???global.info.a_carregar???
António de Sousa Dias (Lisbon, PT, 1959) is a composer, multimedia artist, performer and researcher. He holds a doctorate in Aesthetics, Sciences and Technologies of the Arts, graduated with a degree in Composition and divides his activity between creation, research and teaching. His work covers a variety of genres, including instrumental, electroacoustic and mixed genres, as well as music for cinema and audiovisuals, including fiction, documentary and animation. He has also worked in performance, musical theatre and cross-disciplinary forms. He was a member of the ColecViva group and has collaborated with Grupo Música Nova since 1992. In his career, multimedia, installation and visual creation also play an important role. In his work, one can also find a concern for the preservation of musical heritage, reflected in the recovery of musical works by composers such as Jorge Peixinho, Constança Capdeville or Jean-Claude Risset, with a view to making them available for performance/interpretation. He is currently Associate Professor at the Department of Multimedia Art of the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon and a member of the Research Group in Multimedia Art of the Research and Study Centre in Fine Arts (CIEBA-GIAM).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Sousa-Dias

Nomes de citação

  • Sousa Dias, António
  • Sousa Dias, A.
  • Macedo, António de Sousa Dias

Identificadores de autor

Ciência ID
551C-4D08-F3C0
ORCID iD
0000-0001-5096-7795
Google Scholar ID
a5yz5QUAAAAJ
Researcher Id
A-5594-2018
Scopus Author Id
56534017900

Endereços de correio eletrónico

  • a.sousadias@belasartes.ulisboa.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 213252100 (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Belas Artes - Universidade de Lisboa. Lg. da Academia Nacional de Belas Artes, 1249-058 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022/07/01
Concluído
Belas-Artes (Título de Agregado)
Especialização em Arte Multimédia
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Relatório da Unidade Curricular: Práticas do Som / Lição: À escuta do sonoro: Uma introdução a diferentes abordagens ao som." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade do júri
2022/02 - 2022/03
Concluído
Acção de Formação sobre Privacidade dos Dados Pessoais (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal

Qualiwork - Serviços de Gestão e Formação Em Qualidade Lda, Portugal
2021/03/11 - 2021/03/11
Concluído
Moodle de Nível Intermédio (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
2021/02/18 - 2021/02/18
Concluído
Criação de Testes no Moodle (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
2021/02/12 - 2021/02/12
Concluído
Mentimeter (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
2021/02/02 - 2021/02/02
Concluído
Active learning (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
2020/04/10 - 2020/04/10
Concluído
Workshop - Faust For the Confined (Postgraduate Certificate)
Grame CNCM, França
2006 - 2011
Concluído
Artes digitais - Criação Musical (Pós-doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008 - 2008
Concluído
Living Art (Curso médio)
LeCube, França
2007/03 - 2007/03
Concluído
Jamoma Workshop (Postgraduate Certificate)
GMEA - Centre National de Création Musicale d'Albi - Tarn, França
1999 - 2005
Concluído
Esthétique, sciences et technologies des arts - option Musique (Doutoramento)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
"L'Objet Sonore: Situation, Évaluation et Potentialités: Un paradigme pour la création d’outils de composition musicale" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très honorable avec félicitati
2005
Concluído
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"L´objet Sonore: Situation, Évaluation et Potentialités. un Paradigme pour la Création D´outils de Composition Musicale" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très honorable avec félicitations du Júri
1998 - 1999
Concluído
Esthétiques, Technologies et Création Artistiques (DEA)
Université Paris 8, França
"L'Objet Sonore: Situation, Évaluation et Potentialités" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très bien
1999
Concluído
Sciences et Technologies des Arts (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"L´Objet sonore: situation, evaluation et potentialites" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998/01 - 1998/01
Concluído
Max (Postgraduate Certificate)
IRCAM, França
1997/11 - 1997/11
Concluído
AudioSculpt: les bases (Postgraduate Certificate)
IRCAM, França

GMEA - Centre National de Création Musicale d'Albi - Tarn, França
1990/12 - 1990/12
Concluído
Synthèse Sonore (Postgraduate Certificate)
IRCAM, França
1990/05 - 1990/05
Concluído
Analyse Musical Assistée par Ordinateur (Postgraduate Certificate)
IRCAM, França

Les Ateliers de l'Upic, França
1990/04 - 1990/05
Concluído
3ème Atelier International Autour de l'UPIC (Postgraduate Certificate)
Les Ateliers de l'Upic, França
1990/01 - 1990/04
Concluído
M.E.A.O. - Musique Electroacoustique Assistée par Ordinateur (Postgraduate Certificate)
Association pour le Développement de l’Animation Culturelle, França
1985 - 1986
Concluído
Programação de Computadores (Curso médio)
Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Portugal
1986
Concluído
Curso Superior de Composição (Outros)
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
"--" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom (19/20)
1984/09 - 1985/07
Frequentou
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1981 - 1981
Concluído
1º. Curso de Direcção Coral (Outros)
Associação dos Coros Amadores da Área de Lisboa, Portugal
1979 - 1980
Concluído
Curso de Jazz (Outros)
Escola de Jazz do Hot Club, Portugal
1977/10 - 1979/07
Frequentou
Engenharia Electrónica e Telecomunicações (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2012/01 - 2016 Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2006/02/01 - 2011/12/31 Pós-doutorado (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/05 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2014/09 - 2016/02 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2015 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal
2015/06/01 - 2015/12/28 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012/01 - 2015/05 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal
2014/10/01 - 2015/02/28 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2015 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2015 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2009/11/01 - 2011/12/31 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal
1993/09/01 - 2001/12/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
1990/09/23 - 1991/04/30 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
1987/09/23 - 1990/09/22 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/05/22 - Atual Presidente Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020/02 - 2024/01 Coordenador de 3º ciclo de Arte Multimédia Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019/01 - 2023/03 Presidente do Conselho de Escola Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2022 Coordenador de Grupo de Investigação Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2016/11/01 - 2020/01 Coordenador de 2º ciclo de Arte Multimédia Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal
2015 - 2016 Diretor ou presidente da unidade orgânica Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2016 Diretor ou presidente da unidade orgânica Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal
2015/08/01 - 2015/12/28 Director de Unidade Orgânica Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2015/12 Diretor ou presidente da unidade orgânica Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2009/10 - 2015/12 Coordenador de Curso Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal
1995/10/01 - 2001/10/31 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/04/01 - Atual Perito em Comissões de Avaliação Externa na área científica de Produção dos Media e Multimédia Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior., Portugal
2014/01/01 - 2016/12/31 Membro da Comissão de Avaliação de Relatórios Finais da área EAT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2015/01/01 - 2016 Perito Externo no âmbito da apreciação das Reclamações submetidas no Concurso de Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2014 Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2002/01/01 - 2005/11/30 Investigação (bolseiro) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
1990/09/01 - 1993/08/31 Professor Escola Profissional de Música de Almada, Portugal
1985/09/01 - 1987/09/22 Professor Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
1976 - 1977 Assistente de Som Cinequanone-Produção de Filmes e Audiovisuais Crl, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/01 - 2019/12 CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE ESTUDOS EM BELAS-ARTES
154788UID
UID/EAT/04042/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/03/19 - 2019/09/28 The Sound of Lisbon
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Hochschule Mainz, Alemanha
Deutscher Akademischer Austauschdienst
Concluído
2019/05 - 2019/09 Dialogue with South Europe 2020
DAAD
Outra
Hochschule Mainz, Alemanha

