Identification
Personal identification
- Full name
- António Sousa-Dias
Citation names
- Sousa Dias, António
- Sousa Dias, A.
- Macedo, António de Sousa Dias
Author identifiers
- Ciência ID
- 551C-4D08-F3C0
- ORCID iD
- 0000-0001-5096-7795
- Google Scholar ID
- a5yz5QUAAAAJ
- Researcher Id
- A-5594-2018
- Scopus Author Id
- 56534017900
Email addresses
- a.sousadias@belasartes.ulisboa.pt (Professional)
Telephones
- Telephone
-
- 213252100 (Professional)
Addresses
- Faculdade de Belas Artes - Universidade de Lisboa. Lg. da Academia Nacional de Belas Artes, 1249-058 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Professional)
Websites
- https://www.imdb.com/name/nm0211688/ (Professional)
- http://www.mic.pt/dispatcher?where=0&what=2&show=0&pessoa_id=236&lang=PT (Professional)
- https://fbaul.academia.edu/AntonioSousaDias (Scholar)
- https://www.researchgate.net/profile/Antonio-Sousa-Dias (Scholar)
Knowledge fields
- Humanities - Arts
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
French | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Advanced (C1) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) |
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Beginner (A1) | Advanced (C1) | |
Portuguese (Mother tongue) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2022/07/01
Concluded
|
Belas-Artes (Título de Agregado)
Major in Arte Multimédia
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Relatório da Unidade Curricular: Práticas do Som / Lição: À escuta do sonoro: Uma introdução a diferentes abordagens ao som." (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado por unanimidade do júri |
2022/02 - 2022/03
Concluded
|
Acção de Formação sobre Privacidade dos Dados Pessoais (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
Qualiwork - Serviços de Gestão e Formação Em Qualidade Lda, Portugal |
|
2021/03/11 - 2021/03/11
Concluded
|
Moodle de Nível Intermédio (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2021/02/18 - 2021/02/18
Concluded
|
Criação de Testes no Moodle (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2021/02/12 - 2021/02/12
Concluded
|
Mentimeter (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2021/02/02 - 2021/02/02
Concluded
|
Active learning (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2020/04/10 - 2020/04/10
Concluded
|
Workshop - Faust For the Confined (Postgraduate Certificate)
Grame CNCM, France
|
|
2006 - 2011
Concluded
|
Artes digitais - Criação Musical (Pós-doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
|
2008 - 2008
Concluded
|
Living Art (Curso médio)
LeCube, France
|
|
2007/03 - 2007/03
Concluded
|
Jamoma Workshop (Postgraduate Certificate)
GMEA - Centre National de Création Musicale d'Albi - Tarn, France
|
|
1999 - 2005
Concluded
|
Esthétique, sciences et technologies des arts - option Musique (Doutoramento)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, France
"L'Objet Sonore: Situation, Évaluation et Potentialités: Un paradigme pour la création d’outils de composition musicale" (THESIS/DISSERTATION)
|
Très honorable avec félicitati |
2005
Concluded
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"L´objet Sonore: Situation, Évaluation et Potentialités. un Paradigme pour la Création D´outils de Composition Musicale" (THESIS/DISSERTATION)
|
Très honorable avec félicitations du Júri |
1998 - 1999
Concluded
|
Esthétiques, Technologies et Création Artistiques (DEA)
Université Paris 8, France
"L'Objet Sonore: Situation, Évaluation et Potentialités" (THESIS/DISSERTATION)
|
Très bien |
1999
Concluded
|
Sciences et Technologies des Arts (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"L´Objet sonore: situation, evaluation et potentialites" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
1998/01 - 1998/01
Concluded
|
Max (Postgraduate Certificate)
IRCAM, France
|
|
1997/11 - 1997/11
Concluded
|
AudioSculpt: les bases (Postgraduate Certificate)
IRCAM, France
GMEA - Centre National de Création Musicale d'Albi - Tarn, France |
|
1990/12 - 1990/12
Concluded
|
Synthèse Sonore (Postgraduate Certificate)
IRCAM, France
|
|
1990/05 - 1990/05
Concluded
|
Analyse Musical Assistée par Ordinateur (Postgraduate Certificate)
IRCAM, France
Les Ateliers de l'Upic, France |
|
1990/04 - 1990/05
Concluded
|
3ème Atelier International Autour de l'UPIC (Postgraduate Certificate)
Les Ateliers de l'Upic, France
|
|
1990/01 - 1990/04
Concluded
|
M.E.A.O. - Musique Electroacoustique Assistée par Ordinateur (Postgraduate Certificate)
Association pour le Développement de l’Animation Culturelle, France
|
|
1985 - 1986
Concluded
|
Programação de Computadores (Curso médio)
Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Portugal
|
|
1986
Concluded
|
Curso Superior de Composição (Outros)
