Identification
Personal identification
- Full name
- Sandra Fernandes
Citation names
- Fernandes, Sandra
Author identifiers
- Ciência ID
- 4D12-52B3-2C67
- ORCID iD
- 0000-0001-7409-0174
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2013/09/09
Concluded
|
Psychology Ph.D. | Specialization in Cognitive Psychology (Doctor)
Major in Especialidade: Psicologia Cognitiva | Specialization in Cognitive Psychology
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Distinção e Louvor com unanimidade |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2013/09/09 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2004 - 2013/09/08 | Assistant (University Teacher) | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2001/03/01 - 2004 | Trainee Assistant (University Teacher) | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2025/01/01 - Current | Coordenadora da Licenciatura em Psicologia | Coordinator Psychology Bachelor | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
2004 - 2007 | Membro efetivo do Conselho Pedagógico | Pedagogical Council member | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023 - 2025 | Intimate Partner Violence among Portuguese Women in Different Stages of Life: Context Vulnerability, Neuropsychological Assessment
and Prevention.
IPV-PW
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Egas Moniz/CiiEM Investiga (Caparica, PT), Portugal
|
Ongoing
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2010/02/01 - 2013/07/31 | PCO/099526/2008: Analytic versus holistic thinking. | Pensamento analítico versus holístico
PTDC/PSI-PCO/099526/2008
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2009/01/01 - 2012/12/31 | RELATIONSHIP BETWEEN DECODING AND COMPREHENSION IN LEARNING TO READ: A LONGITUDINAL STUDY IN EUROPEAN PORTUGUESE |RELAÇÃO
ENTRE DESCODIFICAÇÃO E COMPREENSÃO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA: UM ESTUDO LONGITUDINAL NO PORTUGUES EUROPEU
SFRH/BD/46432/2008
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2007/09/01 - 2010/08/31 | PTDC/PSI/66077/2006: Cognitive consequences of literacy. | Consequências cognitivas da literacia
PTDC/PSI/66077/2006
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2008 - 2010 | Estabelecimento de níveis de referência do desenvolvimento da leitura e da escrita do 1º ao 6º ano de escolaridade.
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
|
Universidade de Lisboa |
2005/08/01 - 2007/10/31 | POCI/PSI/56901/2004: Visual phonology and auditory orthography. | Fonologia visual e ortografia auditiva
POCI/PSI/56901/2004
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2024 - 2025 | Identificação e caracterização da dislexia em estudantes universitários portugueses
Principal investigator
|
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Online resource |
|
Activities
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024 - Current | A Comprehensive Model of Women Intimate Partner Violence Victimization: The Role of Executive Function, Complex Trauma and
Personality Traits
Co-supervisor
|
PhD (PhD)
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 - Current | Relação entre Ansiedade e Desempenho a Matemática em Crianças dos 3º ano de escolaridade: Papel Mediador da Fluência Aritmética
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 - Current | A caminho de acreditar: Violência na intimidade, Personalidade e Psicopatologia das Mulheres Portuguesas
Co-supervisor
|
Psicologia (Master)
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2024 | O IMPACTO DA VIOLÊNCIA NA INTIMIDADE NA PSICOPATOLOGIA E PERSONALIDADE DAS MULHERES PORTUGUESAS
Co-supervisor
|
Master (Master)
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2023 | Relação entre Ansiedade e Desempenho em Leitura em Crianças do 3º ano de escolaridade : O Papel Preditivo da Ansiedade, além
de Preditores Cognitivos
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/09 - 2021/10 | Relações entre Reserva Cognitiva, funções cognitivas e sintomatologia psicológica em jovens adultos, num contexto de pandemia.
Supervisor
|
Master (Master)
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2020 | Hábitos e preferências de leitura de estudantes universitários: a relação com o desempenho em leitura e o desempenho académico
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2020 - 2020 | Influência da reserva cognitiva no funcionamento cognitivo de idosos portugueses
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2019 - 2019 | Deteção de Simulação: Validação do Coin in Hand-Extended Version com Adultos Idosos
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2019 - 2019 | Suporte Social Percebido e Funcionamento Cognitivo em Idosos Portugueses
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2018 - 2018 | Relações Entre Motivação Intrínseca e Extrínseca, Quantidade de Leitura e Desempenho em Leitura, em Alunos do 2º ao 4º Ano
do Ensino Básico
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2016 - 2016 | Influência da Condição Social no Declínio Mnésico. Risco de Demência e Depressão, e Envolvimento Social em Idosos Insulares
Co-supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2014 - 2014 | Relações entre a aprendizagem da leitura-escrita e hábitos de leitura, sono e atividades de tempos livres
Co-supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2024/05/30 - 2024/06/01 | 1º Congresso Insular Olhar o Futuro: Educação, Cérebro e Mente | Associação Olhar Poente |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2022/02 - Current | Perturbações do Desenvolvimento Cognitivo | (Licenciatura) | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
2021/09 - Current | Consulta Neurospicológica com crianças e adolescentes. | (Mestrado) | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - Current | Intervenções Psicoeducacionais | (Mestrado) | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/09 - Current | Perceção, Atenção e Memória | (Licenciatura) | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
2023/05/31 - 2023/05/31 | Fluência e compreensão em leitura: Implicações para o ensino e a aprendizagem de estudantes adolescentes- Um diálogo entre Brasil e Portugal (2h) | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Timon, Brazil | |
2020/11 - 2022 | Curso de formação ABC (Alfabetização Baseada na Ciência) | ||
2018/02 - 2021/07 | Desenvolvimento do Adulto | (Licenciatura) | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
2015/09 - 2020/07 | Perturbações Específicas do Desenvolvimento Cognitivo | (Licenciatura) | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/09 - 2017/07 | Temas de Psicologia Geral | (Licenciatura) | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
2007/09 - 2013/07 | Fundamentos de Psicologia Cognitiva | (Licenciatura) | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
2002/09 - 2011/07 | Cognição Visual | (Licenciatura) | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
2001/09 - 2011/07 | Neuropsicologia Cognitiva | (Licenciatura) | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
2000/02 - 2007/07 | Psicolinguística Cognitiva | (Licenciatura) | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
2000/02 - 2001/09 | Consulta Neuropsicológica | (Licenciatura) | Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2024/09 - Current | Frontiers in Education |