???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sandra Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, Sandra

Identificadores de autor

Ciência ID
4D12-52B3-2C67
ORCID iD
0000-0001-7409-0174
Formação
Grau Classificação
2013/09/09
Concluído
Psychology Ph.D. | Specialization in Cognitive Psychology (Doctor)
Especialização em Especialidade: Psicologia Cognitiva | Specialization in Cognitive Psychology
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
Distinção e Louvor com unanimidade
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2004 - 2013/09/08 Assistente (Docente Universitário) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2001/03/01 - 2004 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/01/01 - Atual Coordenadora da Licenciatura em Psicologia | Coordinator Psychology Bachelor Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2004 - 2007 Membro efetivo do Conselho Pedagógico | Pedagogical Council member Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023 - 2025 Intimate Partner Violence among Portuguese Women in Different Stages of Life: Context Vulnerability, Neuropsychological Assessment and Prevention.
IPV-PW
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Egas Moniz/CiiEM Investiga (Caparica, PT), Portugal
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2010/02/01 - 2013/07/31 PCO/099526/2008: Analytic versus holistic thinking. | Pensamento analítico versus holístico
PTDC/PSI-PCO/099526/2008
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/01/01 - 2012/12/31 RELATIONSHIP BETWEEN DECODING AND COMPREHENSION IN LEARNING TO READ: A LONGITUDINAL STUDY IN EUROPEAN PORTUGUESE |RELAÇÃO ENTRE DESCODIFICAÇÃO E COMPREENSÃO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA: UM ESTUDO LONGITUDINAL NO PORTUGUES EUROPEU
SFRH/BD/46432/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/09/01 - 2010/08/31 PTDC/PSI/66077/2006: Cognitive consequences of literacy. | Consequências cognitivas da literacia
PTDC/PSI/66077/2006
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008 - 2010 Estabelecimento de níveis de referência do desenvolvimento da leitura e da escrita do 1º ao 6º ano de escolaridade.
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa
2005/08/01 - 2007/10/31 POCI/PSI/56901/2004: Visual phonology and auditory orthography. | Fonologia visual e ortografia auditiva
POCI/PSI/56901/2004
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2024 - 2025 Identificação e caracterização da dislexia em estudantes universitários portugueses
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Fernandes, Sandra; Querido, Luís; Verhaeghe, Arlette. "Learning to Read in an Intermediate Depth Orthography: The Longitudinal Role of Grapheme Sounding on Different Types of Reading Fluency". Behavioral Sciences 14 5 (2024): 396. https://doi.org/10.3390/bs14050396.
    10.3390/bs14050396
  2. Vasconcelos, Salomé; Fernandes, Sandra; Querido, Luís; D. S. Ramos, Sara; Verhaeghe, Arlette. "Influência da Condição Social no Declínio Mnésico, Risco de Demência e Depressão, e Envolvimento Social em Idosos Insulares". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica (2023): http://dx.doi.org/10.21865/ridep71.1.05.
    10.21865/ridep71.1.05
  3. Fernandes, Sandra; Ferreira, Inês; Querido, Luís; Daugherty, Julia C.. "To adjust or not to adjust: Cut-off scores in performance validity testing in Portuguese older adults with dementia". Frontiers in Psychology 13 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2022.989432.
    10.3389/fpsyg.2022.989432
  4. Fernandes, Sandra; Querido, Luís. "Validation of the Coin in Hand-Extended Version Among Older Adults With and Without Dementia". Archives of Clinical Neuropsychology (2021): http://dx.doi.org/10.1093/arclin/acab019.
    10.1093/arclin/acab019
  5. Querido, Luís; Fernandes, Sandra; Arlette Verhaeghe. "Orthographic Knowledge, and Reading and Spelling: A Longitudinal Study in an Intermediate Depth Orthography". The Spanish Journal of Psychology (2021): https://doi.org/10.1017/SJP.2021.3.
    10.1017/SJP.2021.3
  6. Querido, Sandra. "Lexical and sublexical orthographic knowledge: relationships in an orthography of intermediate depth". Reading and Writing (2020): http://link.springer.com/article/10.1007/s11145-020-10052-2.
    10.1007/s11145-020-10052-2
  7. Querido, Sandra. "The Coin in Hand Extended Version: Development and Validation of a Multicultural Performance Validity Test". Assessment (2019): http://dx.doi.org/10.1177/1073191119864652.
    10.1177/1073191119864652
  8. Fernandes, Sandra. "Teste de Fluência na Leitura Silenciosa em Contexto para o Português Europeu: Estudo Preliminar de Validação com Estudantes Universitários | Silent Reading Fluency Test in Context for European Portuguese: Preliminary Validation Study with University Students". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica (2019): http://dx.doi.org/10.21865/ridep52.3.07.