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
"--" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom (19/20) |
1984/09 - 1985/07
Attended
|
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
1981 - 1981
Concluded
|
1º. Curso de Direcção Coral (Outros)
Associação dos Coros Amadores da Área de Lisboa, Portugal
|
|
1979 - 1980
Concluded
|
Curso de Jazz (Outros)
Escola de Jazz do Hot Club, Portugal
|
|
1977/10 - 1979/07
Attended
|
Engenharia Electrónica e Telecomunicações (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
|
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2016 - Current | Researcher (Research) | Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal |
2012/01 - 2016 | Researcher (Research) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2006/02/01 - 2011/12/31 | Postdoc (Research) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2016/05 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2014/09 - 2016/02 | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal |
2015 - 2016 | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2013 - 2016 | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal |
2015/06/01 - 2015/12/28 | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2012/01 - 2015/05 | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal |
2014/10/01 - 2015/02/28 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2015 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2015 | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal |
2009/11/01 - 2011/12/31 | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal |
1993/09/01 - 2001/12/31 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
1990/09/23 - 1991/04/30 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
1987/09/23 - 1990/09/22 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/05/22 - Current | President | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | ||
2020/02 - 2024/01 | Coordenador de 3º ciclo de Arte Multimédia | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2019/01 - 2023/03 | Presidente do Conselho de Escola | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | ||
2018 - 2022 | Coordenador de Grupo de Investigação | Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | ||
2016/11/01 - 2020/01 | Coordenador de 2º ciclo de Arte Multimédia | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2015 - 2016 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal |
2015 - 2016 | Diretor ou presidente da unidade orgânica | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2015 - 2016 | Diretor ou presidente da unidade orgânica | Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho pedagógico | Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho pedagógico | Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal |
2015/08/01 - 2015/12/28 | Organic Unit Director | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2015 - 2015/12 | Diretor ou presidente da unidade orgânica | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2009/10 - 2015/12 | Coordenador de Curso | Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal |
1995/10/01 - 2001/10/31 | Organic Unit Sub-director | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2016/04/01 - Current | Perito em Comissões de Avaliação Externa na área científica de Produção dos Media e Multimédia | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior., Portugal |
2014/01/01 - 2016/12/31 | Membro da Comissão de Avaliação de Relatórios Finais da área EAT | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2015/01/01 - 2016 | Perito Externo no âmbito da apreciação das Reclamações submetidas no Concurso de Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2014 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2002/01/01 - 2005/11/30 | Investigação (bolseiro) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
1990/09/01 - 1993/08/31 | Professor | Escola Profissional de Música de Almada, Portugal |
1985/09/01 - 1987/09/22 | Professor | Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal |
1976 - 1977 | Assistente de Som | Cinequanone-Produção de Filmes e Audiovisuais Crl, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019/01 - 2019/12 | CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE ESTUDOS EM BELAS-ARTES
154788UID
UID/EAT/04042/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2019/03/19 - 2019/09/28 | The Sound of Lisbon
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Hochschule Mainz, Germany |
Deutscher Akademischer Austauschdienst
Concluded
|
2019/05 - 2019/09 | Dialogue with South Europe 2020
DAAD
Other
Hochschule Mainz, Germany
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Deutscher Akademischer Austauschdienst
Concluded
|
