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2001/03/01 - 2005/05/15
Concluído
Administration (Doctor)
Especialização em Marketing
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"A Longitudinal Study of Customer Loyalty and Its Antecedents" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996/03/01 - 1999/04/18
Concluído
Administration (Master)
Especialização em Marketing
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"Product Attributes and Purchase Motivations in the Journalistic Market of Rio Grande do Sul" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1991/03/01 - 1994/12/15
Concluído
Administration (Graduado)
Especialização em Marketing
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"Situation Analysis of Physical Distribution" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1984/03/01 - 1990/06/30
Concluído
Civil Engineering (Graduado)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
1997/08/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2009/03/01 - 2022/07/31 Professor Visitante (Docente Universitário) Faculdade Meridional, Brasil
2004/04/01 - 2021/09/30 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de Passo Fundo, Brasil
2001/04/01 - 2017/12/15 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de Caxias do Sul, Brasil
2012/07/01 - 2014/12/15 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil
2006/05/02 - 2014/11/14 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Brasil
2001/05/02 - 2011/11/30 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2002/08/01 - 2011/09/30 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade do Extremo Sul Catarinense, Brasil
2009/05/01 - 2009/07/31 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus de Frederico Westphalen, Brasil
2002/07/01 - 2007/07/31 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2000/11/01 - 2002/10/31 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024/12/27 - Atual Impactos do Comportamento Disfuncional do Clientes: Uma Meta-Análise dos Fatores Contextuais
444792/2024-4
Investigador
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2024/08/01 - Atual Understanding the Impact of Technology Adoption on Dysfunctional Consumer Behavior: Exploring the Roles of Anthropomorphism and Power Dynamics
xxx
Investigador responsável
Universidade Europeia, Portugal
Universidade Europeia
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2022/09/01 - Atual Alexa, don't be mad at me. You're a machine!
xxx
Investigador Pós-doutorado
Universidade Nova de Lisboa MagIC, Portugal
Em curso
2017/10/01 - Atual Comportamento disfuncional do cliente: uma análise dos motivos e consequências no ambiente retalhista
xxx
Investigador
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silvestre, Daniela; Ana Sofia Borda de Água Almeida; Espartel, Lelis B.. "Recommendations for crafting digital restaurant menus: An exploratory analysis". Trabalho apresentado em The International Symposium on Digitalization, Finance, Innovation and Entrepreneurship – DFIE, Agadir, 2024.
    Publicado
  2. Espartel, Lelis B.; Rohden, Simoni. "Striking a balance: Information sensitivity in smart retailing and consumer responses". Trabalho apresentado em 15th EMAC Regional Conference, Lisboa, 2024.
  3. Rohden, Simoni; Lopes, Julia; Espartel, Lelis B.. "“I would rather receive a recommendation from a voice assistant than a salesperson!”: Consumer responses to interactions with artificial intelligence". Trabalho apresentado em 15th EMAC Regional Conference, Lisboa, 2024.
  4. Netto, Carla; Rohden, Simoni; Espartel, Lelis B.. "Artificial intelligence in the marketplace: the impact of enjoyment on consumer responses". Trabalho apresentado em 14th EMAC Regional Conference, Atenas, 2023.
  5. Rohden, Simoni; Espartel, Lelis B.. "Consumer reactions to recommendation agents: the effect of maximizing tendencies and risk aversion". Trabalho apresentado em 14th EMAC Regional Conference, Atenas, 2023.
Artigo em revista
  1. Simoni F. Rohden; Dmitry Subbotin; Lélis Balestrin Espartel. "Consumer responses to 3D experiences: the role of enjoyment, surprise, and augmentation quality". Journal of Marketing Analytics (2025): https://doi.org/10.1057/s41270-025-00394-7.
    10.1057/s41270-025-00394-7
  2. Tomazelli, Joana Boesche; Rohden, Simoni F.; Espartel, Lélis Balestrin. "The effect of social proximity, attribution, and guilt on accepting dysfunctional customer behavior". Service Business 18 1 (2024): 133-159. http://dx.doi.org/10.1007/s11628-024-00556-0.
    Publicado • 10.1007/s11628-024-00556-0
  3. Rohden, Simoni F.; Espartel, Lélis Balestrin. "Consumer reactions to technology in retail: choice uncertainty and reduced perceived control in decisions assisted by recommendation agents". Electronic Commerce Research (2024): http://dx.doi.org/10.1007/s10660-024-09808-7.