    10.21865/ridep52.3.07
  9. Fernandes, Sandra; Luís Querido; Arlette Verhaeghe; Luísa Araújo. "What is the relationship between reading prosody and reading comprehension in European Portuguese? Evidence from grades 2 to 5.". Journal of Research in Reading (2018): https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1467-9817.12248.
    Publicado • https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1467-9817.12248
  10. Fernandes, Sandra; Querido, Luís; Verhaeghe, Arlette; Marques, Catarina; Araújo, Luísa. "Reading development in European Portuguese: relationships between oral reading fluency, vocabulary and reading comprehension". Reading and Writing 30 9 (2017): 1987-2007. http://dx.doi.org/10.1007/s11145-017-9763-z.
    Publicado • 10.1007/s11145-017-9763-z
  11. Fernandes, S.; Simões, C.; Querido, L.; Verhaeghe, A.. "Text and word list oral reading fluency: A cross-sectional study among Portuguese adolescents | Fluência na leitura oral de texto e de palavras: Estudo transversal com adolescentes Portugueses". Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica 1 39 (2015): 113-124. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84939499159&partnerID=MN8TOARS.
  12. Fernandes, S.; Ventura, P.; Querido, L.; Morais, J.. "Reading and spelling acquisition in European Portuguese: A preliminary study". Reading and Writing 21 8 (2008): 805-821. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-52649085790&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11145-007-9093-7
  13. Ventura, P.; Kolinsky, R.; Fernandes, S.; Querido, L.; Morais, J.. "Lexical restructuring in the absence of literacy". Cognition 105 2 (2007): 334-361. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34548431023&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.cognition.2006.10.002
  14. Ventura, P.; Kolinsky, R.; Querido, J.-L.; Fernandes, S.; Morais, J.. "Is phonological encoding in naming influenced by literacy?". Journal of Psycholinguistic Research 36 5 (2007): 341-360. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34547479755&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10936-006-9048-1
Capítulo de livro
  1. Fernandes, Sandra; et al.. "The role of morphological awareness on literacy skills of portuguese undergradute college students". In Avances en Ciencias de la Educación y Aplicaciones en otra áreas. Volumen 1.. Dykinson, 2022.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.2307/jj.5076226.211
  2. Querido, Luís; Fernandes, Sandra. "Brincar com os números ajuda as crianças a aprender matemática?". 2022.
    Publicado
  3. Sandra Fernandes. "Fluência na leitura oral". Brasil, 2021.
    Publicado
  4. Leite, I.; et al.. "Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita". In Língua Materna e Literatura Infantil - Elementos Nucleares para Professores do Ensino Básico. Lisboa, Portugal: LIDEL, 2006.
    Aceite para publicação
  5. Ventura, P.; et al.. "Phonological priming in spoken word production: Evidence from Portuguese". In Studies on the mind: A tribute to Carlos Brito-Mendes. / Estudos sobre a Mente: Homenagem Carlos Brito-Mendes, 271-286. Lisboa, Portugal: Edições Educa, 2005.
    Aceite para publicação
Edição de número de revista
  1. Fernandes, Sandra; Querido, Luís. "Reading, Writing, and Arithmetic: Typical and Atypical Cognitive Development". Behavioral Sciences (2023): https://www.mdpi.com/journal/behavsci/special_issues/Reading_Cognitive.
    Publicado
Livro
  1. Aguiar, Cecília; et al.. Ensino da leitura e da escrita baseado em evidências. 2022.
  2. ALVES, RUI; Leite, Isabel; et al.. Alfabetização Baseada na Ciência - Manual do Curso ABC. 2021.
    Publicado
  3. Morais, J.; Araújo, L.; Leite, I.; Carvalho, C.; Fernandes, S.; Querido, L.. Criar leitores. Porto, Portugal: Livpsic. 2012.
    Aceite para publicação
Recurso online
  1. Luís Querido; Sandra Fernandes. Brincar com números ajuda as crianças a aprender matemática? | Does playing with numbers help children learn math?. 2021. https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/brincar-com-numeros-ajuda-as-criancas-a-aprender-matematica.
  2. Fernandes, Sandra; Querido, Luís. Ler por prazer. Quem lê mais, lê melhor, ou quem lê melhor, lê mais? | Reading for pleasure. Who reads more, reads better, or who reads better, reads more?. 2021. https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/ler-por-prazer-quem-le-mais-le-melhor-ou-quem-le-melhor-le-mais.