2019/01 - 2019/03 | Erasmus + Dual Workshop
Erasmus + Dual Workshop
Supervisor
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
École supérieure des arts et industries graphiques (École Estienne), France |
Erasmus Plus
Concluded
|
2007/11 - 2011/02 | Research Project in Interfaces and Instruments: Applications in Sonic Art | Stichting Weten |
2006/01/01 - 2011 | InstallaSon - KITTy: Vers le développement d'outils d'assistance à la conception et construction d'espaces musicaux navigables
SFRH/BPD/23364/2005
Post-doc Fellow
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, France
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2006/07 - 2007/12 | Research Project in Interfaces and Instruments: Applications in Sonic Art | Stichting Weten |
2001/01/01 - 2005/11/30 | L'Objet sonore: Situation, évaluation et potentialities – Un paradigme pour la création d'outils de composition musicale
SFRH/BD/5429/2001
PhD Student Fellow
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, France
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023/10/01 - 2024/10/15 | Outcasts: Theories and Practices Conference |
Concluded
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Research Center for Science and Technology of the Arts
UID/EAT/00622/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 622 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0622/2011
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2006/07/01 - 2007/12/31 | Projecto de Investigação em Interfaces e Instrumentos de Expressão/Criação Musical
POCI/EAT/55896/2004
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2021/10/01 - Current | Realidades |
Ongoing
|
2007/11 - 2010/11 | Projecto de Investigação em Interfaces e Instrumentos de Expressão/Criação Musical (PRICES)
PTDC/EAT/73817/2006
Researcher
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Preface / Postscript |
|
Thesis / Dissertation |
|
Translation |
|
Artistic / Performance
Artistic exhibition |
|
Artistic performance |
|
Audio recording |
|
Musical composition |
|
Musical performance |
|
Sound design |
|
Video recording |
|
Visual artwork |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2022/06/24 | Inharmonique (1977) de Jean-Claude Risset (versão para sistema em tempo real): uma contribuição para a preservação do repertório de música electroacústica mista. | 1.º Encontro em Mu´sica, Tecnologia e Investigac¸a~o
Miso Music Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2021/10 | L'archivage créatif : vers la préservation du répertoire mixte et électroacoustique de création-recherche | ANTONY International Conference - Collaborative preservation for music with electronics
Maison des Sciences de l’Homme Paris Nord (La Plaine Saint-Denis, France)
|
2020/02/26 | Música e Tecnologia. Trabalhando nos territórios do "entre" | X Ciclo de Conferências ECATI/MCB
Museu Coleção Berardo (Lisboa, Portugal)
|
2019/05/09 | A Dama e o Unicórnio (2009 / 2013 / 2017) | Congresso Internacional Maria Teresa Horta e a Literatura Contemporânea:¿De "Espelho Inicial" (1960) a "Estranhezas" (2018)
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/21 | Travailler l'«entre» en tant que contribution à l'intégration de processus et matériaux musicaux hétérogènes: une approche personnelle des techniques de création sonore et musicale | Journée des invités
Université Jean Monet, Saint-Etienne (Saint-Etienne, France)
|
2018/05 | Inharmonique (1977) de Jean-Claude Risset - Une proposition de version pour système temps-réel | Rencontres internationales du Collegium Musicæ Jean-Claude Risset Interdisciplinarite´s
Ircam (Paris, France)
|
2017/04 | ColecViva: “Teatro-música” como performance | Reencontros de Música Contemporânea
Teatro Aveirense (Aveiro, Portugal)
|
2017/03/02 | Entre préservation et appropriation: Huit (neuf) esquisses en duo pour un pianiste (1989) et Inharmonique (1977) de Jean-Claude Risset | Journée d’étude La Dynamique des Œuvres Musicales sur Support Numériques
Maison des Sciences de l’Homme Paris Nord (La Plaine Saint-Denis, France)
|
2016/10 | Monthey’04 (2007-2012) e Tonnetz (2009-): Espaços sonoros imersivos - Uma experiência pessoal | Log In, Live On - música e cibercultura na era da Internet of Things
FCSH, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/07 | Ensino de Música Electroacústica em Portugal: o caso da ESML, 1990 a 2001 | Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais
Conservatório de Música de Coimbra / INETmd (Coimbra, Portugal)
|
2015/10 | Figuras de reutilização e de reconfiguração enquanto contributos para a integração de material e processos musicais heterogéneos na criação musical | Programa de Pós-Graduação em Música
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brazil)
|
2015/09 | Sound and Image experiments in the context of electroacoustic music: a personal view | Electroacoustic Winds 2015
Arte no Tempo / Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015/01/15 | Música electrónica live e "recasting": Três casos de estudo | SOS Digital – Património Musical e Preservação Digital
DGLab / O'culto da Ajuda (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Monthey’04 | Congrés mondial d'écologie sonore #2
(Arc et Senans (FR); Saillon (CH), France)
|
2012 | Jean Claude Risset’s Inharmonique (1977): recasting mixed music - a progress report | Musiques mixtes 2 - L'extension intermédia et pérennité dans le cadre des musiques mixtes : image, improvisation, préservation
et "recasting", Jornée d'études
CITAR / Escola das Artes / Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2011 | Son et environements virtuels | Seminário de investigação
Universidade Paris 8 (Paris, France)
|
2011 | 48 – aspects de design sonore |
Université Lille 3 (Lille, France)
|
2011 | Recasting live electronic music : Three study cases | Musiques Mixtes 1, journée d’études
CICM - EDESTA - Université Paris 8 (Saint Denis, France)
|
2011 | Conferência: Natureza Morta / Visages d'une dictature - Composition process | Music and Media, 3rd international Meeting
CESEM - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Música e modos de interacção em contexto multimédia: uma reflexão pessoal | Séminário de doutoramento
CIEAM • Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia (Lisboa, Portugal)
|
2010 | “48” | Universidade d’été/Summerschool 2010 - Exhibited Cinema
Sorbonne Nouvelle-Paris 3 (Paris, France)
|
2010 | Compor para o cinema | Seminário: À escuta das imagens em movimento
INET, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010 | José Afonso - uma proposta de percurso sobre a sua obra | Hommage à Zeca Afonso
Association Mémoire Vive / Memória Viva (Aubervilliers, France)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022 - Current | A Visão – Recriação Performativa da Memória no Documentário Híbrido
Supervisor of Bruno Filipe Branco Camacho Leal (3719-1699-8709)
|
Belas-Artes (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022 - Current | Humans and Non-humans - The aural culture of Awá-Guajá in Northeast Amazon of Brazil. Immersive Audiovisual Installation exploring
the points of listening
Supervisor of Yasuhiro Morinaga
|
Belas-Artes (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022 - Current | Antropofonia- Escutar a paisagem sonora de um corpo (humano) expandido, a partir da prática do vídeo performático
Supervisor of Mariana Coutinho Lanhoso Pinto Coelho Dias (C51D-1D58-7B85)
|
Belas-Artes (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020 - Current | A música do gesto: as obras cénicas de Constança Capdeville
Co-supervisor of Mónica Chambel (8211-C332-0E57)
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - Current | Abstração no Cinema de Animação
Supervisor of Miguel Filipe Pires de Matos
|
Artes (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - Current | A Paisagem Sonora: da Percepção à Composição Electroacústica
Supervisor of João Castro Pinto
|
Artes digitais - Criação Musical (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 - Current | Sistemas, Processos e Operações de Composição para Performance de Música Electroacústica com Guitarra Eléctrica
Supervisor of Emidio Buchinho
|
Artes digitais - Criação Musical (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2020 - 2025/02 | Sound emitted by physical space and invisible spaces built by sound: The creation/perception of auditory experiences from
a phenomenological approach to the sound-space
Supervisor of Sofia Balbontin (Orcid 0000-0002-1461-3516)
|
Artes (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2023 | Disrupção Audiovisual: A Estética Pós-Digital em Práticas de Arte Audiovisual Contemporânea
Supervisor of Pedro Daniel da Costa Ferreira
|
Belas-Artes (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2015 - 2023 | Comprovisação - improvisação, composição algorítmica e notação dinâmica, para solista(s) e ensemble
Co-supervisor of Pedro Louzeiro (F814-520C-3C18)
|
Música e Musicologia (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 - 2022 | PANORAMAS INTER/EXTERIORES. Instalações nómadas em vidro, escala e representação
Supervisor of Renato Cavalcanti Japiassu
|
Belas-Artes (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2022 | We need someone to do audio stuff - A transformação de compositores para videojogos em trabalhadores do áudio
Supervisor of João Tiago Maia de Araújo
|
Artes (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2022 | Sounds at an Exhibition - Uma proposta de intervenção performativa para os museus de arte moderna e contemporânea
Co-supervisor of Isabella Fabbri (FA1A-98A4-7B22)
|
Artes (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2021 | A Guitarra Jazz em Portugal (1940-1990) - O Percurso e Contributo de Carlos Menezes, José Luís Simões, João Maló, Armindo
Neves e Luís Stoffel
Co-supervisor of Nuno Alexandre Pinto Ribeiro da Costa
|
Artes (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2016 | Composition with Complex Data: a contribution on the mapping problem through practice-based research
Supervisor of Samuel Van Ransbeeck
|
Ciência e Tecnologia das Artes (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2016 | Música mista e sistemas de relações dinâmicas
Supervisor of José Luís Marques Ferreira
|
Ciência e Tecnologia das Artes (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2015 | Estéticas da Música Informática: A energia Musical Irrealizada
Supervisor of João Manuel Marques Carrilho (BB10-D49F-353E)
|
Ciência e Tecnologia das Artes (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2015 | Composição de Sistemas Musicais Interactivos
Supervisor of Miguel Marques Cardoso
|
Ciência e Tecnologia das Artes (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2015 | Redes mediadas por computador em música electroacústica: Composição, performance e escuta de situações de emergência sonológica
interactiva
Supervisor of Ricardo Jorge Ramires Guerreiro
|
Ciência e Tecnologia das Artes (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2015 | Ilusões sonoras: erros dos sentidos, verdades da percepção – um estudo sobre a aplicação dos mecanismos das ilusões sonoras
na composição musical electrónic
Supervisor of Pedro Luís de Morais Patrício
|
Ciência e Tecnologia das Artes (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 - 2011 | Implementação de uma identidade sonora de Televisão: O caso da nova identidade sonora da RTP 2
Co-supervisor of Ari José Marques de Carvalho
|
Som e Imagem (Master)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2010 - 2010 | A importância da Sequenza V (Luciano Berio) no desenvolvimento do trombone
Supervisor
|
Interpretação Artística - Trombone (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2013 - 2013 | Journées d’Informatique Musicale
Conference
|
Journées d’Informatique Musicale (JIM)
Journées d’Informatique Musicale (JIM), France
|
2013 - 2013 | Prix Composition Eloectroacoustique ERASMUS 2013
Other
|
Concours de musique électroacoustique ERASMUS
AFIM / Paris 8, France
|
2010 - 2010 | Cinema e audiovisuais: mutações tecnológicas e (novas) perspectivas nas articulações música e imagem
Congress
|
1º Fórum Itinerários Musicais: Música e Cinema
CESEM -, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/12/23 | Estados como moldura conceptual para a criação musical: Beetroot para violino e eletrónica
(Thesis) Arguer
|
Maria da Rocha Gonçalves (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/02/13 | Convergência intermediática para a disseminação e preservação de bens culturais: o caso das timbila de Moçambique
(Thesis) Arguer
|
José Joao Augusto Hoguane (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/10/07 | Wayback Sound Machine: Sound Through Time, Space, and Place
(Thesis) Main arguer
|
Maile Nicole Wriston Colbert (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/07/25 | Imane^ncias Espectrais: Reflexa~o sobre o Po´s-Digital nas Artes Sonoras
(Thesis) Main arguer
|
Hugo Filipe Rodrigues Paquete (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/06/29 | Performance Musical Aumentada: Prática Multidimensional Enquanto Cocriação e Hybrid Augmented Saxofone of Gestural Symbiosis
(Thesis) Main arguer
|
Henrique Daniel Portovedo Marques (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2020/02/19 | A música já não pode viver sozinha: da interação rumo à identidade na obra de Constança Capdeville
(Thesis) Main arguer
|
Ana Filipa Gonçalves de Magalhães (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/01/23 | Criação de música baseada na proporção áurea: abordagem teórica e prática à escala de 34 tons de igual temperamento
(Thesis) Main arguer
|
Julio Emilio Marco Franco (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/01/21 | Digital Sock - Estudo e Desenvolvimento de Instrumentos Musicais Digitais com E^nfase em Interface Gestual, Ana´lise do Movimento
e Interatividade
(Thesis) Main arguer
|
Slavisa Rupar Lamounier van Lammeren (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2019/10/12 | MMixte: A software architecture for Live Electronics with acoustic instruments. Exemplary application cases
(Thesis) Main arguer
|
Maurilio Maria Cacciatore (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2019/03/13 | Processos Criativos no Som do Cinema Portugue^s Contempora^neo.