    Publicado • 10.1007/s10660-024-09808-7
  4. Tressoldi, Cassiano; Espartel, Lélis Balestrin; Rohden, Simoni F.. "Authentic brand positioning or woke washing? LGBTQI+ consumer perceptions of brand activism". Equality, Diversity and Inclusion: An International Journal 43 1 (2023): 55-71. http://dx.doi.org/10.1108/edi-05-2022-0126.
    Publicado • 10.1108/edi-05-2022-0126
  5. Jefferson Dobner Sordi; Joana Tomazelli; Claudio Hofmann Sampaio; Lélis Balestrin Espartel. "Construal level theory e comportamento do consumidor: uma década de estudos e novas possibilidades de pesquisa". ReMark - Revista Brasileira de Marketing (2022): https://doi.org/10.5585/remark.v21i3.16694.
    10.5585/remark.v21i3.16694
  6. Radtke, Manoela Lawall; de Almeida, Stefânia Ordovás; Espartel, Lelis. "What Brought Me Here? Different Consumer Journeys for Practices of Sustainable Disposal through Takeback Programmes". Sustainability 14 9 (2022): 5003. http://dx.doi.org/10.3390/su14095003.
    10.3390/su14095003
  7. DENISE TELLI; LÉLIS BALESTRIN ESPARTEL; CLECIO FALCAO ARAUJO; KENNY BASSO. "DISHONESTY IS CONTAGIOUS: INVESTIGATING THE DOMINO EFFECT OF DYSFUNCTIONAL CUSTOMER BEHAVIORS". Revista de Administração de Empresas 60 1 (2020): 7-19. https://doi.org/10.1590/s0034-759020200103.
    10.1590/s0034-759020200103
  8. Lélis Espartel. "The effect of groups on trust violation and recovery". Revista Brasileira de Marketing 18 3 (2019): 01-25. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v18i3.16364.
    10.5585/remark.v18i3.16364
  9. Paloma Antonio; Lélis Balestrin Espartel; Marcelo Gattermann Perin. "Comportamento disfuncional do consumidor e táticas dos funcionários de serviços". Revista de Administração da UFSM 12 2 (2019): 302-302. https://doi.org/10.5902/1983465924984.
    10.5902/1983465924984
  10. Marafon, Daiane Lapunai; Basso, Kenny; Espartel, Lelis B.; de Barcellos, Márcia Dutra; Rech, Eduardo. Autor correspondente: Marafon, Daiane Lapunai. "Perceived risk and intention to use internet banking". International Journal of Bank Marketing 36 2 (2018): 277-289. http://dx.doi.org/10.1108/ijbm-11-2016-0166.
    10.1108/ijbm-11-2016-0166
  11. Silva, Renata Gonçalves Santos; Broilo, Patricia Liebesny; Espartel, Lelis B.; Basso, Kenny. "Altruistic Punishment: A Consumer Response to Service Failure". Journal of Marketing Theory and Practice 25 4 (2017): 421-435. http://dx.doi.org/10.1080/10696679.2017.1345596.
    Publicado • 10.1080/10696679.2017.1345596
  12. Bertol, Kátia Eloisa; Broilo, Patricia Liebesny; Espartel, Lelis B.; Basso, Kenny. "Young children’s influence on family consumer behavior". Qualitative Market Research: An International Journal 20 4 (2017): 452-468. http://dx.doi.org/10.1108/qmr-07-2016-0057.
    Publicado • 10.1108/qmr-07-2016-0057
  13. Lélis Espartel. "Crowding under the Auditory Perspective". Revista de Administração IMED 7 1 (2017): 93-93. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v7n1p93-113.
    10.18256/2237-7956/raimed.v7n1p93-113
  14. Tomazelli, Joana; Broilo, Patricia Liebesny; Espartel, Lelis B.; Basso, Kenny. "The effects of store environment elements on customer-to-customer interactions involving older shoppers". Journal of Services Marketing 31 4/5 (2017): 339-350. http://dx.doi.org/10.1108/jsm-05-2016-0200.
    Publicado • 10.1108/jsm-05-2016-0200
  15. Broilo, Patricia Liebesny; Espartel, Lelis B.; Basso, Kenny. "Pre-purchase information search: too many sources to choose". Journal of Research in Interactive Marketing 10 3 (2016): 193-211. http://dx.doi.org/10.1108/jrim-07-2015-0048.