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Deutscher Akademischer Austauschdienst
Concluído
2019/01 - 2019/03 Erasmus + Dual Workshop
Erasmus + Dual Workshop
Orientador
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

École supérieure des arts et industries graphiques (École Estienne), França
Erasmus Plus
Concluído
2007/11 - 2011/02 Research Project in Interfaces and Instruments: Applications in Sonic Art Stichting Weten
2006/01/01 - 2011 InstallaSon - KITTy: Vers le développement d'outils d'assistance à la conception et construction d'espaces musicaux navigables
SFRH/BPD/23364/2005
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/07 - 2007/12 Research Project in Interfaces and Instruments: Applications in Sonic Art Stichting Weten
2001/01/01 - 2005/11/30 L'Objet sonore: Situation, évaluation et potentialities – Un paradigme pour la création d'outils de composition musicale
SFRH/BD/5429/2001
Bolseiro de Doutoramento
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/10/01 - 2024/10/15 Outcasts: Theories and Practices Conference
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Center for Science and Technology of the Arts
UID/EAT/00622/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 622 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0622/2011
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/07/01 - 2007/12/31 Projecto de Investigação em Interfaces e Instrumentos de Expressão/Criação Musical
POCI/EAT/55896/2004
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/10/01 - Atual Realidades
Em curso
2007/11 - 2010/11 Projecto de Investigação em Interfaces e Instrumentos de Expressão/Criação Musical (PRICES)
PTDC/EAT/73817/2006
Investigador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sousa Dias, António; Svidzinski João; Bonardi, Alain; Fauchère, Hélène. "Retour d’expérience en recherche-création autour de la nouvelle version interactive temps réel de la pièce mixte Inharmonique (1977) de Jean-Claude Risset". Trabalho apresentado em Rencontres nationales sur les recherches en musique, Collegium Musicæ de l'Alliance Sorbonne Université, 2020.
    Publicado
  2. Sousa Dias, António. "Installation: Monthey'04 (version2012)". Trabalho apresentado em Congrès mondial d'écologie sonore 2, 2016.
    Publicado
  3. Dias, António. "Vertiges de l'image: a personal account on an audiovisual improvisation project". 2015.
    Publicado
  4. Sousa Dias, António. "Vertiges de l'Espace : un instrument pour la performance électroacoustique improvisée". Trabalho apresentado em Journées d'Informatique Musicale, Rennes, 2010.
    Publicado
  5. Sousa Dias, António; Couprie, Pierre. "Vertiges de l'espace : analyse d'une performance électroacoustique improvisée". Trabalho apresentado em Comment analyser l’improvisation - Colloque international, Paris, 2010.
    Publicado
  6. Sousa Dias, António. "Installason : Un editeur et gestionnaire d'espaces musicaux navigables". Trabalho apresentado em Journées d'Informatique Musicale 2008, Albi, 2008.
    Publicado
  7. Sousa Dias, António. "Navigating through musical spaces with InstallaSon: a progress report". Trabalho apresentado em ARTECH08 - 4th International Conference on Digital Arts, Porto, 2008.
    Publicado
  8. Sousa Dias, António. "Deux contributions à la pédagogie de la musique électroacoustique et l'informatique musicale". Trabalho apresentado em Journées d'Informatique Musicale 2007, Lyon, 2007.
    Publicado
  9. António De Sousa Dias. "Articulation musique - image". 2005.
  10. Paulo Ferreira Lopes; António De Sousa Dias. "Musique et interaction". 2005.
  11. Sousa Dias, António; Ferreira-Lopes, Paulo; De Sousa Dias, A.; Lopes, P.F.. "KITTy: A package for external patches communication management in Max/MSP – a progress report". Trabalho apresentado em International Computer Music Conference, Barcelona, 2005.
    Publicado
  12. Sousa Dias, António. "Articulation musique - image : Les cas de Réflexion faite... et Natureza Morta/Visages d'une dictature". Trabalho apresentado em Journées d'Informatique Musicale, Paris, 2005.
    Publicado
  13. Ferreira-Lopes, Paulo; Coimbra, Daniela; Sousa Dias, António. "Music and Interaction: Consequences, Mutations and Metaphors of the Digital Music Instrument.". Trabalho apresentado em Artech 2005, Vila Nova de Cerveira, 2005.
    Publicado
  14. Sousa Dias, António. "Transcription de fichiers MusicV vers Csound au travers de OpenMusic". Trabalho apresentado em Journées d’Informatique Musicale, Montbéliard, 2003.
    Publicado
  15. Risset, Jean-Claude; Arfib, Daniel; Sousa Dias, António; Lorrain, Denis; Pottier, Laurent. "De Inharmonique à Resonant Sound Spaces : temps réel et mise en espace". Trabalho apresentado em Journées d’Informatique Musicale, Marseille, 2002.
    Publicado
  16. Sousa Dias, António. "La Recherche Musicale en Portugal". Trabalho apresentado em Colloque International "La Recherche Musicale en Europe", Gif-sur-Yvette, 1992.
    Publicado
  17. Falcão, Rui; Sousa Dias, António. "Relatório Intelmúsica". Trabalho apresentado em As Novas Tecnologias e o Ensino da Música, Braga, 1988.
    Publicado
  18. Sousa Dias, António; Brandão, Paulo. "Comunicação I". Trabalho apresentado em As Novas Tecnologias e o Ensino da Música, Braga, 1988.
    Publicado
Artigo em revista
  1. António de Sousa Dias. "‘Ce désert est faux’: Thoughts on Restaging Constança Capdeville’s Scenic Works". Contemporary Music Review (2023): https://doi.org/10.1080/07494467.2023.2251312.
    10.1080/07494467.2023.2251312
  2. Bonardi, Alain; Svidzinski, Joao; Sousa Dias, António. "Création et développement de la version interactive et temps réel d’Inharmonique (1977) de Jean-Claude Risset". Revue Francophone Informatique et Musique 1 1 (2023): http://dx.doi.org/10.56698/rfim.664.
    Acesso aberto • Publicado • 10.56698/rfim.664
  3. Sousa Dias, António. "Ensino de Música Electroacústica em Portugal: O caso da ESML, de 1986 a 2001". Revista Portuguesa de Musicologia (2023): https://doi.org/10.57885/0007.rpmns.8/2.2021.
    Acesso aberto • Publicado • 10.57885/0007.rpmns.8/2.2021
  4. Sousa Dias, António; Bonardi, Alain; Svidzinski, Joao. "Analyse créative en recherche-création : trois exemples d’appropriation à partir du recodage d’Inharmonique de Jean-Claude Risset". Revue Francophone Informatique et Musique 1 1 (2022): http://dx.doi.org/10.56698/rfim.668.
    Acesso aberto • 10.56698/rfim.668
  5. De Sousa Dias, Susana; De Sousa Dias, António; Mutchinick, Melissa. "Documental expandido. El caso de Natureza morta/Stilleben". Arkadin 9 (2020): e015. http://dx.doi.org/10.24215/2525085xe015.
    10.24215/2525085xe015
  6. Sousa Dias, António. "Algumas considerações em torno da obra de Constança Capdeville". Revista Glosas 6 6 (2012): 34-37.
    Publicado
  7. Antonio Sousa Dias. "Musique électronique « live » et « recasting » : Trois cas d'étude". Revue Francophone d'Informatique et Musique (2011): https://hal.science/hal-02299050.
  8. Sousa Dias, António; Dias, António. "Musique électronique « live » et « recasting » : Trois cas d'étude". Revue Francophone d'Informatique et Musique [En ligne] 1 (2011): http://revues.mshparisnord.org/rfim/index.php?id=137.
    Publicado
  9. Sousa Dias, António. "Case studies in live electronic music preservation : Recasting Jorge Peixinho's Harmónicos (1967-1986) and Sax-Blue (1984-1992)". Journal of Science and Technology of the Arts 1 1 (2009): http://dx.doi.org/10.7559/citarj.v1i1.11.
    10.7559/citarj.v1i1.11
  10. Sousa Dias, Susana; Sousa Dias, António. "Natureza Morta - Visages d'une dictature: processus de réalisation et de composition musicale". Musimediane, revue audiovisuelle et multimédia d'analyse musicale 4 (2009): https://www.musimediane.com.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Sousa Dias, António. "Entrevista com o compositor Cândido Lima (2ª parte)", Arte Musical, Revista da JMP, nº6/7, Jan/Abr 1997 (IV série, vol.II), 1997
  2. Sousa Dias, António. "Entrevista com o compositor Cândido Lima (1ª parte)", Arte Musical, Revista da JMP, nº5, out 1996 (IV série, vol.I), 1996
Capítulo de livro