(Thesis) Main arguer
|
Helder Filipe Marques Pereira Gonc¸alves (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2018/09/20 | The Development of Corpus-Based Computer Assisted Composition Program and its Application for Instrumental Music Composition
(Thesis) Main arguer
|
Keitaro Takahashi (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017/12/11 | Provas de agregação
(Thesis) Arguer
|
Isabel Maria Machado Abranches Soveral (Aggregation)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017/07/07 | Hierarquização de Camadas Estruturais na Música Pós-Tonal. A Ornamentação na Música de Boulez, Berio e Bochmann
(Thesis) Main arguer
|
Djalma Farias Martins (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2017/07/03 | Musicalidade da Língua Portuguesa Europeia Falada: Em busca de uma Linguagem Musical
(Thesis) Main arguer
|
José Luís Fangueiro Postiga (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/12/16 | AMACHINA - A Dimensão Paradoxal do Interface na Obra de Arte Interativa.
(Thesis) Main arguer
|
José Carlos Santos Neves (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016/09/21 | Soou-me aos Ouvidos como uma Lúgubre Buzina, Sobre o som na Criação Musical Contemporânea
(Thesis) Main arguer
|
Rui Pedro Rodrigues Pereira Jorge (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | Espaço, Gesto e Textura Musical na Música Eletroacústica: Uma Abordagem Analítica e Composicional
(Thesis) Main arguer
|
Maria Cristina Dignart de Carvalho Rocha (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | Colaboração Entre Compositor e Intérprete na Criação de Música para Guitarra: Estudo do Processo Editorial no Repertório de Inglaterra, Croácia e Portugal | Ivanovic, Dejan (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 | Berlim: Bric-à-Brac: projecto de criação/investigação | Ferreira, Joaquim António Coelho (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 | Audição Espacial e Percepção do Som na Composição Musical - Spatial Hearing and Sound Perception in Musical Composition | Robusté, Joan Riera (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | O Funcionamento do Sistema Convertor e a sua Influência na Música Escrita para Acordeão - Análise Interpretativa de Seis Obras Contemporâneas | Pescada, Gonçalo André Dias (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 | Despertar Consciências: Activismo nas Artes Digitais | Barata, Ana Margarida de Sousa Júlio Mendes (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 | Modelos de Espacialização: Integração no Pensamento Composicional | Penha, Rui Luís Nogueira (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | L'interprétation des partitions graphiques non-procédurales
(Thesis) Main arguer
|
Lamaison, Étienne Marie Joseph (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 | GOT LOST, linguagem e percepção na obra de Helmut Lachenmann | Lopes, João Quinteiro (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Colaboraça~o compositor performer na preparaca~o de obras para percussa~o | Giovannini, Saulo Ribeiro (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | A autópsia digital do cinema - Um mapa pessoal dos encontros do cinema com o computador | Fernando Manuel Nabais (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 | Pietà – Zapping de Sentidos | Rui Jorge Rodrigues Lança (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 | Acto - Luz (Projecto de instalação de arte digital) | Ruth Iana Ferreira (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 | A importância da Sequenza V (Luciano Berio) no desenvolvimento do trombone | Silva, David (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Implementação de uma identidade sonora de Televisão: O caso da nova identidade sonora da RTP 2 | Carvalho, Ari José Marques (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 | Composição com Autómatos Celulares | Samuel Van Ransbeeck (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2010 | Estéticas da improvisação | Fernando Jorge Lima Barreto (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2010 | Interacção Gestual na Música para Instrumentos e Sons Electroacústicos | Petra Bachratá (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
1995 - Current | GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes | |
1980 - Current | Sociedade Portuguesa de Autores |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2015/03 - 2015/12 | Membro de Conselho Científico
Member
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2007/10 - 2015/12 | Membro de Conselho Científico
Member
|
Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal |
2007/10 - 2015 | Membro de Conselho Científico
Member
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
1995/10 - 2001/11 | Membro de Conselho Científico
Member
|
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2019/02 - Current | Seminário de Orientação II | Artes (Doutoramento) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2018/09 - Current | Seminário de Orientação I | Artes (Doutoramento) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2016/09 - Current | Práticas do Som | Arte Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2016/09 - Current | Computação Multimédia | Arte Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018/09 - 2019/02 | Intermédia e Transmédia | Arte Multimédia (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2017 - 2018 | Seminário I | Arte Multimédia (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2017 - 2018 | Seminário II | Arte Multimédia (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2016 - 2018 | Projecto II | Arte Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2016/09 - 2017/02 | Arquivo e Bases de Dados | Arte Multimédia (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2016 - 2017 | Espaço Publico, Performatividade e Comunidades | Arte Multimédia (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2014/10 - 2016/02 | Composição 3 | Música, variante de Música Eletrónica e Produção Musical (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal |
2014/10 - 2016/02 | Programação Musical 2 | Música, variante de Música Eletrónica e Produção Musical (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal |
2014/10 - 2016/02 | Composição 4 | Música, variante de Música Eletrónica e Produção Musical (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal |
2014/10 - 2016/02 | Introdução à Composição Algorítmica | Música, variante de Música Eletrónica e Produção Musical (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal |
2015/09 - 2015/12 | Elementos de Linguagem Audiovisual e Multimedia | Desenvolvimento de Produtos Multimédia (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2014/10 - 2015/02 | Ciências Musicais - Estética Musical | Educação Musical (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1993/01 - 2001/12 | Composição I | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1993/01 - 2001/12 | Composição II | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1993/01 - 2001/12 | Composição III | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1993/01 - 2001/12 | Composição IV | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1993/01 - 2001/12 | Música Electroacústica I | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1993/01 - 2001/12 | Música Electroacústica II | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1990/09 - 1993/08 | Análise e Técnicas de Composição I | (Outros) | Escola Profissional de Música de Almada, Portugal |
1990/09 - 1993/08 | Análise e Técnicas de Composição II | (Outros) | Escola Profissional de Música de Almada, Portugal |
1990/09 - 1993/08 | Análise e Técnicas de Composição III | (Outros) | Escola Profissional de Música de Almada, Portugal |
1987/09 - 1990/07 | Análise Especializada I | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1987/09 - 1990/07 | Leitura de Partituras | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1987/09 - 1990/07 | Teclado | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1987/09 - 1990/07 | Formação Musical | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1987/09 - 1990/07 | Técnicas de Composição I | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1987/09 - 1990/07 | Análise Musical I | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1987/09 - 1990/07 | Análise Musical II | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1985/09 - 1987/08 | Composição I | (Outros) | Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal |
1985/09 - 1987/08 | Composição II | (Outros) | Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal |
1985/09 - 1987/08 | Composição III | (Outros) | Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal |
1985/09 - 1987/08 | Análise e Técnicas de Composição I | (Outros) | Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal |
1985/09 - 1987/08 | Análise e Técnicas de Composição II | (Outros) | Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2016 - Current | A3ES - Evaluation of existing Higher Education Courses (Member of the board for Audiovisual and Media Production) | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior., Portugal | |
2016 - Current | A3ES - Evaluation of existing Higher Education Courses (Member of the board for Audiovisual and Media Production)
Evaluator
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior., Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2008/03/20 - 2008/08/31 | Intellectica - revue de l'Association pour la Recherche Cognitive (ARCo) | Intellectica & Association pour la Recherche Cognitive |
Distinctions
Award
2017 | Best Sound Award - Luz Obscura
Caminhos do cinema Português, Portugal
|
1990 | 1º. Concurso Nacional de Software para Educação - Gráficos Musicais (Software musical)
G.E.P./Projecto Minerva - Ministério da Educação, Portugal
|
1987 | Prémio Fernando Lopes Graça - "... para Dois Pianos"
Conselho Português da Música, Portugal
|
1987 | Prémio Fernando Lopes Graça - Estudos para Decoração de Interiores, algorítmos para computador e sintetizadores com interface
MIDI
Conselho Português da Música, Portugal
|
Other distinction
2013 | Apoios pontuais, 1º lugar categoria cruzamentos disciplinares - A Dama e o Unicórnio
Direção-Geral das Artes, Portugal
|
2007 | Qualification aux fonctions de Maître de Conférences
Conseil national des universités (CNU), France
|
2006 | Nomination "Oeuvre pour le multimédia" - Natureza morta - Visages d'une dictature
Institut international de musique électroacoustique de Bourges, France
|
2006 | Nomination "Oeuvre pour le multimédia" - "Reflexion faite..."
Institut international de musique électroacoustique de Bourges, France
|