    10.1108/jrim-07-2015-0048
  16. Lélis Espartel. "Confusão do Consumidor no Cenário Multimídia e Multicanal: Definição do Construto e Agenda de Pesquisa". Revista Brasileira de Marketing 15 1 (2016): 42-56. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v15i1.2985.
    10.5585/remark.v15i1.2985
  17. Lélis Espartel. "LIMITES ÉTICOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA APROXIMAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p87". Revista Economia & Gestão 15 40 (2015): http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2015v15n40p87.
    10.5752/p.1984-6606.2015v15n40p87
  18. Lélis Espartel. "O IMPACTO DO FINAL DE PREÇO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ONLINE E OFFLINE: UMA COMPARAÇÃO ENTRE DUAS MÍDIAS DISTINTAS". Revista Administração em Diálogo - RAD 17 1 (2015): http://dx.doi.org/10.20946/rad.v17i1.14946.
    10.20946/rad.v17i1.14946
  19. Santini, Fernando de Oliveira; Sampaio, Cláudio Hoffmann; Perin, Marcelo Gattermann; Espartel, Lelis B.; Ladeira, Wagner Junior. "Moderating Effects of Sales Promotion Types". BAR - Brazilian Administration Review 12 2 (2015): 169-189. http://dx.doi.org/10.1590/1807-7692bar2015140057.
    10.1590/1807-7692bar2015140057
  20. Lélis Espartel. "O USO DE TRAÇOS DE PERSONALIDADE PARA A DIFERENCIAÇÃO DE CONSUMIDORES EM NÍVEIS DE LEALDADE DISTINTOS". Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 13 1 (2015): 7-33. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v13i1.401.
    10.19094/contextus.v13i1.401
  21. Lélis Espartel. "Hum, Sinto Cheiro de Consumo: Relacionando o Fator Sensorial “Cheiro” com a Intenção de Compra de Calçados Melissa". Revista Organizações em Contexto 10 19 (2014): 155-179. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v10n19p155-179.
    10.15603/1982-8756/roc.v10n19p155-179
  22. Lélis Espartel. "Revisão dos Estudos sobre Promoção de Vendas de 1996 a 2010". Revista da Faculdade de Administração e Economia 5 1 (2013): 29-59. http://dx.doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v5n1p29-59.
    10.15603/2176-9583/refae.v5n1p29-59
  23. Lélis Espartel. "Efeitos do Aroma e da Influência Interpessoal na Confiança do Cliente". Revista Brasileira de Marketing 12 1 (2013): 1-25. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v12i1.2481.
    10.5585/remark.v12i1.2481
  24. Vieira, Valter Afonso; Kato, Heitor Takashi; Brito, Eliane Pereira Zamith; Espartel, Lelis B.. "Congresso latino-americano de varejo: retrospectiva de cinco anos". Revista de Administração de Empresas 52 6 (2012): 590-594. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902012000600002.
    10.1590/s0034-75902012000600002
  25. Lélis Espartel. "Co-Autoria em Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade no Brasil: Uma Década em Análise". Revista de Administração IMED 1 1 (2011): 1-28. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v1n1p1-28.
    10.18256/2237-7956/raimed.v1n1p1-28
  26. Brito, Eliane Pereira Zamith; Vieira, Valter Afonso; Espartel, Lelis B.. "A pesquisa na área do varejo: reflexões e provocações". Revista de Administração de Empresas 51 6 (2011): 522-527. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902011000600002.
    10.1590/s0034-75902011000600002
  27. Brito, E.P.Z.; Vieira, V.A.; Espartel, L.B.. "Research in the area of retailing: Reflections and provocations,A pesquisa na área do varejo: Reflexões e provocações". RAE Revista de Administracao de Empresas 51 6 (2011): 522-527. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84865765295&partnerID=MN8TOARS.
  28. Lélis Espartel. "O IMPACTO DA PROMOÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE PRÊMIOS NA INCIDÊNCIA DE COMPRAS POR IMPULSO E NAS INTENÇÕES DE RECOMPRA DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO EXPERIMENTAL". Revista de Negócios 15 1 (2010): 91-91. http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n2p91-108.