  1. Sousa Dias, António. Autor correspondente: Sousa Dias, António. "Som, música e cinema: uma perspectiva pessoal sobre articulações entre som e imagem". In A experiência sonora: da linearidade à circularidade, editado por RIBEIRO, LUÍS CLÁUDIO, 15-42. Lisboa, Portugal: Documenta, 2023.
    Publicado
  2. Svidzinski João; Alain Bonardi; Antonio de Sousa Dias; Fauchère Hélène. "Retour d’expérience en recherche-création autour de la nouvelle version interactive temps réel de la pièce mixte Inharmonique (1977) de Jean-Claude Risset". 2023.
    10.25836/rnrm.2020.50
  3. Sousa Dias, António. "Som e Multimédia". In Multimédia, Novos Média e Média Digitais, editado por Nelson Zagalo (D419-A8C0-87C8), 89-109. Aveiro, Portugal: UA Editora / Universidade de Aveiro, 2021.
    Publicado
  4. Sousa Dias, António. "ColecViva: "teatro-música" como performance". In Práticas de Arquivo em Artes Performativas, editado por Cláudia Madeira (DB16-ABBD-9BFD); Fernando Matos de Oliveira (281A-64B6-4E4A); Hélia Marçal, 303-321. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020.
    Publicado
  5. Sousa Dias, António. "Cinema and Sound Design: Domingo à Tarde (1966) [Sunday Afternoon] from António de Macedo". In SYNCHRESIS – Audio Vision Tales, editado por Soveral, Isabel; Pombo, Fátima, 22-34. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2019.
    Publicado
  6. Sousa Dias, Susana; Sousa Dias, António. "Documentário expandido: o caso de Natureza Morta | Stilleben". In Pós-Fotografia, pós-Cinema e o devir das imagens nas Artes Contemporâneas. São Paulo, Brasil: Edições Sesc SP, 2019.
    Publicado
  7. Sousa Dias, Susana; Sousa Dias, António. "Documentário Expandido: o caso de "Natureza Morta"". In Pós-Fotografia, pós-Cinema e o devir das imagens nas Artes Contemporâneas, editado por Philippe Dubois; Beatriz Furtado. Brasil: Sesc, 2019.
    Publicado
  8. Dias, António; Couprie, Pierre. "Vertiges de l'espace: analyse d'une performance électroacoustique improvisée". In Penser l'improvisation, editado por Ayari, Mondher, 273-287. Paris, França: Delatour, 2015.
    Publicado
  9. Pierre Couprie; António De Sousa Dias. "Vertiges de l’espace : analyse d’une performance électroacoustique improvisée". 2015.
  10. Sousa Dias, António. "Description du sonore et environnements logiciels : un survol". In Révue Sonorités, 6 – Écologie sonore, Technologies, Musiques, 125-139. Paris, França: Champ social Éditions, 2011.
    Publicado
  11. Sousa Dias, António. "Two examples of free transposition of audio processing techniques to the note domain in “Dói-me o luar” and Ressonâncias – Memórias". In The OM Composer´s Book, 165-177. Paris, França: IRCAM / Delatour, 2008.
    Publicado
  12. Sousa Dias, António. "La «partition sonore» : Un outil envisagé par Varèse". In Edgar Varèse - Du son organisé aux arts audio, 133-146. Paris, França: L'Harmattan, 2008.
    Publicado
  13. Sousa Dias, António. "Exemplos de utilização de alguns princípios formais para operar sobre material musical heterogéneo". In Actas do Encontro "Música e Matemática", 37-55. Porto, Portugal: Centro de Matemática da Universidade do Porto / Casa da Música / FCT, 2007.
    Publicado
  14. Sousa Dias, António. "Points d'écoute, points de vue - Chronique de la chose entendue". In Révue Sonorités, 2 – L´écoute et après.., 49-69. Paris, França: Champ Social Éditions, 2007.
    Publicado
  15. Sousa Dias, António. "Autómatos da Areia (1978 1984): Uma Abordagem Geral". In Cândido Lima, 55-77. Porto, Portugal: Edições Atelier de Composição, 2002.
    Publicado
Livro
  1. Luísa Correia Castilho; Rocha, Luzia Aurora. Perspectives on Music, Sound and Musicology II. 2025.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-67503-4
  2. Horta, Maria Teresa; Sousa Dias, António. La Dame à la licorne. França. 2017.
Prefácio / Posfácio
  1. Sousa Dias, António; Sousa Dias, Susana. "Prefácio". Prefácio para O Terceiro chega em Maio. Portugal: Editorial Divergência. 2021.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Sousa Dias, António; Ferreira, José Luís. "Jean-Claude Risset's "Inharmonique" (1977): recast and a real time version proposal". Trabalho apresentado em Electroacoustic Music Studies 2013 - Electroacoustic Music in the context of interactive approaches and networks, Lisboa, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Convert, Mona. "Entre os Rios: pour un analphabetisme poétique". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10451/42613.
  2. Rodrigues, Dárida Angélica. "[Des]Segredo: áudio performance, deriva e ressonância". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/40899.
  3. Colaço, Fábio. "Ensaios sobre Verdade e Realidade : casos Práticos". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/39403.
  4. Brito, Fernando. "Sink : entre superfície e profundidade". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/40819.
  5. Ferreira, Sandra Maria Zuzarte Reis da Silva. "Daydream Nation : Luz, Espaço e Capitalismo". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/39582.
  6. Gomes, Rodrigo Amarante Guerreiro. "Estivador de Imagens: escultura audiovisual". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/40698.
  7. Marques, Ana Margarida Fernandes. "O meu corpo é uma ruína: as casas também morrem". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/40693.
  8. Muñoz Sánchez, Laura. "Algures da auscultação". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/37507.
  9. Silva, Rogério Paulo da, 1962-. "Objetos de memória : entre imagem estática e imagem em movimento". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/33647.
  10. Moreira, Vera Viegas Casimiro Vilar. "Errante : Desordem Digital (Dis)funcional na Autonomia e na Arte". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/37731.
  11. Ferreira, José Luís Costa Marques. "Música mista e sistemas de relações dinâmicas". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10400.14/24086.
  12. Ransbeeck, Samuel Van. "Composition with complex data : a contribution on the mapping problem through practice-based research". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/20510.
  13. Patrício, Pedro Luís de Morais. "Ilusões sonoras : um estudo sobre a aplicação da ilusão sonora da escala de Shepard em composição musical digital". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/16738.
  14. Guerreiro, Ricardo Jorge Ramires. "Redes mediadas por computador na composição e performação de situações musicais interactivas". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/19353.
  15. Carrilho, João Manuel Marques. "Estéticas da música informática : a energia musical irrealizada". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/16723.
  16. Cardoso, Miguel Marques. "Composição de sistemas musicais interactivos". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/25735.
  17. Silva, David Alexandre Madureira Rocha da. "A importância da Sequenza V (Luciano Berio) no desenvolvimento do trombone". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.22/9601.
Tradução
  1. Sousa Dias, António. Delalande, F. (1972) A Análise das Músicas Electroacústicas [L'analyse des musiques électroacoustiques]. 2020.
    Publicado
  2. Sousa Dias, António. Delalande, F. (1974). Omaggio a Joyce de Luciano BERIO + A propósito de Omaggio a Joyce: Análise Musical e psicologia da escuta. [L’omaggio a Joyce de Luciano Berio / à propos l’”omaggio a Joyce”, analyse musicale et psychologie de l’écoute]. 2020.
    Publicado
  3. Sousa Dias, António. Delalande, F. (1976). Pertinência e Análise Perceptiva [Pertinence et analyse perceptive]. 2020.
    Publicado
  4. Sousa Dias, António. Delalande, F. (1986). Na Ausência de Partitura: O Caso Singular da Música Electroacústica [En l'absence de partition : le cas singulier de l'analyse de la musique électroacoustique]. 2020.
    Publicado
  5. Sousa Dias, António. Delalande, F. (1996). Música Electroacústica, Corte e Continuidade [La Musique électroacoustique, coupure et continuité]. 2020.
    Publicado
  6. Sousa Dias, António. Schaeffer, P.; Reibel, G.; Ferreyra, B. ([1967] 1998) Solfejo do Objecto Sonoro [Solfège de l'objet sonore]. França, França: INA-GRM. 2007.
  7. Sousa Dias, António. Eimert, Herbert (1963). Música Electrónica [Elektronische Musik]. Portugal: Trad. Ansgar Schaefer; rev. António de Sousa Dias. 1996.
    Em revisão