  3. Fernandes, Sandra; et al.. Cinco sugestões para o regresso ao ensino presencial. | Five suggestions for returning to in-person teaching.. 2021. https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/cinco-sugestoes-para-o-regresso-ao-ensino-presencial.
  4. Fernandes, Sandra; Querido, Luís. O efeito negativo de multitasking nas aulas online e presenciais | The negative effect of multitasking in online and in-person classes. 2020. https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/o-efeito-negativo-de-multitasking-nas-aulas-online-e-presenciais.
  5. Fernandes, Sandra; Querido, Luís. O impacto das férias na aprendizagem da escrita | The impact of vacations on writing learning. 2020. https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/o-impacto-das-ferias-na-aprendizagem-da-escrita.
  6. Fernandes, Sandra; Querido, Luís. A importância do sentido do número para o sucesso na aprendizagem da matemática. | The importance of number sense for success in learning mathematics.. 2020. https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/a-importancia-do-sentido-do-numero-para-o-sucesso-na-aprendizagem-da-matematica.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual A Comprehensive Model of Women Intimate Partner Violence Victimization: The Role of Executive Function, Complex Trauma and Personality Traits
Coorientador
PhD (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2023 - Atual Relação entre Ansiedade e Desempenho a Matemática em Crianças dos 3º ano de escolaridade: Papel Mediador da Fluência Aritmética
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2023 - Atual A caminho de acreditar: Violência na intimidade, Personalidade e Psicopatologia das Mulheres Portuguesas
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2023 - 2024 O IMPACTO DA VIOLÊNCIA NA INTIMIDADE NA PSICOPATOLOGIA E PERSONALIDADE DAS MULHERES PORTUGUESAS
Coorientador
Master (Mestrado)
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Relação entre Ansiedade e Desempenho em Leitura em Crianças do 3º ano de escolaridade : O Papel Preditivo da Ansiedade, além de Preditores Cognitivos
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/10 Relações entre Reserva Cognitiva, funções cognitivas e sintomatologia psicológica em jovens adultos, num contexto de pandemia.
Orientador
Master (Mestrado)
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 Hábitos e preferências de leitura de estudantes universitários: a relação com o desempenho em leitura e o desempenho académico
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2020 - 2020 Influência da reserva cognitiva no funcionamento cognitivo de idosos portugueses
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019 - 2019 Deteção de Simulação: Validação do Coin in Hand-Extended Version com Adultos Idosos
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019 - 2019 Suporte Social Percebido e Funcionamento Cognitivo em Idosos Portugueses
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018 - 2018 Relações Entre Motivação Intrínseca e Extrínseca, Quantidade de Leitura e Desempenho em Leitura, em Alunos do 2º ao 4º Ano do Ensino Básico
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016 - 2016 Influência da Condição Social no Declínio Mnésico. Risco de Demência e Depressão, e Envolvimento Social em Idosos Insulares
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2014 - 2014 Relações entre a aprendizagem da leitura-escrita e hábitos de leitura, sono e atividades de tempos livres
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/05/30 - 2024/06/01 1º Congresso Insular Olhar o Futuro: Educação, Cérebro e Mente Associação Olhar Poente

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/09 - Atual Frontiers in Education

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/02 - Atual Perturbações do Desenvolvimento Cognitivo (Licenciatura) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2021/09 - Atual Consulta Neurospicológica com crianças e adolescentes. (Mestrado) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Intervenções Psicoeducacionais (Mestrado) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2013/09 - Atual Perceção, Atenção e Memória (Licenciatura) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2023/05/31 - 2023/05/31 Fluência e compreensão em leitura: Implicações para o ensino e a aprendizagem de estudantes adolescentes- Um diálogo entre Brasil e Portugal (2h) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Timon, Brasil
2020/11 - 2022 Curso de formação ABC (Alfabetização Baseada na Ciência)
2018/02 - 2021/07 Desenvolvimento do Adulto (Licenciatura) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2020/07 Perturbações Específicas do Desenvolvimento Cognitivo (Licenciatura) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2013/09 - 2017/07 Temas de Psicologia Geral (Licenciatura) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2007/09 - 2013/07 Fundamentos de Psicologia Cognitiva (Licenciatura) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2002/09 - 2011/07 Cognição Visual (Licenciatura) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2001/09 - 2011/07 Neuropsicologia Cognitiva (Licenciatura) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2000/02 - 2007/07 Psicolinguística Cognitiva (Licenciatura) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2000/02 - 2001/09 Consulta Neuropsicológica (Licenciatura) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal