Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro Pinto Neves
Nomes de citação
- Neves, Pedro Pinto
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5C11-E559-A425
- ORCID iD
- 0000-0003-2887-0860
Endereços de correio eletrónico
- p5444@ulusofona.pt (Profissional)
Moradas
- Avenida do Campo Grande, 376, 1749-024, Lisbon, Lisbon, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | 
| Português (Idioma materno) | |||||
| Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2017 Concluído | Ciências da Comunicação (Doutoramento) Especialização em Sem especialidade Universidade do Minho, Portugal "An exploration of agency in videogames" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Bom com distinção | 
| 2006 - 2007 Concluído | Master in Arts in Digital Game Design (Mestrado) University College for the Creative Arts, Reino Unido "Hauptmann Game Prototype" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Pass | 
| 2002 - 2006 Concluído | Jornalismo e Ciências da Comunicação, ramo de Multimédia (Licenciatura) Universidade do Porto, Portugal | 15 | 
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2018/02/02 - Atual | Investigador (Investigação) | HEI-Lab Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal | 
| Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
| 2010/02 - 2011/01 | Investigador (Investigação) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | 
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2018/09 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2017/09/11 - 2018/03/10 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal | 
| 2017/09/11 - 2018/03/10 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2023/01 - 2025/12 | Games Inclusion Lab: Participatory Media Creation Processes for Accessibility 2022.07939.PTDC HEI-Lab Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal | Fundação para a Ciência e Tecnologia Em curso | 
| 2022/01/01 - 2023/06/30 | PlayersAll: media agency and empowerment EXPL/COM-OUT/0882/2021 Investigador responsável
                                     HEI-Lab Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso | 
| 2020/10/19 - 2023/04/18 | Training the Educators to Facilitate the Teaching and Assessment of Abstract Syllabus by the Use of Serious Games (TEGA) Investigador
                                    
                                  | Erasmus Plus Concluído | 
| 2021 - 2023/02 | Youth for Youth (YFY) 2020-2-HU01-KA205- 079126 Investigador
                                     Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
                                       Portugal
                                     | European Commission Em curso | 
| 2020 - 2022/09 | ID GAMES - Co-Create assistive games for people with Intellectual Disability to enhance their inclusion Investigador
                                     HEI-Lab Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal | Em curso | 
| 2012 - 2017 | An exploration of agency in videogames SFRH/BD/76365/2011 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | 
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2020/01/01 - 2024/12/31 | Digital Human-Environment and Interactions Labs UIDP/05380/2020 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2009/11 - 2011/03 | Projecto PLAYER financiado pela União Europeia 226. ENTR/CIP/09/E/N02S001 Investigador
                                     Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior, Portugal European Business Innovation Network, Bélgica Innova Business Innovation Centre, Itália Univerza v Mariboru, Eslovénia University of Novi Sad, Portugal Escuela de Alta Direciòn y Administraciòn de Barcelona, Espanha University of East London, Reino Unido | European Commission Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Edição de livro | 
 | 
| Edição de número de revista | 
 | 
| Recurso online | 
 | 
| Relatório | 
 | 
| Resumo em conferência | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2021/10/28 | Laboratório GLOW: Inclusão e Intervenção Social nos Jogos | II Congresso Internacional Humanismo e Direitos Humanos Interdisciplinary Research Centre for Education and Development, Lusófona University (Lisbon, Portugal) | 
| 2019/06/26 | Uncovering Literacy Practices in the game Total War: Shogun 2 with a Contract-agency Model | MILT Conference – Media Literacy for Living Together Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal) | 
| 2012 | Onde deve entrar a usabilidade na análise de videojogos | 5ª Conferências de Artes e Ciências dos Videojogos Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (Lisboa, Portugal) | 
| 2011 | Videogame Design Pattern Writing in a Sliding Configuration | 4ª Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (Porto, Portugal) | 
| 2010 | Expressive Productivity in Videogames: Benefits from Applied Research in Normative Studies | Videojogos 2010 - 3ª Conferência Anual em Ciência e Arte dos Videojogos Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (Lisboa, Portugal) | 
| 2010 | For a Normative-Expressive Baseline Model in Videogame Design | SBGames 2010 - IX Simpósio Brasileiro de Jogos Digitais e Entertenimento Sociedade Brasileira de Computação (Florianópolis, SC, Brasil) | 
| 2009 | Proposal for a Holistic Method of Game Studies Critical Discourse: The Critical Etiology of Videogames | Videojogos 2009 - Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (Aveiro, Portugal) | 
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021/09/01 - 2021/09/30 | Summer School HEI-Lab. FCT - Verão com Ciência, Apoio Especial (Initiative for initial training of Young Researchers). 4 Scholarships.
                                 Coordinator: Micaela Fonseca (2021/09/01) (2021/09/01 - 2021/09/30) Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora) | HEI-Lab Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2020/08/08 - 2020/10/31 | Summer School /Escola de Verão: Cognição e Videojogos para a Pandemia 2020 - CVP'20, initiative for fostering young researchers,
                                 15 Scholarships (https://www.fct.pt/apoios/veraocomciencia/index.phtml.pt), HEI-Lab (Digital Human-Environment Interaction
                                 Lab),  (2020/08/08 - 2020/10/31) Oficina (workshop) (Coorganizador) | HEI-Lab Digital Human-Environment Interaction Lab, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2021/07 - Atual | International Journal of Games and Social Impact | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2023/09/18 - Atual | Game Design III | Videojogos (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2022/10/03 - Atual | Experimental Game Design | Game Design e Média Jogáveis (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2022/02/14 - Atual | Critical Game Design | Game Design e Média Jogáveis (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2021/10/04 - Atual | Game Design & Prototyping | Game Design and Playable Media (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2019/02/18 - Atual | Game Design I | Videojogos (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2018/09/24 - Atual | Game Design II | Videojogos (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2018/09/24 - 2022 | Argumento e Narrativas Interativas (Storytelling and Interactive Narrativas) | Videojogos (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
Distinções
            Outra distinção
| 2006 | Zon TV Cabo Award for Best Student in the Multimedia Specialization Zon TV Cabo, Portugal | 