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Sousa Dias, António; Bouckaert, Laurence; Couprie, Pierre; Larvor, Francis. Vertiges de l'image [DVD] (2011).
  2. Sousa Dias, António. Tonnetz (instalação interactiva audiovisual multicanal)(2008-).
  3. Sousa Dias, António; Pinto, Paula; Rondulha, Daniel; Casaes, Rita. Mutabilis (performance) (2016, 2017, 2018).
  4. Sousa Dias, António. Monthey04 (instalação audiovisual interactiva multiformato) (2007; 2012).
Composição musical
  1. Sousa Dias, António. Palimpsesto - Vestígios. Miso Music Portugal (Comission Miso Music Portugal), 2024.
  2. Sousa Dias, António. Va(lé)riation 3. Comission: Associação de Fomento do Ensino Artístico, 2024.
  3. Macedo, António de Sousa Dias. Elegia a Jorge Peixinho. Encomenda da Associação Portuguesa de Compositores, 2024.
  4. Sousa Dias, António. To Paula. 2023.
  5. Sousa Dias, António. Mise-en-page #2. Comission: Projecto DME, 2023.
  6. Sousa Dias, António. Manifesto NaDa - ópera - Libreto e Encenação: Alexandre Lyra Leite. Comission: Inestética Companhia Teatral, 2022.
  7. Sousa Dias, António. In-ven-to-ção. Encomenda da Associação Arte no Tempo, 2022.
  8. Sousa Dias, António. A Greve dos Controladores de Voo - de Alexandre Lyra Leite, a partir de poemas de Jorge de Sousa Braga. Comission: Inestética Companhia Teatral, 2020.
  9. Sousa Dias, António. "...de vos sourires.". Encomenda Miso Music Portugal, 2019.
  10. Sousa Dias, António. Ondas-Distâncias. Encomenda do Museu da Água., 2019.
  11. Sousa Dias, Susana; Sousa Dias, António. Fordlândia Malaise [sound design & music]. Dir. Susana de Sousa Dias, prod. Kintop, 2019.
  12. Sousa Dias, António. A Story of Africa [music & sound design]. real. Billy Woodberry, prod. Divina Comédia, 2018.
  13. Sousa Dias, António. A Dama e o Unicórnio - Paisagem. 2018.
  14. Sousa Dias, António. Nos Interstícios da Realidade ou o Cinema de António de Macedo [music for]. real. João Monteiro, prod. Black Maria, 2017.
  15. Sousa Dias, António. Gamanço nº2. 2017.
  16. Sousa Dias, António. Raiana #2. 2017.
  17. Sousa Dias, António. O Segredo das Pedras Vivas [music for]. Dir. António de Macedo, prod. Kintop., 2016.
  18. Sousa Dias, António. Variação sobre Glosa. Encomenda do Sound’art, 2014.
  19. Sousa Dias, António. “Keep smiling”. 2012.
  20. Sousa Dias, António. "Ce désert est faux." (Espectáculo de teatro musical sobre a obra de Constança Capdeville). 2012.
  21. Sousa Dias, António. pour un Cadavre Exquis (1995 / 2010). 2010.
  22. Sousa Dias, António; Horta, Maria Teresa. A Dama e o Unicórnio. 2009.
  23. Sousa Dias, António. Va(lé)riation 5-B. 2009.
  24. Sousa Dias, António; Espanca, Florbela. Va(lé)riation 6 : Caravelas. 2007.
  25. Sousa Dias, António. Va(lé)riation 5. 2006.
  26. Sousa Dias, António. Va(lé)riation 1. 2005.
  27. Sousa Dias, António. Trois Chansons Inachevées. 2003.
  28. Sousa Dias, António. Ressonâncias Memórias. 2003.
  29. Sousa Dias, António. Quand trois poules vont au champ. 2002.
  30. Sousa Dias, António. "Dói-me o luar". 2001.
  31. Sousa Dias, António. ...há dois ou... (espectáculo de teatro musical). Centro de Arte Moderna — Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal, 1998.
  32. Sousa Dias, António. Le blanc souci de notre toile. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 1998.
  33. Sousa Dias, António. Natureza Morta com Ruídos de Sala, Efeitos Especiais e Claquete. 1997.
  34. Sousa Dias, António. Gamanço nº1. 1997.
  35. Sousa Dias, António. Komm, tanz mit mir!. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 1997.
  36. Sousa Dias, António. Rumor [music]. Enc. Manuel Cintra, Galeria Zé do Bois, Lisboa, Portugal, 1996.
  37. Sousa Dias, António. Duas Melodias Timorenses. ACAL - Associação de Coros da Área de Lisboa, 1996.
  38. Sousa Dias, António. Cinco Circunstâncias para Clarinete e Piano. 1995.
  39. Sousa Dias, António. Rumbinação, definitivamente!. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 1994.
  40. Sousa Dias, António. Chá Forte com Limão [music]. Dir. António de Macedo, prod. Cinequanon, 1993.
  41. Sousa Dias, António. ... para Dois Pianos/n.2. 1992.
  42. Sousa Dias, António. O Altar dos Holocaustos [music]. Dir. António de Macedo, prod. Cinequanon, Radiotelevisão Portuguesa/RTP., 1992.
  43. Sousa Dias, António. O Jardim das Chuvas de Todo o Sempre. 1991.
  44. Sousa Dias, António. Detectim [music]. Dir. Pedro Paixão da Costa, prod. R.T.P.2., 1991.
  45. Sousa Dias, António. Estilhaços [music]. Enc: João Brites, Text: Mário de Carvalho, O BANDO, Lisboa, Portugal, 1989.
  46. Sousa Dias, António. A Maldição de Marialva [music]. Dir. António de Macedo, prod. Cinequanon, Radiotelevisão Portuguesa/RTP & TVE (Espanha), 1989.