    10.7867/1980-4431.2010v15n2p91-108
  29. Lélis Espartel. "Personalidade e lealdade: proposições de pesquisa com o modelo metateórico de motivação e personalidade DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102". Revista Economia & Gestão 9 19 (2009): http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2009v9n19p102.
    10.5752/p.1984-6606.2009v9n19p102
  30. Lélis Balestrin Espartel; Hugo Fridolino Müller Neto; Ana Emília Mallmann Pompiani. ""Amar é ser fiel a quem nos trai": a relação do torcedor com seu time de futebol". Organizações & Sociedade 16 48 (2009): 59-80. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302009000100003.
    10.1590/s1984-92302009000100003
  31. Lélis Espartel. "O IMPACTO DO ENVOLVIMENTO NAS RELAÇÕES ENTRE CONFIANÇA, VALOR PERCEBIDO E LEALDADE: UM ESTUDO EM UMA IES PRIVADA". Revista de Negócios 13 2 (2008): 11-11. http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p11-25.
    10.7867/1980-4431.2008v13n2p11-25
Capítulo de livro
  1. Dmitry Subbotin; Simoni F. Rohden; Lélis Balestrin Espartel. "The Impact of 3D Digital Content on Consumer Satisfaction with Brand Experiences". 2024.
    10.1007/978-3-031-62135-2_2
  2. Manoela Lawall Radtke; Stefânia Ordovás Almeida; Lélis Balestrin Espartel. "How an Environmental Attitude That Generates an Engagement Strategy: The Case of Dobra". 2022.
    10.1007/978-981-19-4457-4_18
  3. de Barcellos, Marcia Dutra; Basso, Kenny; Espartel, Lelis B.. "Food Retailing in Brazil: A General View". In European Retail Research, 119-139. Springer Fachmedien Wiesbaden, 2015.
    10.1007/978-3-658-09603-8_6
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10 Striking a balance: Information sensitivity in smart retailing and consumer responses 15th EMAC Regional Conference
The European Marketing Academy (Lisboa, Portugal)
2024/10 “I would rather receive a recommendation from a voice assistant than a salesperson!”: Consumer responses to interactions with artificial intelligence 15th EMAC Regional Conference
The European Marketing Academy (Lisboa, Portugal)
2024/06 The impact of 3D digital content on consumer satisfaction with brand experiences 5th Digital Marketing & eCommerce Conference
(Barcelona, Espanha)
2023/09 Artificial intelligence in the marketplace: the impact of enjoyment on consumer responses 14th EMAC Regional Conference
The European Marketing Academy (Atenas, Grécia)
2023/09 Consumer reactions to recommendation agents: the effect of maximizing tendencies and risk aversion 14th EMAC Regional Conference
The European Marketing Academy (Atenas, Grécia)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/12 Discriminação no ambiente de serviço: O efeito da ameaça à identidade social no comportamento do cliente após uma falha
Arguente
Thiago dos Santos Glasenapp (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2024/10/10 Configurações integradas de devolução para consumidores online no contexto omnichannel
Arguente
Mateus Bretas Lund (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2024/07/05 Exploring new frontiers for online olfactory marketing
Arguente
Jeanne Botelho Maciel (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
2024 Implicações organizacionais da transformação digital: Acentuação dos fatores impulsionadores e mitigação dos fatores restritivos no desenvolvimento da proposta de valor e modelo de negócios
Arguente
Alexsander Canaparro da Silva (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2024 A solidão e o comportamento do consumidor: uma análise sobre bens materiais e experienciais
Arguente
Julienne Fatima Gaffree de Oliveira Baptista (Mestrado)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2024 AI-powered personalized pricing strategies: An analysis of their influence on consumer purchase intentions
Arguente principal
Diogo José Abreu da Silva (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2024 The impact of perceived credibility and usefulness of recommendations on consumer behavior: A comparison between AI and salespeople
Arguente principal
Júlia Caroline Lopes (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2024 Green Marketing as a guarantee of competitive advantages in the automotive sector: B2B perspective
Arguente principal
Pedro Afonso Pinto da Conceição (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2024 Effects of e-commerce in areas with fewer resources and population in Spain: Measures to stop depopulation in the emptied Spain
Arguente principal
Paula Mercadillo Pérez (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2024 Desempenho comercial numa cadeia nacional: Relatório de estágio no Grupo HF Hotels
Arguente
Rebeca Tomás Carreiro Gomes (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2023/06/27 Consumer search and purchase: gravitational spatial sales model using search engine query data
Arguente
Graziele Camargo Kemmerich (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2022/03/23 Mapeamento da jornada do consumidor: Proposição de método de visualização para jornadas imbricadas e de longo prazo
Arguente
Maria Amália Dutra Machado (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2021/03/29 Understanding the determinants of disposition to accept help at the bottom of the socioeconomic status ladder
Arguente
Maura Ferreira (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2020/03/30 Crowding auditivo: o impacto dos estímulos sonoros sobre a relação entre densidade humana e percepção de crowding