  47. Capdeville, Constança; Sousa Dias, António. Io sono Una Bambina o uno Disegno [music]. Coreogr. Margarida Bettencourt, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal, 1988.
  48. Sousa Dias, António. Transparências em Prata [music]. Dir. João Brehm, prod. Instituto Português de Cinema, 1988.
  49. Sousa Dias, António. Os Emissários de Khâlom [music]. Dir. António de Macedo, prod. Cinequanon., 1987.
  50. Sousa Dias, António. ... para Dois Pianos. 1986.
  51. Sousa Dias, António. Opus Sic. 1986.
  52. Sousa Dias, António. Os Abismos da Meia-Noite [music]. Dir. António de Macedo, prod. Cinequanon., 1984.
Exposição artística
  1. Ondas-Distâncias - B (instalação). 2019.
  2. Horta, Maria Teresa. A Dama e o Unicórnio [instalação]. 2013.
  3. Bouckaert, Laurence; Couprie, Pierre; Larvor, Francis. Vertiges d'image (installation audiovisuelle). 2011.
  4. Natureza Morta / Stilleben. 2010.
  5. Tonnetz09-B (instalação interactiva audiovisual multicanal) [Exposição individual]. 2010.
Gravação vídeo
  1. Grupo de Música Contemporânea de Lisboa; Grupo de Mu´sica Contempora^nea de Lisboa (Produtor). 2020. "Keep smiling". Edicion la Má de Guido LMG2167.
Gravação áudio
  1. Rui Baeta; Joana Manuel; Célia Teixeira; Fábio Oliveira; Philippe Trovão; Guilherme Reis; Sousa Dias, António; Inestética; MISO MUSIC PORTUGAL (Produtor). 2023. "Manifesto NADA - Ópera DADAísta de António de Sousa Dias". In Manifesto NADA - Ópera DADAísta de António de Sousa Dias, Miso Records.
  2. Sond’Ar-te Electric Ensemble; Miso Music (Produtor). 2022. "Obras de António de Sousa Dias". In António de Sousa Dias / Sond’Ar-te Electric Ensemble, Miso Records.
  3. Sousa Dias, António. 2015. "Gamanço n.1". In First International Congress of electroacoustic Music in Aveiro Portugal - EAW 2015, Capella Number 2017-2 5-607026-201722, 2015.
  4. Sond'Ar-te Electric Ensemble; Miso Music (Produtor). 2014. "Variacção sobre Glosa". In Sond'Ar-te Electric Ensemble Portuguese Chamber Works of the XXI, Miso Records.
  5. Brandão, Ana; Sousa Dias, António; Miso Music; Dupla Cena; (Produtor). 2013. "A Dama e o Unicórnio (cantata profana para voz e electrónica)". In A Dama e o Unicórnio (cantata profana para voz e electrónica), Miso Records.
  6. Sond'Ar-te Electric Ensemble; Neves, Pedro; Miso Music (Produtor). 2010. "pour un cadavre exquis". In Cadavres Exquis – Portuguese Composers of the 21st Century, Miso Records.
  7. Reis, Margarida; Mota, Jaime; Fermata, Câmara Municipal de Matosinhos (Produtor). 2007. "Va(lé)riation 6: Caravelas". In Um breve olhar musical sobre a poesia de Florbela Espanca, Fermata, Editora – NUM 86.
  8. Sousa Dias, António; Miso records (Produtor). 2004. "TêTrês". In Electronic music vol. I & II, Miso records.
  9. Grupo de Música Contemporânea de Lisboa; Grupo de Mu´sica Contempora^nea de Lisboa (Produtor). 2001. "Dói-me o Luar". In Grupo de Mu´sica Contempora^nea de Lisboa ao vivo no CCB, Jorsom.
  10. Jeronimo, Manuel; Strauss (Produtor). 1999. ""...uma sombra também" (clarinete e sistema em tempo real)". In Música Portuguesa Contemporânea /1, Strauss.
  11. Margarida Magalhães; Guilhermino Monteiro; Comissão Para os Direitos do Povo Maubere (Produtor). 1997. "Duas Melodias Timorenses". In Rai Timor, Comissão Para os Direitos do Povo Maubere.
  12. Coro de Santo Amaro de Oeiras, César Batalha (dir.); Eduardo Abreu; Jorge Egrejas; Manuel Luís Cochofel; Carlos Vitorino; João Hayère; Sousa Dias, António; et al; Cinequanon (Produtor). 1984. "Os Abismos da Meia-Noite: banda musical do filme". In Os Abismos da Meia-Noite: banda musical do filme, Fotossonoro.
Interpretação artística
  1. Couprie, Pierre; Bouckaert, Laurence; Larvor, Francis. 2010. Vertiges de l'Image [Performance audio-visuelle]. Auditorium Le Tambour, Université Rennes 2, Rennes, France.
Interpretação musical
  1. Manifesto NaDa - ópera - Música: António de Sousa Dias; Libreto e Encenação: Alexandre Lyra Leite. 2022.
    Instrumentista
  2. Variação sobre Glosa. 2014.
  3. Bouckaert, Laurence; Couprie, Pierre; Larvor, Francis. Vertiges de l'Espace [Performance]. 2009.
    Instrumentista
  4. Horta, Maria Teresa. A Dama do Unicórnio. 2009.
  5. Constança Capdeville (composição); Grupo ColecViva. Wom, Wom Cat(h)y - Constança Capdeville (composição). 1990.
    Instrumentista
  6. Pearce de Azevedo, Vasco (dir.); Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Voce Meam - Constança Capdeville (composição). 1986.
    Instrumentista
  7. Jorge Matta (dir.). Libera Me - Constança Capdeville (composição). 1986.
    Instrumentista
Projeto de som
  1. 2010. 48.

Outros

Outra produção
  1. Extraits audio Inharmonique (1977, 2019), Les cris sixième cercle (2019), Dans la nef de nos songes (2019), TêTrês (2001). 2023. Alain Bonardi; Antonio de Sousa-Dias; João Svidzinski.
    10.34847/nkl.a0db89n9
  2. "Constança Capdeville: Que mon chant ne soit plus d'oiseau,". Realização de partitura da obra "Que mon chant ne soit plus d'oiseau," (1991) de Constança Capdeville. Orquestra Metropolitana de Lisboa, dir.: Pedro Neves, Festival Música Viva, Centro Cultural de Belem, Lisboa. 2022. Sousa Dias, António; Capdeville, Constança. https://www.ccb.pt/evento/orquestra-metropolitana-de-lisboa-e-coro-infanto-juvenil-da-universidade-de-lisboa/.
  3. Ciclo de Conversas A Invenção da Amnésia. O Ciclo de Conversas A Invenção da Amnésia explora as temáticas e as problemáticas abordadas pelos autores deste projeto de residência artística em torno do traçado da Estrada Nacional 10, entre Sacavém e Cacilhas em articulação com um conjunto de convidados que colaboraram ou marcaram o projeto.. 2021. Rodrigues, Miguel; Brito, Fernando; Catrica, Paulo; Quaresma, José; Sousa Dias, António; Abreu, João; Japiassu, Renato; et al. https://www.youtube.com/@invencaodaamnesia1096.
  4. A Dama e o Unicórnio. 2013. Sousa Dias, António; Horta, Maria Teresa.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/06/24 Inharmonique (1977) de Jean-Claude Risset (versão para sistema em tempo real): uma contribuição para a preservação do repertório de música electroacústica mista. 1.º Encontro em Mu´sica, Tecnologia e Investigac¸a~o
Miso Music Portugal (Lisboa, Portugal)
2021/10 L'archivage créatif : vers la préservation du répertoire mixte et électroacoustique de création-recherche ANTONY International Conference - Collaborative preservation for music with electronics
Maison des Sciences de l’Homme Paris Nord (La Plaine Saint-Denis, França)
2020/02/26 Música e Tecnologia. Trabalhando nos territórios do "entre" X Ciclo de Conferências ECATI/MCB
Museu Coleção Berardo (Lisboa, Portugal)
2019/05/09 A Dama e o Unicórnio (2009 / 2013 / 2017) Congresso Internacional Maria Teresa Horta e a Literatura Contemporânea:¿De "Espelho Inicial" (1960) a "Estranhezas" (2018)
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/11/21 Travailler l'«entre» en tant que contribution à l'intégration de processus et matériaux musicaux hétérogènes: une approche personnelle des techniques de création sonore et musicale Journée des invités
Université Jean Monet, Saint-Etienne (Saint-Etienne, França)
2018/05 Inharmonique (1977) de Jean-Claude Risset - Une proposition de version pour système temps-réel Rencontres internationales du Collegium Musicæ Jean-Claude Risset Interdisciplinarite´s
Ircam (Paris, França)
2017/04 ColecViva: “Teatro-música” como performance Reencontros de Música Contemporânea
Teatro Aveirense (Aveiro, Portugal)
2017/03/02 Entre préservation et appropriation: Huit (neuf) esquisses en duo pour un pianiste (1989) et Inharmonique (1977) de Jean-Claude Risset Journée d’étude La Dynamique des Œuvres Musicales sur Support Numériques
Maison des Sciences de l’Homme Paris Nord (La Plaine Saint-Denis, França)
2016/10 Monthey’04 (2007-2012) e Tonnetz (2009-): Espaços sonoros imersivos - Uma experiência pessoal Log In, Live On - música e cibercultura na era da Internet of Things
FCSH, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/07 Ensino de Música Electroacústica em Portugal: o caso da ESML, 1990 a 2001 Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais
Conservatório de Música de Coimbra / INET­md (Coimbra, Portugal)
2015/10 Figuras de reutilização e de reconfiguração enquanto contributos para a integração de material e processos musicais heterogéneos na criação musical Programa de Pós-Graduação em Música
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2015/09 Sound and Image experiments in the context of electroacoustic music: a personal view Electroacoustic Winds 2015
Arte no Tempo / Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2015/01/15 Música electrónica live e "recasting": Três casos de estudo SOS Digital – Património Musical e Preservação Digital
DGLab / O'culto da Ajuda (Lisboa, Portugal)
2012 Monthey’04 Congrés mondial d'écologie sonore #2
(Arc et Senans (FR); Saillon (CH), França)
2012 Jean Claude Risset’s Inharmonique (1977): recasting mixed music - a progress report Musiques mixtes 2 - L'extension intermédia et pérennité dans le cadre des musiques mixtes : image, improvisation, préservation et "recasting", Jornée d'études
CITAR / Escola das Artes / Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2011 Son et environements virtuels Seminário de investigação
Universidade Paris 8 (Paris, França)
2011 48 – aspects de design sonore
Université Lille 3 (Lille, França)
2011 Recasting live electronic music : Three study cases Musiques Mixtes 1, journée d’études
CICM - EDESTA - Université Paris 8 (Saint Denis, França)
2011 Conferência: Natureza Morta / Visages d'une dictature - Composition process Music and Media, 3rd international Meeting
CESEM - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010 Música e modos de interacção em contexto multimédia: uma reflexão pessoal Séminário de doutoramento
CIEAM • Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia (Lisboa, Portugal)
2010 “48” Universidade d’été/Summerschool 2010 - Exhibited Cinema
Sorbonne Nouvelle-Paris 3 (Paris, França)
2010 Compor para o cinema Seminário: À escuta das imagens em movimento
INET, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010 José Afonso - uma proposta de percurso sobre a sua obra Hommage à Zeca Afonso
Association Mémoire Vive / Memória Viva (Aubervilliers, França)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual A Visão – Recriação Performativa da Memória no Documentário Híbrido
Orientador de Bruno Filipe Branco Camacho Leal (3719-1699-8709)
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022 - Atual Humans and Non-humans - The aural culture of Awá-Guajá in Northeast Amazon of Brazil. Immersive Audiovisual Installation exploring the points of listening
Orientador de Yasuhiro Morinaga
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022 - Atual Antropofonia- Escutar a paisagem sonora de um corpo (humano) expandido, a partir da prática do vídeo performático
Orientador de Mariana Coutinho Lanhoso Pinto Coelho Dias (C51D-1D58-7B85)
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020 - Atual A música do gesto: as obras cénicas de Constança Capdeville
Coorientador de Mónica Chambel (8211-C332-0E57)
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Atual Abstração no Cinema de Animação
Orientador de Miguel Filipe Pires de Matos
Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - Atual A Paisagem Sonora: da Percepção à Composição Electroacústica
Orientador de João Castro Pinto
Artes digitais - Criação Musical (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - Atual Sistemas, Processos e Operações de Composição para Performance de Música Electroacústica com Guitarra Eléctrica
Orientador de Emidio Buchinho
Artes digitais - Criação Musical (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020 - 2025/02 Sound emitted by physical space and invisible spaces built by sound: The creation/perception of auditory experiences from a phenomenological approach to the sound-space
Orientador de Sofia Balbontin (Orcid 0000-0002-1461-3516)
Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2023 Disrupção Audiovisual: A Estética Pós-Digital em Práticas de Arte Audiovisual Contemporânea
Orientador de Pedro Daniel da Costa Ferreira
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015 - 2023 Comprovisação - improvisação, composição algorítmica e notação dinâmica, para solista(s) e ensemble
Coorientador de Pedro Louzeiro (F814-520C-3C18)
Música e Musicologia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2018 - 2022 PANORAMAS INTER/EXTERIORES. Instalações nómadas em vidro, escala e representação
Orientador de Renato Cavalcanti Japiassu
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2022 We need someone to do audio stuff - A transformação de compositores para videojogos em trabalhadores do áudio
Orientador de João Tiago Maia de Araújo
Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2018 - 2022 Sounds at an Exhibition - Uma proposta de intervenção performativa para os museus de arte moderna e contemporânea
Coorientador de Isabella Fabbri (FA1A-98A4-7B22)
Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - 2021 A Guitarra Jazz em Portugal (1940-1990) - O Percurso e Contributo de Carlos Menezes, José Luís Simões, João Maló, Armindo Neves e Luís Stoffel
Coorientador de Nuno Alexandre Pinto Ribeiro da Costa
Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2016 Composition with Complex Data: a contribution on the mapping problem through practice-based research
Orientador de Samuel Van Ransbeeck
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 - 2016 Música mista e sistemas de relações dinâmicas
Orientador de José Luís Marques Ferreira
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 - 2015 Estéticas da Música Informática: A energia Musical Irrealizada
Orientador de João Manuel Marques Carrilho (BB10-D49F-353E)
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 - 2015 Composição de Sistemas Musicais Interactivos
Orientador de Miguel Marques Cardoso
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 - 2015 Redes mediadas por computador em música electroacústica: Composição, performance e escuta de situações de emergência sonológica interactiva
Orientador de Ricardo Jorge Ramires Guerreiro
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 - 2015 Ilusões sonoras: erros dos sentidos, verdades da percepção – um estudo sobre a aplicação dos mecanismos das ilusões sonoras na composição musical electrónic
Orientador de Pedro Luís de Morais Patrício
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - 2011 Implementação de uma identidade sonora de Televisão: O caso da nova identidade sonora da RTP 2
Coorientador de Ari José Marques de Carvalho
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2010 - 2010 A importância da Sequenza V (Luciano Berio) no desenvolvimento do trombone
Orientador
Interpretação Artística - Trombone (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 Journées d’Informatique Musicale
Conferência
Journées d’Informatique Musicale (JIM)
Journées d’Informatique Musicale (JIM), França
2013 - 2013 Prix Composition Eloectroacoustique ERASMUS 2013
Outro
Concours de musique électroacoustique ERASMUS
AFIM / Paris 8, França
2010 - 2010 Cinema e audiovisuais: mutações tecnológicas e (novas) perspectivas nas articulações música e imagem
Congresso
1º Fórum Itinerários Musicais: Música e Cinema
CESEM -, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/23 Estados como moldura conceptual para a criação musical: Beetroot para violino e eletrónica
Arguente
Maria da Rocha Gonçalves (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/02/13 Convergência intermediática para a disseminação e preservação de bens culturais: o caso das timbila de Moçambique
Arguente
José Joao Augusto Hoguane (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2022/10/07 Wayback Sound Machine: Sound Through Time, Space, and Place
Arguente principal
Maile Nicole Wriston Colbert (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/07/25 Imane^ncias Espectrais: Reflexa~o sobre o Po´s-Digital nas Artes Sonoras
Arguente principal
Hugo Filipe Rodrigues Paquete (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2020/06/29 Performance Musical Aumentada: Prática Multidimensional Enquanto Cocriação e Hybrid Augmented Saxofone of Gestural Symbiosis
Arguente principal
Henrique Daniel Portovedo Marques (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2020/02/19 A música já não pode viver sozinha: da interação rumo à identidade na obra de Constança Capdeville
Arguente principal
Ana Filipa Gonçalves de Magalhães (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/01/23 Criação de música baseada na proporção áurea: abordagem teórica e prática à escala de 34 tons de igual temperamento
Arguente principal
Julio Emilio Marco Franco (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/01/21 Digital Sock - Estudo e Desenvolvimento de Instrumentos Musicais Digitais com E^nfase em Interface Gestual, Ana´lise do Movimento e Interatividade
Arguente principal
Slavisa Rupar Lamounier van Lammeren (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019/10/12 MMixte: A software architecture for Live Electronics with acoustic instruments. Exemplary application cases
Arguente principal
Maurilio Maria Cacciatore (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019/03/13 Processos Criativos no Som do Cinema Portugue^s Contempora^neo.
Arguente principal
Helder Filipe Marques Pereira Gonc¸alves (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/09/20 The Development of Corpus-Based Computer Assisted Composition Program and its Application for Instrumental Music Composition
Arguente principal
Keitaro Takahashi (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017/12/11 Provas de agregação
Arguente
Isabel Maria Machado Abranches Soveral (Agregação)
Universidade de Évora, Portugal
2017/07/07 Hierarquização de Camadas Estruturais na Música Pós-Tonal. A Ornamentação na Música de Boulez, Berio e Bochmann
Arguente principal
Djalma Farias Martins (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2017/07/03 Musicalidade da Língua Portuguesa Europeia Falada: Em busca de uma Linguagem Musical
Arguente principal
José Luís Fangueiro Postiga (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/12/16 AMACHINA - A Dimensão Paradoxal do Interface na Obra de Arte Interativa.
Arguente principal
José Carlos Santos Neves (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016/09/21 Soou-me aos Ouvidos como uma Lúgubre Buzina, Sobre o som na Criação Musical Contemporânea
Arguente principal
Rui Pedro Rodrigues Pereira Jorge (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 Espaço, Gesto e Textura Musical na Música Eletroacústica: Uma Abordagem Analítica e Composicional
Arguente principal
Maria Cristina Dignart de Carvalho Rocha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Colaboração Entre Compositor e Intérprete na Criação de Música para Guitarra: Estudo do Processo Editorial no Repertório de Inglaterra, Croácia e Portugal Ivanovic, Dejan (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2015 Berlim: Bric-à-Brac: projecto de criação/investigação Ferreira, Joaquim António Coelho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 Audição Espacial e Percepção do Som na Composição Musical - Spatial Hearing and Sound Perception in Musical Composition Robusté, Joan Riera (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 O Funcionamento do Sistema Convertor e a sua Influência na Música Escrita para Acordeão - Análise Interpretativa de Seis Obras Contemporâneas Pescada, Gonçalo André Dias (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2014 Despertar Consciências: Activismo nas Artes Digitais Barata, Ana Margarida de Sousa Júlio Mendes (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 Modelos de Espacialização: Integração no Pensamento Composicional Penha, Rui Luís Nogueira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 L'interprétation des partitions graphiques non-procédurales
Arguente principal
Lamaison, Étienne Marie Joseph (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2013 GOT LOST, linguagem e percepção na obra de Helmut Lachenmann Lopes, João Quinteiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Colaboraça~o compositor performer na preparaca~o de obras para percussa~o Giovannini, Saulo Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 A autópsia digital do cinema - Um mapa pessoal dos encontros do cinema com o computador Fernando Manuel Nabais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 Pietà – Zapping de Sentidos Rui Jorge Rodrigues Lança (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 Acto - Luz (Projecto de instalação de arte digital) Ruth Iana Ferreira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 A importância da Sequenza V (Luciano Berio) no desenvolvimento do trombone Silva, David (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Implementação de uma identidade sonora de Televisão: O caso da nova identidade sonora da RTP 2 Carvalho, Ari José Marques (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 Composição com Autómatos Celulares Samuel Van Ransbeeck (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010 Estéticas da improvisação Fernando Jorge Lima Barreto (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010 Interacção Gestual na Música para Instrumentos e Sons Electroacústicos Petra Bachratá (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2008/03/20 - 2008/08/31 Intellectica - revue de l'Association pour la Recherche Cognitive (ARCo) Intellectica & Association pour la Recherche Cognitive

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2016 - Atual A3ES - Evaluation of existing Higher Education Courses (Member of the board for Audiovisual and Media Production) Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior., Portugal
2016 - Atual A3ES - Evaluation of existing Higher Education Courses (Member of the board for Audiovisual and Media Production)
Avaliador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior., Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/02 - Atual Seminário de Orientação II Artes (Doutoramento) Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09 - Atual Seminário de Orientação I Artes (Doutoramento) Universidade de Lisboa, Portugal
2016/09 - Atual Práticas do Som Arte Multimédia (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016/09 - Atual Computação Multimédia Arte Multimédia (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/09 - 2019/02 Intermédia e Transmédia Arte Multimédia (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2018 Seminário I Arte Multimédia (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2018 Seminário II Arte Multimédia (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016 - 2018 Projecto II Arte Multimédia (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016/09 - 2017/02 Arquivo e Bases de Dados Arte Multimédia (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016 - 2017 Espaço Publico, Performatividade e Comunidades Arte Multimédia (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2014/10 - 2016/02 Composição 3 Música, variante de Música Eletrónica e Produção Musical (Licenciatura) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2014/10 - 2016/02 Programação Musical 2 Música, variante de Música Eletrónica e Produção Musical (Licenciatura) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2014/10 - 2016/02 Composição 4 Música, variante de Música Eletrónica e Produção Musical (Licenciatura) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2014/10 - 2016/02 Introdução à Composição Algorítmica Música, variante de Música Eletrónica e Produção Musical (Licenciatura) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2015/09 - 2015/12 Elementos de Linguagem Audiovisual e Multimedia Desenvolvimento de Produtos Multimédia (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2014/10 - 2015/02 Ciências Musicais - Estética Musical Educação Musical (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1993/01 - 2001/12 Composição I Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1993/01 - 2001/12 Composição II Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1993/01 - 2001/12 Composição III Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1993/01 - 2001/12 Composição IV Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1993/01 - 2001/12 Música Electroacústica I Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1993/01 - 2001/12 Música Electroacústica II Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1990/09 - 1993/08 Análise e Técnicas de Composição I (Outros) Escola Profissional de Música de Almada, Portugal
1990/09 - 1993/08 Análise e Técnicas de Composição II (Outros) Escola Profissional de Música de Almada, Portugal
1990/09 - 1993/08 Análise e Técnicas de Composição III (Outros) Escola Profissional de Música de Almada, Portugal
1987/09 - 1990/07 Análise Especializada I Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1987/09 - 1990/07 Leitura de Partituras Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1987/09 - 1990/07 Teclado Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1987/09 - 1990/07 Formação Musical Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1987/09 - 1990/07 Técnicas de Composição I Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1987/09 - 1990/07 Análise Musical I Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1987/09 - 1990/07 Análise Musical II Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1985/09 - 1987/08 Composição I (Outros) Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
1985/09 - 1987/08 Composição II (Outros) Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
1985/09 - 1987/08 Composição III (Outros) Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
1985/09 - 1987/08 Análise e Técnicas de Composição I (Outros) Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
1985/09 - 1987/08 Análise e Técnicas de Composição II (Outros) Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1995 - Atual GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes
1980 - Atual Sociedade Portuguesa de Autores

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2015/03 - 2015/12 Membro de Conselho Científico
Membro
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2007/10 - 2015/12 Membro de Conselho Científico
Membro
Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal
2007/10 - 2015 Membro de Conselho Científico
Membro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1995/10 - 2001/11 Membro de Conselho Científico
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Best Sound Award - Luz Obscura
Caminhos do cinema Português, Portugal
1990 1º. Concurso Nacional de Software para Educação - Gráficos Musicais (Software musical)
G.E.P./Projecto Minerva - Ministério da Educação, Portugal
1987 Prémio Fernando Lopes Graça - "... para Dois Pianos"
Conselho Português da Música, Portugal
1987 Prémio Fernando Lopes Graça - Estudos para Decoração de Interiores, algorítmos para computador e sintetizadores com interface MIDI
Conselho Português da Música, Portugal

Outra distinção

2013 Apoios pontuais, 1º lugar categoria cruzamentos disciplinares - A Dama e o Unicórnio
Direção-Geral das Artes, Portugal
2007 Qualification aux fonctions de Maître de Conférences
Conseil national des universités (CNU), França
2006 Nomination "Oeuvre pour le multimédia" - Natureza morta - Visages d'une dictature
Institut international de musique électroacoustique de Bourges, França
2006 Nomination "Oeuvre pour le multimédia" - "Reflexion faite..."
Institut international de musique électroacoustique de Bourges, França