Orientador
Fernanda Trindade Deyl (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2020/03/30 The dynamics between innovation and internationalization for SMEs: six case studies’ analysis of their strategic decision-making process
Orientador
Paloma Antonio (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2020/03/27 Impacto da distância social na aceitabilidade do comportamento disfuncional do consumidor
Orientador
Joana Boesche Tomazelli (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2020/03/23 Abstrato ou concreto? As representações mentais da economia compartilhada
Arguente
Jefferson Dobner Sordi (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2019/10/31 Prontidão para tecnologia, inteligência de produto e customização em massa como preditores do valor de uso no contexto de smart products
Arguente
Ivandro Cecconello (Doutoramento)
Universidade de Caxias do Sul, Brasil
2018/05/25 A resposta do consumidor à incongruência em anúncios publicitários e a influência da multiconectividade
Orientador
Renata Gonçalves Santos Silva (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2018/03/19 Diagnosticidade da marca da loja e da marca do terceiro frente à confusão do consumidor associada ao cenário multimídia e multicanal
Orientador
Patricia Liebesny Broilo (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2018/01/11 How (un)concious processing of hedonic and utilitarian attributes affect choice and rejection strategy
Arguente
Clecio Falcão Araujo (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2018 The effect of emotions on the relationship between the goal pursuit mode of processing and choice patterns
Arguente
Márcia Horowitz Vieira (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2017/03/31 Adoção e uso de comunicações mediadas por computadores: uma análise sob a ótica integrativa das teorias do comportamento planejado e teoria de usos e gratificações
Orientador
João Paulo Capelli Martins (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2017 Organizational service orientation: an examination of business strategy and culture and climate aspects in Brazilian retail sector
Arguente
Sandro Deretti Lemes (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
2016/01/14 Consumo não saudável: uma análise dos antecedentes da intenção de usar emagrecedores por mulheres
Arguente
Rafael Mendes Lübeck (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2013/03/26 Uma análise da influência da promoção de vendas de desconto na intenção de compra do consumidor e os efeitos moderadores da atratividade
Arguente
Fernando de Oliveira Santini (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2013 O efeito placebo do país de origem sobre o desempenho de produtos
Arguente
Fernanda Lazzari (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2012 Violação e recuperação da confiança do cliente após o duplo desvio
Arguente
Kenny Basso (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Distinções

Prémio

2019 Article with the greatest practical contribution to retail at the 12th Latin American Retail and Consumption Conference
Fundação Getúlio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Brasil

Outra distinção

2021 Honored professor of the graduating class of 2021/1 in the Administration - Marketing Formation Line course (Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul - PUCRS)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2018 Honorable mention for the best article derived from a doctoral thesis at the VIII ANPAD Marketing Meeting
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Brasil
2018 Honorable mention for the best article at the VIII ANPAD Marketing Meeting
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Brasil
2016 Honored professor of the graduating class of 2016/1 in the Administration course (Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul - PUCRS)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2013 Honored professor of the graduating class of 2013/2 in the Administration - Marketing Formation Line course (Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul - PUCRS)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2012 Patron of the graduating class of 2012/1 in the Administration - Marketing Formation Line course (Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul - PUCRS)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2011 Patron of the graduating class of 2011/2 in the Administration - Marketing Formation Line course (Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul - PUCRS)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2010 Honored professor of the graduating class of 2010/2 in the Administration - Marketing Formation Line course (Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul - PUCRS)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2005 Honored professor of the graduating class of 2005/1 in the Administration course (Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul - PUCRS)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2005 Honored professor of the graduating class of 2005/2 in the Administration course (Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul - PUCRS)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2001 Honored professor of the graduating class of 2001/2 in the Administration course (Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul - PUCRS)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil